6 benefícios da tapioca (e receitas saudáveis)

Benefícios da Tapioca – Para que serve e como usar

6 benefícios da tapioca (e receitas saudáveis)

A tapioca é um amido extraído da raiz de mandioca, a Manihot esculenta. Nas regiões norte e nordeste do Brasil, a tapioca faz parte do café da manhã e do lanche de muitas pessoas, e traz diversos benefícios à saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas quem poderia imaginar que a goma de mandioca, que tanta gente consome com manteiga, leite condensado, queijo coalho, entre outros recheios, faria sucesso no mundo saudável, como tem feito atualmente?

Isso acontece porque ela é riquíssima em amido, que é uma excelente fonte de carboidratos, a melhor fonte de energia para o seu corpo.

Então vamos então conhecer esse alimento tão badalado, e descobrir os seus benefícios, propriedades e receitas.

Tapioca com presunto e queijo

Mitos da tapioca

Antes de discutirmos os benefícios da tapioca, é importante esclarecer que existem alguns mitos com relação as propriedades nutricionais da tapioca.

Isso ocorre porque ela é feita a partir da mandioca, o que pode levar a uma certa confusão entre os dois alimentos.

Assim, podemos dizer que os maiores mitos do consumo de tapioca são:

  • Comer tapioca é melhor do que comer pão: Ambos os alimentos são compostos por carboidratos simples que, quando consumidos, são rapidamente absorvidos pelo organismo. A tapioca, inclusive, pode ter mais calorias que o pão, dependendo do seu tamanho.
  • Tapioca é um alimento rico em vitaminas: De acordo com informações da Embrapa, a tapioca é produzida a partir da fécula da mandioca. Por isso, ela tem um teor reduzido de fibras e de outros nutrientes que estão presentes na mandioca.

Então, é importante usar recheios saudáveis e nutritivos, para usufruir dos benefícios que a tapioca pode trazer.

Benefícios da tapioca

Abordaremos a seguir para que serve a tapioca em termos de saúde, trazendo uma lista das suas propriedades e benefícios.

1. Livre de glúten

Um dos maiores benefícios da tapioca é que ela é totalmente livre de glúten. Por isso ela pode ser consumida sem medo por pessoas com algum tipo de intolerância ao glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Melhora a saúde dos ossos

A tapioca é fonte de cálcio, um nutriente que desempenha um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos.

Mas é importante lembrar que a tapioca não pode ser a única fonte de cálcio da dieta. Ela deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

3. Aumenta a energia

Os carboidratos são a melhor e mais eficiente fonte de energia do corpo, e a tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, o que proporciona uma boa carga de energia para o dia. Além disso ela não possui colesterol e nem gorduras saturadas em sua composição.

Outro dos benefícios da tapioca vem de seu teor de potássio, um mineral essencial para o corpo.

No coração, o potássio exerce um papel importantíssimo: de acordo com um estudo publicado no periódico International journal of cardiology, ele ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, ajudando a controlar a pressão.

Atenção aos recheios

Dependendo dos acompanhamentos utilizados, a tapioca pode deixar de ser um alimento pouco calórico e se tornar uma verdadeira bomba.

Portanto, uma dica para diminuir o índice glicêmico da tapioca é aumentar o seu teor de fibras, e para isso você pode adicionar chia, linhaça ou aveia em flocos a ela. Além disso, o ideal é recheá-la com fontes de proteínas ou fibras, como carnes e vegetais.

Receita de tapioca

Tapioca com recheio de bobó de camarão

Se você vai fazer tapioca pela primeira vez, você pode encontrar com facilidade a goma da tapioca em supermercados, mercearias ou até mesmo nas feiras, já hidratada.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse tipo é ideal para quem ainda não conhece o ponto da liga e não sabe manusear a goma.

Ingredientes:

  • Tapioca hidratada;
  • Recheio, a gosto.

Como fazer:

  1. Peneire uma porção de tapioca hidratada em uma vasilha;
  2. Depois pré-aqueça a frigideira antiaderente;
  3. Então, com uma colher, polvilhe a tapioca na frigideira preenchendo toda sua superfície com a goma;
  4. Passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique maior que o outro, tornando-a plana e uniforme;
  5. Em seguida, aqueça na frigideira por cerca de 5 minutos;
  6. Por fim, basta acrescentar o recheio do seu gosto e enrolá-la.

Aproveite e veja também 10 receitas e dicas de como fazer tapioca para emagrecer e 12 ideias de recheios para tapioca doce light.

Aqui neste vídeo você encontra algumas opções de recheio saudáveis e fáceis para a sua tapioca:

Tabela nutricional

Porção de 100g de tapioca sem manteiga e sem recheio.

ComponenteValor por 100g
Calorias288 kcal
Carboidrato71,9 g
Proteína0,36 g
Gorduras0
Fibra alimentar0,2 g
Colesterol0
Cálcio22,7 mg
Ferro0,42 mg
Sódio1,31 mg
Magnésio3,4 mg
Fósforo6,94 mg
Potássio31,2 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

E ai, gostou das dicas?

Você já imaginava todos esses benefícios da tapioca para a boa forma e saúde? Ela já faz parte do seu cardápio? Comente abaixo e compartilhe suas receitas

(34 votos, média: 4,29 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/beneficios-da-tapioca/

6 receitas de tapioca com ovo para você experimentar

6 benefícios da tapioca (e receitas saudáveis)

A tapioca é um dos alimentos que mais ganharam notoriedade recentemente e um dos mais consumidos pelas pessoas que precisam ou querem ter uma alimentação mais saudável. Com uma variedade de recheios, esse tipo de lanche saudável faz muito bem para o corpo. Conheça algumas receitas deliciosas de tapioca com ovo que vão te deixar com água na boca.

Juntar a tapioca e o ovo é simplesmente fazer uma massagem dentro do seu estômago. Esses dois alimentos estão presentes na mesa de diversos brasileiros.

Muito comum nas regiões do nordeste e do norte do Brasil, principalmente no café da manhã, a tapioca é consumida com diferentes recheios. Queijo coalho, frango, leite condensado e ovo são apenas alguns exemplos.

A tapioca com ovo acabou ganhando o paladar das pessoas que estão fazendo dieta, principalmente por causa da inexistência de glúten em sua composição. Muitos benefícios foram constatados com o consumo desse tipo de alimento, desde a boa circulação, até a diminuição do colesterol.

Faça ovos perfeitos!

Você come ovos cozidos com frequencia e muitas vezes eles não ficam muito bons, você definivamente precisa conhecer o Timer para Ovos. Um acessório que vai te ajudar a cozinhar os ovos de maneira perfeita. Clique no botão abaixdo para conhecer

Listamos algumas receitas deliciosas para você fazer a sua tapioca com ovo e se manter saudável.

Que tipos de benefícios a tapioca com ovo oferece ao corpo?

Diferentes benefícios a tapioca com ovo oferecem ao organismo, principalmente para quem precisa manter uma alimentação mais saudável e longe de gorduras e açúcares.

Veja a seguir alguns desses benefícios oferecidos.

Faça ovos perfeitos!

Você come ovos cozidos com frequencia e muitas vezes eles não ficam muito bons, você definivamente precisa conhecer o Timer para Ovos. Um acessório que vai te ajudar a cozinhar os ovos de maneira perfeita. Clique no botão abaixdo para conhecer

1 – Totalmente livre de glúten

A tapioca não contém nenhum glúten, a não ser que você escolha algum recheio que tenha glúten, ela é liberada para os intolerantes, portadores de doença celíaca.

2 – Favorece o aumento do peso saudável

Quando engordamos de maneira mais saudável, nosso corpo não adoece. Existem pessoas que precisam engordar e ela auxilia nesse processo de ganho de peso. Ela é um carboidrato saudável, não deixando que o seu colesterol seja aumentado com o seu consumo.

3 – Auxilia na perda de peso

A tapioca com ovo vai te ajudar a manter o peso e ainda não ter fome. Suas calorias são baixas e o melhor, não provoca picos de índice glicêmicos no organismo, sendo absorvida lentamente.

4 – Rica em vitamina B

As vitaminas do complexo B são fundamentais e importantíssima para o corpo. Esse tipo de vitamina age diretamente no sistema nervoso central. Grávidas e bebês devem consumir vitamina B com regularidade.

Por conter vitaminas importantes e doses significativas de cálcio, a tapioca com ovo, contribui para o perfeito funcionamento e desenvolvimento dos ossos.

Ingredientes

  • 1 fatia pequena de muçarela, prefira a light, assim não terá tanta gordura;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de requeijão, prefira o light também.

Modo de preparar essa tapioca

Primeiro faça o seu ovo, ele poderá ser mexido ou frito se quiser.  Coloque a massa na frigideira, assim que ela estiver aquecida, acrescente a muçarela e o requeijão.

Feche a massa no formato de uma meia lua, para que os recheios derretam um pouco.

Ao retira-la do fogo, você pode acrescentar mais um pouco de queijo ralado.

Faça ovos perfeitos!

Você come ovos cozidos com frequencia e muitas vezes eles não ficam muito bons, você definivamente precisa conhecer o Timer para Ovos. Um acessório que vai te ajudar a cozinhar os ovos de maneira perfeita. Clique no botão abaixdo para conhecer

Tapioca: aprenda 6 opções saudáveis de recheio

6 benefícios da tapioca (e receitas saudáveis)

A praticidade na hora de preparar a tapioca e sua fama de magrinha fizeram com que o quitute nordestino ganhasse fãs no país inteiro. Mas, quando o assunto é perda de peso, algumas ponderações devem ser feitas. É que, apesar de não ter gorduras e ser pobre em sódio, a tapioca é rica em carboidratos simples. Por isso, exageros podem fazer o ponteiro da balança subir.

Ainda mais se os complementos forem pesados. Se você fechar sua tapioca com queijos gordos, manteiga ou leite condensado, por exemplo, vai transformar a bichinha no oposto do que está buscando.

“Por ter basicamente carboidrato, o ideal é que ela seja recheada com fontes de fibras ou proteína, de modo a balancear os níveis de glicose no sangue”, explica a nutricionista clínica Bianca Chimenti Naves, de São Paulo.

Para ninguém cair em cilada, a especialista preparou uma lista de receitas deliciosas e nutritivas. Aí, sim, a tapioca vira uma grande parceira da saúde (a sugestão é consumir as versões salgadas com uma salada de folhas verdes).

Tapioca de frango cremoso

4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

100 g de peito de frango cozido e desfiado

1 colher (sopa) de creme de ricota ou requeijão light

¼ de tomate picadinho

1 colher (sobremesa) de azeitonas pretas picadas

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira.

Reserve. Misture o peito de frango desfiado com o requeijão ou creme de ricota, o tomate picadinho e as azeitonas. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de queijo com tomate

4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

1 fatia fina de mussarela light

1 fatia média de ricota

Rodelas de tomate a gosto

Orégano a gosto

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira.

Reserve. Coloque a fatia de ricota e de mussarela light para grelhar na frigideira antiaderente. Tampe, espere a mussarela derreter e retire do fogo.

Adicione este recheio à tapioca e salpique o orégano.

Tapioca de abobrinha com cottage

4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

1 colher (sobremesa) de linhaça dourada moída

Continua após a publicidade

3 colheres (sopa) de abobrinha refogada

1 colher (sopa) de queijo cottage

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Polvilhe por cima a linhaça dourada moída. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture a abobrinha refogada com o queijo cottage. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de atum

4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

1 lata de atum light

1 colher (sopa) de maionese light

Salsinha e cebolinha a gosto

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira.

Reserve. Misture o atum com a maionese, a cebolinha e a salsinha. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de ovo com tomate

4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

2 ovos mexidos

1 colher (sobremesa) de requeijão light

¼ de tomate picado

Salsinha e cebolinha a gosto

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira.

Reserve. Misture os ovos mexidos com o requeijão, o tomate, a salsinha e a cebolinha. Adicione este recheio à tapioca.

Tapioca de banana com iogurte

4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

1 banana picada

1 potinho de iogurte grego zero gordura

Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira.

Reserve. Misture a banana com o iogurte. Adicione este recheio à tapioca e consuma a seguir.

Continua após a publicidade

  • Alimentação saudável
  • Benefícios dos alimentos
  • Emagrecimento
  • Tapioca

Источник: https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-recheio-da-tapioca-faz-toda-a-diferenca-aprenda-6-opcoes-saudaveis/

Tapioca é saudável? Veja se trocar o pão francês por ela vale a pena

6 benefícios da tapioca (e receitas saudáveis)

Prática e versátil, a tapioca é um alimento tipicamente brasileiro e já faz parte da rotina alimentar de quem busca fonte de energia e sabor. Mas será que o item é mesmo tão saudável quanto as pessoas acreditam? O tema é bastante controverso.

A tapioca é um amido extraído da raiz de mandioca. Consiste em carboidratos simples e contém pouca proteína, fibras ou nutrientes. Além disso, ainda não há comprovação científica dos seus benefícios.

Trocar o pão francês pela tapioca não traz tantas vantagens assim

Muitas pessoas que estão de dieta decidem fazer essa substituição por acreditar que a tapioca tem menos calorias do que o pãozinho francês. Mas nem sempre essa é uma boa escolha.

Para começar é importante ter em mente que a tapioca é rica em carboidratos e sua quantidade de calorias não difere tanto do pãozinho: de acordo com a TACO (Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), 100 gramas de pão francês contêm cerca de 300 calorias. E a mesma quantidade de tapioca possui aproximadamente 230 calorias.

No entanto, a vantagem do pão francês é que ele possui um índice glicêmico menor do que a concorrente. Por isso, libera a insulina mais lentamente e evita que o organismo receba elevadas quantidades de açúcar em um curto intervalo de tempo, o que é muito benéfico para quem busca emagrecer, assim como para aquelas que tem resistência à insulina ou diabetes.

Ainda de acordo com a TACO, ao comparar 100 g de pão francês e de tapioca, o primeiro possui quantidades maiores de ferro (nutriente que ajuda quem tem anemia), potássio (mineral que ajuda a regular a pressão arterial), zinco (que colabora com a imunidade) e das vitaminas B1, B2 e B3 (que ajudam na metabolização da energia).

Já a tapioca ganha essa disputa por ter menos sódio e gordura em sua composição. Também possui quantidades maiores de cálcio (mineral ligado à saúde dos ossos), retinol (derivado da vitamina A que ajuda na saúde da visão) e de vitamina C (que é antioxidante e ajuda a proteger o organismo).

E, por não ter glúten, a tapioca pode ser consumida por quem possui a doença celíaca (reação imunológica à ingestão de glúten) ou tem alergia a alimentos à base de trigo.

Ou seja, escolhendo bem os recheios (evitando itens calóricos e vazios em nutrientes), ambos podem ser alimentos saudáveis.

Benefícios dos nutrientes da tapioca

Imagem: iStock

Não existem estudos que comprovem os benefícios da tapioca. Mas conhecendo seu perfil nutricional, os especialistas consultados pelo UOL VivaBem conseguiram enumerar as seguintes vantagens:

– Melhora a digestão: o alimento é fácil de digerir por possuir carboidratos simples. Se for combinada com farinha de linhaça ou semente de chia, os benefícios são ainda maiores, pois melhora o funcionamento do intestino;

– Contribui para ossos mais fortes: a tapioca contém cálcio e ferro, o que contribui para a densidade dos ossos;

– Aumenta a energia: os carboidratos são fontes de energia e estão presentes em grandes quantidades na tapioca. E, além disso, o alimento não possui colesterol e gorduras saturadas, o que o torna mais saudável. A tapioca é uma excelente escolha para começar o dia cheio de disposição.

Riscos à saúde

Em grandes quantidades, a tapioca pode engordar. Duas colheres de sopa da massa já são bastante calóricas. Por isso, o consumo deve ser moderado e sem exageros.

Aqueles que possuem constipação intestinal crônica devem evitar a tapioca. E também há casos de pessoas que são alérgicas a mandioca e não podem consumir o alimento.

Pessoas com diabetes ou pré-diabetes precisam se atentar à quantidade de goma ou farinha consumida e ao tipo de recheio que será utilizado.

O ideal é optar por alguma fonte de gordura boa e proteína magra como complemento e consumir esporadicamente.

Em excesso, o alimento pode favorecer o surgimento de diabetes tipo 2, pois possui carga e índice glicêmicos altos.

A carga glicêmica é a quantidade de glicose que o alimento possui e o índice glicêmico é a velocidade com que entra no organismo. Sendo assim, pode sobrecarregar o pâncreas, que libera a insulina.

Por isso, a dieta precisa ser balanceada, para evitar alterações de glicose ou aumento do peso e gordura abdominal.

Como consumir a tapioca

Imagem: Verônica Laino

Pelo fato de a tapioca não possuir muitos nutrientes, incluir fibras e proteínas nos recheios torna o alimento mais saudável. Acrescente linhaça, gergelim, aveia e chia na massa antes do preparo.

para o recheio, opte por vegetais, legumes, queijo branco, atum, frango, ovos, frutas, entre outros.

Evite acrescentar queijos gordos, manteiga, leite condensado, chocolate ao leite, bacon e calabresa.

Uma forma de preparo bastante interessante usando a tapioca é a crepioca. Ela une à farinha ao ovo, o que lhe dá mais gorduras e proteínas, tornando-a um alimento mais equilibrado em macronutrientes. Para isso, basta misturar duas colheres de sopa de goma para tapioca (22 gramas) a um ovo. Confira uma receita funcional de crepioca recheada que pode ser um bom jantar.

Fontes: Frederico Lobo, nutrólogo e presidente e diretor científico da Associação para Estudos de Estratégias Ortomoleculares em Medicina; Maria Fernanda Vischi, nutricionista do HCor (Hospital do Coração); Marcela Voris, nutróloga e membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Fabio Bicalho, nutricionista funcional e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
– Instagram –

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/12/14/tapioca-e-saudavel-veja-se-trocar-o-pao-frances-por-ela-vale-a-pena.htm

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: