Como usar a água e o limão para soltar o intestino

Limão Prende ou Solta o Intestino?

Como usar a água e o limão para soltar o intestino

Utilizado em temperos, no preparo de sucos e até em receitas como bolos, tortas, sorvetes, picolés, brigadeiros, pudins, mousses e geleias, o limão pode ser considerado um alimento bastante popular. Mas será que o consumo de limão prende ou solta o intestino?

  Continua Depois da Publicidade  

Os benefícios da fruta não estão restringidos às suas utilidades culinárias.

Rico em água, o limão ainda é fonte de nutrientes como proteínas, carboidratos, fibras, gorduras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

  • Veja mais: Benefícios do limão para a saúde e boa forma.

E a fruta está associada a benefícios como o auxílio ao combate a doenças cardiovasculares e a contribuição com a prevenção da anemia, além de poder ajudar a prevenir o desenvolvimento de cálculos renais.

Limão prende ou solta o intestino?

Mas quando utilizamos o limão para temperar, bebemos uma limonada ou comemos uma das receitas que levam o alimento, não pensamos em como ele pode afetar a saúde do nosso intestino. Por exemplo, você saberia dizer se o limão prende ou solta o intestino?

Fruta pode auxiliar a combater a prisão de ventre

Vamos começar então nossa análise pelo intestino preso. A prisão de ventre é classificada como a irregularidade ou dificuldade da movimentação intestinal. Entre os seus sintomas, encontram-se a incapacidade de passar gases ou fezes e o desconforto no abdominal inferior.

A mistura da água com o suco do limão espremido pode ajudar a soltar um pouco o intestino. Enquanto a água age como um lubrificante natural que suaviza as fezes e promove a evacuação dos intestinos, a fruta contém um alto teor de ácido que trabalha na movimentação do sistema digestivo.

O ácido cítrico encontrado na composição do limão atua como um estimulante para o sistema digestivo e pode ajudar a eliminar toxinas e substâncias que não tenham sido digeridas e possam ter permanecido nas paredes do cólon.

E graças ao fato da estrutura atômica do suco proveniente do limão ser similar à dos sucos digestivos encontrados no estômago, ele estimula o fígado a produzir a bile, que ajuda os alimentos a serem mantidos em movimento no corpo e no trato gastrointestinal de maneira suave.

Para quem sofre com intestino preso, é bom tomar um copo de água morna com limão espremido (ou apenas gotas mesmo). Isso contribui com o reflexo do esvaziamento intestinal por meio da irritação da mucosa e da estimulação do chamado movimento peristáltico, que causa a vontade de eliminar as fezes.

  • Veja mais: 10 benefícios de tomar água com limão todos os dias.

O médico e diretor do Serviço do Aparelho Digestivo do Centro Médico Teknon, em Barcelona, Fermín Mearim também explicou como a mistura entre água morna e limão pode ajudar a combater a prisão de ventre.

  Continua Depois da Publicidade  

A explicação é que a mistura auxilia o intestino a se movimentar. O médico explicou que isso acontece graças ao chamado efeito gastrocólico, que ocorre quando um alimento ou bebida entra no estômago, principalmente se estiver quente, e faz com que o cólon se movimente, favorecendo assim a defecação.

Entretanto, o médico também alertou que para as pessoas que sofrem de azia, a acidez do limão pode resultar em uma irritação.

Receitas de água de limão

Agora que já entendemos se o limão prende ou solta o intestino e vimos como ele pode contribuir com o combate à prisão de ventre, que tal aprendermos algumas receitas de água de limão?

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 copo de água potável;
  • Metade de um limão.

Modo de preparo:

  1. Encher o copo com a água e espremer o suco da metade do limão;
  2. Mexer bem a mistura. Recomenda-se tomar a água de limão de estômago vazio e antes de dormir para que a mistura solte a matéria fecal ao longo da noite de sono.

Receita 2

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 100 ml de água morna;
  • Metade de um limão.

Modo de preparo:

  1. Encher um copo com os 100 ml de água morna e espremer o suco da metade do limão no recipiente;
  2. Mexer bem e ingerir logo em seguida, preferencialmente em jejum, de 15 a 30 minutos antes de comer alguma coisa e sem adicionar açúcar ou qualquer tipo de adoçante.

Atenção

Caso você sofra com a prisão de ventre há certo tempo e nenhum tipo de receita tenha dado resultado para aliviar o problema, inclusive aquelas que levam o limão, é importante que você busque ajuda de um médico para verificar o que deve ser feito para melhorar a sua saúde digestiva.

Além disso, o consumo frequente de suco de limão ao longo do tempo pode causar uma corrosão em parte da camada exterior do esmalte do dente. É importante que não se escove os dentes logo após tomar uma limonada ou uma mistura dessas de água com limão. Beba água para limpar os dentes e espere pelo menos 20 minutos.

Você imaginava que o consumo de limão prende ou solta o intestino? Já o utilizou a fim de melhorar a prisão de ventre? Comente abaixo!

(37 votos, média: 4,08 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/limao-prende-ou-solta-o-intestino/

8 laxantes naturais para incluir no seu cardápio e combater a constipação

Como usar a água e o limão para soltar o intestino

Foto: iStock

A constipação é um sintoma gastrointestinal que ocorre quando nosso sistema digestivo não está funcionando corretamente.

É o que popularmente chamamos de prisão de ventre ou intestino preso, quando alguém tem apenas entre 2 ou 3 evacuações por semana. Se for algo que causa dor, o problema é ainda mais sério.

Mas há coisas simples que podem ser feitas no dia a dia para evitar que isso aconteça e fazer com que o intestino volte a funcionar normalmente. Um exemplo é cuidar melhor da alimentação, optando por itens que são considerados laxantes naturais.

Veja uma lista de alimentos que têm os mesmos efeitos que os medicamentos laxantes, não prejudicam o organismo e não precisam de prescrição médica para serem consumidos.

1. Água de coco

Foto: iStock

Além de ser refrescante, pode reabastecer os minerais do corpo. Por isso que é uma bebida recomendada para as estações quentes. Entre as suas propriedades estão: elimina o excesso de álcool que se acumula no corpo; aumenta o número de plaquetas e fortalece o sistema imunológico; limpa o trato urinário e atua como um lubrificante no corpo; funciona como um laxante que purifica o sangue.

2. Vinagre de maçã

Foto: iStock

As maçãs destacam-se entre as outras frutas devido à pectina, substância que é responsável por estimular os tecidos no intestino. Por isso são ótimas para combater a constipação. A dica é adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã em alguma bebida que você goste. E também comer maçãs, porque o seu conteúdo de fibra faz funcionar o sistema digestivo.

3. Aloe vera

Foto: iStock

Em seu estado bruto, o aloe vera (ou babosa) pode atuar como um poderoso laxante por conter antraquinona, substância que aumenta o conteúdo líquido no intestino e remove as partículas que se acumulam no trato digestivo. Algumas gotas na água ou outra bebida são suficientes.

4. Chia e linhaça

Foto: iStock

As sementes de chia têm um alto teor de fibras que é excelente para combater a constipação. E as sementes de linhaça não só fornecem ômega-3, como também têm ácido alfa-linolênico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e elimina o excesso de gordura. Ao consumir essas duas sementes é importante beber muita água.

5. Café

Foto: iStock

O café melhora a digestão e ajuda a combater a constipação. Cada vez que um alimento é ingerido o organismo libera os hormônios gastrina e colecistoquinina, responsáveis pelo movimento intestinal. Com o café estes hormônios se multiplicam, fazendo com que as fezes possam sair do corpo mais rapidamente.

6. Bicarbonato de sódio

Foto: iStock

É a substância responsável por garantir que o ar circule rapidamente através do sistema digestivo. Reduz cólicas intestinais, dores de estômago e neutraliza o ácido, ajudando a soltar as fezes e limpando o cólon. A melhor forma de consumir o bicarbonato é adicionando uma colher de sopa em um copo de água quente. Misture e beba rapidamente, repetindo o processo durante as manhãs por 3 dias.

7. Ameixas

Foto: iStock

As ameixas contêm uma substância chamada pectina, que funciona de forma semelhante à fibra, pois limpa o excesso de gordura e colesterol. Comer ameixas secas é um ótimo truque para combater a constipação. Dica: deixe 3 ameixas secas mergulhadas em um copo de água durante toda a noite e beba a água de manhã com o estômago vazio. Repita o processo por 3 dias.

8. Legumes

Foto: iStock

Comer vegetais crus também é recomendável para combater a constipação, especialmente os vegetais orgânicos, que produzem os melhores efeitos, pois são ricos em fibras e aceleram o metabolismo. Algumas das melhores opções são: alho, repolho, cebola, beterraba, brócolis, espinafre, aspargos, alcachofra, entre outros. A quantidade diária recomendada é de 5 porções.

Além desses alimentos, há outras atitudes no dia a dia que também são benéficas ao funcionamento do organismo, como praticar no mínimo 30 minutos de exercícios (andar, correr, dançar) e tomar pelo menos dois litros de água diariamente. Também é importante nunca forçar ou interromper a defecação.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/laxantes-naturais/

Água de berinjela: como fazer e quais seus benefícios

Como usar a água e o limão para soltar o intestino

A berinjela é rica em fibras, antioxidantes, minerais, vitaminas e tem poucos carboidratos, sendo muito utilizada em dietas de emagrecimento.

Esse legume é composto por 90% de água! “Nossa, tanta água assim?” Sim, e a boa notícia é que a água de berinjela tem muitos nutrientes que fazem bem para o organismo, pois é rica em vitamina A, vitamina B, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, além de minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Você também pode acrescentar algumas fatias de berinjela em uma jarra com água e fazer sua própria água de berinjela.

Confira mais detalhes sobre os benefícios da água de berinjela:

  • O que é vitamina C e qual sua importância

Imagem editada e redimensionada de Charles

Previne o câncer

A berinjela tem a cor roxa por causa da presença de antioxidantes, entre eles as antocianinas, proantocianidinas e os flavonoides – esses últimos atuam no organismo diminuindo as ações dos radicais livres que atacam as células, prevenindo o organismo do envelhecimento precoce e protegendo-o contra o câncer.

Controla a diabetes

Pessoas que têm diabetes precisam ter uma alimentação rica em fibras, pois elas retardam a velocidade da digestão e a absorção da glicose no sangue é mais lenta.

A cada 100 gramas de berinjela, 2,9 gramas são de fibras – ao tomar a água de berinjela, estas fibras criam uma “capa” em volta da comida ingerida e dificultam que o organismo absorva o açúcar.

Além disso, a água de berinjela também desintoxica o organismo.

Ajuda na digestão

A água de berinjela é benéfica para quem tem prisão de ventre, pois o seu alto teor de fibras regula o intestino e melhora a digestão. Devido ao seu efeito diurético, a água de berinjela também ajuda a aliviar a retenção de líquidos, sendo uma aliada de quem quer emagrecer.

Reduz a celulite

Os furinhos da celulite são inflamações nas células causadas pela ingestão de alimentos gordurosos – a água de berinjela funciona como um anti-inflamatório que reduz as celulites.

Protege o coração

A antocianina presente na casca da berinjela reduz o colesterol ruim do sangue. As fibras alimentares solúveis diminuem a absorção de colesterol pelo intestino e os flavonoides impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação chamada de aterosclerose, que forma placas nas paredes dos vasos do coração.

Água de berinjela emagrece?

A água de berinjela com limão acelera o metabolismo, desintoxica o fígado e combate a fome. Ao passar um tempo de molho na água, a berinjela libera uma substância chamada saponina, que ajuda a destruir a gordura corporal.

No entanto, para conseguir emagrecer mesmo é necessário consumir pelo menos três copos de água de berinjela antes das refeições principais, seguir uma dieta balanceada e pouco calórica, além de fazer exercícios para ajudar nos resultados.

(E não se esqueça de que o primeiro passo para emagrecer e manter uma vida saudável é mudar os seus hábitos alimentares, consumindo uma maior quantidade e variedade de alimentos naturais. Confira sete dicas de alimentação saudável e sustentável.)

Previne a gordura abdominal

Por conter saponina, a berinjela funciona como um detergente em nosso organismo, rompendo as moléculas de gordura do sangue e impedindo o organismo de absorvê-las.

As fibras alimentares solúveis presentes na casca da berinjela formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, dando a sensação de saciedade por um tempo maior e reduzindo a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

Modo de preparo

  • Limpe a berinjela, lavando-a com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã para remover o máximo possível de impurezas tóxicas;
  • Após a aplicação do vinagre (pode ser outro tipo se não encontrar o de maçã), enxágue bem a berinjela para sair o gosto do que foi utilizado para a limpeza;
  • Corte a berinjela em rodelas de mais ou menos 1 cm e meio – não retire a casca pois nela existem muitos nutrientes importantes;
  • Adicione cada rodela à jarra ou garrafa. Depois de colocar todas, adicione 1 litro de água;
  • Após seguir estes passos, a água de berinjela deve ficar descansando na geladeira durante a noite toda (recomenda-se fazer a água antes de deitar).
  • É só consumir

Obs: Você pode adicionar limão à água de berinjela, pois além de também ter muitas vitaminas importantes, potencializa as propriedades da água de berinjela, fazendo com que os resultados de seu consumo sejam maiores. Saiba mais na matéria: “Água com limão: usos e benefícios”. Fontes: Step to Health, Stress, Medical News today

Veja também:

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu email. Comunicar erro

Источник: https://www.ecycle.com.br/5467-agua-de-berinjela

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: