5 Benefícios do Amaranto para Saúde

Contents
  1. 8 Benefícios do Amaranto – Para Que Serve e Propriedades
  2. Benefícios do amaranto
  3. Amaranto e massa muscular
  4. Suco de amaranto para o pós-treino
  5. Valores nutricionais do amaranto (em flocos)
  6. A semente versátil
  7. Quem não deve consumir
  8. Como consumir o amaranto
  9. Granola funcional de amaranto
  10. Você já conhecia esta semente e todos os benefícios do amaranto para a saúde? Conhece alguém que a consuma para melhorar a performance na academia? Comente abaixo!
  11. 4 benefícios do amaranto para a saúde e a dieta
  12. 1. Rico em cálcio
  13. 2. Rico em ferro
  14. 3. Fonte de esqualeno
  15. 4. Rico em proteínas
  16. Contraindicações 
  17. Como consumir amaranto
  18. 1. Pipoca com amaranto
  19. Ingredientes
  20. Modo de preparo
  21. 11 Benefícios do Amaranto Para A Saúde
  22. O que é amaranto
  23. O amaranto é altamente nutritivo
  24. Rico em Proteína
  25. Melhora a qualidade óssea
  26. Melhora a Digestão
  27. Livre de glúten
  28. Elimina as veias varicosas
  29. Melhora a visão
  30. Reduz os defeitos congênitos
  31. Perda de peso
  32. Reduz os níveis de colesterol
  33. Agente Antioxidante
  34. Amaranto é boa fonte vegetal de proteínas; conheça mais benefícios
  35. 1. Ajuda na formação e manutenção da massa magra
  36. 2. Rica fonte de proteína vegetal
  37. 3. Ajuda a fortalecer os ossos
  38. 4. Ajuda a prevenir a anemia
  39. 5. Combate o colesterol ruim
  40. 6. Auxilia no bom funcionamento do intestino
  41. Contraindicações
  42. Como consumir o amaranto
  43. Paola Machado – Amaranto: veja os benefícios e como consumir a semente
  44. Características nutricionais do amaranto
  45. Benefícios do amaranto na saúde
  46. Formas de consumo
  47. – QUINI, A., DELAZARI, D., FARINAZZI-MACHADO, F., BARBALHO, S.. Revisão de literatura: importância nutricional de algumas espécies de Amaranthus sp. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682

8 Benefícios do Amaranto – Para Que Serve e Propriedades

5 Benefícios do Amaranto para Saúde

Home » Dieta » Propriedades dos Alimentos

A cada dia uma novidade. Quase não dá tempo de assimilarmos um novo alimento, e de repente, aparece outro. Ainda estamos falando de chia e quinoa, e já apareceu outro super grão: o amaranto.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda pouco conhecido no Brasil, as pessoas ainda não sabem para que serve o amaranto. Essa semente de origem peruana vem ganhando espaço na mídia pelo seu alto teor nutricional, embora não se trate de um alimento recente, pois o amaranto fazia parte da dieta dos astecas e também era utilizado em suas cerimonias religiosas.

As sementes de amaranto brotam e crescem rapidamente. Estima-se que sejam cultivadas e consumidas de 6000 a 8000 anos atrás.

Por aí dá para se ver que o amaranto tem muita história. Vamos conferir a partir de agora os benefícios do amaranto para a boa forma e saúde, suas propriedades, bem como suas informações nutricionais e opções de consumo.

Benefícios do amaranto

  1. O amaranto não contém glúten. Essa é uma excelente opção para os celíacos, ou aquelas pessoas que apresentam intolerância a ele. A utilização da semente de amaranto aumenta o valor nutricional das receitas, sem agregar as inconveniências do glúten;
  2. O amaranto faz bem ao coração.

    Os estudos realizados até o momento mostram que o amaranto é rico em fitoesterois e tem ótimo potencial para reduzir o colesterol ruim;

  3. É uma fonte de lisina, um aminoácido extremamente importante. O teor de proteína do amaranto se compara ao do leite, porém, é muito mais facilmente digerido.

    Também apresenta albumina e globulinas (proteínas primárias), que quando comparadas às prolaminas do trigo, apresentam-se muito mais solúveis e digeríveis;

  4. Além de suas propriedades nutricionais, as sementes de amaranto contêm compostos fitoquímicos, entre eles a rutina, o nicotiflorin e peptídeos, que ajudam a reduzir a hipertensão, e estão sendo estudados em relação à sua possível aplicação nos tratamentos de câncer; porém, esses estudos ainda exigirão muito tempo e pesquisa para confirmar estes benefícios do amaranto;
  5. Por se tratar de um alimento funcional, testes realizados com o óleo de amaranto relataram a ajuda na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, tais como colesterol alto (hiperlipidemia), hipertensão, diabetes e obesidade;
  6. Reduz inchaços, por sua propriedade adstringente;
  7. Ajuda a emagrecer. Isso se deve ao seu alto teor de fibras, responsáveis pela saciedade, além do mais, as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, absorvendo parte da gordura, e conduzindo-a para fora do organismo; porém, o amaranto não deve ser a principal fonte de alimentação em nenhuma dieta.
  8. Auxiliar no ganho de massa muscular. Leia a seguir:

Amaranto e massa muscular

Não sendo ainda suficientemente divulgado, porém, já ganhando espaço entre os praticantes de exercícios pesados, há alguns importantes benefícios do amaranto no pós treino, promovendo regeneração da musculatura, que costuma ficar dolorida algumas horas após o treinamento.

Nosso organismo não produz aminoácidos essenciais, por essa razão, temos que adicioná-los à nossa dieta através de alguns alimentos e/ou suplementos.

Uma fonte natural e saudável para trazer esses aminoácidos é o amaranto, que também é rico em proteínas, o que o torna um grande aliado no ganho de massa muscular.

As sementes de amaranto poderão ser usadas em substituição ou complementação ao whey protein, albumina do ovo e proteína vegetal da soja.

Portanto, entre os benefícios do amaranto, seguramente, esse é de grande interesse aos praticantes de esporte.

Suco de amaranto para o pós-treino

  • 50g de flocos de amaranto;
  • 300 ml de suco de abacaxi.

Nessa receita, além das propriedades e benefícios do amaranto já mencionados, agregam-se os do abacaxi, que é rico em bromelina, uma substância que ajuda a diminuir as dores musculares, e também acelera a recuperação das contusões adquiridas durante o treino.

  Continua Depois da Publicidade  

Valores nutricionais do amaranto (em flocos)

Fatores nutricionaisPorção de 30 gramas
Valor calórico112 calorias
Carboidratos20 g
Proteínas4.3 g
Gorduras1.9 g
   Gordura saturada0,5 g
   Gordura trans0
   Gordura monoinsaturada0.4 g
   Gordura poli-insaturada0.9 g
Colesterol0 mg
Fibras2.1 mg
Sódio0 mg
Potássio110 mg

A semente versátil

Na verdade, embora chamado de grão, popularmente, o amaranto é tecnicamente uma semente da planta amaranto. Cada plantinha consegue produzir até 60.000 novas sementes.

O amaranto pode ser preparado e consumido de várias formas: cozido como milho, cozido como o arroz ou macarrão, moído em forma de farinha…

Cozinhá-lo é relativamente simples, bastará para isso uma xícara de sementes de amaranto e seis xícaras de água. Dentro de 15 a 20 minutos estará cozido. Mexa para não queimar durante o cozimento. Aí é só escorrer a água e comer.

Quando colocado em uma panela sobre o fogo, sem óleo, o amaranto estoura como minúsculos grãos de pipoca, e revelam um sabor muito parecido com nozes.

As folhas do amaranto também são comestíveis, e bastante utilizadas na Ásia. Como podemos observar, os benefícios do amaranto não se resumem às sementes, a planta toda é utilizável.

Quem não deve consumir

A princípio, não há contraindicações ao consumo das sementes de amaranto, porém, alguns casos devem ser avaliados com mais critério. São eles:

  • Diabéticos: O amaranto é um alimento que apresenta alto índice glicêmico, dessa forma, os diabéticos ou pessoas propensas a desenvolver a doença deverão consumi-lo em moderação;
  • Doentes renais: A alta concentração de proteínas poderá sobrecarregar os rins;
  • Mulheres grávidas: Não há informações suficientes e confiáveis que assegurem a segurança do consumo do amaranto nessa fase, e também durante a amamentação;
  • Reações alérgicas ao alimento: Embora não seja alergênico, cada caso é um caso, portanto, qualquer alteração observada após o consumo, interrompa imediatamente.

Para todos os casos acima e outros, converse com seu médico.

Como consumir o amaranto

Já conhecemos os benefícios do amaranto, mas como podemos utilizá-lo no dia a dia?

  Continua Depois da Publicidade  

Além da pipoquinha de amaranto citada anteriormente, podemos agregá-lo à nossa dieta de diversas maneiras, como por exemplo em saladas, sucos, vitaminas, sucos, bolos e pães.

A seguir, vamos conhecer uma dessas deliciosas receitas:

Granola funcional de amaranto

Ingredientes: 

  • ½ xícara de amaranto em flocos;
  • 1/3 de xícara de flocos de arroz;
  • 1 xícara de flocos de milho;
  • 1 colher de sopa rasa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem;
  • 4 colheres de sopa de coco ralado;
  • 30g de amêndoas laminadas;
  • 30g de nozes picadas;
  • 30g de castanhas do pará;
  • 30g de damascos picados;
  • 30g de goji berry;
  • 30g de uva passa;
  • Mel de agave para adoçar ou açúcar mascavo.

Preparo:

  • O óleo de coco e o azeite deverão ser misturados ao mel ou açúcar mascavo. Reserve.
  • A seguir, misture o amaranto, os flocos de milho e de arroz. Nesse momento, jogue a mistura de óleo de coco e incorpore bem. Leve tudo isso ao forno pré aquecido (180º), numa assadeira, por aproximadamente 10 minutos, ou até que adquira um tom dourado.
  • Retire do forno e adicione os demais ingredientes. Misture bem e leve novamente ao forno. Deixe por mais 10 minutos. Mexa os ingredientes durante esse procedimento, para dourarem por igual.
  • Retire do forno, deixe esfriar, armazene em pote de vidro com tampa.

Agora você tem uma granola super saudável, com todos os benefícios do amaranto e dos demais ingredientes, feita em casa, com a possibilidade de agregar outras frutas secas e oleaginosas, a seu gosto.

Essas substituições poderão ser feitas, inclusive, a inclusão de outros grãos como quinoa e/ou chia.

Se você está numa dieta para perda de peso, esteja atento aos valores nutricionais.

Essa é somente uma das possibilidades de incluir o amaranto à sua dieta. Há muitas outras receitas disponíveis, fáceis, incluindo essa saudável semente. Vale a pena provar!

Você já conhecia esta semente e todos os benefícios do amaranto para a saúde? Conhece alguém que a consuma para melhorar a performance na academia? Comente abaixo!

(40 votos, média: 3,98 de 5)
Loading…   Continua Depois da Publicidade  

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-do-amaranto-para-que-serve-e-propriedades/

4 benefícios do amaranto para a saúde e a dieta

5 Benefícios do Amaranto para Saúde

Protagonista em alguns dos cardápios mais saudáveis, o amaranto tem ganhado notoriedade por ser um dos grãos mais ricos em vitaminas e proteínas, além de ser livre de glúten e de fácil preparado. Na verdade, a forma como o amaranto vem se popularizando é apenas uma das mais de 70 espécies existentes.

No Brasil, é muito comum na culinária nortista o consumo de folhas de algumas das espécies de amaranto, conhecidas popularmente como caruru ou bredo. Já os grãos são cultivados há mais de 8 milênios por Maias, Incas e Astecas, sendo usado por alguns povos da culinária mexicana até hoje.

O grão que já fez até parte dos cultos dos povos citados é de fácil plantio e produção rápida. Apresenta uma série de benefícios que nos deixa a dúvida sobre o motivo de tanta demora para começarmos a consumi-lo.

1. Rico em cálcio

O amaranto é fonte de cálcio e supera até o leite de vaca. Enquanto 100 ml de leite apresentam 125 mg de cálcio, 100 g de amaranto dispõem de 159 mg. É um ótimo substituto para crianças e intolerantes à lactose, sem necessitar de suplementação nutricional.

2. Rico em ferro

Ele apresenta mais ferro do que o feijão carioca, além de uma ótima quantidade de fibras e ácido linoleico, atuando como alimento antiinflamatório, protetor cardiovascular e auxiliando no controle de glicemia e do colesterol. Dentre suas principais propriedades naturais, destaca-se a ação antioxidante, o combate de radicais livres, além de melhora da oxigenação do metabolismo e do sistema imunológico.

3. Fonte de esqualeno

Dentre os maiores benefícios do amaranto, a presença do composto orgânico chamado esqualeno é um dos principais destaques. Presente principalmente em fontes animais como no óleo de fígado de tubarão, ele é ótimo para controlar o colesterol, retardar o envelhecimento celular e manter a jovialidade da pele devido ao poder de nutrição celular.

4. Rico em proteínas

Dependendo de sua variedade (lembre-se, existem mais de 70), o amaranto pode ser composto por cerca de 15% de aminoácidos, sendo tão significativo como um ovo e mais do que arroz e centeio.

Ele apresenta os oito aminoácidos essenciais, que são os que precisamos consumir para sintetizar a proteína e criar massa magra.

Ou seja: ele é ótimo para quem está buscando uma dieta equilibrada, baixa em açúcares e gorduras e altamente nutritiva.

Contraindicações 

A ingestão de amaranto não é recomendada para diabéticos, pois apresenta uma grande taxa de carboidratos de alto índice glicêmico, aumentando as taxas de glicose no sangue a, consequentemente, agravando o quadro da síndrome metabólica.

Como consumir amaranto

Pode ser encontrado em pó, óleo, flocos, grãos ou folhas. Todas as opções são extremamente nutritivas, mas as opções em pó, flocos e grãos são as que apresentam maiores benefícios em biodisponibilidade nutricional.

Os grãos podem substituir o arroz quando cozidos ou demolhados. É possível germinar as semantes para potecializar seus nutrientes e, assim, comê-la até crua. As versões em pó e flocos permitem que o amaranto seja polvilhado na salada e até em caldos.

1. Pipoca com amaranto

Como uma versão “mini” da pipoca tradicional, a pipoca de amaranto oferece todos os benefícios citados no texto, além de nos livrar do milho transgênico. Aprenda como fazer:

Ingredientes

  • 1 xícara de amaranto em grão;
  • 1 panela funda de fundo grosso.

Modo de preparo

Aqueça a panela e despeje metade da xícara de amaranto e tampe com um pano de prato limpo para evitar que voem os grãos da panela. Em poucos segundos, as sementinhas serão pequenas pipocas e estarão prontas para serem comidas.

11 Benefícios do Amaranto Para A Saúde

5 Benefícios do Amaranto para Saúde

O amaranto apresenta capacidade de estimular o crescimento e o reparo, reduzir a inflamação, prevenir certas doenças crônicas, aumentar a força dos ossos e baixar a pressão sanguínea.

Ele ajuda a melhorar o sistema imunológico, reduzir o aparecimento de varizes, manter o cabelo saudável e facilitar os esforços de perda de peso .

Cientificamente categorizadas no gênero Amaranthus, as sementes da planta de amaranto têm sido valorizadas há milhares de anos, particularmente pelas culturas indígenas da América Central e do México (1).

As culturas antigas dependiam disso como um importante alimento básico de sua dieta, devido à sua alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas.

Além desses o amaranto apresenta outros benefícios.

Não deixe de ler e compartilhar!

O que é amaranto

O amaranto é um grupo de mais de 60 espécies diferentes de grãos que foram cultivados por cerca de 8.000 anos.

O amaranto é classificado como um pseudocereal, o que significa que não é tecnicamente um grão de cereal como trigo ou aveia, mas compartilha um conjunto comparável de nutrientes e é usado de maneira semelhante. Seu sabor de terra e nozes funciona bem em uma variedade de pratos (2).

Além de ser incrivelmente versátil, este grão nutritivo é naturalmente isento de glúten e rico em proteínas, fibras, micronutrientes e antioxidantes.

Embora muitas variedades de amaranto sejam consideradas uma planta daninha , existem algumas variedades no gênero que são cultivadas como vegetais folhosos e tipos de grãos de cereais, bem como para valiosos óleos essenciais da planta perene.

Tanto as folhas quanto as sementes de amaranto são valiosas em termos de saúde humana.

A raiz em si também é consumida como um vegetal de raiz e tem uma rica mistura de minerais e nutrientes (3).

Considerando a versatilidade e a alta concentração de antioxidantes e fito esteróis, o amaranto é um dos alimentos mais valiosos.  

O amaranto é altamente nutritivo

Uma xícara (246 gramas) de amaranto cozido contém os seguintes nutrientes (4)

Calorias: 251

Proteína: 9,3 gramas

Carboidratos: 46 gramas

Gordura: 5,2 gramas

Manganês: 105% do IDR

Magnésio: 40% do IDR

Fósforo: 36% do IDR

Ferro: 29% do IDR

Selênio: 19% do IDR

Cobre: 18% do IDR

IDR é referente a quantidade recomendada diariamente.

O amaranto é embalado com manganês, excedendo suas necessidades diárias de nutrientes em apenas uma porção.

O manganês é especialmente importante para a função cerebral e acredita-se que proteja contra certas condições neurológicas (5).

Também é rica em magnésio, um nutriente essencial envolvido em quase 300 reações no corpo, incluindo a síntese de DNA e a contração muscular (6).

Além disso, o amaranto é rico em fósforo, um mineral importante para a saúde dos ossos. Também é rico em ferro, o que ajuda seu corpo a produzir sangue (7,8).

Rico em Proteína

Este é definitivamente o aspecto mais conhecido do amaranto que o torna uma fonte de alimento tão valiosa para tantas culturas.

Uma alta concentração de proteína significa que o corpo pode quebrar essas proteínas vegetais em aminoácidos utilizados que podem ser transformados em proteínas utilizáveis.

A proteína é essencial para o crescimento e a criação de novas células e tecidos , bem como para necessidades de energia mais imediatas e funcionalidade metabólica (9).

Melhora a qualidade óssea

O amaranto melhora a saúde dos ossos

Folhas de amaranto contém uma ampla gama de minerais, incluindo uma alta concentração de cálcio.

Há muito poucos vegetais folhosos que contêm altos níveis de cálcio, tornando-se um verdadeiro superalimento em termos de aumentar a força dos ossos e prevenir a osteoporose (10).

O cálcio é um mineral crucial para prevenir a desmineralização dos ossos, estendendo sua vida ativa até a velhice.

Melhora a Digestão

Há uma série de benefícios gastrointestinais ao comer amaranto, incluindo seu alto teor de fibras, que resulta na digestão suave dos alimentos e facilita a absorção eficiente de minerais (11).

Livre de glúten

O amaranto também é uma substância livre de glúten , o que significa que, para os milhões de pessoas que sofrem de doença celíaca ou intolerância ao glúten, fornece uma alternativa viável como fonte de grãos.

Elimina as veias varicosas

Embora essa condição possa não afetar a todos, as varizes podem ser desagradáveis ​​e embaraçosas à medida que envelhecemos.

O amaranto contém numerosos flavonóides , incluindo a rutina , que tem sido diretamente ligada à eliminação de varizes pelo fortalecimento das paredes dos capilares (12).

Isso também é auxiliado por sua alta concentração de vitamina C, um componente integral na produção de colágeno, que também ajuda a reparar e fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.

Melhora a visão

O nível significativo de carotenóides e vitamina A encontrados nas folhas de amaranto é um grande estímulo para a saúde dos olhos, já que esses antioxidantes podem prevenir a degeneração macular e retardar ou impedir o desenvolvimento de catarata (13).

Ao diminuir o estresse oxidativo no sistema ocular, ele pode ajudar a manter sua visão saudável e forte nos próximos anos.

Reduz os defeitos congênitos

O folato é muitas vezes esquecido em termos de minerais essenciais, mas é particularmente importante para as mães grávidas.

A deficiência de folato pode resultar em defeitos do tubo neural em recém-nascidos (14).

Perda de peso

Considerando que um influxo de proteína na dieta libera um hormônio saciado que suprime o apetite , comer grãos e folhas de amaranto pode ajudá-lo a permanecer fiel às suas metas de perda de peso (15).

A fibra dietética também é volumosa no estômago e reduz o apetite diminuindo a probabilidade de fazer um lanche entre as refeições e embalar os quilos extras.

Reduz os níveis de colesterol

A fibra dietética mencionada acima também ajuda a equilibrar o colesterol no corpo, eliminando o  colesterol LDL ou ruim do sistema cardiovascular (16).

Além disso, o amaranto contém uma enorme quantidade de vitamina K, que é um conhecido impulsionador da saúde do coração .

Agente Antioxidante

A maioria das pessoas presta atenção ao amaranto devido ao seu alto teor de proteína, tornando-se uma fonte de nutrientes crucial para certas culturas.

Tem havido novas pesquisas revelando que ele contém um certo peptídeo que pode reduzir a inflamação no corpo e até mesmo impedir a atividade de radicais livres que podem causar células saudáveis ​​que se transformam em células cancerígenas (17).

Esse benefício menos conhecido do amaranto é um dos novos desenvolvimentos mais interessantes da recente pesquisa sobre o amaranto.

Essa molécula anti inflamatória também pode ajudar a aliviar condições como artrite, gota e outras questões relacionadas à inflamação.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Источник: https://drjulianopimentel.com.br/alimentacao/11-beneficios-do-amaranto-para-saude/

Amaranto é boa fonte vegetal de proteínas; conheça mais benefícios

5 Benefícios do Amaranto para Saúde

Considerado pelos especialistas como uma riquíssima fonte de proteína vegetal, o amaranto é uma planta originária da América Central, muito comum na dieta da América pré-Colombiana. Nas últimas décadas, o cultivo de amaranto reapareceu não somente no México e América Central, mas também se espalhou por outras regiões.

O amaranto é um dos poucos alimentos de origem vegetal que contêm proteínas com balanço ideal de aminoácidos essenciais, ou seja, proteínas de alto valor nutricional e que o nosso organismo não produz.

Além disso, esse é o único grão que é fonte de cálcio biodisponível, que é melhor absorvido no organismo.

Ele é considerado um pseudocereal, por ter composição nutricional é semelhante à dos cereais, mas sem pertencer a essa categoria.

Abaixo indicamos os motivos para você incluir este alimento com mais frequência na sua alimentação:

1. Ajuda na formação e manutenção da massa magra

Como já dito, o amaranto é um dos poucos alimentos de origem vegetal com proteínas de alto valor biológico, e isso o torna uma ajuda potencial na formação e manutenção da massa magra.

Tanto que uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) acompanhou 20 idosos durante três meses, oferecendo diariamente os grãos na forma de pipoca e como farinha em uma receita de muffin de maçã. O estudo mostrou que o consumo do alimento contribuiu para o ganho de massa magra, que ao longo da vida vai diminuindo, mas que na terceira idade essa queda tende a ser mais rápida e silenciosa.

E não é necessário consumir muito do alimento: 1 a 2 colheres de sopa de grãos ou de flocos diariamente, dentro de uma alimentação saudável, já ajuda na manutenção e ganho de massa muscular de adultos idosos ou não.

2. Rica fonte de proteína vegetal

O alimento tem 15% de proteína por porção, e ainda contém aminoácidos essenciais que fazem com que este grão tenha alto valor biológico. Outro dado importante é que comparado aos demais cereais, o amaranto não perde seu valor proteico após refinamento. Ou seja, mesmo a farinha de amaranto possui as mesmas características do grão e dos flocos.

Por isso, os benefícios nutricionais do amaranto podem ser comparados aos da carne, dos ovos e do leite, mas pode ser consumido por vegetarianos e veganos. Mas lembre-se, os especialistas não orientam o consumo do amaranto como única fonte de proteína.

3. Ajuda a fortalecer os ossos

O amaranto é uma boa fonte de minerais, em especial o cálcio, com 159 mg em 100 g do grão seco.

Isso faz com que esse seja um bom alimento para fortalecer os ossos e dentes, na construção e manutenção do colágeno.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que uma pessoa adulta precisa consumir pelo menos 1000 mg de cálcio diariamente. Logo, o amaranto pode ser uma dessas fontes dentro da alimentação.

4. Ajuda a prevenir a anemia

Por conter ferro em sua composição (7,61 mg a cada 100 g do grão seco), o grão é aliado contra a anemia ferropriva, doença que é causada pela deficiência desse mineral no organismo.

Segundo o Ministério da Saúde, esse tipo de anemia é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência, sendo determinada, quase sempre pela ingestão deficiente de alimentos ricos nesse nutriente.

A recomendação diária é de 14 mg por dia para adultos.

5. Combate o colesterol ruim

Vários estudos mostram que o amaranto é capaz de modular os níveis de colesterol no sangue, baixando o LDL (colesterol ruim), sem interferir no bom colesterol (HDL).

As proteínas de alto valor biológico, as fibras e a gordura presente na semente atuam em conjunto nesse processo.

Outros estudos mostram que o grão inibe no fígado uma enzima que está envolvida a produção do colesterol ruim.

6. Auxilia no bom funcionamento do intestino

O alto teor de fibras presente no alimento promove um tempo maior de saciedade, devido a formação de géis no estômago, ao passo que também garante um funcionamento intestinal mais eficiente. No entanto, como o alimento é considerado de alto índice glicêmico, deve ser consumido com moderação e, de preferência, acompanhado de outros alimentos para evitar o pico de glicose no sangue.

Contraindicações

Por ser um alimento extremamente calórico —cada 100 g de amaranto tem 365 kcal —, o amaranto não é indicado em excesso e para pessoas em dieta de emagrecimento. Pessoas com diabetes devem evitar o consumo do alimento puro, pois como tem alto índice glicêmico, pode contribuir para o pico de insulina no sangue e levar à hiperglicemia.

Como consumir o amaranto

O sabor do amaranto é suave, e por isso ele é muito versátil, podendo ser usado no preparo de várias receitas, doces e salgadas. A farinha pode ser ingrediente de pães, bolos, tortas e biscoitos.

Os grãos devem ser cozidos, podendo substituir o arroz, e também ser parte integrante de cuscuz, farofa ou aquecido na forma de pipoca.

Os flocos podem ser consumidos com salada de frutas, no iogurte, no mingau e em vitaminas.

Tanto a farinha como os flocos e os grãos não contêm nenhuma substância capaz de prejudicar a alimentação de quem tem alergia ao glúten. Por isso ele pode ser o substituto do trigo nas preparações culinárias.

Outro benefício é que sua farinha tem um alto valor nutritivo e elevado teor proteico em comparação com as demais farinhas de cereais.

E, apesar de não ter glúten, possui elasticidade e viscosidade semelhantes às outras.

Embora não haja uma recomendação exata por parte da ala médica em relação à quantidade a ser consumida diariamente, o recomendado por nutricionistas é de que não ultrapasse 45 gramas diárias do grão, o que equivale a três colheres de sopa.

Fontes: Carmen Sanson Abourihan, nutricionista e professora do curso de Gastronomia da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Daniel Alan Costa, naturopata e professor de Fitoterapia da USP (Universidade de São Paulo); Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição (SP); e Katherine Andrade, nutricionista do Hospital Adventista Silvestre.

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/14/amaranto-e-boa-fonte-vegetal-de-proteinas-conheca-mais-beneficios.htm

Paola Machado – Amaranto: veja os benefícios e como consumir a semente

5 Benefícios do Amaranto para Saúde

Crédito: iStock

O amaranto é uma semente considerada pseudocereal. Atualmente, tem ganhado destaque nas listas dos alimentos que promovem benefícios à saúde, devido sua rica composição nutricional.

Este ingrediente não altera o sabor dos alimentos e não contém glúten, podendo ser uma opção para a alimentação de pessoas que não consomem a proteína.

Características nutricionais do amaranto

A composição nutricional do amaranto tem chamado muito a atenção pela presença de proteínas de alto valor biológico, gorduras e minerais. O alimento é mais nutritivo quando comparado a alguns cereais como arroz, milho, trigo e centeio.

  • Aminoácidos Contém cerca de 5% de lisina e 4,4% de aminoácidos sulfurados, os quais dificilmente são encontrados em cereais. É por esta característica que o amaranto é nutricionalmente comparado como uma mistura natural de cereal com leguminosa.
  • Gorduras Embora não seja fonte alimentar prioritária de gorduras, cerca de 76% da gordura é encontrada na forma de ácidos graxos insaturados, como o  oleico (monoinsaturado) e linoleico (poliinsaturado), e 20% em esteárico (saturado). As gorduras insaturadas representam a maior parte da gordura encontrada em sua composição e são relacionadas a benefícios anti-inflamatórios e na redução de gorduras no sangue.
  • Fibras O amaranto é uma excelente fonte de fibras insolúveis, principalmente lignina e celulose. O alimento têm doses superiores às quantidades encontradas em outros cereais. As fibras insolúveis são importantes para melhorar o funcionamento intestinal.
  • Vitaminas Apresenta em sua composição vitamina E, pró-vitamina A e vitamina B2 e vitamina C.
  • Minerais Entre os minerais, merece destaque as quantidades de ferro, potássio, zinco, magnésio e cálcio.
  • Compostos bioativos e antioxidantes O amaranto possui uma quantidade maior de compostos fenólicos (antioxidantes) comparado a cereais como aveia e trigo.  Contém o composto bioativo tocotrienol e compostos esqualenos, os quais podem reduzir a síntese de colesterol pelo organismo, favorecendo na redução de seus níveis sanguíneos. Os compostos esqualenos também podem reduzir riscos de câncer.
  • Fitoesteróis O amaranto contém alto conteúdo de fitoesteróis, que são substâncias que durante a absorção no intestino competem com o colesterol, atuando como hipocolesterolêmicos.

Benefícios do amaranto na saúde

Ainda existem poucos estudos em humanos que demonstram os benefícios do amaranto na saúde humana, entretanto os resultados encontrados até o momento são animadores:

  • Perfil lipídico Estudo conduzido em humanos por duas semanas demonstrou que o consumo de amaranto como ingrediente em cookies promoveu redução nas concentrações sanguíneas de colesterol total e de LDL-colesterol (considerado o colesterol  ruim). Aumento na sensação de saciedade também foi observado. O consumo de óleo de amaranto também foi capaz de reduzir os níveis de gordura no sangue, como colesterol total, LDL , VLDL e triglicérides. Esta influencia pode ser explicada pela presença de ácidos graxos insaturados tocotrienóis e esqualeno em sua composição.
  • Pressão arterial O consumo de óleo de amaranto pode exercer efeito sobre a redução da pressão arterial sistólica e diastólica. Isso possivelmente é explicado pela presença de peptídeos bioativos  que auxiliam no controle da pressão sanguínea.
  • Resistência insulínica A resistência insulínica também pode ser reduzida pela incorporação de amaranto como ingrediente de preparação culinárias.

Formas de consumo

O amaranto pode ser consumido em forma de grãos, flocos, e farinha. Nas formas de grãos e farinha pode ser acrescentado em sucos, vitaminas e sopas. Na forma de flocos pode favorecer crocância a sopas, saladas e farofas.

A farinha integral de amaranto também pode ser utilizada em substituição à farinha de trigo (até 50%), para compor preparações culinárias como pães, bolos e biscoitos. A farinha de amaranto pode ser feita em casa, torrando os grãos e em seguida moendo ou liquidificando.

A tostagem rápida dos grãos de amaranto na panela resulta em um produto crocante, que pode ser consumido em saladas ou como um snack nas pequenas refeições.

Os grãos, flocos e a farinha de amaranto podem ser encontrados em lojas de produtos naturais. Uma porção de 30 gramas de amaranto oferta aproximadamente 120 calorias e pode ser considerada uma boa porção deste alimento.

*Colaboração da Dra. Deborah Masquio, nutricionista clínica funcional, clínica 12 semanas e pesquisadora da UNIFESP.

– QUINI, A., DELAZARI, D., FARINAZZI-MACHADO, F., BARBALHO, S.. Revisão de literatura: importância nutricional de algumas espécies de Amaranthus sp. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682

Источник: https://paolamachado.blogosfera.uol.com.br/2019/06/28/amaranto-veja-os-beneficios-e-como-consumir-a-semente/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: