Expectorante natural de cebola para tosse com catarro

Remédios caseiros para Tosse com Catarro

Expectorante natural de cebola para tosse com catarro

Bons exemplos de remédios caseiros para tosse com catarro é o xarope preparado com cebola e alho ou o chá de malva com guaco, por exemplo, que também apresenta excelentes resultados.

Porém, estes remédios não substituem os medicamentos indicados pelo médico, embora sejam úteis para complementar o seu tratamento.

 Para que sejam mais eficazes, podem ser adoçados com mel porque este ingrediente também ajuda a eliminar os vírus e bactérias do organismo.

No entanto, bebês com menos de 1 ano de idade e pessoas diabéticas não devem tomar mel e por isso podem tomar sem adoçar ou adicionar adoçante.

Além disso, mulheres grávidas devem optar por inalações e óleos essenciais que podem ser aplicados na pele, porque o uso de certos chás é contraindicado na gravidez devido a ausência de estudos científicos que comprovem sua eficácia e segurança durante esta fase. Também é importante saber que alguns óleos essenciais são contra-indicados na gravidez e, por isso, só devem ser usados depois de autorizados pelo médico.

Algumas receitas caseiras que podem ser usadas para combater a tosse com catarro são:

Erva medicinalPorque é indicadaComo fazer
Chá de hibiscoDiurético e Expectorante, ajuda a soltar o catarroColocar 1 colher de hibisco em 1 litro de água e ferver. Tomar 3 vezes ao dia.
Chá de vassourinha-doceExpectoranteColocar 20g da erva em 1 litro de água fervente. Repousar 5 minutos e coar. Tomar 4 vezes ao dia.
Suco de laranjaTem vitamina C que fortalece o sistema imune1 laranja, 1 limão, 3 gotas de extrato de própolis. Tomar 2 vezes ao dia.
Chá de erva-doceExpectoranteColocar 1 colher de chá de erva-doce em 1 xícara de água fervente. Tomar 3 vezes ao dia.
Inalação de eucaliptoExpectorante e AntimicrobianoColocar 2 gotas do óleo essencial de eucalipto numa bacia com 1 litro de água quente. Inclinar sobre a bacia e inalar o vapor.
Óleo de PinheiroFacilita a respiração e solta o catarroAplicar 1 gota do óleo no peito e esfregar suavemente até que seja absorvido. Usar diariamente.
Chá de funchoÉ diurético e expectoranteColocar 1 colher de chá de funcho em 1 xícara de água fervente. Tomar 3 vezes ao dia.

1. Xarope de cebola e alho

O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.

Ingredientes

  • 3 cebolas médias raladas;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • Suco de 3 limões;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de mel.

Modo de preparo

Numa panela colocar as cebolas, o alho, o suco de limão e o sal. Levar para aquecer em fogo baixo e juntar com o mel. Coar e tomar 3 colheres do xarope 4 vezes ao dia.

2. Chá de malva e guaco

O remédio caseiro para tosse com catarro com malva e guaco provoca um efeito calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro e a falta de ar. Além disso, as propriedades do guaco tornam as secreções mais líquidas, sendo mais fácil retirar o catarro preso na garganta e pulmões.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de malva;
  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas de guaco;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo

Colocar as folhas de malva e guaco para ferver juntamente com a água. Depois de ferver, desligar o fogo e tampar por 10 minutos. Ao fim desse tempo, misturar com o mel e beber uma xícara de chá 30 minutos antes das principais refeições. Este chá só deve ser tomado a partir de 1 ano de idade, sendo que nas crianças mais novas são recomendadas inalações de vapor de água.

3. Chá de cana-de-macaco

O remédio caseiro para tosse com catarro com cana-de-macaco possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que ajudam a reduzir o catarro, além de melhorar o bem-estar. Veja mais benefícios da cana-de-macaco.

Ingredientes

  • 10 g de folhas de cana-de-macaco;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes para ferver durante 10 minutos. Depois deixar esfriar, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia.

Para complementar estes remédios caseiros, é recomendada beber bastante água para ajudar a fluidificar as secreções mais espessas. Além disso, também se pode realizar a inalação de eucalipto para ajudar a abrir os brônquios e a soltar o catarro. Conheça outros remédios caseiros para eliminar o catarro.

Veja outros remédios caseiros para tosse, no vídeo a seguir:

Источник: https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-catarro/

Aliviar a tosse com 5 remédios caseiros e naturais

Expectorante natural de cebola para tosse com catarro

A tosse é um mecanismo de defesa do corpo produzido diante do ataque de vírus e bactérias ou da presença de agentes estranhos nas vias respiratórias.

Ocorre de forma brusca devido a um esvaziamento explosivo de ar dos pulmões e, na maior parte das vezes, vem acompanhada de fleumas e inflamação.

Neste artigo, falaremos sobre 5 remédios caseiros com cebola para aliviar a tosse.

Apesar de não ser recomendável segurá-la, visto que é a forma de eliminar o excesso de muco, muitos procuram controlá-la porque costuma ser incômoda e dolorosa.

Por sorte, existem muitos métodos naturais que, por suas propriedades, ajudam a aliviar a tosse sem causar efeitos secundários indesejados.

Dentre estes encontramos vários remédios à base de cebola, cujos compostos antibióticos, expectorantes e anti-inflamatórios aceleram a recuperação desta condição.

Hoje queremos compartilhar os 5 melhores para que você não deixe de prepará-los quando estiver passando por este incômodo sintoma. Confira!

1. Chá de cebola e alho para aliviar a tosse

Uma bebida quente de cebola e alho oferece um extra de nutrientes essenciais ao corpo para melhorar sua resposta imunológica frente aos vírus e bactérias.

Estes ingredientes têm efeitos expectorantes que facilitam a expulsão do catarro para conseguir um alívio rápido da tosse.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 1 alho cru
  • 1/2 cebola

Como preparar?

  • Coloque as duas xícaras de água para ferver e, enquanto não ferve, pique o alho cru e a cebola.
  • Quando a água estiver pronta, retire-a e coloque-a em uma jarra junto com os dois ingredientes picados.
  • Deixe que repouse durante 20 minutos, coe e consuma.
  • Tome uma xícara pela manhã e outra antes de dormir.

2. Xarope de cebola e mel para aliviar a tosse

Um xarope natural de cebola e mel concentra substâncias antibióticas e expectorantes que ajudam a controlar a tosse seca e o catarro.

Ambos os ingredientes reduzem a irritação da garganta e promovem a limpeza das vias respiratórias para aliviar a congestão.

3. Suco de cebola e limão contra a tosse

O suco natural da cebola, combinado com um pouco de limão, pode reduzir a inflamação das vias respiratórias e controlar sintomas como a congestão e a tosse.

Estes dois ingredientes controlam o crescimento viral e bacteriano, e atuam de forma direta sobre a infecção para evitar complicações.

4. Suco de alho, cebola e cenoura

O suco de alho, cebola e cenoura é uma bebida de alta qualidade nutricional, cujas propriedades freiam os sintomas das infecções respiratórias, incluindo a tosse.

Seu consumo alivia a garganta, limpa os pulmões e estimula a eliminação das toxinas que impedem uma recuperação rápida.

Por sua vez, é uma boa solução para evitar a acumulação de colesterol nas artérias, visto que oferece fibras e substâncias antioxidantes.

5. Cataplasma de cebola

Os cataplasmas com cebola são outra forma útil de aliviar a tosse e a irritação das vias respiratórias.

Os compostos voláteis deste vegetal exercem um efeito analgésico e calmante que é eficaz para o tratamento da gripe, dos resfriados e da bronquite.

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: