7 Alimentos que aceleram o metabolismo

7 Alimentos Que Aceleram o Metabolismo – Planet Sport Academia | Jardim da Saúde e Vila Mariana

7 Alimentos que aceleram o metabolismo

Claramente todos nós sabemos que acelerar o metabolismo é simplesmente o sonho de muitas pessoas que realmente desejam emagrecer, porém o fato é que emagrecer não é algo tão simples assim.

Também é sabido de todos que o excesso de peso, a obesidade e outros problemas oriundos disso são completamente prejudiciais á nossa saúde e acabam fazendo com que queiramos emagrecer.

Então é importante entendermos e aprendermos dicas que realmente farão com que nosso corpo acelere seu metabolismo e assim possamos obter resultados desejados.  Aqui você vai compreender que certos alimentos realmente podem sim ajudar a acelerar o seu metabolismo.

E ainda, dessa forma, você simplesmente consegue queimar bem mais calorias, dessa forma acaba então mantendo o peso considerado ideal e de fato isso ainda te ajudará a se livrar principalmente daquelas gordurinhas que são completamente indesejadas.

1 – Acostume-se ao café

Sim! Além de ser extremamente gostoso o café obviamente possui algumas propriedades que simplesmente são capazes de acelerar ainda mais nosso metabolismo.

É importante que você saiba que a cafeína que está extremamente presente no café é muito capaz de aumentar nossa taxa metabólica, isso em até 11%. Importante também sabermos que além desse fato, a cafeína ainda é capaz de ajudar nosso corpo a queimar cada vez mais gorduras.

Isso ocorre para que assim consigamos obter de certa forma mais energia. Além de que se um fato importante é saber que: se você por exemplo tomar uma xícara de café antes do seu treino ele é muito eficaz no fato de que pode aumentar ainda mais seu desempenho principalmente durante os seus treinos.

Porém nós também sabemos que os efeitos irão então variar cada vez mais conforme a quantidade ingerida, além disso, pode variar conforme o próprio peso corporal e até mesmo conforme a idade.

Saiba aqui que o ideal é que você possa sempre ingerir com bastante cuidado, isso visto que o café também quando é tomado em excesso pode fazer muito mal a nossa saúde.

2 – Coma muitos legumes

É importante entender que as leguminosas: ervilhas, lentilhas, amendoim e grão-de-bico, são nada mais nada menos extremamente ricas principalmente em proteínas, isso em comparação com quaisquer outros vegetais.

Saiba ainda que já sabemos que realmente ao ingerirmos um alto teor de proteína dessa forma nosso corpo acaba se vendo obrigado a gastar cada vez mais calorias que servirão para digerir esses alimentos. Logo para que você entenda nada mais sensato do que ingerirmos as melhores quantidades possíveis dessas leguminosas.

Além disso, as leguminosas acabam então possuindo uma determinada quantidade de fibras dietéticas, essas que o corpo costuma utilizar de uma forma que servirá para alimentar as nossas boas bactérias que vivem em nosso intestino.

Com relação ao que sabemos das bactérias, é muito importante que saibamos que elas produzem alguns ácidos graxos que são de cadeia curta. Elas ainda costumam auxiliar nosso corpo então a utilizar a gordura que simplesmente está armazenada em nosso corpo em energia.

E conseguem manter os níveis de açúcar normais em nosso sangue, além dos benefícios que foram citados anteriormente sabemos que as leguminosas simplesmente são ricas em arginina.

Essa propriedade na verdade é um aminoácido que é muito capaz de aumentar ainda mais a quantidade tanto de carboidratos quanto de gorduras que seu corpo é então capaz de aumentar a capacidade de que seu corpo tem para queimar gorduras.

3 – Algas Marinhas

Saiba que as algas marinhas são uma excelente fonte de iodo, esse mineral que na verdade é muito necessário principalmente para a produção de hormônios da tireoide. Sabemos claramente que os hormônios da tireoide possuem diversas funções, entre elas a de regular a taxa metabólica se destaca.

4 – Faça uso de pimenta

É importante que você saiba que a capsaicina essa que na verdade é um composto químico que de fato é muito encontrado nas pimentas, e ainda é capaz de acelerar seu metabolismo.

Além disso ocorrer ela ainda é capaz de aumentar o número de calorias e gorduras que você queima, entenda ainda que a pimenta é simplesmente considerada um alimento termogênico, esse que é tal como a canela.

Afinal, dessa maneira acaba ajudando a acelerar o seu metabolismo e ainda te ajudam a perder peso.

5 – Consuma o máximo de alimentos ricos em proteínas que puder

Entenda que consumir proteínas é extremamente eficiente para que nosso corpo consiga trabalhar e acelerar nosso metabolismo entre as melhores proteínas estão: ovos, carnes, peixes, legumes, entre outros.

Saiba que no momento que você ingere esses tipos de alimentos eles forçam de uma certa maneira seu corpo a gastar cada vez mais energia o que servirá para digeri-los, além disso esse fato é bem mais conhecido como Efeito Térmico do Alimento.

Veja bem, esse efeito se refere simplesmente ao número de calorias que seu corpo acaba então gastando para digerir, além disso gasta para absorver e finalmente para processar cada vez mais esses nutrientes das proteínas. É importante que você saiba ainda que as dietas que já são ricas em proteínas de certa forma acabam por conseguir reduzir ainda mais a queda no se metabolismo.

Isso é o que geralmente ocorre principalmente e muitas vezes justamente durante as perdas de peso, assim isso tudo ajudará cada vez mais com que você possa manter sua massa muscular.

Então entenda que além desses benefícios citados anteriormente as proteínas acabam por aumentar cada vez mais ainda sua saciedade, dessa forma acabará fazendo com que você demore cada vez mais tempo para que você possa sentir fome.

6 – Beba bastante água

A água é muito eficiente para “enganar” a fome. Além disso nosso corpo deve estar bem hidratado, afinal ele necessita disso. Porém devemos saber que na verdade a água também é capaz de acelerar e muito nosso metabolismo isso em até 30%!

Portanto, tomar água não faz mal nenhum, pelo contrário só é capaz de trazer muitos benefícios.

7 – Óleo de coco

Para que você compreenda ele é capaz de acelerar nosso metabolismo justamente porque possui os chamados triglicérides de cadeia média.

Entenda ainda que após essas gorduras serem absorvidas pelo nosso sangue, elas então acabam indo diretamente para nosso fígado e assim acabam sendo transformadas em energia. Então não conseguem ficar armazenadas como gordura de fato!

Источник: https://planetsport.com.br/blog/dicas-de-saude/7-alimentos-que-aceleram-o-metabolismo/

Descubra 7 alimentos que aceleram o metabolismo

7 Alimentos que aceleram o metabolismo

Você já deve ter ouvido falar sobre os alimentos que aceleram o metabolismo ou um comentário de algum amigo, que está ingerindo substâncias para acelerar o metabolismo. Mas o que significa acelerar o metabolismo e qual o objetivo disso?

Para responder a essas perguntas, primeiro precisamos compreender o que é metabolismo e qual é o papel dele nas nossas vidas!

O que é metabolismo?

Chama-se metabolismo qualquer tipo de reação química que ocorra dentro do nosso corpo e há milhares delas acontecendo, agora mesmo, enquanto você lê esse post. As reações metabólicas podem ser tanto de construção – reações anabólicas – quanto de quebra – reações catabólicas.

O metabolismo é essencial nas nossas vidas, pois sem ele não existiríamos. É por meio dele que a molécula energética ATP é quebrada e assim, outras reações químicas podem funcionar. Portanto, o metabolismo é, sem dúvidas, fundamental.

Há também o que chamamos de metabolismo basal, sendo aquele que é realizado pelo nosso corpo para manter as funções básicas como o coração batendo, a respiração e todas as outras funções necessárias para a manutenção da vida.

Cada um possui um ritmo no seu metabolismo e esse ritmo pode ser alterado por patologias, como o hipo ou hipertireoidismo, ou por certas substâncias como os alimentos termogênicos.

Esses ajudam a acelerar o metabolismo e assim, todas as reações químicas ocorrem numa maior velocidade, necessitando de mais energia que o normal e, portanto, consumindo as reservas enérgicas que temos na forma de gordura ou mesmo impedindo que o tecido adiposo fique maior.

Quais alimentos que aceleram o metabolismo?

Quem deseja perder peso quer que isso aconteça o mais rápido possível e, muitas vezes, praticar atividades físicas e fazer uma dieta balanceada oferece um resultado mais lento que o esperado, apesar de ser o caminho certo a seguir.

Para deixar esse processo mais rápido e aumentar o seu desempenho nos treinos, você pode adicionar à sua dieta um grupo de alimentos chamados termogênicos. Eles ajudam a acelerar o metabolismo e auxiliam na perda de peso.

Quer saber quais são? Então veja abaixo a lista que preparamos:

1. Maçã

A maçã é uma ótima fruta para colocar na dieta se a sua intenção é perder peso. Essa fruta dá um verdadeiro empurrão no metabolismo deixando-o mais rápido e assim, o consumo de energia torna-se maior.

Outro ponto positivo da maçã é que ela é rica em pectina, uma fibra que retarda a absorção de açúcar pelo organismo e mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

Assim, além da perda acelerada de energia, você também passa a comer menos.

2. Pimenta

Aqui não estamos falando de qualquer pimenta, mas sim de uma específica: a pimenta vermelha. Ela é rica em uma substância chamada capsaicina que acelera a quebra de gordura presente no tecido adiposo, liberando essa energia para ser usada pelo organismo de forma mais fácil.

A pimenta vermelha pode ser adicionada em molhos para saladas e demais pratos como um tempero. Além de ajudar na queima de energia, a capsaicina também pode ajudar no tratamento da psoríase e da osteoartrite.

3. Chá verde

Esse chá já é bastante famoso e reconhecido por milhares de pessoas como um excelente ajudante na perda de peso. O chá verde é feito a partir da planta Camellia sinensis, a mesma que faz o chá preto e branco. A diferença desse chá, em relação aos outros e suas propriedades, ocorre por causa do momento da colheita.

As folhas possuem uma boa dose de cafeína e também outras substâncias benéficas, como os antioxidantes. O ideal é tomar o chá por 3 meses – cerca de 5 xícara de chá por dia – para sentir os seus efeitos.Mas há algumas contraindicações: quem sofre de insônia ou tem problemas cardíacos não deve tomar essa bebida sem orientação de um profissional.

4. Água gelada

Você deve achar estranho que algo tão simples como a água esteja nessa lista, mas é verdade. Esse líquido tão importante para a nossa saúde ainda pode nos ajudar a perder alguns quilos a mais desde que esteja bem gelada.

A lógica é a seguinte: o nosso corpo funciona numa temperatura ótima entre 36° a 37° graus e, quando ingerimos a água gelada, essa temperatura se desequilibra. Assim, o metabolismo precisa trabalhar mais rápido para elevar a temperatura do corpo ao seu padrão normal novamente.

5. Alimentos ricos em ômega 3

Ao contrário do que se pensava, as gorduras são essenciais e extremamente benéficas para a nossa saúde, mas não é qualquer gordura. As gorduras boas, como o ômega 3 devem estar na nossa dieta e trazem importantes vantagens, dentre elas, o metabolismo acelerado.

Essa gordura é normalmente encontrada em peixes como o salmão, o atum, a sardinha, entre outros, e também nas oleaginosas como as castanhas e nozes. O ômega 3 ajuda a elevar o metabolismo basal e assim, mesmo quando estamos sentados, estamos queimando mais gordura que o normal.

Além disso, o ômega 3 possui diversos benefícios. Ele faz bem para o coração, pois ajuda na redução do colesterol, melhora o funcionamento da mente afastando doenças como o Mal de Alzheimer e também auxilia no controle de doenças como a artrite reumatoide e a depressão.

6. Canela

Outro tempero bastante utilizado pelos brasileiros desde a época do descobrimento é a canela e que também ajuda a acelerar o metabolismo.

Ela age com mais intensidade no metabolismo basal e o cálcio presente nela é a substância que ajuda nessa perda de peso.

Além dessa vantagem, todos nós sabemos o quanto esse mineral é importante para a saúde dos ossos e também para a contração muscular.

7. Proteínas

Pouca gente sabe, mas as proteínas são ótimas aliadas quando o assunto é reduzir o percentual de gordura de forma mais rápida. Como as cadeias proteicas são muito grandes e com diversas ligações, o nosso organismo tem mais dificuldade de degradar essa substância e assim, precisa quebrar mais moléculas de ATP para metabolizar a proteína do que o carboidrato, por exemplo.

Como obter o melhor resultado?

De nada adianta adicionar esses alimentos a sua dieta e continuar com um cardápio rico em carboidratos e gorduras ruins. A melhor forma de obter bons resultados é procurando um nutricionista para que ele forneça uma dieta de acordo com as suas necessidades e acrescente esses alimentos a ela.

Outro ponto importante é a prática de exercícios físicos. O metabolismo fica ainda mais acelerado quando estamos praticando alguma atividade física, potencializando assim os efeitos desses alimentos.

Você também pode encontrar esses alimentos e substâncias na forma de cápsulas e comprimidos nas farmácias de manipulação. Fica muito mais prático de consumir, especialmente se você tem uma vida corrida. Baixe o nosso eBook e descubra tudo o que precisa saber sobre medicamentos manipulados!

Источник: https://blog.naturederme.com.br/descubra-7-alimentos-que-aceleram-o-metabolismo/

Conheça 45 alimentos para acelerar o metabolismo

7 Alimentos que aceleram o metabolismo

E se eu te disser que o chocolate pode ser seu parceiro para acelerar o metabolismo e combater aquela gordurinha indesejada?

Não, não é pegadinha!

O doce, acredite, está na nossa lista de alimentos e a gente vai te explicar direitinho isso.

Embora as calorias sejam a porta para o sucesso (ou fracasso) da dieta, certos alimentos, inclusive calóricos, ajudam a queimar gordura.

O segredo é saber como incorporar eles em sua alimentação para colocar em prática uma das receitas mais inteligentes de perder peso: combinar alimentos que queimam gordura com exercícios regulares.

Não duvide que os resultados virão mais rápido do que você imagina!

Pode perguntar para nutricionistas ou o personal trainer da academia.

Mas existem outros motivos do que apenas emagrecer para acabar com o metabolismo lento. Bora entender melhor como tudo funciona

Источник: https://blog.zeroacucar.com.br/45-alimentos-para-acelerar-o-metabolismo/

7 Alimentos que aceleram o metabolismo e te ajudam a perder peso

7 Alimentos que aceleram o metabolismo

Segundo pesquisas do ministério da saúde, a taxa de obesos no Brasil já ultrapassa os 53,8%. 

É realmente um número alarmante e que vem deixando muitas pessoas em alerta, a obesidade por si só já traz muitas dificuldades, mas acompanhada dela, o paciente obeso também pode vir acompanhado de graves doenças como hipertensão e diabetes.

Tudo isso fazendo com que muitas pessoas queiram saber quais os alimentos aceleram o metabolismo para facilitar e perda de peso.

Devido aos altos índices de obesos e do número de doenças que vem crescendo devido à esse fator, a obesidade se tornou motivo de preocupação entre a população.

Para evitar os problemas que a obesidade traz, muitas pessoas passaram a cuidar mais do corpo: academia, dietas e outros métodos, tudo isso para evitar o sobrepeso.

Apesar de tantas preocupações, nenhum cuidado é demais, por isso é muito importante buscar formas de estar sempre no peso ideal.

A primeira alternativa, tanto para evitar o sobrepeso quanto para manter o peso ideal, está na alimentação, você sabia que pode usar a alimentação tanto para manter quanto para perder peso?

Acredite. É possível usar alguns alimentos ao seu favor no combate à obesidade, por isso, elaboramos uma lista com 7 alimentos que aceleram o metabolismo e vão te ajudar a perder peso.

Quando o assunto é perder peso, muito se fala em acelerar o metabolismo, mas você já parou para pensar no porquê disso?

Quais benefícios um metabolismo acelerado pode me proporcionar?

O nosso metabolismo é o grande responsável por transformar toda a caloria que consumimos em energia, logo, quanto mais acelerado for o seu metabolismo, mais calorias o seu corpo irá transformar em energia. E consequentemente, mais peso você irá perder.

Pessoas obesas ou acima do peso, costumam ter o metabolismo muito lento. Isso dificulta na perda de peso, mas será que dá para acelerar o metabolismo, se sim, como será possível fazer isso?

Vários fatores podem influenciar no seu metabolismo. Podendo ser eles relacionados à idade, alimentação, sexo e até mesmo de ordem genética.

Embora hajam vários fatores relacionados ao metabolismo, a alimentação é um dos que mais influenciam.

Você já parou para prestar atenção na forma como se alimenta?

Tanto quanto a qualidade dos alimentos que consome, quanto ao modo como mastiga, quantas refeições faz durante o dia e até mesmo a quantidade que consome em cada porção?

De fato, todos os fatores citados acima podem afetar o seu metabolismo. Tanto negativamente quanto de forma positiva, dessa forma, cabe à você, monitorar e controlar a forma como se alimenta.

O nosso metabolismo pode ficar muito acelerado e queimar mais calorias ou ficar lento e proporcionar rápido ganho de peso.

Para deixar o seu metabolismo mais acelerado você deve fazer várias refeições durante o dia. De preferência com alimentos que aceleram o metabolismo. Essas refeições devem ser regradas e feitas em porções menores.

Pular refeições ou até mesmo ficar sem comer pode ser prejudicial ao seu corpo, quanto mais tempo seu corpo fica sem receber energia, mais seu metabolismo irá estocar gordura e calorias.

Dessa forma, toda refeição que você fizer irá ser estocada e não queimada, como deveria acontecer.

Exercícios físicos, modo de alimentação… tudo isso é muito importante, mas os alimentos que consumimos também possuem uma grande importância. Principalmente se você possui o desejo de perder peso de forma natural.

Entre os alimentos que aceleram o metabolismo, posso citar principalmente os termogênicos e aqueles que ajudam a desintoxicar o organismo.

Veja abaixo uma lista com alguns dos melhores alimentos, e também mais usados para quem deseja acelerar o metabolismo e consequentemente, perder peso.

1. Gengibre

O gengibre entra na lista dos principais alimentos que aceleram o metabolismo. O poder desse alimento está justamente no seu grande poder termogênico.

O gengibre atua no organismo aumentando a produção de calor. Além de ser um ótimo aliado na melhora da digestão, o gengibre é um alimento versátil e que pode ser usado de diversas formas. Seja como chá, temperando refeições ou simplesmente fazendo águas saborizadas.

2. Pimenta Vermelha

Falando em alimentos que aceleram o metabolismo, a pimenta vermelha está entre um dos queridinhos para quem deseja perder peso.

Entretanto diferente do que muitos pensam, a pimenta não deve ser consumida exageradamente, a não ser que você queira obter um problema no estômago.

O ideal para o consumo da pimenta está entre as 3 g. Seu grande poder anti inflamatório vai te ajudar a perder peso mais rápido do que você imagina.

3. Canela

A canela não deveria de forma alguma, ficar de fora dessa lista, considerada um dos melhores alimentos para acelerar o metabolismo. A canela pode ser usada de diversas formas.

Seu uso como chá regularmente, pode fazer seu metabolismo acelerar e te ajudar a perder peso de forma rápida e saudável.

Além de ajudar na perda de peso, a canela também pode oferecer diversos outros benefícios. Tais como: redução do risco de doenças cardiovasculares, possui grande poder antioxidante e diminui as taxas de açúcar no sangue.

4. Vinagre de maçã

Antes de qualquer coisa, quero que você note que aqui está especificado o vinagre de maçã. Jamais ingerir outro tipo de vinagre para acelerar o seu metabolismo, além disso, usar o vinagre de maçã como alimento para acelerar o metabolismo, exige alguns cuidados.

Além de usar como tempero, o vinagre de maçã também pode ser consumido diluído em água. O consumo do vinagre de maçã vai ajudar a acelerar o seu metabolismo, além de aumentar a sensação de saciedade.

5. Café

Essa bebida rica em cafeína é perfeita para quem deseja acelerar o metabolismo. Entretanto o consumo de café deve ser moderado, principalmente para aquelas pessoas que possuem problemas de saúde como pressão alta.

Além dos cuidados quanto a quantidade a ser consumida, também é muito importante que você consulte o seu médico quanto ao consumo e se há algum risco para você, relacionado ao consumo de cafeína.

6. Guaraná

O guaraná é um fruto rico em cafeína e que pode ajudar a acelerar o seu metabolismo.

Porém, quanto ao consumo do guaraná, vale ressaltar que seu consumo deve ser evitado por pessoas que sofrem com insônia e que costumam ficar muito agitadas.

O consumo do guaraná pode ser feito tanto em forma de sucos quanto como chá. Se for acompanhado de outros alimentos, como o chá verde, o efeito é ainda melhor.

7. Chá verde

Existem muitos chás que auxiliam na perda de peso, mas entre tantos, o chá verde é um dos que proporcionam melhores resultados.

O grande potencial do chá verde e que o coloca na lista dos melhores alimentos que aceleram o metabolismo, está em seu alto índice de cafeína e também na sua alta concentração de flavonoides. O consumo desse chá deve ser feito de forma moderada, evitando exageros.

Assim como existem os alimentos que aceleram o metabolismo e os exercícios que também colaboram com isso. Também existem alguns fatores que podem deixar seu metabolismo mais lento que o normal.

Dessa forma, de nada adianta usar métodos para acelerar o metabolismo se você não conhece os fatores que deixam seu metabolismo lento.

  • DIABETES: Pessoas que possuem diabetes possuem muito mais dificuldade de perder peso. Isso está ligado ao fato de que os pacientes com diabete apresentam um metabolismo muito mais lento que o normal.
  • GENÉTICA: Não tem como fugir. A genética realmente influencia em muitas coisas, e quanto ao metabolismo não é diferente, mas para isso existe uma solução, pessoas que possuem o metabolismo lento por motivos genéticos, podem incluir alimentos que aceleram o metabolismo na dieta e praticar exercícios físicos regularmente.
  • DESEQUILÍBRIO HORMONAL: Taxas hormonais em desequilíbrio podem ser um dos motivos que mais influenciam na lentidão do metabolismo, por isso, é muito comum que as mulheres. Por terem os hormônios irregulares principalmente no período menstrual, tenham mais problemas quanto ao metabolismo.
  • ESTRESSE: O estresse também é um fator responsável por desregular os hormônios. Como foi explicado anteriormente, o desequilíbrio hormonal pode afetar diretamente o modo como o seu metabolismo funciona.

CONCLUSÃO

Um metabolismo lento pode afetar nosso corpo de diversas formas. Sendo assim, é muito importante que estejamos procurando sempre métodos e alternativas para deixar o metabolismo acelerado.

Entre as opções citadas aqui, os alimentos que aceleram o metabolismo são uma opção a qual você pode recorrer.

Além da alimentação, é sempre importante estar praticando exercícios físicos regularmente.

Para descobrir se o seu metabolismo está lento, consulte o seu médico e peça orientações quanto aos alimentos que você pode ou não consumir.

O acompanhamento de um profissional é sempre muito importante. tchau e até a próxima!

Gostou do artigo? Sim? Compartilhe com os amigos nas redes sociais! 

Источник: https://portaldietaetreino.com/alimentos-que-aceleram-o-metabolismo/

15 alimentos que aceleram o metabolismo

7 Alimentos que aceleram o metabolismo

Veja a seguir o que é metabolismo e quais são os alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam no emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

O metabolismo pode ser definido como o processo pelo qual nosso corpo converte os alimentos que consumimos em energia.

Mesmo quando estamos em dormindo ou simplesmente descansando, nosso corpo precisa de energia para manter suas funções vitais, como a respiração, a circulação sanguínea e a regeneração das células.

Ao total de calorias gastas apenas para manter estas funções vitais “básicas” dá-se o nome de taxa de metabolismo basal. Ou, como nos acostumamos a ouvir, simplesmente nosso metabolismo.

No entanto, ele também pode ter um papel importante no processo de emagrecimento, já que um metabolismo rápido pode ajudar a perder peso.

Alguns fatores como sexo, idade e prática de atividades físicas influenciam diretamente no metabolismo. Pessoas mais jovens costumam ter o metabolismo mais rápido, já os mais velhos, principalmente as mulheres por possuírem mais gordura corporal, tem o metabolismo mais lento.

Nesse sentido, alguns alimentos tem propriedades termogênicas e podem interferir no metabolismo, pois eles aumentam a temperatura corporal.

Quando isso acontece, o organismo precisa gastar mais energia para reequilibrar a temperatura. Para cada grau de elevação da temperatura, o metabolismo aumenta de 10 a 13% – ou algo em torno de 100-130 calorias a mais todos os dias.

Entretanto, só comer esses alimentos não faz ninguém emagrecer, é preciso ter uma dieta equilibrada e também praticar atividades físicas regularmente.

Portanto veja a seguir quais são os alimentos que aceleram o metabolismo, depois do vídeo abaixo, com 10 dicas para acelerar o metabolismo naturalmente.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Pimenta

A pimenta é um dos principais alimentos termogênicos, pois possui capsaicina. Pesquisadores da Aarhus University, na Dinamarca, descobriram que o consumo regular dessa substância favorece a termogênese, o que provoca um aumento da temperatura corporal e, consequentemente, do metabolismo.

Além disso, uma pesquisa realizada na Coréia do Sul demonstrou ainda que a capsaicina tem o potencial de reduzir a atividade de enzimas responsáveis pela síntese de gordura, prevenindo o seu acúmulo no corpo.

2. Chá Verde

Há séculos os asiáticos tomam chá verde após as refeições para facilitar a digestão e manter a saúde. E não por acaso eles apresentam os menores índices de massa corporal e as maiores taxas de longevidade do planeta.

A planta conhecida como Camellia sinensis contêm epigalocatequina, um tipo de fitonutriente que favorece a queima de gordura abdominal.

Estudos indicam que as catequinas reduzem:

  • O percentual de gordura corporal;
  • O colesterol;
  • A glicose;
  • A insulina.

Além disso, a epicatequina ainda aumenta a concentração de adiponectina, hormônio que reduz as inflamações, melhora o metabolismo da glicose e da insulina e favorece a queima de gordura.

Um estudo publicado no The Journal of Nutrition concluiu que voluntários que se exercitaram e tomaram chá verde regularmente queimaram mais calorias do que aqueles que apenas praticaram atividade física.

Além disso, o chá verde possui cafeína, que é uma substância termogênica.

  Continua Depois da Publicidade  

  • Veja também: Tudo sobre o chá verde

3. Gengibre

Assim como a pimenta, o gengibre é um alimento termogênico.

Uma pesquisa publicada em 2012 no periódico científico Metabolism relatou que participantes que consumiram gengibre diariamente apresentaram níveis maiores de termogênese, ao mesmo tempo em que tiveram uma redução do apetite.

4. Canela

A canela eleva a temperatura corporal e também ajuda na absorção da glicose pelas células.

Dessa forma, o pâncreas precisa liberar menos insulina, já que o excesso de insulina está ligado à redução do metabolismo e dificuldade na queima de gordura. Sendo assim, consumir canela ajuda a perder peso.

Como o efeito da canela é moderado, a dica é consumir pelo menos ¼ de colher de chá do tempero regularmente.

Veja também: Benefícios da canela – Para que serve e propriedades

1. Peito de Peru

O peito de peru é um grande aliado do emagrecimento, já que é fonte de proteínas e tem baixo teor de gordura saturada.

Além disso, as proteínas magras fazem com que o corpo gaste mais energia durante a digestão, o que acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura.

O peru é fonte creatina, um composto que os músculos utilizam para estocar energia. Não só isso, mas também é rico em aminoácidos, substâncias que desempenham diversas funções no corpo.

Um desses aminoácidos é o triptofano, essencial para a produção de serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem estar.

2. Atum

Seja cru na forma de sashimi ou grelhado, o atum tem muitos benefícios para a saúde. O peixe de água fria é fonte de ácidos graxos ômega 3, que estimulam a produção de leptina, o hormônio que está ligado à saciedade.

O ômega 3 também melhora o metabolismo da glicose, aumentando a sensibilidade à insulina. Como resultado, assim como ocorre na canela, há uma menor liberação do hormônio, o que favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia.

3. Claras de ovos

Se os ovos inteiros são motivos de grande controvérsia, as claras são praticamente uma unanimidade: ricas em proteínas, são um excelente alimento para quem quer ganhar massa muscular.

Cada clara fornece 4g de proteínas e 17 calorias. Além disso, esse alimento é de difícil digestão, o que faz com que o corpo gaste mais energia para processá-lo.

As claras também são fonte de leucina, um aminoácido de cadeia ramificada (BCAA) que estimula a síntese de proteínas e controla a liberação de insulina pelo pâncreas.

A leucina também ajuda a prevenir o catabolismo, que é a utilização do próprio tecido muscular como combustível para as células.

Além disso a proteína do ovo, a albumina, também apresenta uma digestão lenta, o que mantém o estômago preenchido por mais tempo, facilitando o controle do apetite.

1. Lentilha

As lentilhas não servem apenas para dar sorte no Ano Novo. As plantas da mesma família do feijão são ricas em ferro e em vitaminas do complexo B.

Essas vitaminas são importantes para a produção de L-carnitina, nutriente responsável pelo transporte de ácido graxo para dentro das células, onde serão utilizados para o fornecimento de energia.

100 gramas de lentilha cozida fornece uma ótima quantidade de ferro, além de 7,30 g de proteína e 6,44 g g de fibra alimentar.

2. Brócolis

São tantos os benefícios do brócolis que fica difícil dizer que ele serve apenas para acelerar o metabolismo.

Além de ser um dos melhores alimentos anticancerígenos e um poderoso antioxidante, a verdura ainda fortalece o sistema imune e fornece fibras essenciais para o funcionamento do intestino.

E como o brócolis acelera o metabolismo?

O vegetal contém cálcio e vitamina C, dois nutrientes indispensáveis para o metabolismo energético. A vitamina C ajuda o corpo a absorver mais cálcio dos alimentos e o cálcio favorece a queima de gordura.

No brócolis encontramos ainda uma boa concentração de clorofila, o fitonutriente que ajuda a desintoxicar o fígado e eleva a captação de oxigênio no sangue, aumentando a produção de energia.

Como a vitamina C é termossensível – ou seja, ela é degradada em altas temperaturas- é importante prestar atenção ao cozimento do brócolis para não eliminar suas propriedades termogênicas.

1. Amêndoas

Todas as nozes e castanhas são alimentos que aceleram o metabolismo, pois são ótimas fontes de gorduras insaturadas.

Mas as amêndoas saem na frente, pois além das gorduras boas, ainda contêm cálcio e magnésio, dois minerais essenciais para a produção do hormônio chamado melatonina.

A melatonina é importante não somente para garantir uma boa noite de sono, mas também favorece a queima de gordura.

Isso porque, de acordo com um estudo publicado no Journal of the Pineal Research, esse hormônio aumenta a concentração de gordura marrom, que é usada na produção de calor (termogênese).

Além disso, a amêndoa ainda é uma excelente fonte de proteínas (são 21g a cada 100g do alimento). Elas também aceleram o metabolismo, pois são difíceis de ser digeridas, o que faz com que o corpo gaste mais energia para processá-las.

Mas não exagere: 100 gramas de amêndoas contém cerca de 632 calorias, e quase 50 g de gordura. Também fique longe das amêndoas torradas e com sal, que podem ter muito sódio, o que favorece a retenção de líquidos.

  • Veja também: Benefícios da Amêndoa – Para que serve e propriedades

2. Aveia

A aveia é uma ótima opção para acelerar o metabolismo, pois o corpo gasta muita energia para digerir esses grãos. Além disso, mesmo em pequenas porções, a aveia já ajuda no metabolismo da glicose, melhorando a sensibilidade à insulina.

Consumir 30 g de aveia integral de manhã ajuda a reestabelecer os níveis de glicose e estimula o gasto de calorias na forma de gordura. As fibras da aveia (betaglucanas) também diminuem a absorção do colesterol.

Para não exagerar nas calorias, fique longe do mingau preparado com leite integral e adoçado com várias colheres de açúcar. A aveia crua aumenta a saciedade e absorve mais água, aumentando o volume estomacal e facilitando o trabalho do sistema digestivo.

  • Veja também: Benefícios da Aveia – Para que serve e propriedades

1. Toranja (Grapefruit)

Apesar de pouco conhecida no Brasil, essa fruta é um excelente alimento para acelerar o metabolismo, pois contém naringenina, um antioxidante que melhora o metabolismo da glicose.

A naringenina ajuda o corpo a utilizar a insulina de maneira mais eficiente, facilitando o controle da glicemia sanguínea e aumentando a queima de gordura.

A fruta ainda é uma ótima fonte de vitamina C, nutriente que combate o estresse oxidativo que danifica as células e causa alterações no metabolismo.

2. Abacate

Esqueça a antiga ideia de que o abacate engorda e deve ser evitado por quem está tentando perder peso. Inúmeros estudos têm demonstrado que o fruto, de origem mexicana, estimula a queima de gordura e pode ajudar a emagrecer.

O abacate favorece a queima de gordura, diminui a conversão da energia dos alimentos em ácidos graxos e ainda evita inflamações que levam ao ganho de peso.

  • Veja também: O acabate engorda ou emagrece?

3. Óleo de coco

Gorduras saudáveis como o óleo de coco devem compor pelo menos 10-15% do total de calorias ingeridas diariamente. Enquanto a maioria das gorduras contêm ácidos graxos de cadeia longa, o óleo de coco é formado predominantemente por triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

Os MCTs são metabolizados de maneira diferente dos demais ácidos graxos, pois são processados diretamente pelo fígado, onde serão utilizados como fonte de energia imediata. Assim, não são armazenados como gordura e aceleram o metabolismo.

Entretanto como é bastante calórico, o óleo de coco deve ser consumido com moderação, e sempre como uma alternativa aos demais óleos vegetais.

Os laticínios aceleram o metabolismo, pois são fonte de cálcio e proteínas. Enquanto as proteínas precisam de mais energia para ser processadas, o cálcio atua diretamente no metabolismo energético, o que diminui a absorção da gordura.

Pesquisadores da Universidade do Tennessee estudaram o efeito do cálcio sobre a taxa de gordura corporal de ratos obesos e descobriram que os animais que receberam o mineral na forma de iogurte apresentaram uma diminuição de mais de 60% nos estoques de gordura.

Embora todos os laticínios tenham propriedades semelhantes, opte pelas versões com baixo teor de gordura, que ainda são ricas em proteínas, mas não contêm gordura saturada em excesso.

  • Além dos alimentos listados acima, você também pode incluir no seu cardápio peito de frango, carne vermelha, couve, frutas cítricas, salmão, sardinha, arroz integral e feijão;
  • Também é importante que você beba pelo menos 6 copos de água todos os dias para eliminar as toxinas;
  • O café também é uma excelente bebida termogênica, já que a cafeína ajuda a elevar a temperatura corporal, além de aumentar os níveis de energia;
  • Consuma os alimentos que aceleram o metabolismo com moderação. Itens como as nozes e o óleo de coco são altamente calóricos e podem levar ao ganho de peso se ingeridos em excesso.

Veja nos vídeos abaixo mais dicas para acelerar o metabolismo.

Gostou das dicas?

O que achou dos alimentos que aceleram o metabolismo? Quais você pensa em incluir no seu cardápio? Comente abaixo

(52 votos, média: 4,21 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/15-alimentos-que-aceleram-o-metabolismo/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: