15 benefícios do kombucha para a saúde

[Biotecnologia] 15 benefícios do kombucha para a saúde

15 benefícios do kombucha para a saúde

O Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir do chá preto adoçado que é fermentado por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde, sendo por isso uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal. Sua forma de preparo é parecida com a do iogurte caseiro e do Kefir, mas usa-se o chá preto ao invés do leite como ingrediente fundamental.

O chá preto com açúcar branco são os ingredientes mais usados para fazer kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes adicionais, como chá verde, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre, para chegar a um sabor mais agradável ao paladar.

O Kombucha tem origem na China e tem sabor sabor parecido com uma cidra espumante de maçã, e seu consumo traz os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Contribuir para emagrecer porque regula o apetite e diminui a obesidade;
  2. Combater a gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite;
  3. Prevenir infecções intestinais, por combater outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino;
  4. Atuar como desintoxicante, por se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação pela urina e pelas fezes;
  5. Aliviar e prevenir problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras no rins, por desintoxicar o organismo;
  6. Melhorar o funcionamento do intestino, por equilibrar a flora intestinal ter ação laxante;
  7. Equilibrar o pH do sangue o que deixa o corpo naturalmente mais forte para prevenir e curar doenças;
  8. Reduzir o estresse e combater a insônia, sendo uma boa opção para períodos de maior stress ou provas;
  9. Reduzir a dor de cabeça e a tendência às enxaquecas;
  10. Melhorar o funcionamento do fígado, sendo uma boa opção para depois de tomar antibióticos;
  11. Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e atuar no intestino;
  12. Prevenir doenças como diabetes e câncer porque melhora o funcionamento de todo corpo;
  13. Normalizar a pressão arterial;
  14. Diminuir os sintomas da menopausa;
  15. Prevenir infecções urinárias porque é uma boa fonte de líquidos, que irá produzir mais urina.

Os benefícios do kombucha são maiores do que quando os chás preto ou verde são tomados na sua forma tradicional, e por isso essa bebida vem sendo utilizada como um poderoso auxílio para a saúde. Veja os benefícios do chá preto.

Como fazer Kombucha em casa

Para preparar a base do kombucha, também chamada de primeira fermentação, deve-se fazer os seguintes passos:

Ingredientes para a Primeira Fermentação:

  • 3 L de água mineral
  • panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica
  • 1 xícara de açúcar refinado (açúcar branco)
  • 5 sachês de chá preto
  • 1 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby
  • 1 recipiente de vidro escaldado com água quente
  • 300 ml de kombucha pronto, equivalente a 10% do volume total de kombucha a ser produzido (opcional)

Modo de preparo:

Lavar bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Colocar a água na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.

Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar sem deixar a mistura exposta.

Guardar o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma de vinagre e sem sabor doce.

No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.

 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby

Receitas de Kombucha mais gostoso

Também chamado de kombucha de segunda fermentação, o kombucha pode ser saborizado com ingredientes como gengibre, pera, uva, morango, limão, abacaxi, laranja e outras frutas, trazendo um novo sabor para a bebida e acrescentando os benefícios das frutas. As frutas e outros ingredientes devem ser adicionados no kombucha base já pronto, e nesta fermentação a bebida ficará gaseificada, lembrando um refrigerante.

Kombucha de Limão e Gengibre

Ingredientes:

  • 1,5 litro de kombucha
  • 3-5 rodelas de gengibre
  • suco de meio limão
  • garrafa pet de 1,5L de capacidade

Modo de Preparo:

Colocas as rodelas de gengibre e o suco de limão em uma garrafa PET limpa. Adicionar o kombucha na garrafa, enchendo bem até ficar totalmente completa, para que não fique ar na garrafa.

Tampar e deixar descansar por 3 a 7 dias, tempo necessário para haver uma nova fermentação, mas em geral a bebida saborizada estará pronta após 5 dias de fermentação.

No entanto, a bebida cria gás rapidamente e alguns consumidores já gostam do sabor após apenas 24 horas da segunda fermentação.

Para fazer o kombucha com outros sabores, pasta bater a fruta no liquidificador, coar e adicionar na garrafa juntamente com o kombucha base, esperando depois os 5 dias para a nova fermentação que dará sabor à bebida.

Onde comprar

O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição, estando à venda tanto no sabor tradicional quanto com sabores variados de frutas e especiarias.

Já o Skoby, que é o cogumelo ou bolacha de kombucha com os fungos e bactérias responsáveis pela fermentação da bebida, pode ser encontrados em sites ou fóruns na internet que oferecem o skoby de graça, assim como acontece com o Kefir. Como a cada fermentação um novo skoby é formado, os consumidores de kombucha costumam doar seus skobys para outras pessoas que desejam fazer a bebida em casa.

Se você chegou até aqui no texto é porque se interessa por seu crescimento pessoal e profissional e, para sua sorte, é disso que a gente fala. Em todo texto. O tempo todo.

Então pode comer nosso blog e nossos cursos com angu porque você vai sair bem satisfeito desse banquete.

E o que mais nos motiva a fazer conteúdos que ajudam a impulsionar a carreira é receber de vocês, leitores, os feedbacks sobre eles. Então pode comentar aqui embaixo, no nosso , Insta, que a gente vai continuar falando sobre isso e todo o resto que você quer falar.

Prometemos que os nossos conteúdos, aliados aos seus esforços, vão te transformar em uma pessoa ainda mais incrível! E pronta para qualquer desafio que a carreira te proporcionar.

Curso indicado:

KOMBUCHA GUIA DEFINITIVO PARA INICIANTES

Источник: https://www.carreirasemalta.com/2020/12/07/biotecnologia-15-beneficios-do-kombucha-para-a-saude/

O que é kombucha e seus benefícios

15 benefícios do kombucha para a saúde

A kombucha é uma bebida fermentada consumida há milhares de anos. Além de ser rica em antioxidantes, ela contém probióticos – micro-organismos que fazem bem para organismo.

  • O que são alimentos probióticos?

1. É fonte de probióticos

Acredita-se que o hábito de fazer e ingerir kombucha tenha origem na China ou no Japão.

A preparação consiste em adicionar cepas específicas de bactérias, leveduras e açúcar ao chá preto ou verde e deixar fermentar por uma semana ou mais (confira aqui estudo a respeito: 1).

Durante esse processo, bactérias e leveduras formam uma película semelhante a um cogumelo na superfície do líquido, também chamado de SCOBY.

O SCOBY é a colônia simbiótica viva de bactérias e leveduras, e pode ser usado para fermentar novas colônias de kombucha. O processo de fermentação produz ácido acético (também encontrado no vinagre) e vários outros compostos ácidos, álcool e gases que o tornam carbonatado (confira aqui estudo a respeito: 2).

  • Vinagre branco: 20 usos surpreendentes

Uma grande quantidade de bactérias também cresce na mistura. Embora ainda não haja evidências dos benefícios probióticos da kombucha, ela contém várias espécies de bactérias do ácido láctico que podem ter função probiótica (confira aqui estudo a respeito: 3).

Os probióticos fornecem bactérias saudáveis para o intestino, podendo melhorar muitos aspectos da saúde, incluindo digestão, inflamação e até perda de peso. Por esse motivo, adicionar bebidas como kombucha à dieta pode melhorar a saúde de várias maneiras.

2. Benefícios do chá verde

O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis ​​do planeta, pois ele contém compostos bioativos, como os polifenóis, que funcionam como poderosos antioxidantes no organismo (confira aqui estudo a respeito: 4).

  • Chá verde: benefícios e para que serve

O kombucha feita com chá verde contém muitos dos mesmos compostos vegetais e, presumivelmente, possui alguns dos mesmos benefícios (confira aqui estudo a respeito: 5).

Estudos mostram que beber chá verde regularmente pode aumentar o número de calorias que você queima, reduzir a gordura da barriga, melhorar os níveis de colesterol, ajudar no controle do açúcar no sangue e muito mais (confira aqui estudos a respeito: 6, 7, 8, 9).

Estudos também mostram que quem consome chá verde têm um risco reduzido de câncer de próstata, mama e cólon (confira aqui os estudos: 10, 11, 12).

3. É rica em antioxidantes

Antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, moléculas reativas que podem danificar as células (confira aqui estudos a respeito: 13, 14).

Muitos cientistas acreditam que os antioxidantes naturalmente presentes nos alimentos e bebidas são melhores para a saúde do que os suplementos de antioxidantes (confira aqui estudo a respeito: 15). A kombucha, especialmente quando feita com chá verde, parece ter efeitos antioxidantes no fígado.

Os estudos com ratos constatam consistentemente que o consumo de kombucha reduz regularmente a toxicidade hepática causada por produtos químicos, em alguns casos em pelo menos 70% (confira aqui estudos a respeito: 16, 17, 18, 19). Embora não existam estudos em humanos sobre esse tópico, parece uma área promissora de pesquisa para pessoas com doença hepática.

  • Dicas para evitar problemas no fígado
  • Gorduras no fígado e seus sintomas

4. Melhora a imunidade

Uma das principais substâncias produzidas durante a fermentação da kombucha é o ácido acético, que também é abundante em vinagre. Como os polifenóis do chá, o ácido acético é capaz de matar muitos micro-organismos potencialmente prejudiciais (confira aqui estudo a respeito: 20).

A kombucha feita com chá preto ou verde tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, particularmente contra os fungos causadores da candidíase (confira aqui estudo a respeito: 21).

Esses efeitos antimicrobianos suprimem o crescimento de bactérias e leveduras indesejáveis, mas não afetam as bactérias probióticas benéficas e leveduras envolvidas na fermentação da kombucha.

  • Candidíase: conheça causas, sintomas, tipos e saiba como tratar

5. Reduz o risco de doença cardíaca

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo (confira aqui estudo a respeito: 22). Estudos em ratos mostraram que a kombucha pode melhorar muito dois marcadores de doenças cardíacas, LDL “ruim” e colesterol HDL “bom”, em apenas 30 dias (confira aqui estudos a respeito: 23, 24).

  • Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Ainda mais importante, o chá (especialmente o chá verde) protege as partículas de colesterol LDL da oxidação, que, acredita-se, contribui para prevenir doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 25, 26, 27). De fato, quem bebe chá verde tem um risco 31% menor de desenvolver doenças cardíacas, um benefício que também pode ser encontrado na kombucha (confira aqui estudos a respeito: 28, 29, 30).

6. Ajuda a gerenciar diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue e resistência à insulina. Um estudo em ratos diabéticos descobriu que a kombucha diminuiu a digestão dos carboidratos, o que reduziu os níveis de açúcar no sangue; e também melhorou a função hepática e renal.

É provável que a kombucha feita com chá verde seja ainda mais benéfica, pois o chá verde reduz os níveis de açúcar no sangue (confira aqui estudo a respeito: 31). De fato, uma revisão de estudos realizados com quase 300.000 indivíduos constatou que os consumidores de chá verde tinham um risco 18% menor de se tornar diabéticos.

  • Estamos vivendo uma epidemia de diabetes?

7. Protege contra o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. É caracterizada por mutação celular e crescimento descontrolado de células. Em estudos com tubos de ensaio, a kombucha ajudou a impedir o crescimento e a disseminação de células cancerígenas devido alta concentração de polifenóis e antioxidantes (confira aqui estudos a respeito: 33, 34).

Acredita-se que os polifenóis oriundos do chá utilizado para fazer a kombucha bloqueiam a mutação genética e o crescimento de células cancerígenas, além de promover a morte de células cancerígenas (confira aqui estudo a respeito: 35).

Por esse motivo, não surpreende que os bebedores de chá tenham muito menos probabilidade de desenvolver vários tipos de câncer (confira aqui estudos a respeito: 36, 37, 38). No entanto, se a kombucha tem algum efeito anticâncer nas pessoas não foi confirmado.

Mais estudos são necessários.

8. Deve ser feita corretamente

A kombucha é rica em probióticos com muitos benefícios potenciais para a saúde. Você pode comprá-la pronta ou fazer você mesmo em casa. No entanto, certifique-se de prepará-lo corretamente.

Se for contaminada, a kombucha super fermentada pode causar sérios problemas de saúde e até a morte. A kombucha caseira também pode conter até 3% de álcool (confira aqui estudos a respeito: 2, 39, 40, 41).

A opção mais segura é comprar kombucha em uma loja ou online. Os produtos comerciais são saborosos e considerados sem álcool, pois devem conter menos de 0,5% de álcool (confira aqui estudo a respeito: 42). No entanto, verifique os ingredientes e tente evitar marcas com alto teor de açúcar. Se você pretende fazer em casa, aprenda com um profissional o modo mais seguro de fazer kombucha.

Veja também:

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu email. Comunicar erro

Источник: https://www.ecycle.com.br/7774-kombucha.html

Conheça a Kombucha, a bebida poderosa com fantásticos benefícios

15 benefícios do kombucha para a saúde

Conheça a Kombucha, a bebida poderosa com fantásticos benefícios

Conheça a Kombucha, a bebida poderosa com fantásticos benefícios. Kombucha… Sabe o que é? Se não sabe, precisa de saber e precisa de beber, pois é uma bebida fantástica.

Esta bebida fermentada é produzida a partir do chá preto adoçado, sendo este fermentado por leveduras e bactérias que melhoram a nossa saúde.

É, assim, uma bebida bastante benéfica para nós, permitindo um fortalecimento do nosso sistema imunitário, melhorando o funcionamento intestinal.

Conheça a Kombucha, a bebida poderosa com fantásticos benefícios

Esta bebida criada na China é feita a partir de um processo próximo do que é realizado para se criar um iogurte caseiro e o Kefir. Contudo, nesta bebida, ao invés de se usar leite como ingrediente principal, usa-se o chá preto. O seu sabor é próximo de uma sidra espumante.

Para fazer kombucha, os ingredientes principais são o chá preto e o açúcar branco. No entanto, também podem ser usados outros ingredientes como ervas, outros chás (verde, de hibisco, mate), sumos de frutas ou outros produtos como o gengibre, concedendo assim à bebida um sabor distinto, mais agradável.

Leia também: Vinagre de maçã ajuda a desinchar?

Os benefícios do kombucha revelam-se superiores aos benefícios gerados pelo consumo tradicional dos chás preto ou verde. O kombucha pode ter um sabor tradicional ou sabores variados de frutas e especiarias. Pode ser comprado pronto em lojas de produtos naturais e de nutrição.

Conheça a Kombucha, a bebida poderosa com fantásticos benefícios

Os benefícios inerentes ao consumo de Kombucha

– Melhora o funcionamento de todo corpo, prevenindo doenças como diabetes e cancro.

– Por ser rico em antioxidantes e atuar no intestino, fortalece o sistema imunitário.

– Por desintoxicar o organismo, alivia e previne gota, reumatismo, artrite e pedras no rins.

– Por equilibrar a flora intestinal e gerar uma ação laxante, melhora o funcionamento intestinal.

– Ajuda a equilibrar o nível de pH do sangue, fortalecendo o corpo, tornando-o mais capaz de prevenir e curar determinadas doenças.

– Ajuda a emagrecer, pois regula o apetite.

– Combate a gastrite, pois ajuda a eliminar a bactéria H. pylori, uma das causas de gastrite.

– Previne infeções intestinais e combate bactérias e fungos que causam doenças  intestinais.

Conheça a Kombucha, a bebida poderosa com fantásticos benefícios

– Gera uma ação desintoxicante, eliminando substâncias tóxicas no organismo através da urina e fezes.

– Reduz o stress e ajuda a combater a insónia.

– Reduz as dores de cabeça e diminui a tendência para enxaquecas.

– Melhora o funcionamento do fígado.

– Regula a pressão arterial.

– Reduz os sintomas da menopausa.

– É uma boa fonte de líquidos, pois origina maior produção de urina, logo permite prevenir infeções urinárias.

Conheça a Kombucha, a bebida poderosa com fantásticos benefícios

Ingredientes

– 5 saquetas de chá preto

– 1 cogumelo de kombucha (Scoby)

– 3L de água mineral

– 300 ml de kombucha pronto

– 1 chávena com açúcar branco

– 1 recipiente de vidro (escaldado em água quente)

Leia também: Aprenda a fazer vinagre de maçã em casa

Modo de Preparação*

– Coloque na panela a água e leve a panela ao lume para aquecer a água.

– Depois da água ferver, junte o açúcar e misture bem.

– Depois, desligue o lume e junte as saquetas de chá.

– Deixe que a mistura descanse por 15 minutos.

– Ponha o chá no frasco de vidro e aguarde que esfrie ou que fique à temperatura ambiente.

– Depois, junte o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha prontos.

– Tape o frasco de vidro com um pano (permitirá a circulação de ar, sem expor a mistura).

– Prenda, então, com um elástico .

– Guarde o frasco, coloque o mesmo num local arejado e sem muita luz.

– Deixe que por lá permaneça por cerca de 6 a 10 dias.

Nota: terá aroma de vinagre e sem sabor doce.

No final do processo, uma nova colónia de kombucha é formada sobre a primeira. Ela pode ser guardada no frigorífico, mas recomenda-se que seja dada a outra pessoa.

* Nota: Antes de prosseguir com a receita, deve lavar bem as mãos e os utensílios usados, passar água quente e vinagre permite eliminar uma eventual contaminação por micro-organismos.

Conheça a Kombucha, a bebida poderosa com fantásticos benefícios

Mais sabor

As receitas de Kombucha podem ser mais saborosas. São também chamados de Kombucha de segunda fermentação.

Ingredientes como gengibre e frutas como morango, limão, pera, uva, abacaxi ou laranja concedem mais sabor e acrescentam à bebida outros benefícios. Estes ingredientes podem ser adicionados no kombucha base já pronto.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

Источник: https://ncultura.pt/conheca-a-kombucha-a-bebida-poderosa/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: