Como manter a saúde no verão

6 dicas para manter a saúde no verão

Como manter a saúde no verão

Para manter a saúde no verão é importante evitar as horas mais quentes do dia, usar roupas leves e de algodão, beber pelo menos 2 litros de água durante o dia e evitar permanecer em ambientes fechados e muito quentes. Dessa forma é possível evitar os problemas comuns no verão que surgem devido ao calor, como desidratação e queimaduras, por exemplo.

Além disso, como no verão é comum as pessoas frequentarem praias, é possível também que exista maior chance de ter intoxicação alimentar, devido a algum alimento consumido no local, ou picadas de inseto, já que a maioria dos insetos desenvolvem-se nas épocas mais quentes do ano. Assim, é importante ter atenção à qualidade do alimento e usar repelente, principalmente à noite.

Outras dicas que podem ajudar a manter a saúde no verão são:

1. Evitar o sol entre as 12h e 16h

Embora não seja possível evitar completamente o sol, o mais importante é evitar a exposição durante as horas de maior calor, isto é, entre o meio dia e às 16 horas.

Neste horário, os raios solares são mais fortes e, por isso, além de existir um risco maior de queimaduras solares, a temperatura do corpo pode aumentar rapidamente e levar à insolação, em que o corpo perde água e sais minerais, podendo levar à desidratação grave.

Durante este horário, mesmo que não se esteja deitado no sol, é essencial passar protetor solar a cada 3 horas, usar chapéu e colocar óculos de sol, além de beber bastante água durante o período.

2. Praticar atividade física

O exercício físico é fundamental para manter seu organismo funcionando corretamente, assim como para eliminar toxinas.

Assim, durante o verão é recomendado que a atividade física seja feita no início da manhã ou no fim da tarde, pois o sol não está tão quente e, assim, não há tanta exposição solar.

Além disso, sempre que possível é recomendado fazer atividade física em locais com sombra.

3. Usar roupas de algodão e cor clara

O uso de roupas leves de cor clara ajudam a pele a eliminar o excesso de calor do organismo através do suor. Dessa forma, é preferível optar por camisetas leves, shorts e vestidos de verão, por exemplo, além de ser importante evitar roupas mais escuras, já que absorvem mais calor.

Além disso, é aconselhável preferir roupas de material natural, como algodão ou linho, ao invés dos tecidos sintéticos, como poliéster ou lycra, já que deixam a pele respirar mais facilmente, evitando o aumento exagerado da temperatura corporal e, consequentemente, a insolação.

4. Beber pelo menos 2 litros de água

Apesar o consumo de água ser importante todos os dias, independentemente da época do ano, no verão a água é indispensável. Isso porque devido ao calor típico do verão, o corpo perde água mais facilmente, o que pode prejudicar o funcionamento correto do organismo e resultar em desidratação.

Por isso, é importante que seja consumido pelo menos 2 litro de água, água de coco, suco natural ou chás gelados por dia. Além disso, algumas frutas, verduras e legumes, como alface, chuchu, tomate, melão, abacaxi, cenoura e banana, possuem grande quantidade de água, podendo ser incluídos na alimentação do dia a dia.

Veja quais são os alimentos mais ricos em água:

5. Evitar refeições pesadas

Refeições muito grandes, com alimentos picantes ou com outros ingredientes que não são facilmente digeridos, como os embutidos, por exemplo, tornam o organismo mais lento e provocam um excesso de trabalho pelo estômago, além de também aumentarem o calor, o que pode trazer risco para a saúde.

Dessa forma, deve-se optar por comer refeições mais leves e com alimentos de melhor digestão, como vegetais, frutas e massas, por exemplo.

6. Manter o ambiente arejado

É importante que o ambiente tenha uma boa circulação de ar, evitando que o ambiente fique quente e abafado, sendo assim também possível evitar a insolação e suas consequências para a saúde.

Para manter o ambiente bem ventilado pode-se deixar as janelas abertas ou fazer uso de ventilador ou ar condicionado, no entanto no caso do ar condicionado é importante que a manutenção seja feita de forma regular para evitar o acúmulo de ácaro e poeira e a proliferação de outros microrganismos, o que também pode ser prejudicial para a saúde.

Sinais que podem indicar problemas com o calor

A insolação é uma das principais complicações da exposição excessiva ao calor. Para saber se se está com uma insolação é importante estar atento aos sintomas:

  • Febre e pele vermelha, sem suor;
  • Pulso rápido e dor de cabeça;
  • Respiração ofegante;
  • Tonturas e confusão mental.

Nesse caso é recomendado tentar refrescar o corpo o quanto antes, tomando uma água ou suco fresco, lavando as mãos, os pulsos e a nuca com água fresquinha e ficando na frente de um ventilador, por exemplo. Mas se os sintomas não aliviarem é melhor ir ao médico. Veja melhor sobre o que fazer em casos de insolação.

Источник: https://www.tuasaude.com/7-dicas-de-saude-para-o-verao/

Veja como motivar os funcionários a cuidar da saúde no verão!

Como manter a saúde no verão

Os meses próximos da virada do ano são muito amados por boa parte da população. Graças ao sol, é um bom momento para visitar as praias, pegar uma cor e praticar atividades ao ar livre. Porém, também é importante atentar a certos cuidados com a saúde no verão, além das recomendações para lidar com o coronavírus. Afinal, ninguém aproveita época nenhuma quando está passando mal.

É uma boa ideia informar sua equipe sobre esses riscos e incentivá-la a tomar as devidas precauções. Mesmo que alguns tenham resolvido tirar férias nessa época, os danos causados por certas doenças podem afetar a sua produtividade por um bom tempo.

Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre essas doenças e os cuidados com a saúde no verão que precisam ser tomados. Acompanhe!

Com quais doenças você deve se preocupar?

Apesar de ser uma época comum para sair e festejar, também é importante atentar a outros riscos do verão. Alguns dos mais comuns estão a seguir.

Insolação

Se você passa muitas horas sem água e exposto ao calor, seu corpo começa a gastar líquido na transpiração para equilibrar a temperatura.

Se ainda assim isso não for possível, você pode passar por um quadro de insolação, em que a sua temperatura corporal fica alta demais para ser controlada. Primeiramente, o calor em si pode já ser suficiente para prejudicar tecidos e células.

Além disso, a desidratação causa um prejuízo no seu sistema imunológico, aumentando as chances de ocorrência de outras doenças.

Intoxicação alimentar

O calor do verão também aumenta a proliferação de bactérias em superfícies, especialmente onde há matéria orgânica.

Um bom exemplo disso são as comidas de rua, as quais costumam ficar expostas ao sol e ao vento durante a maior parte do dia.

Combinado com uma queda de imunidade, isso aumenta consideravelmente as suas chances de sofrer uma intoxicação alimentar, que pode ter diversas repercussões negativas.

Dengue

O mosquito-da-dengue é um conhecido da maioria das pessoas no Brasil. Seu ciclo de reprodução costuma ser mais intenso no verão, com a temperatura e as chuvas dando mais oportunidades para ele depositar ovos.

Como resultado, há muito mais mosquitos no ar, os quais podem transmitir a dengue entre as pessoas.

Mesmo quem já contraiu a doença antes pode ser atingido novamente pelas suas variações, sendo, assim, difícil fazer uma imunização completa.

Doenças da pele

A exposição ao sol nessa época é algo bem comum, pois é o momento ideal para pegar um bronzeado. Porém, muitas pessoas exageram nesse tratamento, o que pode levar à formação de outras doenças, como queimaduras e, até mesmo, câncer de pele. É bom aproveitar o sol, mas é preciso ter responsabilidade para preservar a sua saúde ao mesmo tempo.

Quais são os principais cuidados com a saúde no verão?

Não fica proibido a ninguém aproveitar o sol nessa época do ano. Pelo contrário, tirar umas férias ou, ao menos, sair nos feriados pode ser muito bom para a saúde física e mental, além de melhorar o desempenho no trabalho. Porém, para isso, é necessário tomar algumas atitudes. Vejamos alguns exemplos.

Beba mais água

Obviamente, a elevação da temperatura também aumenta o suor, o que gera a necessidade de repor a água perdida. Durante o verão, é necessário consumir bem mais água que o normal, especialmente se você pretende passar seu tempo expondo-se ao sol ou praticando atividades físicas.

Água mineral é ideal para maximizar a hidratação, mas não é necessária. Tenha sempre uma garrafa com você, principalmente quando estiver saindo para a praia.

Evite alimentos pesados

Visitar bares, restaurantes e lanchonetes é outra boa opção para quem quer curtir o verão.

Porém, como já mencionamos, esses alimentos possuem maior índice de intoxicação durante essa época de calor.

Além disso, quanto maior a temperatura, mais lenta tende a ser sua digestão e seu metabolismo. Por isso, o recomendado é buscar alimentos mais leves, que não causem tantos problemas ao corpo.

Limpe o ventilador e ar-condicionado

Mesmo para quem ama o calor, buscar sombra e algo para aliviar a temperatura ainda é um dos mais importantes cuidados com a saúde no verão.

Porém, a poeira acumulada no ventilador ou no filtro do ar-condicionado pode espalhar-se facilmente. Por isso, é recomendado que você faça uma boa limpeza neles, ao menos no começo da estação.

Além de prejudicar sua saúde, a sujeira também reduz a capacidade de ventilação/refrigeração dos aparelhos.

Aplique repelente

A dengue é uma ameaça o ano inteiro, mas ela tende a se agravar durante o verão. Por isso que há tantas campanhas incentivando a população a se proteger com mais rigor nessa época. A atitude mais fácil é utilizar repelente no dia a dia, especialmente em áreas próximas à vegetação. Isso reduz consideravelmente as chances de que um mosquito infectado passe a doença para você.

Não se exponha ao sol forte

Sim, todos nós sabemos como o sol do verão é um grande atrativo para várias pessoas.

E, de fato, ele também traz vários benefícios para a saúde, ajudando no metabolismo, na regulação do sono e no fortalecimento dos ossos. Porém, exposição em excesso pode levar a doenças bem severas.

É por isso que o recomendado é evitar o sol forte, que costuma ser entre 10h e 16h, ou, no mínimo, manter-se em uma área coberta para evitar queimaduras.

Use protetor solar

Claro, mesmo em dias mais nublados ou em horários com sol menos forte, ainda é necessário tomar algumas precauções. A mais básica delas é o protetor solar. Se você sair de casa, por qualquer motivo que seja, é uma boa ideia passar um pouco sobre todas as partes expostas do seu corpo, incluindo o rosto. E quanto mais intenso for o sol, maior deve ser o fator de proteção.

Agora que você sabe quais são os cuidados com a saúde no verão que precisam ser tomados, é hora de repassá-los para a sua equipe, que também poderá aproveitar de benefícios como um plano de saúde para ter seus exames de rotina em dia. Dessa forma, seus funcionários poderão prevenir doenças e aproveitar melhor essa época do ano, voltando ao trabalho revigorados.

Achou este artigo útil? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como elas podem cuidar da saúde no verão.

Powered by Rock Convert

Источник: https://www.unimedriopreto.com.br/blog/cuidados-com-a-saude-no-verao/

Saúde no verão: principais cuidados com os idosos

Como manter a saúde no verão

O verão está chegando e o merecido descanso de muitos trabalhadores e estudantes também. Essa época cheia de sol e energia é perfeita para aproveitar a praia e sair com os amigos, mas é também uma época que demanda diversos cuidados com a saúde.

Essa estação pode trazer alguns problemas de saúde bem comuns, como desidratação, hipertemia e queimaduras. Por isso, é importante evitar as horas mais quentes do dia, manter os ambientes de casa bem arejados, beber muita água e nunca se esquecer do protetor solar.

Com os idosos, esses cuidados devem ser redobrados. Isso porque a combinação do processo de envelhecimento com o aumento constante das temperaturas nos últimos anos, coloca a terceira idade em alerta para o possível desenvolvimento e piora de problemas de pressão, quedas e traumas repentinos.

Neste artigo vamos nos aprofundar no porquê dos idosos precisarem de maiores cuidados e de quebra lhe daremos algumas dicas para manter a saúde no verão. Continue com a gente e confira!

Por que os idosos precisam de mais cuidados?

O processo de envelhecimento causa a diminuição da quantidade de água no corpo dos mais velhos. Essa baixa quantidade de água natural em idosos, somada ao aumento da exposição ao sol e ao calor, piora o quadro de desidratação e hipertermia.

O corpo faz alertas e precisamos estar sempre atentos a eles. Os principais sinais são os lábios e língua secos e também a diminuição na quantidade de urina. Mas além desses sintomas mais comuns e facilmente despercebidos, podem ser sentidas também dores de cabeça, tonturas, fadiga, mal-estar geral e confusão mental.

Caso o quadro de hipertermia se agrave, náuseas, vômitos, fraqueza, contraturas musculares e até mesmo convulsões podem ocorrer.

É recomendado, não só beber cerca de 2 litros de água por dia, mas também a ingestão de legumes, frutas e verduras para repor os nutrientes perdidos pela transpiração.

A pele é outro organismo que fica mais fraco e fino com o passar dos ano, perdendo a capacidade de elasticidade e recuperação, tendendo a ter mais machucados e manchas. Por isso, o recomendado é que os idosos peguem sol antes das 9 horas e depois das 17 horas, por um período de 15 a 20 minutos, suficientes para a reposição da vitamina D.

Outros cuidados recomendados para os idosos durante o verão são: usar roupas leves e de cor clara; dar preferência a frutas e outros alimentos ricos em água, como a melancia e o melão; protetor solar, chapéus, bonés e óculos de sol são essenciais durante a exposição ao sol; não pare com as atividades físicas, mas dê preferências para aqueles que envolvam água, como a hidroginástica e a natação.

Principais cuidados com a saúde no verão

Os idosos precisam de maiores cuidados, isso não significa que o resto da população está livre de problemas de saúde relacionados ao verão. Todos devemos tomar cuidados durante essa estação que pode exigir muito de nós fisicamente.

A seguir, confira algumas dicas de cuidados que devem ser tomados pela população em geral:

Evite o sol do meio dia

O sol é a principal fonte de vitamina D para o nosso corpo, você não precisa, e nem deve, evitar a exposição solar completamente, mas o recomendado é evitar ficar completamente exposto nas horas de maior calor, ou seja, das 12h até cerca de 15h.

Nesses horários existe maior risco de queimaduras de pele e insolação, podendo levar à desidratação grave. Portanto, capriche no protetor solar e evite ficar com o topo da cabeça exposto.

Beba muita água

Consumir pelo menos 2 litros de água diariamente é importante sempre, independente da estação do ano. Mas como já dissemos aqui neste artigo, durante o verão, por conta do calor, da exposição solar e consequentemente do aumento da transpiração, tendemos mais à desidratação.

Portanto, consuma o recomendado de água mineral diariamente, mas acrescente também na sua dieta a água de coco, o suco natural, chás gelados, frutas e legumes.

Prefira refeições leves

O nosso organismo fica com a digestão mais lenta quando estamos em altas temperaturas, então durante as refeições, prefira comidas que são facilmente digeridas.

Evite comidas apimentadas, embutidas e gordurosas, pois estas provocam excesso de trabalho no estômago.

Fique atento à conservação dos alimentos

O verão, por conta do calor intenso, é a época mais propícia para a proliferação de bactérias capazes de provocar intoxicação alimentar. Por isso, cuidado com a quantidade de tempo que está guardando uma comida.

Outra dica é evitar alimentos de rua. Você não tem como ter certeza da qualidade da conservação do alimento e as condições de higiene em que ele foi feito. Prefira comer em restaurantes que passaram pela fiscalização e na praia leve seu próprio lanche em isopor ou bolsa térmica com gelo.

Cuidado com as roupas e biquínis molhados

Não são só as bactérias que fazem a festa durante o verão, os fungos também se proliferam mais durante essa época. A transpiração, principalmente nos pés, assim como as roupas molhadas pela piscina e pela praia, criam ambientes ideais para contaminação de micoses e candidíase.

Verão durante a pandemia de COVID-19

Este será um verão atípico. Infelizmente todas as recomendações para evitar a transmissão do novo coronavírus, vão no sentido contrário à nossa cultura brasileira de praia e festa durante o verão.

Devemos lembrar a todos que ainda estamos em meio a uma pandemia. Sim, queremos que você descanse e se divirta, mas também queremos que você conserve a sua saúde. Se decidir ir à praia, respeite todas as recomendações sanitárias.

Nunca se esqueça da máscara, leve sempre álcool em gel, mantenha a higienização constante das mãos e, principalmente, evite aglomerações. Os idosos fazem parte do grupo de risco, portanto, proteja-os tanto fora quanto dentro de casa.

Sim, é possível se divertir e aproveitar o verão mantendo a saúde e cuidados daqueles que estão à nossa volta. Previna-se de possíveis complicações com vírus, bactérias e fungos, cuide da quantidade de água e da exposição ao sol, mantenha uma dieta saudável e aproveite as suas férias!

Você gosta deste tipo de conteúdo? Aqui no blog da Pax Bahia você encontra diversos artigos sobre saúde e bem-estar, não deixe de conferir.

Nos conte nos comentários o que você achou deste conteúdo e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as novidades do blog em primeira mão.

Источник: https://www.paxbahia.com.br/blog/115-saude-no-verao-cuidados-com-idosos.html

3 dicas infalíveis para cuidar da sua saúde sem deixar de aproveitar bem o Verão!

Como manter a saúde no verão

Estamos nos aproximando do verão! A estação mais quente do ano traz muita energia, calor e diversão, mas para aproveitar ao máximo os dias mais quentes é preciso ter alguns cuidados com a nossa saúde. Afinal, o sol faz bem sim, mas com moderação! 

Alguns cuidados são importantes para que nosso corpo não sofra os efeitos das altas temperaturas, por exemplo: respeitar o tempo e os horários indicados para a exposição ao sol; beber bastante água; cuidar da alimentação. Assim, você poderá desfrutar da estação mais quente do ano sem preocupações.

Temos outras dicas sobre cuidados que você precisa ter no verão para aproveitar a estação de maneira saudável, falaremos tudo neste artigo. Confira a seguir!

1. Não esqueça da hidratação!

Que beber água é muito importante para a nossa saúde, todo mundo já sabe, certo!? Mas você sabia que no verão, se hidratar tem ainda mais importância?
Isso acontece porque nos dias de calor intenso eliminamos mais líquido pela transpiração e pela urina e, com isso, acabamos perdendo também sais minerais como ferro, cálcio, zinco, cobre, fósforo e magnésio, que são nutrientes importantes para a regular a pressão sanguínea. Pessoas desidratadas apresentam volume de sangue abaixo do normal, o que pode atrapalhar o funcionamento do coração. 

A falta de água no corpo pode causar também fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.

Por isso a dica é: tenha sempre uma garrafinha de água ao alcance de suas mãos! Beber pelo menos 2 litros de água por dia nessa época do ano é fundamental.

Mas se achar que é demais, você pode suprir essa necessidade do seu organismo com outras fontes, como frutas e legumes, que tem uma boa quantidade de água e sais minerais e também com sucos, água de coco, leite, chás e sopas.

Vale lembrar que bebidas com muita quantidade de açúcar, como refrigerantes e sucos artificiais devem ser evitadas. Bebidas alcoólicas devem ser tomadas com moderação, já que o álcool provoca uma maior desidratação no organismo. Por isso, quando for consumir esse tipo de bebida no verão não se esqueça de ingerir bastante água também.

Manter-se hidratado, além de ser ótimo para o nosso organismo também é excelente para garantir uma pele bonita, pois a ingestão de líquidos promove uma hidratação de dentro para fora, super eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.

Ou seja: Muita hidratação para não correr o risco de atrapalhar o seu divertimento nesses dias!

2. Alimente-se bem

É comum no calor a fome diminuir, mas é muito importante manter uma alimentação regular. Prefira sempre alimentos mais leves e de fácil digestão, e evite comidas gordurosas, pois a digestão fica mais lenta em altas temperaturas.

Frutas, verduras e legumes devem compor sempre a nossa alimentação, ainda mais no verão, esses alimentos são ricos em água, pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais.

Veja abaixo mais dicas importantes de alimentação para esta época do ano:

– Coma muitas frutas, laranja, melancia, abacaxi, acerola, carambola, pêssego, pois além de refrescantes, são ricas em minerais, fibras, vitaminas, betacaroteno e também possuem efeito antioxidante que atua no combate aos radicais livres resultantes da exposição solar.  

– Para os lanches entre as refeições principais, uma boa dica é o consumo de castanhas, amêndoas, nozes e amendoim. Estas oleaginosas possuem alto teor de lipídios, que fornecem energia e funcionam como um isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos.

Além de serem ricas em selênio e vitamina E, elas ainda atuam como fotoprotetores em nosso corpo, somadas ao uso do protetor solar na pele, ajudam a fortalecer os sistemas de defesa das células, principalmente contra as inflamações e radicais livres gerados pelo sol.

– Na hora de montar seu prato lembre-se de escolher carnes magras, fibras e alimentos com ômega 3, como salmão, sardinha e linhaça. Eles ajudam na melhora de inflamações e, consequentemente, nas manchas da pele formadas pela exposição solar.

É importante também evitar sobrecarregar o organismo com refeições muito pesadas. O ideal é dividi-las em 5 a 6 pequenas porções ao longo do dia. Assim, garantimos o bom fornecimento e distribuição de energia.

Também é importante ficar atento à conservação dos alimentos, pois o calor favorece a proliferação de bactérias que podem provocar intoxicação alimentar.

Por isso, quando estiver na praia, em parques ou em clubes, evite consumir comidas que não seja possível comprovar a conservação e as condições de higiene no qual eles foram feitos.

Se puder, dedique um tempinho para preparar seu próprio lanche, separe legumes e frutas para a hora que a fome apertar durante o passeio, e não se esqueça de armazenar tudo em um isopor ou bolsa térmica para manter a conservação dos alimentos.

3. Proteja sua pele do sol

Muitas pessoas ficam na expectativa pelo verão para bronzear a pele, mas é fundamental tomar alguns cuidados com a exposição solar.

Já falamos acima que o sol faz bem à saúde, ele ajuda a produzir vitamina D, melanina, serotonina e regula o sono, mas é preciso respeitar os horários certos para não ter problemas no futuro. Evite tomar sol entre 10 e 16 horas.

Não se esqueça também de utilizar o protetor solar no clube, na praia, em lagos, em rios e também no dia a dia. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é que o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas para não perder sua eficácia.

O mínimo de Fator de Proteção Solar (FPS) indicado  para qualquer tipo de pele deve ser 30, inclusive para peles negras. Para peles muito claras e sensíveis os fatores precisam ser maiores, como o FPS 50.

Outra dica importante é sobre as roupas. Sim! Utilize a moda a seu favor para não sofrer com o calor e também para proteger sua pele.

Vista roupas leves e abuse dos acessórios, como chapéus e bonés, pois eles evitam que você seja atingido pelos raios ultravioletas diretamente no rosto e utilize óculos de sol de óticas confiáveis.

Vale lembrar que no verão transpiramos mais, ficamos mais na água e, muitas vezes, continuamos com as roupas molhadas por mais tempo, criando ambientes propícios para a proliferação de fungos, como micoses e a candidíase. Por isso, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com a roupa de banho molhada.

Seja lembrando de beber de água, se atentando aos horários de exposição ao sol ou se preocupando com a alimentação, estar atento a todos estes cuidados garante que você usufrua do verão com mais saúde.
Cuide-se para aproveitar o melhor da estação mais alegre do ano e continue acompanhando dicas de como cuidar melhor da sua saúde e bem-estar com a Verità!

Источник: https://www.veritadiagnosticos.com.br/3-dicas-para-sua-saude-no-verao/

Cuidados no verão: proteja a sua saúde!

Como manter a saúde no verão

Para muitos, o verão é sinônimo de férias, praia e muita diversão. Para aproveitar a estação mais quente do ano, vale a pena ficar de olho em alguns cuidados.

Da alimentação aos cuidados estéticos, é importante manter-se saudável durante a época. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que devemos ter no verão. Continue a leitura para saber mais!

Hidratação

Um dos principais cuidados com a saúde no verão é manter a hidratação em dia. Para manter a temperatura, o corpo perde mais água, e é necessário repô-la. Por isso, recomenda-se ter sempre uma garrafinha de água fresca por perto. Quem tem dificuldade de lembrar de ingerir, pode usar aplicativos de lembrete, com diversas opções disponíveis para Android e iOS.

Além da quantidade mínima de 2 litros de líquidos por dia, vale a pena buscar por outras fontes para evitar a desidratação no verão. Uma boa pedida é consumir frutas todos os dias, principalmente aquelas ricas em água, como a melancia.

A desidratação vai muito além de um desconforto, causando problemas sérios como diarreia, dores fortes de cabeça e a diminuição da pressão arterial. Confira os principais sintomas:

  • Boca seca e pegajosa
  • Muita sede
  • Diminuição da produção de urina
  • Cansaço inabitual
  • Pele seca
  • Prisão de ventre
  • Dor de cabeça

A água de coco é uma opção, que hidrata e é rica em nutrientes e sais minerais. Sucos de fruta são recomendados para quem quer se refrescar e hidratar com uma bebida deliciosa!

Alimentação

A estação pede por alimentos leves e refrescantes. Comidas pesadas e gordurosas exigem maior trabalho do corpo, o que aumenta a temperatura corporal, que já pode estar elevada por conta do calor.

Dê preferência para carnes magras, que exigem menos do corpo, assim como grãos integrais. Eles ajudam na digestão, fazendo com que o corpo funcione corretamente.

Ao invés de uma alimentação pesada, inclua na dieta alimentos como frutas, legumes e grãos. As saladas são uma boa opção, pois são refrescantes e saudáveis, porém, fique de olho no tempero. Ao invés de recorrer a molhos prontos, que apresentam grande taxa de sódio, prefira opções naturais, como azeite, limão, vinagre e molhos caseiros a base de iogurte.

Refeições leves e balanceadas garantem um verão mais tranquilo.

Nas festas de final de ano, procure não exagerar na comida, aproveitando ao máximo os momentos sem se preocupar com a possibilidade de passar mal.

Intoxicação alimentar no verão

Durante o verão, é mais comum encontrar pessoas sofrendo com intoxicação alimentar. O calor faz com que produtos estraguem mais rápido, além disso, em épocas de viagens, as pessoas comem em lugares que não conhecem e não sabem de todos os cuidados de higiene empregados ali.

Para evitar problemas, cheque sempre a condição do alimento ou ingredientes antes de consumir, lembrando de sempre de guardá-los em locais arejados e, quando necessário, na geladeira.

Ao fazer refeições em restaurantes ou lanchonetes, confira opiniões de clientes online e peça sugestões, garantindo que o local é adequado. Esses pequenos cuidados podem evitar grandes problemas no futuro.

Fique de olho nos sintomas de intoxicação alimentar:

  • Dores no abdômen
  • Náusea e vômitos
  • Febre
  • Diarreia
  • Calafrios
  • Desidratação

Quando houver uma desconfiança de intoxicação alimentar, a atitude mais recomendada é buscar auxílio médico o mais rápido o possível.

Higiene

Pelo aumento da transpiração, é necessário ter cuidados específicos com a higiene pessoal. Principalmente em áreas com grande fluxo de pessoas na época, como na praia e piscina, problemas como diarreia e disenteria tornam-se mais comuns. Por isso, lave muito bem as mãos antes de se alimentar ou levá-la à boca e olhos.

Lave bem as mãos antes de comer ou levá-las aos olhos e boca.

Além disso, a higiene íntima merece uma atenção só dela. Para evitar problemas como candidíase e infecção urinária, mulheres devem evitar usar biquínis molhados por longos períodos de tempo. Caso opte pelo uso do absorvente interno, não use o mesmo por mais de cinco horas. Para períodos mais longos, a melhor escolha é um coletor menstrual.

Proteção contra o sol

Seja no verão ou em qualquer época do ano, o uso do filtro solar é obrigatório para quem quer manter a saúde da pele. Além dele, óculos de sol com tratamento contra raios UV ajudam a manter a saúde e conforto dos olhos durante a estação.

Nem todo protetor solar é igual. É interessante buscar por opções que combinem melhor com a sua rotina e necessidades. Eles são divididos em dois grupos, os físicos, que criam uma barreira física na pele – ideal para grávidas, bebês e pessoas alérgicas -, e o químico, que é mais discreto e não fica pegajoso na pele.

Além disso, é possível encontrá-los em diversas texturas:

  • A versão cremosa é mais fácil de encontrar e é recomendada para peles secas
  • Já a oil-free é melhor para quem possui a pele oleosa. As versões toque seco são ainda mais recomendadas para quem não gosta de sensação pegajosa na pele
  • A versão em spray é mais prática, mas exige reaplicação frequente

Mesmo com a proteção, não é recomendado tomar sol diretamente entre as 10h e 16h, horário com maior radiação UVB. O uso de chapéus, guarda-sol e outras barreiras físicas também é indicado.

Imunização e prevenção

Para curtir a estação no máximo, é preciso se prevenir contra as doenças do verão. Entre todas elas, podemos citar a conjuntivite, dengue, Chikungunya e Zika, dermatoses e insolação.

Manter-se hidratado, proteger-se do sol, checar a qualidade dos alimentos e lavar as mãos frequentemente e não deixar água parada em casa são algumas das soluções para os males mais comuns.

A imunização é um dos cuidados no verão mais importantes.

Caso vá viajar, é importante checar as recomendações de vacinação, como contra a febre amarela. No site da Anvisa, selecione o país desejado e confira as vacinas recomendadas ou obrigatórias para entrar no destino.

Em viagens nacionais para regiões com mata, vale a pena tomar a vacina contra febre amarela.

Cuidados estéticos

Além da saúde, a estética também precisa de cuidados no verão.

Durante a estação, prefira produtos sem óleo na formulação para a rotina de cuidados com a pele, evitando excesso de oleosidade na pele. Aproveite e escolha aqueles com sensação refrescante, que ajudarão a lidar com as altas temperaturas!

O protetor solar, além de proteger a pele contra a radiação do sol, também evita o envelhecimento precoce da pele. Lembre-se que o bronzeado pode ser bonito, mas ele faz com que a pele envelheça mais rápido!

Os cuidados no verão garantem uma estação divertida e sem grandes problemas. Divirta-se!

Para receber dicas de cuidados com a saúde e bem-estar, que tal assinar nossa newsletter? Todas as semanas, enviaremos novos textos diretamente em seu e-mail. Preencha o formulário abaixo para participar!

Источник: https://www.drogarialiviero.com.br/blog/cuidados-com-a-saude-no-verao-como-se-proteger/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: