Como identificar e diagnosticar a síndrome de Sjögren

Síndrome de Sjögren

Como identificar e diagnosticar a síndrome de Sjögren

Síndrome de Sjögren – Sintomas e tratamento

Como identificar e diagnosticar a síndrome de Sjögren

Síndrome de Sjögren: sintomas, diagnóstico e tratamento

Como identificar e diagnosticar a síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica que que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando secura dos olhos e da boca. Além disso, a síndrome pode acometer outros órgãos como as articulações, a pele, os pulmões, os rins e o sistema nervoso.

A Síndrome de Sjögren é uma doença reumática inflamatória pouco frequente. Estudos mostram que  dois em cada mil brasileiros podem ser acometidos pela doença, que se manifesta mais em mulheres do que homens, especialmente entre 40 e 60 anos. Pacientes com outras doenças reumáticas, tais como a artrite reumatoide e o lúpus eritematoso sistêmico são mais propensos a desenvolverem Sjögren.

As causas da síndrome, também chamada de síndrome de  Síndrome de Goujerot-Sjögren ainda são pouco conhecidas. A Ciência já descobriu que existe uma predisposição genética que pode ser estimulada a partir de fatores ambientais como infecções virais, além de alterações hormonais e emocionais.

Sintomas da Síndrome de Sjögren

Os principais sintomas observados são olhos secos e/ou boca seca. O olho seco pode manifestar- se como uma sensação de areia, dor, queimação ou vermelhidão. A boca seca pode levar à dificuldade para mastigar e engolir alimentos sólidos como pão, biscoitos, carnes, frutas e verduras,com necessidade inclusive de ingestão de líquidos para facilitar a deglutição.

Os pacientes também podem apresentar sintomas de secura na pele, nas vias aéreas e mesmo na vagina. Sensações de cansaço, fadiga, dores nas juntas e artrites são frequentes. Órgãos importantes como os rins, pulmões, vasos, fígado, pâncreas e cérebro podem ser acometidos, mas é raro.

É importante porém frisar que os sintomas de secura dos olhos e da boca são bastante comuns e nem sempre vão representar a presença da doença.

Diversos medicamentos inclusive os usados para o tratamento de pressão alta, depressão, resfriados e alergias, infecções e outros problemas oculares e orais podem causar esses mesmos sintomas.

Será necessária a avaliação médica para o diagnóstico preciso.

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: