Como perder o medo de falar em público

Medo de falar em público: como superar?

Como perder o medo de falar em público

Sep 5, 2019·6 min read

Aprenda com um orador do TED como superar o medo de falar em público e fazer uma apresentação de sucesso

Se você trava e fica com medo de falar em público saiba que não está sozinho. Tem gente que prefere morrer do que falar para uma plateia, segundo pesquisa do jornal britânico Sunday Times, que ouviu três mil pessoas.

A maioria dos entrevistados (41%) disse que seu maior medo era falar em público, ficando à frente do temor de problemas financeiros (22%) e de doenças/morte (19%).

É bem importante conseguir superar o medo de falar em público para que isso não prejudique a sua carreira. Uma pesquisa publicada na BBC News realizada com 600 empregadores revelou que “comunicação oral” e “talento para apresentação” são as principais habilidades buscadas por recrutadores.

Nesta mesma pesquisa também foram entrevistados mais de 2 mil funcionários e 12% disseram que estão dispostos a abrir mão de uma apresentação oral na empresa, mesmo que isso custe mais respeito no ambiente de trabalho.

Contudo, aqueles que superaram o medo, quase 70%, concordaram que vencer o medo de falar em público foi determinante para o sucesso em sua carreira.

Por que a gente se cobra tanto?

Mesmo que em boa parte do trabalho possa ser feito na frente do computador, o crescimento na carreira ainda depende de ser visto e ouvido. Os telefonemas já são substituídos por vídeo conferências que conectam várias pessoas seja para uma reunião ou para dar e receber treinamentos.

Outro fator importante é que o público está cada vez mais exigente. O consumo de vídeos on-line no Brasil aumentou 135% de 2014 a 2018, segundo pesquisa encomendada pelo Google. Entre estes vídeos assistidos estão excelentes apresentações, como as palestras do TED, em que especialistas fazem discursos inspiradores de 20 minutos que são vistos e compartilhados bilhões de vezes.

“Você agora pode assistir a ótimos apresentadores no e quando as pessoas vão a conferências ou eventos de trabalho elas esperam que os apresentadores sejam tão bons quanto”, afirma Steve Bustin, autor do Guia de Autoridade para Apresentação e Fala em Público em entrevista à BBC.

Além de enfrentar os próprios medos, vivemos em um momento em que há uma grande pressão para que sua apresentação seja cada vez mais inovadora e impecável.

Como superar o medo de falar em público?

“A preparação é o grande segredo do sucesso”, diz Bustin. Quando um time de futebol vai participar de um campeonato, passa horas treinando para que faça uma excelente partida.

O mesmo deve acontecer para uma apresentação ao público. Você precisa de preparação, tanto do conteúdo que pretende passar quanto da forma que conduzirá seu discurso.

Ninguém melhor que um palestrante do TED para ensinar como fazer isso, não é mesmo?

Jason Chen aperfeiçoou ao longo do tempo sua habilidade de apresentar-se em público, mas o grande divisor de águas de sua vida foi participar do TED Residency, uma espécie de incubadora que reúne artistas, empreendedores, ativistas sociais e pesquisadores para compartilhar grandes ideias com o mundo.

Confira as dicas:

#Dica1 — Em tempos de atenção escassa, você precisa fazer cada palavra valer à pena.

Chen conta que no TED Residency, as negociações não duram mais que 6 minutos. Se em cada minuto é possível dizer 150 palavras, o discurso deveria ter no máximo 900 palavras e convencer que você é bom o suficiente.

Quanto mais enxuto e coerente seu discurso, mais fácil será conquistar a atenção o público.

Os tradicionais TED talks estão sendo reduzidos ao longo do tempo, os vídeos mais recentes têm no máximo 15 ou 12 minutos.

Isso porque a atenção é um recurso escasso. Uma breve apresentação se entregue e recebida adequadamente, pode ter um tremendo impacto.

#Dica2 — Comece com tudo!
Os melhores TED Talks te conquistam no primeiro minuto e não deixam você ir. Já que você se comprometeu a fazer com que cada palavra seja importante, não perca tempo com um início maçante.

Anedotas pessoais surpreendentes, novas pesquisas com implicações intrigantes, perguntas provocativas que exigem respostas, afirmações ousadas apoiadas em evidências: estas são ótimas maneiras de iniciar uma apresentação, desde que ajudem a entrar na ideia principal de forma direta.

#Dica3 — Deixe clara a sua ideia central
Todo discurso precisa ter um fio condutor, um tema que une cada elemento narrativo. Pense que este é um cordão forte que você vai anexar todos os elementos que fazem parte da ideia que você está construindo.

Um bom exercício é tentar resumir seu fio condutor em no máximo 15 palavras. Qual é a ideia que você deseja que as pessoas entendam? Qual é a sua opinião?

#Dica 4 — Ensaie como se sua vida dependesse disso
A principal razão pela qual os palestrantes do TED parecem fantásticos é porque investem uma quantidade enorme de tempo se preparando para a palestra. Segundo Chen, é praticamente “memorizar ao nível de feliz aniversário”.

Uma coisa é escrever a peça e outra coisa é encená-la no palco, sem medo de esquecer suas falas a qualquer momento. E isso exige um treino árduo, mas se for algo que você precisa para mudar sua vida, vale todo o esforço.

Se não conseguir decorar palavra por palavra, não desista! Memorize pelo menos os tópicos mais importantes para que você se sinta extremamente confiante sobre o que está falando.

Chen conta que um mês antes de sua apresentação no TED começou a ensaiar o discurso lendo o roteiro em voz alta, gravando a própria palestra e assistindo, ouvindo sua própria voz em fones de ouvido. Com o tempo, já conseguia falar partes sem olhar o roteiro, até conseguir decorar completamente o discurso.

Mas não parou por aí, depois de decorado ainda precisava dar o ritmo certo para a apresentação. Então repetia o discurso no chuveiro, enquanto andava de bicicleta, no horário de almoço. Apresentou-se para a namorada e um grupo de amigos.

Até que fez esta apresentação:

Ferramentas para perder o medo de falar em público

Você pode fazer apresentações tão boas quanto os palestrantes do TED, basta seguir as dicas, trabalhar duro em seu discurso e praticar muito.

Além do apoio dos amigos, você pode contar com a tecnologia para melhorar suas apresentações, como gravar tudo e depois fazer uma avaliação de sua própria performance.

No Brasil já existe a possibilidade de utilizar a realidade virtual para treinar uma apresentação. Com o óculos de realidade virtual, você fica imerso no ambiente em que precisa falar em público com uma plateia virtual que esboça diferentes reações. A sensação é de estar passando por aquela experiência de forma real.

Assim, além de treinar o discurso, você já acostuma o cérebro a familiarizar-se com o espaço e com um público assistindo seu discurso. É possível inserir sua apresentação de slides, roteiro, adicionar um cronômetro além de poder gravar a sua apresentação e compartilhar com quem quiser.

Veja como funciona no vídeo abaixo:

Dessa forma, é possível reconhecer erros, enfrentar medos ou falta de confiança em um ambiente virtual antes do real.

A Panic Lobster, empresa criada por brasileiros no Vale do Silício, trouxe esta novidade ao Brasil e já disponibiliza a tecnologia para treinamento em comunicação corporativa para grandes empresas como Sebrae, Solvay, World Trade Center Brasil e Positivo Tecnologia.

Torne a tecnologia seu grande aliado para fazer uma apresentação de sucesso e vencer seu medo de falar em público.

Quer experimentar e receber uma demonstração? Tem pacotes disponíveis a partir de R$ 20 por usuário.

Entre em contato com a Panic Lobster: info@paniclobster.com / 41 99924–0536

Escrito por: Evelise Toporoski

Referências:
– https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/eduardo-adas/37937/3-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-o-medo-de-falar-em-publico.html
– https://exame.abril.com.

br/negocios/dino/falar-em-publico-medo-atinge-mais-pessoas-do-que-se-pensa-shtml/
– https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-40099905
– https://www.tecmundo.com.br/internet/134463-tempo-gasto-assistindo-videos-internet-brasil-cresce.htm
– https://medium.

com/better-humans/how-to-dramatically-improve-your-public-speaking-skills-cd26b7d08a96

“,”author”:”Panic Lobster”,”date_published”:”2019-09-05T22:19:23.388Z”,”lead_image_url”:”https://miro.medium.com/freeze/max/672/1*ednDm47vHIbITAyGfw-jpQ.gif”,”dek”:null,”next_page_url”:null,”url”:”https://paniclobster.medium.com/medo-de-falar-em-p%C3%BAblico-como-superar-cfe4ac76ba8c”,”domain”:”paniclobster.medium.com”,”excerpt”:”Aprenda com um orador do TED como superar o medo de falar em público e fazer uma apresentação de sucesso”,”word_count”:1216,”direction”:”ltr”,”total_pages”:1,”rendered_pages”:1}

Источник: https://paniclobster.medium.com/medo-de-falar-em-p%C3%BAblico-como-superar-cfe4ac76ba8c

Como falar em público: perca seu medo e aprenda a se comunicar

Como perder o medo de falar em público

16 de novembro de 2017

  |  Tempo de leitura: 5 minutos

Você tem medo de falar em público? Responsável por causar insegurança e nervosismo em apresentações públicas, o medo pode te impedir de se desenvolver profissionalmente.

Seja na escola ou no trabalho, é comum nos depararmos ao longo de nossas vidas com o medo de falar ou apresentar algo em público.

A ansiedade e o nervosismo dominam aqueles que sofrem deste mal. Isso resulta diretamente no bloqueio do desenvolvimento, fazendo com que muitas pessoas percam grandes oportunidades.

Entretanto, existem algumas maneiras de dominar o receio e encarar as situações da melhor maneira possível, desfrutando das oportunidades para o crescimento pessoal e profissional.

Prepare-se: é possível aprender a falar em público

Uma boa maneira de evitar constrangimentos ao falar em público, é preparando-se bem e prevenindo-se de qualquer imprevisto.

Quando você domina o conteúdo sobre o qual vai falar, as chances de precisar improvisar são menores, o que contribui para diminuir os níveis da insegurança, grande responsável pelo medo.

É preciso estar preparado para os possíveis questionamentos da plateia, portanto, tente elaborar sua apresentação respondendo as possíveis perguntas previamente.

Treinar em voz alta, na frente do espelho ou até mesmo gravar as apresentações podem ser alternativas para minimizar as chances de errar na hora de falar em público.

Estes exercícios permitem que você consiga identificar onde estão suas falhas, como: postura, tom de voz ou domínio do conteúdo. Assim, você pode corrigi-las antes de apresentá-las.

Organize suas ideias em um Power Point. Assim ficará mais fácil de determinar as informações que serão passadas e te dará um auxílio caso você esqueça alguma informação.

O controle da respiração também é extremamente importante nestes momentos. A falta de ar nos momentos de tensão podem desconcentrá-lo e tornar a fala embaralhada.

Domine a ansiedade

Grande inimiga das apresentações públicas, a ansiedade pode transformar estes momentos ainda mais aterrorizantes para quem sofre deste mal.

Ela é responsável por te fazer imaginar situações fantasiosas, e criar paranoias em sua cabeça. Frases como: “vai dar tudo errado” ou “vão rir de mim” são comuns para os ansiosos.

É preciso concentrar-se para dominar este problema e evitar que ele tome conta de você no dia da apresentação.

Algumas maneiras de se prevenir é evitar alimentos e bebidas energéticas como refrigerantes à base de cola ou o café e realizar exercícios de respiração e relaxamento.

Os pensamentos positivos também podem ser grandes aliados para aliviar a tensão do momento. Deve-se acreditar que tudo correrá bem e que você conseguirá transmitir as informações de maneira clara e objetiva.

Trabalhe a auto confiança

Você deve acreditar no seu trabalho. O que você tem a dizer é relevante para a vida daquelas pessoas que se encontram ali presentes. Este é o primeiro passo para o sucesso da apresentação.

Uma pessoa segura e confiante transmite isso através de sua postura, tom de voz e até mesmo por sua expressão facial, ganhando credibilidade com seu público.

Para adquirir essas habilidades, é necessário preparação e domínio sobre o assunto que vai falar, evitando desviar-se do tema principal, sendo objetivo e conciso nas informações transmitidas.

A psicoterapia é um excelente processo para ajudá-lo a conquistar mais auto-confiança e ampliar a autoestima.

Tenha foco

Durante as apresentações, é preciso manter-se atento a todas as informações para que nada passe despercebido.

É necessário que os conteúdos sejam passados de forma clara, com a linguagem adequada para o tipo de público presente. Deve-se evitar palavras rebuscadas e de difícil entendimento.

Evite se distrair com a plateia. Mantenha o olhar em um ponto fixo do local, isso ajudará a manter o foco, sem prender-se às reações do público.

Tenha em mente que seu público nem sempre vai ser especialista no assunto. Portanto, não tenha medo de errar e caso isso aconteça, não se envergonhe se precisar corrigir.

Os discursos devem ser encarados como oportunidade de evolução e aprendizado. Esteja sempre aberto a comentários e críticas, sejam elas positivas ou negativas.

Para aqueles que desejam se aperfeiçoar nos discursos e apresentações, existem ainda cursos de oratória, que te auxiliam a desenvolver habilidades de comunicação e a perder o medo de falar em público.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Leia também:

Vergonha: 5 passos para superá-la e pedir ajuda

“Como perder a timidez?” Evite que ela prejudique sua carreira

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental.

Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade.

Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Источник: https://www.vittude.com/blog/medo-de-falar-em-publico/

Como superar o medo de falar em público: 7 dicas infalíveis

Como perder o medo de falar em público

É comum acreditar que um dos maiores temores é o de falar em público. E tem até nome para isso, a chamada “glossofobia”, que pode incluir ainda ansiedade intensa ou ataques de pânico, reações fisiológicas, como náuseas, por exemplo.

A boa notícia é que existem maneiras de “administrar” seu medo e perder o medo de falar em público!

Veja algumas dicas de Joel Comm, consultor americano de marketing que, ao longo do caminho como palestrante, descobriu algumas táticas de como superar o medo de falar em público que podem ser úteis para qualquer um.

Confira também o Guia da Oratória: sacadas para perder o medo de falar em público.

1 – O SEU CONTEÚDO É MAIS IMPORTANTE QUE VOCÊ

A menos que você já seja uma grande celebridade, as pessoas foram até você para ouvir seu conteúdo. Quando o seu ego fala mais que você, você está colocando o foco em si mesmo ao invés de seu público.

Por isso, a minha primeira dica de como superar o medo de falar em público é: lembre-se do motivo pelo qual você está dando uma palestra, que muito provavelmente é ensinar, inspirar ou divertir (ou alguma combinação dos três). 

Não é sobre você. Seu público está contando com você para oferecer valor. Basta dar às pessoas o que eles querem.

Veja também as 5 dicas infalíveis dos oradores do TED para falar bem em público.

2 – INTERAJA PESSOALMENTE ANTES

É acalorável visitar a audiência antes de falar. Aperte a mão de alguns, se apresente e agradeça as pessoas por virem. A familiaridade de rostos amigáveis, sorrisos e contato humano pode ter um efeito calmante e uma ótima estratégia de como superar o medo de falar em público.

Há algo sobre humanizar seu público que os torna menos intimidantes. A menos que você esteja falando em uma audiência hostil, as chances são de que as pessoas estejam ansiosas para ouvir o que você tem a dizer.

Leia também Hack de Elon Musk e os maiores líderes da história para prender a atenção do público.

3. VOCÊ PODE ESQUECER ALGO. POR QUE NÃO?

Embora você não tenha dormido a noite anterior (ou durante uma semana inteira antes do seu discurso), seu público não sabe disso. Eles estão simplesmente ansiosos para saberem o que você tem para compartilhar.

E se você esquecer algo, acalme-se, admita que está um pouco nervoso. Afinal, não há nada de errado em dizer: “Perdi o fio da meada, onde eu estava mesmo?”. Fique calmo e, então, você poderá continuar. Com certeza o público não irá te penalizar com isso, a não ser que um stalker esteja de plantão.

4. VOCÊ NÃO É PERFEITO

Mesmo os presidentes cometem erros quando falam. Quando o fazem, muitas vezes são manchetes. Mas fique tranquilo, dificilmente alguém vai se lembrar dos seus erros.

Você é um ser humano, não é perfeito. Mas relaxe e vá com o fluxo. Já passei por momentos em que eu ri de mim mesmo, o público riu em seguida e, por incrível que pareça, ficou mais fácil continuar.

Esta forma de encarar este tipo de situação virou uma das minhas táticas para perder o medo de falar em público.

5. O PÚBLICO É COMPOSTO POR PESSOAS COMO VOCÊ

Se você está falando para um pequeno grupo de 10 pessoas ou uma audiência maciça de 10.000, reconheça que todas as audiências são essencialmente as mesmas.

Eles são apenas pessoas, muitas das quais sofrem com o mesmo medo de falar em público. Aplauda-se por ter a coragem, tenha a certeza de que você sabe como superar seu medo de falar em público e o mais importante, acredite que você é capaz.

Confira outras 5 dicas para perder o medo de falar bem em público em eventos e cursos.

6. RESPEITE SEUS LIMITES

Descanse bastante na noite anterior à sua conversa, tenha uma boa refeição.

A menos que seu discurso seja verdadeiramente uma questão de vida ou morte, reconheça que está embarcando em uma experiência única e que você vai dar o seu melhor.

Seja você mesmo e você será brilhante.

Veja como se dar bem em uma apresentação e aumentar as chances de ser promovido(a). 

7. SUA PAIXÃO, CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA

Sempre conte ao público porque você está ali e o que tem de importante para compartilhar. Se você sabe do que está falando, permita que sua paixão e seu conhecimento sobre o assunto seja sua força motriz.

Ser convidado a apresentar a qualquer público é uma honra e um privilégio. É uma prova social de que existe um interesse em sua experiência. 

Permita que esse privilégio possa ajudá-lo a colocar seu medo de falar em público atrás de você para que seu público possa aprender, se inspirar e / ou ter algumas risadas. Pode ser muito gratificante.

Aprenda também as 8 estratégias de storytelling para capturar a atenção do público.

E aí gostou do conteúdo? Já imaginou quais as próximas situações em que você poderá colocar estas estratégias em prática?

Agora que você já conhece as táticas de Joel Comm de como superar o medo de falar em público, que tal aprofundar seus conhecimentos nesta competência e aprender muitas outras estratégias para falar em público de forma convincente e criativa?

Nós, da Aprendeaí podemos te ajudar com este desafio! No curso Curso Online Speaker: Como falar bem em público o fonoaudiólogo e especialista em oratória, Rodrigo Moreira, compartilha suas táticas mais vencedoras de comunicação em diversas situações em que falar bem em público é um fator decisivo para quem quer conquistar oportunidades na carreira e na vida pessoal. 

Ele te convida a vivenciar uma experiência norteada por 4 eixos: Oratória e Linguagem Corporal, Comunicação e Carreira, Storytelling, Elevator Pitch. 

O curso inclui:

  • 15 Vídeoaulas
  • 4 materiais complementares
  • Certificado Reconhecido

Se você quer desenvolver habilidades para:

  • Gerenciar apresentações em situações no trabalho: reuniões, apresentações de relatórios, entre outras.
  • Ter controle do seu corpo em uma apresentação.
  • Ter controle do seu raciocínio em uma apresentação.
  • Aprender técnicas de oratória para vender mais.
  • Compreender os 3 pilares: forma, conteúdo e público e como eles se interagem.
  • Aprender como gerenciar o nervosismo ao falar em público.
  • Descobrir formas de apresentação e recursos audiovisuais.
  • Perder o medo de falar em público.
  • Saber fazer um Pitch de alta performance. 

Acesse agora mesmo e confira todos os detalhes de como se tornar um expert da oratória!

Источник: https://aprendeai.com/carreira/como-vencer-medo-de-falar-em-publico/

Medo de falar em público? 5 técnicas para vencer a timidez

Como perder o medo de falar em público
Medo de falar em público: saiba que existem técnicas para vencer a timidez.

Você já sentiu medo de falar em público? Calma, você não está só!

A capacidade de se comunicar com clareza, objetividade e assertividade abre muitas portas, tanto na vida profissional como pessoal.

Essa é uma competência essencial para quem deseja liderar equipes e se conectar com pessoas de forma impactante.

Mas para muitas pessoas falar em público costuma ser um grande pesadelo, a ponto de causar até desconfortos físicos no corpo: pernas bambas, suor nas mãos, boca seca e batimentos cardíacos acelerados.

Por que sentimos medo de falar em público?

O medo de falar em público pode ter diferentes origens.

Em primeiro lugar, é importante saber que ansiedade e medo são emoções normais e esperadas nesse tipo de situação.

Quando nos colocamos em situação de evidência, ficamos sujeitos a julgamentos diversos. O medo de reações inesperadas faz com que nosso cérebro entenda que estamos diante de uma ameaça.

Então, ele entra em estado de alerta, ativando respostas fisiológicas para enfrentar um provável perigo.

Este é um mecanismo de sobrevivência muito útil quando estamos em situações reais de risco de morte. O que não deveria acontecer quando a “ameaça” em questão é uma simples palestra.

Assim, é muito importante identificar e entender essas sensações para controlar as emoções e não se deixar dominar por elas.

Até que ponto a ansiedade antes de uma apresentação é normal?

De forma geral, a ansiedade considerada normal é aquela que não te impede de fazer o que precisa ser feito.

Mesmo as pessoas mais tímidas podem controlar as emoções e seguir adiante: em geral, elas possuem uma ansiedade vital e saudável, que movimenta pensamentos, ideias, ambientes, desejos e aspirações.

Mas quando a ansiedade domina e impede o orador de continuar uma apresentação, é hora de buscar por ajuda especializada.

O primeiro passo é identificar como e de que forma esse pavor de falar em público surgiu:


1. Infância

Medo de falar em público pode ter origem na infância.

Falar em público é uma construção que pode começar nos primeiros anos de vida. A criança pode, por exemplo, ter sido hostilizada em sala de aula, na família ou outros episódios do cotidiano.

São situações agudas que podem desencadear um estresse pós-traumático ou até mesmo uma distorção de aprendizagem que precisará ser desconstruída com apoio psicológico.

2. Perfeccionismo excessivo e problemas na fala

Medo de falar em público, o perfeccionismo e os problemas na fala.

O perfeccionismo excessivo também está associado ao medo de falar em público. É até normal o esforço para entregar o seu melhor, mas o medo de não fazer uma apresentação perfeita não pode paralisar o orador.

Para evitar esse problema é importante internalizar que a perfeição não é um estado alcançável e que os erros fazem parte da experiência. Já pensou nisso?

A timidez também pode ser fruto de uma gagueira ou outros problemas da fala. Nesses casos, o melhor caminho é procurar um fonoaudiólogo.

Mas calma! Saiba que existem técnicas para vencer a timidez. E o melhor, não são nada complicadas. Confira!

1. Prepare um roteiro previamente

A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público.

A maioria das pessoas acha que comunicar é simplesmente “dar informações” a alguém ou a um grupo de pessoas. Mas esse processo é bem mais complexo.

Por isso, um dos maiores receios de um orador é não conseguir conectar as ideias e ser mal compreendido.

Prepare com antecedência o roteiro da sua fala. Isso ajuda a reduzir a insegurança, eliminando um foco determinante de ansiedade.

Organize o conteúdo definindo os tópicos de abertura, desenvolvimento e conclusão para não se perder na hora H.

2. Faça treinos de articulação

Medo de falar em público: falar bem também é uma questão de treino e exercício.

Algumas pessoas têm certa dificuldade de pronunciar corretamente as palavras e acabam se retraindo. Mas não há motivo para se envergonhar!

Cada aparelho fonador tem suas próprias características, só precisamos treiná-lo adequadamente.

Isso pode ser feito com exercícios de trava-língua, que favorecem uma articulação eficaz mesmo diante de limitações como a conhecida língua presa. Eles tornarão sua fala mais limpa e clara, com expressão firme das palavras.

3. Treine: escute a sua voz

Medo de falar em público: adquira o hábito de gravar sua apresentação e ouvir-se.

Falar bem não é apenas organizar o conteúdo na mente: é também cuidar do tom de voz, que tem grande influência na absorção da informação.

Ao falar muito rápido, você pode passar a sensação de estar nervoso e não confiar no que diz. Já uma fala calma, porém firme, transmite confiabilidade e segurança.

Assim, o ideal é buscar uma voz sem falhas e engasgos, que imponha autoridade sem causar medo e mereça a admiração dos ouvintes.

A reação positiva do público diante desses cuidados ajudará você a relaxar e seguir adiante.


Para se preparar, faça o seguinte exercício:

  • Providencie um espelho de corpo inteiro e um gravador. Procure um local aberto onde você possa falar em um volume mais alto.
  • Grave essa apresentação para escutar a própria voz e identificar as pausas das pontuações, marcando onde respirar.
  • Ouça o áudio depois, fazendo um exercício crítico sobre o material gravado. Preste muita atenção em seu tom de voz: analise se é aguda, fraca, trêmula ou baixa.
  • Coloque as melhorias em prática, faça uma nova tentativa e treine bastante! Esse movimento vai garantir muito mais autoconfiança na hora da apresentação.

4. Observe sua postura

Medo de falar em público: atenção à sua postura durante a apresentação.

A postura de uma pessoa durante uma apresentação diz muito sobre ela e pode ser determinante para conquistar a adesão do público.

Costas curvadas passam uma impressão de descuido, enquanto a postura ereta indica uma pessoa segura, que sabe o que quer na vida.

E não é só o público que vai pensar assim: sua autoconfiança também estará diretamente relacionada à postura assumida.

Assim, durante a apresentação, procure seguir algumas técnicas:

  • Em pé ou sentado, mantenha a coluna ereta.
  • Não coloque as mãos nos bolsos, costas ou faça movimentos abaixo da linha da cintura e acima da linha da cabeça.
  • Jamais cruze os braços ou se apoie sobre alguma superfície.
  • Evite fechar as mãos em punho.
  • Mantenha sempre um sorriso no rosto.
  • Movimente-se de forma leve. Nunca faça movimentos bruscos ou altere o tom da sua voz repentinamente.
  • Não eleve sua cabeça para o alto, nem abaixe para o chão: olhe diretamente para as pessoas – com simpatia, sem altivez.

5. Relaxe e respire!

Medo de falar em público: técnicas de relaxamento antes de uma apresentação podem trazer muitos benefícios.

Antes da apresentação, procure se isolar por alguns minutos e fazer uma prática bem simples: RESPIRAR!

Enquanto a respiração curta e rápida alimenta a ansiedade, uma respiração lenta e profunda gera alterações absolutamente significativas no corpo humano, como:

  • Redução dos batimentos cardíacos e a pressão arterial.
  • Relaxamento muscular.
  • Sensação de tranquilidade e redução da ansiedade.
  • Oxigenação do cérebro para facilitar a conexão das ideias.

Assim, organize-se para ter esse tempo e evite correrias antes de falar.

Alongue-se e prepare o corpo para enfrentar o público com uma postura firme e relaxada.

Comentários

Comentários

Источник: https://www.blogsenacsp.com.br/medo-de-falar-em-publico/

Como perder o medo de falar em público? – Portal

Como perder o medo de falar em público

Saiba como perder o medo de falar em público

Saber se comunicar de forma eficaz é, sem dúvida, a busca de muitos profissionais que almejam se destacar na carreira ou segmento de atuação. Ter uma boa oratória é importante em inúmeras situações do dia a dia, desde a forma como lidamos com colegas e superiores no ambiente de trabalho até ao modo como atendemos o público ou cliente externo.

No artigo de hoje você vai conferir como vencer a fobia de falar na frente de outras pessoas com recomendações de sucesso e o coaching. É só continuar lendo!

5 dicas para falar em público com mais facilidade

Por mais comum que seja esta competência, nem todos possuem uma forma de comunicar bem desenvolvida. Nem todos os profissionais possuem o “dom da fala”, mas não há problemas, pois esta é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada. Quer saber como? Então, confira 5 dicas valiosas para  -aprender a se comunicar bem com uma audiência:

1 – Desenvolva a habilidade: esta é uma das dicas mais importantes para quem deseja se capacitar na arte de se comunicar. A melhor forma de aprender a falar com os outros é exercendo a habilidade no dia a dia de diferentes formas. Para isso, você pode:

  • Conversar sobre demandas e assuntos relacionados com os colaboradores;
  • Participar ativamente das reuniões na empresa, contribuindo com ideias inovadoras e soluções;
  • Trocar conselhos com profissionais mais experientes;
  • Ler livros sobre o assunto;
  • Pedir a opinião sobre sua evolução aos colegas de trabalho.

Ao colocar esta competência em prática diariamente, você permite que a comunicação flua de forma natural e, automaticamente, o medo passa.

2 – Domine o seu medo: esse sentimento é completamente normal, principalmente para quem é mais tímido.

O pulo do gato é nunca deixar que ele te domine a ponto de não permitir que você desenvolva essa competência tanto na sua vida profissional quanto pessoal. Lembre-se de que a melhor maneira de perder qualquer tipo de medo é enfrentando-o.

Neste caso, é se dispondo a falar em público, aperfeiçoando-se e treinando. Somente dessa forma, você constrói condições para alcançar uma comunicação bem desenvolvida e segura.

3 – Faça cursos de oratória: existem diversos cursos de comunicação disponíveis no mercado, como o de oratória. Com estes, você aprende diversas técnicas para se comunicar de forma clara e objetiva, além de maneiras de superar a timidez, o medo, a inibição, o nervosismo e a ansiedade.

4 – Prepare-se antecipadamente: outra recomendação essencial é sempre estar preparado antes de falar publicamente. Isso é a chave mestra da sua autonomia e segurança para se comunicar diante de muitas pessoas. E isso não é um bicho de sete cabeças.

Basta que, antes de fazer uma apresentação ou de participar de reuniões corporativas, você tenha um momento de preparação. Durante esse período, leia atentamente o material que você vai utilizar, já que ele servirá de apoio caso você esqueça o que vai falar ou de pontos importantes que precisam ser abordados durante seu discurso. Além disso, treine na frente do espelho.

Sem vergonha disso! É importante que você se sinta seguro o suficiente para provar a todos que domina o assunto.

5 – Linguagem corporal: é importante tomar cuidado com as gesticulações e a respiração, pois isso pode atrapalhar o seu desempenho.

O ideal é que você fale pausadamente, respire entre uma frase e outra e tome muito cuidado com as gírias e jargões. Outro ponto importante é a pontuação da redação que deve ser transmitida para a fala.

Para respeitar os sinais corretamente, lembre-se de que cada um deles é fundamental para que o público compreenda o que você está dizendo.

E você, quais outras dicas considera importantes para perder o medo de falar publicamente? Contribua deixando o seu comentário no final do texto! Aliás, para quem já quer uma super dica extra é só continuar lendo o texto!

A evolução do seu discurso

O coaching é um aliado excelente para quem está trilhando o caminho do aperfeiçoamento do discurso. O curso Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente forma de desenvolver esta e muitas outras habilidades.

Com material feito por profissionais altamente capacitados, o LCT transmite um conteúdo rico e que traz mudanças efetivas na sua vida pessoal e profissional.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o coachee (o aprendiz, no caso é você) aprende o que são e como trabalhar com os quadrantes da liderança; como reter colaboradores considerando talentos da empresa; como incentivar o comprometimento do time com as metas; e como criar uma nova filosofia para obtenção de resultados humanizados.

Dentro dos temas abordados, as 20 horas de curso ensinam profundamente a respeito do exercício do autoconhecimento, do autodesenvolvimento e da inteligência emocional; o equilíbrio da produtividade e da qualidade; como gerenciar prioridades; com um feedback assertivo deve ser; o balanço saudável da vida pessoal e da profissional;  o que é ouvir na essência; como se comportar diante de uma liderança situacional; e como fazer perguntas poderosas. Além, é claro, de como se comunicar com persuasão e eficiência para qualquer tipo de audiência.

Dois pontos interessantes para focarmos a respeito dos ensinamentos desse curso são o autoconhecimento e a inteligência emocional. O primeiro indica quais são as suas qualidades que podem ser fortalecidas; quais são as virtudes que ainda precisam ser despertadas; e quais são os seus pontos fracos que precisam ser desenvolvidos para se adequarem ao seu cotidiano ou até mesmo eliminados.

Já a inteligência emocional, é a combinação da sabedoria que você adquire sobre si mesmo com o gerenciamento dos seus sentimentos. O objetivo dessa prática é que você consiga exercer suas emoções em pensamentos, discursos e atitudes de modo adequado com cada situação que está vivendo. Esse aprendizado contribui positivamente com o seu estado emocional na hora de falar em público.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Após a conclusão bem sucedida do curso, você se torna ainda mais capaz de administrar um time que realmente é comprometido com o alcance de resultados; colaborar com os índices positivos da qualidade de vida no trabalho e clima organizacional; mais criatividade para solucionar problemas de alta complexidade; mais facilidade em disseminar a cultura organizacional; e muitos outros benefícios essenciais para o seu amadurecimento profissional e pessoal.

Gostou da formação? Então é só navegar pelo site do IBC para saber mais a respeito dela. Se quiser, também pode entrar em contato com um dos nossos atendentes.

Agora que você já tem dicas de como perder o medo de falar em público, que tal começar a praticar? Mais do que isso, que tal continuar investindo nos seus estudos e iniciando sua formação em coaching? Boa sorte!

Aproveite para compartilhar esse artigo com o seu amigo que tem dificuldade de falar em público!

Copyright: 1170155062 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightpoet

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Источник: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/como-perder-medo-falar-publico/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: