5 dicas para alcançar a postura correta

Contents
  1. 12 dicas de postura para você não prejudicar sua coluna e melhorar sua confiança!
  2. Os erros de postura no dia a dia
  3. Agache, não incline
  4. Não sente inclinado
  5. Durma de lado (não de bruços)
  6. Apoie o peso do corpo nos dois pés
  7. Evite carregar peso de apenas um lado do corpo
  8. Cuidado ao dirigir
  9. Alongue-se ao sair da cama
  10. Preste atenção nos detalhes
  11. Faça exercícios físicos
  12. Entenda qual é a postura ideal
  13. Às vezes, sente-se na ponta da cadeira
  14. Confira aqui 7 dicas para manter a postura correta
  15. 1. Preste atenção à sua postura ao longo do dia
  16. 2. Escolha uma posição confortável para dormir
  17. 3. Evite carregar pesos em excesso
  18. 4. Faça exercícios físicos e alongamentos constantes
  19. 5. Invista em ergonomia no local de trabalho
  20. 6. Aprenda a distribuir o seu peso corretamente
  21. 7. Use um corretor postural
  22. Extra – Benefícios de saber como ter uma postura correta
  23. Benefícios da boa postura: como melhorar sua saúde?
  24. O que é boa postura?
  25. Fatores que interferem na boa postura
  26. Sedentarismo
  27. Descanso
  28. Sobrepeso
  29. Como ter boa postura?
  30. 1. Tronco reto
  31. 2. Peso adequado
  32. 3. Exercício físico
  33. Benefícios da boa postura
  34. Como ter uma postura correta
  35. No dia a dia
  36. As causas
  37. As consequências
  38. Como melhorar
  39. Em pé
  40. Sentado
  41. Deitado
  42. Carregando peso
  43. Cuidados gerais
  44. Ginástica laboral pode ajudar na melhora do desempenho da equipe
  45. Danos causados pela má postura
  46. Postura correta para sentar favorece os órgãos
  47. Como manter a postura correta para sentar
  48. 1. Conheça a anatomia do corpo
  49. 2. Distribua o peso
  50. 3. Forme ângulos de 90°
  51. 4. Respeite a curvatura da lombar
  52. 5. Use almofadas
  53. 6. Afaste as pernas
  54. 7. Mantenha os ombros para trás
  55. 8. Olhe para o centro do monitor
  56. 9. Levante-se regularmente
  57. 10. Não gire o tronco
  58. Gostou do artigo? Leia também:

12 dicas de postura para você não prejudicar sua coluna e melhorar sua confiança!

5 dicas para alcançar a postura correta

por Maria Confort

Aprender dicas de postura pode fazer muito bem para a sua saúde e também para a sua confiança e autoestima.

A postura correta te deixará mais alto e, consequentemente, mais confiante. Pesquisas mostram que essa atitude pode te ajudar a transparecer segurança e também se sentir mais confiante.

12 dicas de postura para você não prejudicar sua coluna e melhorar sua confiança!

Um estudo publicado no jornal Psychological Science mostrou que uma postura alta e expansiva ajuda você a parecer e realmente se sentir mais poderoso. Como Amy Cuddy, psicóloga social e pesquisadora sobre linguagem corporal explicou em sua palestra no TED, sua postura também pode aumentar a confiança e produzir testosterona!

Ou seja: além de evitar problemas de coluna, colocar em prática dicas de postura vai te ajudar psicologicamente.

Os erros de postura no dia a dia

No dia a dia, pode parecer difícil manter uma postura adequada, afinal, com a correria diária, alguns movimentos podem parecer mais fáceis de serem feitos quando são feitos do jeito errado.

O fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) e autor de cartilhas educativas sobre o assunto, afirmou, em entrevista para a revista Época, o seguinte:

As atividades domésticas e cotidianas submetem o corpo a posturas arriscadas para a coluna, quadril, joelhos e ombros. Ficar atento e se policiar são primordiais para manter a elegância sempre.

A notícia boa: aplicando algumas orientações simples aos movimentamos, você consegue quebrar os maus hábitos e conquistar uma rotina mais saudável.

Convencido? Então, se liga nessas 15 dicas de postura que selecionamos para você:

Agache, não incline

Na hora de fazer uma atividade diária como, por exemplo, arrumar uma gaveta ou colocar algo em um nível bem mais baixo, é normal inclinar o corpo em vez de agachar. Não faça isso!

Nessa situação, o ideal é agachar e deixar a coluna alinhada. Use essa dica em todas as situações!

Não sente inclinado

Quem passa muito tempo na frente do computador costuma ter uma postura péssima para a caluna.

Por isso, esta é uma das dicas de postura mais importantes!

Quando estiver sentado, encoste totalmente as costas na cadeira e mantenha os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas.

Outra dica importante é sentar sobre o ossinho do bumbum (também conhecido como cóccix), posicionar os ombros levemente para trás para evitar a corcunda e evitar abaixar a cabeça para ler ou escrever.

Quando você senta com uma boa postura, há distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos, evitando que haja desgaste da coluna.

Durma de lado (não de bruços)

Dormir de bruços pode parecer tentador, mas é um perigo para a sua coluna.

Então, entre as dicas de postura que listamos nesta matéria, esta dica é fundamental para não prejudicar sua coluna e também para acordar sem dor no pescoço ou no ombro.

A melhor maneira de se proteger a coluna é dormir de lado usando dois travesseiros: um travesseiro baixo para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para adequar a altura do quadril e, assim, não “rodar” a coluna.

Dessa maneira, a coluna fica com sua curvatura natural e totalmente apoiada.

Apoie o peso do corpo nos dois pés

Quando andar, evite apoiar o peso do corpo em um pé só (normalmente, pessoas destras pisam com força no pé direito e acabam distribuindo o peso de forma desequilibrada).

Apoiar o peso do corpo nos dois pés quando se estiver em pé é fundamental para evitar a postura errada! Andando “direito”, o peso do corpo fica distribuído igualmente e não há compensações com a coluna.

Neste sentido, as dicas de postura incluem pisar de forma equilibrada com os dois pés e, dessa maneira, seu corpo naturalmente ficara mais inclinado para cima em vez de curvado para baixo.

Evite carregar peso de apenas um lado do corpo

Sabe aquela mochila que você insiste em jogar de apenas um lado do corpo? Pare com isso!

Quando bolsas pesadas são apoiadas em apenas um ombro, você pode causar alterações na coluna, afinal, o peso da bolsa causa um desequilíbrio do corpo, empurrando o ombro e o quadril para baixo.

Por isso, é indicado que se use uma mochila apoiada nos dois ombros para que o peso seja equilibrado e não haja danos à coluna.

Cuidado ao dirigir

Você também precisa usar as dicas de postura na hora que dirige!

Ajuste o banco para que seus pés possam alcançar os pedais sem que você precise se inclinar! Mantenha também o pescoço e a nuca no apoio para a cabeça e procure encostar as costas na parte de trás do banco.

Alongue-se ao sair da cama

É importante se alongar assim que sair da cama. Desse jeito, você já começa o dia com uma boa postura e, se condicionar a sua mente para mantê-la ao longo do dia, vai ser bem mais fácil adquirir esse hábito.

Preste atenção nos detalhes

Por exemplo, em vez de inclinar a cabeça em direção ao celular, levante-o na altura dos seus olhos. Isso reduzirá a tensão e a pressão no gânglio cervical!

Outra questão importante entre as dicas de postura é o equilíbrio! Se o seu trabalho te faz ficar bastante tempo em pé, tente se sentar a cada duas horas por alguns minutos, para que a coluna relaxe um pouco.

O mesmo vale para quem trabalha sentado: busque se levantar e caminhar alguns minutos pelo menos umas quatro vezes por dia.

Faça exercícios físicos

Entre as dicas de postura, esta é a mais importante para todos os aspectos da sua vida! Fazer exercícios físicos é fundamental para fortalecer os músculos das costas e do abdômen e, assim, ser mais fácil manter a postura adequada.

Posições da Yoga, por exemplo, são bons exercícios para endireitar a coluna e conseguir manter uma boa postura ao longo do dia. Você também pode praticar natação – outro ótimo exercício para melhorar a postura.

Entenda qual é a postura ideal

As dicas de postura anteriores não adiantarão de nada se você não souber qual é a postura ideal. Para memorizá-la e colocá-la em prática no dia a a dia, basta apoiar os ombros e os glúteos contra a parede.

Quando fizer isso, tente manter a mesma postura alcançada ao longo do dia.

Para saber se possui uma boa postura, simplesmente deslize a mão entre o quadril e a parede. Caso a mão não entre ou estiver apertada, isso indica que sua postura está inclinada para a direita. Se acontecer o contrário e sua mão encontrar muito espaço, isso indica que há problemas de postura!

Às vezes, sente-se na ponta da cadeira

Para manter uma boa postura, principalmente quando estiver em uma entrevista de trabalho ou para transmitir segurança, muitos especialistas recomendam sentar na borda da cadeira, de forma que as costas se mantenham eretas e não possa se reclinar no apoio da cadeira.

Para manter o equilíbrio com a postura correta, mantenha um pé abaixo da cadeira e estendo outro para frente.

Mas cuidado: não fique inclinado para frente – se fizer isso, você pode transmitir a imagem de alguém ansioso que está querendo ir embora logo.

No fim da contas, lembre-se: se você estiver com muitas dores na coluna – nos ombros, no pescoço ou na lombar – vale a pena consultar um médico especialista!

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Источник: https://manualdohomemmoderno.com.br/desenvolvimento/15-dicas-de-postura-para-voce-nao-prejudicar-sua-coluna-e-melhorar-sua-confianca

Confira aqui 7 dicas para manter a postura correta

5 dicas para alcançar a postura correta

Você sabia que manter uma posição inadequada é um dos principais fatores que causam lesões na coluna e dores nas costas? Dessa forma, ficar atento e saber como ter uma postura correta pode ser a solução que você precisa para aumentar a sua qualidade de vida e proporcionar mais bem-estar para o seu dia a dia.

Adotar pequenas mudanças na sua rotina pode tornar mais fácil a conquista de uma postura correta e prevenir possíveis incômodos. Quer saber como? Então, confira as dicas que preparamos!

1. Preste atenção à sua postura ao longo do dia

Na maioria das vezes, uma postura ruim é resultado de pequenos hábitos diários que podem passar batido. Pode até parecer difícil prestar atenção aos detalhes, mas com um pouco de esforço é possível mudar atitudes que, a longo prazo, farão toda a diferença.

No carro, observe se você está inclinado sobre o volante, com os ombros muito próximos das orelhas e se a sua coluna está afastada do encosto do banco. Esse é um exemplo simples e comum de uma postura incorreta e que pode causar dores das costas. A solução para o problema pode ser aproximar o banco, caso sinta necessidade.

No trabalho, evite ficar debruçado sobre a mesa — aqui entram as mesmas dicas mencionadas para o carro. Veja se suas nádegas estão encostando nas costas da cadeira, mantenha os ombros para trás, a coluna ereta e a cadeira a uma distância adequada da mesa.

Seja qual for a situação ao longo do dia, o ideal é evitar aquela curva nas costas que pode causar dores e lesões.

2. Escolha uma posição confortável para dormir

A hora do descanso diário também é um momento para ter cuidado com a postura. Afinal, você passa uma boa parte da noite deitado na cama, e isso afeta o seu corpo mesmo sem perceber.

Para uma postura correta, durma posicionado de barriga para cima e evite travesseiros muito altos. Outra dica é dormir de lado e com um travesseiro entre as pernas para aliviar o peso nos joelhos e evitar rodar demais a coluna. Você pode, também, aproximar os joelhos do peito, fazendo uma curva bem suave nas costas para tirar a tensão.

Uma postura correta na hora de dormir é fundamental para aliviar dores e melhorar seu alinhamento corporal durante todo o dia. Por isso, tenha esses cuidados sobre como manter uma postura correta durante a noite e não apenas ao praticar as atividades do dia a dia.

3. Evite carregar pesos em excesso

Carregar peso em excesso é um fator que o distancia, cada vez mais, de uma postura correta. Isso pode parecer inevitável dependendo das exigências do seu trabalho ou da sua rotina, mas com um pouco de atenção é possível melhorá-la.

Sacolas de supermercado, por exemplo, devem ter o peso distribuído nos dois braços para evitar sobrecarregar em apenas um lado. Caso você precise se locomover constantemente, opte por mochilas mais reforçadas — aquelas com acolchoamento e suporte para a coluna — e nunca carregue peso apenas em um dos ombros.

Procure malas de rodinha para evitar carregar muito peso nas costas caso o seu trabalho exija que você viaje constantemente. Dessa forma você não precisa abrir mão do peso da bagagem e também não interfere negativamente na sua postura.

4. Faça exercícios físicos e alongamentos constantes

Exercícios físicos ajudam a fortalecer os músculos que oferecem uma base de sustentação mais eficiente para todo o corpo, prevenindo as lesões causadas por músculos fracos e moles. 

Alongamentos também são essenciais para aumentar a amplitude de movimentos do corpo, relaxar os músculos e aliviar tensões. Além disso, eles também devem ser feitos antes dos exercícios físicos, como forma de aquecimento, o que também evita desconfortos e a tendência para se exercitar de maneira incorreta.

A musculação é uma ótima forma de trabalhar os músculos, ganhar resistência e fortalecer o corpo. Já a Yoga e o Pilates são atividades excelentes para corrigir a postura e se alongar, principalmente para aquelas pessoas que preferem exercícios alternativos.

5. Invista em ergonomia no local de trabalho

É praticamente impossível trabalhar em um local que esteja totalmente adaptado às condições do seu corpo. Por isso, aí vai mais uma excelente dica de como ter uma postura correta: invista em ergonomia na empresa.

Quem trabalha em um escritório, por exemplo, precisa garantir que a tela do computador seja mantida sempre na altura dos olhos para que não seja preciso abaixar a cabeça. Assim, o recomendado é que sejam feitas algumas adaptações para evitar dores e lesões na coluna.

Pessoas que trabalham nas linhas de produção das empresas, geralmente precisa se abaixar e levantar para pegar materiais do chão. Nesses casos, elas devem cobrar de seus empregadores o investimento em equipamentos para que esse tipo de ação seja evitada, como utilizar esteiras de ar que sobem e descem, de acordo com a quantidade de peças que estão sobre elas.

6. Aprenda a distribuir o seu peso corretamente

As pessoas que precisam ficar muito tempo em pé, como policiais que fazem a guarda nas ruas ou seguranças de bancos, empresas e festas, por exemplo, devem ter o cuidado de distribuir o seu peso corretamente.

O correto é se manter apoiado sobre os dois pés. Isso porque, se o peso do corpo for “jogado” em uma única perna, a coluna pode sofrer deformações que, futuramente, poderão causar muitos incômodos.

7. Use um corretor postural

O policiamento para evitar a adoção de uma postura inadequada é importante. Porém, na correria do dia a dia, é comum nos esquecermos disso e adotarmos uma posição que, momentaneamente, pode ser mais confortável, mas causar problemas no futuro.

Por conta disso, uma boa estratégia é utilizar um corretor postural para reeducar a coluna e para forçar o usuário a deixá-la sempre ereta. Existem modelos específicos para o público masculino e feminino, bem como tipos variados, como os de postura simples e as roupas de compressão, que têm o formato de uma camiseta ou colete.

Extra – Benefícios de saber como ter uma postura correta

Saber como manter uma postura correta também é importante, uma vez que isso pode causar uma série de benefícios para o nosso corpo. Confira quais são os principais deles:

  • diminuição ou eliminação das dores nos joelhos, na cintura ou na coluna;
  • diminuição de problemas digestivos por conta do intestino descomprimido;
  • melhora no aspecto físico, que será mais saudável e esbelto;
  • melhora na saúde dos pulmões, que receberão uma boa oxigenação;
  • diminuição ou eliminação das dores musculares causadas pela má postura.

Agora você já sabe como ter uma postura correta e quais hábitos diários podem ajudá-lo a manter uma qualidade de vida melhor. Afinal, com as costas alinhadas é possível prevenir dores e lesões futuras, mantendo sempre o seu bem-estar intacto.

Gostou do post? Então, continue com a gente e saiba mais sobre o corretor postural e os seus diferentes tipos.

Источник: https://blog.ortoponto.com.br/veja-4-dicas-para-manter-postura-correta/

Benefícios da boa postura: como melhorar sua saúde?

5 dicas para alcançar a postura correta

A vida moderna ocasionou grandes mudanças na qualidade de vida, o que proporcionou melhorias e otimizações em várias situações, seja no trabalho, no esporte ou até mesmo em casa.

Contudo, com o foco em ter muita produção e exigir bastante da capacidade mental, o corpo como ferramenta acabou sofrendo modificações ou até parou de ser prioridade, o que gerou problemas na coluna por não prestarmos atenção no modo que a sustentamos.

Ficar em repouso, sentado e não ter o apoio necessário faz com que não tenhamos os benefícios de uma boa postura, vez que um dos grandes focos é a saúde mental para evitar estresse e sobrecarga, não prestamos atenção na saúde do corpo.

Por acaso você sabe como melhorar a postura e evitar alguns problemas das novas rotinas? Então fique aqui para saber um pouco mais sobre os benefícios da boa postura e como manter a sua coluna (e vida) saudável!

O que é boa postura?

A boa postura diz respeito ao movimento do corpo de forma harmônica, estando parado ou em movimento. Basicamente, é a posição dele em todas as situações do dia a dia, seja sentado ou fazendo algo.

A postura ideal está relacionada com a capacidade de realizar as atividades de forma eficiente sem gastar uma quantidade alta de energia ou esforço.

Seus impactos vão além de melhorar a aparência, pois estão ligados também a qualidade de vida, já que uma boa postura vai afetar diretamente algumas funções do corpo, sejam as articulações, os músculos, a respiração e até a digestão.

A boa postura também vai ser utilizada em outras situações, como o esporte, então estar atento em como movimentar seu corpo é essencial, pois assim a atividade será mais eficiente e, consequentemente, mais saudável. Manter a coluna ereta, cabeça alta e ombros retos são alguns fatores que vão auxiliar a ter uma boa postura.

Fatores que interferem na boa postura

Pode ser que você esteja com a coluna curvada, mas não sente dor porque é uma posição confortável, contudo, não estar atento em alguns detalhes pode fazer com que surja a postura incorreta. Locomover o corpo é uma ação inconsciente, porque já estamos acostumados a realizar, e o mesmo não seria diferente com a postura.

Como impacto não é comum perceber se estamos mantendo a coluna ereta, a não ser que alguém avise. Esse pode ser um fator que interfere na boa postura, mas existem outras situações que precisam ser analisadas.

Sedentarismo

Ficar parado e não gastar energia é uma tarefa prazerosa para muitos, pois é um momento de preguiça em que qualquer um fica confortável. Porém, é bem comum nesse caso estar com o corpo todo torto, inclusive deitado, pois são posições que dão alívio, mas o impacto não é nada positivo na saúde.

Outra questão que está relacionada com o crescimento do sedentarismo e logo em seguida com a má postura, são os dispositivos eletrônicos, seja o celular, computador e até videogames. Utilizar alguns desses equipamentos por longos períodos pode ocasionar problemas na coluna pela postura que ficamos diante dos aparelhos.

Se você usa computador por muito tempo já percebeu dor ou algum desconforto enquanto está sentado na cadeira. Não é fácil manter a coluna ereta sem ter algum incômodo, e uma dica é perceber de tempos em tempos como está seu corpo, pois assim você garante que a postura não fique errada o dia todo.

Descanso

Dormir também é uma situação que precisa de uma boa postura, caso o corpo esteja de qualquer jeito na cama, é possível que ocorram dores localizadas. A consequência maior que pode surgir é a indisposição ao levantar, além do incômodo corporal por estar dormindo de ‘forma errada’, o que passa a sensação de não ter uma noite de sono adequada.

Então todo cuidado é pouco na hora de dormir e ter seu descanso, assim é possível evitar muitos problemas, como cansaço, falta de ânimo e até insônia.

Sobrepeso

Pessoas que estão em graus de obesidade precisam de adaptações do corpo para a movimentação e a coluna é uma das regiões afetadas, pois com o aumento da gordura corporal o organismo precisa de algum modo ter novas saídas para facilitar a locomoção.

Porém, em casos como este, o risco de doenças cardiovasculares são aumentadas, então aqui, além de verificar a boa postura, é preciso pensar em novas rotinas que têm o esporte como auxílio.

Sempre fique atento ao modo que sustenta seu corpo, a boa postura vai impactar até na posição dos ossos, o que ajuda o funcionamento adequado de demais áreas do corpo, como os músculos e as articulações.

Como ter boa postura?

Ter uma boa postura requer esforço e repetição, então, como tudo na vida, é necessário ter vontade e pegar costume com a prática e consciência corporal.

A repetição nesse caso é importante, pois caso fique com má postura por muito tempo, esse é o costume que seu corpo vai se adequar como normal, então para mudar é necessário ter um pouco de consciência e criar um novo padrão para ser repetido.

Outros fatores podem ser considerados na hora de pensar em meios para ter uma boa postura. São eles:

1. Tronco reto

É bem provável que você não esteja com a coluna encostada totalmente na cadeira lendo este artigo, o que pode estar te ocasionando algumas dores.

Estar com os costas retas e os 2 pés apoiados no chão são as grandes diferenças para ter uma boa postura, pois como não é comum estar atento na posição da coluna quando está sentado, o tronco fica curvado e a cabeça baixa, o que pode resultar em alguns desvios na coluna, como a escoliose.

A postura correta nesse caso vai ajudar a não gerar um desgaste da coluna, então toda atenção é bem-vinda, ainda mais que ficar sentado é algo muito comum para muitos, seja por problemas de locomoção ou por trabalhar em frente ao computador.

2. Peso adequado

Essa questão não diz respeito apenas ao peso corporal, mas sim ao peso que carregamos em mochilas e afins. Nosso corpo tem a capacidade de carregar peso, mas ele precisa ser balanceado e de acordo com a estrutura corporal de cada um.

Se for comum andar com mochila, não carregue apenas em um lado do ombro, isso acarreta desvios e desequilíbrio no corpo, pois ele perde sua simetria, o que pode ocasionar desconfortos. 

Outro fator é o peso que carrega, então fique atento, pois as costas suportam até 10% do seu peso. Se você tem 70 quilos o máximo que pode carregar são 7 quilos, então evite a sobrecarga e respeite seu corpo.

3. Exercício físico

O esporte é um dos auxiliadores para arrumar a postura, sendo em muitos casos a única solução para evitar esse problema, então os exercícios são fundamentais para todos. Eles, além de ajudarem a manter a postura ideal, vão fortalecer os músculos da região, o que facilita manter a repetição da postura sem gerar incômodos.

Existem muitas opções que vão ajudar na sua qualidade de vida. São eles:

  • Corrida.    
  • Dança.
  • Musculação.
  • Natação.
  • Pilates.

Em sua maioria, todos vão ajudar o corpo a manter-se erguido, gerando outros benefícios, como tonificação muscular, flexibilidade e resistência. Mas, para que tenha sua eficácia total, é necessário acompanhamento profissional, então busque por um médico ou especialista de saúde para verificar seu caso e qual a melhor saída.

E vale ressaltar que o indicado para a postura correta é manter a cabeça erguida em 90°, sem curvar o tronco, ombros e cintura. Tudo isso com o peso divido em ambas as pernas. Assim, você vai conseguir perceber os benefícios da boa postura na sua vida!

Benefícios da boa postura

Ter uma boa postura vai trazer muitos benefícios na vida de todos. Além de melhorar a qualidade de vida e otimizar o corpo, problemas, dores e cansaços terão uma queda considerável, então investir e persistir em ficar com o corpo reto vai agregar muito na sua vida. Alguns outros benefícios que terá:

  • Ajuda na boa oxigenação, o que melhora a posição dos pulmões.
  • Evita problemas de digestão, pois deixa o intestino descomprimido.
  • Evita problemas musculares.
  • Elimina dores na coluna, cintura e joelhos.
  • Faz o organismo funcionar melhor.
  • Garante um aspecto mais esbelto pela estética simétrica do corpo.
  • Melhora a respiração.
  • Traz a sensação de estar mais alto.
  • Traz confiança, além da consciência corporal.
  • Otimiza o corpo e impacta o bem-estar psicológico.

Sendo assim, não há motivos para não melhorar a qualidade de vida através do seu corpo, pois além de otimizar seu organismo, vai estar respeitando o funcionamento ideal dele, sem gerar lesões ou problemas que atinjam outras áreas da sua vida.

E você, já sentiu na sua vida os benefícios de uma boa postura? Me conta aqui nos comentários!

Источник: https://www.treinus.com.br/blog/beneficios-da-boa-postura/

Como ter uma postura correta

5 dicas para alcançar a postura correta

O posicionamento de nosso corpo está diretamente relacionado à coluna vertebral, parte responsável pela sustentação e distribuição de peso que nos mantém em pé e nos possibilita realizar movimentos. A boa postura permite que essa parte do corpo continue funcionando bem e não sofra nenhum desvio, mantendo o corpo ereto, com movimentos dinâmicos e sem dor.

Entretanto, não é o que acontece com a maioria das pessoas.

Por questão de costume ou situações corriqueiras, temos a tendência de “entregar os pontos” e não nos atentar para o posicionamento de nossa coluna.

Diante de tantas preocupações e fatores para os quais direcionamos nosso pensamento, nos esquecemos de dar atenção à maneira como nos posicionamos e distribuímos a força de nossos músculos e ossos.

No dia a dia

O exercício de manter a coluna ereta deveria ser natural, porém, exige algum esforço contra a comum reação de nos curvarmos. Por exemplo: quando sentamos, costumamos colocar os ombros para baixo e concentrar nosso peso nos quadris. O que parece “relaxar” a tensão nas costas está, na verdade, causando um grande dano a sua estrutura, que pode ser viciante e, se constante, irreversível.

Outro comportamento comum é passarmos horas e horas na frente de computadores com a postura descuidada ou olhando para smartphones, posicionando a cabeça para baixo, os ombros também e, novamente, deixando a coluna curvada.

Quando assistimos aulas, palestras ou até mesmo filmes, temos a mesma reação. Ou seja, durante diversas situações de nossa rotina, fazemos com que a coluna fique em posição que, na hora, parece mais confortável, mas pode trazer um grande perigo à sua saúde.

As causas

Esta tendência de curvar-se pode ter diversas motivações. Normalmente, a principal responsável é uma sensação de alívio de tensão imediata, entretanto, também pode ser causada por timidez, vergonha, ou necessidade de proteção. Pode ser causada até mesmo por conta de um espaço físico apertado e desconfortável, que exija contorções e uma bela dobradura na coluna.

As consequências

Além dos danos internos que a má postura pode gerar, há outras consequências devido a ela.

Ao longo do tempo, a constante curvatura produz algumas espécies de “desencaixes” nas partes que a compõem. O desenvolvimento desse problema causa sintomas que podem ser suaves ou mais graves, desde dores rotineiras, tensões e músculos “pinçados” até complicadas hérnias de disco, que só podem ser resolvidas por meio de cirurgias.

A má postura tem ainda outra consequência pouco relacionada à ela e um tanto indesejada: a gordura abdominal. O fato de mantermos a coluna em curva faz com que a gordura da região da barriga fique localizada no abdômen e culotes, acumulando-se. Daí aparecem os pneuzinhos e, junto deles, o descontentamento pessoal.

Pessoas com má postura tem menor confiança em si.

Entra nesse jogo também a autoestima. Esse fenômeno está diretamente conectado à liberação de certos hormônios como a testosterona e o cortisol, associados à linguagem corporal, que é beneficiada com a boa postura. Uma coluna ereta dá sensação de confiança, liderança e conhecimento, já o caminho oposto traz os efeitos contrários.

Como melhorar

Independentemente da causa ou consequência que desfavoreça o nosso corpo, há sempre maneiras para melhorar. Durante o nosso dia, pequenas mudanças que exigem um pouco de atenção podem fazer grande diferença.

Há muitas dúvidas sobre a real postura correta, seguem alguns esclarecimentos e dicas de como melhorar sua postura:

Em pé

Quando estamos em pé, a postura correta da coluna é aquela que alinha todas as vértebras que a compõem. Uma boa maneira de identificá-la é posicionando os ombros para trás sem tensão e sentindo o alinhamento, a cabeça no centro e o peso distribuído por toda as costas e planta dos pés.

Atenção para momentos como: conversas em pé, sem estar apoiado em qualquer superfície, e em situações em que está apoiado, cuidado para não concentrar o peso em apenas uma região da coluna.

Exercício de correção: Encostar em uma parede com toda a superfície das costas, se necessário, flexione um pouco os joelhos para facilitar a posição.

Com a palma das mãos para frente, dobrar e elevar os braços formando um “U”. Mantenha-se na posição num período de 2 à 5 minutos.

O exercício deve ser feito diariamente, a fim de tornar a posição ereta da coluna um comportamento automático e natural.

Sentado

Sentados, devemos concentrar o peso da coluna no centro do quadril, deixar os ombros eretos, porém, relaxados, sem tensão. O abdômen deve estar “esticado” e a cabeça reta.

Atenção para: sofás, assentos de transporte, cadeiras de computador, cadeiras de cinema e de escritório.

Dicas para correção:

  1. Ajustar a altura da tela do computador, para que não precise se curvar ou baixar a cabeça para enxergá-la
  2. Apoie cotovelos e mãos, evitando que façam “peso” para baixo
  3. Apoie a planta dos pés no chão, distribuindo peso também pela sua superfície

Deitado

Quando dormimos, também há um posicionamento correto para a coluna. Ela deve estar alinhada, e os pontos de curvatura naturais, como o pescoço e o quadril, devem estar confortavelmente apoiados.

Dicas: colocar um travesseiro entre as pernas com a mesma altura do travesseiro em que deita sua cabeça.

Carregando peso

Quando carregamos algum peso, devemos mantê-los sempre próximo a nós, evitando o deslocamento da coluna.

Dicas:

  1. Pesos carregados à frente, como os bebês, devem ser mantidos junto ao peito e com sustentação dos dois braços
  2. Mochilas devem estar grudadas em toda superfície das costas
  3. Mochilas devem estar ajustadas de maneira central, com alças em tamanhos iguais e peso bem distribuído

Cuidados gerais

Dê mais atenção a como posiciona seu corpo em diversas situações, os resultados são visíveis, sensíveis e benéficos. Além da correção de postura, a prática frequente de exercícios físicos e a movimentação dos músculos é muito importante para manter o corpo forte e bem sustentado.

Cuide também de sua alimentação, incluindo alimentos ricos em cálcio, que fortalecem os ossos.

Caso sinta muitas dores nas costas ou grande dificuldade em corrigir sua postura, a busca de um profissional fisioterapeuta é uma boa alternativa.

Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Источник: https://www.eusemfronteiras.com.br/como-ter-uma-postura-correta/

Ginástica laboral pode ajudar na melhora do desempenho da equipe

5 dicas para alcançar a postura correta

Para dar conta da grande demanda que a maioria dos profissionais tem, é comum chegar ao trabalho, sentar-se de qualquer jeito e mergulhar no serviço. Mas você já parou para pensar em ergonomia e nas consequências de não adotar uma postura correta para sentar?

Um dos principais riscos ergonômicos das empresas é sentar-se inadequadamente, o que causa dores, cansaço, enxaqueca e queda de rendimento. Sem falar em problemas mais graves, como escoliose e hérnia de disco. Tudo isso pode ser evitado com um hábito simples: adotar a postura correta para sentar.

Danos causados pela má postura

A postura inadequada no ambiente laboral é responsável pelo surgimento de doenças ocupacionais como lesões por esforços repetitivos (LER) e doença osteomuscular relacionada ao trabalho (DORT). Esse hábito também causa lombalgia (lesões na lombar), hipercifose (corcunda) e tendinite.

A má postura também reflete no estado psicológico, aumentando o cansaço e o esgotamento. Não é difícil de entender: quando você senta errado, acaba forçando demais alguns músculos em detrimento de outros.

O resultado é que os músculos se cansam e você passa boa parte do seu dia procurando uma posição mais confortável para se sentar. No entanto, a musculatura que você realmente precisa trabalhar para manter a postura correta fica enfraquecida, e as dores nas costas começam a surgir e a prejudicá-lo física e emocionalmente.

Com os maus hábitos posturais ao sentar, você ainda limita a amplitude dos movimentos, diminui a capacidade pulmonar, interfere negativamente no sistema nervoso e prejudica o funcionamento do intestino.

Postura correta para sentar favorece os órgãos

Além de evitar todos os problemas citados acima, existem outras razões para você prestar atenção em como se senta. A postura correta organiza os músculos, as articulações e o esqueleto. Assim, o corpo como um todo – incluindo os órgãos – funciona adequadamente.

Sentando-se da forma adequada, você favorece, entre outras coisas, a digestão, a respiração, a evacuação, as articulações e os ligamentos. Mas se você “arca” as costas quando se senta, os órgãos localizados na região abdominal ficam comprimidos e exigem que coração e pulmões trabalhem mais.

Como manter a postura correta para sentar

É provável que tenha identificado algumas falhas que comete ao sentar. Para colocar a coluna no lugar e evitar dores no corpo, separamos 10 dicas sobre manter a postura correta ao sentar. Confira!

1. Conheça a anatomia do corpo

O primeiro passo é considerar a fisiologia da coluna, ou seja, sua posição natural. A espinha precisa estar alinhada, respeitando as três curvaturas anatômicas: cervical, torácica (meio das costas) e lombar.

Ao sentar, as costas devem estar eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira. Manter esse alinhamento requer treino da musculatura de sustentação e por isso pode parecer difícil, mas um pouco de prática e persistência são suficientes para colocar as costas no lugar e evitar fadigas.

2. Distribua o peso

Quando você cruza uma perna sobre a outra ou senta de lado, sobrecarrega um dos quadris; portanto, não faça isso. O peso do corpo precisa ficar distribuído uniformemente para não forçar as articulações.

3. Forme ângulos de 90°

O ideal é que os quadris e os joelhos fiquem flexionados em um ângulo reto. Se você tem dificuldade de alcançar os pés no chão, use um apoio. Nunca deixe de se sentar nessa posição, pois facilita o fluxo sanguíneo e ajuda a distribuir igualmente o peso do corpo, evitando a sobrecarga de determinados músculos ou articulações.

Seus cotovelos também devem seguir essa regra, formando um ângulo de 90° com a estação de trabalho, seja a mesa ou o braço da sua cadeira.

4. Respeite a curvatura da lombar

Manter a espinha ereta não quer dizer que ela precisa ficar 100% reta. Você precisa respeitar as curvas naturais da coluna. Para facilitar, enrole uma toalha de tamanho médio, posicione-a na altura da lombar e se encoste.

5. Use almofadas

Alguns acentos são demasiado duros e passar o dia inteiro sentado pode prejudicar os músculos dos glúteos. Caso isso ocorra com você, coloque uma almofada em sua cadeira para ter mais conforto. Aliás, você também pode substituir a toalha da dica acima por uma pequena almofada, se preferir.

6. Afaste as pernas

O afastamento deve ser leve, seguindo a linha do quadril. Assim você mantém o alinhamento natural do corpo e não força as articulações.

7. Mantenha os ombros para trás

Deixar os ombros caírem para frente é uma tendência que você precisa evitar. Mantenha-os para trás e relaxados para não forçar demais o pescoço. Isso evita dores e tensões musculares.

8. Olhe para o centro do monitor

Você sabia que a cabeça pesa cerca de 5 kg em sua posição normal? E que quando a inclinamos para frente para ler ou escrever o peso sobe para 13 kg por causa da gravidade? Pois é, são esses quilos extras que a sua coluna precisa sustentar se você não mantiver a cabeça na posição correta.

Por isso você precisa ajustar seu monitor para que ele fique na altura ideal. A dica é manter o centro da tela na linha dos seus olhos. Fazendo isso você evita pressões excessivas sobre discos intervertebrais, ligamentos e músculos.

9. Levante-se regularmente

O corpo não foi feito para ficar muito tempo na mesma posição, mesmo que você esteja com a postura correta. Então crie o hábito de se levantar em intervalos de 30 minutos ou 1 hora, movimente-se e faça um alongamento. Vai melhorar sua circulação sanguínea e dar um “ar” para a cabeça.

Você verá que além de mandar as dores embora, isso favorecerá sua concentração. Se for preciso, coloque um alarme para lembrá-lo de se levantar.

10. Não gire o tronco

Cadeiras giratórias são comuns e requerem atenção especial. Quando for mover a cadeira, não torça o tronco, mexa-o como se fosse um bloco único, assim você evita riscos de torções.

Viu como não é difícil? Basta apenas um pouco de autopoliciamento para seguir essas dicas. Pode parecer cansativo no começo, mas não desista! Isso acontece porque os músculos estão enfraquecidos e precisam de um pouco de treino para entrar em forma. Passada essa etapa, você sentirá os benefícios de manter a postura correta para sentar e terá mais qualidade de vida.

Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se informado sobre outras dicas de ergonomia!

Gostou do artigo? Leia também:

Источник: https://beecorp.com.br/blog/dicas-para-manter-a-postura-correta-para-sentar/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: