Calculadora do peso ideal

Calcular peso ideal: Calculadora GRÁTIS

Calculadora do peso ideal

Para um cálculo preciso, necessitamos de algumas informações básicas sobre você

A maioria das pessoas se pergunta em algum ponto “Qual é o peso ideal para minha altura?”. A calculadora de peso ideal do YAZIO lhe dá a resposta! Descubra de forma rápida e fácil quantos quilos você deve eliminar para alcançar sua melhor forma.

Simplesmente insira o seu gênero, idade, altura e peso atual, e nós fazemos o cálculo do seu peso ideal e apresentamos…Continue lendo

A maioria das pessoas se pergunta em algum ponto “Qual é o peso ideal para minha altura?”. A calculadora de peso ideal do YAZIO lhe dá a resposta! Descubra de forma rápida e fácil quantos quilos você deve eliminar para alcançar sua melhor forma.

Simplesmente insira o seu gênero, idade, altura e peso atual, e nós fazemos o cálculo do seu peso ideal e apresentamos a informação em gráficos fáceis de ler. Nossa calculadora de peso ideal online grátis não só considera se você é mulher, homem, adulto, adolescente ou criança, mas também conta o seu nível de atividade física, tipo de corpo e composição genética em geral.

Use nossa calculadora grátis para descobrir o peso ideal infantil e adulto, tanto para homens quanto para mulheres, e tenha a certeza de estar no caminho certo!

Como calcular seu peso ideal

Resumidamente, estar no peso ideal significa não estar nem muito magro (abaixo do peso), nem gordo (sobrepeso), mas numa figura enxuta e saudável. A melhor maneira de descobrir o peso ideal é através do cálculo do IMC. Nossa calculadora grátis utiliza a fórmula cientificamente comprovada que divide o seu peso atual pela sua altura ao quadrado.

Assim, o principal indicador para determinar o seu peso saudável é a altura, considerando também sua idade e gênero. A partir destes dados, nossa ferramenta pode calcular qual é o peso ideal para uma mulher ou um homem, ou quanto uma criança ou adolescente com determinada altura deve pesar. Nosso gráfico lhe mostra de forma clara qual é a sua faixa de peso ideal para sua altura.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o peso ideal está na zona de IMC entre 18.5 e 25. Nossa ferramenta online costuma calcular o peso ideal feminino no valor de IMC 21, e o peso ideal masculino no IMC 23. Ao chegar no peso ideal para a sua altura, você previne todos os tipos de complicações causadas por estar abaixo ou acima do peso.

Uma eficiente forma de você garantir uma boa saúde e o seu bem estar!

O peso individual depende de fatores pessoais, tais como estilo de vida e a própria genética. Além de idade, gênero e altura, o seu peso ideal tem relação com diversos outros aspectos. Um exemplo é o nível de atividade física.

O fato de um indivíduo ser sedentário ou intensamente fisicamente ativo pode mudar o valor de seu peso ideal. Como resultado,…Continue lendo

O peso individual depende de fatores pessoais, tais como estilo de vida e a própria genética. Além de idade, gênero e altura, o seu peso ideal tem relação com diversos outros aspectos. Um exemplo é o nível de atividade física.

O fato de um indivíduo ser sedentário ou intensamente fisicamente ativo pode mudar o valor de seu peso ideal. Como resultado, os que praticam esportes intensamente tem um valor diferente de peso ideal do que quem passa a maior parte do tempo sentado. A estrutura genética também deve ser levada em consideração.

Uma mulher com estrutura pequena obviamente tem um peso diferente que um homem de estrutura forte. Além disto, homens tendem a ter uma composição de massa muscular maior que mulheres, resultando que os valores de peso ideal masculinos sejam maiores.

Ao calcular seu peso ideal, você pode selecionar um tipo de corpo com maior percentual de gordura ou maior percentual de músculo, de acordo com o que melhor se aplica a você.

Precisão do valor de peso ideal

É importante considerar que o gráfico apresentado por nossa calculadora de peso ideal é um valor aproximado, e por isso deve ser adotado como uma mera referência.

Como já mencionado, estes valores podem variar significativamente dependendo do estilo de vida e composição corporal (percentual de gordura e músculos).

Isto se aplica especialmente a atletas que tendem a ter maior massa muscular e, por isso, muitas vezes são classificados na categoria de sobrepeso, mesmo tendo um corpo malhado e saudável.

Na verdade, é o alto percentual de gordura no corpo, e não de músculos, a causa de obesidade e de seus problemas decorrentes. Em outras palavras, a recomendação de peso ideal não deve ser entendida como verdade absoluta, mas deve servir como um guia. Enquanto muitos adotam a noção de peso ideal de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade, o importante é que cada pessoa se sinta bem e saudável em seu corpo.

Política de Privacidade.>

Источник: https://www.yazio.com/pt/calculadora-peso-ideal

Peso ideal para a altura (com calculadora online)

Calculadora do peso ideal

O peso ideal é o peso que a pessoa deve ter para a sua altura, sendo isso importante para evitar complicações como obesidade, hipertensão e diabetes ou até mesmo a desnutrição, quando a pessoa está muito abaixo do peso. Para calcular o peso ideal deve-se calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), que leva em consideração a idade, peso e altura.

É importante mencionar que o IMC não leva em consideração a quantidade de gordura, de músculo ou de água que a pessoa apresenta, sendo apenas uma referência de peso para a altura da pessoa.

Por isso, se uma pessoa possui muita massa muscular ou apresenta retenção de líquidos, o peso ideal indica que o IMC poderá não ser o mais adequado, sendo necessário, nesses casos, realizar uma avaliação nutricional.

Calculadora de peso ideal

Para calcular o peso ideal em adultos, utilize a nossa calculadora colocando os seus dados a seguir:

O peso ideal é uma estimativa do quanto uma pessoa deve pesar para a sua altura, no entanto existem outros fatores importantes que devem ser levados em consideração, como gordura, músculo e água, para determinar qual é de fato o peso ideal.

Se existir alguma dúvida em relação ao peso, o ideal é ir ao nutricionista para que seja feita uma avaliação nutricional completa, pois nessa avaliação é possível que seja levado em conta os antecedentes e que seja feita a medição do percentual de gordura, músculos, atividade física, entre outros.

Porém, se pretende calcular o peso ideal de uma criança ou adolescente, use a nossa calculadora de IMC infantil.

Tabela de peso para crianças

A seguir indicamos a tabela de peso até os 5 anos de idade, das meninas:

IdadePesoIdade PesoIdadePeso
1 mês3,2 – 4,8 kg6 meses6,4 – 8,4 kg1 ano e meio9 – 11,6 kg
2 meses4 ,6 – 5,8 kg8 meses7 – 9 kg2 anos10 – 13 kg
3 meses5,2 – 6,6 kg9 meses7,2 – 9,4 kg3 anos11 – 16 kg
4 meses5,6 – 7,1 kg10 meses7,4 – 9,6 kg4 anos14 – 18,6 kg
5 meses6,1 – 7,8 kg11 meses7,8 – 10,2 kg5 anos15,6 – 21,4 kg

A seguir indicamos a tabela de peso até os 5 anos de idade, dos meninos:

IdadePesoIdadePesoIdadePeso
1 mês3,8 – 5 kg7 meses7,4 – 9,2 kg1 ano e meio9,8 – 12,2 kg
2 meses4,8 – 6,4 kg8 meses7,6 – 9,6 kg2 anos10,8 – 13,6 kg
3 meses5,6 – 7,2 kg9 meses8 – 10 kg3 anos12,8 – 16,2 kg
4 meses6,2 – 7,8 kg10 meses8,2 – 10,2 kg4 anos14,4 – 18,8 kg
5 meses6,6 – 8,4 kg11 meses8,4 – 10,6 kg5 anos16 – 21,2 kg
6 meses7 – 8,8 kg1 ano8,6 – 10,8 kg—–——

No caso das crianças, o peso é uma medida mais sensível do estado nutricional do que a altura, porque reflete a ingestão nutricional recente, por isso as tabelas acima indicam o peso para a idade. A relação entre peso e altura começa a ser levado em consideração a partir dos 2 anos de idade.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para se pesar corretamente:

Como chegar ao peso ideal

Quando a pessoa está fora do seu valor de peso ideal, deve consultar um nutricionista para iniciar uma dieta adaptada às suas necessidades, para aumentar ou diminuir de peso. Além disso, também deve consultar um professor de educação física para iniciar um plano de exercícios adequado.

Alcançar o peso ideal depende se a pessoa está acima ou abaixo do mesmo, por isso:

1. Se está acima do peso

Para quem está acima do peso ideal e quer alcançá-lo, é importante aumentar o consumo de alimentos saudáveis, ricos em fibras e baixos em calorias, como por exemplo berinjela, gengibre, salmão e as sementes de linhaça. Esses alimentos ajudam a acelerar o metabolismo e diminuem a ansiedade, favorecendo a perda de peso. Confira outros exemplos de alimentos que ajudam a emagrecer. 

Para alcançar o objetivo mais rápido é recomendado que seja realizado exercício para aumentar o gasto calórico e o metabolismo. O nutricionista pode indicar alguns chás e suplementos naturais, caso seja necessário, para favorecer a perda de peso e diminuir a ansiedade.

No caso de obesidade mórbida, o médico poderá indicar o uso de alguns medicamentos que ajudem, em conjunto com uma dieta adequada e prática de atividade física, a baixar de peso. Outra opção é a cirurgia bariátrica, que é indicada para pessoas obesas e que já tentaram perder peso por meio da realização de dieta, mas que não conseguiram.

Além do peso ideal, também é importante saber o resultado da relação cintura-quadril para avaliar o risco de ter doenças cardiovasculares, como diabetes e infarto. Veja como calcular a relação cintura-quadril.

2. Se está abaixo do peso

Se o resultado do IMC estiver abaixo do peso ideal, é importante procurar a orientação de um nutricionista para que seja feita uma avaliação nutricional completa e seja indicado um plano nutricional adaptado às necessidades individuais da pessoa.

Em princípio, o ganho de peso deve acontecer de forma saudável, favorecendo o aumento de peso por meio da hipertrofia muscular e não por meio do acúmulo de gordura no organismo.

Por isso, o consumo de alimentos como pizzas, frituras, cachorro-quente e hambúrguer não são as melhores opções para quem necessita ganhar peso de forma saudável, já que esse tipo de gordura pode ficar acumulado no interior das artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Para conseguir aumentar a massa muscular, é importante ingerir alimentos ricos em proteínas como ovos, queijo, leite e derivados, frango ou salmão, além de comer a cada 3 horas para aumentar a ingestão calórica. Veja mais detalhes para aumentar o peso de forma saudável.

Em alguns casos, a falta de apetite pode estar relacionada com alguma doença física ou emocional e o médico poderá indicar a realização de exames médicos para identificar qual pode ser a causa da perda de peso.

Confira no vídeo a seguir algumas dicar para aumentar o peso de forma saudável:

Источник: https://www.tuasaude.com/peso-ideal/

Calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC) e Peso Ideal

Calculadora do peso ideal

O índice de massa corporal (IMC) ou índice de massa corpórea é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros).

Fórmula para Cálculo do IMC

Como o cálculo requer apenas altura e peso, o índice de massa corporal é uma ferramenta fácil e barata! Por exemplo, um adulto que pesa 70 kg e cuja altura é 1,75 m terá um IMC de 22,9.

O que significa o Índice de Massa Corporal?

O IMC é uma maneira padronizada internacionalmente para determinar se um indivíduo esta com seu peso adequado ou se ele é obeso. Este método é utilizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em estudos epidemiológicos.

Entretanto apresenta pouca fidedignidade, pois o mesmo não difere a massa magra da massa gorda.

Isso pode ser observado em um atleta com grande quantidade de massa magra o que resulta em um IMC acima do desejável, por conta da massa magra e não do excesso de gordura.

Para determinar se o seu IMC é um risco à saúde, um profissional de saúde realiza avaliações adicionais. Essas avaliações incluem medidas de espessura de dobras cutâneas, avaliações de dieta, atividade física e história familiar.

Como é classificado o IMC?

Para adultos de 20 anos ou mais, o IMC é interpretado usando categorias de status de peso padrão. Essas categorias são iguais para homens e mulheres de todos os tipos de corpo e idades. A recomendação da OMS para classificação do estado nutricional é a seguinte:

Qual é o IMC ideal?

Para a maioria dos adultos, um IMC ideal está na faixa de 18,6 a 24,9. Portanto o peso ideal é uma variável bastante ampla.

Para crianças e jovens de 2 a 18 anos, o cálculo do IMC leva em consideração idade e sexo além da altura e peso. Em gestantes os valores de referência mudam conforme a idade gestacional da paciente.

A alimentação durante a gestação e amamentação deve ser balanceada para garantir a gestante suas necessidades nutricionais.

O que quer dizer sobrepeso?

O termo Sobrepeso é geralmente usado para indicar o excesso de peso enquanto Obeso se refere a excesso de gordura.

Estar com sobrepeso quer dizer ter mais peso do que é considerado normal ou saudável para a idade ou tamanho. Por outro lado, Obesidade é a condição de ser obeso, por exemplo, quantidade de gordura em excesso no corpo.

Apesar de uma pessoa com sobrepeso carregar excesso de peso, ela pode ter ou não acúmulo excessivo de gordura.

Como saber se uma pessoa está obesa?

Apesar do IMC acima de 30 ser considerado obesidade, é sempre importante consultar o seu médico pois em alguns casos o IMC pode não ser uma medida confiável para avaliar sua saúde nutricional.

Por exemplo, o músculo é muito mais denso que a gordura, então pessoas muito musculosas como atletas, podem ter um peso saudável embora o seu IMC seja classificado como obeso.

Por outro lado, alguns grupos étnicos como asiáticos podem ter maior risco de problemas de saúde mesmo com o IMC abaixo de 25. Por isso a avaliação médica sempre é imprescindível.

A obesidade é uma doença crônica que resulta da ingestão de mais calorias do que as calorias queimadas por exercícios físicos e atividades diárias normais. O sintoma principal é o excesso de gordura corporal, o que aumenta o risco de problemas de saúde graves.

Valores altos de IMC estão correlacionados ainda com a Síndrome Metabólica. O termo síndrome metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão, derrames e alterações no metabolismo do açúcar.

Por isso além do cálculo do IMC temos no resultado a calculadora de peso ideal, que utiliza a sua altura para determinar qual a faixa de peso ideal para você! Manter um peso adequado é importante para a sua saúde!

Quais os riscos da obesidade?

OBESIDADE GRAU 1: O risco de desenvolver diabetes, para quem está nesta faixa de peso, é de 20%, e o de hipertensão ultrapassa 25%.

Há risco maior de outras doenças cardiovasculares, articulares, distúrbios psiquiátricos, apneia do sono e até certos tipos de câncer. É importante rever seus hábitos alimentares, iniciar atividade física regular.

Apesar de estar acima do peso você tem uma boa chance de ter uma vida saudável ao fazer pequenas modificações no seu estilo de vida.

OBESIDADE GRAU 2: O risco calculado de desenvolver diabetes chega a 40%, e a chance de surgirem doenças associadas à obesidade, como reumatismos, câncer, apneia do sono, hipertensão e outros problemas cardiovasculares pode chegar a 50%.

OBESIDADE GRAU 3: Se este é o resultado do seu IMC, o risco de desenvolver doenças associadas ao excesso de peso, como a síndrome metabólica, reumatismos, câncer, apneia do sono, hipertensão e outros problemas cardiovasculares chega a até 90%. Nesse estágio, a cirurgia de redução do estômago pode ser indicada. Procure orientação médica imediatamente.

Como melhorar o meu IMC?

Inicialmente é importante conversar com o seu médico para que ele possa avaliar se realmente você precisa aumentar ou diminuir o seu peso. Caso você esteja com o peso muito baixo é importante um plano alimentar adequado para que ele aumente de maneira saudável.

Por outro lado, caso você precise perder peso um plano alimentar com restrição calórica é importante.

Além disso praticar exercícios físicos com regularidade acelera o seu metabolismo e favorece a perda de peso, melhorando a sua saúde! Lembre-se que a Organização Mundial de Saúde recomenda que você mantenha seu IMC entre 18,5 e 24,9.

Nunca exagere pois estar abaixo do peso ideal para sua altura também deve ser evitado, a magreza excessiva também é uma doença. Estar em boa forma, praticar exercícios físicos com regularidade e manter uma alimentação saudável são os segredos para manter um índice de massa corpórea adequado. 

Afinal, de onde vem o Índice de Massa Corporal?

O IMC é muito fácil de medir e calcular e, portanto, é a ferramenta mais comumente usada para correlacionar o risco de problemas de saúde com o peso em nível populacional.

Foi desenvolvido por Adolphe Quetelet durante o século XIX.

Durante a década de 1970 e com base especialmente nos dados e relatórios do estudo de sete países, os pesquisadores notaram que o IMC parecia representar bem o risco de problemas relacionados à adiposidade e excesso de peso.

Como qualquer outra medida, não é perfeita porque depende apenas da altura e do peso e não leva em consideração diferentes níveis de adiposidade com base na idade, nível de atividade física e sexo. Por isso, espera-se que superestime a adiposidade em alguns casos e a subestime em outros.

Outras maneiras de avaliar a gordura corporal

O Índice de Adiposidade Corporal (IAC) é calculado dividindo o valor da medida do quadril pela altura da pessoa. Depois, se multiplica o valor pela raiz quadrada da mesma altura. Do resultado, é só subtrair 18. Assim como o IMC, você vai olhar o que esse valor significa em uma tabela padrão para esse método.

Outra possibilidade, também utilizando apenas fita métrica, é medir a cintura. Essa medida é então dividida pela medida do quadril. Daí, é só ver a tabela desse método pra obter o resultado. Esse método é chamado de Índice Cintura Quadril (ICQ).

Источник: https://www.fetalmed.net/calculadoras/calculadora-de-indice-de-massa-corporal-imc-e-peso-ideal/

CALCULE O SEU PESO IDEAL E IMC

Calculadora do peso ideal

Em medicina, o conceito de peso ideal nada tem a ver com estética ou com padrões culturais. O que chamamos de peso ideal é o peso corporal que não está associado a um aumento do risco de desenvolver doenças.

Existe ampla literatura científica demonstrando que o excesso de peso aumenta o risco de problemas de saúde e reduz a expectativa de vida. Pessoas obesas ou com sobrepeso, por exemplo, apresentam uma maior incidências de problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, apneia do sono e até de alguns tipos de câncer.

Mas não é só o excesso de peso que é considerado danoso à saúde, pessoas com peso corporal abaixo do normal também apresentam maior taxa de mortalidade.

O baixo peso pode ser um sinal de transtorno psiquiátrico, como nos casos de anorexia nervosa, como também pode indicar a existência de uma doença grave que provoque perda de peso não intencional, como são os casos do câncer ou da AIDS.

O que é o índice de massa corporal (IMC)?

O conceito de peso ideal é obtido através do cálculo do índice de massa corporal (IMC). Peso ideal e IMC ideal são conceitos semelhantes. Vamos explicar.

O índice de massa corporal é um indicador adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é usado para o diagnóstico do baixo peso, sobrepeso e da obesidade. O IMC pode ser facilmente calculado a partir de dois simples dados: peso e altura. A fórmula é simples:

IMC = peso (em quilos) ÷ altura² (em metros)

Os resultados do IMC são interpretados da seguinte forma:

  • Baixo peso muito grave = abaixo de 16 kg/m².
  • Baixo peso grave = entre 16 e 16,99 kg/m².
  • Baixo peso = entre 17 e 18,49 kg/m².
  • Peso normal = entre 18,50 e 24,99 kg/m².
  • Sobrepeso = entre 25 e 29,99 kg/m².
  • Obesidade grau I = entre 30 e 34,99 kg/m².
  • Obesidade grau II = entre 35 e 39,99 kg/m².
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40 kg/m².

Como é fácil deduzir, você deve procurar ter um IMC na faixa normal, ou seja, entre 18,50 e 24,99 kg/m².

Os valores de IMC fornecidos acima são para a população adulta, entre 20 e 65 anos. O cálculo do IMC para idosos, crianças e adolescentes será explicado ao final do texto.

Valores acima ou abaixo da faixa de normalidade estão associados a um maior risco de doenças e uma redução na expectativa de vida. Quanto mais afastado da faixa de IMC ideal você estiver, seja para mais ou para menos, maior é o risco de você desenvolver problemas de saúde.

O índice de massa corporal é um relevante indicador de saúde, cuja utilidade já foi comprovada por vários estudos científicos.

Tabela de IMC

Além da calculadora e do cálculo feito á mão com a formula, uma outra maneira de se calcular o índice de massa corporal é através das tabelas de IMC.

A tabela fornecida abaixo é um dos vários exemplos disponíveis. Procure a linha que corresponde ao seu peso e altura e veja qual é a sua classificação de acordo com o IMC.

Tabela de peso ideal

Cálculo do peso ideal

O conceito de um peso ideal vem sendo debatido há décadas sem que tenhamos chegado a um consenso.

O que a maioria dos médicos e nutricionistas concordam é que o peso saudável deve ser individualizado para cada pessoa, de acordo com o sexo, idade, altura, biotipo e existência ou não de doenças associadas.

Diversas fórmulas foram desenvolvidas ao longo dos anos, de forma a tentar encontrar um modo das pessoas saberem qual seria o peso ideal ou o peso saudável. A calculadora abaixo é uma dessas opções.

Calculadora de peso ideal

O problema da maioria das fórmulas é que elas levam pouco dados clínicos em consideração e frequentemente apresentam resultados distintos entre si.

Por exemplo: na calculadora que fornecemos acima, um homem de um metro e oitenta tem estipulado como peso ideal 72 kg. Mas as outras fórmulas existentes fornecem os seguintes resultados para esse mesmo indivíduo:

  • Pela fórmula de Hamwi (1964), o peso ideal seria 77,3 kg.
  • Pela fórmula de Devine (1974), o peso ideal seria 75,0 kg.
  • Pela fórmula de Robinson (1983), o peso ideal seria 72,6 kg.
  • Pela fórmula de Miller (1983), o peso ideal seria 71,5 kg.

Portanto, dependendo da fórmula utilizada, o peso ideal para um homem de 1,80 metro poderia variar de 71,5 kg até 77,3 kg.

Como descobrir o peso ideal?

Na verdade, apesar de fornecerem resultados que discordam em quase 6 quilos, nenhuma das fórmulas acima está complemente errada. O conceito atual de peso ideal está intimamente ligado ao IMC.

O ideal é que você tente se manter dentro da faixa de IMC normal, ou seja, entre 18,50 e 24,99 kg/m².

O que a maioria das fórmulas de peso ideal tenta é encontrar um peso que faça com que o paciente fique mais ou menos ao redor de 22 ou 23 kg/m².

Seguindo essa lógica, para o nosso hipotético exemplo de um homem de 1,80m, qualquer peso entre a faixa de 60 kg e 81kg faria com que ele se enquadrasse dentro do conceito de IMC normal.

Obviamente, com algo em torno de 60 kg (IMC = 18,52 kg/m²) ou de 81 kg (25 kg/m²), o nosso exemplo estaria muito próximo do baixo peso ou do sobrepeso, respectivamente, o que de certa forma não dá para ser considerado peso ideal.

Portanto, levando em conta tudo o que foi discutido até agora, faz sentido considerar que o peso ideal seria aquele que mantivesse o indivíduo com um IMC normal, mas com alguma margem de segurança entre os limites. É por isso que a maioria das fórmulas mira um IMC entre 20 e 23 kg/m².

Peso ideal não é tudo

É importante destacar que estar no peso ideal é apenas um dos fatores para se ter uma vida saudável. Tão importante quanto o peso são a prática de exercícios físicos, uma dieta equilibrada, uma quantidade adequada de sono por noite e o evitamento de substâncias nocivas à saúde, tais como o cigarro, o álcool em excesso ou outras drogas.

Peso ideal na gravidez

A gravidez é uma situação especial. O ganho de peso não só é esperado como também é inevitável. Não há como uma mulher grávida não ganhar alguns quilos de peso ao longo da sua gravidez. Porém, da mesma forma que ocorre com as mulheres não grávidas, um ganho excessivo ou insuficiente de peso estão ligados a complicações de saúde (da mãe e do bebê).

A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e no 3º trimestre.

No primeiro trimestre, o ganho de peso é pequeno, variando entre 0,5 a 2,0 kg. Não só não há nenhuma necessidade de engordar nesta fase, como é difícil fazê-lo, já que é nas primeiras semanas de gravidez, a gestante costuma ter enjoos e vômitos frequentemente (leia: ENJOOS E VÔMITOS NA GRAVIDEZ).

A partir do segundo trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5 kg por semana.

O ganho de peso total durante a gravidez deve variar de acordo com o IMC prévio da gestante. Os valores atualmente indicados são os seguintes:

  • IMC menor que 18.5 kg/m2 (baixo peso) → ganho de peso gestacional desejado entre 12.5 e 18.0 kg.
  • IMC entre 18.5 e 24.9 kg/m2 (peso normal) → ganho de peso gestacional desejado entre 11.5 e 16.0 kg.
  • IMC entre 25.0 e 29.9 kg/m2 (sobrepeso) → ganho de peso gestacional desejado entre 7.0 e 11.5 kg.
  • IMC maior que 30.0 kg/m2 (obesidade) → ganho de peso gestacional desejado entre 5.0 e 9.0 kg.

Explicamos o ganho de peso na gravidez com detalhes no seguinte artigo: GANHO DE PESO NA GRAVIDEZ.

Cálculo do IMC em idosos

Os idosos têm menos massa muscular que os adultos jovens e, por isso, o cálculo do IMC não costuma ter na população mais idosa o mesmo significado que no resto da população adulta.

Enquanto nos adultos um índice de massa corporal acima de 25 kg/m² está claramente associado a um aumento na incidência de doenças e a um maior risco de morte precoce, nos idosos isso não parece ser verdade.

Há cada vez mais estudos que mostram que os valores de peso ideal sugeridos pelo IMC não se adéquam à população idosa. Por isso, foi proposta uma nova tabela de índice de massa corporal, concebida especialmente para a população com mais de 65 anos.

A forma de calcular o IMC é exatamente igual, porém, os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

Índice de massa corporal para mulheres acima de 65 anos:

  • Baixo peso = abaixo de 21,9 kg/m².
  • Peso normal = entre 22 e 27 kg/m².
  • Sobrepeso = entre 27,1 e 32 kg/m².
  • Obesidade grau I =  entre 32,1 e 37 kg/m².
  • Obesidade grau II = entre 37,1 e 41,9 kg/m².
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 42 kg/m².

Índice de massa corporal para homens acima de 65 anos:

  • Baixo peso = abaixo de 21,9 kg/m².
  • Peso normal =  entre 22 e 27 kg/m².
  • Sobrepeso = entre 27,1 e 30 kg/m².
  • Obesidade grau I = entre 30,1 e 35 kg/m².
  • Obesidade grau II = entre 35,1 e 39,9 kg/m².
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40 kg/m².

Cálculo do IMC nas crianças

Os valores do índice de massa corporal do adulto também não são os mais adequados para crianças e adolescentes. Assim como nos idosos, o cálculo do IMC é o mesmo, mas a interpretação dos resultados é diferente nas crianças.

O processo deve ser feito da seguinte forma: primeiro você deve calcular o IMC através da fórmula tradicional (ou pela calculadora de IMC), depois, com a tabela de idade e sexo fornecida abaixo, veja em que percentil o valor encontrado de índice de massa corporal se encaixa. Os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

  • Baixo peso = abaixo do percentil 5.
  • Peso normal = entre o percentil 5 e 85.
  • Sobrepeso = entre o percentil 85 e 95.
  • Obesidade = acima do percentil 95.

Tabela de IMC em meninos Tabela de IMC em meninas

Sendo o paciente criança, adolescente, adulto ou idoso, o ideal é sempre ter como alvo um IMC dentro da faixa da normalidade. Se você estiver com IMC normal, você estará dentro do peso ideal.

Referências

Источник: https://www.mdsaude.com/obesidade/calcule-o-seu-peso-ideal-e-imc/

Como Calcular IMC e Peso Ideal

Calculadora do peso ideal

Para calcular IMC (Índice de Massa Corporal) e descobrir se seu peso é saudável, preencha os dados abaixo e clique em “Calcular”. Entenda o cálculo.

Entenda o que é o IMC

Dentre as inúmeras formas de avaliar as condições físicas de uma pessoa, o Índice de Massa Corporal (IMC) é uma das mais diretas, simples e conhecidas. Neste artigo, você vai entender o que é e como calcular IMC.

O IMC é um índice aceito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece as faixas de índice que indicam se uma pessoa está ou não dentro do peso considerado ideal.

Muitos nutricionistas e educadores físicos gostam de calcular IMC e o usam como ferramenta primária para identificar problemas de peso de uma pessoa, por causa da facilidade de cálculo.

O IMC assume que existe uma faixa de peso ideal para sua altura. A partir de uma conta que usa seu peso e sua altura, encontra-se um valor (índice).

Para calcular IMC, você utiliza a seguinte fórmula:

IMC = peso em kg / (altura em metros * altura em metros)

Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m de altura e 65 kg, possui IMC de:

IMC = 65 / (1,70 * 1,70) = 65 / 2,89 = 22,5 (peso normal)

A OMS estipula faixas de IMC para decidir se a pessoa está com peso normal, ou abaixo do peso, ou acima do peso. Para saber qual é a sua situação, depois de calcular IMC, você deve encontrar o seu índice na seguinte tabela:

Faixa de IMC Peso
Abaixo de 15Extremamente abaixo do peso
Entre 15 e 16Gravemente abaixo do peso
Entre 16 e 18,5Abaixo o peso ideal
Entre 18,5 e 25Faixa de peso ideal
Entre 25 e 30Sobrepeso
Entre 30 e 35Obesidade grau I
Entre 35 e 40Obesidade grau II (grave)
Acima de 40Obesidade grau III (mórbida)

Se não desejar calcular IMC manualmente, você pode usar nossa calculadora de IMC. Ou ainda, você pode usar o gráfico abaixo.

Procure o seu peso no eixo horizontal e cruze com o sua altura no eixo vertical. A faixa correspondente vai indicar como está o seu peso.

Vantagens e usos do IMC

Ao longo dos anos, diversos estudos foram feitos para rastrear doenças e associá-las às faixas de IMC. As faixas de IMC foram criadas com base na relação entre peso corporal e doenças relacionadas ao sobrepeso.

A OMS indica que pessoas com IMC entre 18,5 e 25 estão dentro da faixa de peso ideal. Isso acontece porque existe menos tendência de doenças relacionadas a peso ocorrerem nessas pessoas.

Da mesma forma pessoas com IMC muito baixo, ou seja, até por volta de 15, tendem a possuir desordens ou doenças relacionadas a baixo peso, como a bulimia nervosa e subnutrição.

Já pessoas com IMC muito alto, ou seja, acima de 25, tendem a sofrer mais com doenças relacionadas ao excesso de peso, como:

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Doenças coronárias
  • Ataques cardíacos
  • Apneia do sono

Por isso é tão importante calcular IMC e conhecer seu índice. Além de ser uma ferramenta útil para iniciar um diagnóstico em um paciente com problemas de peso, o IMC é utilizado em diversas áreas como saúde pública e legislação.

A OMS utiliza o IMC para rastrear obesidade na população desde a década de 1980. Alguns países propõem metas de IMC para orientar legislação e saúde pública.

Como controlar o IMC?

O IMC é alterado por 2 fatores: sua altura e seu peso.

Enquanto estamos nos desenvolvendo, nossa altura aumenta. Por causa de questões físicas, existe uma fase da adolescência em que a altura aumenta mais rápido do que o peso. Portanto, nessa fase, é natural que o IMC diminua.

Depois que a pessoa se desenvolve, a altura se estabiliza. Isso ocorre por volta dos 21 anos para os homens e entre 16 a 18 anos para as mulheres.

A partir daí, o único fator que temos controle para alterar o IMC é o peso. Quanto maior o peso, maior o IMC.

Com o passar da idade, o metabolismo das pessoas se desacelera naturalmente. Isso quer dizer que a tendência a engordar – e aumentar o IMC – aumenta. Atreladas a uma vida mais cheia de responsabilidades, e sem tempo para se cuidar, muitas pessoas ganham peso a partir dos 30 anos de idade.

Para manter o IMC longe da faixa que cientificamente se sabe que acarreta problemas, é importante levar um estilo de vida saudável e ter atenção ao sobrepeso, com métodos que tragam resultados rápidos para evitar a frustração.

Limitações

Embora o IMC seja bastante conhecido e utilizado, ele tem algumas limitações. Essas limitações devem ser levadas em consideração quando o IMC for aplicado, porque apenas calcular IMC sem um contexto não mostra o problema real da pessoa.

Entre as limitações conhecidas, estão:

  • Não diferencia músculos (massa magra) de gordura (massa gorda)
  • Ignora características físicas, como proporções do corpo
  • Existem divergências sobre a fórmula
  • Não é aplicável a jovens e idosos

Entenda isso melhor em nosso artigo sobre as limitações do IMC.

Conclusão

Esperamos que tenha aprendido a calcular IMC e descoberto como anda sua saúde. Se desejar, use nossa calculadora de IMC, que além de indicar seu índice, mostra qual seria o peso ideal para sua altura.

Atenção: essa calculadora pode demonstrar dados incorretos. Embora seja perfeitamente utilizável para estimar o peso ideal de acordo com o IMC, ela não busca substituir o trabalho de um médico. A Calculadora Fácil não é uma  ferramenta com validade médica.

Источник: https://www.calculadorafacil.com.br/saude/calcular-imc

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: