Como matar a Fome sem Engordar

TOP 23 alimentos que não engordam e não te deixam passar fome A Revolução começou. Seja Fitness!

Como matar a Fome sem Engordar

TOP 23 alimentos que não engordam e não te deixam passar fome

Já falamos aqui sobre algumas dietas restritivas para perder 5 quilos em uma semana e informamos que muita gente acaba desistindo depois que alcança o resultado.

Mas isso só acontece porque as pessoas se privam muito e depois acabam desistindo por se cansarem de ficar com fome ou não comer coisas gostosas.

Mas temos uma novidade para você: não é necessário ficar se privando dessa maneira, pois existem alimentos que não engordam e ainda te deixa saciado.

Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista dos top 23 alimentos que não engordam e te dão aquela forcinha na dieta, deixando a sua vida mais feliz. Mas antes, vamos te dar umas dicas super legais para emagrecer de maneira saudável…

– Tome um café da manhã bacana: algumas pesquisas mostram que comer no café da manhã de maneira nutritiva faz com que você coma menos nas próximas refeições e tenha mais energia para o dia. 

Claro que não é para abusar, mas tomar um leite, um café, um iogurte ou uma salada de frutas pode te dar pique, deixar saciado e ainda não te fazer engordar.

– Coma mais vezes, com menos calorias: nada de passar fome, está bem? Você pode comer mais durante o dia consumindo menos caloria e gordura. Para isso basta contar com um cardápio saudável e alimentos que não engordam que vamos falar daqui a pouquinho.

– Coma, no mínimo, duas horas antes de dormir: ao dormir, o seu metabolismo desacelera e acaba consumindo menos energia; portanto, se você jantar perto do horário de dormir, irá armazenar mais gorduras. 

Se não for possível comer duas horas antes de dormir, você pode contar com pratos mais leves, como a salada, carnes brancas grelhadas ou vegetais cozidos, por exemplo.

Agora que você já pegou algumas manhas do cardápio saudável, vamos para os alimentos que não engordam, mas que saciam a fome!

Frutas

As frutas possuem vitaminas, açúcares naturais (que te ajuda a produzir energia), fibras e minerais importantes para o corpo.

Comer de 3 a 4 porções ao dia, variando os tipos de fruta, não vai te fazer engordar e, de quebra, ainda te ajuda a ter mais energia durante as atividades.

A dica é substituir as sobremesas que você come normalmente por uma saladinha de frutas ou até alguma que goste mais. Vamos te dar algumas dicas de frutas bacanas para criar um cardápio saudável.

1. Abacaxi: 80% dela é água e tem bastante fibra; por causa da enzima bromelina, ele dissolve a gordura e faz digestão das proteínas.

2. Laranjas, tangerinas e toranjas: as frutas cítricas podem ser consumidas em grandes quantidades, diferente das outras. Elas regulam a digestão e ajudam na perda de peso, além de te dar uma sensação de saciedade por causa da água presente nelas.

3. Melão e melancia: como a primeira tem 70 e a segunda tem 60 calorias por fatia, você pode comer várias vezes durante o dia, ajudando a eliminar o excesso de líquido e saciar a vontade de comer.

4. Ameixa e maçã: a ameixa possui potássio e vitamina C, o que ajuda nos vasos sanguíneos e coração; a maçã tem só 50 calorias, ajuda a regular o intestino e ainda sacia o apetite quando combinado com outra fruta.

5. Limão: o azedo do limão pode ser o seu maior aliado para evitar os docinhos irresistíveis, isso porque ele satura a região responsável pelo comando da fome e inibe a vontade de comer doces.

6. Morango: essa fruta tem muitos nutrientes e uma de suas funções é regular a digestão e manter a saúde do coração e vasos sanguíneos.

7. Amora: possui propriedade diurética, ajudando a combater a retenção de líquidos, e possui vitamina C, que ajuda na queima de gorduras.

Integrais

Ao ingerir produtos refinados, seu organismo gasta menos calorias, em comparação com os integrais.

Isso porque as fibras que estão principalmente nos grãos ou farinhas integrais ajudam no funcionamento do intestino, expulsam toxinas do seu corpo e te deixa com a sensação de estar mais saciado com menor quantidade.

Uma dica é utilizar massas integrais (como arroz e macarrão) e acrescentar alguns grãos à salada. Veja alguns integrais que são exemplos de alimentos que não engordam e são deliciosos:

8. Granola: esse integral é maravilhoso porque é composto praticamente por carboidratos, que ajuda a ter mais energia consumindo menos. 

9. Aveia: ele tem bastante fibra, que é transformada em um gel resistente à digestão – e isso aumenta o tempo de saciedade.

10. Grão de bico: ele é mais nutritivo e ainda é rico em fibras. O lado bom é que ele pode ser utilizado em vários pratos e lanches, ajudando em um cardápio saudável.

11. Barra de cereais: é melhor optar pelas versões light, que têm castanhas e frutas secas, por exemplo. É bacana ter uma perto para tirar aquela fome insaciável que sente às vezes.

12. Farelo de trigo: usar o farelo de trigo em massas e arroz pode ajudar a ter mais fibras e ainda regularizar o intestino.

Outros alimentos que não engordam

Além dos alimentos que já falamos aqui, existem ainda muito mais tipos e variedades para montar um cardápio saudável e nutritivo.

Não vamos comentar eles hoje, mas em uma continuação podemos falar mais sobre esses e outros tipos de comida que podem te ajudar a matar a fome sem engordar. Dá uma olhada em alguns:

13. Berinjela

14. Beterraba

15. Tomate

16. Batata

17. Cenoura

18. Brócolis

19. Espinafre

20. Gelatina

21. Café

22. Proteínas magras

23. Água

Pronta para continuar a dieta?

Se você estava pensando em desistir de emagrecer e não via saída para o excesso de fome, tente esse cardápio nutritivo antes de pôr tudo a perder.

Temos certeza que ter mais prazer na dieta pode te ajudar a comer bem e ainda conquistar o sonho de ter o corpo ideal.

Você já come algum desses alimentos? Tem dúvida se algum pode entrar na lista? Deixe um comentário e vamos te ajudar nisso.

Compartilhe:

Источник: https://www.fitness.com.br/23-alimentos-que-nao-engordam-nao-te-deixam-passar-fome/

Como enganar a fome: 10 dicas para você comer menos

Como matar a Fome sem Engordar

Você é o tipo de pessoa que sente fome o dia todo? Arranja desculpa para beliscar alguma coisa, especialmente alimentos pouco saudáveis, em qualquer intervalo? Saiba que esse hábito pode ser o responsável não apenas por aumento de peso, como também pelo aparecimento de alguns problemas de saúde.

As refeições fracionadas ao longo do dia – três principais e três pequenos lanches – são muito bem indicadas por especialistas. Mas isso não quer dizer que é para comer sempre que a gula aparecer e muito menos que qualquer tipo de alimento está liberado.

Saiba como enganar a fome e alimentar-se de um jeito saudável.

Como enganar a fome

Antes correr para beliscar um salgadinho ou doce, é preciso identificar se a vontade de comer é fisiológica ou emocional. Só assim você saberá como enganar a fome. Quando ela vier, respire e pense. Para isso, entenda as diferenças.

Fome fisiológica

  • É aquela que surge e aumenta gradualmente;
  • Você consegue esperar um pouco mais até comer;
  • Não desaparece se fizer outra atividade para distrair;
  • Faz com que pare de comer assim que se sente saciado;
  • Após comer, sente uma sensação de prazer.

Alimentos que combatem a ansiedade

Fome emocional

  • Não tem a ver com as necessidades fisiológicas, e sim com estado mental ou emocional – situações difíceis ou muito felizes podem fazer você querer mastigar algo;
  • É aquela que surge de repente;
  • É uma fome específica (por exemplo, aquele desejo de comer chocolate ou bolo);
  • A vontade é urgente e não você não consegue esperar;
  • Não se sente satisfeito, mesmo com o estômago cheio;
  • Desaparece quando surge alguma distração;
  • Desencadeia sensações negativas, como culpa e frustração.

Se a sua fome é emocional, procure atividades que o distraiam e resista à tentação de ingerir alimentos calóricos. Se for algo recorrente, talvez seja necessário buscar ajuda de um psicólogo para identificar o fator que desencadeia essa sensação e aprender como enganar a fome.

Algumas atitudes práticas no dia a dia também podem ajudar a diminuir o desejo por comida. Veja algumas dicas.

Coma primeiro a salada

Essa é uma forma eficaz para “forrar o estômago” e assim comer menos no prato principal, que é mais calórico. Invista em uma salada bem variada, rica em folhas verdes e legumes, e acrescente azeite e limão, que ajudam a reduzir o apetite.

Mastigue bem

Comer devagar é uma forma eficiente para se manter saciado e ingerir menos alimentos. Mastigue bem, assim dará tempo para o cérebro registrar os alimentos que estão chegando ao estômago.

Escolha alimentos volumosos

Os alimentos volumosos são aqueles ricos em fibras e água, mas com baixo valor energético. Vale consumir melão, maçã, pepino, verduras cozidas e chuchu.

Evite açúcar

Muitas vezes, a pessoa escolhe um biscoito recheado ou um chocolate para matar a fome. Mas essa não é uma boa saída, já que o açúcar refinado desses alimentos é rapidamente absorvido e digerido no organismo, o que faz com que a fome volte mais rápido.

Coma fibras e gorduras boas

Ao contrário dos alimentos ricos em açúcar, aqueles ricos em fibras são digeridos mais lentamente pelo organismo. Com isso, a saciedade é prolongada e você acaba comendo menos.

As gorduras boas também retardam o esvaziamento gástrico, por isso inclua no cardápio oleaginosas (como amêndoas, nozes e castanhas), salmão, abacate e azeite de oliva extravirgem.

Controle suas emoções

A mente é muito mais poderosa do que parece. Por mais difícil que possa parecer, controlar pensamentos e emoções é essencial para distrair a fome emocional. Afinal de contas, quem nunca descontou na comida ansiedade, tristeza ou frustração?

Mexa-se

Busque atividades que ajudem a encontrar outra forma de prazer, além da comida. Teste algum esporte com o qual se identifique, faça meditação ou aula de dança… Sempre há algo bacana para fazer.

Beba água

Você come a cada três horas e ainda assim sente fome? Hidrate-se! O motivo é simples: os sinais da sede e da fome são os mesmos e você pode confundir um com o outro. Além disso, manter o corpo hidratado é vital para o seu bom funcionamento.

Durma bem

Muitas pessoas não dão importância para esse momento do dia. Mas dormir bem é fundamental para uma boa qualidade de vida e isso também inclui a relação com a comida. Dormir mal pode gerar um desequilíbrio nos hormônios relacionados com fome e saciedade.

Quando o sono é ruim, há um aumento na produção da grelina, que é o hormônio da fome. Por isso surge uma vontade incontrolável de beliscar no dia seguinte. Em contrapartida, uma boa noite de sono mantém elevados os níveis da leptina, que é o hormônio da saciedade.

Se tiver dificuldade de controlar sozinho a fome desenfreada, não hesite: busque ajuda médica e psicológica para resolver essa questão e não prejudicar o seu bem-estar.

Источник: https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/10-dicas-sobre-como-enganar-a-fome/

15 alimentos para comer à vontade sem ganhar peso

Como matar a Fome sem Engordar

Por incrível que pareça, é possível comer alguns alimentos à vontade, mesmo se estiver preocupado com a silhueta. São comidas ricas em fibra e com baixo teor calórico. Assim, eles saciam a fome e, ao mesmo tempo, favorecem a digestão sem riscos de aumentar seu manequim.

O Incrível.club preparou uma lista com esses produtos. Mas tenha em mente que você não deve se alimentar só com eles. Sua dieta deve ser equilibrada, incluindo tanto carboidratos quanto proteínas e gorduras, em quantidade moderada.

Se você fizer pipoca sem manteiga nem açúcar (colocando apenas um pouco de sal), pode comer à vontade, sem risco de ganhar peso. Uma porção de pipocas assim (corresponde aproximadamente ao que cabe numa mão ou num xícara pequena) garante apenas 31 calorias.

Aipo

Talos de aipo são compostos por 95% de água. Eles auxiliam na perda de peso e são importantes para a desintoxicação devido ao seu efeito diurético.

Berinjela

Com seu sabor incomparável, uma boa travessa de berinjelas pode ser devorada em boa quantidade sem nenhum peso na consciência. Uma porção de berinjelas grelhadas sem óleo contém apenas 24 calorias.

Quem quer perder peso geralmente recebe a orientação de não exagerar no consumo de frutas, mas isso não se aplica aos cítricos. Eles são ricos em fibra, que regula a digestão e favorece a perda de peso.

Além disso, ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, devido também à sua grande quantidade de água. O flavonoide naringenina dificulta o ganho de peso e ajuda o fígado a processar o excesso de gordura.

A vitamina C estimula a formação de colágeno na pele, além de ter um efeito considerável sobre a elasticidade do tecido, tornando a celulite menos visível.

Melancia e melão

Eles possuem apenas 60 e 70 calorias, respectivamente, por fatia. Você pode comer ambas as frutas várias vezes por dia. Melões e melancias ajudam a eliminar o excesso de líquido do corpo e saciam o apetite.

Algas marinas

As algas marinhas (como as laminarias) são ricas em iodo, o que ajuda a estabelecer o correto funcionamento da glândula tireoide. E quando os níveis hormonais estão equilibrados, o mesmo tende a acontecer com o peso.

Uma porção de abobrinha contém apenas 42 calorias. Ela normaliza o equilíbrio entre água e o sal em nosso corpo, o que é um fator importante para quem quer perder peso. Abobrinhas melhoram a mobilidade intestinal, pois são ricas em fibras e líquidos. Sem falar que ela ajuda a diminuir as calorias em pratos mais “pesados”.

Pepino

É um vegetal indispensável para quem quer emagrecer: ele ajuda a reduzir o inchaço e a perder peso de forma saudável.

Beterraba

Beterraba é uma ótima fonte de minerais, especialmente de magnésio, que auxilia na queima de gordura, atua no bom funcionamento dos músculos e regula os níveis de açúcar no sangue. Você pode prepará-la assada, em saladas, crua ou cozida, e também em shakes de vegetais. Uma porção média tem cerca de 40 calorias.

Podem ser consumidos em qualquer momento do dia, mesmo naqueles momentos da noite em que bate uma fome. Você não engordará nada. Obviamente, é melhor consumir ovos cozidos que fritos.

Abacaxi

Esta deliciosa fruta é uma grande aliada de quem quer perder peso. A enzima bromelina, presente na fruta, dissolve ativamente a gordura e ajuda na digestão de proteínas.

Maçã e ameixa

Uma maçã tem apenas 50 calorias, sacia o apetite e regula o funcionamento do intestino. Já ameixa é rica em vitamina C e potássio, o que é bom para o coração e para os vasos sanguíneos.

Alface e rúcula são grandes fontes de ácido fólico, que pode ser ingerido em grandes quantidades. Uma folha de alface não possui mais de 3 calorias.

Frutas silvestres: amora, mirtilo, morango

A grande quantidade de vitamina C presente nas amoras e mirtilos ajudam nosso corpo a queimar gordura. Além disso, as amoras possuem propriedades diuréticas e, por isso, ajudam a combater a retenção de líquidos.

A consequência disso é a diminuição do inchaço e das medidas a mais que insistem em aparecer na cintura.

Já o morango tem excelentes propriedades nutricionais, melhorando a digestão e mantendo a saúde dos vasos sanguíneos e do coração.

Couve, brócolis, couve-flor

Couve é um alimento perfeito para quem quer emagrecer. Uma porção de couve picada tem apenas 7 calorias, e o vegetal pode ser usado em diversas receitas: sopas, saladas, pratos principais, sucos e shakes.

Claro que o melhor é sempre acompanhar a couve com outros alimentos (desde que esse alimento não seja feijoada!), e ela deve ser consumida no máximo três vezes por dia: couve possui substâncias que absorvem o iodo, e este é necessário para o bom funcionamento da tireoide.

Mas é recomendado incluir no cardápio tanto couve quanto brócolis e couve-flor várias vezes por semana.

Se quiser perder peso (ou simplesmente manter a forma), é importante jantar 3 ou 4 horas antes de dormir. Portanto, se você sempre vai deitar às 23h, pode jantar às 19h sem que isso comprometa sua silhueta. Se costumar dormir à 0h, é aceitável jantar até as 20h.

Источник: https://incrivel.club/criatividade-saude/15-alimentos-para-comer-a-vontade-sem-ganhar-peso-229410/

16 Alimentos Que Saciam a Fome e Não Engordam

Como matar a Fome sem Engordar

Qualquer um que já esteve em uma dieta está familiarizado com a sensação de fome que ocorre quando você corta o consumo de calorias. E depois de alguns dias deste sentimento de privação, a maioria das pessoas que começam uma dieta “jogam a toalha”.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas e se você pudesse cortar calorias, mas ainda comer alguns alimentos abundantemente, e não se atormentar com a fome constante? Especialistas dizem que se você tornar-se mais consciente de seus hábitos alimentares, em especial na escolha do que comer, você pode realmente ingerir mais e ainda perder peso. Há alguns alimentos que saciam a fome e não engordam que você precisa saber quais são!

Mas como é possível a soma de mais alimentos gerar menos peso?

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, fizeram uma extensa pesquisa sobre a teoria do “volumétrico” com pessoas que comiam alimentos com mais baixas calorias e de alto volume.

Os resultados demonstram que elas consomem tanto quanto querem de alimentos ricos em termos de volume, mas reduzem em densidade (calorias). Assim, comem menos na refeição ou durante o dia.

Para tal, existem basicamente duas estratégias volumétricas simples:

  1. Comer uma salada ou prato de sopa antes da refeição para reduzir a ingestão na refeição;
  2. Reduzir a densidade de calorias, aumentando a água, o ar, ou fibra e tirar um pouco de gordura – mas não tanto que o prato perca o gosto.

Como isso funciona? Simples. Os alimentos que contêm água, ar, ou fibra têm menos calorias do que outros alimentos e também fazem com que o estômago estique e esvazie lentamente.

Além disso, o simples ato de ver uma grande quantidade de alimentos – como uma grande salada – pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito.

Ainda, se você os adotar em lanches intermediários pouco calóricos, poderá estender a saciedade e manter o metabolismo acelerado.

A melhor parte é que a escolha de alimentos de baixa densidade ajudam você a perder peso sem se sentir como se estivesse em uma dieta restritiva.

Quais são estes alimentos que saciam a fome com muita fibra e poucas calorias?

1. Abacaxi

Nutricionistas recomendam comer uma fatia de abacaxi no café da manhã. A fruta é uma ótima fonte de água e fibras, além de ajudar na absorção do ferro pelo organismo. Para aumentar a saciedade, tente comer também o miolo das rodelas.

2. Ameixas

Este é um alimento rico em fibras, que irá ajudá-lo a se sentir mais completo, e apresentam antioxidantes saudáveis. Você também pode incluir ameixas em um grande prato principal do jantar. Tente uma galinha assada com azeitonas verdes e ameixas.

3. Aveia

As fibras da aveia são transformadas em uma espécie de gel resistente à digestão que prolonga a sensação de saciedade. Por isso, ela é mais um do alimentos que saciam a fome por bastante tempo. Você pode optar pela adição de leite com baixo teor de gordura, frutas fatiadas, e um punhado de nozes para um pequeno almoço saudável.

4. Barra de Cereais

Sempre bom ter uma barra de cereal por perto para matar a fome com muitas fibras e poucas calorias. Prefira as versões light com ingredientes como castanhas, cereais e frutas secas.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Biscoito e pão integral

Quem deseja emagrecer deve sempre optar por alimentos integrais, oferecendo ao organismo uma boa dose de fibras que, além de provocar a sensação de estômago cheio, auxilia na diminuição da absorção de glicose. Por isso todos os alimentos integrais são alimentos que saciam a fome por mais tempo.

6. Farelo de Trigo

O farelo de trigo combinado a outros alimentos, como o arroz e massas, reduz o índice glicêmico. Rico em fibras, solúveis e insolúveis, auxilia a regularizar o trânsito intestinal. Duas colheres de sopa bastam para suprir as necessidades diária de fibras.

7. Feijão e leguminosas

Lentilhas e grão de bico são mais nutritivos, ricos em fibras e podem ser incluídos em um grande número de diferentes tipos de pratos e lanches saudáveis.

O feijão pode adicionar até um monte de calorias, se você comer mais do que uma porção ou duas, mas você pode querer combiná-los com legumes e cereais integrais para uma refeição que irá mantê-lo satisfeito por mais tempo.

E o melhor de tudo, feijão e legumes são alimentos que saciam a fome muito baratos.

8. Gelatina

Outra opção que ocupa espaço no estômago com pouquíssimas calorias, principalmente na versão light. Outra grande vantagem da gelatina é ajudar na prevenção da celulite. Uma boa dica é incluir pedaços de frutas dentro da gelatina, como a maçã.

9. Maçã

Inclua uma maçã média no seu cardápio, de preferência, pela manhã ou tarde. A fruta possui alto nível de concentração de uma substância chamada pectina, uma fibra que aumenta a sensação de saciedade, retardando o processo de digestão.

10. Proteína magra

Uma alta proteína, em uma dieta pobre em carboidratos, é uma estratégia eficaz para controlar o peso para algumas pessoas. Proteínas animais e vegetais têm todos os complementos para a sua sensação de plenitude. Saboreie uma refeição que combina proteínas com alimentos ricos em fibras, tais como o clara de ovo, peito de peru, frango (sem pele), bife, peixe e iogurte desnatado.

11. Soja tostada

Possui uma boa concentração de fibras, vitaminas do complexo B, zinco, cálcio e potássio, além da substância chamada isoflavona, hormônios naturais.

12. Tofu

Importante fonte de proteína, assim como o ovo, queijo branco, iogurte e peito de peru, é outra opção de alimentos que saciam a fome com a ingestão de poucas calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

13. Vegetais e legumes

Quando você ficar com fome, coma legumes – que são baixos em calorias – em lugar de alimentos com muitas calorias. Estes alimentos ricos em fibras o ajudarão a se sentir mais cheio. Saladas são uma opção clássica, mas você também pode adicionar legumes a pratos cozinhados para o volume, como um frango com legumes à grega.

Há também algumas bebidas nessa lista!

14. Água

Além de hidratar, ocupa espaço no estômago e tira a vontade de comer.

15. Suco de limão

O sabor azedo do limão consegue inibir a vontade de comer doces, pois esse tipo de sabor tem a capacidade de saturar as papilas gustativas que também são responsáveis pelo comando da fome.

16. Café

Tem a mesma função da limonada, com o seu sabor forte consegue deixar as papilas gustativas satisfeitas, tirando a vontade de comer doces. Muito recomendado após as refeições, justamente quando sentimos necessidade de comer uma sobremesa.

Quais alimentos que saciam a fome você ainda precisa adicionar à sua alimentação diária para te ajudar a emagrecer? Você tem costume de consumir algum deles? Comente abaixo!

(48 votos, média: 3,60 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/16-alimentos-que-saciam-fome-e-nao-engordam/

Sem passar fome: veja 9 alimentos que colaboram com a saciedade

Como matar a Fome sem Engordar

Para matar a fome, a melhor dica, é claro, é comer. Mas, acredite, de nada adianta investir naquele pãozinho com manteiga de manhã. Apesar de ele saciar você na hora, em pouco tempo a fome voltará. Isso porque massas brancas, como o pão, liberam uma alta dose de glicose de uma vez no sangue, mas são absorvidos rapidamente, saciando por míseras horas.

É por esse motivo que listamos abaixo 10 alimentos para você investir ao longo do dia, para acabar de vez com o ronco constrangedor no estômago. Obviamente, nossa lista contém apenas opções saudáveis. Afinal, não adianta nada matar a fome comendo um pedaço de bacon supergorduroso e aumentar riscos de doenças relacionadas às gorduras saturadas, como as cardiovasculares.

Inclua essas alternativas em sua dieta para forrar o estômago de vez, mas dessa vez com saúde:

1. Chia

Imagem: iStock

A chia faz parte do grupo de alimentos ricos em fibras. Essas substâncias não são digeridas pelo corpo humano, fazendo com que o alimento fique mais tempo no estômago e aumentando o trânsito intestinal.

Além disso, a chia forma um gel e se expande quando entra em contato com líquidos.

Isso é muito benéfico, pois torna mais lenta a absorção da glicose dos alimentos, o que espanta a fome por mais tempo.

2. Leite e derivados

Imagem: iStock

Por incrível que pareça, um pedaço de 100 g de queijo sacia mais do que 100 g de carne. Isso porque a carne é rica em proteína, enquanto o alimento derivado do leite é fonte de gordura, que demora mais para ser digerida, e fornece mais carboidratos, ou seja, calorias.

3. Carnes magras

Imagem: iStock

Acima, lembramos que a gordura demora mais para ser digerida e por esse motivo dá mais saciedade do que a proteína. Pensando assim, claro que carnes gordas como um bife também acabarão com sua fome. O problema é que ele também pode fazer mal, já que aumenta os níveis de colesterol e de doenças.

Como vivemos em um período em que o nível de pessoas obesas é alto, o ideal é evitar as carnes gordas e investir nas magras, como peixe e frango.

Elas não são tão eficazes para matar a fome como um bife ancho, por exemplo, mas fazem o seu papel em deixar o estômago ocupado por bastante tempo.

4. Alface e folhas verdes

Imagem: Getyt Images

Quer coisa melhor do que um alimento que sacia e ainda tem pouca caloria? Bem, todos os que fazem parte do grupo dos vegetais e hortaliças entram nesse quesito. Ricos em fibras, eles demoram para serem absorvidos. É por esse motivo que comer um pratão de alface no almoço pode não ser lá tão saboroso (para algumas pessoas, claro), mas mata a fome que é uma beleza.

5. Castanha e amêndoa

Imagem: iStock

Além de estarem no grupo das oleaginosas, vegetais que possuem óleos e gorduras (olha ela aqui), a castanha e a amêndoa também são ricas em triptofano.

Esse composto estimula neurotransmissores específicos do cérebro relacionados à saciedade.

Se já não bastassem esses motivos para matar a fome, essas duas opções ainda são mais difíceis de mastigar, fazendo com que você envie sinais aos poucos ao cérebro para ele se acalmar, já que o corpo está recebendo comida.

6. Banana

Imagem: iStock

Conhecida por dar energia, devido à grande quantidade de carboidratos, a banana também ajuda a matar a fome por dois motivos: ela também é rica em fibras e em triptofano, o mesmo composto das castanhas e amêndoas.

7. Feijões, ervilha, grão de bico

Imagem: iStock

Os grãos são indispensáveis em uma lista sobre saciedade. Isso porque eles são fonte de fibras e proteínas vegetais, que demoram para ser processadas pelo sistema digestivo.

8. Cereais integrais

Imagem: Getty Images

Já não é novidade dizer que a opção integral é melhor, não é mesmo? De qualquer forma, não custa relembrar que grãos integrais contêm mais fibras, que fazem com que o alimento demore mais para ser digerido.

9. Linhaça

Imagem: iStock

Na mesma categoria da chia, a linhaça é uma semente rica em fibras, que desacelera a digestão e, assim, mantém o estômago e o intestino ocupados por mais tempo.

Além disso, ela ainda tem gorduras mono e poli-insaturadas, que retardam o esvaziamento gástrico e fazem com que o intestino libere mais colecistocinina, hormônio que regula o apetite.

Só não se esqueça de se manter hidratado, já que a água faz com que as fibras não se prendam ao intestino.

Fontes: Daniel Magnoni, nutrólogo do HCor (Hospital do Coração); Maria Fernanda Vischi D'Ottavio, nutricionista do Hospital do Coração HCor.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
– Instagram –

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/12/15/sem-passar-fome-veja-10-alimentos-que-colaboram-com-a-saciedade.htm

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: