Cirurgia de sinusite: o que é, como é feita e recuperação

Sobre a Cirurgia Sinusal

Cirurgia de sinusite: o que é, como é feita e recuperação

Expandir tudo

Se a medicação não está funcionando para você, a cirurgia pode ajudar o seu nariz e seios nasais a funcionarem normalmente.

A cirurgia sinusal pode ser uma opção se o tratamento médico não aliviar os sintomas de sua infecção dos seios nasais (sinusite) crônica. O objetivo da cirurgia sinusal é limpar o material infectado, abrir passagens bloqueadas e manter o tecido saudável o suficiente para que seu nariz e seios nasais funcionem normalmente.

O que é a Cirurgia Sinusal?

Hoje, a cirurgia sinusal endoscópica funcional (CSEF) é o método mais comum de cirurgia para tratar a sinusite crônica. É realizada pelas narinas com um endoscópio de aumento (tubo fino com uma extremidade iluminada).

Pode ser menos arriscado e ter um tempo de recuperação mais rápido do que a cirurgia sinusal tradicional, que exige cortes no rosto ou na boca.

A CSEF é um procedimento preciso, minimamente invasivo para acessar os seios nasais e tratar sinusites crônicas.

O tratamento cirúrgico das infecções crônicas dos seios nasais geralmente envolve um dos três procedimentos CSEF mais comuns: etmoidectomia, antrostomia maxilar ou septoplastia motorizada com turbinoplastia.

Existem, no entanto, muitos outros tipos de cirurgia sinusal. Seu otorrinolaringologista recomendará o tipo mais adequado para sua condição.

Mais: Etmoidectomia
Mais: Antrostomia maxilar
Mais: Septoplastia motorizada com turbinoplastia

Todos os tratamentos e os resultados são específicos para cada paciente e farão parte das suas consultas com seu profissional de saúde.

Consulte seu profissional de saúde para ter acesso a uma lista completa de benefícios, indicações, precauções, resultados clínicos esperados e outras informações médicas relevantes, associadas à cirurgia sinusal.

Você provavelmente tem dúvidas sobre a cirurgia sinusal e qual o procedimento é adequado para você. Não deixe de conversar com seu médico sobre todas as dúvidas que você tenha em relação à sua condição e opções de tratamento.
Mais

Os seios etmoidais situam-se entre os olhos e a ponte do nariz. Eles são fundamentais para tratar a maioria das sinusites, pois todos os outros sinos fazem a drenagem através deles ou próximos a eles. Então, se seus seios etmoidais estão bloqueados, a infecção pode se espalhar para outros seios da face.

A etmoidectomia remove tecido infectado e osso dos seios etmoidais que bloqueiam a drenagem natural. O cirurgião visualiza seus seios etmoidais com um endoscópio, um tubo fino e flexível com uma câmera muito pequena e uma luz na extremidade.

Outro instrumento especial, chamado microdebridador, tem uma ponta giratória minúscula e curva, que ajuda o cirurgião a colocar o instrumento no local certo.

O microdebridador e a câmera ajudam o cirurgião a identificar e remover mais precisamente o tecido afetado e ossos, sem danificar o tecido saudável.

Os seios maxilares estão localizados logo atrás as maçãs do rosto. Em adultos, são neles que as infecções geralmente acontecem. Os seios maxilares encontram o nariz cerca de meia polegada abaixo dos cantos dos olhos. Esta região do nariz é chamada de complexo osteomático.

Quando esta parte do nariz está bloqueada, os seios maxilares já não drenam adequadamente e a infecção pode se desenvolver. Muitas vezes, a abertura do seio também é bloqueada. O procedimento para desobstruir a abertura do seio é chamado antrostomia maxilar. O procedimento para desobstruir o complexo osteomático é chamado uncinectomia. Normalmente, ambos são realizados na mesma ocasião.

Em situações raras, a antrostomia maxilar pode não ajudar a drenar completamente o seio maxilar ou haver tecido afetado que não pode ser removido por meio do procedimento. Se for este o caso, seu cirurgião pode precisar criar uma nova via de drenagem entre o seio maxilar e o nariz (técnica de Caldwell-Luc).

A septoplastia motorizada com turbinoplastia é um procedimento indicado principalmente para melhorar a respiração e a drenagem dos seios nasais.

O septo é a parede de cartilagem óssea entre os dois lados do nariz. Ajuda a apoiar o nariz e orienta o fluxo de ar. O septo deve ser reto, mas às vezes não é, devido a lesões ou outros fatores. Um septo torto ou desviado pode dificultar a respiração pelo nariz e a drenagem adequada. Isto pode aumentar a probabilidade de infecção dos seios nasais (sinusite).

As conchas nasais são estruturas ósseas delicadas, em forma de rolo, que ficam dentro do nariz. O revestimento mucoso das conchas nasais é muito importante, porque filtra e umidifica o ar que você respira antes de entrar em seus pulmões e mantém seu nariz úmido.

Se seu septo é torto, então uma metade do interior do seu nariz é maior. As conchas nasais podem se ajustar a esta condição, tornando-se maiores na mesma proporção, e agravando a obstrução. É por isso que a septoplastia motorizada com turbinoplastia é frequentemente realizada.

Durante a septoplastia, o cirurgião (otorrinolaringologista) retifica o septo para que o ar possa fluir por ambos os lados do nariz, normalmente. Em uma turbinoplastia, o objetivo é reduzir as conchas nasais adequadamente para melhorar a respiração e a drenagem dos seios nasais, preservando tecido suficiente para a sua função normal.

Outro instrumento especial, chamado microdebridador, tem uma ponta giratória minúscula e curva, que ajuda o cirurgião a colocar o instrumento no local certo para retificar o septo e reduzir as conchas nasais. Como este equipamento permite ao cirurgião ser mais preciso, pode haver menos risco de remoção de maior quantidade de tecido, o que pode causar complicações.

Não deixe de conversar com seu médico sobre todas as dúvidas que você tenha em relação à sua condição e opções de tratamento.

Quando a cirurgia sinusal é necessária?

A maioria dos pacientes com sinusite crônica precisam de cirurgia. Tratamentos e mudanças no estilo de vida são, geralmente, eficazes. No entanto, se essas opções de tratamento não funcionarem, a cirurgia pode ser uma saída.

Passar por uma cirurgia é uma decisão importante. Muitos fatores devem ser considerados previamente. Por exemplo: Quão graves são os seus sintomas? O que a tomografia computadorizada consegue identificar? Como está sua saúde geral?

Você e seu médico decidirão se a cirurgia sinusal é a melhor escolha para você. Para adultos de mais idade, ou crianças, candidatos à cirurgia sinusal, algumas atenções especiais são necessárias. É importante cooperar com o seu médico para decidir sobre o tratamento mais adequado para você ou seu familiar.

Voltar ao topo

Hoje em dia, a cirurgia endoscópica funcional (CSEF) é o método mais comum de cirurgia para tratar a sinusite crônica. Durante um procedimento de CSEF, o cirurgião usa um endoscópio de aumento para ver e remover o tecido afetado e osso.

Antes da CSEF, os cirurgiões cortavam diretamente a parte externa da face para identificar e solucionar o problema, aumentando os riscos de infecção e o tempo de recuperação. A CSEF é um procedimento preciso, minimamente invasivo para acessar os seios nasais e tratar infecções crônicas.

Os três procedimentos sinusais mencionados aqui podem ser realizados por meio da técnica da CSEF.

A opção do médico (otorrinolaringologista) vai depender de vários fatores, incluindo a causa de sua sinusite crônica.

No geral, o objetivo da cirurgia sinusal é limpar o material infectado, abrir passagens bloqueadas e manter o tecido saudável o suficiente para que seu nariz e seios nasais funcionem normalmente.

Voltar ao topo

O tempo de recuperação depende da saúde geral do paciente e de qual procedimento foi realizado (etmoidectomia, antrostomia maxilar ou septoplastia motorizada com turbinoplastia).

Geralmente, você deve planejar um afastamento do trabalho ou da escola por, pelo menos, alguns dias após a cirurgia.

Seu médico dará as orientações específicas em relação ao tempo estimado de recuperação e cuidados para acelerar a recuperação.

Voltar ao topo

Cada pessoa tolera a dor de forma diferente. Muitos pacientes tratam a dor pós-cirurgia sinusal com analgésicos orais. Seu médico pode lhe orientar com relação ao que esperar, com base no tipo de cirurgia que você fará. Inchaço facial ou hematomas são raros, mas o interior do nariz ficará inchado e dolorido por um tempo. A respiração pelo nariz pode ficar prejudicada durante várias semanas.

Voltar ao topo

Disclaimer

As informações contidas neste site não devem ser usadas no lugar de consultas médicas. Sempre converse com o seu médico para obter diagnósticos e informações de tratamento.

Источник: https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/treatments-therapies/sinus-infections/therapy.html

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: