Benefícios do SAW PALMETTO (Serenoa repens)

Para que serve Saw Palmetto? Benefícios e propriedades

Benefícios do SAW PALMETTO (Serenoa repens)

Saw palmetto é o nome que recebe o extrato das bagas de Serenoa repens. Também pode ser chamada por vários nomes como por exemplo Serenoa serrulata.

A Saw palmetto cresce principalmente no sudeste da América do Norte, mais precisamente na região que vai do Texas até a Carolina do Sul.

As suas bagas foram um ingrediente básico na alimentação e medicina tradicional da população nativa da região.

As bagas de Saw palmetto eram tradicionalmente consumidas pelas suas propriedades diuréticas, para combater as dores de estômago, casos de disenteria e para aumentar a libido.

Os principais componentes da Saw palmetto são carboidratos (açúcar invertido, manitol, galactose, arabinose e ácido urónico), ácidos gordos, fitoesteróides (beta-sitosterol e estigmasterol), flavonóides, taninos, resinas, pigmentos e compostos voláteis.

Os frutos são ricos em triglicéridos e ácidos gordos livres. Esta fração lipossolúvel contém ácidos gordos como o mirístico, linoleico, palmítico, láurico e oleico; estes dois últimos são os que atuam como principais princípios ativos.

As bagas de Serenoa repens possuem propriedades, anti-inflamatória, antiexudativa, antiedematosa, antiestrogénica, antiaromatase e anabólica.

Os mecanismos de ação desta planta, baseam-se na inibição da ação da enzima 5-alfa-reductase, que transforma a testosterona em DHT (dihidrotestosterona), hormona que favorece o crescimento da próstata, o crescimento da barba e da queda do cabelo típica androgénica. Por sua vez, inibe os receptores androgénicos de DHT ajudando a combater a queda de cabelo de causa hormonal.

Além disso, a Saw palmetto parece inibir os receptores alfa adrenérgicos atuando como antagonista adrenérgico e relaxando a musculatura da uretra, isto favorece a micção nos casos de hiperplasia de próstata.

Aplicações

Nos últimos anos, a Saw palmetto converteu-se num dos extratos herbáceos mais vendidos e utilizados nos EE.UU e na Europa para combater a hiperplasia benigna da próstata, e a literatura científica apoia esta aplicação com um elevado grau de evidência.

A próstata é a glândula encarregada de produzir o líquido onde são transportados os espermatozoides e se encontra situada arredor da uretra, conduto pelo qual se elimina a urina. Com a idade produz-se um aumento no tamanho da próstata, mas de tipo não canceroso, que provoca opressão da uretra ocasionando desordens e dificuldade ao urinar.

A Serenoa repens, graças à sua atividade antiestrogénica, reduz o tamanho da próstata, melhora o fluxo de urina e reduz a dor ao urinar. Também diminui a quantidade de urina residual que sobra na bexiga e reduz a frequência de micção noturna.

Em comparação com outros medicamentos utilizados para esta afeção, a Serenoa repens apresenta diferentes vantagens, pois não está associada à disfunção erétil ou alteração da libido.

A Saw palmetto é também empregada em transtornos urinários, dor de cabeça e enxaqueca, para favorecer a relaxação e também como afrodisíaco.

Como consequência da sua atividade hormonal e anabólica, é incluído em inúmeros produtos que buscam otimizar a produção hormonal para conseguir ganhos de massa muscular.

Os suplementos de Saw palmetto são pouco consumidos por mulheres. No entanto, em ocasiões são empregados para estimular o crescimento do tecido mamário, mas não encontramos nenhuma referência científica que possa apoiar dito efeito.

Dosagem

Quando o objetivo é o desenvolvimento da massa muscular e a hipertrófia, a dose empregada oscila entre os 160 mg e 320 mg ao dia.

Para a prevenção da hiperplasia benigna da próstata (HBP), as doses giram entorno aos 160 mg ao dia.

As doses recomendadas para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP), variam em função do tipo de preparado de Saw palmetto que se utiliza:

A forma mais utilizada é a forma de extrato sólido, em cujo caso as doses oscilam entre os 320-400 mg/dia de extrato padronizado a 85% de ácidos gordos e esteróis. Podendo ser repartida em duas tomas diárias.

As doses orientativas para outras formas de administração seriam:

  1. 1-2 gramas em forma de apresentação galénica.

  2. 10 gramas, duas vezes ao dia em forma de fruta fresca.

  3. 1-2 ml, duas vezes ao dia, em forma de extrato líquido (dependendo da concentração do extrato esta dose pode variar).

  4. A administração em forma de infusão não é efetiva, já que os componentes ativos são lipossolúveis e não se dissolvem em água.

Estima-se que são necessárias de 4 a 6 semanas para conseguir um efeito terapêutico.

Em algumas ocasiões, caso for consumida com o estômago vazio, pode ocasionar náuseas, e em tal caso consumir junto com alimentos.

Precauções

Elevadas ingestões de bagas de Serenoa repens podem causar diarreia. Estudos clínicos, no tratamento da hiperplasia benigna da próstata com doses elevadas, mostraram, embora em raras ocasiões, desconforto gastrointestinal ou infeção urinaria.

A Saw palmetto pode retardar o tempo de coagulação sanguínea. Por esta razão, recomenda-se cessar o seu consumo 2 semanas antes de uma cirurgia.

O seu alto teor de taninos pode interferir na absorção do ferro.

Os suplementos alimentares de Saw palmetto não devem ser utilizados se a hiperplasia da próstata for avançada ou severa, também não se deve consumir sem ter descartado antes a possibilidade de que se trate de cancro de próstata. Além disso, recomenda-se levar um controlo médico adequado da afeção.

Embora não foram estabelecidas restrições, por segurança, não se recomenda o seu consumo a mulheres grávidas ou em período de lactação. Também desaconselha-se o seu consumo em crianças, já que não existem investigações que apoiem o seu uso.

O consumo de Saw Palmetto pode reduzir os níveis de estrogénios, por isso, há que ter precaução em caso de tomar pílulas de estrogénios ou contracetivos que contenham estrogénios, pois pode reduzir a sua eficácia e produzir uma gravidez não desejada.

Também recomenda-se ter precaução em caso de tomar medicamentos que alterem o tempo de coagulação ou em caso de sofrer de problemas de coagulação. Do mesmo modo, desaconselha-se o seu uso combinado com doses elevadas de Ginko biloba e suplementos de alho.

Por último, recomenda-se consultar com o seu médico caso já toma medicamentos para inibir a conversão da testosterona em dihidrotestosterona.

Источник: https://blog.nutritienda.com/pt/saw-palmetto/

Saw Palmetto 160mg

Benefícios do SAW PALMETTO (Serenoa repens)

– Afrodisíaca

– Antisseborreica

– Antiestrogênica

– Diurética

– Melhora a força corporal;

– Pode ser benéfico para ambos os sexos para suporte do equilíbrio hormonal saudável;

– Mantém a função imunológica saudável;

– Aumenta a libído.

 – Ajudar a manter a função saudável da próstata;

Modo de usar Saw Palmetto

Tomar 1 cápsula após o almoço e após o jantar ou conforme orientação médica.

Validade do Saw Palmetto

4 meses

————————————————————————————-

SAIBA MAIS – Bula Saw Palmeto

————————————————————————————-

O QUE É E PARA QUE SERVE SAW PALMETO?

Saw Palmetto tem sido usado amplamente na Europa e Canadá por anos, e mais recentemente nos EUA. Saw Palmetto, também conhecido como Serenoa repens, Serenoa serrulata, e sabal.

Os frutos do saw palmetto são altamente enriquecidos com ácido graxos e fitosteróis, e extratos dos frutos passaram por intensivas pesquisas para o tratamento de infecções do trato urinário. Este extrato também é comumente usado para outras questões médicas.

O Saw Palmetto cobre o piso das florestas na comarca de Highlands, Flórida, EUA.

Saw palmeto é uma palma em leque (Arecaceae tribe Corypheae), com folhas com um pecíolo desfolhado terminando em um leque arredondado com cerca de 20 folhinhas. O pecíolo possui dentes ou espinhas finas e afiadas, que dão à espécie seu nome comum.

As folhas são verde-claro no interior, e branca-prateada nas regiões costeiras. As folhas têm 1-2 m de comprimento, e as folhinhas, de 50-100 cm. São semelhantes às folhas de palmeiras do gênero Sabal.

As flores são de um branco-amarelado, de 5 mm, produzidas com panículas densas de até 60 cm de comprimento. A fruta é uma drupa grande cor avermelhado-escuro e é uma importante fonte alimentar para a vida selvagem e historicamente para humanos.

A parte da planta usada é o fruto, e os componentes ativos são ácidos graxos livres e esteróis que são padronizados a 85-95%.

O que o Saw Palmetto faz?

Existe muita pesquisa e documentação suportando os benefícios de Saw Palmetto para a próstata e o trato urinário. Quase 50% dos homens acima de 50 anos apresentação hiperplasia benigna da próstata (BPH), um aumento da próstata.

Um de sete acima desta idade será diagnosticado com câncer da próstata. Saw Palmetto pode ser tão eficaz no tratamento da BPH como um medicamento com receita.

Um estudo clínica realizado em França informou que o número de vezes que os homens precisaram urinar à noite reduziu em 45%, e a taxa do fluxo de urina aumentou em 50%.

Em outro estudo, 1300 homens sofrendo de aumento da próstata receberam extrato de Saw Palmeto durante 12 semanas, e os participantes notaram o seguinte:

• menos urinação noturna

• aumento no fluxo e volume da urina.

Além disso, um documento de análise sobre os estudos clínicos de Saw Palmetto publicado pelo Journal of the American Medical Association (JAMA) constatou que homens que receberam Saw Palmetto tinham uma probabilidade duas vezes maior de informar uma melhoria nos sintomas dos que receberam placebo.

Quem precisa de Saw Palmetto?

Saw Palmetto é usado principalmente para o tratamento de condições associadas com BPH (aumento não malígno da glândula da próstata). Diversos fatores são reconhecidos por exercer um papel importante no desenvolvimento de BPH.

Primeiro, testes de funcionamento e um nível crítico de andrógenos são essenciais para o desenvolvimento de BPH.

Segundo, uma alteração no metabolismo andrógeno prostático ocorre, que favorece o acúmulo de dihidrotestosterona (DHT), e terceiro, um aumento na proporção de estrógenos para andrógenos no plasma.

Acredita-se que Saw palmetto inibe as ações da testosterona na próstata, o que causa o aumento da próstata que interfere com o fluxo urinário. A erva Saw Palmetto ajuda a melhorar o fluxo urinário, e reduz a frequência e urgência de urinação em homens com BPH.

O extrato da erva Saw Palmetto tem sido comercializado como um afrodisíaco para homens e mulheres, promove o desenvolvimento muscular, e ajuda a desenvolver os tecidos musculares.

O Saw Palmetto é composto por ácidos graxos.

Saw Palmetto contém diversos ácidos graxos incluindo ácido láurico, ácido oleico, ácido mirístico, e ácido palmítico, fitosteróis (esteróides de plantas), e polissacarídeos.

Saw Palmetto também é usado para tratar inflamação da bexiga, bronquite crônica, entre outras condições. Acredita-se que os ácidos graxos no Saw Palmetto tenham efeitos de inibição da testosterona na próstata.

Saw Palmetto também previne a testosterona de converter em dihidrotestosterona (DHT), o que faz com que as células da próstata multipliquem, e também causa calvície masculina.

A erva Saw palmetto previne o vinculo de DHT aos receptores de andrógeno, exercendo uma função principal para ajudar a prevenir e tratar o aumento da próstata, e também queda de cabelo.

Na Biofase, você encontra também o Saw Palmeto associado ao Licopeno.

Saw Palmetto 160mg + Licopeno 10mg

O QUE É E PARA QUE SERVE O LICOPENO

Licopeno é um carotenóide é um pigmento natural carotenóide encontrado em frutos maduros, especialmente nos tomates.

Apresenta propriedades antioxidantes prevenindo danos oxidativos nos componentes subcelulares, protegendo-os de alterações degenerativas e da carcinogênese (diminuem reações de oxidação e formação de quinonas).

Sua suplementação tem demonstrado efeitos positivos na proteção contra a degeneração macular senil, aterosclerose, e em vários tipos de câncer, em particular o câncer de próstata. O licopeno tem se mostrado uma substância de muita importância na nutrição humana.

Estudos sobre este elemento têm demonstrado que ele exerce efeito positivo na resistência aos raios ultravioletas e prevenção de doenças do coração e do câncer, principalmente o de próstata, pulmão e estômago. Outros estudos que vêm sendo realizados em vários centros de pesquisa sugerem que o licopeno pode, ainda, reduzir o risco de degeneração macular e de oxidação de lipídios séricos.

Advertência:

Se tiver uma doença dependente de hormônios, problemas na próstata ou estiver grávida ou amamentando, consulte um médico antes de usar Saw Palmetto.

Reaçoes Adversas:

São raros, mas alguns indivíduos apresentam dores de estômago, alterções no paladar como gosto amargo, diarreia ou prisão de ventre, náuseas, vômitos e urticária. 

Biofase

A Biofase é uma das mais conceituadas Farmácias de Manipulação no Estado de Santa Catarina. Com forte atuação no mercado catarinense e agora com grande presença nacional através de sua loja virtual.

Pode confiar, a Biofase manipula com perfeição a dose certa do Saw Palmetto 160mg, exclusivamente para você. Trabalhamos com respeito, qualidade, comprometimento, ética, transparência e responsabilidade.

Se você tiver qualquer dúvida, estaremos à disposição para atendê-lo.

Advertências:

 1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.

2. Imagens meramente ilustrativas.

3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.

4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.

6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.

10. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.

11. Este medicamento não deverá ser partido ou mastigado.

12. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

13. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO

“Venda mediante prescrição do profissional habilitado”

“Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista”

“A Biofase preza pelos seus produtos, serviços e bem-estar dos consumidores”

“Os produtos Biofase são rigorosamente analisados para garantir procedência, qualidade e segurança.”

“Todos os produtos divulgados no site, possuem estudos de comprovação dos seus resultados realizados pelo fabricante do insumo.

No entanto, fatores como a resposta de cada organismo ao produto, a correta utilização do produto, alimentação, prática de atividade física e até mesmo fatores genéticos, podem influenciar nos resultados. Sendo assim, os resultados podem não ser iguais à todas as pessoas.”

Источник: https://www.biofase.com.br/sawpalmetto

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: