7 truques para fazer a barba corretamente

9 erros que (quase) todo homem comete ao fazer a barba

7 truques para fazer a barba corretamente

Tirar alguns minutos do dia –ou da semana — para cuidar da barba é algo que faz parte da rotina da maioria dos homens. O que muitos não sabem é que esse hábito demanda cuidados. Listamos aqui erros comuns na hora de se barbear, que podem prejudicar sua pele. 

1. Passar a lâmina no sentido contrário do fio

O jeito correto, a fim de evitar irritação da pele e encravamento dos pelos, é passar a lâmina no sentido do crescimento dos fios.

“Uma alternativa para quem prefere cortar no sentido contrário é fazer isso depois de uma primeira passada da lâmina acompanhando o crescimento do fio, o que já diminui o risco de agredir a pele”, sugere Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e do Hospital das Clínicas de São Paulo. O lado certo de crescimento da barba é aquele que não oferece resistência quando você passa a mão pelos pelos.

O sabonete até ajuda a lâmina a deslizar, mas o produto não é apropriado para isso e pode ressecar a pele, eliminando a oleosidade natural que a protege, o que tende a gerar irritação e problemas como espinhas.

O indicado é usar um gel ou espuma específico para barbear.

Eles têm componentes que ajudam a amolecer os fios da barba, proporcionando um corte suave e rente à pele –aplique o produto no rosto e aguarde uns minutos para ele agir antes de passar o barbeador. A espuma também facilita o deslizamento da lâmina e reduz o atrito com a pele, o que diminui o risco de irritação, cortes e arranhões.

VEJA TAMBÉM:

3. Usar água fria

O mais indicado é umedecer o rosto com água morna ou uma toalha molhada nessa temperatura. Isso ajuda a dilatar os poros e amolecer os pelos.

“Dessa forma, fica mais fácil barbear com menos fricção da lâmina contra a pele”, avisa Larissa Montanheiro, dermatologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Ela lembra que a finalização do procedimento deve ser feita, aí sim, com água fria, a fim de fechar os poros.

4. Esquecer o pós-barba

O produto usado nessa etapa normalmente possui ativos calmantes e hidratantes, que promovem alívio da pele, auxiliam na cicatrização de possíveis cortes e arranhões e contribuem para a hidratação dos pelos que vão crescer.

O cosmético ideal vai depender do tipo de pele: 

  • Na oleosa, por exemplo, o melhor é usar um produto em gel, que é mais leve, não estimula a produção de sebo e costuma apresentar propriedades refrescantes”, indica Emily Alvernaz, médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora com especialização em dermatologia e cirurgia estética.
  • Quem tem pele mais seca pode investir em um pós-barba em loção, que vai hidratar sem pesar ou deixar a pele pegajosa.
  •  Para peles sensíveis, o melhor são as versões tipo bálsamo, bem leves e confortáveis.

De acordo com Lilia Guadanhim, dermatologista da unidade de cosmiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é bem importante dar preferência a um cosmético que contenha ativos com ação anti-inflamatória, como a niacinamida, que ajuda a manter a integridade da pele e reduzir processos inflamatórios que podem acabar resultando em manchas, foliculite e formação de acne.

5. Usar lâmina velha

Depois de muito tempo em contato com a umidade, a lâmina apresenta sinais de oxidação e pode conter acúmulo de fungos e bactérias, que, em contato com a pele, provocam dermatites e até micose. Sem esquecer que a lâmina perde o corte depois de alguns usos, e passá-la nessas condições sobre a pele pode acabar machucando o rosto.

Em média, a recomendação é trocar a lâmina a cada 20 dias de uso, aproximadamente”, ensina João Gabriel Nunes, dermatologista pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e tricologista pelo Hospital da Pele de São Paulo. Isso se seu aparelho de barbear não for descartável, claro, pois nesse caso você deve usar apenas uma vez –ou o número recomendado pelo fabricante.

6. Não esfoliar o rosto

Uma esfoliação facial suave pelo menos uma vez por semana vai remover células mortas, reduzir a chance de pelos encravados e deixar a pele mais lisa, pronta para um bom deslizamento da lâmina.

Nessa etapa, é importante fazer movimentos suaves, a fim de não machucar a pele, e evitar receitas caseiras, principalmente com ingredientes como limão (que pode irritar e manchar) e açúcar (os grãos muito grandes podem agredir o rosto).

VEJA TAMBÉM

7. Não lavar a lâmina após cada passagem no rosto

A cada passagem do barbeador sobre a face, é fundamental remover com água os fios e a espuma acumulados. Isso vai tornar o corte mais preciso –evitando ter que repassar a lâmina no mesmo local — e prevenir contaminação

8. Pressionar o barbeador contra a face

O formato e o peso do aparelho costumam ser suficientes para um corte rente, preciso e seguro dos pelos. Se as lâminas estiverem novas, você não precisa aplicar nenhum tipo de pressão contra o rosto.

“As lâminas novas cortam facilmente os fios.

Ao usar a força, você pode causar feridas graves”, alerta Alexandre Silva, barber artisan do Creative Salon, formado em cortes geométricos e professor na Assay Hair Academy, em São Paulo 

9. Secar o rosto esfregando a toalha

Isso vai acabar irritando a pele, que já está fragilizada. O correto é aplicar com cuidado uma toalha úmida no rosto, dando leves batidas, mas sem esfregar. Assim, você não corre o risco de piorar a situação de possíveis cortes ou arranhões e a recuperação da pele até o barbear seguinte será mais tranquila.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
 – Instagram – 

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/19/9-erros-que-quase-todo-homem-comete-ao-fazer-a-barba.htm

10 erros a evitar quando se faz a barba

7 truques para fazer a barba corretamente

À partida, todo o homem sabe fazer a barba, ainda que com mais ou menos dificuldades.

Mas para contrariar essa verdade quase universal o jornal espanhol El País pediu a ajuda de dois especialistas — Roberto Martín, barbeiro com mais de 20 anos de experiência, e Carles Suñé, jornalista catalão responsável pelo site No sin mi barba — e assinalou 14 erros que, aparentemente, os homens cometem sem se aperceberem. Desses 14 escolhemos 10 e o resultado segue abaixo.

1. Fazer a barba com o rosto seco (ou passar água fria)

Começar a aparar a barba com a pele seca não é a melhor das ideias, a não ser que queira passar uns dias com o rosto bem vermelho. Segundo os “especialistas” consultados pelo jornal espanhol, o melhor é mesmo aplicar água quente antes de começar a fazer a barba (ou até tomar um banho).

É que o calor ajuda a enfraquecer os pelos — e a abrir os poros –, o que faz com que a lâmina escorregue mais facilmente. Sobre isso, Roberto Martín introduz uma ideia mais delicada — molhar uma toalha em água quente e, depois de escorrida, colocá-la no rosto durante alguns minutos.

Uma vez a fazer a barba é importante ir mantendo a cara hidratada, até porque a água fria só deve entrar em cena no fim de tudo (de modo a fechar os poros).

2. Tirar pelos à força 

Há pelos que custam mais a sair do que outros. Em qualquer dos casos, o importante é não utilizar a força.

Roberto Martín explica que, nestas circunstâncias, o melhor é aplicar água quente na zona em questão, colocar uma nova dose de espuma e voltar a passar a lâmina com calma.

Carles Suñé lembra ainda que, perante a resistência de alguns pelos, talvez esteja na hora de verificar se que a lâmina ainda está em condições.

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Esfregar o rosto com a toalha

Feita a barba, o melhor é não passar (como quem diz esfregar) o rosto pela toalha — o El País compara-a a uma faca afiada, dado que o ato é bem capaz de deixar a pele irritada. O ideal é secar o rosto com cuidado, ou seja, dar pequenos e suaves “golpes” com a toalha na zona afetada. Outra coisa importante, garante Roberto, é ir lavando de vez em quando a toalha.

4. Cortar o pelo no sentido da raiz

Cortar o pelo no sentido contrário em que nasce permite passar a lâmina de uma forma muito mais rápida (e eficiente), uma vez que se corta o pelo junto à raiz.

 A eficácia pode, no entanto, não evitar alguns cortes e consequentes gotas de sangue. Caso isso aconteça, a sugestão é clara — pare de cortar o pelo nesse sentido.

“Se a pele o permitir, pode-se dar uma segunda passagem [com a lâmina], mas o importante é voltar a colocar a espuma”, diz Roberto.

Christopher Furlong/Getty Images

5. Fazer a barba em modo express

Fazer a barba em cinco, 10 ou 15 minutos é má ideia. Os peritos consultados defendem que tal exercício é coisa que leva tempo e que, por isso, deve ser feito à noite. Porque acordar de manhã e fazer a barba a correr não é coisa que se aconselhe.

6. Ser forreta

As lâminas e as loções para barbear podem ser bem caras, é verdade. Mas nem por isso Carles deixa de aconselhar a gastar dinheiro no respetivo equipamento, até porque lâminas mais baratas podem enferrujar com mais facilidade.

Sobre este tópico, Roberto dá uma ideia que tem caído em desuso — máquinas de barbear clássicas com lâminas substituíveis, que são mais baratas do que as atuais.

O jornal acrescenta ainda que as máquinas vintage são mais ecológicas do que as de plástico.

THEO KARANIKOS/AFP/Getty Images

7. Usar apenas uma mão para fazer a barba

Quando a fazer a barba é sempre necessário usar as duas mãos, escreve o El País: enquanto uma vai movendo a navalha, a outra tem o dever de esticar a pele. Esticar a pele à medida que se vai passando a lâmina é receita de sucesso, uma vez que a navalha desliza melhor e a favor dos poros.

Christopher Furlong/Getty Images

8. Usar (só) o espelho da parede como referência

O normal é fazer a barba à frente do espelho da casa de banho. Mas acontece que esses espelhos, ao contrário do rosto humano, não têm três dimensões. A solução pode muito bem passar pelo uso de um espelho com uma base, isto é, que seja movível e fácil de girar à medida do necessário.

9. Abusar no aftershave

Escreve o jornal que o aftershave (a loção que se aplica depois de feita a barba) vem dos tempos em que era necessário recorrer ao álcool para evitar infeções derivadas de eventuais cortes, pelo que, hoje em dia, este possa não ser o produto mais indicado. Carles defende, então, o uso de produtos mais naturais (como bálsamos ou loções com aloe vera) para quem tem a pele mais sensível. Já Roberto admite ser uma apreciador resoluto de aftershave.

Every time I find out I need to shave, I see #HomeAlone Kevin face in my mirror pic..com/fWcyXphThs

— Filip Bačić (@acic) March 8, 2015

10. Fazer a barba todos os dias

Pode ser um erro polémico, diz o El País, mas caso seja uma destas pessoas eis as dicas a reter: um banho para abrir os poros, seguido de água quente na cara e espuma.

Fazer a barba constantemente requer mais produtos e mais tempo. E para quem tem a pele mais sensível, o ideal é fazer intervalos entre o barbear e passar a lâmina sempre em favor do pelo.

E, já agora, o creme hidratante diário é tido como quase como uma obrigação.

Источник: https://observador.pt/2016/01/21/10-erros-evitar-barba/

Como fazer a linha da barba: 2 etapas pra acabar com o mistério

7 truques para fazer a barba corretamente

Se você optou por ser um barbudo, um dos processos mais complicados para cultivar uma barba perfeita e manter sua aparência em dia, é aprender como fazer a linha da barba.

A primeira impressão, pode parecer simples como alinhar a barba corretamente, entretanto, ter uma barba não é uma das tarefas mais fáceis que um homem pode se comprometer a cumprir. Isso é especialmente verdade quando, para economizar um pouco ou simplesmente para ter controle sobre a própria aparência, optamos por aparar e mantê-la em casa sozinhos.

Nesses casos, é necessário saber como desenhar a barba sozinho!

Aprender como fazer a barba desenhada exige bastante pesquisa e prática até que fiquemos satisfeitos.

A dificuldade em como fazer a linha da barba começa com a falta de habilidade com a lâmina ou máquina. Como se não bastasse ser difícil ter uma visão geral sobre nosso próprio rosto, uma máquina de cortar a barba não é exatamente segura, quando ainda somos iniciantes.

Leia também: Trocando a lâmina pelo barbeador

Mas o dia chegou, meus caros senhores! Fizemos um guia definitivo de como fazer a linha da barba e te ensinar como desenhar a barba corretamente, sem grandes dramas e com regras fáceis de seguir.

1. Regra dos dois dedos

O primeiro passo de como fazer uma barba perfeita é encontrar o ponto central no pescoço em que sua barba irá terminar.

Esse ponto irá, além de definir os limites da barba, servir de referência para o resto do corte.

Leve sua cabeça para trás, deixando o pescoço bem em evidência e coloque seus dedos do meio e indicador logo acima do pomo de adão.

A altura marcada pelo dedo de cima é onde sua barba deve terminar. Você acabou de aprender o primeiro caminho de como desenhar a barba no pescoço.

Com a cabeça baixa, em posição natural, essa linha deve ficar quase inteiramente escondida pelo queixo, com as laterais um pouco mais visíveis.

Caso você fique na dúvida de como fazer a barba no pescoço, sempre apare um pouco abaixo da linha do que acima, para não arriscar cortar demais.

E nada de pânico: Se sua barba não crescer até este ponto ou apresentar falhas, deixe a região da forma como está.

Tome muito cuidado para não deixar a barba nem muito baixa, dando a impressão de desleixo, nem muito alta, já que você corre o risco de aparentar ter queixo duplo,além de se destacar demais no rosto e entregar que tem algo errado com o corte.

Apresentada a primeira dica de como barbear o pescoço, seguimos para os próximos passos.

2. Aparando laterais e linha da bochecha

O próximo passo de como fazer a linha da barba é aparar a barba nas laterais, onde a linha deve acompanhar seu maxilar, contida entre sua costeleta e a linha definida no pescoço anteriormente.

A forma correta de como alinhar a barba é sempre cobrir o ângulo do maxilar, para ela não ficar curta demais e dar a impressão de queixo duplo.

Separamos um passo a passo de como deixar uma barba perfeita, para ficar mais claro como começar:

1) Linha do Pescoço

Seguindo a linha do seu maxilar, apare a barba de forma que ela termine na altura do ponto definido anteriormente. Cortando desta forma, ela criará um formato arredondado olhando de frente, sendo mais baixa no pescoço, e mais alta nas laterais.

2) Linha da Bochecha

Aparar a linha da bochecha é totalmente opcional e depende do visual que você quer. Caso você curta um contorno de barba bem definido e o formato de seu rosto delineado, é uma boa opção.

Para isso, veja onde sua costeleta se dobra e trace uma linha deste ponto até o fim do bigode, perto da boca.

3) Arredondando o Canto Inferior

Por último, o passo de como fazer a linha da barba, para que o canto inferior de sua barba não fique quadrado e dê a impressão de você tem um maxilar um pouco desproporcional, arredonde o canto para que ele envolva seu maxilar e pareça certo.

Isso serve para que a barba pareça mais natural e inerente ao seu rosto, mas caso você curta um recorte de barba quadrada, pode manter as linhas quadradas.

Se neste passo você estava esperando uma dica mais simples de como alinhar a barba, sugerimos que acesse o post; “Como usar o novo alinhador de barba da Vito“.

Se você ainda tem dúvidas sobre seu estilo de barba, indicamos o artigo; “7 modelos de corte de barba masculina para um novo visual”.

Você pode estar pensando que é melhor adotar o estilo de barba por fazer. Realmente ela dá menos trabalho do que diz respeito a como acertar a barba no pescoço e nas demais linhas, mas também tem exige cuidados, como aparar periodicamente e manter a limpeza.

E aí, curtiram as dicas de como fazer a linha da barba?

Para completar o guia de como aparar a barba corretamente, separamos um kit de produtos para cuidados com a barba e alguns equipamentos necessários para facilitar o processo de como desenhar acertar a barba no pescoço e desenhar a barba sozinho, fazendo uma verdadeira barbearia particular:

Barbeador Ga.Ma Italy 3 Lâminas GSH860 BIVOLT. Veja mais.

Aparador de Pelos Philips Oneblade QP2510/10 Bivolt. Veja mais.

Aparelho de barbear Gillette Mach 3 Sensitive. Veja mais.

Espuma de Barbear Dr. Jones Precision Shave Foam. Veja mais.

Pós-barba Vito The After Shave. Veja mais.

Esperamos ter te ajudado a aprender como fazer a linha da barba embaixo do queixo e nas laterias, para alcançar uma barba com linha reta.

Se ficou com alguma dúvida deixe em nossos comentários.

Conheça o site da Men’s Market e confira nossa seleção de produtos para cuidar de barba, cabelo e bigode! Temos todos os produtos para a sua rotina.

Nosso estoque é exclusivo de produtos para cuidados masculinos e também conta com marcas consagradas no mercado, como Keune, Paul Mitchell, L’anza e Osis+.

O Men’s Market  é o e-commerce do homem moderno, prático e antenado!

Источник: https://blog.mensmarket.com.br/barba/como-fazer-linha-barba/

Como modelar a barba: 7 truques que você precisa conhecer!

7 truques para fazer a barba corretamente

Modelar a barba pode ser mais fácil do que você pensa! Deixar ela com a aparência desejada depende de alguns hábitos bem básicos, que devem ser aliados ao uso de produtos específicos para os pelos do rosto.

Os truques são bem práticos e rápidos! Qualquer homem pode fazê-los em casa, diariamente, para obter um resultado bastante legal, da forma como preferir. Está curioso para saber como?

O post a seguir traz 7 dicas preciosas que te ajudarão a modelar a sua barba de maneira rápida, deixando-a pronta para o dia a dia de trabalho ou para os momentos de lazer. Continue a leitura e veja como!

1. Descubra o formato da barba que te agrada

As barbas têm diferentes formas, com áreas mais aparadas e outras maiores e com mais pelos. Tudo isso pode ser moldado em uma visita ao barbeiro ou até mesmo em casa, com ajuda de um bom aparelho elétrico. Entretanto, a melhor maneira de descobrir o formato mais adequado para a sua barba é deixá-la crescer.

Por cerca de três semanas, permita que os pelos se desenvolvam sem nenhuma interferência. Eles podem parecer bagunçados no início, mas isso será fundamental para você perceber qual formato a sua barba atingirá ao longo do tempo.

Com o volume adequado, você poderá perceber como ela se comporta. Algumas barbas ganham forma sozinhas, já outras ficam cheias, mas bagunçadas. Somente com a sua grande, você perceberá qual formato ficará melhor e, a partir daí, poderá agir aparando os pelos e modelando.

O formato do seu rosto também é determinante na hora de saber qual melhor estilo de barba.

2. Apare de forma certa antes de modelar a barba

Após deixar os pelos crescerem e ganharem volume, chega a hora de aparar. Pode parecer uma tarefa simples e que não exige muitos cuidados, porém, a má execução pode resultar em alguns erros que podem arruinar a aparência da sua barba. Aparar é fundamental para atingir a modelagem perfeita!

Pelos da lateral e do bigode

O primeiro passo é pentear todos os fios para fora, como se os estivesse afastando do rosto. Esse movimento permitirá que você veja o excesso deles e os apare a partir daí. A ferramenta mais apropriada é um barbeador elétrico. Regule para o pente mais alto a fim de não ter nenhuma surpresa e fazer o corte gradual.

No bigode, penteie os pelos para baixo, na direção da boca. Em seguida, com uma tesoura, apare-os na altura desejada, preferencialmente acima do lábio superior, fazendo isso de forma alinhada.

Área de limite dos fios

Um dos pontos mais importantes é a linha de delimitação da barba. É comum ver homens seguindo o maxilar na hora de aparar. Podemos considerar isso um erro, já que desvaloriza a barba, diminuindo o volume e deixando sem pelos uma área muito grande do pescoço.

Especialmente se você é mais gordinho, evite ao máximo usar a linha do maxilar para fazer o contorno do rosto. Isso fará com que você fique com o famoso e temido queixo duplo.

3. Evite hábitos ruins no cotidiano

Quem tem barba sabe como algumas manias são quase incontroláveis no nosso dia a dia. Passar a mão na barba e coçar os pelos são as principais e as mais prejudiciais para a saúde e o crescimento dos pelos, além de agirem dificultando a modelagem.

Coçar é muito comum e igualmente prejudicial, especialmente quando os pelos estão crescendo. Esse costume pode ocasionar em falhas na barba, provocando aqueles buracos desagradáveis.

Alisar também é uma mania, para alguns até mesmo intencionalmente, como uma espécie de charme. Ok, vamos entender, mas você precisa saber que isso não é saudável!

A mão retém muitas sujeiras, especialmente se você estiver na rua, em um dia a dia de compromissos. O ato de alisar a barba transmite todas essas impurezas para os pelos, o que faz com que eles fiquem com uma aparência ruim, dificultando a modelagem.

4. Use uma pomada balm modeladora

Os cosméticos para barba são fundamentais. Por exemplo, a pomada balm é importante na hora de modelar seus pelos e dar aquela aparência que você deseja de maneira fácil e rápida.

Ela consegue conferir forma, consistência e firmeza para a barba, além de deixá-la limpa, cheirosa e hidratada. Aplique um pouco nos fios toda vez que for penteá-los antes de sair de casa.

5. Use óleo para barba

O óleo, além dos benefícios da pomada balm, também traz muito brilho aos fios. Seu uso precisa ser feito com cuidado, uma vez ao dia, para que não haja aumento da oleosidade.

O óleo é fundamental para modelar a barba, especialmente para quem já a cultiva por mais de 4 meses. Esse produto é indispensável, especialmente no frio, época em que a pele e os pelos ficam ressecados e difíceis de serem penteados.

6. Tenha sempre um pente em mãos

O pente é o grande aliado na hora de modelar sua barba. Já pensou na possibilidade de deixar o seu cabelo perfeitamente alinhado sem usar esse acessório? Então, o mesmo acontece com a barba!

Após aplicar a pomada modeladora ou o óleo, passe o pente na barba e modele da maneira que quiser, sempre pensando em manter os fios alinhados e em uma direção uniforme. Caso contrário, a aparência ficará ruim.

Tenha o acessório com você no dia a dia! Você poderá sempre ajustar os pelos de sua barba quando for ao banheiro e sentir que há necessidade. O pente é um item indispensável aos barbados!

7. Lave e seque os pelos do rosto sempre

Quando os fios estão sujos e úmidos, sempre terão condições ruins para ser modelar a barba! A higiene é fundamental para que você garanta o formato apropriado para os pelos. Jamais dispense o uso de um shampoo apropriado para os pelos do rosto.

É comum que os homens utilizem sabonete normal ou até mesmo shampoo de cabelo nos pelos do rosto, porém, esses não são os produtos mais indicados e acabam por não trazerem nenhum benefício.

Após lavar sua barba, ou depois do banho, seque-a cuidadosamente antes de aplicar o balm ou o óleo. Caso contrário, o efeito modelador não será o mesmo. Além disso, a barba úmida pode estar suscetível a fungos e bactérias.

Com as dicas de hoje, você chegará a um bom resultado na hora de modelar a barba! Lembre-se de que o cuidado com ela é diário, e não só na hora de pentear. Pensando nisso, siga aqui no blog e conheça os produtos essenciais para manter a sua barba!

[uam_ad id=”1012″]

Источник: https://www.barbabrava.com.br/blog/como-modelar-a-barba/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: