8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar

Contents
  1. 5 benefícios da granola e como prepará-la com mais sabor e saúde
  2. 5 benefícios incríveis da granola
  3. Como preparar sua própria granola e inovar no jeito de consumi-la
  4. Granolas caseiras
  5. Bolos e sobremesas
  6. Opções salgadas
  7. Granola e emagrecimento
  8. Granola – Como avaliar sua qualidade e principais benefícios do alimento
  9. Composição da granola
  10. Como avaliar a composição da granola
  11. 1 – Perder peso
  12. 2 – Queda do colesterol
  13. 4 – Baixa os níveis de pressão arterial
  14. 5 – Boa para a pele e o cabelo
  15. 6 – Controle de diabetes
  16. 7 – Prevenção de câncer
  17. 8 – Ajuda na saúde do coração
  18. 8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar
  19. Granola engorda?
  20. Como preparar a granola?
  21. Você sabe escolher granola saudável? Aprenda e veja como incluí-la na dieta
  22. 1. Ajuda no bom funcionamento do intestino
  23. 2. Dá sensação de saciedade
  24. 3. É um alimento prático e fácil de carregar
  25. 4. É rica em vitaminas e minerais que combatem diversas doenças
  26. 5. Diminui o colesterol ruim
  27. 6. Dá para fazer em casa
  28. Benefícios da Granola – Propriedades, receitas e dicas
  29. De olho na composição da Granola
  30. Dicas para aproveitar os benefícios da granola
  31. Benefícios da granola,para que serve e propriedades
  32. 1. Ajuda a diminuir o colesterol
  33. 2. Ajuda a perder peso
  34. 3. Benefícios da granola no aumento a energia vital
  35. 4. Previne a anemia
  36. 5. Reduz o risco de doenças cardíacas
  37. 6. Melhora o funcionamento do cérebro
  38. 7. Benefícios da granola na aparência da pele e dos cabelos
  39. Receitas de granola
  40. Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da granola para a sua saúde? Que tipo de granola costuma comprar e consumir? Comente abaixo!

5 benefícios da granola e como prepará-la com mais sabor e saúde

8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar

Foto: iStock

Quem nunca se rendeu ao sabor agradável e à textura crocante da granola?! Em cima de frutas, iogurte ou até mesmo como ingrediente das mais variadas receitas, esse mix de alimentos faz muito sucesso na mesa dos brasileiros.

Michelle Mileto Troitinho, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA de Gramado, comenta que a granola é normalmente composta por cereais como a aveia, flocos de milho, sementes (linhaça, chia, gergelim), oleaginosas (castanhas, amêndoas, noz), frutas secas (damasco, ameixa preta, passas de uva, maçã), e pode conter ou não açúcares e glúten. “Possui textura crocante e sabor adocicado, sendo uma ótima fonte de fibras, que são essenciais para o funcionamento do intestino, controle do colesterol e da glicemia”, diz.

Porém, apesar de ter fama de saudável, muitas granolas que são encontradas à venda hoje não são aliadas do emagrecimento e nem da saúde como um todo! Isso porque, quando você compra uma granola industrializada, está sujeita à excessiva quantidade de açúcar e outros ingredientes prejudiciais que o fabricante pode ter colocado, sem deixar de lado o apelo de “alimento saudável”.

Neste contexto, como fazer uma boa escolha? Como escolher uma granola que realmente seja benéfica à saúde?

De acordo com Mariéllen Emidio Figueroa, também nutricionista do Kurotel, a melhor dica para saber escolher uma granola saudável é ler o rótulo para ver quais ingredientes ela contém e, assim, evitar a compra de uma granola cheia de açúcares ou com alto teor de sódio, ou ainda, pobre em fibras. “Se algum açúcar ou cereal que não seja integral esteja em primeiro lugar na lista de ingredientes, o ideal é escolher uma outra opção, pois os ingredientes são listados por ordem decrescente de quantidade”, explica Mariéllen.

“Outra dica é olhar a tabela nutricional e, antes de verificar as calorias e a quantidade de sódio, é importante ver a quantidade de fibra alimentar por porção.

A quantidade ideal de fibra alimentar para uma granola deve ser ≥ 3g por porção. Quanto mais fibra alimentar, maiores serão os benefícios da granola para o organismo. Mas, vale lembrar que quanto mais fibra, mais calorias.

Então, é necessário comer com moderação e na quantidade certa”, acrescenta.

5 benefícios incríveis da granola

Foto: iStock

Michelle destaca como principais vantagens do consumo da granola:

1. Energia e vitalidade: a granola contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, além de minerais zinco, selênio, cromo, manganês, micronutrientes que fornecem ao organismo mais energia e vitalidade para retardar o envelhecimento e combater os radicais livres.

2. Maior imunidade e proteção contra doenças: Michelle lembra que a granola é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que são os substratos energéticos para as bactérias benéficas que vivem na microbiota intestinal, melhorando assim a imunidade e protegendo o organismo contra doenças.

3. Bom funcionamento intestinal: a nutricionista Michelle destaca que as fibras também contribuem para aumentar o bolo fecal no intestino, estimulando o seu funcionamento adequado e melhorando os sintomas de prisão de ventre.

4. Redução do colesterol ruim: Michelle explica que a presença de ácido graxos insaturados, fornecidos pelas oleaginosas e sementes presentes na granola, beneficia o organismo na redução do LDL-colesterol.

5. Aliada no emagrecimento: a granola atua no metabolismo dos carboidratos (absorção é mais lenta) e aumenta a sensação da saciedade, podendo, assim, contribuir para o processo de emagrecimento quando consumida dentro de uma dieta equilibrada.

Como preparar sua própria granola e inovar no jeito de consumi-la

Mariéllen destaca que a granola é um excelente acompanhamento para frutas, iogurtes, leites, vitaminas de frutas etc. “A quantidade diária recomendada é de 2 a 3 colheres de sopa por dia, em substituição de uma porção de carboidrato, como pão ou tapioca. Dê preferência para consumi-la no café da manhã e nos lanches”, orienta.

Michelle alerta que, se a granola for consumida sem ter uma boa ingestão de água (o mínimo recomendável é de 2 litros por dia), o processo de digestão das fibras não ocorrerá de maneira adequada, atrapalhando o funcionamento do intestino.

Para quem não quer correr o risco de comprar uma granola que não seja saudável, uma ótima opção é fazer sua própria granola caseira. Inspire-se com as receitas abaixo:

Granolas caseiras

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

1. Granola com mel: a dica é enriquecer seu café da manhã com esta deliciosa granola caseira que, além de tudo, tem um cheirinho bom devido ao uso da canela. Ela pode ser consumida com iogurte ou as frutas de sua preferência!

2. Granola com toque de baunilha: além da baunilha, você usará aveia em flocos, nozes picadas, passas, açúcar mascavo, óleo, mel e canela. E, além desses ingredientes, você pode adicionar o que quiser, como, por exemplo, coco ralado e castanhas.

3. Granola de coco e chocolate: fica crocante, pouco doce e ainda tem o sabor do cacau que dá aquele sabor levemente amargo. Você pode variar a receita de acordo com os cereais e frutas secas que tem em casa. E, se você não tem óleo de coco, substitua por outro.

4. Granola de chocolate e castanha-do-pará: uma opção saudável e gostosa. Juntos, o cacau em pó, a chia e a castanha-do-pará transformam uma simples granola em um café da manhã fantástico! Vale a pena fazer!

5. Granola com banana: tem o delicioso sabor de um bolo de banana, e fica pronta em menos de 30 minutos. Além disso, é rica em fibras, vitaminas, minerais e tem muito menos açúcar do que sua versão industrializada.

Veja também 48 receitas de snacks saudáveis para você fazer na sua casa

6. Granola com manteiga de amendoim: você mesma fará o creme de amendoim, utilizando amendoim torrado sem casca e sem sal, açúcar mascavo, sal e óleo de coco. O tempo de preparo da granola é aproximadamente 50 minutos.

7. Granola com melaço de cana e limão: você usará apenas melaço de cana, limão Tahiti, óleo de girassol, aveia em flocos, gergelim, castanha-do-pará, semente de girassol, castanha de caju sem sal, linhaça dourada e as frutas secas de sua preferência.

8. Granola sem glúten: como a receita não leva aveia, que é a base da granola comum, esta versão fica bem diferente, quase como um mix de nuts. Você pode comer pura, com fruta e, como ela não é muito doce, pode até colocar na salada. Além de gostosa, ela é menos doce, mais saborosa e bem menos seca do que aquelas que você encontra à venda por aí.

9. Granola com aveia, castanha-do-Pará e amêndoas: esta receita leva poucos ingredientes, exatamente para facilitar na hora da preparação, além de conter somente ingredientes integrais, para preservar os nutrientes. Não leva ainda frutas secas, mas, se você gosta, pode adicionar que é sucesso!

10. Granola com trigo sarraceno: você usará trigo sarraceno em grão (ou lâminas de aveia), aveia em flocos grandes, amendoim picado, amêndoas picadas, coco ralado, sementes de linhaça ou chia, gergelim cru, uvas passas, óleo de coco, açúcar de coco (ou melado) e canela.

11. Granola com amaranto, goji berry e chia: uma opção incrível, feita, basicamente, com iogurte grego, geleia de morango sem açúcar e frutas vermelhas frescas… Ideal para uma refeição completa, diferente e deliciosa no seu café da manhã!

12. Granola com chia, semente de linhaça e mel: um mix muito rico em fibras provenientes dos cereais e muitas gorduras boas das sementes e oleaginosas. Apesar de saudável, a granola deve ser consumida com moderação… Fica a dica!

13. Granola com xarope de bordo: você usará flocos de aveia, castanha de caju, amêndoas, uva-passa, damascos secos, chia, linhaça, coco ralado, xarope de bordo (ou mel), água, óleo de coco, sal e frutas desidratadas.

Bolos e sobremesas

Foto: Reprodução / Gordelícias

14. Maçãs recheadas com granola: uma sobremesa mais leve e saudável, sem deixar de ser deliciosa. Pode ser também uma opção para um café da manhã diferente quando acompanhada de colheradas de iogurte!

15. Muffin de banana e granola: boa receita para se fazer juntamente com as crianças. Você usará farinha de trigo, açúcar, fermento, óleo de coco, leite, ovo, bananas, noz-moscada e granola.

Veja também 30 receitas saudáveis e fáceis de fazer

16. Cupcake de chocolate e granola: os bolinhos ficam fofos, úmidos e suaves. A granola e as pepitas de chocolate criam um contraste crocante que acaba por equilibrar e adicionar outra dimensão e textura, tornando-os ainda mais irresistíveis.

17. Bolinhas de cacau e granola: são deliciosas e cheias de ingredientes do bem! Você usará amendoim torrado sem sal, coco ralado ou em flocos, granola sem glúten, uva-passa, manteiga de amendoim, mel, açúcar mascavo, cacau em pó e corn flakes sem glúten/sem lactose.

18. Barrinhas de granola: boa pedida para as crianças! São práticas para o lanche da escola, por exemplo, além da receita ser bem fácil. Você usará aveia, amêndoas picadas, coco ralado, leite condensado, manteiga, frutas secas, amendoim torrado e gergelim.

19. Bolo integral de maçã, aveia e granola: além dos ingredientes principais, você usará farinha de trigo integral, farinha de trigo branca, fermento químico em pó, açúcar mascavo, ovos, óleo de girassol, uvas-passas, cravo em pó e canela em pó.

20. Bolo de pêra com granola: banana e maçã são as combinações mais comuns em receitas integrais. Mas dá pra fugir do óbvio e apostar nas pêras com sucesso! É o que prova esta receita! A granola dá um toque muito especial à massa e também na cobertura.

21. Pão doce com granola: um pão doce que vai muito bem com geleia, cottage ou requeijão, seja no café da manhã ou no lanche da tarde. Você usará farinha de trigo, açúcar, fermento biológico, canela em pó, granola, aveia, ovos orgânicos, leite integral, água, manteiga e sal.

22. Bolachas de granola e chocolate: têm um sabor bastante complexo e uma textura muito crocante. A mistura dos ingredientes da granola juntamente com o chocolate faz com que estas bolachas sejam únicas em cada mordida. Uma excelente surpresa!

23. Cestinha de granola: pode ser servida como sobremesa, café da manhã ou como opção de lanche intermediário! A receita é ainda sem glúten e sem lactose. Você usará somente granola sem glúten, óleo de coco e mel.

24. Verrine de granola, iogurte e frutas vermelhas: feita com iogurte grego, geleia de morango sem açúcar e frutas vermelhas frescas, essa verrine é linda e pra lá de saborosa! Faça essa delícia e tenha uma refeição completa em seu café da manhã.

Opções salgadas

Foto: Reprodução / Pitadinha

25. Granola salgada com semente de abóbora e de girassol: perfeita para polvilhar sobre saladas e outros pratos para dar uma crocância a mais, ou para ser consumida pura mesmo, como um lanchinho da tarde, pois é uma forma bem saborosa e prática de se alimentar bem e nutrir o corpo nos intervalos das refeições.

26. Granola com ervas e lemon pepper: uma opção diferente e saborosa. Você usará flocos de milho, sementes de girassol, sementes de abóbora, linhaça dourada, chia, azeite, ervas, gergelim, tempero lemon pepper e gersal.

27. Granola salgada com frutas secas e cúrcuma: ideal para adicionar um “croc-croc” e nutrientes em saladas, sopas, vegetais e lasanhas, essa granola é feita com azeite de oliva, cúrcuma e fica com um adocicado delicioso graças às frutas secas.

28. Granola salgada com toque de curry e louro: além de nutritiva, a granola salgada torna-se um acompanhamento ideal para vários pratos do dia a dia, dando um toque especial. Nesta receita, você pode usar mais ou menos temperos, de acordo com seu gosto, e até mesmo acrescentar outros grãos que goste.

29. Granola salgada com biscoito de arroz: além de ser saudável e adicionar textura ao prato, esse tipo de granola pode ajudar aquelas pessoas que não são tão fãs de uma saladinha a terem mais vontade de comê-la! Você usará gergelim preto, amêndoas em lascas, castanha-do-pará, uvas-passas, biscoito de arroz triturado, sal e pimenta.

30. Sopa de abóbora com granola salgada: você sente falta de alguma coisa crocante e salgada na hora de tomar uma sopa, mas quer uma alternativa mais saudável do que uma fatia de pão torrado?! Essa receita é pra você. Uma granola simples, sequinha e salgada na medida certa, que serve para comer com uma salada, como lanche da tarde ou por cima de uma bela sopa cremosa.

Boas receitas para fazer sua própria granola não faltam, né? Utilize seus ingredientes prediletos e, com sua granola doce ou salgada pronta, incremente seus pratos preferidos!

Granola e emagrecimento

Foto: iStock

A granola é muitas vezes associada ao emagrecimento. Mas será que, de fato, ela é uma aliada neste sentido? Depende…

Michelle explica que a granola auxilia no emagrecimento pelo seu alto teor de fibras, que aumenta a sensação de saciedade e o gasto calórico no processo de digestão, além de reduzir a absorção das gorduras saturadas no intestino. “Entretanto, apenas consumir a granola para emagrecer não será o suficiente para ter um bom resultado. Ela deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada todos os dias”, destaca a especialista.

Além disso, conforme explica Mariéllen, a granola pode ser prejudicial ao emagrecimento quando consumida em excesso ou quando a composição da granola não for realmente saudável.

Se a proposta principal é o emagrecimento, o ideal é se atentar ao rótulos das granolas antes de escolher uma, ou ainda, fazer sua própria granola caseira, utilizando os ingredientes que você mais gosta e/ou pode consumir.

De todo modo, a granola, tanto a doce (a mais popular) como a salgada, é uma excelente opção para dar mais sabor e crocância aos mais variados pratos e alimentos. Aproveite!

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/os-beneficios-da-granola/

Granola – Como avaliar sua qualidade e principais benefícios do alimento

8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar

Qual foi a última vez que você comeu granola? Se você não conseguiu se lembrar está na hora de trazer de volta o ingrediente para a sua vida. Acima de tudo, ele é ótimo para o trânsito intestinal, devido a ser rico em fibras.

Além disso, podemos enumerar outras várias vantagens. Ele, por exemplo, auxilia no processo de ganho de massa muscular, melhora a aparência da pele e aumenta a energia e a disposição para as atividades da rotina.

Ela pode ser ingerida com iogurte, leite, suco de frutas ou vitaminas. Ela também pode ser incluída em dietas de emagrecimento. Uma porção de 20 gramas, que corresponde a uma colher e meia de sopa de granola, tem 94 calorias.

Foodbev Media

Você já ouviu falar de W. K. Kellogg? Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, ele é o responsável pela criação do cereal matinal de milho. Além disso, ele também é o criador do termo comercial granola. Isso ocorreu no começo do século 20.

Sua fórmula original, de acordo com o Oxford English Dictionary, consistia em uma mistura de trigo, aveia e farinha de milho. O alimento ainda é um dos mais consumidos pelos americanos no café da manhã. Também é comum na mesa dos brasileiros.

Composição da granola

Mercado Livre

Primeiramente, em geral, a granola é um alimento nutritivo, que oferece muita energia. Por ser seca, a granola pode ser facilmente transportada e permanece fresca por muito tempo se for acondicionada em local livre de umidade.

Apesar disso, é preciso ficar de olho na composição da granola que está comprando. A granola feita com aveia e outros cereais possui alta concentração de fibras e ferro enquanto as castanhas e sementes contem proteínas e gorduras insaturadas.

Acontece que esses benefícios podem estar juntos de alto teor calórico, gorduras prejudiciais à saúde e muito açúcar disfarçado na receita. Portanto, é interessante olhar a composição da granola antes de compra-la.

Como avaliar a composição da granola

AndaZen

1 – Primeiramente, avalie a quantidade de açúcar. Ela não pode passar de oito gramas por porção. Xarope de milho, caldo de cana, melaço, xarope de arroz ou de aveia são variações de açucares, então cuidado.

2 – Conte as calorias, pois ela não deve conter mais que 400 calorias para cada 30 gramas.

3 – Corte as gorduras extras. Não deixe que a quantidade de gordura passe de 2 a 3 gramas para cada 30 gramas do produto.

4 – Não consuma as variedades com alto teor de gordura saturada.

5 – Por fim, cuidado com os “falsos ingredientes, inseridos só para aumentar o volume. A granola saudável deve conter ingredientes simples e conhecidos.

1 – Perder peso

Mundo da Nutrição

Primeiramente, o alto teor de fibras ajuda a manter a sensação de saciedade devido a retardação do processo de digestão. Por isso, é um ótimo aliado para a perda de peso.

2 – Queda do colesterol

Hora do Treino

Sobretudo, as fibras solúveis encontradas na aveia ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim das artérias. Portanto, elas se ligam aos ácidos biliares e, juntos, eles quebram as moléculas de gordura, reduzindo-as e permitindo que elas atravessem o trato digestivo e sejam removidas do organismo.

O Imparcial

Acima de tudo, a granola ajuda a melhorar o metabolismo, levando um consumo eficiente de energia. A granola contém quase todos os minerais essenciais para a nossa saúde: Magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio e é perfeita para auxiliar quem faz exercícios físicos.

4 – Baixa os níveis de pressão arterial

Sou BH

Basicamente, a pressão arterial alta implica em maior risco de doenças do coração, derrame e doenças renais. Os grãos integrais, como a aveia, por exemplo, podem baixar a pressão sanguínea porque contem alta concentração de potássio e pouco sódio. Por isso, a granola é ótima para baixar os níveis de pressão arterial.

5 – Boa para a pele e o cabelo

Saúde

A vitamina E, presente na granola, previnem a pele do envelhecimento precoce e o fortalece os cabelos. A vitamina E, inclusive, também melhora a saúde do coração, o que aumenta a eficiência da irrigação sanguínea nas extremidades dos folículos capilares e das unhas, melhorando a sua saúde e sua aparência.

6 – Controle de diabetes

Jasmine

Certamente, pacientes diabéticos também podem consumir granola em quantidades moderadas e se beneficiar das suas propriedades. Isso porque, devido à alta concentração de manganês, a granola pode inclusive funcionar como um regulador do nível de açúcar no sangue através da sua capacidade de estimular ou inibir a liberação de insulina.

7 – Prevenção de câncer

SM

Os grãos integrais, as castanhas e as sementes, sobretudo, devem fazer parte da nossa dieta porque são ricos em fibras, vitamina B e fitoquímicos que ajudam a manter as nossas células saudáveis para combater o câncer e outras doenças.

O manganês, também bastante concentrado na granola, tem propriedades antioxidantes. Ou seja, que ajudam o organismo a se livrar dos radicais livres, responsáveis por causar mutações no DNA de células saudáveis, transformando-as em células cancerígenas.

8 – Ajuda na saúde do coração

Super

As fibras, aliás, podem melhorar a saúde do coração porque removem o colesterol ruim das artérias, assim como outras gorduras que levam a doenças cardíacas como a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Farinha de trigo realmente faz mal? 8 motivos para cortá-la da sua vida

Fonte: Tua Saúde Mundo Boa Forma

Imagem de destaque: Priscila Di Ciero

Источник: https://areademulher.r7.com/saude/granola/

8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar

8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar

O consumo da granola garante diversos benefícios para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre, já que é um alimento ricos em fibras. Além disso, dependendo da forma como é consumida, também pode auxiliar no processo de ganho de massa muscular, melhora da aparência da pele e aumento da energia e a disposição para as atividades do dia-a-dia.

A granola é um alimento formado por uma mistura de aveias crocantes torradas no forno, frutos secos, frutas desidratadas, sementes e mel. Podem ser incluídos também outros ingredientes, como coco seco ou ralado, chocolate amargo, manteiga de amendoim e especiarias. A granola é fácil de ser preparada em casa e é normalmente consumida no café da manhã e nos lanches.

A granola preparada em casa é mais saudável do que a industrializada, já que estas contém açúcares, sal, gorduras e outros componentes que podem não ser tão saudáveis para a saúde.

A granola, além de fornecer calorias, é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais como ferro, cálcio, potássio, zinco e magnésio. O valor nutricional da granola depende dos ingredientes usados na sua preparação. 

Os principais benefícios para a saúde de consumir a granola são:

  1. Combate e alívio dos sintomas de prisão de ventre, já que é rica em fibras que favorecem o aumento do volume das fezes e o trânsito intestinal, fazendo com que as fezes saiam mais facilmente.
  2. Favorecimento da perda de peso, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade;
  3. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, já que diminuem o colesterol devido ao fato da aveia ser rica em beta-glucanos, um tipo de fibra que ajuda a diminuir o colesterol LDL, também chamado de colesterol mau, diminuindo o risco cardiovascular;
  4. Promove o rejuvenescimento da pele e diminui o risco do desenvolvimento de câncer, pois alguns ingredientes como coco, nozes, sementes de chia ou de linhaça, por exemplo, são ricos em selênio, vitamina E e ômega-3, que são antioxidantes, evitando o dano celular causado pelos radicais livres;
  5. Melhora a aparência do cabelo, pois é rica em proteínas, zinco, selênio e outros minerais que contribuem para o crescimento e a saúde das fibras capilares;
  6. Ajuda a melhorar a pressão arterial, isso porque alguns estudos indicam que as fibras, assim como alguns ingredientes como as sementes de chia e a aveia, ajudam na regulação da pressão arterial;
  7. Ajuda a regular o açúcar no sangue dependendo dos ingredientes que constituem a granola, no entanto as sementes, a aveia e os frutos secos foram verificados em diversos estudos que são capazes de favorecer o controle do açúcar no sangue, podendo ser benéfico para as pessoas com sobrepeso e as que são pré-diabéticas;
  8. Fornece energia e favorece o aumento da massa muscular, pois é rica em carboidratos, proteínas e gorduras boas que proporcionam energia e que em conjunto com o exercício adequado, favorece o ganho de massa muscular.

E importante ter em mente que no caso de ser consumida a granola industrializada, os benefícios podem não ser os mesmos, podendo até mesmo não ter benefícios. Por isso, é importante ler o rótulo e as informações nutricionais com cuidado para escolher a mais saudável, evitando as granolas que contenham açúcar ou edulcorantes. Veja como ler o rótulo corretamente.

Granola engorda?

A granola normalmente é preparada com açúcar mascavo ou com mel, além de conter ingredientes que, apesar de serem saudáveis, possuem grande quantidade de calorias, e, por isso, o seu consumo em grandes quantidades pode favorecer o aumento de peso.

No entanto, é possível consumir a granola sem engordar, devendo dar preferência à granola preparada em casa com ingredientes naturais, assim como regular a quantidade em que se consome, devendo utilizar 2 colheres ou 30 gramas de granola para consumir com leite ou iogurte desnatado, ou para misturar à fruta picada.

Como preparar a granola?

Alguns ingredientes que podem ser usados na preparação da granola são:

  • Sementes de chia, linhaça, gergelim, girassol e de abóbora;
  • Frutas desidratadas como coco, maçã, cranberries, bagas goji e uvas passa;
  • Frutos secos como amendoim, nozes, castanha, amêndoa e avelã;
  • Especiarias como canela e noz moscada;
  • Cereais como flocos de arroz, aveia, farelo de trigo ou linhaça;
  • Azeite de coco;
  • Manteiga de amendoim.

A preparação da granola é muito simples, sendo apenas necessário escolher os ingredientes e colocá-los em um recipiente para que sejam misturados.

É indicado que os frutos secos sejam triturados antes de serem misturados aos outros ingredientes da granola.

Em seguida, deve-se colocar a mistura em uma bandeja com papel vegetal e colocar no forno a 150ºC por cerca de 50 a 60 minutos. Em seguida, deve guardar a mistura em um recipiente hermético.

Источник: https://www.tuasaude.com/beneficios-da-granola/

Você sabe escolher granola saudável? Aprenda e veja como incluí-la na dieta

8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar

Feita a partir de uma mistura de cereais, grãos, oleaginosas e frutas secas, a granola é vista como uma aliada de quem quer ter uma alimentação mais saudável. Rica em fibras, ela melhora o intestino preguiçoso, combate diversas doenças, é cheia de gorduras boas e, de quebra, ajuda na sensação de saciedade.

O problema é que nem sempre a granola vendida no supermercado é composta apenas por esses bons ingredientes. Algumas podem trazer excesso de açúcar, sódio e conservantes e ser até pobre em fibras (seu principal ponto positivo). Com essa quantidade de alterações, o alimento deixa de ser saudável e passa a ser visto como ultraprocessado.

Para aproveitar todos os benefícios da granola sem cair em ciladas, é preciso ficar de olho no rótulo. Se açúcar (ou outros xaropes) ou qualquer cereal não integral já estiver como um dos primeiros ingredientes da lista, é melhor buscar outra opção. Isso porque eles estão listados por ordem decrescente de quantidade.

Para se ter uma ideia, a quantidade de açúcar, por exemplo, não deve ultrapassar 8 gramas por porção. Já a de gordura não deve exceder 3 gramas para cada 30 gramas de granola. Se encontrar no rótulo nomes de ingredientes que você nunca ouviu falar, como aromatizantes e acidulantes, já é um indício que ele não é tão saudável.

A granola encontrada nos supermercados pode conter conservantes e açúcares

Imagem: iStock

Para aproveitar todos os benefícios sem prejudicar a dieta (já que é considerada de alto valor calórico), o indicado é ingerir 25 gramas por dia, cerca de 1 colher e meia de sopa, segundo recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Agora que você já sabe como escolher uma granola saudável, confira seis motivos para acrescentar esse alimento no café da manhã ou no lanche da tarde:

1. Ajuda no bom funcionamento do intestino

Por conta dos cereais, a granola é um alimento rico em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Elas ajudam a formar e hidratar o bolo fecal, estimulando o movimento do órgão e combatendo o intestino preguiçoso.

2. Dá sensação de saciedade

Por conta de seu alto valor calórico (400 kcal a cada 100 gramas, em média), a granola não é, na teoria, considerada um alimento aliado de quem quer emagrecer. No entanto, a concentração de fibras ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, consequentemente, retarda o surgimento da fome.

Para usar esse benefício a seu favor sem ganhar peso, os especialistas dão algumas dicas: consumir apenas 25 gramas por dia, dando preferência para as granolas sem açúcar, acrescentá-las ao café da manhã ou antes das atividades físicas (para dar tempo de queimar as calorias extras) e sempre acompanhadas de alimentos de baixo valor calórico, como frutas ou iogurtes.

3. É um alimento prático e fácil de carregar

Por ser fácil de ser consumida e transportada, a granola pode funcionar como um acompanhamento mais saudável na salada de frutas, junto com o iogurte ou mesmo com leite.

Granola saudável é fácil de fazer em casa

Imagem: iStock

4. É rica em vitaminas e minerais que combatem diversas doenças

Feita com ingredientes “do bem”, a granola é rica em vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento de diversas partes do organismo. A presença da aveia, por exemplo, ajuda no combate à anemia, já que o cereal é rico em ferro. Por conta dos antioxidantes, ajuda no controle da diabetes, melhora o aspecto da pele e cabelo e atua até no combate ao câncer.

5. Diminui o colesterol ruim

As fibras encontradas na granola também ajudam no aumento do colesterol bom e na diminuição do ruim e ajuda a controlar a glicose (açúcar) no sangue.

6. Dá para fazer em casa

Uma boa saída é preparar sua própria granola em casa. Alguns itens são considerados “básicos”, como aveia em flocos, castanha de caju ou castanha-do-Pará, nozes e amêndoas, semente de linhaça, uva passa e damasco seco. A nutricionista Angela Cristina Barbaro, do HCor (Hospital do Coração), mostra um jeito simples de fazer:

Ingredientes

1 ½ copo de aveia integral½ copo de gérmen de trigo½ copo coco sem açúcar1/3 copo de açúcar mascavo½ copo de amêndoas1 copo de nozes1 ½ colher de chá de sal¼ copo de mel¼ copo de óleo de coco1 colher de chá de baunilha

1 colher de sopa de canela

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 165 ºC. Forre uma forma com papel manteiga. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos, adicione os demais em seguida e misture bem. Espalhe a mistura na forma e asse por 10 minutos.

Retire do forno e mexa bem. Retorne ao forno por mais 10 minutos, observando sempre para não queimar. Após esse tempo, retire do forno e, enquanto a granola esfria, use uma espátula para fazer aglomerados.

Espere até que esteja completamente fria para consumir.

Fontes consultadas: Jacqueline Moniz Anversa, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca; Angela Cristina Barbaro, nutricionista do HCor (Hospital do Coração).

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/11/12/voce-sabe-escolher-granola-saudavel-aprenda-e-veja-como-inclui-la-na-dieta.htm

Benefícios da Granola – Propriedades, receitas e dicas

8 principais benefícios da granola para a saúde e como preparar

A composição nutricional e os benefícios da granola variam de acordo com os alimentos que são usados como ingredientes na receita, mas em geral, trata-se um alimento nutritivo, que oferece muita energia para quem o consome e, principalmente, é muito prático.

  Continua Depois da Publicidade  

Por ser seca, a granola pode ser facilmente transportada e permanece fresca por muito tempo se for mantida em local livre de umidade. Conheça os benefícios associados ao seu consumo, dicas para manter o alimento saudável e uma receita deliciosa para prepara-la.

Granola com frutas

De olho na composição da Granola

A granola feita com aveia e outros cereais, tem alta concentração de fibras e ferro, enquanto as castanhas e sementes contem proteínas e gorduras insaturadas que são benéficas ao coração.

Mas junto a esses benefícios, a granola pode conter alto teor calórico, gorduras prejudiciais à saúde e muito açúcar disfarçado na receita. Portanto, diferentes formas de preparo da granola vão resultar em diferentes composições nutricionais.

Além disso, alguns fabricantes podem usar na fabricação da granola, ingredientes sem valor nutricional significativo, apenas para aumentar o seu volume.

Por isso vale a pena ter paciência e avaliar bem o produto antes de consumir. Ao comprar sua granola, inspecione o teor de açúcar e gordura,

Dicas para aproveitar os benefícios da granola

Quando feita com ingredientes balanceados, a granola oferece muitos benefícios para a saúde, mas é preciso estar atento à sua composição. Isso porque dependendo do tipo de gordura e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se um inimigo à saúde e à dieta.

  • Avalie a quantidade de açúcar: o ideal é que a quantidade não exceda 8 gramas por porção. Fique atento a ingredientes como xarope de milho, caldo de cana, melaço, xarope de arroz ou de aveia, pois todos são variações de açucares.
  • Conte as calorias: granolas mais saudáveis não devem conter mais que 400 calorias em cerca de 30 gramas.
  • Corte as gorduras extras: procure granolas que contenham gorduras insaturadas, que são boas para o coração, e sementes com ômega 3, como semente de linhaça, mas não deixe que a quantidade de gordura passe de 2 a 3 gramas para cada 30 gramas do produto.
  • Não consuma aquelas com alto teor de gordura saturada: muitas variedades de granola tem em sua composição gordura hidrogenada (também conhecida como gordura trans) o que é um verdadeiro mal para o coração.
  • Cuidado com os “falsos ingredientes”: alguns ingredientes servem apenas para aumentar o volume da granola, como por exemplo, flocos de arroz, que além de não trazerem benefícios nutricionais, podem ainda causar flatulência e problemas digestivos.

Benefícios da granola,para que serve e propriedades

Seu consumo pode auxiliar na regulação da digestão e na melhora da saúde. Confira a seguir 8 benefícios que o consumo da granola pode te proporcionar.

1. Ajuda a diminuir o colesterol

As fibras solúveis encontradas na aveia são particularmente úteis para diminuir os níveis de colesterol prejudiciais ao organismo.

2. Ajuda a perder peso

As fibras presentes nos cereais integrais da granola ajudam a manter a sensação de saciedade, pois retardam o processo de digestão.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora alguns ingredientes da granola possam ser mais calóricos, como as castanhas por exemplo, a energia que elas trazem ao organismo e os benefícios das fibras no trato intestinal, justificam seu consumo mesmo nas dietas de redução de peso.

No entanto, se na composição a granola estiver repleta de açúcar refinado, esse objetivo de perda de peso não vai ser alcançado, e muito provavelmente o resultado seja o oposto.

3. Benefícios da granola no aumento a energia vital

Esportistas adoram granola não só pela praticidade. Mas também por ela realmente ajudar a melhorar todo o metabolismo, o que leva a um consumo eficiente de energia pelo organismo.

A granola contém quase todos os minerais essenciais para a nossa saúde: por exemplo magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio.

4. Previne a anemia

Um dos benefícios da granola é a sua capacidade de prevenir a carência de ferro no organismo, uma vez que a aveia é uma é uma fonte significante deste mineral.

Quando ele está em falta, surge o cansaço, dores de cabeça, problemas intestinais e dificuldade de aprendizado, decorrentes da anemia.

Um copo de granola possui o equivalente a um terço da necessidade diária de consumo de ferro.

5. Reduz o risco de doenças cardíacas

De acordo com o U.S. Department of Health and Human Services (Departamento Americano de Saúde e Serviços à Pessoa), o consumo de grãos integrais pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Melhora o funcionamento do cérebro

A granola contém ômega 3, um tipo de gordura polinsaturada que é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

As vitaminas do complexo B da granola, dão suporte a energia gasta no nosso metabolismo, nas funções nervosas no nosso corpo e no desenvolvimento celular.

O alto teor de potássio e o baixo teor de sódio da granola melhoram a oxigenação do cérebro, favorecendo as funções cognitivas como a memória por exemplo.

7. Benefícios da granola na aparência da pele e dos cabelos

A vitamina E, presente em abundância na granola, é fundamental no combate aos radicais livres que promovem o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos, melhorando a sua saúde e sua aparência.

Diabéticos também podem consumir granola em quantidades moderadas já que o manganês presente nela em alta concentração, ajuda a regular a liberação de insulina no organismo.

Para potencializar esse efeito, é possível adicionar frutas secas, como por exemplo, damasco e uva passa.

Receitas de granola

Temos algumas receitas deliciosas de granola, dentre elas:

Você pode conferir aqui todas as receitas de granola disponíveis. Veja abaixo uma receita legal que é rápida e deliciosa para quem gosta de canela e coco.

Veja abaixo a informação nutricional de uma granola caseira simples composta por aveia em flocos, flocos de milho, semente linhaça, castanha de caju e castanha do Brasil, damasco seco, uva passa e canela.

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias388 kcal
Carboidratos66,1 g
Proteína10,6 g
Gorduras11 g
Gorduras saturadas2,16 g
Gorduras monoinsaturadas3,97 g
Gordura poliinsaturadas4,95 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar8,67 g
Colesterol0 mg
Cálcio72,4 mg
Ferro3,78 mg
Sódio145 mg
Magnésio96,3 mg
Fósforo172 mg
Potássio395 mg
Zinco4,51 mg
Cobre0,42 mg
Selênio238 mcg
Vitamina A (RE)8,18 mcg
Vitamina A (RAE)5,07 mcg
Vitamina D0 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,07 mg
Tiamina0,39 mg
Riboflavina0,37 mg
Niacina4,85 mg
Vitamina B60,3 mg
Vitamina B120 mcg
Vitamina C4,92 mg
Equivalente de folato22,2 mcg

Granola, caseira, simples, (aveia em flocos, flocos de milho, semente linhaça, castanha de caju e Brasil, damasco seco, uva passa, c/ canela) – Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Quer saber mais sobre os benefícios da granola? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o alimento pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar.

E aí, gostou das dicas?

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da granola para a sua saúde? Que tipo de granola costuma comprar e consumir? Comente abaixo!

(55 votos, média: 4,27 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/beneficios-da-granola/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: