6 chás para baixar o colesterol

Como baixar o colesterol sem remédios, apenas com a alimentação

6 chás para baixar o colesterol

Todo mundo já ouviu falar de colesterol alto alguma vez, mas será que você sabe do que isso se trata? De acordo com médicos, existem dois tipos de colesterol: o HDL, considerado bom; e o LDL, o ruim.

Se eles estiverem em perfeito equilíbrio, não há riscos de doenças cardiovasculares. No entanto, se o colesterol LDL estiver alto os riscos de infarto, de derrame cerebral e de outras doenças igualmente perigosas aumentam muito.

Para evitar grandes problemas, na maioria dos casos os médicos receitam medicamentos que ajudam a baixar o colesterol. Mas, para quem não gosta de ficar escravo de remédios, a boa notícia é que é possível controlar os níveis de HDL e de LDL somente com a alimentação.

Como você vai ver abaixo, existem vários alimentos que ajudam ativamente a baixar o colesterol e outros que devem ser consumidos com moderação se você quiser ficar longe das doenças causadas por esse desequilíbrio interno.

Mas, antes de você sair por aí mudando completamente a forma de comer, lembre-se: só é possível saber como anda o colesterol por meio de exames. Por isso, não deixe de fazer seu check-up periodicamente, de se exercitar e de manter uma alimentação balanceada.

Nozes, amendoim, amêndoas, pistache e outras oleoginosas contam com óleos cheios de substâncias positivas para o organismo.

Se consumidos em porções moderados diariamente, cerca de 35 gramas a 40 gramas por dia, elas ajudam a baixar o colesterol ruim e a manter o equilíbrio do bom colesterol.

Peixes

Peixes são ótimos no controle do colesterol devido ao ômega-3, um tipo de gordura que ajuda a reduzir o LDL no sangue, os níveis de triglicerídeos e os riscos de acidentes cardiovasculares.

Para aproveitar seus benefícios, você deve consumir peixes azuis, como atum, salmão, trutas, entre outros pelo menos duas vezes por semana. Se for difícil encontrar pescados frescos onde você mora, é possível ainda consumir cápsulas de ômega-3.

Soja

Nesse caso estamos falando da proteína de soja. Embora ela não reduza de forma direta os níveis de colesterol, esse tipo de alimento se trata de uma fonte proteica com pouca gordura saturada e uma quantidade interessante de gordura insaturada.

Esses fatores fazem desse alimento um bom aliado para quem está na guerra contra o aumento do colesterol.

Chá verde

Embora não seja muito agradável ao paladar, vale a pena se esforçar para tomar chá verde diariamente.

Além de combater a retenção de líquido e ajudar no emagrecimento, esse chá combate também os níveis altos de LDL no sangue.

Fibras

Frutas, legumes, verduras, alimentos integrais, grãos, cereais, como a aveia; e outras fontes de fibras são excelentes alimentos contra o colesterol alto.

Óleos vegetais

Azeite, óleo de girasol, de milho, algodão, arroz e assim por diante são fontes de gordura insaturada e não contam com a temida gordura saturada.

Eles ajudam bastante nessa luta para baixar o colesterol, mas não devem ser fervidos. Em altas temperaturas, eles têm a estrutura química alterada e acabam se transformando em gordura saturada.

Chocolate amargo

Rico em flavonoides, o chocolate amargo – ou seja, com cacau em concentração superior a 70% – é um dos vilões do LDL. O mesmo benefício, no entanto, não está presente nos chocolates ao leite.

Canela

Conforme pesquisa desenvolvida pela Universidade dos Kansas, nos Estados Unidos, consumir pelo menos meia colher de sopa de canela em pó por dia, além de acelerar o metabolismo, tem papel importante no combate ao colesterol ruim.

O responsável por isso, segundo os cientistas, são os antioxidantes presentes na especiaria.

A fruta ajuda a soltar o intestino preso (se consumida com a polpa) e é rica em vitamina C, mas isso não é tudo. Conforme a Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, os flavonoides presentes na laranja reduzem os níveis de colesterol LDL já que limita a absorção do colesterol no intestino.

Abacate

A fruta, especialmente a do tipo avocado (o abacate pequeno) ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e a melhorar a saúde do coração.

Açaí

O açaí é um alimento altamente calórico, mas quando se trata de gorduras benéficas, ele é campeão. Ele auxilia na redução do colesterol ruim, melhora o colesterol bom, previne contra doenças cardiovasculares, como o infarto.

Ovos

Embora já tenha sido vilão, hoje a Ciência já desmistificou o consumo de ovos. Além de serem fontes de proteína, eles também ajudam a equilibrar o colesterol bom.

Leite e derivados magros

Queijos magros, iogurte e o próprio leite desnatado também podem ser consumidos com moderação por quem precisar baixar o colesterol.

Ao contrário das versões integrais, os produtos desnatados têm uma concentração menor de gorduras saturadas, que interferem diretamente nos níveis de gordura no sangue.

Carnes magras

Reduzir o consumo de carnes, especialmente de carne vermelha, gorda ou processada é o primeiro passo para o controle do colesterol, além de reduzir os riscos de desenvolvimento de câncer.

Dê preferência a carnes brancas e de preparo magro, como peixes e frango grelhados.

Vinho

Uma ou duas taças de vinho por dia eleva, aproximadamente, 12% os níveis o colesterol considerado bom, o HDL.

A maioria dos efeitos protetores, aliás, foram encontrados no vinho tinto (seco) devido aos seus flavonoides, que têm ação antioxidante, vasodilatadora e anti-coagulante plaquetária.

Alcachofra

O alimento também protege o fígado e deve ser cozido por 7 minutos antes do consumo.

Semente de linhaça

Rica em fibras e em ômega 3 e 6, as sementes de linhaça são ótimas contra o colesterol ruim e podem ser consumidas na comida, como em saladas, iogurtes, sopas e sucos.

Tintura de berinjela

A berinjela fatiada deve ficar de molho no álcool de cereais por 10 dias. Depois disso, é só coar a bebida e tomar uma colher de café 2 vezes por dia.

Chá mate

Além de gostoso, o chá mate diminuiu a absorção de gordura e pode ser tomado quente ou gelado.

Mas, para ter efeitos, assim como no caso dos demais remédios caseiros e alimentos dessa lista, é preciso o consumo frequente do chá, aliado a uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos,

E então, você sabia que esses alimentos são grandes aliados na luta contra o mau colesterol? Agora, se quiser ficar ainda mais protegido contra problemas cardiovasculares, você precisa conferir também essa outra matéria: Um único alimento é capaz de prevenir ataque cardíaco, hipertensão, AVC e colesterol alto.

Fonte: Minha Vida, Green Me, Veja

Источник: https://segredosdomundo.r7.com/como-baixar-o-colesterol-sem-remedios-apenas-com-alimentacao/

Remédios e Receitas caseiras para baixar o colesterol

6 chás para baixar o colesterol

Para baixar o colesterol com remédios caseiros é importante dar preferência aos alimentos ricos em ômegas 3 e 6 e fibras, pois ajudam a diminuir a absorção de gordura e promovem a regulação dos níveis de colesterol. É importante que os remédios caseiros sejam utilizados como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico.

O colesterol é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor, que não pode ser visto nem percebido no sabor dos alimentos.

Os principais tipos de colesterol são o colesterol bom (HDL) que deve estar acima de 60 mg/dL e o colesterol ruim (LDL), que deve estar abaixo de 130 mg/dL.

Manter os valores de colesterol no sangue devidamente equilibrados é importante para garantir o bom funcionamento do sistema hormonal e prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Conheça mais sobre os tipos de colesterol.

Melhores remédios caseiros para baixar o colesterol

Os remédios caseiros são úteis para ajudar a controlar a taxa de colesterol no sangue porque possuem propriedades que facilitam a elevação do HDL e diminuem a absorção de LDL, melhorando assim o colesterol total. Alguns exemplos são:

BenefícioComo usar
AlcachofraProtege o fígado e diminui a concentração de colesterol ruim.Cozinhar em água por 7 minutos e comer a seguir.
Sementes de linhaçaPossui fibras e ômega 3 e 6 que ao serem absorvidos no intestino combatem o colesterol ruim.Adicionar 1 colher de sopa de sementes de linhaça em sopas, saladas, iogurte, suco, leite ou vitamina.
Tintura de berinjelaContém fibras que favorecem a eliminação do colesterol pelas fezes.Colocar 4 fatias de casca de berinjela de molho no álcool de cereais por 10 dias. Depois coar com um filtro de papel e tomar 1 colher (de café) da parte líquida diluída em meio copo de água, 2 vezes ao dia.
Chá-matePossui propriedades que diminuem a absorção de gordura vinda dos alimentos.Ferver 1 litro de água com 3 colheres de chá-mate, coar e tomar durante o dia.
Chá de feno-gregoSuas sementes auxiliam na redução do colesterol no sangue.Ferver 1 xícara de água com 1 colher de sementes de feno grego por 5 minutos. Tomar morno.

Apesar de serem indicados para controlar o colesterol, estes remédios caseiros não substituem a dieta, exercícios e os remédios indicados pelo cardiologista, mas são excelentes formas de complemento terapêutico.

Para conseguir baixar o colesterol ruim, é recomendado seguir uma dieta saudável, consumindo somente fontes de gordura boa como azeite, azeitona, abacate e nozes, e excluindo alimentos com gorduras nocivas ao corpo, como as que estão presentes em alimentos industrializados e processados. Uma boa estratégia é observar no rótulo e embalagem dos alimentos a quantidade de gordura que ele possui, para avaliar se é seguro comer ou não.

Assista o vídeo a seguir para conhecer outros remédios caseiros indicados:

Receitas para baixar o colesterol

Estas receitas são ótimas estratégias para baixar colesterol, sendo uma ótima opção de refeição saudável e equilibrada.

1. Creme de abacate

O creme de abacate é rico em gorduras saudáveis e antioxidantes, o que ajuda a reduzir o colesterol ruim. Para fazer esse creme, basta bater no liquidificador 1 abacate maduro com 100 mL de leite desnatado e adoçar a gosto.

2. Panqueca de berinjela com linhaça

A berinjela tem propriedades funcionais que ajudam a equilibrar o colesterol e triglicerídeos, já a semente de linhaça é rica em omegas 3 e 6 e também cria uma goma no estômago prolongando o efeito de saciedade da refeição, ajudando no processo de emagrecimento.

Para fazer a massa da panqueca, basta bater no liquidificador 1 copo de leite desnatado, 1 copo de farinha de trigo integral, 1 ovo, 1/4 copo de azeite, sal e orégano.

Em seguida, pode-se fazer o recheio para a panqueca, e, para isso, deve-se refogar 1 berinjela e 1 peito de frango desfiado e temperar à gosto.

Outra opção é fatiar a berinjela e assar com temperos como alho fresco, sal, cebola, limão e curry.

3. Salada de alface com cenoura e limão

A salada de alface com cenoura e limão contribui para redução do colesterol porque tem um baixo teor de gordura. Para isso, deve-se colocar em um recipiente alface picada, cenoura crua ralada, cebola em rodelas e temperar com 1 limão espremido e alguns dentes de alho fresco.

4. Soja verde refogada

A soja verde na vagem contém isoflavonas que auxiliam na redução do colesterol, é pobre em gorduras e a qualidade da proteína da soja é muito parecida com a da carne, com a vantagem de não conter colesterol, superando em qualidade todas as outras proteínas vegetais.

Para fazer a soja verde refogada é indicado cozinhar a soja verde em água e depois de macia, temperar com molho de soja, vinagre e gengibre em pó.

5. Arroz integral com cenoura

O arroz integral com cenoura é rico em fibras que favorecem a eliminação de moléculas de gordura pelas fezes, além de vitaminas do complexo B, minerais como zinco, selênio, cobre e manganês assim como fitoquímicos com ação antioxidante. A camada externa do arroz integral possui oryzanol, uma substância conhecida por prevenir e controlar doenças cardiovasculares.

Para fazer o arroz integral com cenoura, basta refogar o arroz integral com alho, cebola e sal e depois adicionar água e cenoura ralada.

Confira no vídeo a seguir outra receita de arroz integral com vegetais que também pode ajudar a diminuir o colesterol:

Источник: https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-baixar-o-colesterol/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: