7 dicas para curar a ressaca mais rápido

Elimine os sintomas da ressaca usando mel, gengibre e tomate

7 dicas para curar a ressaca mais rápido

Um ótimo remédio caseiro para curar a ressaca é o mais simples, beber bastante água ou água de coco. Isso porque esses líquidos ajuda a desintoxicar mais rápido, eliminando as toxinas e combatendo a desidratação, aliviando o desconforto dos sintomas da ressaca.

Muitas vezes, a água de coco pode até ser a melhor opção pois contém mais minerais como sódio e potássio e alguma energia, o que ajuda a regularizar as reações químicas do organismo.

Além disso, para começar bem o dia é aconselhável tomar 1 xícara de café forte sem açúcar. Evitar locais muito claros, não fumar e não comer alimentos processados  ou gordurosos são outras dicas muito importante para curar qualquer ressaca. Saiba também quais os remédios de farmácia que ajudam a tratar a ressaca.

1. Chá de gengibre

O chá de gengibre é um excelente remédio caseiro para curar a ressaca, pois ele tem a propriedade de favorecer a eliminação do álcool do organismo mais rapidamente.

Ingredientes

  • 10 gramas de gengibre fresco;
  • 3 xícaras (750) ml de água.

Modo de preparo

Cortar o gengibre em pedacinhos menores e colocar numa panela juntamente com a água e deixar ferver por 15 minutos. Depois de morno, coar, adoçar com mel e beber aos poucos durante o dia seguinte à bebedeira.

O gengibre tem ação anti-inflamatória e desintoxicante e, por isso, é muito eficaz na eliminação do álcool do organismo, curando a ressaca mais rapidamente. Conheça outros benefícios do gengibre.

2 . Mel

Usar o mel para ressaca é uma forma muito eficaz de reduzir o desconforto. Basta tomar 1 colher de sopa de mel a cada 2 horas durante o dia da ressaca.

Este excelente e natural remédio caseiro funciona independente do tipo de bebida que causou a ressaca, porque o açúcar natural do mel e as suas características antitóxicas ajudam o corpo a se recuperar e desintoxicar.

3. Suco de pêra

Ingerir no mínimo 220 ml de suco de pera asiática ou 2 frutas logo antes de iniciar o consumo de álcool é uma excelente estratégia para evitar a ressaca no dia seguinte.

Esse efeito acontece devido à alta quantidade de água, açúcar e fibras da pêra asiática que tem o poder de acelerar o processo de eliminação do álcool no organismo, ajudando a evitar sintomas da ressaca como perda de memória, sensibilidade à luz ou falta de concentração.

4. Suco cítrico

Este suco cítrico para curar a ressaca constitui um excelente remédio caseiro, pois é rico em vitaminas e minerais perdidos durante o consumo exagerado de álcool.

Ingredientes

  • 2 laranjas;
  • ¼ de melão;
  • ¼ de abacaxi;
  • 1 kiwi.

Modo de preparo

Para preparar o suco cítrico, basta passar todos os ingredientes pela centrífuga e beber logo a seguir e ir bebendo várias vezes ao dia.

A eficácia deste remédio caseiro contra a ressaca deve-se às propriedades e nutrientes dessas frutas, especialmente a bromelina presente no abacaxi, que acalma o estômago, a vitamina C presente nas laranjas, e a restauração de fluídos corporais que é realizado pelo melão.

5. Suco de tomate

O suco de tomate também é uma ótima opção para quem quer se livrar da ressaca pois ele possui um nutriente chamado licopeno que tem uma eficaz ação sobre o fígado, diminuindo os sintomas da ressaca.

Ingredientes

  • 4 tomates grandes e maduros;
  • 2 colheres (sopa) de salsa ou cebolinha;
  • 1 folha de louro;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador e adicionar um pouco de água gelada e cubos de gelo. Tomar o remédio caseiro de preferência em jejum.

Para tornar o tratamento ainda mais eficaz, deve-se hidratar bem o corpo bebendo bastante líquidos ao longo do dia, ter uma alimentação rica em frutas e verduras e descansar sempre que possível.

6. Iogurte com toranja

Outra possibilidade é tomar uma vitamina de toranja com iogurte pois contém propriedades que beneficiam o funcionamento do fígado, favorecendo a eliminação de substâncias tóxicas. Conheça outros benefícios da toranja para a saúde.

Ingredientes

  • 2 toranjas;
  • 1 copo de iogurte natural;
  • 1/2 copo de água com gás.

Modo de preparo

Bater a toranja e o iogurte no liquidificador e adicionar a água com gás. Consumir 2 vezes ao dia, para um efeito mais rápido.

Assista nesse vídeo o que mais pode tomar para curar a ressaca rápido:

Источник: https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-curar-ressaca/

15 Alimentos (Sólidos) para curar Ressaca

7 dicas para curar a ressaca mais rápido

por Leonardo Filomeno

Você acordou com a cabeça explodindo, a sensação de que comeu um guarda-chuva, fedendo a suor e álcool. Bem que te avisaram que tomar whisky depois daquelas cervejas não seriam uma boa ideia. Hoje você tem certeza disso e a ressaca veio com tudo para comprovar.

Ano Novo, Carnaval, festa de final de ano na firma, sítio com amigos e, na empolgação, você toma demais do que deveria. Hoje é aquele dia em que faz promessas de que é a última vez que isso acontece. Mas, no fundo, sabe que elas não vão durar muito.

Para amenizar os efeitos colaterais, desintoxicar seu fígado e trazer você de volta à vida, confira quais alimentos ajudam a você curar a ressaca!

Confira as piores histórias e ciladas de Carnaval

Atum

Segundo o Colégio Oficial de Dietistas-Nutricionistas de Navarra, o atum é rico em alfa-cetoglutarato, uma enzima que ajuda a minimizar os sintomas da ressaca e também é vasodilatador, favorecendo a irrigação sanguínea dos tecidos, fornecendo oxigênio e eliminando toxinas.

Você pode comer o atum na manteiga ou pegar aquele de lata e fazer um sanduíche, já que o pão ajuda na reposição de carboidratos, proporcionando energia para você viver em um dia de ressaca.

Aspargo

O vegetal de gosto peculiar pode salvar o dia pós-bebedeira! De acordo com um estudo da Universidade Nacional Jeju, da Coréia do Sul, os aspargos possuem aminoácidos e minerais que aliviam a ressaca e protegem as células do fígado contra as toxinas do álcool. Além disso, o vegetal tem propriedades antifúngicas, diuréticas e anti-inflamatórias para aliviar sua dor de cabeça!

Para tornar a iguaria mais agradável, a solução é fazê-lo na frigideira com uma colher de azeite (ou manteiga), e um pouquinho de sal. Para acompanhar, arroz que é uma boa fonte de carboidratos.

Banana

Quando bebemos, o potássio é um dos minerais mais eliminados. Comer alimentos ricos dele ajudam na reposição, item que auxilia o sistema nervoso e muscular.

Batata

Na onda do potássio, o tubérculo pode ser seu grande aliado. Uma batata média cozida com casca tem cerca de 296 miligramas de potássio (mais que o dobro de uma banana), e esse mineral é muito bom para curar dores de cabeça.

Brócolis

O brócolis é rico em cisteína, um aminoácido responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído (álcool da bebida), sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

Torrada

As torradas têm elevado teor de amido, composto que ajuda a aliviar os enjoos de estômago, e também contribui em regular os níveis de açúcar no sangue.

Melancia

Uma das causas da ressaca é a desidratação que o consumo excessivo de álcool causa. E, para combater isso, a melancia oferece muita hidratação, além de contar com minerais como o magnésio e o potássio.

Espinafre

Um dos sintomas da ressaca é a dor de cabeça. Para enfrentar o mal aposte no espinafre, uma folha rica em riboflavina, um tipo de vitamina B que pode prevenir enxaquecas.

Picles

Quando bebemos, perdemos também muitas vitaminas, sais minerais e sal. Se você tiver picles em conserva, pode te ajudar. Ele é rico em vitamina A, ferro, potássio e cálcio e manganês.

Bolachas de Água e Sal

Simples e funcional, as famosas bolachinhas de água e sal ajudam a você que está com dificuldades na digestão.

Tomate

Os tomates são ricos em licopeno, um antioxidante que reduz a inflamação no corpo. Também têm frutose e vitamina C, que ajudam o fígado a digerir o álcool.

Você pode comer ele cru, com azeite e sal, ou fazer um suco de tomate para melhorar a sensação da ressaca matinal.

Cogumelo

Cogumelos são ricos em selênio, antioxidantes e vitamina B. Eles ajudam o fígado no processo de desintoxicação. Só não vale fazer aquele chazinho mágico!

Ovo

Começar o dia ressacado com ovos é uma ótima ideia. Entre seus múltiplos benefícios está o fato de que vêm repletos de vitaminas B: B2, B6, B12…

Para ter uma ideia, a B6, particularmente, desempenha um papel essencial em nossa recuperação. E, como se não bastasse, os ovos são ricos em cisteína, um aminoácido eficaz contra as toxinas.

Bacon

O Bacon soluciona muitos problemas, incluindo a bebedeira. Segundo um estudo da Universidade de Newcastle (Reino Unido), o bacon contribui com as proteínas, que se decompõem em aminoácidos e nos fazem sentir melhor.

Se você combinar com os ovos e pão, terá um café da manhã dos campeões contra a ressaca!

Comidas gordurosas (junkie food)

Os alimentos gordurosos ajudam a revestir seu estômago dos efeitos nocivos do álcool, dificultando a absorção do mesmo no organismo. Se você não conseguir forrar a barriga antes de beber, pode terminar a noite batendo um bom hambúrguer com fritas ou pizza.

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Источник: https://manualdohomemmoderno.com.br/fitness/15-alimentos-solidos-para-curar-ressaca

Exagerou na bebida? 10 dicas para resolver a ressaca de forma rápida

7 dicas para curar a ressaca mais rápido

Quem nunca pensou em tomar uma taça de vinho mas acabou se empolgando e bebendo a garrafa inteira? No dia seguinte, eis que surgem as consequências desse exagero: dor de cabeça, náusea, cansaço, falta de apetite e, algumas vezes, tontura. Além daquele famoso pensando de: “nunca mais farei isso”, também surge a dúvida de como curar ressaca.

Embora a melhor opção varie da quantidade de bebida ingerida ao seu estado de saúde, algumas medidas podem ser tomadas de forma natural, apresentando soluções rápidas e simples. Em alguns minutos você já estará pronta para mais uma rodada (ou melhor não, né?).

A primeira dica é um pouco óbvia, mas geralmente também é a que as pessoas acabam ignorando. Afinal, é super comum cair na tentação e acabar exagerando, né? Mas a principal orientação para evitar a ressaca é não passar dos limites com o álcool, lembrando sempre que ele pode causar vários problemas no fígado.

2. Beba muita água 

Hidratar-se bastante é a principal dica para evitar os sofrimentos com a ressaca. A água ajuda a eliminar as toxinas do álcool que ficam nos fígados e rins. A nutricionista Waleska Silveira recomenda: “intercalar água com bebidas alcoólicas é fundamental para quem for beber além da conta”. Você também pode optar por sucos de frutas naturais e água de coco.

Apostar na alimentação fracionada é um truque para curar ressaca do dia seguinte. Comer a cada três ou quatro horas garante que o corpo tenha forças para não sofrer muito com os efeitos do álcool. Mas é importante prestar atenção no que você estará comendo. “Leve na bolsa castanhas, frutas, barras de proteína e barra de cereal com fibras”, sugere Waleska.

4. Faça um café da manhã caprichado 

De acordo com a nutricionista, a primeira refeição do dia precisa ser feita com variedade e qualidade. “Fazer um bom café na manhã, com ovos, frutas e produtos integrais é essencial para repor as reservas do corpo e manter o pique durante o dia”, explica.

5. No almoço, aposte nos carboidratos 

A alimentação é o principal fator para te ajudar a curar o mal-estar da ressaca. No almoço, evite alimentos gordurosos e aposte nas comidas saudáveis.

“Faça um almoço bem colorido com salada, verduras verde-escuras, carne sem gordura, batata doce ou arroz integral”, avisa a nutricionista.

Alimentos leves e com proteínas, como ovos e frutas, também são indicados para dar a volta por cima depois de enfiar o pé na jaca.

6. Pegue leve no jantar 

Assim como nas outras refeições durante o dia, nada de cair na tentação e comer coisas gordurosas ou fritas no jantar. O ideal é continuar mantendo uma alimentação leve e saudável. “Fuja dos lanches com molhos caseiros, tipo maionese, frutos do mar vendidos em praia e comidas gordurosas”, lembra Waleska.

7. Alimentação contra a dor de cabeça

Se não teve jeito e você acabou ficando com dor de cabeça depois da curtição, o indicado é investir em alimentos como salmão, atum e linhaça. Se o problema for enjoo, o gengibre é indicado para acalmar o estômago. Além disso, fique longe de comidas com muito açúcar, e ao invés disso, substitua pelo mel. O chá de boldo também pode ser eficiente para a ressaca.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de boldo-da-terra picadas

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo recomendado, desligue e adicione o boldo. Tampe e espere amornar. Coe, adoce com mel a gosto e tome até 3 xícaras (chá) no dia seguinte a exagerar na bebida.

8. Invista nos sucos detox

Os sucos detox são super indicados para quem acabou cometendo excessos. De melancia, couve com abacaxi ou mamão papaia, eles tem várias propriedades que combatem os problemas gerados depois da ingestão de álcool.

Ingredientes:

  • 1 abacaxi
  • 2 folhas de couve
  • 1/2 litro de água
  • Suco de 3 limões
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva a seguir.

9. Descanse bastante no dia seguinte

Geralmente, só depois de cinco horas é que as células cerebrais começam a se recuperar da bagunça que o álcool causa no organismo, o que pode gerar tontura e dores. Por isso, o ideal é sempre repousar bastante depois do consumo das bebidas. Mantenha as luzes apagadas, deite-se e durma bastante para repor as energias.

10. Invista nos chás

Diversas ervas ajudam a renovar as células do corpo afetadas pelo efeito do álcool, o que ajuda a acelerar o processo de purificação das toxinas que ainda estão no corpo evitando que a sensação ruim de sofrer com a ressaca. O recomendado é investir em chás de erva-picão, erva-cidreira, chá verde e hortelã.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 xícaras (chá) de hortelã picada
  • 5 folhas de erva-cidreira
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo:

Coloque a água e as folhas de hortelã e de erva cidreira numa panela e leve ao fogo alto para ferver. Quando ferver, apague o fogo e coe o chá. Deixe esfriar e adoce a gosto.

Источник: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/exagerou-na-bebida-10-dicas-para-resolver-a-ressaca-de-forma-rapida,45120629d06ca58f2bfd60a500fd4887kism9998.html

Exagerou? Conheça 5 dicas da Ciência para curar a sua ressaca

7 dicas para curar a ressaca mais rápido

Esta matéria é original de 2012, mas foi trazida novamente neste início de março de 2017 por motivos de… Bem, acabou o Carnaval, não é mesmo?

Nós sabemos que é muito divertido participar de todas as festas de Carnaval, mas o dia seguinte sempre nos reserva algumas surpresas. Como em época de férias é muito mais comum ver as pessoas passando do limite, uma palavra bem chata passa a fazer parte dos dicionários de muita gente: ressaca.

Mas o TecMundo não está aqui para dar lição de moral a ninguém. O que nós faremos neste artigo é listar as maneiras mais eficientes (e cientificamente comprovadas) de amenizar os efeitos da ressaca. Por isso, leia com atenção e anote as dicas mais importantes para não passar mal. É o que você pode fazer enquanto a pílula da ressaca não chega ao Brasil.

Importante: o TecMundo não aprova pessoas que bebem e dirigem – ou utilizam o para fazer declarações bombásticas.

1. Cisteína: os brócolis salvam

Quando você estiver querendo que o mundo acabe e o álcool deixe de existir, você também vai querer que seu fígado libere todo o etanal do seu corpo. Também conhecido com acetaldeído, o etanal é uma toxina gerada pela reação do álcool no corpo humano e pode causar dores de cabeça, náuseas e tontura.

Por isso, não há nada melhor do que cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Esse aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

2. Potássio: bananas podem ajudar

Já reparou que, quando você está no bar, é mais comum encontrar seus amigos no banheiro do que na mesa? Pois é, o álcool faz com que os seres humanos urinem muito mais do que o normal. Devido ao fato de as bebidas alcoólicas serem muito diuréticas, é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados junto com a urina.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O potássio é um dos elementos que mais são eliminados no processo, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse nutriente – e não adianta fazer cara feia por causa do enjoo. A falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.

3. Frutose: o doce nunca é doce na ressaca

Você sabe o que é o glicogênio? Trata-se de uma reserva de energia vital para a sobrevivência dos animais, armazenada no fígado e nos músculos. Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço nas manhãs “pós-bebedeira”.

E uma das maneiras mais simples (e rápidas) de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (açúcar oriundo das frutas). Encontrada em frutas, a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo. Infelizmente, isso não significa que as frutas vão ser gostosas, pois é fato que o paladar em dias de ressaca fica bastante alterado.

4. Sódio: o isotônico de verdade

O sal em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Junto com o potássio, o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina.

Acordou com ressaca? Está na hora de comer alguma coisa com sal. Mas há também outras formas de fazer o organismo recuperar o elemento químico. Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas água de coco pode ser ainda melhor.

5. Água: recuperar o que foi perdido

Você sabe qual é a relação entre desidratação e dores de cabeça na ressaca? Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.

Para fazer com que isso seja amenizado: água, muita água. O líquido é capaz de fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar da maneira correta. Logicamente, um copo de água não fará a dor passar em 2 minutos, mas a reidratação é essencial para a “revitalização”.

…..

Esperamos que as dicas tenham ajudado a sua quarta-feira de cinzas a ficar um pouco menos “azeda”.

Источник: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/17137-5-dicas-da-ciencia-para-curar-a-ressaca.htm

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: