Calendário e Calculadora de Idade Gestacional

Calculadora de Gravidez

Calendário e Calculadora de Idade Gestacional

A calculadora de gravidez facilita e muito na hora de fazer as contas. Na verdade nem sempre conseguimos entender aquele cálculo que os médicos fazem no consultório. Eu mesma não entendia bem o que eles faziam.

Sempre pegavam um calendário circular e me diziam em que semana eu estava. Na verdade calcular gravidez nem é tão difícil assim, mas para quem é leigo pode ser, sim, complicado e por isso a calculadora gestacional foi desenvolvida.

Como Entender a Calculadora

Uma gestação tem cerca de 280 dias, 40 semanas aproximadamente. Mas não eram nove meses? Sim, são nove meses e um pouco a mais ou a menos dependendo da gestação e do estado de saúde da mamãe e bebê.

A calculadora gestacional está aí para colaborar com essa conta, dá um prazo bem aproximado em que o bebê deve nascer muitas vezes acertando na mosca. Sem contar que pode dar maiores informações e de muita utilidade.

Como Usar a Calculadora de Gravidez

Na verdade para usar a calculadora de gravidez deve ser levada em conta como início o primeiro dia da última menstruação.

A partir daí sabe-se que podem ser 39, 40 ou 41 semanas até o bebê nascer a termo, no tempo certo.

A calculadora gestacional precisa do primeiro dia da menstruação também, pois na verdade como não se sabe o dia da fecundação, esse é a maneira mais fácil de tentar calcular gravidez.

Talvez seja um dos motivos em que as mulheres se confundem na hora de calcular as semanas de gravidez: como se contar o primeiro dia da menstruação como primeiro dia da gravidez?

Confunde realmente, mas no final das contas, a gente acaba entendendo. Uma ferramenta muito útil para mamães e médicos, hoje a calculadora de gravidez veio para facilitar essa conta.

E se Não Lembrar o Primeiro Dia da Ultima Menstruação?

Mas e se eu não souber o primeiro dia da menstruação? Como fazer essa conta? Pode-se colocar uma data aproximada na calculadora gestacional e também vai funcionar porque nenhum corpo feminino é um relógio e, por isso, sempre há pequenas divergências. Assim a ferramenta pode mostrar aproximadamente quando engravidou e calcular as semanas de gravidez por uma média do seu ciclo.

Ciclos longos tendem a serem mais difíceis de calcular justamente por não se saber exatamente quando essa mulher pode ter engravidado. Ainda assim a calculadora de gravidez mostra uma data aproximada. Para saber certinho em que semanas de gravidez a mulher está, basta fazer um ultrassom nas primeiras semanas para calcular a gravidez corretamente.

Como Fazer o Cálculo da Gravidez

O primeiro dia da menstruação deve ser considerado como ponto inicial na calculadora, tanto para o médico como para calculadora de gravidez. A partir daí os meses são contados de 30 em 30 dias, de quatro em quatro semanas para fechar um mês de gestação.

Quando uma mulher fecha 12 semanas ela sai do terceiro mês (primeiro trimestre) para entrar no quarto mês e assim por diante. Na verdade, a calculadora gestacional é útil exatamente por isso, há meses em que há 31 dias e esse dia faz diferença para o parto, contar por semanas e não por meses é o mais correto pra acertar um dia mais exato para o parto.

Para calcular as semanas de gravidez deve-se saber o aniversário da semana, ou seja, qual o dia que a semana virá para entrar na próxima. A calculadora de gravidez pode te ajudar a descobrir o dia da semana que a gravidez passa para outra e assim em diante.

Com Ciclos Desregulados a Calculadora Funciona?

No caso de ciclos desregulados ou ovulação tardia, a calculadora de gravidez é menos eficaz, mas ainda sim pode ajudar.

Para saber o qual semana da gestação você está sem sombra de dúvida, um ultrassom resolve o problema. Casos de gravidez descoberta tardiamente também podem ser mais difíceis de serem analisados pela calculadora.

Mesmo assim, ela pode ajudar mostrando o dia em que o bebê deve nascer e quando provavelmente foi concebido.

A calculadora gestacional também mostra o sob qual signo o bebê deve nascer, quando a mamãe pode senti-lo mexer pela primeira vez e quando os trimestres de gestação fecham ou até já fecharam. Ela pode ser utilizada a qualquer momento durante a gestação ou até antes da própria gravidez para fins de planejamento.

Como Fazer o Cálculo de Quantos Meses de Gravidez Estou?

Realmente é um calculo complexo para quem é leigo no assunto, por isso existem as calculadoras de gravidez para auxiliar. Mas considerando um ciclo menstrual de 28 dias e começar a contar a partir do dia da ultima menstruação.  Partir desta data começar a contar 4 semanas para cada mês.  Não é possível ter uma contagem precisa mas bem aproximada.

Como Fazer o Cálculo de Quantas Semanas de Gravidez Estou?

Igualmente a contagem de meses, o cálculo de quantas semanas de gravidez deve ser contado apartir da data da ultima menstruação. Considerando um ciclo de 28 dias, poderá ser anotado a data de aniversário semanal da gestação e ao completar aqueles 7 dias a gestação ganha mais uma semana.

Veja Também: De Quanto Tempo Estou Grávida?

Foto: Adrián Pérez

Источник: https://www.famivita.pt/calculadora-de-gravidez/

Calculadora Gestacional – Precisão incrível! – Calculadora de Gravidez

Calendário e Calculadora de Idade Gestacional

Você já sabe a data provável para o seu parto? Clique aqui.

Pregnancy Week by Week Universal Header

Então, você conseguiu seu tão esperado resultado positivo e agora está se perguntando ‘’quando será a data de nascimento de meu bebê?’’. Nós deixamos você por dentro com a calculadora gestacional Mamãe Natural.

Insira suas informações na calculadora gestacional e descubra a melhor estimativa de quando seu pequeno pacotinho de alegria irá fazer sua aparição.

Você talvez não saiba quando exatamente ovulou ou quando engravidou, então, essa calculadora de gravidez irá tipicamente calcular aproximadamente a data prevista para o parto, baseado na data da sua última menstruação (DUM).

A maioria das calculadoras online, incluindo a nossa, usam um simples método para calcular a data de parto.

  • Sua data de parto é prevista para 40 semanas depois do primeiro dia da sua última menstruação.
  • Presume-se que seu ciclo tenha 28 dias de duração, com a ovulação ocorrendo no dia 14.
  • Portanto, a calculadora adiciona 280 dias (40 semanas) em seu último período menstrual.

Esse método de cálculo para a data do parto é conhecido como regra de Naegele.

A regra de Naegele é a que a maioria das calculadoras e calendários de gravidez se baseiam. Nomeada depois de um obstetra germânico que usou a regra no começo dos anos 1800, a regra de Naegele prevê a data do parto para ocorrer 280 dias depois do primeiro dia do último período menstrual.

No entanto, a regra de Naegele supõe que seu ciclo tem a duração de 28 dias com ovulação ocorrendo no décimo quarto dia, o que não é o caso de todas as mulheres! Então, outros jeitos de calcular a data prevista para o parto podem ser mais precisos.

Dados modernos sugerem que as mulheres têm seus bebês poucos dias depois a data prevista para o nascimento, em média. Estudos como estes descobriram que a regra de Naegele prevê consistentemente a data de parto em cerca de 2-4 dias mais cedo. Então, uma melhor estimativa pode ser de 40 semanas e 3 dias desde a sua última menstruação.

Alternativamente, você pode experimentar a regra de Mittendorf-Williams para calcular a data de nascimento do bebê, conforme descrito abaixo:

Esse estudo, feito em 1990, mostrou que a gravidez durava em média 288 dias depois do último período menstrual para mães de primeira viagem caucasianas.

Para mulheres caucasianas que não estavam se tornando mães pela primeira vez, a data de parto era em média de 283 dias após o último período menstrual (dois dias depois o que previa a regra de Naegele). Esse descobrimento é conhecido como regra de Mittendorf-Williams.

Enquanto a regra de Naegele ainda é a mais usada para calcular data prevista para o parto na gravidez, a regra de Mittendorf-williams está provando ser mais precisa. No entanto, esta regra envolve um cálculo mais complexo, levando em consideração:

  • Idade maternal
  • Raça
  • Altura
  • Peso
  • Número de gravidez anteriores
  • Duração média da fase lútea
  • Maternal education
  • Alcool durante a gravidez
  • Café durante a gravidez

Nossa calculadora de gravidez mais sofisticada usa a regra de Mittendorf-Williams.

A data estimada para o parto é o ‘’melhor palpite’’ de quando o bebê pode nascer, baseado na calculadora de concepção/gravidez. No entanto, somente 4% dos bebês nascem nessa data prevista! Enquanto 80% dos bebês nascem dentro de duas semanas antes ou duas semanas depois de ter calculado a data estimada para o nascimento. (Veja ‘’mês previsto’’ na sessão abaixo)

A calculadora de gravidez faz a estimativa da sua data prevista para o parto desde o primeiro dia da sua última menstruação.

Se você tem um ciclo de 28 dias e descobre que está grávida no dia que você deveria menstruar, você já deve considerar que está com 4 semanas de gravidez.

Isso significa que você completou sua quarta semana de gravidez (embora você tenha engravidado duas semanas antes. Eu sei, é confuso!). No dia seguinte, você terá quatro semanas e um dia de gravidez.

Se você sabe quando engravidou, sua calculadora de gravidez calcula sua data prevista para o parto adicionando 38 semanas na data de concepção. Esse método de cálculo pode ser mais preciso que o método de calcular a data através do último período menstrual, se você tem um ciclo irregular ou consistentemente um período longo ou mais curto que 28 dias.

A data de concepção é o dia que o óvulo e o esperma se encontram. Mamães que acompanham suas ovulações podem saber a data exata de concepção.

No entanto, para o resto de nós, a data de concepção pode ser difícil de identificar. Afinal, um esperma pode viver no corpo da mulher por cinco dias e o óvulo pode viver por 24 horas depois de ser liberado.

Em outras palavras, você tem seis dias a cada mês que pode engravidar mais provavelmente.

O esperma pode viver dentro da vagina por cinco dias. Isso significa que, se você fez sexo na segunda, você pode engravidar na segunda, terça, quarta, quinta, sexta ou até mesmo sábado. Para chegar a uma data de concepção baseada em quando teve relações sexuais, adicione dois dias na data de quando você teve relações sexuais. Isso não é algo exato, mas é uma média razoável.

O mês previsto é um período de tempo mais preciso de quando você pode esperar ter o seu bebê. Apenas 4% dos bebês nascem nessa data prevista. Enquanto 80% chegam ou duas semanas antes ou duas semanas depois. Daí o termo ”mês previsto”.

A duração de uma gravidez natural pode variar em até cinco semanas.(fonte)

O mês previsto ajuda algumas mamães a reduzirem o estresse e o medo de ir além da data prevista.

Para calcular o mês previsto, simplesmente subtraia duas semanas de sua data estimada para o parto dada pelo seu médico, ou a sua calculadora de previsão para o parto, e também adicione duas semanas em sua data estimada. Voilà, o mês previsto para o parto foi encontrado!

Um outro modo de lidar com esse cálculo complicado é adicionando duas semanas ao final de sua data prevista para o parto e dizer: ”O bebê provavelmente estará aqui antes [dessa data].”

Idade Gestacional (IG) é o termo usado para descrever em qual momento de duração está a sua gravidez, e por quanto tempo o bebê tem crescido dentro do útero. A calculadora de data prevista para o parto te ajuda a descobrir.

No entanto, como dissemos antes, a idade gestacional é contada do primeiro dia da sua última menstruação. Portanto, quando seu bebê é concebido (cerca de 2 semanas após a DUM), ele é considerado já com 2 semanas de idade gestacional.

A idade conceptiva (IC) é a idade que o bebê está desde quando ele foi concebido.

Se você receber um ultrassom, poderá notar um “IG” na imagem com um número de semanas e dias; isso significa a idade gestacional. Mas esse número é baseado em quanto o bebê está medindo, não na sua DUM, que a calculadora de data prevista para o parto usa.

É normal que essas datas não correspondam perfeitamente. Se houver diferenças significativas nas datas, seu médico pode querer ir mais fundo para determinar a data real da concepção.

Como resultado, sua parteira ou médico pode alterar sua data de parto com base na idade gestacional ultrassonográfica.

Os primeiros ultrassons são muito precisos quanto à gravidez e podem ser úteis se você não sabe o dia da sua DUM ou se seus períodos menstruais são irregulares.

Note que você não precisa fazer uma ultrassonografia antecipada, especialmente se você tem certeza da duração de seu ciclo. Cabe a você considerar os prós e contras das ultrassonografias.

Esse estudo mostra que uma data precoce de ultrassom não muda a incidência da indução. ”

DUM significa o último período menstrual. A última menstruação é o último período menstrual que você teve antes de engravidar. Sua DUM é o primeiro dia da sua última menstruação. Essa data é usada pela calculadora para descobrir sua data prevista para o parto (adicionando 40 semanas, via regra de Naegele).

A gravidez é dividida em três trimestres.

O terceiro trimestre, embora parecido com os outros dois na duração, parece muito menor, porque nas primeiras quatro semanas você não sabe que está grávida!

O segundo trimestre gera, muitas vezes, a pausa nas náuseas, fatigas e, bem, você apenas se sente inchada e realmente grávida! Muitas mulheres acham o segundo trimestre o mais confortável, que é chamado ”O Mágico Meio.”

Embora você provavelmente comece a exibir o barrigão no segundo trimestre (se não antes), o terceiro é quando você se tornará obviamente grávida, e pode começar a se sentir desconfortável.

Mas todo esse desconforto do terceiro trimestre é projetado com perfeição porque, no final, você estará mais que pronta para passar por todos os estágios do trabalho de parto e dar à luz ao seu pacotinho de alegria!

Pronta para calcular sua data prevista para o parto?

Você já sabe a data provável para o seu parto? Clique aqui.

Источник: https://www.mamanatural.com/lang/pt/calculadora-gestacional/

Calculadora gestacional: descubra em que semana da gravidez você está! – Kinedu Blog

Calendário e Calculadora de Idade Gestacional

novembro 4, 2020

• por: Kinedu

Ansiosa para descobrir em que semana da gravidez você está? Você só precisa inserir o primeiro dia da sua última menstruação (DUM) na calculadora gestacional!

A calculadora gestacional vai ajudar você a descobrir com quantas semanas de gravidez está e a provável data do parto. Apesar de muitas mamães ficarem confusas com esse cálculo, saiba que a contagem semanal é importante para acompanhar com mais precisão o desenvolvimento do bebê, visto que o feto passa por grandes mudanças em poucos dias.

Se você tiver dúvidas sobre a calculadora gestacional e como calcular usando a DPP ou a DUM, confira os tópicos a seguir!

O que é a calculadora gestacional e como ela funciona?

A calculadora gestacional é uma aplicação digital que usa a mesma fórmula que os médicos obstetras usam para saber em que semana da gravidez você está.

De maneira geral, tudo o que você precisa é saber a data da última menstruação (DUM) ou a data provável do parto (DPP).

Esse modelo foi inventado por Franz Naegele, um médico obstetra alemão e, por isso, recebe o nome de regra de Naegele.

Você pode até pensar: então, o tempo de gestação é contado a partir do dia em que eu ainda não estava grávida? Isso mesmo! O motivo é que se torna muito difícil saber a data da fecundação, uma vez que ela pode não coincidir com o dia da relação sexual.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Isto acontece porque o espermatozoide pode permanecer vivo dentro do canal vaginal por até 5 dias após a ejaculação. Se nesse meio tempo a mulher ovular, há a possibilidade de engravidar. Além disso, o óvulo também tem seu próprio tempo, sobrevivendo por até 24 horas após sua liberação.

Com sorte, entre ambos os períodos, temos uma margem de erro de até 6 dias para a data provável de fecundação. Dessa maneira, fica estabelecido que o primeiro dia da sua última menstruação também é o primeiro dia da sua gravidez.

Como fazer o cálculo com a data da última menstruação?

Para fazer essa conta com a calculadora gestacional, basta inserir a data do primeiro dia da sua última menstruação (DUM). Caso você não saiba com exatidão a DUM, pode utilizar uma data aproximada ou confirmá-la de acordo com a idade gestacional apontada pelos primeiros exames de ultrassom.

Como fazer o cálculo com a data provável do parto?

A data provável do parto (DPP) é o dia em que a grávida completa 40 semanas. Para saber em qual semana da gestação você está usando sua DPP, basta inseri-la na calculadora da gravidez. Assim, ela retornará com algumas informações, como:

  • com quantas semanas de gravidez você está;
  • informações importantes sobre o desenvolvimento do bebê nesta fase.

Por que confiar na data da calculadora gestacional Kinedu?

O cálculo feito é uma estimativa de acordo com as informações passadas, seja a DUM, seja o resultado de um exame. Há uma série de fatores, no entanto, que podem influenciar para que essa data seja diferente. Alguns deles são:

  • saúde da gestante;
  • saúde do bebê;
  • quantidade de bebês na mesma gravidez;
  • ritmo do desenvolvimento fetal;
  • intercorrências externas à gravidez;
  • outros fatores.

Não há uma fórmula mágica que possa dizer com exatidão a data de nascimento do seu bebê. Tudo o que pode ser feito é basear-se em técnicas, como a Regra de Naegele, para fazer esse cálculo aproximado. É importante dizer que os exames pré-natais ainda são necessários.

É por meio deles, inclusive, que, ao longo da gravidez, você descobrirá um dia mais preciso. Além disso, na prática, qualquer bebê nascido entre as 37ª e 42ª semanas é considerado “a termo”. Isso significa que o bebê nasceu dentro do esperado, ou seja, no momento certo.

Por que o cálculo é em semanas, e não em meses?

O desenvolvimento gestacional varia muito de uma semana para outra, e esse é o principal motivo da contagem não ser em meses. Se compararmos duas gestações do 7º mês, sendo que uma está na primeira semana e a outra na última, veremos muitas diferenças. Por exemplo:

  • na 28ª semana de gestação (primeira semana do 7º mês), o bebê tem cerca de 1 kg, medindo cerca de 37,6 cm, e pode ter ainda o lanugo ou ter formado os cabelos;
  • na 31ª semana de gestação (última semana do 7º mês), o bebê tem cerca de 1,5 kg, medindo cerca de 41,1 cm, e já tem unhas formadas, podendo até chupar os dedinhos.

Você pode compreender melhor seu tempo de gravidez assim:

  • a cada 7 dias após sua DUM, você completa mais 1 semana de gestação;
  • a cada 4 semanas após sua DUM, você completa mais 1 mês de gestação.

Gostou de usar a calculadora gestacional do Kinedu para descobrir em que semana da gravidez você está? Aproveite para baixar o nosso aplicativo e ficar por dentro do desenvolvimento do seu bebê!

Источник: https://blog-pt.kinedu.com/calculadora-gestacional/

Calculadora online: saiba agora quando seu bebê vai nascer

Calendário e Calculadora de Idade Gestacional

Para saber exatamente quantas semanas de gravidez você está e quantos meses isso significa, é necessário calcular a idade gestacional e para isso basta saber a Data da Última Menstruação (DUM) e contar em um calendário quantas semanas existem até à data atual.

O médico também pode informar sempre a idade gestacional corrigida, que é a data sugerida na ultrassonografia realizada na consulta de pré natal, para indicar com exatidão de quantas semanas a mulher está grávida e qual será a Data Provável do Parto. 

Também é possível calcular a idade gestacional indicando apenas qual foi o primeiro dia da última menstruação, para saber com quantos meses você está, quantas semanas de gravidez isso significa e em que dia o bebê provavelmente vai nascer:

E se eu não souber da data da última menstruação?

Quando a mulher não tem certeza qual foi o dia da última menstruação, a forma mais segura de saber com quantas semanas de gestação está e qual é a data provável do parto é através da ultrassonografia ou através da altura uterina, que é a que o médico normalmente calcula as semanas e meses de gravidez. Para isso, são considerados a quantidade de Beta HCG no sangue, altura uterina, após a 12ª semana de gestação e ultrassonografia solicitada pelo ginecologista.

Saiba outros exames que são realizados na gravidez.

Como calcular a idade gestacional em semanas

Para calcular a idade gestacional em semanas, deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.

Por exemplo, se o primeiro dia da última menstruação foi o dia 11 de Março e o resultado do teste de gravidez for positivo, para saber a idade gestacional, deve-se começar a contar a gravidez a partir do 1º dia da última menstruação e não o dia em que houve a relação sexual.

Dessa forma, se dia 11 de março, que foi o DUM, foi uma terça feira, na segunda feira seguinte completa-se 7 dias e somando de 7 em 7, se hoje for dia 16 de Abril, quarta feira, o bebê está com 5 semanas e 2 dias de gestação, que são 2 meses de gravidez.

O cálculo se faz assim porque apesar da mulher ainda não estar grávida, é muito difícil de definir exatamente quando ocorreu fecundação, pois os espermatozoides podem sobreviver até 7 dias no corpo da mulher antes de fecundar o óvulo e iniciar realmente a gravidez.

Como saber a idade gestacional em meses

Segundo o Ministério da Saúde (2014) para saber a idade gestacional, convertendo as semanas em meses, deve-se observar:

1º Trimestre1 mêsaté as 4 semanas e meia de gestação
1º Trimestre2 meses4 semanas e meia a 9 semanas
1º Trimestre3 meses10 a 13 semanas e meia de gestação
2º Trimestre4 meses13 semanas e meia de gestação a 18 semanas
2º Trimestre5 meses19 a 22 semanas e meia de gestação
2º Trimestre6 meses23 a 27 semanas de gestação
3º Trimestre7 meses28 a 31 semanas e meia de gestação
3º Trimestre8 meses32 a 36 semanas de gestação
3º Trimestre9 meses37 a 42 semanas de gestação

Normalmente a gravidez dura 40 semanas, mas o bebê pode nascer entre as 39 e 41 semanas, sem problemas. No entanto, se o trabalho de parto não começar espontaneamente até completar as 41 semanas, o médico poderá optar por induzir o parto com ocitocina na veia.

Veja também como é a gravidez semana a semana.

Como calcular a data provável do nascimento do bebê

Para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM, é necessário acrescentar 7 dias à DUM, depois contar 3 meses pra trás e depois colocar o ano seguinte.

Por exemplo, se a DUM foi o dia 11 de Março de 2018, ao somar 7 dias, o resultado é 18 de Março de 2018, e a seguir diminui 3 meses o que significa 18 de Dezembro de 2017 e acrescenta mais 1 ano. Por isso neste caso a Data Prevista do Parto é 18 de Dezembro de 2018.

Este cálculo não dá a data exata do nascimento do bebê porque o bebê pode nascer entre as 37 e as 42 semanas de gestação, no entanto, a mãe já fica informada da época provável do nascimento do bebê.

Crescimento do bebê

Durante cada semana da gestação, o bebê cresce cerca de 1 a 2 cm e ganha aproximadamente 200 g, mas no terceiro trimestre é mais fácil notar esse crescimento rápido, pois o feto já está com os órgãos formados e o seu organismo passa a concentrar-se principalmente em acumular gordura e se preparar para o momento do nascimento.

Источник: https://www.tuasaude.com/calculo-da-idade-gestacional/

Calendário e Calculadora de Idade Gestacional

Calendário e Calculadora de Idade Gestacional

Ao final deste artigo disponibilizamos uma calculadora gestacional para você poder calcular o tempo de gravidez, quando será a data provável do parto e para estimar qual foi o dia que ocorreu a concepção.

Mas antes de recorrer à calculadora, vale a pena entender como é feito o cálculo da idade gestacional.

É de conhecimento geral que uma gravidez dura, em média, 9 meses. Porém, assim que a gestante passa a frequentar as consultas pré-natais, ela descobre que o seu obstetra não conta o tempo de gravidez em meses, mas sim em semanas.

Para quem não está habituado com essa forma de contar a idade gestacional, tudo parece mais complicado.

Afinal, 17 semanas são quantos meses mesmo? Não seria mais fácil o médico dizer que a gestante está no 4º mês de gravidez?

Na verdade, os médicos não convencionaram contar o tempo de gravidez em semanas apenas para confundir a cabeça das futuras mães. Existe uma lógica por trás desta decisão.

As mudanças no organismo da mulher e do feto são muitas e ocorrem de forma relativamente rápida, principalmente na primeira metade da gravidez.

Em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes, e a contagem em semanas nos permite definir com mais exatidão o tempo de cada uma.

Por exemplo, o zigoto (óvulo fecundado) implanta-se na parede do útero na 3ª semana, o coração forma-se na 4ª, o embrião passa a ser visível à ultrassonografia na 5ª, os olhos surgem na 6ª e o futuro bebê já começa a se movimentar na 7ª semana (a mãe não nota porque ele ainda é muito pequeno). Se contássemos a gestação em meses, não seríamos tão precisos na hora de avaliar o tempo de tais mudanças.

Outro fator de confusão é o fato do calendário gregoriano que usamos não definir todos os meses com o mesmo número de dias. Há meses de 28, 29, 30 ou 31 dias. Portanto, para haver sincronicidade com as semanas, adotamos o mês lunar, que dura 28 dias ou 4 semanas.

Sendo assim, as semanas, meses e trimestres de gestação são os seguintes:

Primeiro trimestre:

  • 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês.
  • 5 a 8 semanas de gestação: 2 meses.
  • 9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.

Segundo trimestre:

  • 13 a 16 semanas de gestação: 4 meses.
  • 17 a 20 semanas de gestação: 5 meses.
  • 21 a 24 semanas de gestação: 6 meses.

Terceiro trimestre:

  • 25 a 28 semanas de gestação: 7 meses.
  • 29 a 32 semanas de gestação: 8 meses.
  • 33 a 36 semanas de gestação: 9 meses.
  • 37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.*

* Uma gravidez normal (a termo) tem entre 37 e 42 semanas.

Alguns autores consideram que o 3ª trimestre começa a partir da 27ª semana de gravidez. Isso, na verdade, tem pouca relevância clínica, pois as decisões médicas são baseadas de acordo com as semanas de gestação, e não com o trimestre.

Como calcular as semanas de gravidez?

A forma mais correta de calcular o tempo de uma gravidez é através do dia da concepção. Porém, é muito difícil definir qual foi exatamente o dia que o espermatozoide encontrou o seu óvulo.

É importante lembrar que mesmo que você só tenha tido uma única relação sexual no mês que engravidou, isso não significa que a concepção tenha ocorrido neste dia.

Os espermatozoides podem permanecer viáveis dentro do aparelho reprodutor feminino por 5 a 7 dias, dependendo da vitabilidade dos mesmos.

Logo, se você teve relações no dia 16, mas só ovulou no dia 19, a concepção ocorreu somente 3 dias depois da cópula.

Se você tiver tido mais de uma relação sexual no mesmo mês, aí mesmo é que fica quase impossível descobrir qual foi o exato dia da fecundação.

Como o óvulo fica viável por 24 horas e os espermatozoides por até 7 dias (em geral 3 a 5), se você engravidou em um mês que teve relações nos dias 12, 14, 17 e 19, isso significa que a fecundação do óvulo pode ter ocorrido entre os dias 12 e 26 do mesmo mês. Ou seja, um imenso intervalo de 2 semanas.

Em vista disso, como é quase impossível descobrir o dia exato que ocorreu a fecundação, de forma a tornar o cálculo mais simples, convencionou-se designar o primeiro dia da gravidez como o primeiro dia da última menstruação. É muito comum os médicos se referirem a este dia como DUM (sigla para Data da Última Menstruação).

Para facilitar a compreensão, vamos imaginar uma situação fictícia:

Um mulher com algumas semanas de atraso menstrual resolveu fazer um teste de gravidez, que veio positivo. Hoje é dia 09 de Março e o primeiro dia da sua última menstruação (DUM) foi no dia 23 de Janeiro. Para efeito de cálculo da idade gestacional, consideramos o dia 23 de Janeiro como o primeiro dia de gravidez, mesmo ela não estando efetivamente grávida nessa data.

Sendo assim, a primeira semana de gestação vai do dia 23/01 ao dia 29/01. A segunda semana vai do dia 30/01 ao dia 05/02, e assim por diante. Seguindo este cálculo, chegamos à conclusão que no dia 09 de Março a nossa gestante imaginária estaria 6 semanas e 4 dias de gestação.

Na imagem abaixo, dividimos as semanas em diferentes cores para facilitar o entendimento.

Atente para o fato de que a ovulação e, consequentemente, a concepção só ocorreram entre a 2ª e a 3ª semanas após a menstruação. Isso significa que, da forma que contamos o tempo de gravidez, nas duas primeiras semanas, a gestante ainda não estava realmente grávida.

Portanto, quando dizemos que a paciente está na 10ª semana de gravidez, na vida real ela está ao redor da 8ª semana. Mas essa discrepância não causa nenhum problema.

Como cada mulher ovula em um dia diferente do ciclo menstrual, usar o primeiro da menstruação facilita a padronização do tempo de gravidez, mesmo que isso signifique alguns dias de diferença em relação ao real tempo de gestação.

E se a gestante não lembrar quando foi a última menstruação?

Várias situações podem levar a mulher a não lembrar o dia exato da sua menstruação. Por exemplo, mulheres com ciclo menstrual muito irregular, mulheres que só descobrem a gravidez já com várias semanas de gestação, mulheres que tiveram sangramento de escape no início da gravidez e o confundiu com a menstruação, etc.

Nestes casos, a ultrassonografia transvaginal é a forma usada para estimar o tempo de gravidez. A partir da 5ª semana de gravidez, o embrião já pode ser identificado pelo ultrassom. Este exame tem uma acurácia muito elevada se for feito ainda no primeiro trimestre.

Até as primeiras 20 semanas de gravidez, todos os fetos têm mais ou menos o mesmo tamanho. Por isso, medidas biométricas simples, tais como o tamanho do osso fêmur, circunferência da cabeça, comprimento céfalo-caudal e a circunferência da cintura, ajudam o médico a estabelecer a idade gestacional.

Após a 20ª semana de gravidez, a genética entra em ação e cada bebê passa a crescer em um ritmo diferente. Desta forma, a partir deste momento, torna-se mais difícil afirmar com exatidão a idade gestacional baseado no tamanho do feto.

A aferição do comprimento céfalo-caudal pela ultrassonografia durante o primeiro trimestre é a forma mais confiável para se estimar a idade gestacional e a data provável do parto.

 Mesmo nas mulheres que sabem apontar sua DUM, o cálculo da idade gestacional é realizado pela ultrassonografia fetal para se confirmar a estimativa.

O cálculo feito através do ultrassom é mais confiável que a data da última menstruação.

Para saber mais sobre o ultrassom obstétrico, leia: ULTRASSOM NA GRAVIDEZ.

Tamanho do útero

O tamanho do útero é outra forma de se estimar o tempo de gravidez. Antes do advento do ultrassom, esta era a forma usada para estimar a idade gestacional em mulheres que desconheciam sua DUM.

Até 12 semanas de gravidez,  não conseguimos palpar o útero. A partir da 12ª semana conseguimos palpar o útero logo acima da sínfise púbica (parte frontal do osso da pelve). Com 16 semanas, o útero pode ser palpado no meio do caminho entre a sínfise púbica e o umbigo. Com 20 semanas de gravidez, o útero encontra-se na altura do umbigo

Como calcular o provável dia do parto?

Quando calculado pela DUM, uma gestação normal (ou a termo) é aquela que dura entre 37 a 41 semanas. Se o bebê nascer antes da 37ª semana, ele é considerado prematuro. Se nascer após a 42ª semana, ele é chamado de bebê pós-termo.

Na maioria dos casos, os bebês nascem ao redor da 40ª semana de gravidez. Portanto, quando o obstetra lhe diz a data prevista para o parto (DPP), ele simplesmente contou 40 semanas após a sua DUM.

Uma forma rápida de estimar a DPP sem ficar contando os dias no calendário é através  da fórmula de Naegele:

  1. Pegue o primeiro dia da sua última menstruação (DUM) e adicione sete dias.
  2. Diminua três meses.
  3. Some um ano.

Exemplo 1:DUM = 05 de Maio de 2014Some 7 dias = 12 de Maio de 2014Subtraia 3 meses = 12 de Fevereiro de 2014

Some um ano e obtenha a DPP = 12 de Fevereiro de 2015

Источник: https://www.mdsaude.com/gravidez/calculadora-gestacional/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: