5 tipos de alimentos antienvelhecimento

Os melhores alimentos anti-idade para colocar na dieta – Cuidaí

5 tipos de alimentos antienvelhecimento

Quando se trata de práticas anti-idade, muitas pessoas concentram os esforços em cremes sofisticados para os olhos, soros para combater rugas e até cirurgia plástica.

Mas, embora esses métodos ajudem, também é possível adotar uma abordagem mais natural e abrir caminho para uma pele mais jovem apostando em alimentos ricos em vitaminas e minerais, que são capazes de trabalhar para reverter os sinais do envelhecimento

Assim, quando seguimos uma dieta rica em uma variedade de alimentos de alta qualidade, com antioxidantes, gorduras saudáveis, água e nutrientes diferentes, o corpo mostra sua resposta através de seu maior órgão: a pele.

“Os melhores alimentos anti-idade para a pele são aqueles que contêm ácido elágico, biotina e vitaminas C e E, que são impulsionadores naturais de colágeno”, explica a nutricionista Leticia Manduca, de São Paulo. “Assim, eles melhoram textura, firmeza da pele e podem ajudar a evitar linhas finas”.

O colágeno é a proteína mais abundante na pele, perfazendo de 75 a 80% dela. Por isso, à medida que envelhecemos, as reservas de colágeno se esgotam. Contudo, a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente apoia sua síntese. 

“Já a biotina ajuda a produzir ácidos graxos que nutrem a pele para mantê-la radiante e livre de manchas”, conta. 

Causas do envelhecimento

Juntamente com a exposição ao sol, a oxidação de radicais livres é uma das principais causas de tudo, desde rugas à falta de vitalidade. Porém, ela é totalmente reversível com a nutrição adequada.

“Por isso, devemos apostar em alimentos ricos no chamado índice ORAC, sigla para ‘capacidade de absorção de radicais de oxigênio’. Essa é uma medida que mostra a capacidade de combater radicais livres em testes de laboratório – ou poder antioxidante. Portanto, quanto mais elevado o índice ORAC, maior a probabilidade de manter a aparência jovem”, explica Leticia. 

Além de ingerir estes alimentos, também é indicado evitar algumas atividades como fumar, frequentar locais com muita poluição ou se expor ao sol sem protetor solar, uma vez que aumenta a concentração de radicais livres no organismo.

Oleaginosas

Nozes, amêndoas e castanhas são uma ótima fonte de vitamina E, que ajuda no reparo do tecido da pele e na hidratação, além de proteger dos raios UV. Além disso, a vitamina também é conhecida por dar um brilho bonito à pele. 

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Abacate

A fruta é rica em ácidos graxos que combatem a inflamação, deixando a pele macia e suave. Também contém uma variedade de nutrientes essenciais que podem impedir o envelhecimento e que mantêm o sistema imunológico funcionando corretamente. 

Grão-de-bico

Leguminosas como o grão-de-bico têm uma classificação alta na escala ORAC e também podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer devido ao seu alto conteúdo de fitatos e fitoestrogênios.

Goji berry

A frutinha tem uma lista extensa de benefícios à saúde, além de ser pouco calórica. Contudo, destaca-se seu poder anti-idade no mundo dos cosméticos.

“Além de ser rico em aminoácidos, vitaminas, sais minerais, ácidos graxos e polissacarídeos, goji berry tem um enorme poder antioxidante”, afirma Letícia.

Na escala Orac, que mede a capacidade de absorção de radicais livres dos alimentos, ele alcança o índice de 25.300 unidades. A amora, outra fruta com grande poder antioxidante, registra 2.036 na mesma escala.

Tomate

“Ele contém o melhor antioxidante, vitamina C, além de licopeno e potássio, que regulam o equilíbrio da água e dos nutrientes nas células”, entrega a nutricionista. Assim, além de ser um suplemento para a pele, foi comprovado que o licopeno ajuda a reduzir os níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos no sangue.

Pimentão vermelho

Fora o alto teor de vitamina C – que é bom para a produção de colágeno – o pimentão vermelho contém poderosos antioxidantes anti-idade chamados carotenoides.

“Os carotenoides são pigmentos vegetais responsáveis ​​pelas cores vermelho, amarelo e laranja que se vê em muitas frutas e legumes. Eles têm uma variedade de propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol, da poluição e de toxinas ambientais”, revela Leticia. 

Blueberry

“Também chamada de mirtilo, é rica em vitaminas A e C, bem como um antioxidante com poder anti-idade chamado antocianina. É isso que dá aos mirtilos sua cor azulada”, esclarece. 

Segundo a nutricionista, a antocianina é capaz de proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol, estresse e poluição, moderando a resposta inflamatória e prevenindo a perda de colágeno.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Você também deve:

  • Aplicar máscara hidratante semanal;
  • Comer frutas e vegetais com alto teor de água, como pepino e maçã;
  • Usar óculos de sol para evitar linhas finas;
  • Dormir em uma fronha de cetim para evitar vincos.

Источник: https://cuidai.com.br/alimentos-anti-idade-envelhecimento/

11 alimentos antienvelhecimento para mulheres acima de 40 anos

5 tipos de alimentos antienvelhecimento

Por: Adriana Stavro

A beleza vem de dentro, quem nunca ouviu isso? A conexão entre nutrição e beleza da pele, ou melhor, o efeito da nutrição no envelhecimento da pele, tem sido um campo de pesquisa ao longo dos últimos anos.

O envelhecimento cutâneo consiste em dois processos, intrínseco e extrínseco.

A prevenção é a forma mais eficaz de combater os efeitos do tempo na saúde da pele, e a melhor estratégia de autocuidados é incluir um estilo de vida estruturado com ingestão alimentar de qualidade, com boas quantidades de antioxidantes, alimentos anti-inflamatórios, boas fontes de proteínas, vitaminais e minerais essenciais e gorduras saudáveis. Neste sentido alguns nutrientes são fundamentais. Confira abaixo 11 alimentos antienvelhecimento indicados para mulheres acima de 40 anos.

Leia mais: Confira os alimentos que podem prolongar o bronzeamento na sua pele


1 – Sementes de Romã

É uma das frutas mais saudáveis. Sua atividade antioxidante parece ser ainda maior do que a do chá verde. Além disso são ricas em vitamina C, que protegem nosso corpo dos danos dos radicais livres, e ajudam a reduzir os níveis de inflamação.

Essas frutas contêm um composto chamado punicalaginas, um antioxidante que pode ajudar a preservar o colágeno da pele, retardando os sinais de envelhecimento e atuando como um alimento antienvelhecimento. Eles também ajudam a proteger a pele dos danos do sol.

Além do mais, os pesquisadores sugerem que diferentes partes da romã podem trabalhar juntas para reparar a pele danificada, e aumentar a produção de colágeno.


2 – Abacate

São ricos em ácidos graxos, que combatem a inflamação e promovem uma pele macia e flexível. Eles também contêm uma variedade de nutrientes essenciais que podem prevenir o envelhecimento, incluindo vitaminas K, C, E e A, complexo B e potássio.

O alto teor de vitamina A nos abacates pode ajudar a eliminar as células mortas, deixando uma pele linda e brilhante. Seu teor de carotenoides também pode ajudar a bloquear as toxinas e os danos dos raios solares, e ajudar a proteger contra o câncer de pele.

Além disso, os abacates contêm compostos únicos chamados álcoois graxos poli hidroxilados. Eles podem combater a inflamação, proteger a pele do sol, e ajudar a reparar o DNA danificado.

Seu alto teor de gordura monoinsaturada, e os antioxidantes luteína e zeaxantina, fornecem proteção adicional à pele e ao DNA.


3 – Agrião

O agrião é um alimento antienvelhecimento, atua como um antisséptico interno, aumentando a circulação e distribuição de minerais a todas as células, resultando em maior oxigenação da pele.

Rico em antioxidantes, o agrião neutraliza os radicais livres prejudiciais, reduzindo as linhas de expressão, as rugas finas. Os isotiocianatos do agrião também podem prevenir o câncer de pele.

Esses compostos interferem nas células malignas, e restauram a função celular normal.


4 – Pimentão Vermelho

Os pimentões vermelhos são ricos em antioxidantes chamados carotenoides, além de vitamina C, que ajuda na produção de colágeno. Os carotenoides são pigmentos vegetais responsáveis pelas cores vermelha, amarela, e laranja em muitas frutas e vegetais. Eles têm uma variedade de propriedades anti-inflamatórias, e pode ajudar a proteger a pele da luz solar, poluição e toxinas ambientais.


5 – Mirtilo

Os mirtilos são ricos em vitaminas A, C e antocianina.

Estes antioxidantes combatem os radicais livres da exposição ao sol, estresse e poluição, moderando a resposta inflamatória, e prevenindo a perda de colágeno, que podem causar danos à pele ao longo do tempo, e acelerar o processo de envelhecimento. Os mirtilos também contêm quantidades significativas de zinco e ferro, ambos elementos amigos da pele.

Leia mais: 5 benefícios das frutas vermelhas


6 – Mamão

O mamão é um alimento antienvelhecimento, rico em vitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Fonte de antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduz as rugas e linhas de expressão, diminui a acne (principalmente em adolescente) e melasmas.

Leia mais: 9 benefícios do mamão que você precisa saber


7 – Espinafre

É um super hidratante cheio de antioxidantes, que ajudam a oxigenar e reabastecer o corpo todo. Também é rico em: vitaminas A, C, E, K, magnésio, ferro heme e luteína. O alto teor de vitamina C desta folha verde, aumenta a produção de colágeno para manter a pele firme. A vitamina A promove cabelos fortes e brilhantes, enquanto a vitamina K ajuda reduzir a inflamação nas células.


8 – Amêndoa

São ótima fonte de vitamina E, que ajudam a reparar o tecido da pele, reter a umidade e proteger dos raios UV. As amêndoas contém ácidos graxos ômega-3, um anti-inflamatório que ajuda a fortalecer as membranas celulares da pele contra danos dos raios solares, e dão à pele um brilho preservando sua barreira natural.

Além disso, fornecem fibras, gorduras essenciais e proteínas. Elas são responsáveis por deixar a cútis macia e flexível, além de dar-lhe um brilho natural e com aparência mais lisa. Portanto, se você ainda não adicionou essas amêndoas em sua alimentação, faça logo para obter uma pele naturalmente brilhante e saudável.


9 – Temperos e Especiarias

As especiarias fazem mais que apenas adicionar sabor à comida. Elas contêm vários compostos que podem ter efeitos benéficos para a saúde. Pesquisas sugerem que algumas especiarias podem até mesmo ajudar a sua pele a parecer mais jovem.

É o caso da canela, que demonstrou aumentar a produção de colágeno, e aumentou a firmeza e elasticidade da pele. Além disso, o gengibre contém gingerol.

Este composto tem efeitos anti-inflamatórios que podem ajudar a prevenir as manchas senis, que se desenvolvem devido à exposição ao sol


10 – Batata-doce

A cor laranja da batata-doce vem de um antioxidante chamado betacaroteno, que é convertido em vitamina A, e pode ajudar a restaurar a elasticidade da pele, promover a renovação das células mortas, e contribuir para uma pele macia e com aparência saudável.

A batata-doce também é rica em vitamina C e vitamina E, ambas muito importantes para manter a pele saudável, brilhante e flexível. A vitamina C ajuda a aumentar o colágeno, que fortalece a pele. Os antioxidantes presentes na batata-doce também são responsáveis pelo brilho natural da pele.

O tubérculo também é uma fonte rica em antocianinas que ajudam a prevenir manchas escuras, mantendo a atividade dos radicais livres sob controle.

Leia mais: 9 benefícios no consumo da batata-doce


11 – Brócolis

O brócolis é um dos alimentos antienvelhecimento. Os cuidados com a pele não incluem apenas brilho, mas também sua imunidade. Uma vez que o brócolis é uma fonte de antioxidantes e nutrientes como a vitamina C e minerais como cobre e zinco, o brócolis ajuda a manter a pele saudável.

Isso significa que também protege a pele contra infecções, além de manter o brilho natural. Além disso a Vit C auxilia na produção de colágeno, tornando a pele mais jovem. Os brócolis contêm uma substância chamada glucorafanina que é convertida em sulforafano, auxiliando na reparação da pele, tornando-a mais saudável.

Assim, comer brócolis renova sua pele mais rapidamente, e dá à sua tez um belo brilho natural.

Adriana Stavro é Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta. Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Albert Einstein – Mestranda do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Acompanhe seu Instagram!

Foto Destaque: Banco de imagens

Источник: https://www.saboravida.com.br/gastronomia/2020/10/27/11-alimentos-antienvelhecimento-para-mulheres-acima-de-40-anos/

Os 10 melhores alimentos antienvelhecimento

5 tipos de alimentos antienvelhecimento

Se você segue uma dieta equilibrada e balanceada, assegurará que seu corpo funcione nas melhores condições. Além disso, nutrir seu corpo de maneira adequada será também refletido por fora, transparecendo um aspecto mais jovial e agradável. É neste ponto que entram os alimentos antienvelhecimento.

Todo hábito nocivo te dará um aspecto envelhecido muito mais rápido, o consumo de tabaco, álcool, má alimentação, entre outros. Estes deteriorarão pouco a pouco seu corpo.

Assim que, se você quer aparentar mais jovialidade por mais tempo, continue lendo este artigo onde encontrará quais são os melhores hábitos e alimentos antienvelhecimento.

Os alimentos com propriedades antioxidantes são os mais importantes, pois evitam que os radicais livres prejudiquem as células de nosso corpo, evitando o envelhecimento precoce dos tecidos.

Alho

O alho contém entre seus ingredientes dois elementos principais que se encarregam de atuar a favor da saúde, trata-se da alicina e do sulfeto de alilo.

Um dos mais incríveis alimentos antienvelhecimento. Além de suas propriedades antioxidantes, o alho ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir determinados tipos de câncer.

Brócolis

Tem grande quantidade de vitaminas, propriedades depurativas e anticancerígenas.

Tomates

Ajudam, por exemplo, a reduzir o colesterol e previnem infecções.

Chá verde

Protege o coração e diminui a gordura corporal.

Leia também: Tomar chá verde todos os dias: o que acontece?

Mirtilos

Eles têm efeito antibiótico e anti-inflamatório.

Uvas

Têm propriedades diuréticas, antitumorais e depurativas.

Cerejas

Oferecem um grande número de vitaminas, são um laxante suave e, além disso, previnem alguns tipos de câncer.

Kiwis

Alto teor de Vitamina C, protege a saúde das artérias e consequentemente ao coração.

Legumes

Grande fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais.

E não perca: Legumes para as crianças: receitas infalíveis!

Cacau

O cacau tem alto teor de magnésio. Atua como regulador natural do humor e melhora a concentração.

Dicas importantes

Todos estes alimentos têm a capacidade de evitar a degeneração e morte das células. Lutam diretamente contra agentes daninhos para nosso corpo. Mesmo que, é claro, eles sozinhos não possa “arcar” com toda a responsabilidade.

É necessário um trabalho em equipe para obter os melhores resultados, neste caso, evitando os efeitos precoces do passar do tempo.

A dieta equilibrada sempre deve ser acompanhada de exercícios físicos e uma boa hidratação. Apenas desta maneira o corpo funcionará de maneira saudável, absorvendo os nutrientes necessários e eliminando os desejos eficazmente.

Assim, você já sabe, a constância e a regularidade darão como resultado um corpo saudável com um aspecto mais fresco e jovial.

E, além disso, como a juventude se reflete muito em nosso pele, você deve lembrar de cuidá-la diariamente com alguns truques simples, como um bom tônico e o uso indispensável do protetor solar.

Evita a exposição excessiva aos raios solares. Mesmo que você saia com intenção de se bronzear, você deve utilizar protetor solar e, igualmente, nos dias nublados. Além disso, consulte seu médico sobre o fator de proteção mais aconselhável para seu tipo de pele.

Acostume-se a hidratar sua pele e nunca durma sem retirar a maquiagem. Os cremes que você usar, deverão ser sempre de acordo com seu tipo de pele, fique atento(a) a isso.

Para a limpeza de seu rosto, use, sempre que possível, sabonetes específicos para essa região do corpo. Os produtos para o rosto são especialmente formulados para remover as impurezas e não prejudicá-lo.

A remoção de células mortas é também necessária, esfolie a pele de seu rosto e corpo ao menos duas vezes ao mês.

 Outros conselhos

A gelatina é outra opção interessante para manter sua pele saudável e fresca. Por ser o colágeno seu principal componente é muito boa para manter sua pele jovial por mais tempo.

Entretanto a quantidade de colágeno nas gelatinas industrializadas não é tão elevada, por isso, prefira algumas alternativas mais naturais para consumir colágeno, que pode ser encontrado, inclusive, em cápsulas.

O cabelo, as unhas, músculos e tendões, por exemplo, também ficarão fortalecidos ao consumir colágeno habitualmente.

Evite o tabaco, isto não apenas prejudicará seus pulmões, como também te dará um aspecto mais envelhecido. A pele de todo o corpo ficará ressecada, com maior evidência no rosto, aparentando rugas prematuras, inclusive mais marcadas que em pessoas não fumantes.

A pele dos fumantes não é corretamente oxigenada, por isso sua nutrição será muito afetada.

Pode interessar a você…

Источник: https://melhorcomsaude.com.br/os-10-melhores-alimentos-antienvelhecimento/

Alimentos Anti-envelhecimento! “Tesouros” Nutricionais

5 tipos de alimentos antienvelhecimento

Alimentos anti-envelhecimento – Meus amores, este post é dirigido a todas as minhas bafónicas, especialmente àquelas que tal como eu, já entraram nos quarentas.

Quero como sempre, dar-vos as melhores dicas e por isso, hoje na minha habitual rubrica do Programa Olá Maria no Porto Canal, irei falar daqueles que são os meus favoritos e indispensáveis alimentos, tão importantes no combate ao envelhecimento.

Importa perceber que as principais causas do nosso envelhecimento estão nos radicais livres (moléculas), que em excesso podem ser tóxicas para o nosso organismo, podendo contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, entre outros.

As principais fontes de radicais livres estão presentes na poluição industrial, tabaco, radiação, pesticidas, entre outros.

O que é que todas queremos? Preservar a nossa juventude, tanto por dentro, como por fora.

Por isso, além da prática de exercício físico, não podemos descurar de uma alimentação saudável, que inclui alguns dos alimentos anti-envelhecimento que vos quero mostrar.

Eles podem ser incluídos em qualquer refeição e além de aliados na beleza e importantes no combate ao envelhecimento, estes alimentos fornecem energia extra e são ainda responsáveis por inúmeros benefícios.

Fiquem a conhecer alguns “tesouros” nutricionais no combate ao envelhecimento, vejam só:

Laranjas

Como sabem, as laranjas são ricas em vitamina C, por isso, os seus benefícios são imensos.

Esta frutinha maravilhosa é essencial para promover a produção de colágeno na pele e nos ossos, que aliada ao poder antioxidante, atua contra o envelhecimento precoce.

Ela também tem um papel muito importante no fornecimento de energia, na prevenção de anemia, evita a prisão de ventre, ajuda a prevenir o cancro e doenças cardíacas, reduz o colestrol, combate gripes e resfriados.

Bróculos

É sem dúvida alguma uma das melhores opções para combater o envelhecimento, pois os brócolos são ricos em vitamina A e beta-carotenos, C e B.

Sendo rico em nutrientes e minerais, as suas vantagens são muito alargadas, indo bem além do combate ao envelhecimento, como certas doenças do foro digestivo, cardiovascular, imunológico entre outras. Tem um potencial enorme anti-cancro, e doenças degenerativas.

Nozes

Aliados perfeitos na beleza, estes que são sem dúvida um dos frutos secos oleaginosos mais nutritivos, ajudam a prevenir o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento, assim como, têm um poder muito importante no fortalecimento do cabelo, ajudando a estimular o seu crescimento, tudo graças ao facto de serem muito ricas em vitaminas do complexo B e em antioxidantes. 

Mas, os seus benefícios são mais do que muitos, destacando-se o combate às doenças cardiovasculares, a ajuda em regular os níveis de colesterol, o combate às demências, como o Alzheimer, controlo do apetite, ajuda no funcionamento do trânsito intestinal, melhoria na qualidade do sono, entre muitos outros.

Frutos Vermelhos

Framboesas, morangos, amoras, mirtilos… só de olhar, dá vontade de comer porque são mesmo deliciosos, e muito mas mesmo muito benéficos, devido ao seu poder antioxidante, antiinflamatório, na redução do risco de doenças cardiovasculares e ainda porque melhoram a saúde da pele, mantendo-a saudável, jovem e linda.

Chocolate

Estudos revelam que, quem consome chocolate todos os dias chocolate tem menos problemas de saúde, envelhece mais lentamente (especialmente no cérebro), tem melhorias ao nível do raciocínio e memória, tem melhores níveis de insulina e enzimas hepáticas, é óptimo para o coração e para a circulação.

Peixe Azul

Sardinha, cavala, atum, salmão, etc., são tipos de peixes denominados por peixe azul e devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana.

Eles fornecem-nos uma grande quantidade de proteínas, vitaminas D e B, ácidos gordos ómega-3 que são responsáveis pelo correto funcionamento e desenvolvimento do cérebro, são essenciais para a visão, saúde da pele e tecidos superficiais e ainda reduzem o colesterol e cuidam do nosso coração.

Arroz integral

É conhecido pelas suas privilegiadas propriedades nutricionais devido ao seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes. 

O arroz integral destaca-se pelos seus efeitos benéficos a muitos órgãos e sistemas, como o coração, cérebro, músculos, ossos, colesterol e pressão sanguínea.

Na beleza, é também considerado um dos melhores alimentos anti-envelhecimento, trata várias condições da pele, promove uma pele saudável e restaura a perda de cabelo.

Azeite de oliveira

O consumo diário de azeite que provém das oliveiras (não refinado), favorece a longevidade e também previne problemas cognitivos, diabetes e tumores.

Quando escrevi o post “Receitas de Beleza Caseiras e Saudáveis”, falei-vos sobre o poderoso aliado que o azeite é para a nossa beleza (consultar aqui). 

Mas, apesar de ser bastante comum utilizar o azeite diretamente na pele, unhas e cabelos, a sua ingestão é tão ou mais benéfica para a beleza. 

O consumo do azeite ajuda a prevenir e tratar o acne, a pele seca, e tem o poder de acelerar o crescimento do cabelo e fortalecer as unhas.

Meus amores, espero que tenham gostado deste tema sobre alimentos anti-envelhecimento dedicado a nós mulheres que gostamos de cuidar de nós, que gostamos de ter uma aparência jovem e maravilhosa.

Não prescindam destes alimentos na vossa rotina alimentar e verão os resultados.

Beijinhos bafónicos saudáveis

Источник: https://martafloresmakeup.com/alimentos-anti-envelhecimento-tesouros-nutricionais/

Os 8 maiores alimentos antienvelhecimento

5 tipos de alimentos antienvelhecimento

Existem certos alimentos poderosos que aumentam, protegem e nos premiam com uma vida mais longa e mais saudável, internamente e externamente.

Aqui estão os 8 maiores alimentos com poderosas propriedades antienvelhecimento que podem ajudar a melhorar nossa saúde e aparência, também aumentando nossa longevidade.

Eles devem ser adicionados ao seu arsenal de ferramentas de promoção da saúde diária, para que você continue saudável por muitos e muitos anos, independente de quantos anos você tem.

#1. Folhas verdes e vegetais crucíferos

Nós sempre ouvimos especialistas de saúde natural e nutricionistas aconselhando folhas verdes – e com razão.

Estes vegetais são repletos de nutrientes e contêm ácido fólico, cálcio e outras substâncias que dão suporte na saúde óssea, protegem contra o declínio cognitivo e ajudam a evitar problemas oculares relacionados com a idade.

Mais significativamente, estes vegetais verdes possuem poderosas propriedades anticâncer.

As dietas ricas em vegetais crucíferos, como brócolis também ajudam a reduzir o risco de perda de memória.

Crucíferos e folhas verdes como couve, acelga, escarola, beterraba e espinafre fazem adições deliciosas para todos os tipos de pratos, incluindo frituras, saladas, sopas e guisados.

Folhas verdes e alimentos crucíferos são repleto de nutrientes que combatem o envelhecimento.

#2. Damascos

Esta fruta um pouco parecida com o pêssego pode parecer frágil, mas é um soco potente no antienvelhecimento.

O exterior laranja brilhante dos damascos vem dos carotenoides, poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardíacas, reduzem os níveis de mau colesterol e protegem contra o câncer.

Nossos corpos convertem o carotenóide em vitamina A, que contribui para olhos saudáveis, pele, cabelo, glândulas e gengivas.

Anos de pesquisa provaram que os damascos possuem os mais altos níveis e a mais ampla variedade de carotenóides que qualquer outro alimento. Eles também são excelentes na regeneração de fluidos corporais, desintoxicam o corpo e matam a sede.

#3. Bagas

Os cientistas descobriram que as bagas têm alguns dos mais altos níveis de antioxidantes de qualquer fruta. Couve e espinafre são os únicos vegetais com valores tão elevados como bagas frescas.

Frutas frescas também são cheias de pigmentos de cor e fitoquímicos chamados antocianinas que têm sido associadas com menor risco de câncer, saúde urinária, memória e envelhecimento saudável.

Bagas são grandes fontes de quercetina, um flavonol que funciona como um antioxidante, protegendo contra o câncer e doenças cardíacas e um anticancerígeno. As propriedades anti-inflamatórias das bagas são pensadas para retardar a perda da função mental que está frequentemente associada com o envelhecimento.

Um relatório de pesquisadores descobriu que os mirtilos podem até ajudar diminuir a deterioração cognitiva da mal de Alzheimer.

E não para por aí. As bagas, ou simplesmente frutos carnudos simples, estão presentes no morango, na amora, framboesa, groselha, cassis e oxicoco.

#4. Azeite de oliva

Os italianos são conhecidos pela sua longa vida útil e capacidade para envelhecer graciosamente, e isto não deve ser nenhuma surpresa, considerando que o azeite tem uma grande presença em sua dieta mediterrânica.

O azeite é embalado com as gorduras melhor formadoras de saúde disponíveis na forma de ácidos graxos ômega-3.

Essas gorduras necessárias não só ajudam a mantê-lo magro e com o coração saudável, reduzindo a inflamação, como também reduzem o colesterol e melhoram a circulação da pele e a digestão.

Todos esses fatores levam a um corpo mais saudável e uma vida mais longa.

#5. Salmão selvagem do Alasca

O antioxidante enorme que você terá do salmão selvagem fará sua pele brilhar mais rápido do que quase qualquer outro tipo de peixe.

A tonalidade rosa do salmão selvagem vem de uma dieta de krill rica em nutrientes. Isto oferece uma dose saudável do benéfico pigmento astaxantina, que tem propriedades anti-inflamatórias notáveis.

Outro antioxidante encontrado no salmão, o mineral selênio, protege as células da pele saudável, combatendo os radicais livres. Ele também ajuda na função correta da tireoide, que mantém o seu peso e saúde em geral em ordem.

O salmão selvagem do Alasca é rico em antioxidantes.

#6. Tomates

Comer tomates pode ajudar a proteger sua pele. De acordo com uma pesquisa alemã, voluntários comeram uma dose diária de pasta de tomate misturada com azeite de oliva extra virgem ou simplesmente azeite durante 10 semanas.

Após a exposição diária à luz UV, o grupo que comeu tomate teve 40% menos queimaduras do que aqueles que consumiram apenas o azeite.

O ingrediente mágico em tomates é o licopeno, que protege a pele contra a oxidação que resulta dos danos causados pelo sol que leva à rugas. Chuviscar os tomates com um pouco de gordura saudável do azeite ajuda a absorver melhor o licopeno.

#7. Amêndoas cruas

Amêndoas são embaladas com vitamina E que é difícil de conseguir, e apenas um pequeno punhado oferece metade de sua dose diária. Amêndoas cruas são a forma mais saudável, que entrega um maior conteúdo nutricional de forma pura, não transformada.

Quando pesquisadores escolas médicas buscaram o impacto de diferentes vitaminas e minerais na velocidade, coordenação e equilíbrio em pessoas com 65 anos de idade, o único que fez a diferença foi a vitamina E.

Voluntários, com o mais fraco desempenho físico tiveram os níveis mais baixos de vitamina E, considerando que os participantes mais ágeis tinham quantidades adequadas de vitamina em seu sistema.

Essa vitamina poderosa nos mantém coordenados por neutralizar os radicais livres em nossos músculos e sistema nervoso.

#8. Abacate

Abacates transbordam o ômega-3 de qualidade mais alta, é um dos alimentos mais alcalinizantes disponíveis.

Abacates são também muito ricos em vitamina E, que é essencial para uma pele brilhante, um cabelo brilhante e manter as rugas longe do seu rosto.

Faça uma salada de abacate cru ou cubra algum abacate fresco com limão e sal marinho para um lanche nutritivo.

___

Este artigo foi adaptado do original, “The top eight anti-agings foods avaliable right now”, do NaturalNews.

Источник: https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/vida-saudavel/os-8-maiores-alimentos-antienvelhecimento/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: