Como engravidar de alguém que fez vasectomia

Fertilização in Vitro para homens vasectomizados 1

Como engravidar de alguém que fez vasectomia

Revisado pelo: Ginecologista e Obstetra Dr. Rodrigo da Rosa Filho (CRM 119789)

Os avanços da medicina têm viabilizado tanto os tratamentos em prol da reprodução humana como também as técnicas avançadas de contracepção. Nesse cenário, há uma busca crescente pela Fertilização in Vitro para homens vasectomizados.

A seguir apresentamos o que é a vasectomia e quais os benefícios e recomendações da Fertilização in Vitro para homens vasectomizados. Confira!

O que é vasectomia?

A vasectomia é um método contraceptivo definitivo para homens. O procedimento pode ser realizado em clínicas ou hospitais por um médico urologista.

Na técnica, os ductos (que ficam na bolsa escrotal) são cortados e bloqueados, impedindo a passagem dos espermatozoides quando ocorrer a ejaculação. O procedimento não afeta a libido masculina ou a ejaculação, pois, o sêmen continua sendo expelido, mas sem a presença dos espermatozoides.

É possível fazer a reversão da vasectomia?

A vasectomia é um procedimento com mais de 99% de eficácia, de forma que é muito difícil que haja uma falha e o homem consiga ser pai depois de realizar a técnica.

No entanto, cada vez mais homens que realizaram o procedimento têm vontade de ser pais posteriormente ao procedimento, o que justifica a crescente procura pela Fertilização in Vitro para homens vasectomizados.

Caso desperte o desejo de ser pai após uma vasectomia, o primeiro passo do casal é procurar por um médico especialista em reprodução. O profissional vai avaliar o quadro para determinar qual a melhor conduta a ser adotada.

Uma opção é a cirurgia de reversão da vasectomia. O procedimento é realizado em hospital utilizando anestesia geral e tem duração entre 2 e 4 horas, sendo a recuperação um pouco mais complexa do que da própria vasectomia.

Durante a cirurgia os ductos deferentes são religados, permitindo que os espermatozoides voltem a fazer parte da ejaculação e assim seja possível obter uma gestação natural. No entanto, o paciente deverá esperar o período de repouso para voltar a ter relações, o que pode demorar pelo menos três semanas.

O sucesso da reversão da vasectomia depende de diferentes fatores, como o tipo de procedimento realizado e o tempo desde que a cirurgia foi feita.

Devido aos fatores que interferem no sucesso da cirurgia de reversão da vasectomia, muitos profissionais têm indicado a Fertilização in Vitro para homens vasectomizados. Conheça o tratamento a seguir!

Quando optar pela Fertilização in Vitro para homens vasectomizados?

A Fertilização in Vitro (FIV) é um tratamento de reprodução humana bastante indicado devido às altas taxas de sucesso que apresenta. A técnica também é usada para reverter quadros de vasectomia, principalmente quando a cirurgia foi realizada há mais de dez anos ou o paciente já tem idade avançada.

A principal diferença é que no caso da Fertilização in Vitro para homens vasectomizados a coleta é realizada por meio de punção testicular em vez de masturbação. Essa técnica é possível pois, mesmo depois da vasectomia, o homem ainda apresenta células reprodutoras no líquido seminal.

Após a coleta é realizada a seleção dos espermatozoides com mais qualidade para que eles sejam usados na fertilização. Nesse processo, os óvulos da parceira são coletados por meio da indução ovariana e punção para que a fertilização ocorra em laboratório.

O desenvolvimento dos embriões é monitorado e o útero da mulher preparado para que a transferência ocorra no período ideal desses dois fatores, aumentando as chances de sucesso do tratamento.

Fatores que influem na escolha do método

A opção pela Fertilização in Vitro para homens vasectomizados ou pela cirurgia de reversão é feita considerando diferentes fatores específicos, como:

  • Tempo que foi feita a vasectomia, pois, quanto maior o período que o homem mantém a obstrução dos ductos deferentes menores as chances de gravidez posteriormente;
  • Forma como a vasectomia foi realizada, pois, se houve cauterização ou retirada de fragmento dos vasos não haverá material suficiente para recanalização;
  • Forma como será conduzida a cirurgia de reversão, uma vez que técnicas microcirúrgicas apresentam resultados mais satisfatórios do que as realizadas com lupa cirúrgica ou a olho nu;
  • Condição de fertilidade da parceira, visto que com a reversão da vasectomia espera-se que haja uma fecundação natural, mas essa não ocorrerá se a mulher tiver comprometimento das trompas, por exemplo. Caso a mulher apresente problemas para engravidar a FIV é a técnica mais indicada;
  • Idade da parceira, visto que a idade avançada reduz a fertilidade feminina e aumenta as chances de má formação do embrião, sendo mais indicado optar por técnicas de reprodução assistida.

Dessa forma, mais do que a vontade do casal, a opção pela Fertilização in Vitro para homens vasectomizados deve ser realizada considerando esses diferentes fatores médicos avaliados pelo especialista.

Apenas um médico especializado em reprodução humana assistida poderá determinar se a Fertilização in Vitro para homens vasectomizados é a melhor opção ou se o caso pode ser atendido com uma reversão da vasectomia. Portanto, a avaliação médica é essencial para um prognóstico mais satisfatório.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)

Источник: https://materprime.com.br/fertilizacao-in-vitro-para-homens-vasectomizados/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: