Benefícios do Óleo de Baru

Óleo de Baru Emagrece? Benefícios e Para Que Serve

Benefícios do Óleo de Baru

O óleo de baru é um produto obtido a partir da semente da castanha de baru, que também é conhecida pelo nome de castanha do cerrado.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele pode ser encontrado na composição de produtos cosméticos para a pele e os cabelos, consumido na forma de suplemento alimentar ou ingerido juntamente com a alimentação habitual.

Vamos conhecer mais profundamente o óleo de baru e verificar a quais serventias ele já foi associado?

É verdade que o óleo de baru emagrece?

Para alguns profissionais, essa afirmação pode ser considerada verdadeira – o óleo de baru colabora com o controle do peso porque diminui o acúmulo de gordura na região abdominal e favorece a queima de gorduras.

No entanto, não existem pesquisas claras que mostram como o óleo de baru emagrece. Nenhum especialista da área da saúde é capaz de embasar tal afirmação com propriedade, o que nos deixa um pouco ressabiados para garantir que isso realmente aconteça.

Alguns meios especializados afirmam que o baru atua na diminuição do estresse, que é um fator associado ao ganho de peso.

Em uma pesquisa com duração de oito semanas, realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), avaliou-se o efeito do consumo de baru em 46 mulheres que se encontravam acima do peso.

As participantes foram divididas de maneira aleatória em dois grupos: um deles consumiu 20 g de castanha de baru diariamente enquanto o outro ingeriu 800 mg de maltodextrina (um suplemento de carboidrato complexo) a cada dia.

Durante o experimento, os pesquisadores acompanharam a composição corporal – que inclui o peso, o Índice de Massa Corporal (IMC), a massa livre de gordura e o percentual de gordura -, a pressão arterial, as concentrações de colesterol total e outros índices das mulheres.

O resultado foi que ambos os grupos registraram uma diminuição no IMC, na massa corporal total e na circunferência da cintura. Entretanto, as voluntárias que comeram a castanha de baru tiveram uma diminuição 1,7 vezes maior na circunferência de suas cinturas.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso significou uma redução de 5,5 cm na cintura e de 1,5 kg de gordura, além de uma maior diminuição no peso.

No entanto, ressaltamos aqui que o estudo avaliou a castanha de baru, e não o óleo de baru em si. Portanto, vale falar com o médico antes de sair comprando o produto crente de que o óleo de baru emagrece em 100% dos casos.

Lembramos ainda que não existe um produto mágico para promover o emagrecimento. Ainda que exista a possibilidade de que o óleo de baru auxilie a perda de peso, para se livrar dos quilos em excesso ainda é necessário seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos com regularidade para estimular a queima de calorias.

E tudo isso sempre com o acompanhamento de nutricionista e educador físico para garantir que o processo seja seguro e eficiente.

Para que serve – Benefícios do óleo de baru

– Inflamação

O óleo de baru é conhecido por atuar na diminuição da inflamação no organismo graças ao fato de possuir ômega 3 em sua composição. Seu efeito de redução da inflamação no corpo também faz com que a ação de diminuição dos sintomas da artrite seja associada ao produto.

Entretanto, antes de utilizar o óleo de baru para amenizar os sintomas da sua artrite, converse antes com o médico responsável pelo seu tratamento.

– Saúde da pele

  Continua Depois da Publicidade  

O produto contribui com a revitalização e a hidratação da pele porque estimula a renovação celular e contém a vitamina E na sua composição. Segundo o que esclareceu o Instituto Linus Pauling, da Universidade do Estado do Oregon nos Estados Unidos, a vitamina E é um antioxidante essencial para a manutenção de uma pele saudável.

  • Vejam mais: 10 benefícios da vitamina E para a pele.

Acredita-se que o óleo de baru promove uma renovação celular, justamente revitalizando e hidratando a pele, e que o produto possa promover uma melhora das rugas finas e é ideal para massagens e banhos de óleos.

– Unhas

Quando o óleo de baru é aplicado nas unhas quebradiças, o produto auxilia a nutrir e a protegê-las contra ações externas. Deve-se espalhar bem o produto (porém, em pequenas quantidades) para não deixar resíduos e para retirá-lo, basta lavar normalmente.

– Ação antienvelhecimento

O endocrinologista Alfredo Cury afirmou que o óleo de baru possui o efeito de atuar contra o envelhecimento.

As formas de uso do óleo de baru

É possível utilizar o produto na sua forma líquida, adicionando-o na preparação de refeições ou em temperos de saladas. Outra opção são as cápsulas de óleo de baru, porém, existem também os produtos cosméticos com a substância que devem ser utilizados em pequenas quantidades nos cabelos, nas unhas e na pele.

Cuidados com o óleo de baru

Não existem pesquisas suficientes afirmando que o óleo de baru emagrece e nem a respeito de seu uso, portanto, ele não deve ser utilizado por mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se em período de amamentação de seus bebês.

O baru jamais deve ser consumido cru e é contraindicado para as gestantes por se tratar de uma semente com alto teor de toxicidade. O óleo de baru não deve ser utilizado como cosmético para quem sofre com o excesso de oleosidade.

O produto ainda deve ser evitado por pessoas que têm o couro cabeludo oleoso, por quem possui uma pele sensível com manchas ou feridas e por indivíduos que sofrem com a psoríase.

O uso do óleo em sua forma líquida, adicionado na comida, pode provocar mal-estar abdominal e enjoos em pessoas mais sensíveis. Para esses casos, o melhor pode ser dar preferência ao óleo de baru em cápsulas (sempre conforme a indicação do médico).

A dosagem diária das cápsulas de óleo de baru devem ser definidas pelo médico ou nutricionista, de forma que se tenha uma segurança em relação à dosagem. Fica o alerta também que os produtos cosméticos com óleo de baru não devem ser utilizados de maneira exagerada porque podem favorecer o aparecimento de feridas na pele e no couro cabeludo.

Para garantir a segurança da sua saúde, consulte o médico antes de começar a utilizar o produto para saber se ele é indicado para o seu caso e seguro para o seu caso e siga as orientações do profissional a respeito de como você deve fazer uso do óleo de baru.

Você já conhecia e tinha ouvido falar que o óleo de baru emagrece? Tem curiosidade de experimentar utilizá-lo em sua cozinha? Comente abaixo!

(4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/oleo-de-baru-emagrece-beneficios-e-para-que-serve/

Castanha de baru combate o colesterol ruim e pode ajudar a emagrecer

Benefícios do Óleo de Baru

Foto: Getty Images

Ela ainda não é tão conhecida (como as amêndoas, as nozes ou a castanha de caju, por exemplo), mas, depois de conhecer todos os benefícios que ela pode oferecer à sua saúde e dieta, você provavelmente vai querer prová-la: a castanha de baru, fruto do baruzeiro (Dipteryx alata).

Vânia Beletate, nutricionista graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), especialista em Nutrição Clínica pela São Camilo/SP e Mestre em Medicina Baseada em Evidências (Unifesp), explica que a castanha de baru é uma oleaginosa, assim como as nozes, pistache, amêndoas. “Ela é típica do Brasil, mas pouco conhecida em muitas regiões. Ela é mais comum em regiões como Goiás, norte de Minas Gerais, Mato Grosso e parte do Maranhão”, diz.

Mas, bons motivos para conhecer e provar a castanha de baru – que, inclusive, é muito gostosa, com sabor semelhante ao do amendoim – não faltam! Entre seus muitos benefícios estão, por exemplo, ajuda no combate ao colesterol ruim, diminuição do acúmulo de gordura abdominal e poder antioxidante!

Porém, apesar de benéfica, essa oleaginosa, como outros alimentos, não deve ser consumida em excesso. Confira abaixo todas as orientações da nutricionista em relação aos benefícios e consumo da castanha de baru!

Veja também 10 alternativas saudáveis para matar sua vontade de comer doces

7 motivos para consumir castanha de baru

De acordo com Vânia, ela pode ser uma forte aliada no combate ao colesterol, à anemia e ajuda a retardar o envelhecimento precoce. Conheça as principais vantagens do consumo da castanha de baru, destacadas abaixo pela nutricionista:

  1. Dentre suas propriedades, podem ser destacadas proteínas, fibras, minerais, além do ácido graxo oleico (ômega-9), que tem efeito anti-inflamatório e combate o colesterol ruim (LDL).
  2. Estudos indicam que o ômega-9 inibe a produção excessiva de cortisol, com consequente diminuição do acúmulo de gordura abdominal.
  3. O ômega-9 tem ainda potente antioxidante, que reduz as lesões nas células causadas pelos radicais livres e inibe a agregação plaquetária e a formação de trombos.
  4. A castanha de baru também é rica em ferro: em 100 gramas, fornece o equivalente a 59% das recomendações diárias.
  5. Ela também ajuda melhorar a fertilidade dos homens já que é rica em zinco, por isso é chamada de “viagra do cerrado”.
  6. A castanha de baru pode ainda ser uma aliada no emagrecimento, já que, por ser um alimento rico em fibras, auxilia na saciedade. “Além disso, por ser fonte de ômega-9, facilita a queima de gordura. Também acelera a queima de gordura marrom fazendo com que o organismo busque novas fontes de gordura, como a gordura branca localizada no abdômen”, diz a nutricionista.
  7. A castanha de baru é também um alimento prático, ideal para ser usada em lanches intermediários, impedindo picos de fome nas principais refeições como almoço e jantar. Mais um fator que fez dela uma aliada no emagrecimento.

Já ficou interessado em provar esta oleaginosa? Saiba como incluí-la na sua alimentação!

Como consumir a castanha de baru

Vânia destaca que, apesar de ser rica em nutrientes, a castanha de baru não deve ser consumida em excesso. “Não há uma ingestão diária recomendada precisamente, mas costuma-se sugerir o consumo de 20 gramas diariamente (o que equivale, em média, de 12 a 14 unidades)”, diz.

“Como ela é rica em ferro, é importante consumi-la junto a alimentos ricos em vitamina C (como laranja, abacaxi, kiwi), para auxiliar na absorção”, acrescenta a nutricionista.

Veja também “Emagreci 17kg sem passar fome ou fazer exercícios”

É ainda aconselhável, de acordo com Vânia, consumir a castanha de baru torrada ou cozida, o que facilita a digestão, inativando substâncias que reduzem a absorção dos seus nutrientes benéficos.

Em relação a contraindicações, Vânia destaca: “como a castanha de baru é um alimento rico em proteínas, a restrição seria apenas para quem tem uma dieta restrita neste macronutriente”.

Como escolher e armazenar

Vânia orienta ficar atento à aparência da castanha de baru, que deve estar fresca. Caso contenha pontos esbranquiçados, deve ser evitada, pois significa que ela já teve contato com bactérias ou fungos, o que pode ser prejudicial à saúde.

Ainda de acordo com a nutricionista, é recomendável armazenar as castanhas de baru em refratários escuros, guardando em local seco e arejado. Isso ajudará a conservar ômega-6 e ômega-9.

Veja também 10 hábitos alimentares que aceleram o metabolismo

Uso cosmético da castanha de baru

O óleo de baru oferece vantagens interessantes quando o assunto é beleza, conforme destaca Vânia:

  • Nos cabelos, atua na recuperação dos fios danificados, proporciona hidratação, restauração, brilho e maciez.
  • Na pele, também hidrata profundamente, além de estimular a regeneração celular e de contar com ação antioxidante (que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce), ajudando a aumentar a elasticidade e o brilho da pele.
  • Nas unhas, se aplicado diariamente, o óleo pode ajudar a fortalecê-las.

Agora você já conhece os principais benefícios associados ao consumo da castanha de baru! Mas, lembre-se que a melhor maneira de incluir essa oleaginosa na sua alimentação, usufruindo de fato dos seus benefícios, é seguindo as orientações do seu nutricionista.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/castanha-de-baru/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: