Como engordar sem ganhar barriga

Contents
  1. Como Engordar (ou Ganhar Massa Muscular) com Saúde
  2. Causas da Magreza Excessiva
  3. Algumas razões comuns por que as pessoas podem estar abaixo do peso
  4. Você quer mesmo engordar?
  5. Como engordar com saúde?
  6. Alimentos que Podem Ajudar
  7. Adicionando mais Proteína
  8. Musculação
  9. Mais Dicas
  10. Cuidado com o falso magro!
  11. 19 dicas para perder barriga de forma saudável
  12. Formas de acumular gordura no corpo
  13. Perigos da gordura abdominal do IMC acima de 25 kg/m²
  14. Como perder barriga
  15. Dieta e exercício físico para perder barriga
  16. Ganhar músculo para perder barriga
  17. Dicas para perder a barriga
  18. Como engordar rápido, saudavelmente e sem barriga
  19. Pessoas podem estar abaixo do peso por várias razões
  20. Como engordar rápido e saudavelmente
  21. 1. Pratique exercícios físicos
  22. 2. Dieta saudável
  23. 3. Aumente a ingestão de líquidos
  24. 4. Preste atenção aos horários das refeições
  25. 5. Frutas e vegetais para ganhar peso
  26. 6. Durma bem
  27. Alimentos que te ajudam a ganhar peso rápido
  28. Suplementos para ganhar peso
  29. Após ganhar o peso certo
  30. Dicas e cuidados
  31. Quais são as maiores dificuldades que você enfrenta para conseguir engordar? Comente abaixo e compartilhe a sua experiência!
  32. Engordar: 7 dicas para ganhar peso sem prejudicar a saúde
  33. DICA 1: PACIÊNCIA!
  34. DICA 2: PENSE EM QUALIDADE, NÃO EM QUANTIDADE
  35. DICA 3: COMA REGULARMENTE
  36. DICA 4: AUMENTE A PORÇÃO AOS POUCOS 
  37. DICA 5: PRODUTOS Light, DIET OU ZERO? NÃO, OBRIGADO!
  38. DICA 6: REGISTRE SUA INGESTÃO CALÓRICA DIÁRIA
  39. Como engordar rápido e com saúde, sem ganhar barriga
  40. Dicas para engordar com saúde
  41. Qual a alimentação ideal para engordar?
  42.  que comer para ganhar peso?
  43. O que faz engordar rápido?
  44. Suplementos para engordar
  45. Dicas para abrir o apetite

Como Engordar (ou Ganhar Massa Muscular) com Saúde

Como engordar sem ganhar barriga

Para quem está lutando para emagrecer, pode parecer brincadeira mas, para algumas pessoas, é muito mais difícil engordar e ganhar massa que emagrecer.

Geralmente quem é realmente muito magro possui um metabolismo mais acelerado, ou seja: tudo aquilo que ingere, acaba por ser queimado de uma forma bastante rápida.

Sendo assim, engordar pode sim ser considerada uma tarefa bastante difícil.

Causas da Magreza Excessiva

O fator genético é bastante importante: existem pessoas com propensão familiar a ter uma estrutura pequena, ossos mais finos, poucos músculos e baixo acúmulo de gordura. Mas atenção: isso nem sempre ocorre pela herança dos genes, é sempre preciso investigar.

Antes de tentar ganhar peso “na marra”, é importante saber se a magreza excessiva não está ligada a alguma doença ou condição médica.

Males da tireoide, diabete, transtornos alimentares: esses são alguns dos problemas que apenas seu médico poderá diagnosticar, e que devem sempre ser resolvidos como prioridade.

Afinal de contas, nesses casos engordar seria apenas atacar uma consequência e não a causa.

Algumas razões comuns por que as pessoas podem estar abaixo do peso

  • Hábitos inadequados de alimentação
  • Intervalos de tempo prolongado da refeição
  • Má seleção de alimentos
  • Déficit energético (muita atividade física comparado com a ingestão de alimentos)

Outras razões:

  • Má absorção devido à doença prolongada
  • Doenças como a tuberculose
  • Câncer
  • Desequilíbrios hormonais (hipertireoidismo)
  • Distúrbios alimentares (como a anorexia nervosa ou bulimia)

Você quer mesmo engordar?

Por mais que sonhem com um quadril largo e coxas grossas, a verdade é que as magrinhas devem pensar duas vezes antes de recorrerem a uma dieta hipercalórica. A princípio, por questões de saúde, não é interessante fazer ninguém engordar. Não há problema algum associado à magreza em si (desde que não estejam presentes outras condições médicas, como citado antes).

Se a pessoa é magra e saudável, realmente não faz sentido ganhar peso. Engordar pode aumentar a taxa de gordura no sangue, desencadeando problemas de saúde. Deve-se tomar a decisão juntamente com seu médico para ver se vale a pena. Por exemplo, em casos de histórico familiar de diabetes, dislipidemia, ou doenças cardiovasculares, não é recomendado o aumento de peso.

Como engordar com saúde?

Antes de mais nada, é necessário que para que se possa engordar com saúde, você procure por um especialista na área da saúde.

O profissional deverá lhe indicar uma dieta onde é provável que seja necessário comer mais vezes ao dia, e alimentos mais calóricos.

É importante lembrar que quando o assunto é engordar com saúde, não é indicado que se coma frituras, doces e outras coisas “meramente engordativas” (mas que não nutrem o corpo adequadamente).

Para quem deseja engordar sem ganhar barriga, o segredo está em aumentar a massa muscular. Para aumentar a massa muscular deve-se praticar exercícios, como a musculação, e ter uma alimentação rica em legumes, frutas e proteínas, como carnes e leite e derivados, evitando sempre os produtos industrializados e prontos para o consumo.

Alimentos que Podem Ajudar

  • Bebidas: tome shakes de proteína (whey protein), sucos ou leite integral.
  • Pães: pães mais saudáveis, como os de trigo integral, farelo de aveia ou de centeio integral são mais nutritivos que o pão branco. Corte fatias grossas e espalhe generosamente manteiga de amendoim, geleia, mel, ou cream cheese.
  • Legumes: procure vegetais ricos em amido (batata, ervilhas, grãos, cenoura, abóbora, beterraba).
  • Frutas: Escolha frutas densas (bananas, peras, maçãs, abacaxi, frutas secas).
  • Sopas: Opte por sopas de creme saudáveis ao invés de sopas à base de caldo de carne. Se você tiver problemas com edema ou pressão alta, você pode preferir evitar sopas compradas em lojas, que contêm sódio em excesso.
  • Óleos: Quando você está cozinhando, adicione uma quantidade generosa de óleo para o seu alimento. Os óleos mais saudáveis ​​são os não-refinados; óleos como os de  coco, palma ou manteiga. Fontes menos saudáveis, mas ainda aceitáveis ​​de óleo  são aqueles ricos em ômega-6, como os de girassol e amendoim.

Adicionando mais Proteína

Uma falta de proteína em sua dieta pode levar à perda de massa muscular, mesmo que você esteja consumindo calorias em excesso. Aqui estão alguns alimentos ricos em proteínas a serem considerados: clara de ovo, amendoim ou manteiga de amendoim, castanha do pará, carne, frango, atum, queijo, iogurte e suplementação com proteína de soro do leite (whey protein).

Musculação

A musculação não só irá aumentar sua massa corporal, mas também irá estimular o seu apetite. Considere estes pontos antes de começar:

  • Os músculos ganhos vão aumentar a velocidade do seu metabolismo, de forma que você vai precisar consumir ainda mais calorias para manter ou ganhar peso.
  • Durante o primeiro mês de treinamento com pesos, você pode sentir enormes ganhos se você for fiel à sua agenda. No entanto, isso se estabiliza mais após esse período inicial.
  • Levante os pesos mais difíceis para ganho muscular máximo. Para aumento muscular,  você deve se concentrar mais na dificuldade que no número de repetições.

Mais Dicas

  • Beba muita água. A hidratação é muito importante para o seu corpo, especialmente quando ele está passando por mudanças.
  • Não trabalhar o mesmo grupo muscular em dias consecutivos. Seus músculos crescem quando em repouso, portanto é essencial alternar.
  • Sempre tente ao máximo comer de forma saudável. Mesmo para quem quer ganhar peso, é importante cuidar com o que se come.
  • Tenha uma noção básica  da quantidade de calorias que você ingere por dia, e aproximadamente quantas você queima nos exercícios.
  • Coma mais alimentos com proteína, eles ajudam a refazer seus músculos.

Cuidado com o falso magro!

Muitas vezes, pessoas até bem-intencionadas vão lhe dizer para comer bolos e outras sobremesas ricas em açúcar, a fim de ajudá-la a ganhar peso. Enquanto normalmente essa estratégia funciona perfeitamente para alguns, para outros pode apenas levar à gordura visceral — criando o famoso “falso magro”.

É, essencialmente, uma pessoa com aparência de magro (“magro por fora”), mas que tem gordura acumulada nos lugares errados, como em torno de órgãos vitais (“gorda por dentro”).

Além disso, alimentos com açúcar excessivo vão esgotar o seu corpo de quaisquer outros nutrientes que ele poderia estar recebendo de outros alimentos.

E você, está na turma que quer ganhar peso? Está pronta para o desafio? Lembre-se que nada é fácil no início, mas com perseverança e paciência tudo é possível!

Источник: https://belezaesaude.com/como-engordar/

19 dicas para perder barriga de forma saudável

Como engordar sem ganhar barriga

Se você chegou a este artigo procurando dicas de como perder barriga pensando somente pelo lado estético da situação, perca alguns minutos conosco, pois iremos lhe dar ainda mais motivos (além de dicas) para você querer emagrecer e perder alguns centímetros da sua barriga.

Ter uma barriga lisinha ou um abdômen definido pode ser muito bom para a autoestima, tornando o individuo mais confiante para usar determinadas roupas ou expor a região abdominal em público.

Porém, existem razões muito mais importantes para você se incomodar com aqueles pneuzinhos ou com a barriganha saliente.

O acúmulo de gordura na região abdominal não é só esteticamente indesejável, ele é também um importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Estar uns quilinhos acima do peso e ter gordura na região abdominal é algo extremante comum.  Mas o fato de não estar sozinho(a) não significa que acumular gordura na barriga não seja motivo de preocupação. Mesmo que você não se importe com a parte estética, como ocorre com alguns homens adultos, perder a barriga é importante para que você seja uma pessoa mais saudável.

É importante ter em mente que aqueles “pneuzinhos” na barriga que tanto lhe incomodam podem não ser só um problema estético, mas também um sinal de que você precisa ter mais cuidado com a sua saúde.

Formas de acumular gordura no corpo

Independentemente do seu peso e do IMC (índice de massa corporal), a forma como o seu corpo acumula gordura tem grande importância no risco de você desenvolver doenças no futuro.

Quando engordamos ganhamos gordura de forma visível e invisível. A gordura visível é aquela que se acumula por baixo da pele, no tecido subcutâneo. Habitualmente, os locais que o corpo mais costuma acumular gordura são a barriga, coxas, nádegas e quadris. Já a gordura invisível é aquela que se acumula mais profundamente, ao redor dos órgãos, sendo chamada de gordura visceral.

A maioria das pessoas preocupa-se mais com a gordura que elas podem ver. Entretanto, a gordura escondida, ou seja, a gordura visceral, é aquela que  mais preocupa os médicos, até porque ela pode ocorrer em pessoas não obesas.

A forma como o seu corpo acumula gordura visível pode nos fornecer importantes dicas sobre a formação de gordura visceral.

Indivíduos que acumulam gordura predominantemente na barriga, mantendo coxas e quadris relativamente magros são aquelas que com maior risco de formarem gordura visceral.

Mulheres que acumulam muito mais gordura nas coxas e quadris do que no abdômen, costumam ter menos gordura visceral e menos riscos de problemas cardiovasculares.

Perigos da gordura abdominal do IMC acima de 25 kg/m²

Todo indivíduo que acha que está acima do peso deve calcular o seu IMC e medir a sua circunferência abdominal com uma fita métrica maleável comum.

Quando o IMC é maior que 25 kg/m², homens  com cintura maior que 102 cm e mulheres com cintura maior que 88 cm apresentam maiores riscos de desenvolver doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Nos pacientes obesos, com IMC é maior que 35 kg/m², a medição da circunferência abdominal perde valor, pois o acumulo de gordura nestes casos é difusa e com certeza há também formação de gordura visceral.

Se você é obeso, não há dúvidas que a gordura está lhe fazendo mal. O problema é convencer aquelas pessoas apenas com sobrepeso e uma barriguinha saliente (IMC entre 25 e 29,9 kg/m²) de que o problema delas vai além do incômodo estético.

Só como exemplo, em 10 anos, adultos com IMC normal e sem barriga apresentam 30% menos risco de desenvolverem doenças cardiovasculares quando comparados a pessoas com IMC maior que 25 kg/m² e circunferência abdominal aumentada.

Para saber mais sobre o índice de massa corporal e o cálculo do IMC, acesse o seguinte artigo: IMC | cálculo do índice de massa corporal.

Como perder barriga

Antes de passarmos às dicas de como perder a barriga, alguns pontos precisam ser realçados:

1- Não há milagres.

Antes de mais nada, você tem que aceitar o fato de que não existem chás, dietas especiais, fórmulas, receitas, comprimidos ou qualquer outro meio que faça você perder a barriga de forma fácil e rápida.

Enquanto isso não for entendido, você continuará a dar dinheiro para charlatões e acumulará frustrações. Isso sem falar nos riscos para a saúde que alguns tratamentos “milagrosos” para perder peso podem provocar.

2- O grau de sucesso que você terá será sempre proporcional ao grau de esforço que você esta disposto a fazer. Se você quer emagrecer sem fazer esforço, o máximo que conseguirá é falhar sem fazer esforço.

3- Não há como perder barriga sem emagrecer. A única exceção é a lipoaspiração, que não é a solução indicada na maioria dos casos. Não adianta fazer abdominal, comprar aparelhos que dão choque no abdômen, passar cremes na barriga, etc.

 A sua gordura na barriga é uma forma do organismo estocar o excesso de calorias que você consumiu ao longo dos meses. Para perder a barriga, você tem que fazer o seu corpo consumir mais calorias do que consegue armazenar.

Tem que gastar os estoques, tem que queimar gordura.

4- Emagrecer e perder barriga obrigatoriamente passam pelo binômio: exercício físico + controle das calorias ingeridas. Se ao longo de vários dias você consumir mais calorias do que consegue gastar, você irá engordar. Por outro lado, se você conseguir gastar mais calorias do que ingere, inevitavelmente, você irá emagrecer. É simples assim. Não há como fugir disso.

Dieta e exercício físico para perder barriga

É importante entender que é muito mais fácil emagrecer fazendo exercício físico do que apenas com dietas.

A restrição do consumo de calorias pode funcionar a curto prazo, mas se você tem bastante peso a perder, ela só irá te levar até metade do caminho. Muitas pessoas perdem peso rapidamente com dietas, mas depois de algumas semanas ficam estancadas sem conseguir emagrecer mais.

 O máximo que conseguem, e mesmo assim com muito esforço, é não voltar a ganhar peso. Isso ocorre porque conforme vamos emagrecendo, o gasto basal de calorias do corpo também se reduz, obrigando a dieta a ser cada vez mais restritiva para funcionar.

Nosso organismo consome, em média 23 calorias para cada quilo de peso.

Portanto, pessoas de 100 quilos têm um gasto basal de 2300 calorias por dia, enquanto pessoas de 50 quilos gastam apenas metade disso.

Exemplo: um indivíduo sedentário pesa 100 quilos e quer chegar a 70 quilos. Com 100 quilos o organismo dele gasta cerca de 2300 kcal por dia.

  • Se ao longo de vários dias ele ingerir, em média, 2300 kcal diariamente, seu peso irá se manter.
  • Se ele ingerir mais de 2300 kcal por dia, irá engordar.
  • Se ingerir menos que 2300 kcal por dia, irá emagrecer.

Portanto, se este paciente fizer uma dieta, por exemplo, com 1800 kcal diárias, ele irá emagrecer mesmo sem exercícios após alguns dias.

O problema é que, conforme ele vá emagrecendo, menos calorias o organismo dele irá gastar ao longo do dia. Um corpo gordo demanda mais energia para funcionar.

 Quando este indivíduo atingir 85 quilos,  seu gasto basal diário de calorias terá caído para próximo de 1800 kcal.

Ou seja, a dieta que servia quando ele pesava 100 quilos, já não será mais suficiente para que ele continue emagrecendo.

Neste momento, o paciente tem duas opções: ou muda para uma dieta ainda mais intensa, com cerca de 1300 calorias por dia, o que é bastante restritivo e difícil de fazer,  ou ele começa a fazer exercícios, para aumentar o seu gasto diário de calorias. Se o seu corpo gasta 1800 kcal por dia e o paciente ainda conseguir gastar mais 500 calorias na academia, o seu gasto diário será de 2300 kcal.  Portanto, a dieta de 1800 kcal continuará sendo eficaz para fazê-lo perder peso.

Ganhar músculo para perder barriga

Os exercícios físicos apresentam 2 vantagens: gastam calorias imediatamente e aumentam o gasto basal de calorias quando estamos em repouso.

O ideal é sempre combinar exercícios aeróbicos (corrida, spinning, natação, step, etc.) com exercícios para ganho de massa muscular.

O músculo é uma estrutura que consome muita caloria. Portanto, quanto mais massa muscular você tiver, maior será o gasto basal de calorias do seu corpo. Enquanto um quilo de gordura consome cerca de 4 kcal por dia, um quilo de músculo consome cerca de 13 kcal.

 Isso significa que, grosseiramente, a cada quilo de gordura que você perde, o seu consumo basal de calorias cai 4 kcal por dia.

Porém, se você conseguir substituir esse quilo de gordura perdido por um quilo de músculo, o efeito será o oposto, você irá aumentar o seu gasto basal de calorias em 9 kcal.

Logo, chegamos à conclusão que, ao contrário do que ocorre quando fazemos dieta isoladamente, conforme vamos emagrecendo e ganhando músculo ao mesmo tempo, fica cada vez mais fácil continuar a perder gordura e a diminuir a barriga.

Portanto, se você quer perder a sua barriga, faça musculação.  Não é exatamente malhar o abdômen que fará você perder a barriga, mas sim o ganho geral de massa muscular pelo corpo.

Dicas para perder a barriga

Tendo entendido tudo o que foi explicado até aqui, fica fácil guardar as dicas que darei agora:

1- Dê preferência a exercícios aeróbicos mais intensos para perder muitas calorias extras no dia. Uma aula de spinning, por exemplo, pode fazer você perder de 500 a 800 calorias a mais em um único dia. Isso sem contar com os benefícios cardiovasculares de se ter uma boa resistência aeróbica.

2- Faça, no mínimo, 30 minutos de exercícios físicos e depois mais 30 minutos de musculação. A frequência ideal e 4 a 5 vezes por semana.

3- Exercícios aeróbicos com menos de 30 minutos de duração não ajudam a queimar a gordura da barriga. Nos primeiros minutos queimamos apenas as reservas de açúcar. Para chegar às reservas de gordura, são necessários , pelo menos, 20 a 25 minutos de exercícios aeróbicos.

4- Se você não consegue ou não pode correr, ande. Caminhar 30 minutos diariamente é suficiente.

5- Musculação pode ser feita em qualquer idade, desde que acompanhada por profissional habilitado.

6- Natação é um excelente exercício para emagrecer, pois ao mesmo tempo é aeróbico e estimula o desenvolvimento de músculos.

7- Fazer dezenas de repetições de exercícios abdominais não fará sua barriga sumir se você não emagrecer. Você pode até criar músculos abdominais, mas, como a gordura é mais superficial, eles ficarão escondidos. Não há como ter aquela barriga tanquinho com uma grande camada de gordura por cima, no tecido subcutâneo.

8- Malhe grandes grupamentos musculares, como peito, costas e coxas, pois, por serem músculos maiores e mais fáceis de se desenvolver, eles farão você perder peso mais rápido.

9- Peça ajuda a um nutricionista para que ele prepare uma dieta com a quantidade ideal de calorias para você.

10- Fuja de dietas da moda. Emagrecer e perder barriga não é segredo, é apenas esforço e força de vontade.

11- Evite comer gorduras, frituras, refrigerantes e doces. Engordam e aumentam o seu colesterol.

12- Durma, pelo menos, 7 a 8 horas por dia. Nosso organismo gasta mais calorias quando estamos dormindo em sono profundo do que quando estamos apenas deitados, seja lendo ou vendo TV. Quem dorme pouco tem maior risco de formar barriga.

13- Cuidado com fórmulas milagrosas. Há muitos tratamento ditos naturais para perder peso que, na verdade, escondem substâncias, como anfetaminas, ansiolíticos, diuréticos ou antidepressivos, em sua composição.

14- Na hora da refeição, após cada garfada, tome um gole de água. Isso fará com que o estômago fique cheio mais rapidamente, reduzindo a quantidade de comida necessária para satisfazê-lo.

15- Nunca encha o prato. Quando estamos com fome, temos a tendência de colocar mais comida do que realmente precisamos no prato.

16- Não sinta-se obrigado a terminar o prato sempre. Se já está satisfeito, pare de comer mesmo que ainda haja comida no prato.

17- Não faça longos períodos de jejum durante o dia. Evite ter fome. É melhor comer 5 ou 6 pequenas refeições ao longo do dia, com poucas horas de intervalo do que 2 ou 3 grandes refeições espaçadas. Grandes intervalos entre as refeições desaceleram o metabolismo e aumentam a liberação de insulina na hora de comer, dois fatores que impedem o paciente de perder peso.

18- Coma bem devagar, mastigue bem a comida e faça pequenas pausas durante a refeição. Dê tempo aos mecanismos de saciedade do corpo se ativarem.

19- Não coma a sobremesa imediatamente depois da refeição. Veja se você realmente precisa dela ou se a sobremesa é apenas um hábito.

Se você procura por mais dicas para emagrecer, leia: 60 DICAS PARA EMAGRECER – PERDER PESO.

Источник: https://www.mdsaude.com/obesidade/perder-barriga/

Como engordar rápido, saudavelmente e sem barriga

Como engordar sem ganhar barriga

Não é fácil encontrar a fórmula certa de como engordar rápido, saudavelmente e sem barriga.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, assim como acontece com quem quer perder peso, é necessário um plano alimentar bem preparado, além de muita disciplina.

Por isso, preparamos um guia rápido que irá te ajudar a engordar de forma rápida e saudável.

Pessoas podem estar abaixo do peso por várias razões

Estamos acostumados a associar a magreza com saúde e bem estar. Mas nem sempre é o caso, e existem pessoas que lutam para ganhar peso.

As causas da dificuldade em ganhar peso são muitas, como:

  • Hábitos alimentares inadequados;
  • Distância prolongada entre refeições;
  • Má escolha de alimentos;
  • Pratica de atividades físicas sem uma alimentação adequada;
  • Problemas de saúde, como o hipertireoidismo;
  • Intolerâncias alimentares.

Como engordar rápido e saudavelmente

Para que o ganho de peso seja feito de forma saudável, é preciso que ele seja gradual, e de preferência sob a supervisão de um profissional, como um nutricionista ou nutrólogo.

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados, como a escolha de alimentos saudáveis, a manutenção do sono e a realização de exercícios físicos.

A seguir vamos listar algumas dicas que podem te ajudar a ganhar peso de forma saudável.

1. Pratique exercícios físicos

Apesar de parecer algo sem lógica, a prática de exercícios é essencial para quem quer ganhar peso com saúde. Isso acontece porque o exercício ajuda no ganho de massa muscular, além de evitar o acúmulo de gorduras.

Assim, uma boa combinação de exercícios aeróbicos com treinos de força garante um bom condicionamento físico e a tonificação dos músculos abdominais e de todo o resto do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Dieta saudável

Todos nós já ouvimos que é preciso comer mais para ganhar peso, mas isso não significa que você deve comer mal. Por isso, priorize os alimentos saudáveis e dê preferência aos mais calóricos e nutritivos.

Alguns exemplos de lanches que você pode manter por perto, que são saudáveis e ricos em calorias, incluem nozes, granola e frutas secas.

Além disso, frutas como o abacate podem ser ótimas opções, e sucos de fruta ou vitaminas sem açúcar adicionado também podem auxiliar muito na sua dieta hipercalórica.

E, quando falamos em ganho de peso com saúde, não podemos pensar apenas em vitaminas e minerais, uma vez que outros nutrientes são necessários para atingir este objetivos. São eles:

  • Gorduras saudáveis, que são uma ótima fonte de calorias, e ainda ajudam a manter a saúde;
  • Carboidratos simples e complexos, para garantir que seu corpo tenha energia para a realização das atividades diárias e para a prática de exercícios;
  • Proteínas, que são essenciais para a construção e manutenção muscular.

3. Aumente a ingestão de líquidos

Se você quer ganhar peso saudavelmente, é necessário que você se mantenha bem hidratado. Por isso, você pode apostar em sucos de frutas, em vitaminas, em smoothies ou até mesmo em um copo de leite, sem, no entanto, deixar de beber água.

4. Preste atenção aos horários das refeições

Lembre-se de comer com frequência ao longo do dia, e evite pular refeições. O seu organismo percebe quando você pula uma refeição e interpreta essa “falta de alimento” como estresse, e isso contribui para o acúmulo de gordura abdominal.

5. Frutas e vegetais para ganhar peso

Uma ótima forma de aumentar a ingestão calórica é incluir vegetais e frutas na sua dieta. E, para incrementar ainda mais o cardápio, você pode investir em sucos, vitaminas e sopas, que além de adicionarem calorias, irão te manter hidratado.

6. Durma bem

O sono é essencial para a manutenção da saúde, pois, entre outras ações, regula seus hormônios e ajuda na reconstrução muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, é muito importante que você tenha uma noite adequada de sono, para assim conseguir ganhar peso de forma saudável.

Além disso, uma boa noite de sono vai fazer com que você descanse e tenha energia para se exercitar no dia seguinte.

  • Veja também:  O que fazer para dormir bem? 11 dicas valiosas

Alimentos que te ajudam a ganhar peso rápido

  • Ovos Inteiros: É econômico e rico em proteína, vitaminas e colesterol;
  • Manteiga: Ela pode ser usada para o ganho de peso de longo prazo, e sua ingestão deve ser moderada, já que o consumo exagerado pode fazer mal ao coração, segundo algumas pesquisas;
  • Atum: As gorduras saudáveis presentes no atum ajudam não apenas no ganho de peso, mas também na manutenção da saúde e do bem estar geral;
  • Suco de fruta natural: Uma forma saudável e nutritiva de ganhar alguns quilos, uma vez que o suco de fruta 100% natural é rico em calorias e nutrientes;
  • Pão integral: Você pode comer de forma saudável e engordar ao mesmo tempo comendo pão integral, que tem aproximadamente 69 calorias por fatia e é rico em carboidratos complexos;
  • Aveia: Adicionar aveia nas receitas é uma ótima forma de adicionar carboidratos complexos e fibras às refeições;
  • Iogurte: O iogurte natural é uma ótima fonte de nutrientes, e pode te ajudar a ganhar peso de forma saudável.
  • Queijo: O queijo, assim como outros derivados do leite, é rico em proteína, cálcio, gordura, colesterol e calorias;
  • Óleos saudáveis: Adicionar mais gordura aos seus alimentos é uma boa forma de adicionar calorias. Mas é importante escolher gorduras saudáveis, como azeite de oliva e óleo de abacate, que são bons para sua saúde e adicionam calorias;
  • Banana: Uma banana contém cerca de 100 calorias, e é rica em carboidratos, vitaminas e minerais, além de ser uma ótima aliada para quem pratica exercícios físicos.

Suplementos para ganhar peso

Para quem tem dificuldade de ganhar peso apenas com a alimentação, existem suplementos ricos nos mais diversos nutrientes, desde proteínas até vitaminas e minerais.

Mas é importante lembrar que esses suplementos devem ser usados preferencialmente com a orientação de um médico ou nutricionista, para evitar o consumo exagerado de determinados nutrientes.

Após ganhar o peso certo

Uma vez que você conseguiu ganhar peso com saúde, sem exagerar nas gorduras saturadas e carboidratos, você perceberá que seu corpo parecerá mais tonificado e com mais curvas nos lugares certos.

Mas isso não quer dizer que você agora pode descuidar da saúde: Manter hábitos de vida saudáveis é um compromisso para a vida toda, mesmo que às vezes alguns exageros possam ocorrer.

Dicas e cuidados

O processo pode não ser tão rápido e simples como você gostaria, mas com disciplina e consistência, você pode engordar mais rápido sem ignorar a sua saúde. Para isso, capriche em lanches saudáveis com alto teor calórico, construa massa muscular e se hidrate. 

E, apesar de parecer muito mais fácil engordar comendo alimentos ricos em açúcar e gorduras, como fast food, sorvetes e doces, isso não é nada bom para a sua barriga e nem para a sua saúde.

Por fim, sempre leia os rótulos dos alimentos que for consumir, e, em caso de dúvidas, consulte um profissional habilitado.

Assista ao vídeo abaixo onde nossa nutricionista ensina como engordar com saúde.

E aí, gostou das dicas?

Quais são as maiores dificuldades que você enfrenta para conseguir engordar? Comente abaixo e compartilhe a sua experiência!

(135 votos, média: 4,24 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/como-engordar-rapido-saudavelmente-e-sem-barriga/

Engordar: 7 dicas para ganhar peso sem prejudicar a saúde

Como engordar sem ganhar barriga

por Julia Denner (Nutricionista do Runtastic) e Dennis Fajt (Nutricionista para pessoas abaixo do peso)

Com mais de 1,9 bilhões de pessoas lutando contra a obesidade hoje em dia, é até estranho imaginar que existem outras pessoas sofrendo com o oposto: querem engordar, mas não conseguem. Pois é, muitas vezes, ganhar alguns quilos parece ser uma missão impossível para quem está abaixo do peso. E mais difícil ainda: fazer isso de forma saudável. 

DICA 1: PACIÊNCIA!

Como dizem: a maior virtude. É preciso ter paciência tanto para perder quanto para ganhar peso. O corpo não pode mudar drasticamente da noite para o dia. 

Fica a dica:

Para engordar de forma saudável, você deve consumir, todos os dias, uma quantidade maior de calorias do que aquelas que gasta (ingerir calorias extras).

Quantas calorias extras: calcule sua necessidade calórica diária e adicione 200-300 calorias ao resultado.

Mas esta regra só funciona mesmo se a ingestão de calorias extras acontecer todos os dias, não apenas de vez em quando. Este é o único jeito de obter bons resultados rapidamente e sem prejudicar a saúde. 

DICA 2: PENSE EM QUALIDADE, NÃO EM QUANTIDADE

Para muitos, “poder comer tanto quanto quiser” parece uma boa idea e tá valendo. Mas, “comer qualquer coisa”, por mais estranho que soe, vai atrapalhar o processo.

É imprescindível seguir uma dieta saudável: hambúrguer, batata frita e refrigerantes são comidas altamente calóricas e engordam, mas contêm muita gordura saturada, sal e açúcar, componentes que, a longo prazo, afetam a saúde gravemente. Portanto, para comer livremente sem correr o risco de ficar doente, prefira alimentos que sejam calóricos mas nutritivos, como:

  • abacate (avocado)
  • legumes 
  • produtos integrais
  • frutas secas
  • batatas
  • arroz
  • carnes 
  • peixes
  • nozes e sementes

Frutas e verduras também devem fazer parte do cardápio, pois você precisa delas para cobrir a necessidade de micronutrientes do corpo e manter a saúde. No entanto, quando se quer engordar, os alimentos mais calóricos devem vir em primeiro plano.  

DICA 3: COMA REGULARMENTE

Esqueça a clássica distribuição das calorias em apenas três refeições principais. Fazer cinco, ou até seis, refeições ao longo do dia é melhor para o estômago e, além disso, ajuda a evitar a fome. É importante não pular refeições e não ficar de estômago vazio, tenha sempre algum lanchinho com você, caso aconteça.

DICA 4: AUMENTE A PORÇÃO AOS POUCOS 

Começar a comer porções muito maiores de um dia para o outro pode causar mal-estar. Aumente as porções gradualmente, de semana em semana, para que o corpo possa se acostumar com as novas quantidades.

Desta forma, você consegue aumentar o tamanho da sua porção consideravelmente em apenas algumas semanas. Ingerir porções maiores de refeições formadas por alimentos altamente calóricos regularmente significa aumentar a quantidade de calorias extras e, consequentemente, ganhar peso!

DICA 5: PRODUTOS Light, DIET OU ZERO? NÃO, OBRIGADO!

Não consuma produtos light, diet ou zero. Alimentos naturalmente ricos em gordura, como abacate, nozes, sementes e bons óleos vegetais são escolhas que vão aumentar as calorias das refeições. Além disso, eles fornecem muitos nutrientes para o bom funcionamento do metabolismo e bem-estar.

DICA 6: REGISTRE SUA INGESTÃO CALÓRICA DIÁRIA

Existem aplicativos que funcionam como diários alimentares: você registra suas refeições diárias e monitora a quantidade de calorias ingerida. Estes apps ajudam você a entender melhor os seus próprios hábitos alimentares, um bom início para quem quer começar a comer melhor ou seguir uma dieta. Desta forma, é possível, por exemplo, organizar melhor a distribuição calórica: inserir mais algumas calorias aqui ou ali, turbinar o café da manhã…

Источник: https://www.runtastic.com/blog/pt/engordar-com-saude/

Como engordar rápido e com saúde, sem ganhar barriga

Como engordar sem ganhar barriga

Engordar e ganhar peso pode ser mais simples adotando algumas medidas. Além disso, estar magro não é um passe livre para comer o que bem entender. “A pessoa pode ganhar peso, mas se desnutrir”, alerta o nutrólogo Roberto Navarro.

Afinal, as pessoas magras também podem ter problemas de saúde. “Não adianta consumir mais alimentos indiscriminadamente: as pessoas magras também podem ter altos níveis de colesterol. Tenha uma dieta que forneça nutrientes apropriados para promover o ganho de peso saudável”, orienta a nutricionista Karina Gallerani.

Dicas para engordar com saúde

  • Aumentar a ingestão de líquidos no dia (mínimo de 2L de água)
  • Diminuir o intervalo entre as refeições
  • Consumir alimentos saudáveis
  • Praticar exercícios físicos de quatro a cinco vezes por semana
  • Ter um bom período de sono (entre 7 e 8 horas de sono)
  • Aumentar a ingesta proteica
  • Diminuir o nível de estresse

Qual a alimentação ideal para engordar?

Evite os alimentos ricos em açúcar refinado, carboidratos simples, que em excesso podem favorecer a resistência à insulina que por sua vez pode se tornar diabetes tipo 2.

As gorduras trans, presente em alguns alimentos industrializados e frituras, e a gordura saturada, encontrada principalmente em alimentos de origem animal como a carne vermelha, também devem ser evitadas, pois favorecem o aumento do colesterol, entre outras complicações.

Alguns alimentos termogênicos também podem ter o consumo restringido, como a cafeína, presente no café e no chá verde, a pimenta e o chá de hibisco. Estes alimentos aceleram o gasto calórico e favorecem o emagrecimento.

 que comer para ganhar peso?

Invista em alimentos calóricos, mas nutritivos. É o caso do azeite extravirgem que é rico em gorduras boas, as monoinsaturadas, e assim ajuda a regular o colesterol, protege o coração e o cérebro, previne o diabetes, entre outros benefícios.

Opte pelas carnes magras. “O consumo de proteínas, carnes magras e leguminosas também é importante, porém é preciso certificar-se que não está havendo uma ingestão excessiva que possa sobrecarregar os rins e o fígado”, diz Gallerani. Mastigar bem os alimentos contribui para que o organismo absorva melhor os nutrientes.

Invista em oleaginosas, como as castanhas e nozes, e em peixes, pois eles são fontes de boas gorduras. O abacate também é bom por ser rico em gorduras monoinsaturadas e bem calórico.

Procure adicionar granola, entre outros cereais, farinhas enriquecidas e até o açúcar mascavo em alguns alimentos. “Outra dica é incluir gema de ovo cozida amassada no feijão, purê, sopa, entre outros”, orienta Navarro.

Equilibre o consumo de carboidratos simples, como o pão branco, arroz comum, entre outros, e complexos, como arroz e pão integrais. “Isto porque as fibras presentes nos integrais proporcionam saciedade”, explica a nutricionista Cátia Medeiros. Porém, elas também melhoram o trânsito intestinal, entre outros benefícios e não devem ser excluídas do cardápio.

O que faz engordar rápido?

Assim como para emagrecer é preciso diminuir o consumo de calorias, para engordar é preciso aumentar a ingestão calórica. É importante buscar a ajuda de um médico nutrólogo ou de uma nutricionista a fim de saber o quanto a mais de calorias deve ser consumido para o ganho de peso saudável.

“Isto vai depender do peso atual, altura e nível de atividade física.

Calculamos o quanto a pessoa precisa comer para manter o peso e a partir disso estimamos o quanto precisa ingerir a mais para engordar ou a menos, caso queira emagrecer”, explica Navarro.

Lembre-se de evitar as calorias vazias, como os refrigerantes, fast-foods, alimentos industrializados e doces que são pobres em vitaminas e sais minerais.

Apenas as quantidades mudam, as proporções de cada macronutriente continuam as mesmas. Portanto, continua sendo orientado ter a refeição composta por: 50 a 55% de carboidratos, 15 a 20% de proteínas e 25 a 30% de gorduras, sendo 7% gorduras saturadas, 10% gorduras poli-insaturadas e 13% monoinsaturadas.

Suplementos para engordar

É preciso tomar cuidado ao ingerir os suplementos como os shakes hipercalóricos. Eles só podem ser ingeridos após a orientação de uma nutricionista.

A melhor maneira de ganhar peso é por meio de mudanças na alimentação, porém em certas situações os suplementos podem ser recomendados.

“Para evitar que algumas pessoas que precisam ingerir muitas calorias desenvolvam o hábito de comer grandes volumes de comida, o suplemento pode ser uma opção, pois oferecerá maior densidade energética, mas menos volume”, explica Medeiros.

Dicas para abrir o apetite

Uma boa estratégia para abrir o apetite é começar pelos alimentos líquidos: vitaminas batidas com leite ou sucos podem ser combinados com diferentes frutas e acrescidos de iogurte. Lembre-se de comer a cada duas ou três horas.

A apresentação das refeições é muito importante para abrir o apetite: pratos atraentes, saborosos e variados aguçam o paladar. Utilize temperos e ervas para melhorar o sabor e aroma dos alimentos.

Um medicamento também pode ser receitado pelo médico para aumentar o apetite.

MinhaVida

Источник: https://www.paranapraia.com.br/index.php/2019/07/09/como-engordar-rapido-e-com-saude-sem-ganhar-barriga/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: