ASMR: o que é e para que serve

O que é ASMR? Vídeos e sons para dormir viram tendência no Instagram

ASMR: o que é e para que serve

1 de 5
Vídeos que buscam estimular a ASRM prometem relaxamento e ajudar na hora de dormir — Foto: Pond5

Vídeos que buscam estimular a ASRM prometem relaxamento e ajudar na hora de dormir — Foto: Pond5

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No Instagram, há mais de 5 milhões de posts de ASMR. O sucesso foi tanto que a rede social considerou o formato como tendência do ano em sua Retrospectiva 2018.

Já no , ao digitar o termo na barra de pesquisa, a ferramenta oferece um resultado de 13.5 milhões de opções.

Os conteúdos relacionados são filmes com diferentes estímulos audiovisuais que têm como objetivo gerar uma sensação relaxante nos ouvintes.

ASMR ou Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em livre tradução, é o nome dado à sensação ocorrida após a exposição a estímulos sonoros e visuais específicos. Muitas pessoas descrevem um “formigamento” que percorre a parte de trás da cabeça e da coluna, enquanto outras sentem um relaxamento profund

Na Internet, é possível encontrar vídeos e áudios que buscam ativar esses gatilhos e podem ser compostos por sussurros, batidas, escovar de cabelo, escrever com lápis em uma folha de papel, unhas batendo suavemente sobre uma superfície, dobrar toalhas, passar páginas de uma revista, entre muitas outras opções.

“A ASMR pode ser descrita simplesmente como uma variedade de sensações calmantes (por exemplo, formigamento, relaxamento, calma, sonolência) devido a uma variedade de estímulos gentis (por exemplo, sussurros, conversas suaves, toques leves, sons metódicos)”, define de forma sucinta a página ASMR University, portal online de incentivo a pesquisa científica desse nicho.

Apesar de o termo parecer científico, ele foi, na realidade, pensado em 2010 por Jennifer Allen, criadora de uma comunidade no que tinha como objetivo compreender melhor esses fenômenos. Foi nessa época que conteúdos do gênero começaram a surgir e ainda não tinham um nome definido.

2 de 5
r brasileira que faz vídeos de ASMR tem mais de 1 milhão de inscritos em seu canal — Foto: Reprodução/TechTudo

r brasileira que faz vídeos de ASMR tem mais de 1 milhão de inscritos em seu canal — Foto: Reprodução/TechTudo

Os estudos científicos sobre a ASMR ainda são incipientes e, por isso, ainda não há um parecer conclusivo sobre a efetividade dos vídeos e das possíveis sensações por eles causadas.

Mas, até onde é confirmado, a experiência pode variar de pessoa para pessoa.

Algumas não sentem qualquer estímulo enquanto outras precisam de um gatilho específico, como dramatizações em que alguém dá atenção pessoal e sussurra ou acompanha tarefas cotidianas, como borrifar uma garrafa de água ou enrolar um papel de embrulho.

Maria, supervisora do canal do Gentle Whispering, disse para o site norte-americano Vox que as experiências também podem mudar de acordo com o dia ou humor dos ouvintes. “Eu percebi que um dia você será mais sensível à interpretação de papéis e, em seguida, a outro será mais sensível a sons de chicote”, explicou.

Em entrevista para o The New York Times, o especialista em distúrbios do sono da Universidade de Columbia Dr. Carl W. Bazil afirmou que conteúdos ASMR podem oferecer novas formas de “desligar” o cérebro.

“As pessoas que têm insônia estão em um hiperestado de excitação.

Tratamentos comportamentais — imaginação guiada, relaxamento progressivo, hipnose e meditação — são feitos para tentar enganar o seu inconsciente para fazer o que você quer fazer”, explica.

De acordo com a BBC, um estudo da University of Sheffield, que foi o primeiro a medir a fisiologia daqueles que afirmam experimentar ASMR, notou uma redução na frequência cardíaca de cerca de 3,14 batimentos por minuto enquanto assistiam aos vídeos. Segundo os pesquisadores, os participantes tiveram aumento significativo nas emoções positivas, incluindo relaxamento e sentimentos de conexão social.

Como saber se atingi a ASMR?

Como os estudos científicos acerca do fenômeno são escassos, é difícil determinar a percepção do fenômeno. Entretanto, o site especializado ASMR University explica que as sensações podem ser físicas ou psicológicas.

As físicas seriam “formigamentos leves e prazerosos, brilhos, imprecisão ou ondas na cabeça, no pescoço, na coluna e por todo o resto do corpo”. Já as da mente são descritas como “sensações profundas e suaves de relaxamento, alma, conforto, tranqüilidade, tranquilidade ou sonolência”.

Há quem chame o ápice do estímulo de “brain orgasm” (orgasmo cerebral, em português) e compare a sensação ao que se sente quando alguém mexe com o seu cabelo ou desliza suavemente a ponta dos dedos na sua bochecha.

3 de 5
ASMR foi apontado pelo Instagram como tendência de nicho mais popular de 2018 — Foto: Divulgação/Instagram

ASMR foi apontado pelo Instagram como tendência de nicho mais popular de 2018 — Foto: Divulgação/Instagram

Quais seriam os benefícios da ASMR?

Ainda de acordo com o site ASMR University, “alguns indivíduos com diagnósticos clínicos de distúrbios médicos relatam que esses vídeos são úteis para sua insônia, ansiedade, distúrbios de pânico e/ou depressão.” A própria página, entretanto, ressalta que ainda faltam estudos sobre o evento.

Enquanto isso, o pesquisador Bryson Lochte investigou a ASMR durante seu doutorado em neurociência no Dartmouth College e a comparou a sensação de onda de arrepios que acomete o corpo em resposta emocional à música. Já Mathias Benedek, assistente de pesquisa da Universidade de Graz, na Áustria, acredita que a Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano possa ser uma versão mais suave e mais silenciosa do mesmo fenômeno.

Sendo assim, é possível que experiências cotidianas possam evocar mecanismos antecipatórios semelhantes aos causados pela música, despertando memórias de prazeres passados ​​que antecipamos e revivemos toda vez que assistimos e ouvimos.

Onde posso encontrar conteúdos ASMR

4 de 5
A hashtag #asmr no Instagram tem mais de cinco milhões de publicações — Foto: Reprodução/TechTudo

A hashtag #asmr no Instagram tem mais de cinco milhões de publicações — Foto: Reprodução/TechTudo

Há uma série de conteúdos produzidos por ASMRtists (fusão entre os termos ASMR e artist), como são chamadas as estrelas desse nicho, nas principais plataformas audiovisuais da Internet.

No , há canais com centenas de milhares de seguidores, como ASMR Darling, Gibi ASMR, Sweet Carol, ASMRMagic, entre outros.

Já no Instagram, a busca pela hashtag #asmr permite encontrar mais de cinco milhões de posts que buscam fazer com que os espectadores atinjam as sensações prometidas.

Já no Spotify, são várias as playlists disponíveis. Há inclusive uma criada pelo próprio serviço, chamada “ASMR Sleep Sound”, que reúne 61 áudios com sons de tecido sendo dobrado, lápis desenhando, chuva, cavalos, digitação, zíper, entre outros.

5 de 5
Playlist ASMR do Spotify — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Playlist ASMR do Spotify — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Qual a sua rede social favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Источник: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/01/o-que-e-asmr-videos-e-sons-para-dormir-viram-tendencia-no-instagram.ghtml

O Que É ASMR E Como Pode Ser Benéfico Para Você?

ASMR: o que é e para que serve

Se você é do tipo que gosta de passar muito tempo no , provavelmente já se deparou com vídeos que buscam explorar, exclusivamente, a audição do internauta. Não é raro encontrar materiais com sons agradáveis para relaxar, dormir ou conseguir se concentrar nos estudos.

O que muita gente não sabe é que uma nova subcategoria originada desses tipos de experiências sensoriais está ganhando cada vez mais popularidade na web: o ASMR.

Neste post, você vai descobrir o que essa sigla significa e como ela pode ser incorporada à sua rotina. Acompanhe!

O que é ASMR?

A sigla vem do inglês e significa: “autonomous sensory meridian response”, ou, em português: “resposta sensorial meridiana autônoma”. O termo foi criado por uma internauta, em 2010, e caracteriza uma euforia de baixo impacto, causada por estímulos delicados no cérebro.

Na prática, os vídeos de ASMR consistem em um conjunto de ruídos ou onomatopeias que provocam sensações peculiares, como arrepios, formigamentos, zumbidos ou sentimentos agradáveis de conforto, relaxamento mental e até sonolência.

Você provavelmente já se sentiu mais calmo ao ouvir alguns sons agradáveis, como o barulho de chuva, a lenha estalando no fogo ou o murmúrio do correr de um riacho. O ASMR usa o mesmo princípio para envolver e tranquilizar o cérebro, mas com o uso de objetos do nosso cotidiano.

Sendo assim, a técnica se aproveita de utensílios, como garrafas de plástico, pincéis, sacolas, almofadas de veludo e até a voz humana, para gerar gatilhos intencionais para quem interage com os sons. Em áudios, por exemplo, os usuários costumam realizar gravações arranhando (suavemente) algo perto dos microfones, sussurrando ou batendo as unhas em diversos tipos de superfícies. 

Quais são os benefícios do ASMR para a sua vida?

Alguns ouvintes garantem que o ASMR atua como uma “massagem no cérebro” sendo uma ótima cura para insônia e ansiedade. No entanto, por ser um assunto muito recente, ainda são poucos os cientistas que sabem determinar os efeitos da técnica no organismo com precisão. 

Acontece que o fenômeno é tão curioso, que não poderia deixar de ter sido alvo de pesquisas e opiniões de especialistas. Tanto a ciência quanto os ouvintes de ASMR garantem que a técnica oferece diversos benefícios. Continua a leitura das próximas linhas e confira alguns deles.

Manutenção do foco

A professora Franziska Apprich publicou um estudo feito com os alunos da Canadian University Dubai, no qual os estudantes experimentaram os efeitos do ASMR nos momentos em que precisavam se concentrar. Os resultados foram surpreendentes.

Em entrevista, a pesquisadora relatou que os alunos se tornaram mais focados e conectados à realidade em sua volta, em vez de priorizarem as redes sociais e os smartphones.

Além disso, ela também constatou que muitos deles se acalmaram enquanto o cérebro entrava em uma fase de pré-sono. No entanto, os movimentos oculares evidenciavam um estado de alta consciência e foco. Apprich ainda declarou que a experiência se assemelha à meditação, já que o ASMR pode ser uma vivência de paz interior feita de forma consciente.

Melhor controle do estresse e da ansiedade

No geral, o equilíbrio emocional é privilegiado com a simples escuta do ASMR. Um estudo publicado em 2015, pela plataforma científica PerrJ, mostrou que alguns voluntários que experienciaram a técnica relataram uma melhora do humor, um aumento da sensação de bem-estar e um alívio da ansiedade e do estresse durante a sua prática.

Consequentemente, os pesquisadores que conduziram o estudo afirmam que a ASMR pode proporcionar alívio da dor crônica e controle de distúrbios do humor, como o estresse e a depressão.

Maior capacidade de viver o momento presente 

Além de a estimulação auditiva melhorar o funcionamento do cérebro, o ouvinte passa a voltar sua atenção para o momento presente, com o objetivo de aproveitar melhor as sensações sonoras que experimenta.

Dessa forma, ele passa a deixar de se preocupar com situações passadas ou futuras, trocando os sentimentos já sentidos por experiências novas e mais agradáveis.

Relaxamento

O ASMR funciona como um “spa auditivo”, que proporciona momentos de prazer e descanso. Pelo menos, é isso que demonstra um estudo publicado em 2016, pelo U.S National Library of Medicine.

De acordo com a pesquisa, as respostas sensoriais provocadas pelo ASMR são um fenômeno natural, que pode estar frequentemente associado a um relaxamento geral do corpo e da mente, bem como a um estímulo para a criação de pensamentos positivos.

Oportunidade de experimentar sensações únicas

Muitas pessoas não conseguem descrever o que sentem quando lidam com o ASMR pela primeira vez. Algumas relatam ter arrepios, outras o usam simplesmente como uma distração para momentos de prazer. Há ainda um número enorme de pessoas que sugere que a sensação de aconchego e ternura (causada pelas vozes sussurrantes) esteja associada a ter intimidade com alguém de uma forma não sexual.

Isso acontece porque a resposta ao áudio é puramente neurológica. Alguns ouvintes podem se sentir extasiados enquanto outros podem apresentar simples reações imperceptíveis. Tudo depende de como o seu corpo reagirá ao ASMR.

Como começar a praticar ASMR?

A prática do ASMR é extremamente fácil e não tem segredos: resumidamente, basta baixar o áudio e ouvi-lo. 

Para potencializar os efeitos, o ouvinte também precisa fazer a sua parte. É recomendado usar fones de ouvido (para ter uma percepção mais apurada das origens e qualidade dos sons) e procurar um lugar calmo, sem muitas interrupções para poder tirar o máximo proveito da experiência.

Evite praticar o ASMR enquanto estiver dirigindo ou realizando qualquer atividade perigosa, pois o relaxamento não é indicado para esses tipos de situações.

Em seguida, é só prestar atenção a como o seu corpo reage aos diferentes estímulos. Nessa hora, é importante entrar no jogo e deixar-se levar. Se você se mantiver desconfiado ou aflito, sua mente entrará em estado de alerta e poderá encarar a novidade como uma ameaça. Consequentemente, você sentirá pouco ou nenhum efeito.

No aplicativo Zen, é possível conhecer o ASMR de perto e experimentar todos os seus benefícios gratuitamente, por 7 dias. Para isso, basta baixar o app gratuitamente e aproveitar os pacotes de áudios oferecidos para qualquer momento do seu dia!

Источник: https://blog.app-zen.com/o-que-e-asmr-e-como-pode-ser-benefico-para-voce/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: