Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

Contents
  1. Período Fértil
  2. Como calcular o período fértil?
  3. Quantos dias dura o período fértil?
  4. Como saber se estou no período fértil?
  5. Método do calendário
  6. Sintomas no período fértil e alterações fisiológicas
  7. Teste de Ovulação (teste LH – fertilidade)
  8. Temperatura basal
  9. Calcular período fértil com ciclo irregular
  10. Quantos dias antes / depois da menstruação posso engravidar?
  11. Como otimizar a minha fertilidade?
  12. Calculador de ovulação
  13. Por que motivo um calculador de ovulação é diferente de um calendário de fertilidade?
  14. Quais são as diferenças entre “ovulação” e “dias férteis”?
  15. Qual é o método mais preciso?
  16. Calculadora Período Fértil | Calcular dia da Ovulação | Calculadora Fertilidade
  17. O que é o período fértil?
  18. Entendendo como o Período Fértil é calculado
  19. Quantos dias após a menstruação é o período fértil?
  20. Qual a relação do período fértil com a ovulação?
  21. Quais são os sintomas do período fértil?
  22. Qual a porcentagem de chance de engravidar no período fértil?
  23. Qual a chance de engravidar depois da menstruação?
  24. Por que usar uma calculadora determinar a sua fertilidade?
  25. Calculadora Período Fértil
  26. Como Calcular o Período Fértil?
  27. Sinais de Ovulação
  28. Pesquisa sobre o Período Fértil
  29. Perguntas
  30. Resultados
  31. Conhecimento do Período Fértil antes de Engravidar
  32. Capacidade de Determinar o Período Fértil
  33. Quem toma anticoncepcional tem período fértil?
  34. Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação
  35. Como calcular o dia da ovulação?
  36. Como saber quando foi a última ovulação?
  37. Como saber quando será a próxima ovulação?
  38. Calculadora do dia da ovulação
  39. Exemplo 1: ciclo menstrual regular de 28 a 30 dias
  40. Exemplo 2: ciclo menstrual regular maior que 30 dias ou menor que 28 dias.
  41. Exemplo 3: ciclo menstrual irregular entre 26 e 32 dias
  42. Exemplo 3: ciclo menstrual irregular muito curto ou muito longo
  43. Referências

Período Fértil

Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

O período fértil inicia 5 dias antes do dia da ovulação. Este “período” de ovulação calcula-se num ciclo regular como um número de dias após a menstruação. Este dia fértil e os 5 dias prévios (anteriores) são a melhor altura para engravidar.

A maior probabilidade de engravidar atinge-se com relações sexuais imediatamente antes da ovulação, ou seja, um a dois dias antes de ovular.

Isto porque os espermatozoides conseguem sobreviver até vários dias no sistema reprodutivo feminino sem fecundação. O ovócito, por outro lado, tem uma janela de possível fecundação de pouco mais de 12 horas.

Isto significa que, após a ovulação, existem cerca de 12 horas para um espermatozoide fecundar o ovócito.

O período fértil não é a única altura em que pode engravidar, é antes a que proporciona maior probabilidade de uma gestação acontecer.

Ao analisar pelo menos os 3 últimos ciclos (3 últimas menstruações) poderá saber se o seu ciclo menstrual é regular e, com isso, calcular os seus dias férteis depois da menstruação e controlar a eficácia de vários métodos que a ajudam neste cálculo.

Como calcular o período fértil?

A fase mais “regular” entre mulheres é a fase lútea, ou a segunda fase. Então a ovulação ocorrerá cerca de 14 dias antes da menstruação (numa mulher que ovule).

Numa mulher com ciclos de 28 dias será sensivelmente a meio, ou 14º dia.

No entanto, uma mulher com ciclos menstruais de 25 dias terá a ovulação por volta do 11º do ciclo, enquanto uma mulher com ciclos de 35 dias terá este evento perto do 21º dia do ciclo.

Ao ter uma ideia sobre a data ou altura de ovulação mais provável, identificamos o período em que as relações sexuais têm maior probabilidade de gravidez: esse dia e os 5 dias anteriores.

Quantos dias dura o período fértil?

O período fértil tem uma duração de 6 dias. O dia da ovulação e os 5 dias anteriores constituem a altura de maior probabilidade de gravidez, o que constitui quase uma semana fértil em cada ciclo menstrual.

É possível, no entanto, engravidar fora deste período, mesmo que a data da ovulação não se altere muito.

Como saber se estou no período fértil?

Existem algumas formas de identificar o período fértil. Cada método funciona de maneira ligeiramente diferente e estes podem ser complementados para se saber os dias mais férteis do ciclo menstrual. Estes métodos, e sobretudo a sua conjugação permitem avaliar os dias onde existe uma maior probabilidade para a mulher engravidar.

Note que a maior parte dos métodos são aproximações, sendo muitas vezes difícil identificar precisamente a ovulação, que pode variar de mês para mês.

Método do calendário

O método do calendário permite-nos construir uma tabela de fertilidade feminina individualizada, que funciona do seguinte modo: conhecendo as datas das últimas menstruações (por ex. 3 últimos meses, idealmente mais), podemos prever a data esperada para a próxima menstruação (quando irá ter o próximo cataménio ou período).

Calcular o período fértil com base nesta data num ciclo regular (cujo número médio de dias não varie muito) torna-se fácil. Este método pode ajudar muito na identificação da fase mais fértil da mulher.

Tendo as últimas menstruações podemos calcular a duração de cada um desses ciclos, contando quantos dias passaram desde uma menstruação até à seguinte – Por exemplo: 28;30;29;29;31;40;28 dias. Se tirarmos o número 40, que, claramente, foi um ciclo fora do habitual, a média dá muito próxima de 29 dias.

Assim, se esta mulher menstruar no dia 1 de janeiro, irá menstruar novamente a 30 ou muito perto desse dia. A ovulação ocorrerá cerca de duas semanas antes da menstruação seguinte. Como já vimos, a fase lútea, ou segunda fase, é a mais regular entre mulheres.

Assim, num ciclo de 32 dias, ou seja, a ovulação dar-se-á por volta do dia 18 do ciclo (cerca de 18 dias desde o início da menstruação anterior). 

No nosso exemplo, com uma média de 29 dias, a ovulação dar-se-á por volta do dia 15 do ciclo. Isto significa que, sendo o dia 1 do ciclo o dia em que veio a menstruação, os dias 10 a 15 corresponderão ao período fértil.

Veja outro exemplo: Menstruei dia 24, qual o meu período fértil?

Usando os cálculos acima descritos, se a menstruação for regular, com 32 dias em média por ciclo menstrual e o mês atual tiver 30 dias, será previsível que ovule por volta do dia 11 do próximo mês.

Por outro lado, se a menstruação for regular, mas com 28 dias esta data será mais próxima do 7 do próximo mês, mantendo as restantes premissas.

Saiba, aqui, o que é ciclo menstrual.

Sintomas no período fértil e alterações fisiológicas

Quando a mulher está no período fértil pode notar diferenças, como as alterações do corrimento vaginal, mais fino, transparente, tipo clara de ovo, escorregadio e filoso (estica) perto da altura da ovulação (Spinnbarkeit). Pelo seu conteúdo em açucares, este corrimento, mais parecido com muco, cristaliza facilmente ao secar, formando um aspeto microscópico de folhas de fetos. O seu aparecimento indica uma ovulação em breve.

Por vezes, é possível inclusive sentir a ovulação (Mittelschmerz), como uma dor regular em determinada altura do ciclo.

Conheça, aqui, as fases do ciclo menstrual.

Teste de Ovulação (teste LH – fertilidade)

A hormona que despoleta a ovulação (ver fases do ciclo menstrual) pode ser detetada na urina antes da ovulação ocorrer, o que indica com elevada fiabilidade o período fértil. Esta hormona aparece na urina cerca de 24 horas antes da ovulação, o que torna o teste bastante útil para determinar o período de maior probabilidade de gravidez.

Existem vários kits disponíveis no mercado. O teste deve ser executado consoante as instruções, que podem variar entre kits, sempre à mesma hora, começando uns dias antes da ovulação prevista pelo método do calendário.

Isto permite que se tenha maior certeza que houve um pico hormonal quando o teste é positivo.

O dia do teste positivo e o seguinte são os dias com maior probabilidade de gravidez nesse ciclo.

Por vezes, o teste não identifica corretamente o pico de LH (nunca é positivo ou é positivo muitas vezes) o que pode requerer sensibilidades diagnósticas diferentes das tiras e interpretação no contexto clínico da mulher.

Temperatura basal

A temperatura basal da mulher sobe após a ovulação, cerca de 0,5º, o que é identificável. No entanto, este método só será útil para demonstrar que terá existido ovulação e, eventualmente, melhorar o método do calendário.

Depois da ovulação ocorre um aumento da progesterona e consequente subida de temperatura, a probabilidade de fecundação já diminuiu drasticamente para novas relações sexuais. (ver Otimizar a Fertilidade).

Calcular período fértil com ciclo irregular

Para saber os dias de maior probabilidade de engravidar, com um período irregular, poderá usar também um dos métodos que descrevemos acima. 

As alterações ao longo do ciclo poderão ser observadas em ciclos ovulatórios (normais) e os testes de ovulação (LH) funcionarão de igual forma. Note que pode engravidar de forma fácil mantendo relações sexuais regulares 2 a 3 vezes por semana a iniciar pouco após a cessação da menstruação. Se tudo o resto estiver bem (se ovular, nomeadamente), será igualmente rápido.

Note que um ciclo menstrual muito irregular pode estar relacionado com patologia (doença) pelo que deve ser avaliado pelo seu médico (ver ciclo menstrual).

Veja mais informações em cálculo de período fértil.

Quantos dias antes / depois da menstruação posso engravidar?

Já vimos que alguns dias após a menstruação inicia o período fértil (dias em que ocorrem as alterações que precedem a ovulação). Este período não é igual em todas as mulheres.

Isto significa que existe uma probabilidade acrescida de gravidez nesse conjunto de dias, não invalidando, no entanto, que a gravidez possa ocorrer noutros períodos.

Ou seja, as relações sexuais fora do período fértil podem igualmente originar gravidez, ainda que com menor probabilidade. A probabilidade de engravidar fora do período fértil diminui à medida que nos afastamos do período calculado, em qualquer direção (antes e depois), mas tal não significa que uma gravidez não possa ocorrer.

Após a menstruação é sempre “possível” engravidar com relações desprotegidas e, em algumas situações mais raras, é possível engravidar nos últimos dias da menstruação.

Isto quer dizer que uma relação sexual desprotegida nestas alturas pode levar a que um espermatozoide se mantenha viável o tempo suficiente para algumas mulheres, com ciclos curtos e que ovulem cedo, engravidarem.

São, no entanto, situações de muito menor risco de gravidez, que estão na origem do método do calendário como método de contracepção.

Seja 1 dia depois da menstruação ou mais, a probabilidade de gravidez já tem a ver com o período fértil esperado para determinada mulher. 3 dias depois da menstruação algumas mulheres já poderão estar dentro do seu período fértil. Nomeadamente mulheres com ciclos menstruais de 25 dias ovularão por volta do 11º dia de cada ciclo, pelo que no 6º dia poderão estar a entrar no período fértil.

Dias inférteis são dias em que a probabilidade é muito menor de gravidez. Estes serão mais facilmente determinados se, com certeza, foi identificada a ovulação.

Mais de dois dias após a ovulação ocorrer, a probabilidade de gravidez decresce muito (sendo muito menor do que em qualquer altura antes daquela ocorrer) até aos primeiros dias da menstruação, depois da progesterona descer

Os métodos baseados no calendário falham muito, pelo que as mulheres que não desejam aumentar ou constituir família devem usar contraceção eficaz em todas as relações sexuais. Se possível um método de barreira (ou também), como o preservativo masculino, que previne ainda doenças sexualmente transmissíveis.

Como otimizar a minha fertilidade?

Se pretende engravidar não se deve preocupar demasiado. A ansiedade não ajuda. Se tudo estiver bem com o casal, a gravidez ocorrerá de forma natural em alguns meses, e não deve ser motivo de preocupação se tal não acontecer nos primeiros tempos.

A programação de relações sexuais causa desconforto no casal e raras vezes ajuda. Ausência de gravidez após 1 ano antes dos 35 anos da mulher, ou 6 meses se mais de 35 anos, merece investigação por um médico ligado à fertilidade.

Para saber mais sobre fertilidade feminina e como a optimizar, siga este link

Источник: https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/ginecologia/periodo-fertil/

Calculador de ovulação

Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

Para identificar de forma precisa os seus dias férteis, utilize um teste de ovulação que detete as alterações das suas hormonas de fertilidade na urina. Os testes de ovulação são 2 vezes mais precisos do que o método de calendário3. Os Testes de ovulação Clearblue Digital têm uma precisão superior a 99% na deteção da libertação de LH para identificar os seus dias mais férteis.

Este calculador de ovulação não pretende substituir o conhecimento que deve ter do seu próprio corpo, devendo ser apenas utilizado para fins informativos.

Um calculador de ovulação estima os potenciais dias da ovulação através da duração média do seu ciclo e da data da sua última menstruação, pelo que está basicamente a utilizar o método de calendário.

Um teste de ovulação mede os seus níveis hormonais pessoais para uma previsão precisa do dia da ovulação e dos dias até à ovulação.

(✓) FACTO: O ciclo menstrual médio é de 28 dias, mas todas as mulheres são únicas e quase 50% dos ciclos das mulheres varia entre 7 dias ou mais.1 Como a duração dos ciclos menstruais varia, tal como a altura da ovulação, pode ser difícil identificar os SEUS dias férteis.

Existem vários calculadores de ovulação disponíveis hoje em dia e que estimam a data dos seus dias férteis. Estes calculadores são uma forma de “método de calendário” e trabalham com a média de dados sem analisarem nada sobre os níveis hormonais pessoais da mulher.

 No entanto, nenhuma de nós se pode reger por “médias”:
1. As durações dos ciclos variam de mulher para mulher e de ciclo para ciclo. Na verdade, quase 50% dos ciclos menstruais podem variar em mais de 7 dias1
2.

O momento da ovulação pode variar alguns dias, mesmo em ciclos regulares.

Professor Bill Ledger

Os espermatozoides armazenados durante demasiado tempo nos testículos acumulam danos no ADN e são menos férteis.

Com os casais que têm relações sexuais frequentes (diárias), o homem tem uma contagem de espermatozoides mais baixa por ejaculação, mas o esperma é mais fértil.

Se estiver a tentar engravidar, tente ter relações sexuais, pelo menos, uma vez dia sim dia não perto da altura da ovulação.

Por que motivo um calculador de ovulação é diferente de um calendário de fertilidade?

Um calculador de ovulação estima a probabilidade de libertar um óvulo num determinado dia no seu ciclo menstrual. Um calendário de fertilidade indica os dias com maior probabilidade de engravidar se tiver relações sexuais. 

O processo de libertação de um óvulo pelo ovário tem o nome de ovulação e ocorre uma vez durante o ciclo menstrual da mulher.

Um calculador de ovulação fornece uma estimativa da probabilidade de ovular em determinados dias do ciclo e pode ajudar a identificar os dias mais férteis da mulher.

Estes calculadores funcionam utilizando o primeiro dia da última menstruação e a duração do seu ciclo menstrual para calcular uma média dos dias em que pode libertar um óvulo. 

Após a libertação de um óvulo, este só sobrevive até 24 horas, pelo que saber o momento da ovulação permite-lhe ter uma janela do tempo de fertilidade muito restrita para ter relações sexuais.

A boa notícia é que tem mais dias férteis nos quais pode engravidar, uma vez que a hipótese de conceção não depende apenas do tempo de vida do óvulo, mas também do tempo de vida dos espermatozoides.

Os espermatozoides podem sobreviver no seu corpo até 5 dias após ter tido relações sexuais, pelo que pode engravidar mesmo que tenha tido relações sexuais 4 ou 5 dias antes da ovulação. A sua janela de fertilidade corresponde ao número de dias que o óvulo e os espermatozoides conseguem sobreviver, normalmente, cerca de 6 dias. 

Os 2 dias mais férteis durante esta janela de fertilidade de 6 dias são conhecidos como os dias de “pico de fertilidade”. Correspondem ao dia antes da ovulação e ao dia em que a ovulação ocorre. Um teste de ovulação mede a libertação da hormona luteínica (LH), que ocorre cerca de 24 a 36 horas antes da ovulação, para que possa identificar com precisão os seus 2 dias mais férteis.

 

Utilize o nosso calculador de ovulação para ter uma ideia aproximada da altura da ovulação. Quanto mais souber sobre o seu ciclo, mais fácil será identificar a sua janela de fertilidade. 

Pode obter uma janela de fertilidade maior se utilizar um teste de ovulação que também detete estradiol (uma forma de estrogénio).

Nos dias anteriores à libertação de LH, os seus níveis de estradiol também vão aumentar, acionando a libertação de LH pré-ovulatória quando atingem um limite.

Controlar o nível de hormonas como o estradiol e a LH vai ajudar a identificar os dias de fertilidade elevada que culminam na ovulação. 

Ao identificar os dias férteis adicionais antes da ovulação, terá mais flexibilidade para planear o momento das relações sexuais e encontrar mais oportunidades de engravidar. Este processo pode ajudar a remover a pressão sobre as tentativas para engravidar. 

Outros métodos de determinar a ovulação, como a temperatura corporal basal e o método de calendário, só indicam que a ovulação já ocorreu, depois de a janela de fertilidade desse ciclo se ter fechado, pelo que são menos eficazes se pretender engravidar.

Quais são as diferenças entre “ovulação” e “dias férteis”?

A “ovulação” é o processo de libertação de um óvulo de um ovário e tal acontece 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.

Os “dias férteis” são os dias durante o ciclo menstrual de uma mulher que culminam e incluem o dia da ovulação, quando existe a possibilidade de a mulher engravidar se tiver relações sexuais sem proteção.

Os dias mais férteis em cada ciclo quando tem a melhor hipótese de engravidar se tiver relações sexuais sem proteção, são o dia da ovulação e o dia anterior. Estes são os 2 dias do “pico de fertilidade”.

No entanto, devido ao facto de os espermatozoides conseguirem sobreviver por vários dias no corpo de uma mulher durante o período fértil, existem alguns dias antes em que também tem uma oportunidade para engravidar, são os dias de “fertilidade elevada”.

Fora desta “janela de fertilidade” de cerca de 6 dias, as hipóteses de engravidar são baixas.

Qual é o método mais preciso?

Os Testes de ovulação Clearblue Digital têm uma precisão superior a 99% na deteção da libertação de LH que ocorre 24 a 36 horas antes da ovulação. Por isso, são mais precisos do que os métodos de calendário e de temperatura na previsão dos dias mais férteis2.

Источник: https://pt.clearblue.com/como-engravidar/calculadora-de-ovulacao

Calculadora Período Fértil | Calcular dia da Ovulação | Calculadora Fertilidade

Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

Para saber quando é o seu período fértil basta colocar acima a data do primeiro dia da última menstruação. Informe também o número de dias do seu ciclo menstrual e quantos dias você habitualmente fica menstruada.

A nossa calculadora irá mostrar pra você um calendário com as suas chances de engravidar. Nele é possível ver os dias em que você tem maior chance de engravidar com base nos dados informados.

Caso queira saber mais detalhes sobre como é feito este cálculo veja nosso post que explica como saber o período fértil e quais são os sintomas esperados. Veja abaixo um exemplo de como é o resultado da nossa calculadora:

Exemplo do calendário gerado por nossa calculadora. Os dias de menstruação (gotas de sangue), a data da ovulação (ovo). Os melhores dias para manter relações sexuais na tentativa de conceber são marcados com corações.

Nos resultados da nossa calculadora também é possível ver uma tabelinha com os próximos seis ciclos menstruais. Isso ajuda por exemplo a programar uma viagem ou outro compromisso. Permitindo otimizar as suas chances de engravidar, mesmo se seu ciclo não for de 28 dias.

Mas atenção, se você tem um ciclo irregular a calculadora e o calendário podem ser menos precisos. Nesse caso é importante a mulher fazer uma consulta com seu ginecologista. Alguns exames podem ajudar a descobrir quando você ovula.

O exame de controle de ovulação por exemplo irá olhar seu ovário para monitora-lo durante o ciclo menstrual. Isso permite dizer quando o óvulo está prestes a ser liberado, momento em que acontece a ovulação.

O ciclo menstrual pode variar com mudanças sazonais e conforme a idade.

O que é o período fértil?

O período fértil é a época do ciclo menstrual aonde existe maior chance de gravidez. Em um ciclo normal de 28 dias espera-se que a ovulação ocorra 14 dias após o início da menstruação. Algumas mulheres podem sentir dor no dia da ovulação.

A temperatura corporal também pode subir um pouco, cerca de 0,5 ºC. Também um pouco de dor pode ser percebido quando o ovário libera o óvulo. Muitas vezes a mulher pode perceber um corrimento mucoso no primeiro dia após a ovulação, semelhante a uma clara de ovo.

A libido (desejo sexual) também pode aumentar durante o período fértil.

Os dias férteis são normalmente 6 dias. O período vai de cerca de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação. Entretanto a maior chance de gravidez é de cerca de um a dois dias antes da ovulação até o dia da ovulação.

É importante também informar que o fato de não estar dentro do período fértil não significa que você não tem chances de engravidar.

Sim, é possível estimar a data da ovulação! Mas a tabelinha não é um método anticoncepcional eficaz. Sem exames complementares (como o ultrassom ou dosagens hormonais) não é possível ter certeza.

Por isso a nossa tabela da fertilidade não deve ser usada como método anticoncepcional.

Entendendo como o Período Fértil é calculado

Para calcular o período fértil precisamos primeiro entender o ciclo menstrual. Ele pode ser dividido em duas fases. A primeira, chamada de fase proliferativa é caracterizada pela secreção do hormônio estrogênio. Já a segunda fase, chamada secretora, é caracterizada pelo hormônio progesterona. Entre estas duas fases ocorre a ovulação que é controlada basicamente por estes hormônios.

Enquanto a primeira fase tem uma duração variável, a segunda fase é bastante constante, com uma duração de 2 semanas. Portanto a ovulação ocorre cerca de 2 semanas antes da data em que você está esperando a próxima menstruação. Ficou confuso? Vamos ver alguns exemplos:

Exemplo 1: Ciclo menstrual de 28 dias Primeira fase (variável) tem 14 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação) Ovulação no 14º dia do ciclo Segunda fase (constante) tem mais 14 dias

Menstruação vem a cada 28 dias (14 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

Exemplo 2: Ciclo menstrual de 24 dias Primeira fase (variável) tem 10 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação) Ovulação no 10º dia do ciclo Segunda fase (constante) tem mais 14 dias

Menstruação vem a cada 24 dias (10 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

Exemplo 3: Ciclo menstrual de 35 dias Primeira fase (variável) tem 21 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação) Ovulação no 21º dia do ciclo Segunda fase (constante) tem mais 14 dias

Menstruação vem a cada 35 dias (21 dias da primeira fase + 14 dias da segunda fase)

E claro, se você tem um ciclo irregular fica muitas vezes difícil determinar com clareza qual é o seu período fértil.

Quantos dias após a menstruação é o período fértil?

Para responder essa pergunta você precisa compreender 2 coisas. A primeira é que o óvulo pode ser fertilizado até aproximadamente 24 horas depois da ovulação. A segunda é que o espermatozoide é capaz de sobreviver por até 5 dias. Portanto a gravidez é possível para algumas mulheres se você tiver relações de 5 dias antes da ovulação até o dia seguinte da ovulação.

Qual a relação do período fértil com a ovulação?

Para saber o seu período fértil, se você tem ciclos regulares, basta determinar o dia provável da ovulação. Cinco dias antes e até um dia depois desta data será o período em que você pode engravidar.

Por exemplo, se o seu ciclo tem 28 dias e você ficou menstruada no dia 01/05, a ovulação será por volta do dia 15 de maio.

Então o período fértil é aproximadamente do dia 10 ao dia 16 (5 dias antes até um dia depois da ovulação).

Quais são os sintomas do período fértil?

Não existe um sintoma do período fértil, mas o que algumas mulheres percebem são os sintomas da ovulação.

Se você tiver os sintomas abaixo isso pode significar que você está ovulando. Neste dia ou no dia seguinte existe uma boa chance de você engravidar se tiver relações desprotegidas.

Estes são seus dias férteis e os principais sinais pra poder identificar a sua ovulação são:

  • Aumento da temperatura corporal basal em cerca de 0,3ºC.
  • Corrimento vaginal, leve, claro, transparente e fino. Com uma consistência mais escorregadia e com aspecto de muco, semelhante ao da clara de ovo.
  • Dor na parte inferior do abdome, no lado onde a ovulação está ocorrendo. Esse tipo de dor chama-se Mittelschmerz (do alemão “dor do meio”), pode aparecer de forma súbita e normalmente melhora após algumas horas. Ela ocorre no momento em que os óvulos são liberados.
  • Aumento do desejo sexual.
  • Discreta perda de sangue vaginal.
  • A vulva ou a vagina podem parecer inchadas.
  • Aumento da sensibilidade nas mamas.
  • Olfato fica mais sensível (às vezes, o paladar também).
  • Sensação de gases na barriga.

Existem ainda no mercado alguns testes de farmácia que ajudam a saber se você está ovulando e mesmo exames de ultrassom que podem ajudar, como o controle de ovulação.

Converse com o seu médico se você precisa de ajuda para saber quando ovula ou qual o seu período fértil.

Se você está tentando engravidar neste ciclo não deixe de ler nossas dicas sobre as posições sexuais que aumentam a chance de engravidar.

Qual a porcentagem de chance de engravidar no período fértil?

A chance de engravidar durante o período fértil varia conforme o dia em que você tem relação. Um ou dois dias antes de ovular é sua melhor chance de engravidar naquele ciclo. Veja o gráfico abaixo aonde no eixo X existe o dia em relação a ovulação (dia 0) e no eixo Y a chance de engravidar.

Probabilidade de Gravidez de Acordo com a Data do Coito/Ovulação. O dia da ovulação é o dia 0 (zero). Adaptado de Dunson et. al, Assessing human fertility using several markers of ovulation. Statistics in Medicine, 2001.

Qual a chance de engravidar depois da menstruação?

Logo após a menstruação a chance de engravidar é muito baixa pois o útero não está preparado para receber o óvulo fecundado. Entretanto independente da fase do ciclo nunca temos como ter 100% de certeza da data de ovulação. Portanto o método da tabelinha (ter relação apenas em dias não férteis) não é confiável. Se você busca um método anticoncepcional procure o seu médico.

Por que usar uma calculadora determinar a sua fertilidade?

Caso você esteja demorando um pouco para engravidar saber o seu dia fértil pode ser uma boa ajuda. Apesar do seu corpo dar um monte de pistas de que você pode estar ovulando, manter um registro dos seus ciclos menstruais e poder estimar o seu período fértil aumentam as suas chances de engravidar.

Embora em média um casal conceba após cerca de 5 ou 6 meses de tentativas, pessoas que sabem como determinar a sua ovulação e mantêm relações desprotegidas durante o período fértil aumentam suas chances de engravidar!

Источник: https://www.fetalmed.net/calculadoras/calculadora-periodo-fertil/

Calculadora Período Fértil

Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

___

O período fértil é o momento ideal para conseguir engravidar. Também caracterizado pela ovulação e seus sinais, ele normalmente ocorre em média 14 dias antes da menstruação e dura em torno de 6 a 7 dias. Pensando em ajudar as tentantes a identificar esse momento, foi criada a calculadora do período fértil

A calculadora do período fértil serve para facilitar a vida de quem está tentando engravidar e como nem todas sabem calcular período fértil com facilidade, a calculadora fértil auxiliará. Existem certificados que conseguem medir o momento da ovulação. Mede-se o aumento do hormônio LH na sua urina. Testes aprovados por nós você encontra aqui.

Baixar guia gratuito Ovulação: A Chave para Engravidar

Com base nos sinais que o corpo dá como a quantidade de dias de ciclo e também o muco que deixam mostrar que o período está por começar, a calculadora do período fértil só vem acrescentar como uma auxiliar.

exemplo de um ciclo longo com 34 dias

Para engravidar uma mulher precisa estar no período fértil. Fora dele a calculadora de ovulação (como também pode ser chamada) de nada servirá. Ela mostra exatamente em ciclos regulados ou aproximadamente em ciclos irregulares, quando a mulher estaria fértil e apta para engravidar e ter relações nesses dias ou mesmo se não deseja engravidar, evitar relações.

A ovulação da mulher ocorre em torno do 14º dia do ciclo menstrual. Essa conta deve ser feita a partir do primeiro dia da menstruação e para garantir pode ser considerado período fértil dois dias antes e depois para ter certeza que contou todo o período fértil.

Determine quando tua ovulação com testes de fertilidade aprovados por nós. Clique Aqui!

Isso acontece devido ao sincronismo dos hormônios no organismo, a hipófise libera os hormônios no período certo para acontecer a ovulação e aí que entra a calculadora fértil. Ela ajuda a detectar esses dias propensos a gravidez.

Como Calcular o Período Fértil?

Simples, basta inserir a quantidade de dias que o seu ciclo tem, o dia em que ele deu início pela última vez e pronto.

Para calcular período fértil, a calculadora fértil usa como base um ciclo estável de dias exatos, mas também pode dar ou ao menos uma estimativa dos dias férteis em um ciclo irregular e isso é uma grande ajuda para quem quer engravidar.

Normalmente um ciclo pode durar de 21 a 40 dias, mulheres com ciclos curtos de 21 dias tem um período de fase estimulante dos folículos muito menor do que mulheres com ciclos longos cerca de 35 ou 40 dias.

Exemplo de um ciclo curto de 22 dias

A fase pré ovulatória é que muda, a variação está no tempo em que a mulher tem para amadurecer os folículos estimulados pelo FSH e estrogênio. A fase pós-ovulatória costuma ser de dias mais exatos, em algumas vezes de 11 outras vezes de até 16 dias. Porém, calcular período fértil pode se tornar difícil para a maioria das mulheres exatamente pela variação de dias do ciclo.

Sinais de Ovulação

Mulheres com ciclos irregulares devem prestar atenção aos sinais que o corpo dá quando está ovulando, basicamente são os sinais:

  • Muco
  • Temperatura baixa
  • Libido aumentada
  • Dores ou fisgadas de um ou ambos os lados

Os sinais em conjunto com a calculadora da ovulação fazem com que o período de tentativas fiquem mais fáceis e muito mais simples de se conhecer o corpo.

Principalmente em ciclos desregulados, saber os dias que estaria fértil pode levar a uma gravidez muito mais rapidamente.

A calculadora do período fértil também pode ajudar a mulheres que não querem engravidar, fazer a tabelinha ficou mais fácil para ciclos regulados e pode ser sim um método eficaz de contracepção, porém, funciona somente para ciclos como relógio inglês.

Mulheres que tem vida profissional agitada ou maridos que tenham de viajar também podem usar a calculadora fértil de forma que se programarem para estarem juntos quando a ovulação estiver para acontecer auxilia bastante para que o casal engravide. Ela também pode ajudar a gestantes que não sabem quando a concepção aconteceu. Basta se lembrar do dia da ultima menstruação, assim a calculadora de ovulação pode dizer uma data aproximada a qual o bebê foi concebido.

Pesquisa sobre o Período Fértil

Para saber o quanto as mulheres brasileiras conhecem, o Trocando Fraldas conduziu uma pesquisa com mais de 12.000 participantes de todo país entre os dias 2 e 7 de agosto 2017 por meio de um questionário em seu site. As respostas foram dadas de forma livre e espontânea vontade e incluiam também a indicação da localização e situação maternal das entrevistadas.

Perguntas

Foram feitas as seguintes perguntas após levantamento de dados geográficos das entrevistadas:

  • Quando uma mulher pode engravidar?
  • Você conhecia o termo período fértil antes de engravidar?
  • Você conhece a duração do seu ciclo?
  • Como caracteriza seu ciclo menstrual?
  • Você sabe determinar seu período fértil?

Resultados

Para fins de comparação, as respostas de todas as perguntas menos a 4 foram convertidas também em números, como por exemplo “sim” igual a 1 ou “não” igual a 0.

  • Metade das entrevistadas não sabe que pode engravidar apenas próximo da ovulação
  • Entre tentantes, o índice chega a 56%.
  • A desinformação é maior na regiãoNorte onde apenas 45% das mulheres sabem quando pode engravidar e menor no Sul com 53% respondendo corretamente.
  • O Pará é estado com público menos informado e apenas 2 em cada 5 mulheres sabem quando pode engravidar, seguido por Sergipe e Mato Grosso do Sul.
  • Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Paraná tem a população mais informada nesse assunto com um média de 53-54%.
  • Entre as capitais, Campo Grande e Palmas tem o menor coeficiente de conhecimento com 36% e 39% respectivamente.
  • Em Curitiba com 54% e Belo Horizonte com 52%, as mulheres são mais informadas.
Ranking do Desconhecimento do Período Fértil por Estado
1.Pará
2.Sergipe
3.Mato Grosso do Sul
4.Tocantins
5.Acre
6.Maranhão
7.Alagoas
8.Goiás
9.Amazonas
10.Paraíba
11.Mato Grosso
12.Bahia
13.Pernambuco
14.Roraima
15.Rio de Janeiro
16.Piauí
17.Brasil
18.Ceará
19.Espírito Santo
20.Amapá
21.Rio Grande do Sul
22.Rondônia
23.São Paulo
24.Distrito Federal
25.Minas Gerais
26.Paraná
27.Rio Grande do Norte

Conhecimento do Período Fértil antes de Engravidar

  • Em média 41% das entrevistadas não conheciam o conceito do período fértil antes de engravidar.
  • Com 62% seu conhecimento é mais disseminado na região Sul e menos no Norte com 53%.
  • Mulheres de Santa Catarina e Piauí lideram os estados nessa categoria com 65% enquanto em Tocantins, Sergipe e Roraima a parcela não chega a 50%.
  • Em Natal e Rio Branco, 2 a cada 3 mães já tinha ouvido do período fértil antes de engravidar, em Boa Vista, Porto Velho e Palmas apenas entre 45 e 48%.
  • 55% ou 5 em cada 9 mulheres conhece a duração do ciclo menstrual, enquanto as outras 4 não.
  • O índice sobe para 62% entre as gestantes e atinge apenas 51% entre mães que não procuram ter bebê no momento.
  • A variação entre as regiões é pouco, com menor valor no Norte com 53% e 56% no Sudeste.
  • O líder dos estados é o Piauí onde 63% conhecem seu ciclo, seguido pelo Distrito Federal e São Paulo com 60% e 58% respectivamente.
  • Em Rondônia apenas 3 em cada 7 mulheres conhecem seu ciclo e no Maranhão e em Roraima também não alcança 50%.
  • Entre as capitais, Campo Grande se destaca negativamente com 47% e Belém e Fortaleza na liderança com 62%.

Capacidade de Determinar o Período Fértil

  • 59% das brasileiras não conseguem determinar seu período fértil.
  • Enquanto no Centro-Oeste e na região Sul 43% das mulheres conseguem identificar seus dias férteis, são apenas 37% no Norte do país.
  • No Distrito Federal, as mulheres são mais capazes de reconhecer, enquanto no Amapá e Rondônia apenas 1 em cada 3 consegue.
  • Além das brasilienses, quase metade das mulheres em Natal e Florianópolis consegue detectar o período fértil.
  • Em Porto Velho, Cuiabá e Palmas vivem as menos capacitadas.

O período fértil termina quando finalmente ocorre a ovulação.

O corpo dá os sinais que ela ocorreu através da mudança do muco e sua aparência que fica esbranquiçada lembrando um creme hidratante ou uma cola.

Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

As mulheres que tomam anticoncepcional ou utilizam de qualquer outro método hormonal contraceptivo não tem ovulação, portanto não tem período fértil. Os hormônios dos anticoncepcionais tem exatamente essa função de inibir a ovulação e dessa maneira impedir uma possível gravidez.

Veja Também: Tabelinha Para Engravidar – Contando os Dias

Источник: https://www.famivita.pt/calculadora-periodo-fertil/

Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

Para mulheres que querem engravidar, saber estimar o dia fértil serve para otimizar as datas das relações sexuais, aumentando as chances de fecundação.

Para as mulheres que não querem engravidar, mas que por descuido ou acidente tiveram relações sexuais desprotegidas, estimar o período fértil ajuda a saber se ato sexual foi feito em um período de elevado risco de gravidez.

Neste texto vamos explicar como calcular o período fértil, ou seja, como saber quais os dias do mês em que a mulher tem mais chance de engravidar.

Atenção: não use as informações abaixo para fazer a tabelinha, pois a mesma é considerada um método anticoncepcional com elevada taxa de falhas.

Como calcular o dia da ovulação?

Bom, sabendo agora que o período fértil costuma ser de 5 dias antes até 24 horas depois da ovulação, o próximo passo é saber estimar em que dia foi ou em que dia será a próxima ovulação.

Como saber quando foi a última ovulação?

É muito mais fácil saber quando a mulher ovulou do que tentar adivinhar quando será a próxima ovulação. Geralmente a ovulação ocorre mais ou menos 14 dias antes do próximo ciclo menstrual. Portanto, se uma mulher menstruou no dia 20 de Outubro (como no nosso calendário fictício acima), isso significa que a sua ovulação ocorreu por volta do dia 7 de Outubro.

Esta informação, porém, ajuda pouco na maioria dos casos, pois se a mulher já menstruou isso significa que ela não está grávida.  As pessoas geralmente querem saber a data da ovulação antes da nova menstruação descer.

Apenas para os casais que estão tentando engravidar é que essa informação é relevante.

Se o casal teve frequentes relações sexuais ao longo do mês e a mulher não engravidou, é importante olhar para trás e ver se eles realmente tiveram relações nos dias corretos.

Se ao final de cada mês o casal constatar que sempre estão tendo relações nos dias mais férteis, e mesmo assim a mulher não engravida, uma consulta com um médico especializado em fertilidade pode ser de grande ajuda.

Como saber quando será a próxima ovulação?

Estimar o dia da próxima ovulação pode ser uma tarefa difícil, principalmente para aquelas mulheres com ciclos muito irregulares. Quanto mais regular for o ciclo menstrual, mais preciso conseguimos ser ao calcular o dia fértil.

Na prática, o que vemos é o seguinte:

  • Em 95% dos ciclos menstruais, a ovulação ocorre nos quatro dias antes ou depois do meio do ciclo (em um ciclo de 30 dias, a ovulação ocorre 4 dias antes ou depois do 15º dia).
  • Em cerca de 30% dos ciclos, a ovulação ocorre exatamente no meio do ciclo (por exemplo, no 14º dia num ciclo de 28 dias ou no 15º dia num ciclo de 30 dias).

Vamos dar exemplos de como calcular o período fértil para diferentes tamanhos de ciclos menstruais. Porém, se você tem um ciclo menstrual bem regular e previsível, você pode utilizar a calculadora abaixo para estimar o dia da sua próxima ou anterior ovulação.

Calculadora do dia da ovulação

Atenção, estamos falando de estimativas. Reforçando o que dissemos no início do texto: não use as informações deste texto para fazer uma “tabelinha” como método anticoncepcional. Cada mulher tem ciclos menstruais com características próprias. Sem fazer exames, é impossível afirmar com certeza o dia da próxima ovulação.

Exemplo 1: ciclo menstrual regular de 28 a 30 dias

Quando as mulheres têm ciclos bem regulares e de aproximadamente 1 mês, é bem fácil calcular o dia fértil.

Nestes casos, a ovulação habitualmente ocorre bem no meio do ciclo, 14 a 15 dias depois do primeiro dia de menstruação, o que também significa 14 a 15 dias antes da próxima menstruação.

Portanto, se o primeiro dia da menstruação caiu no dia 2 de Outubro, a ovulação deverá vir ao redor do dia 16 de Outubro e o período fértil englobará os dias 12 a 17 de Outubro, sendo os dias 14,15 e 16 e 17 de Outubro os com maior probabilidade de gravidez.

Exemplo 2: ciclo menstrual regular maior que 30 dias ou menor que 28 dias.

As mulheres com ciclos regulares, mesmo que não entre 28 e 30 dias, também podem estimar com alguma precisão o dia da próxima ovulação.

Como já explicamos, a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação. Portanto, se o ciclo é bem regular, é possível prever o primeiro dia da próxima menstruação.

Imagine uma mulher com ciclo de 26 dias, que menstruou no dia 2 de outubro. Sendo o seu ciclo regular, a próxima menstruação deverá vir no dia 28 de Outubro. Como a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação, a ovulação deverá ocorrer aproximadamente no dia 14 de Outubro.

Portanto, neste caso, o período fértil englobará os dias 10 a 15 de Outubro, sendo os dias 12,13 e 14 e 15 de Outubro os com maior probabilidade de gravidez.

Exemplo 3: ciclo menstrual irregular entre 26 e 32 dias

A maioria das mulheres não tem seu ciclo menstrual regular como um relógio. Em um mês o ciclo é de 29 dias, no outro 27, num terceiro 31…

Quando a menstruação não segue um padrão bem definido ao longo dos meses, calcular o período fértil e quando será a próxima ovulação não são uma tarefa fácil.

Em 95% das mulheres, a ovulação ocorre entre 3 dias antes e 3 dias depois da metade do ciclo. Portanto, como não é possível prever antecipadamente o tamanho do ciclo, nessas mulheres o cálculo é feito levando em conta a possibilidade de ciclos de 26 a 32 dias.

Isso significa que se ocorrer um ciclo curto de 26 dias (meio do ciclo com 13 dias), a ovulação pode se dar entre os dias 10 e 16 do ciclo. Se for um ciclo longo, com 32 dias (meio do ciclo com 16 dias), a ovulação pode ocorrer entre os dias 13 e 19 do ciclo.

Portanto, em mulheres com ciclos irregulares entre 26 e 32 dias, a ovulação pode ocorrer a qualquer momento entre o 10º e o 19º dias do ciclo (o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação). Isso significa que o período fértil pode começar tão cedo quanto o 7º ou 8º dia do ciclo ou terminar tão tarde como o 20º dia.

No nosso exemplo, se a mulher menstruou no dia 2 de Outubro, os  5 dias férteis dela podem cair desde o dia 7 de Outubro (no caso de ciclo de 26 dias) até o dia 20 de Outubro (no caso do ciclo ser de 32 dias).

Existe uma outra maneira de calcular o período fértil nos casos de ciclos irregulares, mas é preciso que a mulher tenha anotado o tamanho dos seus ciclos nos últimos seis meses.

Como é feito este cálculo? Ao longo dos últimos 6 meses, pegamos o número de dias do menor ciclo e subtraímos 18, depois, pegamos o número de dias do maior ciclo e subtraímos 11. Por exemplo, se o menor ciclo foi 25 dias e o maior foi de 34 dias, então:

25-18 = 7
34-11 = 23

Isto indica que no próximo mês, os seus 5 dias de período fértil poderão cair a qualquer momento entre os dias 7 e 23 do ciclo.

Já deu para notar que nestes casos não há muito como antecipar os dias férteis com segurança. O intervalo é grande porque é impossível prever o dia da ovulação com muita exatidão. A cada mês a mulher ovula em um dia diferente do ciclo. E quanto maior for a diferença de dias entre o maior e o menor ciclo, mais impreciso será o cálculo.

Exemplo 3: ciclo menstrual irregular muito curto ou muito longo

A maioria das mulheres tem ciclos entre 26 e 32 dias, mas consideramos normais os ciclos entre 25 e 35 dias. Ciclos menores que 25 ou maiores que 35 dias geralmente indicam que a mulher não está ovulando.

Nos ciclos muito curtos, mesmo que haja ovulação, ela se dará tão próxima da menstruação, que o útero ainda não estará preparado para receber o óvulo fecundado, não sendo possível a progressão da gravidez.

Nestes casos, portanto, não adianta querer calcular período fértil, pois ele provavelmente não existe. O ideal é procurar ajuda do ginecologista.

Referências

Источник: https://www.mdsaude.com/ginecologia/calcular-periodo-fertil/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: