9 principais benefícios do pepino para a saúde (com receitas saudáveis)

Contents
  1. Quiabo contribui com a saúde do coração: veja 9 benefícios desse vegetal
  2. 1. Previne problemas cardíacos
  3. 2. Ajuda no controle da glicemia
  4. 3. Faz bem para o intestino
  5. 4. Melhora a saúde óssea
  6. 5. Faz bem para o cérebro
  7. 6. Aumenta a saciedade
  8. 7. Fortalece a imunidade
  9. 8. Melhora a visão
  10. 9. É indicado para gestantes
  11. Benefício em estudo
  12. Água com quiabo tem algum benefício?
  13. Formas de consumo
  14. Riscos e contraindicações
  15. Principais benefícios do suco de pepino que vale a pena conhecer
  16. 1. Excelente fonte de vitamina A
  17. 2. Proporciona energia
  18. 3. É fonte de fibras
  19. 4. Contém vitamina K
  20. 5. Regula a temperatura corporal
  21. 6. Restaura os níveis de pH
  22. 7. Oferece sódio
  23. 8. Melhora o hálito
  24. 9. Cura para a ressaca
  25. Suco detox: benefícios e receitas simples para perder barriga Ativo Saúde
  26. Diferença entre suco detox e tradicional
  27. O que posso colocar no suco detox?
  28. Melhores ingredientes para suco detox
  29. Efeitos do suco detox no organismo
  30. Riscos 
  31. Como reduzir a exposição a substâncias tóxicas?
  32. Pode tomar todo dia? Quantas vezes?
  33. Com limão
  34. Com gengibre
  35. Com laranja
  36. Com frutas congeladas
  37. Com cenoura + repolho e alface
  38. Com melancia
  39. Suco verde
  40. Suco detox: as 20 melhores receitas para sua saúde
  41. 20 receitas de suco detox para deixar o organismo em dia
  42. 1. Suco purificante
  43. 2. Suco acelerador de metabolismo
  44. 3. Suco para saciar a fome
  45. 4. Suco hidratante
  46. 5. Suco diurético
  47. 6. Suco hidratante com água de coco
  48. 7. Suco bom para o coração
  49. 8. Suco digestivo
  50. 9. Suco fortalecedor
  51. 10. Suco anti-colesterol
  52. 11. Suco redutor de gordura
  53. 12. Suco antioxidante
  54. 13. Suco digestivo de abacaxi
  55. 14. Suco vitaminado
  56. 15. Suco rejuvenescedor
  57. 16. Suco emagrecedor
  58. 17. Suco hipocalórico
  59. 18. Suco pele perfeita
  60. 19. Suco calmante
  61. 20. Suco antioxidante de beterraba
  62. Os melhores ingredientes para o suco detox
  63. Benefícios dos sucos detox
  64. Quando e quanto tomar
  65. Benefícios do Pepino – Como usar, dicas e cuidados
  66. 10 benefícios do pepino – Para que serve
  67. 1. Ele tem ação anti-inflamatória
  68. 2. Possui atividade antioxidante
  69. 3. Ajuda a evitar a constipação
  70. 4. É um diurético natural
  71. 5. Pode ajudar contra cefaléia
  72. 6. Bom para o coração
  73. 7. É ótimo para os diabéticos
  74. 8. Bom para a pele
  75. 9. Ajuda a manter os ossos fortes
  76. 10. É ótimo em dietas para emagrecer
  77. Como usar e aproveitar os benefícios do pepino!
  78. Dicas
  79. Variedades de pepino no Brasil
  80. O que você achou dos benefícios do pepino? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

Quiabo contribui com a saúde do coração: veja 9 benefícios desse vegetal

9 principais benefícios do pepino para a saúde (com receitas saudáveis)

O quiabo é um alimento muito comum na culinária típica de Minas Gerais e Bahia, com pratos tradicionais como o frango com quiabo e o caruru.

Com uma coloração verde, possui formato cilíndrico com superfície lisa ou rugosa. O sabor é bastante suave, levemente adocicado e combina bem com outros ingredientes mais picantes.

Mas, por ter uma textura viscosa (a famosa “baba”) algumas pessoas evitam esse alimento.

Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o quiabo é pouco calórico —há cerca de 22 kcal em 100 g do alimento cozido — também é rico em água e contém ainda uma pequena quantidade de proteína (1,8 g).

Essa combinação de nutrientes faz com que o consumo regular de quiabo contribua com a saúde e até mesmo previna algumas doenças. Veja detalhes dos benefícios.

1. Previne problemas cardíacos

O quiabo é fonte de fibras e elas desempenham um papel importante no controle do colesterol e triglicérides, que são fatores de risco para os problemas cardíacos. Além de reduzirem a absorção desses lipídeos, as fibras presentes no quiabo também formam um gel que se liga aos ácidos biliares no intestino e aumentam a excreção nas fezes, diminuindo sua reabsorção pelo organismo.

A presença do potássio, por sua vez, interfere na saúde do sistema cardiovascular ao controlar a pressão arterial.

Além disso, esse alimento contém polifenóis, o que melhora a saúde do coração, diminui o risco de coágulos sanguíneos e os danos oxidativos no organismo.

Um estudo realizado pela Universidade de Barcelona mostrou que as pessoas que consumiam alimentos com essas substâncias tinham menos riscos de desenvolver as doenças cardíacas.

2. Ajuda no controle da glicemia

Mais uma vez, as fibras do quiabo proporcionam benefícios ao organismo, pois contribuem para o controle do açúcar no sangue. Sabe-se que uma alimentação rica em fibras ajuda a diminuir a absorção de glicose no intestino, o que é uma estratégia complementar no tratamento de pessoas com diabetes.

3. Faz bem para o intestino

Em 100 g de quiabo há 2,5 g de fibras. Recomenda-se o consumo de 25 g de fibras por dia para adultos. Portanto, ingerir o alimento juntamente com outros legumes, verduras, cereais e frutas com fibras melhora o funcionamento do intestino e previne a constipação.

4. Melhora a saúde óssea

Consumir o quiabo ajuda a fortalecer os ossos e prevenir fraturas porque ele é fonte de vitamina K. Além disso, esse alimento contém minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre que são importantes para a formação óssea e dos dentes.

5. Faz bem para o cérebro

Por ser um alimento com ácidos graxos, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, além de ser um alimento antioxidante, o quiabo também auxilia na memória e no aprendizado. Sabe-se que pode ajudar na redução de ansiedade, sintomas de depressão e na resposta inflamatória cerebral.

6. Aumenta a saciedade

O quiabo é rico em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade e faz com que a fome demore mais tempo para chegar. Por isso, o consumo desse vegetal contribui com a manutenção do peso, pois também é pouco calórico.

7. Fortalece a imunidade

Por possuir vitamina C contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que estimula a produção das células de defesa do corpo. Dessa forma, o organismo fica mais preparado para combater as infecções. Em 100 g do alimento cozido há cerca de 16 mg dessa vitamina.

8. Melhora a visão

O quiabo contém vitamina A e por isso faz bem para a visão, previne problemas oculares e protege a córnea. A falta dessa vitamina causa alterações oculares e doenças como a degeneração macular e, em casos extremos, a perda da visão.

9. É indicado para gestantes

O quiabo contém ácido fólico que é um nutriente importante para as mulheres grávidas. Isso porque ele diminui o risco de um defeito no tubo neural, que afeta o cérebro e a coluna do bebê em desenvolvimento. Em 100 g do alimento há 46 µg.

Benefício em estudo

– Pode prevenir o câncer: o quiabo possui uma proteína chamada de lectina que diminui o risco do crescimento de células cancerosas. Uma pesquisa realizada em tubos de ensaio mostrou que essa substância pode impedir o crescimento do câncer de mama em até 63%.

Já um estudo desenvolvido em cobaias mostrou que o quiabo pode ser eficiente em casos de melanoma (um tipo câncer de pele). Mas, ainda não foram realizados estudos em humanos que comprovem esses benefícios.

Água com quiabo tem algum benefício?

Provavelmente, você já ouviu falar que a água com quiabo emagrece ou cura diabetes.

Mas, a Sociedade Brasileira de Diabetes chegou a emitir um comunicado falando que essa alternativa de tratamento não era válida e sem comprovação científica.

De acordo com a entidade, essa prática não pode substituir os tratamentos convencionais com medicamentos e hábitos saudáveis. Além disso, não há comprovação científica de que a água com quiabo ajude a emagrecer.

Formas de consumo

O quiabo deve ser consumido preferencialmente em preparações cozidas, assadas ou grelhadas. Recomenda-se evitar a preparação frita. É um ingrediente usado em pratos típicos como frango com quiabo, caruru (cozido de quiabo com camarão) e costelinha de porco.

Mas também pode ser adicionado no preparo de saladas frias com tomate, por exemplo. Outra forma é refogar com tomate e cebola. Para quem gosta de inovar na cozinha, o quiabo pode fazer parte de sopas, risotos, farofas e acompanhar arroz e peixes. Na África, as folhas, os brotos e as flores de quiabo também são consumidos.

Uma dica para quem não gosta da “baba” do quiabo: evite picá-lo para que ele não solte esse tipo de gel. Para não correr esse risco também é possível mergulhar o quiabo em suco de limão. Na hora de comprar um quiabo é importante escolher um vegetal firme ao toque e evitar os muito enrugados e escuros nas extremidades.

Riscos e contraindicações

Pessoas que são propensas a ter pedras nos rins devem consumir com moderação.

O quiabo possui uma substância chamada oxalato, que facilita a formação desses cálculos renais e o consumo desse vegetal tende a piorar o problema.

Por ser rico em vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue, indivíduos que ingerem anticoagulantes também não devem exagerar no consumo do quiabo sem orientação médica.

Fontes: Larissa Gavioli, nutricionista do Hospital Sírio-Libanês; Ana Paula Pereira, coordenadora de Nutrição da Casa de Saúde São José; Thais Helena Antonelli, nutricionista do Hospital Sepaco; Carolina Angelina Martins, nutricionista do Hospital Moriah; e Bruna Mambrini, nutricionista da Clínica NutriCilla.

Revisão técnica: Thais Helena Antonelli

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/27/quiabo-contribui-com-a-saude-do-coracao-veja-9-beneficios-desse-vegetal.htm

Principais benefícios do suco de pepino que vale a pena conhecer

9 principais benefícios do pepino para a saúde (com receitas saudáveis)

Você conhece os principais benefícios do suco de pepino? A realidade é que a maioria das pessoas adiciona o pepino nas vitaminas e saladas porque ouviram que era saudável e que ajudaria a manter a forma.

No entanto, isso não é tudo. De fato, o suco de pepino representa uma excelente fonte de vitaminas e minerais que combatem um grande número de doenças e situações que podem complicar a vida.

A seguir falaremos sobre os principais benefícios do suco de pepino. Estamos certos de que você terminará com vontade de incluí-lo com mais frequência em sua dieta.

1. Excelente fonte de vitamina A

Um dos primeiros benefícios do suco de pepino é que o líquido que é obtido de um pepino completo sem casca sem semente contém entre 86 e 109 UI de vitamina A.

Esta vitamina é importante por sua função antioxidante pois:

  • Melhora a saúde dos olhos
  • Favorece o crescimento dos ossos
  • Melhora a reprodução e divisão normal das células
  • Mantém a saúde do sistema respiratório
  • Incentiva o correto funcionamento do trato urinário
  • Melhora a saúde gastrointestinal

2. Proporciona energia

O suco de pepino destaca-se por seu alto teor de vitaminas do complexo B, o que o torna uma bebida energética.

  • Um copo de suco de pepino oferece mais nutrientes e energia do que qualquer alternativa comercial que prometa o mesmo.
  • Além disso, o que este suco mais contém é água. Isso se traduz em uma hidratação com o mínimo de calorias possível.

Se hoje em dia você toma muitas bebidas energéticas, tente trocá-las por este suco durante uma semana. Os resultados certamente lhe surpreenderão.

Além do mais, por ser mais econômico, seu bolso também verá os benefícios.

3. É fonte de fibras

O terceiro dos benefícios do suco de pepino é seu alto teor de fibras dietéticas. Este tipo de fibra é importante para melhorar a digestão e manter um peso saudável.

O ideal é consumir um alto teor de fibras todos os dias para evitar a prisão de ventre, assim como complicações no cólon e hemorroidas.

Se você sofre com algum destes problemas, procure tomar um copo de suco de pepino por dia e reduza os alimentos processados. Em poucos dias você verá a redução dos incômodos.

Além disso, seus níveis de açúcar e de colesterol serão melhores.

4. Contém vitamina K

O seguinte dos benefícios do suco de pepino é que, ao bebê-lo com regularidade, fortalecemos os ossos e dentes.

  • Uma xícara de suco de pepino traz 19% da vitamina K que uma mulher deve consumir por dia e 14% da quantidade requerida pelos homens.
  • A vitamina K é vital para uma correta circulação sanguínea. Quando não a consumimos de forma suficiente, podemos experimentar hemorragias constantes.

5. Regula a temperatura corporal

Outro dos benefícios do suco de pepino é que conta com propriedades anti-inflamatórias que também esfriam o corpo.

  • Para aproveitar este benefício, basta tomar um copo de suco de pepino depois de sua rotina esportiva ou quando sentir muito calor.
  • Para adicionar um toque extra de sabor, você pode acrescentar o suco de um limão e algumas folhas de hortelã ou dois cubinhos de gelo.

6. Restaura os níveis de pH

O suco de pepino é uma bebida alcalina. Isso significa que regula a acidez do estômago. Além disso, favorece a eliminação de toxinas do fígado.

  • Para obter este benefício basta beber um copo de suco de pepino duas vezes por semana.
  • Assegure-se de não adoçar nem adicionar nenhum outro elemento processado.

7. Oferece sódio

Consumir um copo de suco de pepino por dia ajudará a melhorar o volume e a pressão sanguínea do corpo.

Nos últimos anos parece que começaram a falar do sódio como algo negativo para o corpo. É verdade que em excesso ele pode levar a danos nos rins, mas os nervos e músculos precisam do sódio para funcionar corretamente.

8. Melhora o hálito

Você tem problemas com o mau hálito? Mesmo se você tiver uma boa higiene bucal, pode ocorrer que algumas vezes tenha mau hálito.

  • Nesse caso, saiba que um dos benefícios do suco de pepino é que refrescará o hálito na hora. Isso se deve aos fitoquímicos contidos na bebida, que matam as bactérias que causam o mau hálito.
  • Você pode adicionar algumas folhas de hortelã e fazer um suco para que o efeito seja melhor.

9. Cura para a ressaca

O último dos benefícios é algo que você vai gostar se costuma sair muito e beber muito álcool: este suco ajuda a combater a ressaca.

  • Graças ao seu teor de eletrólitos, esta bebida combate a dor de cabeça e a sede excessiva geradas pelo álcool.
  • Prepare uma boa quantidade de suco de pepino logo antes de sair e guarde o restante na geladeira.

Pela manhã, ou quando levantar, tome um copo da bebida e siga bebendo ao longo do dia.

Agora que você já conhece os principais benefícios do suco de pepino, não deixe de incluí-lo em sua dieta regular!

Pode interessar a você…

Источник: https://melhorcomsaude.com.br/principais-beneficios-do-suco-de-pepino/

Suco detox: benefícios e receitas simples para perder barriga Ativo Saúde

9 principais benefícios do pepino para a saúde (com receitas saudáveis)

Mix de ingredientes ricos em nutrientes, as receitas de suco detox são uma excelente fonte de energia para o dia a dia e, de quebra, são aliadas de quem quer perder peso.

“Elas têm sido promovidas como a solução para apagar exageros na dieta, mas servem principalmente para ajudar na desintoxicação do organismo”, esclarece a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição.

De acordo com ela, o suco composto por frutas e folhas tem potencial de contribuir com o emagrecimento, mas ajuda principalmente a combater os radicais livres, que são substâncias que oxidam as células, se os ingredientes forem bem escolhidos.

Abaixo, veja quais são os benefícios de suco detox e aprenda a prepará-lo:

Diferença entre suco detox e tradicional

Basicamente, as receitas de suco detox têm em sua composição ingredientes que eliminam substâncias tóxicas do organismo. Até mesmo a mistura de água quente com limão pode ser considerada desintoxicante.

Segundo a nutróloga Ana Valéria Ramirez, trata-se de uma bebida que apresenta componentes que favorecem a limpeza do fígado, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo. “Ele recebe este nome pois o fígado é o órgão mais importante no processo de desintoxicação”, explica.

O que posso colocar no suco detox?

Muita gente acredita que todo suco com coloração verde é detox. No entanto, isso está longe de ser verdade, já que para ser considerado um é preciso ter uma receita base.

“Você pode colocar o que quiser no suco, mas precisa ser à base de água, água de coco ou leite de vegetais e conter  folhas escuras, como couve ou espinafre. É aconselhável adicionar também alguma fruta, um vegetal e outro complemento, que pode ser linhaça, gengibre ou gergelim”, ensina Ramirez.

Para a nutricionista Eliéte Paganini, da rede Dr.Consulta, o efeito de suco detox só funciona se houver o aporte de nutrientes necessários para formação de enzimas que participam do processo de detoxificação.

Melhores ingredientes para suco detox

Os ingredientes devem sempre variar para garantir uma variedade de nutrientes ao organismo, mas é indicado que contenham ao menos item de cada tópico abaixo:

  • Folha: couve, espinafre, folha da beterraba, rúcula ou agrião
  • Fruta: abacaxi, maçã, melão, maçã verde, morango ou amora
  • Base líquida: suco de limão espremido, água ou água de coco
  • Erva: manjericão, salsinha, hortelã, alecrim ou sálvia
  • Termogênico: gengibre, canela ou pimenta
  • Legumes: cenoura, beterraba ou pepino

Efeitos do suco detox no organismo

Um suco detox tem efeitos positivos na hidratação, além de agir como diurético. Por isso, os benefícios vão desde a mudança no funcionamento do intestino até uma pele mais bonita. “A ingestão de líquidos é uma das maneiras mais eficientes de promover a limpeza do organismo, já que vai estimular a filtragem e absorção dos nutrientes presentes no sangue”, explica a nutróloga.

Outro benefício, segundo ela, é o aumento também da produção de urina, que é a principal forma que o organismo utiliza para eliminar as toxinas. A equação é muito simples: quanto mais líquidos são ingeridos, maior é a eficácia da desintoxicação.

Riscos 

Apegar-se apenas a sucos detox como uma forma de proteger o organismo e eliminar toxinas não é uma estratégia eficiente, já que eles devem ser complementares a uma rotina regrada de cuidados com a saúde.

Uma dieta equilibrada, contendo frutas, verduras e legumes em quantidades adequadas, evitando o consumo de qualquer tipo de alimento industrializado, ajuda a reduzir a necessidade de uma alimentação detox.

“Nós costumamos indicar a redução do consumo de açúcar, sal e de alimentos com alta quantidade de sódio, assim como manter um consumo adequado de água durante o dia”, destaca Maíra Branco Rodrigues, nutricionista encarregada da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Como reduzir a exposição a substâncias tóxicas?

No dia a dia, algumas atitudes podem ajudar a diminuir as chances de entrarmos em contato com substâncias tóxicas para o nosso organismo. Veja abaixo:

  • Reduzir o consumo de carnes vermelhas e retirar o leite de vaca da dieta – devido a resíduos de pesticidas, micotoxinas oriundas da ração e antibióticos
  • Evite consumir vísceras, principalmente o fígado de animais
  • Se possível, prefira produtos orgânicos. Verifique se os produtos possuem o selo de autenticidade de que são orgânicos
  • Evite a utilização de utensílios plásticos para acondicionar alimentos quentes, alimentos gordurosos e para aquecer os alimentos. Isso evita que os compostos químicos do plástico migrem para a comida
  • Garrafas pet com água não devem permanecer em temperaturas elevadas, pois isso contribui para que ela seja contaminada por compostos químicos tóxicos
  • Evite os seguintes alimentos: refrigerantes, embutidos, enlatados em geral, cafeína, frituras e lanches servidos em fast-food, condimentos prontos e doces em excesso

Pode tomar todo dia? Quantas vezes?

O suco detox deve ser ingerido no máximo duas vezes ao dia e não pode substituir uma refeição.

Com limão

A nutricionista Thais Brito, do SPA Estância do Lago ensina um suco detox que auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares. Aprenda:

Com gengibre

Esta receita de suco detox da nutricionista Cristiane Botelho da Silva, especialista em Ética e Saúde, é perfeita para quem exagerou em refeições e quer desintoxicar.

Com laranja

A chef de cozinha Priscilla Herrera ensina essa receita de suco detox refrescante.

Com frutas congeladas

O nutricionista Daniel Percego ensina essa receita de suco detox.

Com cenoura + repolho e alface

Daniel Percego também recomenda essa outra opção de receita.

Com melancia

Tuca Iervolino, chef da rede Club Life to Go, recomenda uma receita de suco detox diurético à base de melancia.

Suco verde

Esse suco detox é recomendado pela nutricionista e gastrônoma Ana Paula Sales.

Suco detox: as 20 melhores receitas para sua saúde

9 principais benefícios do pepino para a saúde (com receitas saudáveis)

iStock

Por Karina Azevedo
Atualizado em 07.11.20

Os sucos detox são famosos pela mistura de folhas, legumes e frutas, e grandes aliados da nossa saúde e beleza. Isso porque oferecem um combo de nutrientes muito benéficos para o funcionamento do organismo.

“Geralmente preparados com couve, pepino, gengibre entre outras verduras e legumes, os sucos detox ajudam a reduzir a retenção de líquidos e estimular o intestino, devido aos nutrientes ali presentes e pela boa quantidade de fibras. Quando feito em casa, o suco detox é uma opção nutritiva para quem procura uma alimentação mais saudável”, garante Cátia Medeiros, nutricionista e diretora da clínica Atual Nutrição.

Porém, conforme ressalta a nutricionista, ainda que o suco detox traga uma série de benefícios para o corpo, é importante ter em mente que ele não é um fator exclusivo para a melhora da saúde e deve ser acompanhado de outros hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos – tanto para quem deseja perder peso, quanto para quem procura uma destoxificação completa.

20 receitas de suco detox para deixar o organismo em dia

Além de saudáveis, os sucos detox são muito fáceis de fazer. Em todos os casos, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e adicionar água até chegar à consistência de sua preferência. Veja a seguir as receitas que escolhemos para você:

1. Suco purificante

iStock

Indicação: para quem deseja um suco doce e está focado na purificação do organismo. “A maçã é uma ótima opção, pois já é doce, evitando o uso de açúcar ou adoçante, e ainda tem pectina, uma fibra que entre os seus muitos benefícios, elimina as toxinas do organismo”, explica a Dra. Cátia.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve;
  • 1 maçã;
  • 1 limão siciliano;
  • 1 pedaço pequeno de raiz de gengibre.

2. Suco acelerador de metabolismo

iStock

Indicação: a clorofila ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo e colabora com o emagrecimento.

Ingredientes:

  • 100g de clorofila congelada;
  • 1 ramo de hortelã;
  • 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos;
  • 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão;
  • 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado.

3. Suco para saciar a fome

iStock

Indicação: purificar e colaborar com o emagrecimento; o espinafre tem ação antioxidante e ajuda a afastar os radicais livres, a chia aumenta a sensação de saciedade.

Veja também 20 combinações de frutas para fazer sucos deliciosos

Ingredientes:

  • 1 punhado de espinafre;
  • 1 colher de chia;
  • água de coco e blueberry.

4. Suco hidratante

iStock

Indicação: o morango é rico em antioxidantes e colabora com a beleza da pele. Já a melancia, com grande quantidade de água em sua composição, ajuda na hidratação do organismo e no funcionamento dos rins.

Ingredientes:

  • 1 fatia de melancia;
  • 4 morangos;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • 1 ramo de hortelã
  • 1 pitada de canela.

5. Suco diurético

iStock

Indicação: diurético e hidratante. “O pepino tem 95% de água, que o torna diurético e dá volume ao suco. Sua casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias que melhoram a pele, cabelo e unhas”, aponta Cátia.

Ingredientes:

  • 1 pepino pequeno;
  • 2 talos de aipo;
  • 2 folhas de couve;
  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 limão pequeno sem casca;
  • 1 maçã;
  • Água.

6. Suco hidratante com água de coco

iStock

Indicação: diurético, graças ao aipo, e com grande potencial de purificação, pela combinação da maçã e couve. Além disso, a água de coco colabora com a hidratação do corpo.

Ingredientes:

  • ½ copo de água de coco;
  • 1 maçã com casca;
  • 2 talos de aipo;
  • 1 punhado de hortelã;
  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 fatia de gengibre;
  • 1 limão;
  • 1 folha de couve.

7. Suco bom para o coração

iStock

Indicação: além de promover hidratação e eliminação de toxinas, esta receita contém acelga, que ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

Ingredientes:

  • 1 folha média de acelga com o talo;
  • 1 maçã com casca;
  • 150 ml de água de coco;
  • 4 folhas de hortelã;
  • Água.

8. Suco digestivo

iStock

Indicação: a batata-doce tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na digestão. Além disso, os outros ingredientes garantem a eliminação de toxinas e ação antioxidante.

Veja também 24 receitas de suco verde para adicionar ao seu cardápio

Ingredientes:

  • 1 pedaço médio de batata-doce sem casca;
  • 1 maçã com casca;
  • 1 pepino com casca;
  • 3 ramos de hortelã;
  • 2 folhas de couve;
  • 1 pedaço de gengibre sem casca;
  • 2 cubos de gelo.

9. Suco fortalecedor

iStock

Indicação: fortalece o organismo, tem ação antioxidante e promove a eliminação de toxinas e afastamento dos radicais livres.

Ingredientes:

  • 3 laranjas;
  • 4 folhas de couve;
  • ½ cenoura crua (sem casca);
  • ¼ de mamão papaya;
  • ¼ de maçã.

10. Suco anti-colesterol

iStock

Indicação: além de promover a hidratação e o bom funcionamento dos rins, pela presença da melancia, a receita contém linhaça, que ajuda a melhorar a pressão e combater o colesterol.

Ingredientes:

  • 3 fatias de melancia;
  • 1 colher (chá) de gengibre;
  • 1 colher (chá) de linhaça triturada.

11. Suco redutor de gordura

iStock

Indicação: proteção do sistema imunológico, ajuda na eliminação de gordura e colabora com o funcionamento do intestino.

Ingredientes:

  • 200 ml de suco de tomate;
  • 25 ml de suco de limão;
  • 2 gotas de pimenta Tabasco;
  • Água com gás.

12. Suco antioxidante

iStock

Indicação: antioxidante, esse suco colabora com a manutenção da saúde da pele. O champignon ajuda na perda de peso, porque aumenta a sensação de saciedade. Também tem propriedades digestivas.

Ingredientes:

  • 200 ml suco de cenoura;
  • 200 ml suco de pimentão amarelo;
  • 2 colheres (chá) de gojiberry;
  • 50 ml suco de erva-doce;
  • 100 ml suco de limão;
  • 50 ml de suco de champignons frescos.

13. Suco digestivo de abacaxi

iStock

Indicação: digestivo. “Por possuir uma mistura de enzimas, que desdobram as proteínas, o abacaxi facilita a digestão”, explica Cátia.

Veja também 6 sucos deliciosos e nutritivos que você precisa provar

Ingredientes:

  • 1/2 abacaxi;
  • 1/2 bulbo de erva-doce sem as folhas;
  • 2 hastes de hortelã;
  • 200 ml de água.

14. Suco vitaminado

iStock

Indicação: esta receita é rica em vitamina C, antioxidantes e minerais. Hidratante, é uma boa pedida para fortalecer o organismo.

Ingredientes:

  • 2 laranjas;
  • 3 folhas de couve;
  • 1 gengibre;
  • 1 litro de água.

15. Suco rejuvenescedor

iStock

Indicação: as frutas da receita promovem o fortalecimento do organismo e ação antioxidante, colaborando com a saúde e beleza da pele, desacelerando seu envelhecimento.

Ingredientes:

  • Suco de uma laranja;
  • Suco de uma lima;
  • 6 acerolas;
  • 4 morangos.

16. Suco emagrecedor

iStock

Indicação: ajuda a melhorar a digestão, purifica o organismo e colabora com o emagrecimento.

Ingredientes:

  • 1 maçã verde;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 rodela de pepino;
  • 1 colher (sobremesa) de chia;
  • 50 ml de água.

17. Suco hipocalórico

iStock

Indicação: a uva ajuda a manter uma boa pressão arterial e no combate ao colesterol, oferecendo baixas quantidade de calorias.

Ingredientes:

  • 200 ml de suco de uva;
  • 2 colheres (chá) de gengibre;
  • 1 colher (café) de canela em pó.

18. Suco pele perfeita

iStock

Indicação: “as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e ajudam a deixar a pele lisinha”, conta a Dra. Cátia. Além disso, a água de coco deixa a receita mais hidratante.

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco;
  • 8 framboesas;
  • 8 mirtilos;
  • Folhas de alecrim.

19. Suco calmante

iStock

Indicação: a biomassa de banana-verde ajuda a proteger a flora intestinal, o maracujá é rico em vitaminas e minerais e ainda tem efeito calmante.

Ingredientes:

  • Polpa de um maracujá;
  • 1 fatia grossa de maracujá;
  • 3 colheres (sopa) de manjericão;
  • 1 colher (sopa) de salsinha;
  • 3 copos de água de coco;
  • 2 colheres (sopa) de biomassa de banana-verde.

20. Suco antioxidante de beterraba

iStock

Indicação: a beterraba é antioxidante, contendo ferro e betacaroteno. Já o limão amplia os benefícios da raiz, pois favorece a absorção de ferro pelo organismo.

Ingredientes:

  • 1 beterraba pequena;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 maçã pequena;
  • 1 cenoura pequena;
  • 1 fatia de gengibre.

Os melhores ingredientes para o suco detox

Getty Images

Não é difícil encontrar ou bolar receitas de suco detox. Porém, com um cuidado a mais na hora de selecionar os ingredientes, você consegue enriquecer o suco e aproveitar melhor os benefícios.

“Alimentos orgânicos que facilitem o detox e que sejam alcalinos são ideais, pois o pH do organismo é importantíssimo para o processo de detox e da saúde no geral”, sugere Thaianna Velasco, nutricionista funcional da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro. “Alimentos ácidos e industrializados, açúcar, leite e proteína animal não devem ser utilizados”, completa.

Confira algumas indicações da Dra. Cátia Medeiros de ingredientes poderosos para o suco detox:

  1. Folhas: as de cor verde mais escuro são as mais indicadas – espinafre, couve, rúcula, agrião, salsinha;
  2. Frutas doces: ótimas para adoçar naturalmente o suco – maçã, ameixa seca, damasco seco, melão, banana, pêssego;
  3. Frutas vermelhas: ricas em antioxidantes, são ótimas para a pele – morango, amora, cereja, framboesa;
  4. Legumes: principalmente o pepino, que é diurético e tem a casca rica em fibras. Abóbora e aipo também são boas pedidas;
  5. Raízes: acrescentam fibras e vitaminas – cenoura, beterraba, inhame, batata-doce;
  6. Gengibre: é digestivo e acelera o metabolismo;
  7. Brotos: de feijão ou alfafa, eliminam toxinas e auxiliam a digestão;
  8. Sementes: de chia ou linhaça, são ricas em fibras e Ômega 3 e ajudam na sensação de saciedade.

Dependendo da mistura, o gosto do suco pode não ser tão agradável ao paladar. Mas, é possível seguir alguns caminhos para melhorar esse aspecto. “Se a pessoa optar por espinafre, agrião ou rúcula como condimento do suco, basta acrescentar hortelã para suavizar o sabor e dar um aspecto refrescante.

Ao invés de utilizar água mineral comum, prefira utilizar água de coco, que dará um gostinho especial e mais adocicado à bebida. Se mesmo assim, a pessoa achar que o suco ainda está precisando de açúcar, ela pode acrescentar quantidade maior de frutas mais doces, como a banana e a maçã”, aconselha Cátia.

Benefícios dos sucos detox

Getty Images

Está se perguntando para que tomar suco detox? Rico em nutrientes, esse tipo de suco é muito benéfico para o seu organismo e ajuda a manter em dia a sua saúde.

Segundo a Dra. Cátia Medeiros, “a mistura dos ingredientes que compõem o suco verde fornece uma série de nutrientes e é riquíssimo em clorofila, além de fibras e antioxidantes. Se o suco detox for consumido com certa regularidade, ele pode ser um potente auxiliador na fortificação do sistema imunológico”.

“O suco detox é uma bebida que apresenta componentes que favorecem a limpeza hepática. O fígado é o órgão mais importante no processo de destoxificação. Os nutrientes presentes no suco são fundamentais para transformar as toxinas (substâncias lipossolúveis) presentes no organismo em substâncias hidrossolúveis, para que, aí sim, consigam ser eliminadas”, explica Thaianna Velasco.

Além disso, o suco detox é um aliado para quem deseja perder peso. “Por possuir ingredientes com características diuréticas, ajuda a prevenir o inchaço e, se aliado a uma alimentação equilibrada e atividade física, pode tornar o processo de emagrecimento mais fácil e menos demorado”, conta Cátia.

“Mas, para que o organismo consiga de fato eliminar toxinas, outras mudanças devem ocorrer. De nada adianta tomar suco detox se a pessoa continua a ingerir grande quantidade de industrializados e agrotóxicos, a fumar”, alerta Thaianna.

Quando e quanto tomar

Getty Images

Não é preciso uma indicação especial para tomar suco detox: quem deseja incluir este alimento nutritivo na sua rotina, pode fazê-lo. A Dra. Thaianna atenta apenas para uma ressalva: “por ser rico em fibras, pessoas que têm o intestino solto não devem abusar”.

Além disso, “o suco detox é recomendado quando o indivíduo apresentar dificuldade com ingestão de legumes e verduras, pois, geralmente, a aceitação é melhor quando está na forma de suco. Também é indicado para aqueles que apresentam retenção de líquidos e um intestino que não funcione bem”, aponta Cátia.

“Assim como qualquer outro alimento, o suco detox deve ter um consumo moderado. Então, não deve passar de um copo ao dia”, indica Cátia, que alerta ainda que o suco não deve ser tomado como substituto de refeições, uma vez que ele não fornecerá sozinho todos os nutrientes que o organismo precisa.

Quanto ao momento do consumo, a manhã é a alternativa mais recomendada. “Em jejum pela manhã é o melhor horário, mas não quer dizer que não possa ser tomado ao longo do dia.

Deve ser evitado apenas durante as grandes refeições, pois neta hora precisamos de ácido gástrico para ajudar no processo de digestão dos alimentos e o suco verde, por ser muito alcalino, pode atrapalhar esse processo”, esclarece Thaianna.

Aproveite as dicas e as receitas para incluir o suco detox na sua rotina e aproveitar todos os benefícios para a sua saúde e beleza!

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/suco-detox/

Benefícios do Pepino – Como usar, dicas e cuidados

9 principais benefícios do pepino para a saúde (com receitas saudáveis)

Controle da pressão arterial, ossos e dentes fortes e ajuda no emagrecimento: conheça todos os benefícios do pepino e como usar!

  Continua Depois da Publicidade  

O pepino é o fruto da Cucumis sativus (família Cucurbitaceae), uma espécie de planta rasteira e trepadeira mais conhecida como pepineiro.

Muito presente na mesa dos brasileiros, o pepino combina muito com os dias de verão: é refrescante, tem sabor suave e uma textura crocante!

Cada 100 gramas de pepino, cru e com casca, possuem apenas 16 calorias, até porque seu principal constituinte é a água (cerca de 95% do total).

As propriedades medicinais mais conhecidas do pepino são as atividades anti-inflamatória, antioxidante e laxativa.

Assista ao vídeo da nossa nutricionista ou então prossiga no artigo.

10 benefícios do pepino – Para que serve

Veremos a seguir como as propriedades do pepino trazem benefícios para saúde e boa forma:

1. Ele tem ação anti-inflamatória

Pesquisas indicam que o extrato de pepino tem uma ação anti-inflamatória. Isso porque ele ajuda a evitar a produção excessiva de substâncias que prejudicam ainda mais os quadros inflamatórios (óxido nítrico e inibe a cicloxigenase 2 (ou COX-2)).

2. Possui atividade antioxidante

O pepino possui vários agentes antioxidantes: betacaroteno, vitamina C, manganês e alguns compostos flavonoides.

Muitas doenças são provocadas por um estresse oxidativo, e pesquisadores constataram que o extrato fresco de pepino melhora a capacidade antioxidante e contribui para uma maior eliminação de radicais livres nos estudos feitos em animais.

  Continua Depois da Publicidade  

E por fim, os fitonutrientes encontrados no pepino – flavonoides, lignanas e triterpenoides – são antioxidantes poderosos, e apresentaram atividade contra tumores.

3. Ajuda a evitar a constipação

O pepino é rico em água e fibra insolúvel. Pessoas com constipação crônica podem consumi-lo diariamente. Ele é uma alternativa natural de tratamento para esse problema.

A associação da água com as fibras é ideal para estimular a excreção das fezes e demais resíduos e toxinas resultantes do metabolismo.

4. É um diurético natural

A grande concentração de água presente no pepino aumenta a quantidade de urina produzida pelo corpo, o que contribui para a prevenção de infecção urinária, e evita a formação de cálculos renais.

O combate à retenção de líquidos é um dos benefícios do pepino mais buscados porque as pessoas querem diminuir o inchaço.

5. Pode ajudar contra cefaléia

A desidratação é uma das causas mais comuns de dores de cabeça. O pepino contém magnésio e é rico em água. Alimentos que possuem essa combinação são eficazes contra a dor de cabeça por manter a pessoa hidratada.

Além disso a atividade anti-inflamatória também contribui para combater a cefaléia.

6. Bom para o coração

O pepino possui potássio, que aliado às fibras e o magnésio, também presentes no pepino, ajuda a reduzir a pressão arterial. As propriedades antioxidantes do pepino podem também ajudar a evitar a arteriosclerose.

  Continua Depois da Publicidade  

7. É ótimo para os diabéticos

O pepino é um alimento que pode e deve ser consumido pelos portadores de diabetes. O fruto possui um baixíssimo índice glicêmico, isto é, sua ingestão não provoca picos de glicose no sangue, que sobrecarregam o pâncreas.

E o mais interessante é que o pepino possui um hormônio que contribui para a síntese da insulina, favorecendo ainda mais os diabéticos.

8. Bom para a pele

Você pode cortar rodelas ou pedaços maiores de pepino para usar. O frescor da hortaliça é excelente para tratar as queimaduras decorrentes da exposição ao sol, por exemplo.

Esse efeito calmante do pepino também alivia outros tipos de irritações, inflamações e inchaços que atingem a pele. Confira em detalhes como fazer máscara de pepino para o rosto.

9. Ajuda a manter os ossos fortes

O pepino é uma excelente fonte de vitamina K que aumenta a absorção de cálcio pelos ossos. A deficiência dessa vitamina torna os ossos mais frágeis e sujeitos à fraturas.

10. É ótimo em dietas para emagrecer

Como já vimos, o pepino tem pouquíssimas calorias, mas é bastante nutritivo. Ou seja, ele pode ser utilizado em qualquer tipo de programa de reeducação alimentar e é inclusive a estrela das dietas detox.

As fibras do pepino também são importantes aliadas para o processo de emagrecimento porque também promovem sensação de saciedade, junto com o seu alto teor de água.

Aproveite e veja mais sobre as calorias do pepino – tipos, porções e mais dicas.

Como usar e aproveitar os benefícios do pepino!

O pepino é frequentemente usado para o preparo de saladas. Veja abaixo algumas sugestões de receitas com o pepino:

E não é só culinária que ele se destaca. O pepino também pode ser encontrado na formulação de diversos produtos cosméticos!

Dicas

  • Conserve o fruto na porção inferior da geladeira, embalados em saquinhos plásticos. A durabilidade do pepino em geladeira é de 1 semana.
  • Para eliminar as toxinas, deixe ele por 30 minutos submerso em uma solução de água sanitária (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água filtrada). Depois enxague em água corrente.
  • A casca do pepino Aodai não é facilmente digerida pelo nosso organismo então retire-a antes do consumo.
  • Consuma com moderação: ele é um diurético e isso pode provocar desidratação. Além disso ele pode sobrecarregar o organismo com potássio, e levar a problemas digestivos em pessoas mais sensíveis.
  • Alérgicos a melões, bananas, semente de girassol, chá de camomila e pólen também podem apresentar sensibilidade ao pepino.
  • Pessoas que apresentam alergia ao leite devem dar uma atenção especial quanto ao consumo de pepinos. Alguns agricultores passam uma cera nos frutos, a fim de protegê-los contra pragas.

    Esta cera contém caseína, uma proteína do leite.

Variedades de pepino no Brasil

Existe uma ampla variedade de tipos de pepino pelo mundo, e eles podem ser classificados de duas formas:

  1. Pepinospara corte, os que são utilizados in natura;
  2. Pepinos para conserva, isto é, que são transformados em picles.

As variantes do fruto para corte mais comuns no Brasil são:

  • Pepino Japonês: comparado aos demais, estes espécimes são os mais alongados e finos. A casca apresenta reentrâncias e é de coloração verde-escuro e brilhante.
  • Pepino Caipira: estes têm uma casca lisa e de coloração verde-claro com estrias brancas.
  • Pepino Aodai: estes também possuem uma casca lisa, mas são verde-escuro.

Gostou das dicas?

O que você achou dos benefícios do pepino? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

(126 votos, média: 4,32 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-do-pepino-para-que-serve-e-propriedades/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: