COMO É A VISÃO DOS BEBÊS?

Quando o bebê começa a enxergar? – Kinedu Blog

COMO É A VISÃO DOS BEBÊS?

É normal se perguntar quando o bebê começa a enxergar e se ele vê com nitidez. Afinal, esse é um importante aspecto do desenvolvimento infantil.

Você já parou para pensar em quando o bebê começa a enxergar? Esse sentido é um dos que mais se desenvolve após o nascimento, alcançando a nitidez da visão de um adulto por volta dos 12 meses. Mas até chegar nesse ponto, os pequenos olhinhos têm sua capacidade de percepção evoluindo a cada dia.

Neste post, vamos explicar para você os principais aspectos do desenvolvimento visual do seu pequeno, além de dar dicas para estimular a visão com brincadeiras e atividades. Quer ver? Então, acompanhe!

Afinal, quando o bebê começa a enxergar?

Não é incomum encontrar pessoas que acreditam que os bebês nascem sem enxergar. No entanto, embora sua visão não seja tão nítida, seu pequeno começa a ver desde que sai da barriga. Ou melhor, quando ainda está dentro dela!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Um estudo sugere que o útero materno tem luz suficiente para que o bebê possa, ao menos, distinguir claro de escuro e ver vultos. Então, se você acender uma lanterna próximo da sua barriga, provavelmente o seu pequeno conseguirá ver o local onde está a fonte de luz.

A pesquisa, coordenada pelo italiano Marco del Giudice, da Universidade de Turim, foi publicada na revista acadêmica Developmental Psychobiology. Entre os resultados, está a descoberta de que alguns bebês têm uma ampla experiência visual ainda antes do nascimento.

A transmissão de luz para dentro do útero depende de muitos fatores, como a iluminação externa e a espessura abdominal da mãe. No entanto, o pesquisador chegou à conclusão de que cerca de 0.1 a 1% da luz do ambiente pode ser vista pelo seu bebê.

Isso começa a acontecer por volta da 30ª semana de gestação. A estimulação pré-natal, como no exemplo da lanterna, é positiva para o desenvolvimento da visão do seu bebê.

Como é a visão do bebê no comecinho da vida?

Você já sabe quando o bebê começa a enxergar: desde a reta final da gestação. No entanto, a visão dele ainda é pouco nítida e vai se desenvolver de verdade com os estímulos externos após o nascimento. Normalmente, os pequenos só começam a ver como os adultos por volta de 1 ano de idade.

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Nesses primeiros 12 meses de vida, o desenvolvimento da visão passa por vários estágios. Vale lembrar que cada criança tem o seu próprio ritmo, portanto, nada aqui é regra. Veja uma estimativa da linha do tempo da visão do seu bebê!

Recém-nascidos até 3 meses

Nessa idade, seu bebê enxerga formas grandes e que estejam bem próximas dos seus olhinhos, como o rosto da mamãe e do papai durante as trocas de fralda. A estimativa é que ele consiga discernir o que vê até cerca de 15 a 30 cm de distância.

Ainda não há estudos que comprovam se os bebês recém-nascidos conseguem distinguir cores. Porém, a teoria mais aceita é a de que eles não percebem a diferença entre tons mais próximos.

Entre 2 e 4 meses

Aqui, seu pequeno já tem condições de diferenciar uma cor da outra e consegue se concentrar para discernir formas pequenas. Por exemplo, você pode notar que ele se esforça para manter o olhar nos seus olhos por alguns segundos.

Por volta dos 2 aos 3 meses, ele também passa a se concentrar em expressões faciais. Aliás, é nesse momento que ele pode dar o primeiro “sorriso real”, já que, antes disso, apenas mexe os lábios no chamado “sorriso reflexo”, que não é intencional.

Entre 4 e 6 meses

A partir dos 4 meses, seu bebê começa a desenvolver a percepção sobre profundidade, chamada de visão binocular. Já com a proximidade dos 6 meses, o seu pequeno conseguirá acompanhar objetos ou formas com os olhos.

Faça o teste: coloque o seu rosto no campo de visão dele e mova a cabeça de um lado para o outro. Ele provavelmente vai conseguir seguir seus movimentos. É por volta dessa idade que o seu pediatra deverá recomendar o primeiro teste oftalmológico.

Entre 7 e 12 meses

Nos últimos meses do primeiro ano de vida, a visão do seu bebê continuará evoluindo a todo vapor. Nesse momento, ele terá como seu grande aliado o foco, uma habilidade cognitiva que já estará mais desenvolvida.

Por isso, ele começará a coordenar a visão com a atenção, mantendo o olhar em objetos ou formas específicas por alguns segundos, mesmo com outros estímulos ao redor.

Por volta de 1 ano

Com cerca de 12 meses de vida, seu pequeno já terá a visão tão desenvolvida quanto a de um adulto. No entanto, ele continuará aprendendo a entender o que enxerga, como formas geométricas, tons de cores e profundidades.

Por que e como estimular a visão do seu pequeno?

Estimular a visão do seu bebê é essencial para que ele consiga, cada vez mais, ter uma atenção visual ativa. Desse modo, muitas outras funções cognitivas têm o caminho facilitado para serem desenvolvidas, como a memória visual, a divisão de atenção e o reconhecimento.

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acesse atividades para estimular a visão e o desenvolvimento do seu bebê!

A interação entre a família e o bebê durante as atividades de estímulo também fortalece bastante os laços afetivos. É um tempo de qualidade compartilhado, que contribui com o estabelecimento de boas relações familiares — outro ponto fundamental para o desenvolvimento infantil.

Por isso, confira algumas dicas para ajudar o seu pequeno a enxergar cada dia melhor:

  • manter um móbile no berço;
  • ter brinquedos coloridos;
  • usar o espelho, por exemplo, fazendo caretas repetidamente;
  • colocar o bebê perto de objetos que estavam longe, para que ele compreenda melhor o que vê;
  • fazer atividades de pintura, que estimulam a criatividade e a identificação das cores.

Enfim, agora que você já sabe quando o bebê começa a enxergar e como é a evolução desse importante sentido, poderá pensar em formas de estimular a capacidade de atenção visual. Tudo, é claro, levando em conta a idade do seu pequeno para poder fazer atividades adequadas ao desenvolvimento dele.

Para tudo isso, você pode contar com a gente! Baixe GRÁTIS o app Kinedu e receba um plano personalizado de atividades para o desenvolvimento do seu bebê!

Источник: https://blog-pt.kinedu.com/quando-o-bebe-comeca-a-enxergar/

▷ Olhos do Bebê: Visão e Mudança de Cor | Pampers

COMO É A VISÃO DOS BEBÊS?

Os bebês nascem com os sentidos excepcionalmente desenvolvidos. E embora a visão do recém-nascidonão esteja completamente madura após o nascimento, seu bebê pode ver a coisa mais importante do mundopara ele: você, enquanto o segura em seus braços.

Nos primeiros meses de vida, você poderá observar como a visão de seu bebê se desenvolve –principalmente seu alcancede visão, a capacidade de acompanhar com os olhos e a percepção das cores –junto de outros aspectos de seu desenvolvimento, como controle dos braços e das mãos.

Quando Os Olhos Do Bebê Mudam De Cor?

Ao mesmo tempo que a visão de seu bebê evolui, a cor de seus olhos pode estar mudando devido a um pigmento chamado melanina, que também afeta a cor da pele e dos cabelos. Se seu bebê nascer com olhos mais escuros, como castanho ou verde escuro, a presença da melanina já é alta e a cor provavelmente não mudará (embora possa mudar).

Porém, olhos mais claros, como azul ou cinza claro, possuem menos melanina ao nascer e podem mudar para outra corem algum momento, na medida que mais melanina for produzida. Perguntar quando os olhos do bebê mudam de cortraz respostas variadas: pode acontecer nos primeiros meses ou até mesmo dentro do primeiro ou segundo anos de vida.

É difícil prever, mas é interessante acompanhar a mudança!

AVisãoDo Seu Bebê: Alcance e Distância

Quando os bebês conseguem enxergar? Equal o alcance da visão dos bebês? Ao nascer, a visão do recém-nascidoé limitada e ele só consegue focalizar algo se estiver a 20 ou 30cm de distância dele—como seu rosto quando você o segura, ou o canto do bercinho.

Ele ainda não consegue ver claramente além de 30 cm. Dentro dessa distância, ele examinará tudo de perto.

No início, quando olhar para seu rosto, os olhos de seu bebê serão atraídos por uma única característica facial (como seus olhos), mas em breve, ele poderá ver seu rosto inteiro dentrodo foco de sua visão.

Esse alcance limitado gradualmente se expande e com certa de 3 meses, seu bebê talvez comecea notar quando você estiver do outro lado do cômodo—e pode até sorrir para você!Pode ser que eletambém seja capaz de olhar para um objeto que esteja por perto, como um brinquedo. Quando chegar aos 4 meses, na medida em queos olhos do seu bebê se desenvolvem, o alcance da visão já terá progredidoao ponto de ele conseguir olhar pela janela ou para algo na parede com interesse;e com 7 meses, o alcance da visão já estará quase totalmente maduro.

Se seu bebê tiver cerca de4 meses, pense em experimentar uma dessasideias de jogos estimulantes

AVisãoDo Seu Bebê:Acompanhar Com Os Olhos

Outra parte dodesenvolvimento visual do seu bebêé a capacidade de seguir um objeto quese move com seus olhos. Isso é algofundamental para aprender sobre o mundo e se mover com segurança, pois quando seu bebê crescer, precisará entender como acompanhar o movimento de carros antes de atravessar a rua, por exemplo.

Perceba como seu recém-nascido ainda encontra dificuldades para acompanhar um chocalho se você o segurar perto do rostinho dele.

Mas,em dois meses, ele terá mais coordenação e foco em ambos os olhos para acompanhar o movimento do chocalho.

A percepção da profundidade começa a sedesenvolver com cerca de 5 meses, quando o bebê já terá praticado com brincadeiras que trazem um objeto em direção a ele e depois o afastam, desenvolvendo uma visão tridimensional do mundo.

Quando seu bebê tiver cerca de 3 meses, provavelmente começará a usar os braços e as mãos para tocar em coisas perto dele (apesar de não conseguir na maior parte das vezes).

Praticar a coordenação de olhose mãosé muito divertido para ele e para você também!Com o tempo, conforme a coordenação motora de seu bebêse desenvolver, sua mira e capacidade de acompanhar também melhorarão.

Com 3 ou 4 anos, seu filho terá capacidade de acompanhar o movimento de uma bola vindo em sua direçãoe de pegá-la com as mãos.

A Visão Do Seu Bebê: Percepção Das Cores

Os recém-nascidos só vêm em preto e branco. Isso ocorre por que as células responsáveis pelas cores ainda não estão completamente desenvolvidas ao nascer.

Isso leva a uma pergunta: quando os bebêscomeçam a ver cores? Com cerca de 1 mês seu pequenino poderá detectar o brilho e a intensidade das cores e,com 3 meses, eleconseguirácomeçar a ver diversascores básicas, inclusive o vermelho.

A visão colorida estará completamente desenvolvida até os 4 meses, que é quando o bebê consegue distinguir muitas cores e até tonalidades mais claras ou escuras da mesma cor.

Então, o que os bebês conseguem ver? Observecomo seu bebê responde a estímulos com cores e padrões, conforme olha para um móbile, por exemplo. Você poderá notar que com 1 mês, seu bebê será atraído por estampassimples em branco e preto, como listras grossas, ou estampascom cores contrastantes. Quando tiver 3 meses, é provável que ele prefira estampascirculares, como espirais oualvos.

Conforme passam os meses, curta o progresso de seu bebê e sua alegria aprendendo e realizando coisas novas. Se estiver interessado em outras referências de desenvolvimento, então leia sobre asfases de crescimentode bebês de 4a 9 meses. Além disso, se tiver questões ou preocupações em relação à visão do seu bebê, fale com seu pediatra.

Источник: https://www.pampers.com.br/recem-nascido/desenvolvimento/artigo/olhos-do-bebe-cor-visao-e-mais

Visão para os Bebês

COMO É A VISÃO DOS BEBÊS?

Os bebês sentem o mundo de uma forma completamente diferente dos adultos e isso começa com a forma como vêem. Vamos explorar a visão das crianças, como se desenvolve e o que você pode fazer, como pai ou mãe, para ajudar a construir olhos fortes e saudáveis.

Visão à nascença: um mundo totalmente novo

Parabéns! O seu novo bebê acaba de chegar. Provavelmente o parto abalou o mundo do bebê tanto como abalou o seu e poderá demorar alguns momentos até ele abrir os olhos. Depois de abri-los, os médicos e enfermeiros verificam se há problemas oculares congênitos, juntamente com outros testes de rotina que fazem no nascimento. Tipicamente aplicam também uma pomada para prevenir infecções.

A visão de um recém-nascido é muito diferente da visão de um adulto ou mesmo de uma criança pequena. O recém-nascido ainda não consegue ver as cores — só em tonalidades de cinzento.

Tem também a visão desfocada, com uma acuidade visual de cerca de 20/400, e não consegue focar nada a mais de 20 a 25 centímetros de distância.

Os recém-nascidos também não são muito sensíveis à luz: é necessário quase 50 vezes a mesma quantidade de luz para eles repararem nela.

No nascimento, o olho do seu bebê recém-nascido tem apenas cerca de três quartos do tamanho do olho de um adulto. Nestas primeiras semanas, as estruturas e os receptores do olho dele, juntamente com os nervos do olho e do cérebro, começam também a se desenvolver. Isto continuará durante os dois anos seguintes. Vamos ver o que acontece durante este desenvolvimento visual.

O que você pode fazer

Ajude o seu bebê a começar da melhor forma:

  •      Mantendo os cuidados pré-natais e a nutrição corretos durante a gravidez
  •      Dando ao bebê coisas brilhantes de elevado contraste
  •      Ligando uma luz de presença para o bebê olhar em volta enquanto está acordado no berço
  •      Não mudando radicalmente o seu aspecto

Desenvolvimento da visão das crianças: o primeiro ano

Ao fim de algumas semanas, o seu bebê será capaz de ver a maioria das cores, mas a visão cromática continuará a desenvolver-se durante os meses seguintes. Estes primeiros meses são também quando a acuidade visual começa a tornar-se mais nítida e a sensibilidade à luz aumenta lentamente.

É também quando os olhos do seu bebê estão aprendendo a funcionar em conjunto. Enquanto esta coordenação se desenvolve, é normal os olhos do bebê vaguearem ou afastarem-se do alinhamento.

Isto não é preocupante a não ser que repare num desalinhamento constante.

A coordenação dos olhos do seu bebê significa que a percepção da profundidade também está se desenvolvendo e que a coordenação mãos-olhos-corpo está melhorando.

Aos seis meses, a visão cromática e a acuidade visual devem estar totalmente desenvolvidas na visão das crianças. Isto significa que é momento de fazer o primeiro exame oftalmológico ao bebê. Embora o bebê não consiga ler letras ou uma escala E como você, o oftalmologista pode realizar testes não verbais para verificar se há miopia ou hipermetropia, astigmatismo e outros problemas visuais.

Até aos dois anos de idade, o seu bebê estará ocupado aperfeiçoando as suas capacidades visuais como o seguimento do olhar e o aumento da percepção da profundidade e a coordenação mãos-olhos.

A visão das crianças continua a desenvolver-se nos anos de escolaridade, à medida que fortalecem o seu sistema de percepção visual para reconhecer as formas, as cores, as letras e os números de que precisam para serem capazes de ler e escrever.

O que você pode fazer:

Ajude o seu bebê a desenvolver as capacidades visuais:

  •      Apresentando muitos estímulos visuais de cores brilhantes, diversificados e diferentes
  •      Mexendo simultaneamente os seus braços e pernas para incentivar o desenvolvimento bilateral e binocular
  •      Fale com ele enquanto anda pelo quarto
  •      Utilize uma luz de presença no quarto
  •      Utilize brinquedos de alcançar e tocar assim como outros que deixam o bebê explorar diferentes formas e cores
  •      Brinque de “bater palminhas” e “cadê o bebê” com o seu bebê
  •      Dê-lhe brinquedos para empilhar ou separar que ele consiga segurar e manipular

Sinais de problemas de visão nas crianças

Quais são os sinais a que deve estar atento na visão dos seus filhos? Alguns sinais e sintomas comuns de problemas de visão nas crianças incluem:

  •      Desalinhamento constante de um ou dos dois olhos
  •      Olhos lacrimejantes e chorosos (poderá ser causado pelos canais lacrimais bloqueados)
  •      Pálpebras vermelhas ou com crostas (geralmente um sinal de infecção ocular)
  •      Sensibilidade extrema à luz, especialmente em bebês (pode indicar pressão ocular elevada)
  •      Pupilas brancas (pode indicar cancro, problemas da retina, catarata e outros problemas)
  •      Dificuldade em seguir com o olhar objetos e pessoas
  •      Evitar livros com imagens e leitura nas crianças mais velhas
  •      Aproximação crescente à lousa e à televisão 

O seu oftalmologista é o seu aliado no monitoramento e na manutenção da saúde dos seus olhos e da sua visão, e isto é particularmente importante na infância durante as alterações rápidas e o crescimento à medida que a visão se desenvolve.

O seu filho deve começar a fazer exames oftalmológicos completos regulares aos seis meses, mas apresente sempre as suas dúvidas ao seu oftalmologista.

Ele pode ajudá-lo a descobrir o que se passa e prepará-lo para tomar as melhores decisões para a visão do seu filho.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu oftalmologista

Источник: https://coopervision.com.br/about-contacts/kids-vision

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: