5 formas simples de parar a diarreia mais rápido

6 remédios caseiros para tratar a diarreia

5 formas simples de parar a diarreia mais rápido

Os remédios caseiros podem ser uma boa solução natural para ajudar durante uma crise de diarreia. Os mais indicados são os remédios caseiros que ajudam a nutrir o corpo e hidratar, como a água aromatizada ou a sopa de cenoura, pois evitam a desidratação e fazem com que o corpo consiga combater a causa da diarreia mais rapidamente.

Além disso, também existem remédios caseiros que prendem o intestino, no entanto, só devem ser utilizados após o segundo dia de fezes líquidas e idealmente com indicação do médico, já que a diarreia é uma defesa do corpo que permite eliminar algum microorganismo que esteja causando uma infecção do sistema digestivo e, por isso, não deve ser interrompida sem uma avaliação médica.

Quando se detecta a diarreia, é importante procurar ajuda médica, especialmente na presença de sangue e muco, principalmente quando se trata de crianças, idosos ou enfermos. Durante o tratamento também é aconselhado comer alimentos de fácil digestão e ricos em água, e beber bastante água, suco ou chá, por exemplo, para evitar a desidratação. Veja também o que comer na diarreia.

Remédios caseiros para hidratar e nutrir

Alguns dos remédios caseiros que ajudam a hidratar e nutrir o corpo durante uma diarreia são:

1. Água aromatizada

A água aromatizada é uma excelente forma de manter o corpo bem hidratado durante uma crise de diarreia, especialmente para quem não gosta de beber água simples. 

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 1 colher de sopa de suco de limão ou ¼ de limão;
  • 2 fatias médias de melancia picadas, sem casca.

Modo de preparo:

Cortar duas fatias de melancia e retirar a casca. Picar as fatias de melancia e colocar num jarro. Juntar o suco de limão ou caso a pessoa preferir pode-se juntar limão e, as folhas de hortelã. Adicionar água fresca e misturar. Beber fresco.

2. Sopa de cenoura

A cenoura é indicada no tratamento da diarreia porque é rica em nutrientes como, sódio, potássio, fósforo, cálcio e magnésio, importantes para ajudar a recuperar o organismo e, ajuda essencialmente a nutrir e manter a hidratação do corpo.

Ingredientes:

  • 5 cenouras médias;
  • 1 batata média;
  • ¼ de abobrinha sem casca;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Preparar os legumes, cortá-los em pedaços pequenos e colocá-los numa panela com a água. Levar os legumes a cozer e temperar com sal a gosto. Quando estiverem cozidos, triturá-los com a varinha mágica até ficar um creme. Se ficar muito espesso pode ser adicionada água quente até ficar com a espessura a gosto. No final, temperar com o azeite, misturar e servir.

3. Xarope de cenoura e maçã

Um bom remédio caseiro para parar a diarreia pode ser feito em casa utilizando maçã e cenoura ralada porque são alimentos leves e de fácil digestão. O xarope ajuda  também a manter os níveis de energia, devido ao uso de mel e a nutrir, porque tem vários nutrientes e glicose, o que aumenta os níveis de energia.

Ingredientes:

  • 1/2 cenoura ralada;
  • 1/2 maçã raspada;
  • 1/4 xícara de mel.

Modo de preparo:

Numa panela levar para ferver em banho-maria todos os ingredientes por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo. A seguir, deixar esfriar e colocar num frasco de vidro limpo com tampa. Tomar 2 colheres deste xarope por dia enquanto durar a diarreia.

Este xarope pode ser conservado na geladeira por 1 mês.

Remédios caseiros para prender o intestino

Os remédios caseiros que ajudam a prender o intestino devem ser usados, idealmente, após indicação médica e incluem:

1. Chá de camomila

Uma ótima solução natural para diarreia é tomar o chá de camomila várias vezes ao dia porque além da camomila ajudar a prender o intestino de forma leve, também mantém a pessoa hidratada. 

A camomila possui propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino, reduzindo o desconforto abdominal e ajudando a reter a fezes por mais tempo.

Ingredientes:

  • 1 punhado de flor de camomila;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo. Apagar o fogo, tampar a panela e deixar amornar, depois coar e beber em pequenos goles várias vezes durante o dia.

O chá deve ser consumido sem açúcar porque pode agravar a diarreia. Uma boa opção para adoçar o chá é adicionar mel.

2. Folha de goiabeira e caroço de abacate

Um outro ótimo remédio caseiro para a diarreia é o chá de folhas de goiabeira porque ajuda a segurar o intestino. O caroço do abacate torrado é recomendado para prender o intestino e também parece ajudar no combate de possíveis infecções.

Ingredientes:

  • 40g de folhas de goiabeira;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher da farinha de caroço de abacate torrado.

Modo de preparo:

Colocar a água e as folhas de goiabeira numa panela e deixar ferver. Apagar o fogo, deixar esfriar, coar e depois acrescentar o pó do caroço do abacate torrado. Beber a seguir.

Para fazer a farinha do caroço de abacate: colocar o caroço do abacate num tabuleiro e levar para assar, até que fique completamente seco. A seguir, bater o caroço no liquidificador até virar pó e depois guardá-lo num recipiente de vidro bem fechado, como um vidro antigo de maionese, por exemplo.

O chá não deve ser consumido com açúcar porque pode agravar a diarreia e, por isso, uma boa opção para adoçar o chá é adicionar mel.

3. Panquecas de banana verde

A banana verde é uma excelente opção no tratamento da diarreia porque contém pectina, uma substância que aumenta a absorção da água no intestino, o que faz com que as fezes fiquem mais “secas”, diminuindo a diarreia.

Ingredientes:

  • 2 bananas pequenas verdes
  • 100 g de farinha de trigo
  • 2 ovos médios
  • 1 c. de chá de canela
  • 1 c. de sopa de mel

Modo de preparo:

Colocar as bananas e os ovos na liquidificadora e bater bem. Colocar a mistura numa taça e acrescentar a farinha e a canela e envolver com uma colher até ficar uma mistura cremosa.

Colocar uma porção da massa das panquecas numa frigideira antiaderente. Deixar cozinhar em lume brando durante 3-4 minutos. Virar, e voltar a deixar cozinhar pelo mesmo tempo. Repetir até terminar a massa. No final cobrir as panquecas com fios de mel e servir.

Cuidados importantes durante a crise de diarreia

Durante a crise de diarreia é recomendado ter alguns cuidados específicos como preferir o consumo de carnes brancas e peixe, cozidos ou grelhados, pão branco, massa branca, além de evitar gorduras, alimentos muito condimentados e alimentos ricos em fibra.

É ainda muito importante manter a hidratação uma vez que a desregulação do intestino pode provocar desidratação e, por isso a pessoa pode beber o soro caseiro que ajuda a não desidratar e a repor os sais minerais que são perdidos durante a diarreia. Saiba como fazer o soro caseiro.

Источник: https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-diarreia/

Como parar a diarreia mais rápido para acabar com o terrível desconforto

5 formas simples de parar a diarreia mais rápido
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no compartilhar no linkedin

A diarreia dura de 3 a 4 dias, porém, caso dure mais dias ou surjam outros sintomas, é importante ir ao médico

​Para parar a diarreia rapidamente, é recomendado consumir alimentos que sejam capazes de segurar o intestino, além de tomar bastantes líquidos, para repor a água e os sais minerais perdidos.

Também é indicado consumir probióticos, pois ajuda a repor a microbiota intestinal mais rapidamente, parando a diarreia.

Geralmente, a diarreia dura de 3 a 4 dias, porém, caso dure mais dias ou surjam outros sintomas, é importante ir ao médico, pois pode se tratar de uma infecção que deve ser tratada com o uso de medicamentos.​

O que comer

É possível parar a diarreia por meio da alimentação e, por isso, é recomendado comer frutas e legumes bem cozidos, como batata, abobrinha, arroz, maçã ou banana, além de alimentos ricos em água, como gelatina ou sopa de legumes, por exemplo. 

É recomendado também tomar bastante líquidos, como água, água de coco ou soro caseiro, pois repõem os sais minerais perdidos na diarreia. 

A alimentação ajuda a segurar o intestino, evitando, assim, a diarreia. No entanto, não é aconselhado tentar parar a diarreia tomando remédios como Imosec, por exemplo.

Porque em alguns casos a diarreia é uma tentativa do corpo de expulsar algum microrganismo presente no sistema digestivo. O uso deste tipo de medicamento deve ficar reservado para aconselhamento médico. 

Pode ser recomendado, porém, tomar probióticos durante a diarreia, pois ajuda a repor mais rápido a microbiota intestinal.

O que fazer para parar a diarreia

​Algumas dicas úteis para parar a diarreia mais rápido são:

  1. Tomar o soro caseiro várias vezes ao dia, pois esse soro é capaz de repor a água e os sais minerais perdidos durante a diarreia. 
  2. Comer 1 maçã sem casca, 1 banana ou 1 goiaba;
  3. Comer um prato de mingau de maisena;
  4. Tomar Yakult ou outro leite fermentado;
  5. Comer purê de batata com frango desfiado e arroz bem cozido;
  6. Tomar chá preto, chá de camomila ou chá de folhas de goiabeira;
  7. Evitar alimentos gordurosos, ovos, chocolate, café, bebidas alcoólicas, pois podem irritar o intestino e favorecer a diarreia.

Uma outra boa dica para regular o intestino é comprar numa farmácia um repositor da flora intestinal, como o Floratil, por exemplo.

Assim, as bactérias que pertencem à microbiota intestinal são repostas, favorecendo a recuperação da pessoa e diminuição das crises de diarreia.

O que pode causar diarreia

A diarreia pode se causada por bactérias ou por vírus presente nos alimentos que ingerimos e pode ser acompanhada de febre. 

Quando pode ser identificada a presença de sangue nas fezes, recebe o nome de disenteria, que normalmente é causada pelas bactérias Salmonella sp., Shigella sp. e Campylobacter sp.

Além das infecções, que recebem o nome de gastroenterites ou intoxicação alimentar, a diarreia pode acontecer como consequência do uso de algum medicamento.

Principalmente antibióticos, ou devido a alguma alergia ou intolerância alimentar, em que sempre que a pessoa come determinado alimento, apresenta diarreia. 

O nascimento dos primeiros dentes do bebê também podem causar diarreia e por isso quando um bebê de 6 a 8 meses apresenta diarreia mas não tem febre, os pais podem olhar a gengiva para verificar se está nascendo algum dentinho. 

Em caso de dúvida, é importante levar o bebê ao pediatra para que possa ser identificada a causa da diarreia.

Quando ir ao médico

​É aconselhado ir no médico quando a diarreia é muito forte, muito frequente, está acompanhada de febre ou intensa dor abdominal. 

Se a diarreia não passar em 2 dias deve-se ir no médico pois pode ser necessária o uso de medicamentos mais específicos, uma vez que a diarreia pode ser sintoma de algumas doenças que necessitam de tratamento.

Quando a pessoa apresenta frequentes casos de diarreia deve marcar uma consulta com um gastroenterologista, porque pode estar doente ou ter alguma alteração no intestino, que eve ser tratada. 

Além disso, diarreia intensa pode causar outros problemas como as fissuras anais, que devem ser tratadas usando pomadas cicatrizantes.

É possível também controlar a diarreia com o uso de remédios caseiros, como o chá de camomila e o xarope de maçã, por exemplo, mas é importante que o consumo seja feito conforme orientação do médico.

Источник: https://www.jornaldafranca.com.br/como-parar-a-diarreia-mais-rapido-para-acabar-com-o-terrivel-desconforto/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: