6 principais benefícios da farinha de banana verde e como fazer em casa

Contents
  1. 5 Benefícios da Farinha de Banana Verde – Como Fazer, Como Usar e Receitas
  2. Propriedades
  3. Para que Serve?
  4. Benefícios da farinha de banana verde
  5. Como Fazer
  6. Como Usar
  7. Receitas
  8. Vídeo:
  9. Você já conhecia todos esses benefícios da farinha de banana verde? Já a utilizou em alguma receita na cozinha? Comente abaixo!
  10. Benefícios da banana verde
  11. Farinha de banana verde
  12. Biomassa de banana verde
  13. Ingredientes
  14. Material utilizado
  15. Preparo
  16. Modo de utilização
  17. Vitamina de abacate (porção para uma pessoa)
  18. Vitamina de morango e banana (porção para uma pessoa)
  19. Vitamina de polpa de frutas (porção para uma pessoa)
  20. Banana verde: a biomassa ajuda a emagrecer até 4 kg por mês
  21. Benefícios da biomassa
  22. Como preparar
  23. Opção 1
  24. Opção 2
  25. Purê de batata com biomassa
  26. Molho à bolonhesa com biomassa
  27. Farinha de banana: benefícios, receitas e onde comprar
  28. Porque utilizar a banana verde?
  29. Benefícios da utilização da banana verde:
  30. Benefícios da farinha de banana
  31. 1. Prolonga a saciedade
  32. 2. Diminui o risco de diabetes
  33. 3. Favorece o funcionamento gastrointestinal
  34. 4. Evita a obstipação
  35. 5. Reforça a imunidade
  36. 6. Combate a tristeza e depressão
  37. 7. Diminui o colesterol
  38. Quantidade recomendada de farinha de banana diariamente
  39. Onde comprar farinha de banana
  40. Como fazer a farinha de banana em casa?
  41. Riscos e contra-indicações
  42. Como consumir a farinha de banana
  43. 1. Bolo de banana verde
  44. 2. Tarte Salgada com Farinha de Banana Verde
  45. Veja também:
  46. 4 mitos e verdades sobre a farinha de banana verde
  47. Para que serve a farinha de banana verde?
  48. O consumo de farinha de banana verde pode ajudar a emagrecer
  49. Esse tipo de farinha tem menos vitaminas do que a fruta natural
  50. A farinha de banana verde pode causar diarreia
  51. Ela pode auxiliar no controle do índice glicêmico

5 Benefícios da Farinha de Banana Verde – Como Fazer, Como Usar e Receitas

6 principais benefícios da farinha de banana verde e como fazer em casa

Geralmente utilizada para regulação do intestino e alívio da constipação, a banana verde também é conhecida por aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a fome e até mesmo diminuindo as taxas de colesterol. Você vai gostar de conhecer os benefícios da farinha de banana verde, para que ela serve, como ela pode ser utilizada e algumas receitas.

  Continua Depois da Publicidade  

A banana verde também pode auxiliar no controle do peso, ajudar a diminuir o colesterol, proteger o coração e até ajudar no controle da glicemia e da diabetes. Você precisa conhecer como ela pode te ajudar desta forma e os outros benefícios da banana verde para a saúde.

Existem muitos benefícios, além dos nutricionais, da farinha de banana verde. Um deles é que é uma farinha completamente livre de glúten, ou seja, é extremamente recomendada para celíacos. Além disso, pode substituir a farinha branca para fazer incríveis receitas light, como você pode conferir. Aprenda 20 receitas com banana verde.

Ao contrário da banana madura, a fruta ainda verde contém pouco açúcar e uma grande quantidade de amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido no estômago e que pode trazer benefícios à saúde. Entre os principais, temos o aumento da saciedade, prevenção de alguns tipos de câncer e até mesmo diminuição das taxas de colesterol.

Para quem está de olho na balança, há muitos benefícios da farinha de banana verde para a dieta e saúde, já que ela controla o apetite e é pouco calórica. Confira abaixo estes e outros benefícios da farinha de banana verde.

Propriedades

Fonte de fibras, vitaminas e minerais, a farinha de banana verde é um dos alimentos mais nutritivos à nossa disposição. Uma única porção de 30 g (equivalente a duas colheres) fornece:

  • 99 calorias;
  • 1,2 g de proteínas;
  • 23,2 g de carboidratos;
  • 2,7 g de fibras – o que é equivalente a 11% da nossa Ingestão Diária Recomendada (IDR) 8% da IDR de fósforo;
  • 7% IDR de ferro;
  • 5% de cálcio;
  • 3% de magnésio;
  • 2% de manganês.

A farinha de banana verde também é fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato que passa intacto pelo estômago e pelo intestino delgado. Ao chegar ao intestino grosso, o amido resistente passa por um processo de fermentação, que produz uma série de ácidos graxos benéficos ao organismo e sobretudo às bactérias do trato digestivo.

Para que Serve?

A farinha de banana verde pode ser utilizada para baixar o colesterol, auxiliar no emagrecimento, melhorar as taxas de glicose na circulação e também para melhorar o trânsito intestinal. A matéria abaixo, exibida no programa Globo Repórter, ajuda a explicar para que serve a farinha de banana verde:

Benefícios da farinha de banana verde

O amido resistente é responsável por grande parte dos benefícios da farinha de banana verde. Conheça quais são eles:

1. Controle das taxas de colesterol

  Continua Depois da Publicidade  

O consumo habitual de farinha de banana verde (não adianta consumir a farinha uma vez a cada 15 dias e esperar obter bons resultados) pode auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol ruim em circulação (LDL). As fibras da farinha dificultam a absorção dos lipídios, além de também estimular a produção de HDL – o bom colesterol que evita que o LDL se deposite nas artérias e cause problemas ao coração.

2. Melhora o humor e diminui a compulsão

Assim como a banana madura, a farinha de banana verde é fonte de triptofano e vitamina B6, dois elementos essenciais para a síntese de serotonina. Também conhecida como “hormônio da felicidade”, a serotonina é na verdade um neurotransmissor, que promove a comunicação entre as células cerebrais (neurônios).

Quanto melhor essa comunicação, menores as chances de você se sentir triste ou deprimido, o que significa que a farinha de banana verde melhora o humor, diminui a compulsão alimentar, alivia os sintomas do estresse e pode até mesmo ajudar na indução do sono (outro efeito do triptofano).

3. Regula os níveis de açúcar no sangue

A farinha de banana verde libera glicose de forma muito lenta no organismo, de maneira que não haverá uma grande quantidade de insulina em circulação logo após você consumir o alimento. Isso não somente evita os temidos picos de glicose como pode reduzir a resistência à insulina – que é o principal fator de surgimento de diabetes do tipo II.

4. Favorece a perda de peso

A farinha de banana verde ajuda a emagrecer por três motivos, que serão listados ainda como os próximos benefícios da farinha de banana verde:

  Continua Depois da Publicidade  

5. Aumenta a Saciedade

Sempre elas, as fibras: ao absorverem líquidos no estômago, as fibras aumentam a sensação de saciedade e avisam para o cérebro que está na hora de parar de comer.

6. Melhora o funcionamento do intestino

Você provavelmente já ouviu falar que existem alimentos que ajudam a causar inflamações no organismo, e que essas informações podem dificultar a perda de peso. Pois é exatamente isso mesmo, uma vez que a má alimentação pode levar ao acúmulo de uma série de toxinas nocivas ao corpo.

Uma das melhores maneiras de combater essas inflamações é melhorar o funcionamento do intestino, favorecendo a eliminação de toxinas e resíduos da digestão. As fibras da banana verde cumprem bem esse papel, atuando como uma “vassoura” do sistema digestivo. Para que esse efeito seja completo, no entanto, é fundamental que a farinha seja consumida com bastante água.

7. Evita picos de insulina

Além de promover o estoque de gordura, a insulina em excesso também pode enviar ao cérebro um falso sinal de fome, fazendo com que você queira comer mesmo após ter acabado de se alimentar.

8. Combate o Câncer de Intestino

Ao estimular a eliminação de toxinas e facilitar a remoção de possíveis resíduos digestivos das paredes intestinais, a farinha de banana verde colabora para a manutenção de um sistema digestivo sadio e funcional, duas características que obviamente estão ausentes no surgimento do câncer.

Outra atuação da farinha de banana verde no intestino se dá através do amido resistente, que atua como um excelente probiótico para as inúmeras bactérias que habitam nosso trato intestinal. Bem nutridas, elas são indispensáveis para manter a integridade da parede intestinal e evitar o surgimento de neoplasias (câncer).

Como Fazer

Como não é possível consumir a banana verde crua (devido ao alto teor de tanino, que confere à fruta o sabor “marrento” característico), a melhor maneira de utilizá-la é na forma de farinha. Fácil de fazer, a farinha de banana verde pode ser mantida por vários meses sem necessidade de ir à geladeira. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 1 dúzia de bananas verdes.

Modo de Preparo:

  1. Lave bem as bananas;
  2. Ferva-as por dois minutos para remover possíveis impurezas.
  3. Descasque as bananas e corte-as em tiras. Coloque-as sobre uma forma (sem empilhar uma sobre as outras) e leve para assar em forno baixo;
  4. Deixe torrar até que estejam bem secas (esturricadas mesmo) – apenas tome cuidado para que não queimem;
  5. Bata as bananas secas no liquidificador;
  6. Se preferir uma farinha mais fina para fazer bolos e pães, passe a mistura do liquidificador em uma peneira. Já para uma farinha integral com todas as fibras basta armazená-la em vidros bem fechados sem peneirar.

Como Usar

Para quem deseja utilizar a farinha de banana verde para emagrecer, a sugestão é consumir uma colher do alimento com um copo de água logo ao acordar, para restabelecer os níveis de glicose e evitar picos de fome ao longo do dia.

Como praticamente não tem sabor, a farinha de banana verde pode também ser utilizada no preparo das mais diversas receitas, tanto doces quanto salgadas, como pães, sopas, mousses, panquecas, tapiocas, sopas e biscoitos.

Devido ao alto teor de amido da farinha de banana verde, a dica é utilizar cerca de 20% menos da farinha na hora de fazer substituições nas receitas (se a receita pede 100 g de farinha de trigo e você quer substituir tudo por farinha de banana, utilize somente 80g da farinha de fruta).

Receitas

Confira 3 receitas com farinha de banana verde que podem entrar em seu cardápio sem atrapalhar a dieta (apenas consuma com moderação):

1. Barra de Cereal com Farinha de Banana Verde

Prática, a receita abaixo admite as mais diferentes combinações (se não quiser usar nozes, por exemplo, pode optar por passas, chia ou qualquer outro ingrediente de sua preferência).

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1/3 de xícara de farinha de banana verde;
  • ¼ de xícara de frutas secas;
  • 2 colheres de mel;
  • 3 colheres de óleo de coco;
  • 2 colheres de manteiga de amendoim (ou qualquer outra manteiga de sua preferência);
  • 3 colheres de nozes picadas.

Preparo:

  1. Em um recipiente misture todos os ingredientes secos e reserve;
  2. Leve ao micro-ondas uma tigela com a pasta de amendoim, o óleo de coco e o mel. Deixe derreter por 25 segundos;
  3. Misture os ingredientes líquidos com os secos e incorpore bem;
  4. Coloque a mistura em uma forma com papel vegetal (ou manteiga, tanto faz) e leve para gelar no freezer;
  5. Após 4 horas retire a forma e corte as barrinhas no tamanho que desejar.

2. Shake de farinha de Banana Verde

Ingredientes:

  • 1 copo de leite de soja gelado;
  • 2 colheres de farinha de banana verde;
  • 1 pera madura;
  • ½ maçã;
  • Canela a gosto.

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

3. Bolo Integral com Farinha de Banana Verde

Riquíssima em fibras, a receita abaixo é deliciosa e leva uma série de ingredientes nutritivos e saudáveis, como linhaça, nozes e aveia – além de fornecer todos os benefícios da farinha de banana verde, é claro.

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de banana verde;
  • 2 xícaras de farinha de aveia;
  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1 copo de óleo de coco ou azeite;
  • 2 xícaras de açúcar mascavo;
  • 4 ovos;
  • 4 bananas maduras;
  • 1 xícara bem cheia de ameixa (sem caroço) picada;
  • 3 colheres de linhaça;
  • 1 colher de canela em pó;
  • ¾ de xícara de nozes (pode ser castanha do Pará) picadas;
  • 1 ½ colher de fermento químico;
  • 1 colher de sopa de chia.

Modo de Preparo:

  1. Em uma tigela grande misture as farinhas, a canela, a aveia e o açúcar. Reserve;
  2. Bata no liquidificador o óleo de coco, os ovos e a banana, até que fique bem cremoso;
  3. Acrescente o creme do liquidificador à mistura de farinhas e mexa bem;
  4. Adicione a ameixa, as nozes e a linhaça. Incorpore bem e por último acrescente o fermento;
  5. Despeje a misture sobre uma forma untada e polvilhada com farinha de banana verde;
  6. Leve para assar em forno (pré-aquecido) médio por 45 minutos, ou até que o interior esteja sequinho.

Vídeo:

Gostou das dicas?

  • Willis HJ, Eldridge AL, Beiseigel J, Thomas W, Slavin JL. “Greater satiety response with resistant starch and corn bran in human subjects.” Nutr Res.2009 Feb;29(2):100-5. doi: 10.1016/j.nutres.2009.01.004;
  • HIGGINS, J.A. “Resistant starch: metabolic effects and potential health benefits.” Journal of AOAC International, Gaithersburg, v.87, n.3, p. 761-768, 2004;
  • Englyst HN, Kingman SM, Hudson GJ, Cummings JH. Measurement of resistant starch in vitro and in vivo. Br J Nutr.1996 May; 75(5):749-55;
  • K. L. Johnston, E. L. Thomas, J. D. Bell, G. S. Frost and M. D. Robertson. Resistant starch improves insulin sensitivity in metabolic syndrome. Diabetic Medicine Volume 27, Issue 4, pages 391–397, April 2010;
  • Suntharalingam S1, Ravindran G. – Physical and biochemical properties of green banana flour. Plant Foods Hum Nutr.1993 Jan;43(1):19-27;
  • http://www.dailymail.co.uk/health/article-2962444/The-latest-wonder-food-crave-banana-flour-way-curbing-carbs-helps-feel-fuller-longer.html

Você já conhecia todos esses benefícios da farinha de banana verde? Já a utilizou em alguma receita na cozinha? Comente abaixo!

(25 votos, média: 3,76 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/5-beneficios-da-farinha-de-banana-verde-como-fazer-como-usar-e-receitas/

Benefícios da banana verde

6 principais benefícios da farinha de banana verde e como fazer em casa

Além de ser saborosa, a banana verde ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Rica em amido, a fruta também fornece energia para o organismo, regulando o intestino e ajudando na digestão.

A banana ainda possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Também previne a perda de cálcio, ajudando na prevenção de osteoporose.

Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos.

Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas.

Quando encontrada na forma de farinha ou biomassa, a banana verde mantém os mesmos nutrientes e calorias.

Nesse caso, o amido fica mais resistente e age no organismo da mesma maneira que uma fibra insolúvel: aumenta o volume fecal e a capacidade do corpo de liberar e diminuir as toxinas potencialmente cancerígenas.

Farinha de banana verde

A farinha é rica em minerais, pode ser utilizada no dia-a-dia e comprada em lojas de produtos naturais ou mercearias.

Nas receitas convencionais, substitua a farinha comum por metade da farinha de banana verde. O alimento ajuda na absorção lenta da glicose, evitando um estímulo desnecessário de insulina pelo corpo.

A longo prazo isso previne o surgimento da diabetes e contribui com um estilo de vida mais saudável.

A farinha de banana tem um gosto neutro e pode ser utilizada na substituição parcial ou total da farinha de trigo.

Outra opção é polvilhar o farelo nas refeições, em frutas, no iogurte ou até na água. Boa alternativa para o lanche da tarde, no horário que bate aquela fome.

Recomendo a ingestão de 2 colheres de sopa ao dia, podendo começar com 1 colher de sobremesa ao dia. Além disso, é importante caprichar no consumo de água para ter os efeitos desejados. Caso contrário, pode haver constipação intestinal, o incômodo “intestino preso”.

Biomassa de banana verde

Possui as mesmas propriedades da farinha de banana verde e pode ser comprada na forma industrializada (congelada) ou feita em casa. Veja abaixo a receita:

Ingredientes

  • Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
  • 12 bananas verdes (preferir orgânicas)

Material utilizado

Panela de pressão, liquidificador, garfo, fôrma para gelo e pote de vidro.

Preparo

Lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente.

Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta – sem as cascas – para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro, por até 7 dias.

Quando utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior e coloque na geladeira, ou coloque no microondas, em um pote de vidro, por 1 minuto.

Modo de utilização

Batida em vitaminas, sucos, caldo de feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, etc.

Vitamina de abacate (porção para uma pessoa)

Bata no liquidificador:

  • 1 copo de leite ou leite de arroz ou leite de aveia
  • 1 colher de sobremesa de biomassa ou 1 pedra de gelo, caso use biomassa congelada
  • 1 colher de sopa cheia de abacate (ou avocado)
  • Adoce a gosto

Vitamina de morango e banana (porção para uma pessoa)

Bata no liquidificador:

  • 1 copo de leite ou leite de arroz ou leite de aveia
  • 1 colher de sobremesa de biomassa ou 1 pedra de gelo, caso use biomassa congelada
  • 1/2 banana nanica e 5 unidades de morango

Adoce a gosto, mas cuidado, pois a mistura já fica naturalmente doce.

Vitamina de polpa de frutas (porção para uma pessoa)

Bata no liquidificador:

  • 1 copo de leite ou leite de arroz ou leite de aveia
  • 1 colher de sobremesa de biomassa ou 1 pedra de gelo, caso use biomassa congelada
  • ½ polpa de frutas

Adoce a gosto.

Olá, essa matéria foi útil para você?

Источник: https://www.personare.pt/beneficios-da-banana-verde-m2095

Banana verde: a biomassa ajuda a emagrecer até 4 kg por mês

6 principais benefícios da farinha de banana verde e como fazer em casa
Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Thinkstock/Getty Images /

Esqueça aquela história de embrulhar banana no jornal para ela amadurecer logo. Enquanto ainda está verde, essa fruta pode virar uma espécie de purê que ajuda na perda de peso.

“A biomassa de banana verde tem amido resistente, que aumenta a sensação de saciedade e faz o intestino funcionar”, explica a nutricionista Ana Fornari, da Camomila Consultoria em Nutrição. “Como a digestão e a absorção da biomassa são lentas, o organismo libera menos insulina no sangue.

Isso ajuda na prevenção do diabetes”, acrescenta a nutricionista. Aqui tem 16 receitas incríveis para fazer com a biomassa!

Benefícios da biomassa

A biomassa de banana verde tem amido resistente, que aumenta a sensação de saciedade e faz o intestino funcionar. “Como a digestão e a absorção da biomassa são lentas, o organismo libera menos insulina no sangue. Isso também ajuda na prevenção do diabetes”, explica a nutricionista Ana Fornari, da Camomila Consultoria em Nutrição.

Como preparar

Para preparar a biomassa, o ideal é comprar a banana na feira. Ela precisa ser verde e não pode ter sido climatizada, um processo usado em supermercados e sacolões para amadurecer as frutas logo. “Quando a banana fica madura, o amido resistente se transforma em açúcar”, explica a culinarista funcional Thais Massa, que ensina uma receita bem simples:

  • Corte 8 bananas do cacho pela ponta, sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca e tudo. Cozinhe-as, sem tirar a casca, numa panela de pressão com água suficiente para cobrir as frutas. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e marque 8 minutos. Desligue e espere o vapor escapar naturalmente. Descasque as bananas e bata a polpa ainda quente no liquidificador, adicionando água aos poucos até obter uma pasta espessa.
  • Se não utilizar imediatamente, guarde a biomassa em um saco plástico ou pote de vidro. Ela pode ser guardada por 1 semana na geladeira, ou 4 meses no freezer.

Confira o cardápio que auxilia na perda de até 1kg por semana:

Opção 1

Café da manhã

  • 1 copo de suco natural de melão + 2 torradas integrais + 1 polenguinho light + 1 iogurte grego 0% gordura + 1 col. (sopa) de aveia

Lanche da manhã

  • 1 barra de cereais + ½ mamão papaia

Almoço

  • Salada de alface, tomate e pepino + 3 col. (sopa) de purê de batata com biomassa + 1 filé de frango grelhado + 2 col. (sopa) de lentilha cozida + 1 col. (sopa) de azeite + 6 col. (sopa) de espinafre cozido

Lanche da tarde

  • 2 castanhas de caju + 2 castanhas-do-pará + 10 g de uvas-passas + 2 damascos secos

Jantar

  • Salada de rúcula, beterraba e cenoura + 3 col. (sopa) de arroz integral + 5 col. (sopa) de brócolis cozido + omelete de 1 ovo com 1 fatia de queijo minas

Opção 2

Café da manhã

  • 1 maçã + 2 fatias de pão integral + 2 fatias de peito de peru + 1 fatia de ricota

Lanche da manhã

  • 7 amêndoas + 5 damascos secos + 1 fatia de melancia

Almoço

  • Salada de alface, acelga e tomate + 1 col. (sopa) de azeite + 4 col. (sopa) de macarrão integral + 4 col. (sopa) de molho à bolonhesa com biomassa + 6 ramos de couve-flor cozida + 2 col. (sopa) de cenoura cozida

Lanche da tarde

  • 1 iogurte desnatado + 5 morangos + 1 col. (sopa) de aveia

Jantar

  • Salada de agrião, escarola, rabanete e beterraba + 3 col. (sopa) de cará cozido + 1 col. (sopa) de grão-de-bico cozido + 4 col. (sopa) de chuchu cozido + 1 pedaço de peito de frango assado

Inclua essas receitas no seu dia a dia para deixar sua alimentação mais saudável:

Continua após a publicidade

Purê de batata com biomassa

Ingredientes

  • 1 kg de batata
  • 1 col. de sal
  • 2 xíc. (chá) de leite
  • 1 xíc. (chá) de biomassa
  • 1 col. (sopa) de margarina

Modo de preparo

Corte as batatas, já descascadas, em cubos grandes. Numa panela, coloque água suficiente para cozinhar as batatas e 1 col. (sobremesa) de sal. Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias. Amasse-as com o espremedor. Bata o leite com a biomassa no liquidificador, adicione a batata com a margarina e leve ao fogo até o
purê ficar homogêneo.

Molho à bolonhesa com biomassa

Ingredientes

  • 4 col. (sopa) de óleo de canola
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 500 g de carne moída
  • 1 ½ xíc. (chá) de biomassa
  • 500 ml de molho de tomate caseiro
  • 300 ml de água
  • Sal e pimenta a gosto
  • Orégano e manjericão 

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho. Junte a carne moída e cozinhe. Acrescente a biomassa, o molho e a água. Refogue e adicione o sal, a pimenta, o orégano e o manjericão. Deixe apurar por 15 minutos.

Continua após a publicidade

Источник: https://claudia.abril.com.br/dieta/banana-verde-a-biomassa-ajuda-a-emagrecer-ate-4-kg-por-mes/

Farinha de banana: benefícios, receitas e onde comprar

6 principais benefícios da farinha de banana verde e como fazer em casa

A banana é um alimento muito completo, barato e fácil de ser encontrado.

Como é praticamente impossível comer essa fruta verde, uma alternativa interessante é fazer a farinha de banana.

Descubra mais sobre esta nova farinha!

Porque utilizar a banana verde?

A banana, quando verde, pode ter entre 55 e 93% do seu amido na forma resistente, um tipo de hidratos de carbono mais saudável para o organismo e responsável pela maior parte dos benefícios da farinha de banana.

Benefícios da utilização da banana verde:

  • Amido resistente apenas digerido no intestino – não é convertido em glicose (açúcar);
  • Menos frutose (açúcar da fruta) que a banana madura;
  • Isenta de gordura;
  • Menos calórica que a banana madura;
  • Mais fibras que a banana madura;
  • Menos hidratos de carbono que a banana madura.

Benefícios da farinha de banana

A farinha de banana, apesar do processamento, mantém os principais nutrientes e características nutricionais da banana verde.

Aqui, tem a sua composição nutricional, por 100g:

  • Energia: 346 Kcal;
  • Lípidos: 0g;
  • Hidratos de carbono: 81.5g, dos quais 73.6g são açúcares;
  • Fibra: 7.7g;
  • Proteínas: 4g;
  • Sal: 0.05g.

1. Prolonga a saciedade

A banana verde e a sua farinha são ricas no amido resistente, componente que retarda a digestão e ajuda a controlar a fome e a prolongar a sensação de saciedade.

A digestão do amido resistente presente na farinha de banana dá-se no intestino. Na verdade, o processo não é propriamente uma digestão, mas sim uma fermentação.

Essa fermentação é feita pelas bactérias que existem no intestino, e quando estas atuam sobre o amido resistente, liberam várias substâncias que são benéficas para o intestino e o corpo em geral.

2. Diminui o risco de diabetes

A insulina é a hormona que transporta o açúcar da corrente sanguínea para as células, onde este pode ser utilizado como fonte de energia. Portanto, quanto mais hidratos de carbono e açúcar forem ingeridos, maior a produção dessa substância no organismo.

Quando existe, com frequência, uma grande produção de insulina no corpo, fruto de uma ingestão exagerada de hidratos de carbono e açúcares, o organismo torna-se resistente à insulina e surge a diabetes.

Adicionalmente, a presença de insulina em grande quantidade aumenta o armazenamento de gordura no corpo, resultando assim num ganho de peso.

O amido resistente ajuda a evitar o excesso de produção de insulina pelo pâncreas, já que sua digestão não resulta na libertação de glicose na corrente sanguínea (quanto menos glicose for liberada durante o processo de digestão, menos insulina será produzida pelo pâncreas e menos risco de diabetes, lembra-se?).

Por ser capaz de evitar os picos glicémicos e o aumento dos níveis de insulina, a farinha de banana pode ser considerada um alimento que ajuda a diminuir o risco de diabetes.

3. Favorece o funcionamento gastrointestinal

O amido resistente também tem algumas semelhanças com as fibras, visto que não é digerido no estômago, mas apenas no intestino.

Assim, o amido resistente atua no processo fermentativo no intestino, através da ação das bactérias probióticas da flora intestinal.

Este processo ajuda o desenvolvimento das bactérias benéficas, em detrimento dos microorganismos com efeitos negativos para nossa saúde.

Como resultado, existe uma melhor absorção de nutrientes essenciais, o que dá ao corpo tudo que necessita para funcionar corretamente.

4. Evita a obstipação

Este efeito positivo no intestino provém da sinergia de atuação entre o amido resistente e as fibras.

A presença destes dois componentes da farinha de banana gera um aumento do bolo fecal e uma facilitação da sua saída, contribuindo assim para um melhor trânsito intestinal.

5. Reforça a imunidade

É no intestino que são produzidas cerca de 60% das imunoglobinas, as células de defesa do nosso corpo. Deste modo, quando o intestino funciona bem, o corpo está mais protegido.

Estudos demostraram também que o consumo de farinha de banana pode levar à produção de ácidos gordos de cadeia curta no intestino. Quando estes estão em falta, é mais fácil para as bactérias nocivas da microbiota intestinal deslocarem-se para a corrente sanguínea, aumentando a probabilidade de infeções.

Deste modo, a farinha de banana ajuda a reforçar a imunidade pois, ao melhorar o funcionamento do intestino, esta farinha otimiza as defesas naturais do organismo, evitando o surgimento de doenças.

6. Combate a tristeza e depressão

Devido à presença de potássio, fibras, minerais, vitaminas B1, B6 e betacaroteno, é possível dizer que a farinha de banana pode ajudar no combate contra a depressão.

A vitamina B6, por exemplo, promove a síntese da serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar.

7. Diminui o colesterol

Assim como o envio da glicose para a corrente sanguínea se torna mais lento com a ingestão de farinha de banana, o mesmo acontece com o colesterol.

A presença de fibras e de ácidos gordos de cadeia curta, leva a que haja uma diminuição da absorção do colesterol LDL (o colesterol “mau”), sendo que este se une ao bolo fecal e é eliminado do corpo em conjunto com este.

Excesso de colesterol LDL leva à acumulação de placas de gordura nas artérias, entupindo-as e levando a aterosclerose. Este processo aumenta a probabilidade de enfarte de miocárdio ou AVC, se o bloqueio ocorrer perto do coração ou cérebro, respetivamente.

Quantidade recomendada de farinha de banana diariamente

A quantidade diária de farinha de banana aconselhada é de até duas colheres de sopa por dia, o que equivale a 30g aproximadamente.

Onde comprar farinha de banana

A farinha de banana verde pode ser encontrada em supermercados, lojas de produtos naturais ou mesmo comprada em lojas online. Porém, procure sempre comprar marcas e locais de confiança.

Nas lojas Celeiro, a farinha de banana da Iswari custa 4,72€ por uma embalagem de 125g.

Como fazer a farinha de banana em casa?

Como as farinhas prontas podem conter conservantes e corantes, a farinha de banana também pode ser feita em casa.

Aqui estão os passos:

  1. Escalde as bananas verdes com casca em água a ferver, durante dois minutos;
  2. Tire-as da água, descasque-as, dispense a casca e corte as bananas em tiras;
  3. Coloque essas tiras numa forma antiaderente, dispostas lado a lado;
  4. Leve ao forno com uma temperatura baixa e deixe torrar até ficarem endurecidas e quebradiças, mas sem ter um aspeto de queimado;
  5. Coloque as tiras no processador até ter uma farinha e passe por uma peneira fina;
  6. Guarde a farinha num local seco e arejado até 1 ou 2 semanas.

Riscos e contra-indicações

Não existe contra-indicações ao consumo da farinha de banana, a não ser que tenha alergia a algum componente da banana.

Se optar por um produto industrializado veja o rótulo para garantir que não contém corantes ou outros aditivos alimentares.

Não se esqueça que a ingestão de farinha de banana em excesso ou sem a ingestão de bastante água pode levar a gases e obstipação. Beba muita água.

Como consumir a farinha de banana

O ideal é consumir a farinha em conjunto com outros alimentos. Esta pode ser misturada com sumos, sopas, laticínios ou batidos e adicionada à massa de bolos, bolachas ou panquecas.

1. Bolo de banana verde

– Ingredientes –

  • 1 chávena de bebida de amêndoa
  • 1/2 chávena de óleo de girassol
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça
  • 1 colher de sopa de vinagre branco ou de maçã
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó magro
  • 1 chávena de açúcar mascavado
  • 1 chávena de farinha de banana verde
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

– Modo de preparação –

  1. No liquidificador, misture o leite vegetal com o óleo, o vinagre, as sementes de linhaça e o chocolate em pó.
  2. Acrescente o açúcar mascavado e a farinha de banana verde e envolva bem.
  3. Adicione e misture o fermento em pó.
  4. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos numa temperatura médio-baixa (pré-aquecido).

2. Tarte Salgada com Farinha de Banana Verde

– Ingredientes –

  • 5 ovos grandes
  • 2/3 de chávena de óleo
  • 3 chávenas de leite
  • 3 colheres de sopa de queijo ralado
  • 2 chávenas de farinha de trigo
  • 1 chávena de farinha de banana
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó

– Modo de preparação –

  1. No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite e o queijo ralado
  2. Misture bem até ficar tudo homogéneo.
  3. Adicione a farinha de trigo e a farinha de banana aos poucos, enquanto liga e desliga o liquidificador até acrescentar as farinhas por completo
  4. Acrescente o fermento e envolva a massa.
  5. Coloque metade da massa numa assadeira untada e adicione um recheio à sua escolha (legumes, frango, camarão,…) e cubra com a outra metade da massa.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 40 minutos.
  7. Se quiser, pode polvilhar o topo da tarde com sementes de chia, linhaça, ou outra.
  8. Sirva fria ou quente.

Veja também:

Источник: https://www.vidaativa.pt/farinha-de-banana/

4 mitos e verdades sobre a farinha de banana verde

6 principais benefícios da farinha de banana verde e como fazer em casa
Postado em 30 de setembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça melhor o que a ciência já sabe sobre propriedades nutricionais desse alimento

O Brasil é um grande produtor de frutas e hortaliças. Dentre elas, a banana é, sem dúvida, um dos vegetais mais comercializados e produzidos em diferentes variações, como prata, ouro, maçã e nanica.

E quando colhida antes do amadurecimento, é conhecida como banana-verde, que tem ganhado fama por ser fonte de derivados importantes para a saúde e a nutrição, como a biomassa e a farinha de banana verde.

A farinha de banana verde pode ser usada no preparo de massas, bolos e tortas.

E para quem possa estranhar o uso do ingrediente derivado da fruta que nem amadureceu, vale saber que até a ciência vem comprovando os benefícios dele.

Um exemplo é um recente estudo publicado no periódico Nutrients, que aponta que a banana verde pode ter efeito em diferentes partes do corpo, desde o intestino até no controle de peso.

E para que você possa entender mais sobre eles, a seguir, listamos alguns dos mais procurados mitos e verdades a respeito do uso da farinha de banana verde na nutrição. Confira:

Para que serve a farinha de banana verde?

Explicamos seu uso e benefícios a partir de 4 mitos e verdades sobre o ingrediente.

O ingrediente é fonte de vitaminas e minerais | Imagem: Shutterstock

O consumo de farinha de banana verde pode ajudar a emagrecer

Parcialmente verdade.

Um estudo feito na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, investigou o uso do ingrediente e descobriu que o consumo de farinha de banana verde pode não promover uma perda de peso ou alterações na composição corporal em mulheres com sobrepeso. No entanto, pode ocorrer uma diminuição da circunferência do quadril. De qualquer forma, ainda faltam estudos mais conclusivos a respeito desse benefício entre seres humanos.

Esse tipo de farinha tem menos vitaminas do que a fruta natural

Mito. Um estudo feito pela Revista Brasileira de Fruticultura aponta que a farinha de banana verde com casca se mantém como fonte alimentar de minerais e fibras. Já outra pesquisa divulgada pela Academy of Nutrition and Dietetics sugere que a farinha também possui traços de vitamina C, A, B1 e B2.

A farinha de banana verde pode causar diarreia

Mito. Ao contrário. A pesquisa da Nutrients avaliou que os benefícios do ingrediente para a saúde poderiam ajudar no controle de sintomas relacionados a doenças gastrointestinais. Além disso, a polpa da fruta foi testada em um grupo de crianças e, como resultado, foi capaz de melhorar sintomas como diarreia e constipação (prisão de ventre).

Ela pode auxiliar no controle do índice glicêmico

Verdade. A farinha de banana verde pode aumentar a saciedade e influenciar a estabilidade da glicose no organismo (homeostase), segundo um estudo divulgado pelo periódico Nutrients.

Além disso, outra pesquisa feita na Universidade de Brasília aponta que a massa de banana verde, apesar de perder grande parte de amido resistente ao decorrer de seu processamento, possui baixo índice glicêmico.

Mas é importante ressaltar que ainda faltam mais estudos para se certificar a respeito desse benefício.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Valle H. et al. Yes, nós temos bananas – Histórias e receitas com biomassa de banana verde. Senac, 2019.

Ramos A. Efeitos da suplementação de farinha de banana verde e kombucha na composição corporal de ratos Wistar. Journal of Health, 2019.

Falcomer A. et al. Health Benefits of Green Banana Consumption: A Systematic Review. Nutrients, 2019.

Zandonadi R. et al. Green Banana Pasta: An Alternative for Gluten-Free Diets. Academy of Nutrition and Dietetics, 2012.

Bezerra C. et al. Nutritional potential of green banana flour obtained by drying in spouted bed. Revista Brasileira de Fruticultura, 2013.

Tavares da Silva, S. et al. Women with metabolic syndrome improve antrophometric and biochemical parameters with green banana flour consumption. Nutr. Hosp. 2014, 29, 1070–1080.

Zandonadi, R. Massa de banana verde: uma alternativa para exclusão do glúten. 106 f.Tese (Doutorado)- Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

Источник: https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/4-mitos-e-verdades-sobre-a-farinha-de-banana-verde/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: