Farelo de trigo: o que é, benefícios e como usar

Quinoa faz bem para o intestino? Conheça 8 benefícios da semente

Farelo de trigo: o que é, benefícios e como usar

A quinoa (Chenopodium quinoa Willd) é um tipo de semente comestível originária da América do Sul e cultivada há cerca de 5 mil anos. Ela pode ser encontrada nas cores branca, preta ou vermelha.

Quando cozida, fica macia e com um leve sabor de nozes. É uma excelente fonte de proteínas e fibras. Além disso, possui magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes.

A semente fornece, ainda, os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.

Em 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Ano Internacional da Quinoa para divulgar o potencial do alimento. Bastante versátil, o cereal pode ser ingrediente de diversas receitas e consumido por quem quer perder peso, diabéticos, vegetarianos, idosos e atletas. Veja detalhes dos benefícios.

1. Faz bem para os músculos

A quinoa apresenta um elevado teor de proteínas e aminoácidos essenciais (lisina, isoleucina e treonina), nutrientes que constituem as proteínas e são importantes para a regeneração dos tecidos.

As proteínas ajudam na formação e na manutenção dos músculos, além de participarem do mecanismo de reparação das pequenas lesões que ocorrem nas fibras musculares durante a prática de exercícios físicos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quinoa é uma fonte de proteínas semelhante ao leite.

Cerca de 100 g da semente possui 14 g de proteínas (mais ou menos a mesma proporção obtida em 2 copos de leite integral).

2. Protege os ossos

A quinoa apresenta boas quantidades de fósforo, magnésio e cálcio, minerais essenciais para a saúde óssea, principalmente em mulheres pós-menopausa. Além disso, contém o aminoácido lisina, que contribui bastante para o fortalecimento dos ossos, pois ajuda na absorção de cálcio.

Altamente antioxidante, o alimento é fonte de vitaminas C e E e de flavonoides como quercetina e kaempferol, um combo que garante a manutenção do sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra doenças.

4. Melhora o funcionamento do intestino

Isso porque ela é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para a formação e eliminação do bolo fecal e acabam ajudando na manutenção da saúde geral do organismo e no processo de emagrecimento.

5. Pode prevenir anemia

Devido à quantidade de ferro presente na quinoa, seu consumo pode diminuir o risco de anemia ferropriva, que ocorre devido a uma deficiência do mineral no organismo. O ferro é responsável pela produção dos glóbulos vermelhos. A quinoa possui cerca de 5 mg de ferro em cada 100 g.

6. Faz bem para quem tem diabetes

O índice glicêmico do cereal é baixo, ou seja, ele libera energia aos poucos e não provoca picos de açúcar no sangue. Portanto, seu consumo regular contribui para controlar os níveis de glicose no organismo, o que é favorável para diabéticos.

7. Alternativa para celíacos

Pessoas intolerantes ao glúten (celíacos), uma proteína presente no trigo e seus derivados, apresentam sintomas como diarreia, dor no abdômen e outros desconfortos gástricos ao consumir esses alimentos. A quinoa não possui glúten e pode substituir a farinha de trigo em diversas receitas doces e salgadas.

8. É uma opção saudável para vegetarianos

Para quem não come carne, a quinoa pode ser uma ótima alternativa por conta do ferro e das proteínas presentes. Um dos principais desafios dos vegetarianos é encontrar alimentos que contenham esses nutrientes, essenciais para evitar problemas de saúde.

Benefícios em estudo

– Diminui o colesterol: quando associada a uma alimentação saudável, a quinoa pode ajudar na regulação das triglicérides, pois é fonte de fitosterois e ômegas 3 e 6.

Sabe-se que as proteínas encontradas no cereal podem aumentar a capacidade do ácido biliar no estômago de absorver melhor a gordura do organismo.

Um estudo divulgado na revista Plant Foods for Human Nutrition comprovou que ratos que consumiram um alto nível de frutose e foram alimentados com uma dieta com quinoa reduziram seu colesterol ruim em 57%. Ainda são necessárias pesquisas em humanos para comprovar esse benefício.

– Afasta doenças cardíacas: de acordo com uma pesquisa, a semente de quinoa possui grandes quantidades de flavonoides que podem diminuir a mortalidade por doenças cardíacas.

Além disso, um trabalho divulgado no European Journal of Nutrition mostrou que a quinoa produz níveis mais baixos de ácidos graxos livres e concentrações de triglicerídeos, o que reduz o risco de doenças cardíacas.

– Pode controlar diabetes e hipertensão: pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) avaliaram dez grãos andinos processados termicamente em laboratório, entre eles a quinoa, e descobriram que ela auxilia no controle da diabetes tipo 2 e da hipertensão associada devido à presença do antioxidante quercetina.

Ajuda a emagrecer?

A quinoa pode ser considerada coadjuvante no processo de perda de peso porque contém boa quantidade de proteínas e fibras, que auxiliam no prolongamento da saciedade.

Seu consumo regular pode diminuir a quantidade de carboidratos refinados como arroz e macarrão, que, em excesso, levam ao acúmulo de gordura no corpo. É importante salientar que nenhum alimento, sozinho, tem o poder de eliminar peso.

O ideal é que o indivíduo tenha um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada aliada a prática de atividade física regular.

Como consumir

A quinoa é versátil e pode ser incluída de diversas maneiras na alimentação. A farinha, por exemplo, vai bem quando acrescentada em shakes e sopas, além de entrar no lugar da farinha de trigo na preparação de pães, bolos e cookies. O cereal cozido substitui o arroz comum e o trigo na receita de tabule. Em flocos, o ingrediente vira acompanhamento para salada de frutas e vitamina.

O cereal também é uma opção para quem não consome carne — o hambúrguer de quinoa costuma fazer sucesso entre veganos e vegetarianos, podendo acompanhar saladas e sanduíches. A quantidade recomendada para aproveitar os benefícios é consumir no mínimo 2 colheres de sopa por dia.

Contraindicações

Por possuir fitatos, o consumo em excesso de quinoa pode diminuir a absorção de alguns minerais dos alimentos, como zinco e ferro. Por isso, é necessário que o cereal seja lavado antes do cozimento, que deve levar cerca de 15 minutos.

As fibras podem provocar flatulência, inchaço abdominal e dores no estômago — mas isso só acontece se for ingerida em grandes quantidades.

É bastante raro, mas a quinoa pode causar reação alérgica em pessoas sensíveis a outros grãos, como trigo e arroz.

Fontes: Regina Stikan Carrijo, coordenadora de nutrição do Hospital Santa Catarina; Janainna Mazelli, nutricionista do Hospital Sírio-Libanês; Camila Carvalho, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; e Wellington Rodrigues, professor do curso de nutrição do Centro Universitário FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas).

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/03/quinoa-ajuda-no-funcionamento-do-intestino-conheca-8-beneficios-da-semente.htm

Farelo de trigo: conheça seus benefícios e inclua-o no cardápio

Farelo de trigo: o que é, benefícios e como usar

Foto: Thinkstock

Promete reduzir o colesterol, ajudar no emagrecimento, favorece o intestino e aumenta o período de saciedade. O farelo de trigo, embora seja um alimento dispensável por muitas mulheres, pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde, desde que consumido com orientações especializadas.

“Trata-se de uma película externa do grão de trigo (casquinha do grão) e é constituído por fibras insolúveis que exercem funções muito importantes no nosso organismo. É um alimento que contém pouca caloria, auxiliando também no emagrecimento”, explica Gustavo Vilela, médico hematologista.

Benefícios do farelo de trigo

Intestino saudável: Para quem sofre com o problema de intestino preso, consumir o farelo pode auxiliar no desconforto abdominal e na limpeza intestinal. “Ele auxilia na limpeza do intestino, eliminando toxinas fecais de modo mais eficaz”, indica Vilela.

Ele ainda pode prevenir doenças. “Além disso, seu consumo evita o surgimento de inflamações gastrointestinais”, acrescenta Maria Fernanda Pio, nutricionista esportiva à frente da equipe MPIO.

Emagrece: Quando ingeridas, as fibras presentes no farelo ‘incham’ em contato com a água, aumentando o período de saciedade. “Conseqüentemente, podem colaborar para controlar o apetite e o emagrecimento em um programa apropriado de reeducação alimentar e atividade física”, diz Vilela.

Saúde em dia: O farelo também pode ser uma arma interessante para reduzir o colesterol, pois é responsável também pela diminuição da absorção de gorduras no intestino. “Ele reduz os níveis de açúcar e colesterol no sangue e pode prevenir o surgimento de doenças crônicas”, avalia Maria.

Como incluir o farelo de trigo nas receitas

Foto: Thinkstock

Por não ter um sabor característico, o ideal é usá-lo como auxiliar na preparação de pratos. “Você pode adicionar nas receitas de biscoitos, pães, sopas, bolos, tortas, sucos, vitaminas e feijão, por exemplo, sem alterar o gosto das preparações”, comenta Vilela.

Porém, a ingestão diária consumida deve ser de até 3 colheres de sopa, já que a quantidade de fibras recomendada por uma pessoa adulta é de aproximadamente 30g. “Quem consome farelo precisa se lembrar de beber bastante água, já que a quantidade de fibras pode causar o ressecamento do bolo fecal”, alerta o médico.

Cuidado: há contraindicação

Assim como certos alimentos, o farelo de trigo deve ser evitado por pessoas celíacas, já que contém glúten em sua composição.

“Pessoas com obstrução do trânsito intestinal, ou com dificuldade de absorção intestinal, quadros inflamatórios intestinais ou abdominais agudos, por exemplo: apendicite, e indivíduos desidratados, com dificuldade para engolir ou produzir saliva devem evitar o consumo”, recomenda Vilela.

4 receitas com farelo de trigo

Foto: Thinkstock

Você pode encontrar o farelo de trigo tanto em supermercados quanto em casas de produtos naturais ou sites especializados. Confira dicas de receitas sugeridas pelos especialistas e prepare já para sua família!

1. Bolo de cenoura integral

Ingredientes

  • 1 cenoura grande
  • 2 ovos caipiras/orgânicos
  • 1 xícara de biomassa de banana verde fresca
  • 1 xícara (chá) de açúcar de coco
  • 2 xícaras (chá) de farinha de arroz
  • 3/4 de xícara (chá) de farelo de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Obs: não leva óleo.

Modo de Preparo

No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o açúcar e a biomassa. Coloque numa tigela e misture a farinha, a fibra e o fermento, batendo bem. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada com a farinha de arroz. Leve para assar em forno médio (180º) por +/- 40 minutos ou até que esteja firme.

2. Pão integral

Ingredientes

  • 230g de farinha de centeio integral
  • 330g de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sobremesa de linhaça
  • 2 colheres de sobremesa de sementes de girassol
  • 1 colher de sopa de farelo de trigo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal
  • 25g de fermento de fresco
  • 400 ml de água
  • Leite
  • Sementes de gergelim para decorar

Modo de Preparo

Dissolver o fermento na água morna, adicionar o azeite e voltar a mexer. Numa tigela grande, colocar as farinhas, o sal e as sementes. Adicione a água com o fermento dissolvido.

Depois, misture tudo com a ajuda de um garfo, e deite a massa na bancada, que deve estar enfarinhada, e amasse até esta se descolar das mãos. Faça uma bola com a massa e depois, um corte em cruz. Coloque num tabuleiro, tape com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume.

Pincele com o leite e decore com as sementes. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35 minutos.

3. Bolo de Fibras

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de farelo de trigo
  • 12 colheres de sopa de aveia
  • 6 ovos
  • 6 potes pequenos de iogurte desnatado
  • Essência de baunilha
  • Adoçante para forno e fogão (opcional)
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de sobremesa de fermento biológico em pó

Modo de Preparo

Misture o farelo de trigo, a aveia, as gemas, os iogurtes, a essência de baunilha e o adoçante (opcional). Bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Junte todos os ingredientes e coloque em uma forma, levando ao forno pré-aquecido a 190 graus durante aproximadamente 30 minutos, até dourar.

4. Pão de farelo de trigo

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 iogurte natural desnatado
  • 10 colheres de sopa de leite em pó desnatado
  • 10 colheres de sopa de farelo de trigo + gérmen de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico em pó
  • 1 colher de chá de orégano (opcional)

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em seguida, misture todos os ingredientes, com exceção do fermento, em uma vasilha. Após mexer bem, acrescente o fermento.

Despeje a massa em uma forma retangular untada com óleo (tirar o excesso com papel toalha), ou em uma forma de silicone (não é necessário untar nesse caso).

Dica: para o pão ficar bonito, espalhe a massa com a ajuda de uma espátula, deixando a massa lisinha.

Asse por 30 minutos em forno médio, sempre observando para não deixar o pão queimar. Como o pão não tem conservantes, é recomendado que se consuma em até 3 dias. Ele pode ser congelado, bastando que se leve ao micro-ondas por alguns segundos ou asse no forno para descongelar.

Escolha uma das receitas e prepare com sua família! Além de consumi-las bem quentinhas aproveitando o sabor enriquecido, você trará inúmeros benefícios ao corpo!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/farelo-de-trigo/

Farelo de Trigo Engorda ou Emagrece?

Farelo de trigo: o que é, benefícios e como usar

As farinhas e extratos de alimento naturais muito têm sido utilizados nas refeições de dietas. Os sucos, frutas e os iogurtes são as opções favoritas para uma boa combinação de farinhas com diferentes benefícios. A contribuição desses farelos são postos a teste, já que há diversas afirmativas tendenciosas que envolvem as suas funcionalidades.

O farelo de trigo pode ser combinado com diversos outros alimentos, mas saber qual a sua contribuição para a saúde e para o corpo pode ajudar você a controlar o seu peso e metabolismo.

Saiba um pouco mais sobre esse possível aliado da boa forma, fique por dentro se o farelo de trigo engorda ou emagrece, adicione-o em suas receitas, e o use a favor de seus objetivos.

  Continua Depois da Publicidade  

O Que é?

O farelo de trigo é preparado a partir da casca da planta de trigo.

Por ser submetido ao processamento, o alimento perde um grande percentual de vitaminas e nutrientes contidos em sua forma original.

O farelo de trigo pode ser comprado por porções de peso, em mercados ou em lojas de produtos naturais. Ele pode ajudar no controle dos níveis e colesterol bom e ruim, além de possuir poucas calorias.

Atentando para as intolerâncias, é recomendado que pessoas celíacas atentam para o consumo deste farelo, pois ele possui glúten, o que pode gerar reações adversas em casos particulares.

Informações nutricionais

Porção: 1 colher de sopa cheia (10g)

  • Energia: 20 calorias
  • Carboidratos: 5,8 g
  • Proteínas: 1,4 g
  • Gorduras: 0,4 g
  • Fibras: 3,8g

O farelo de trigo engorda ou emagrece?

Esse cereal é rico em nutrientes e pode ajudar muitas pessoas, se incorporado de forma prudente em uma dieta. Vale lembrar que um único alimento não pode determinar todas as calorias diárias consumidas, por isso, não devemos julgá-lo como prejudicial a toda perda ou ganho de peso.

O farelo de trigo engorda, se consumido em porções excessivas. O farelo de trigo possui número significativamente menor que uma porção de granola. Ao consumir 2 colheres e sopa de farelo de trigo, você estará adicionando apenas 80 caloria em sua refeição. Ele pode ser reconhecido como uma opção mais “magra” para as suas sobremesas.

Ele se torna ainda mais nutritivo se consumido sem açúcar. Se adoçado, pode comprometer sua contribuição para a perda de peso, resultando no efeito contrario. Independente se o farelo de trigo engorda ou emagrece, ele é capaz e oferecer minerais, como Fósforo, Manganês, Cobre, e ainda vitaminas, principalmente de complexo B.

Com menor percentual de gordura e proteínas, o farelo de trigo se destaca também por possuir maior quantidade de carboidratos que a aveia, mas essa não deve ser o centro das preocupações em uma dieta, já que ele pode contribuir como fonte de energia para os exercícios físicos e tarefas diárias. O farelo de trigo se difere da aveia também nos efeitos de saciedade, mas ambos agem positivamente para o funcionamento intestinal.

Indica-se consumir de 1 a 2 colheres de sopa de farelo de trigo por dia, ou o equivalente a 30 gramas de fibras por dia, sendo essa porção recomendada como não prejudicial à perda de peso. É fundamental atentar não só para as porções consumidas desse farelo, mas de todas as suas refeições, de um modo geral. O equilíbrio é sempre a medida certa para garantir saúde e boa forma.

Fibras

Este farelo é rico em fibras, o que auxilia no funcionamento intestinal, proporcionando uma melhor eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo, o que ajuda seu organismo a funcionar melhor.

As fibras solúveis e insolúveis desse farelo são muito importantes para aqueles que lidam com intestino preso. Consumindo-o, pode-se notar benefícios também com a eliminação de líquido retido, o qual ocasiona desconfortos e inchaços, principalmente na região abdominal.

É dito que ele pode agir significativamente para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, derrames e doenças cardiovasculares.

  Continua Depois da Publicidade  

O núcleo do farelo de trigo é a parte mais rica em fibras, e para desfrutar melhor destas, recomenda-se priorizar os grãos inteiros, em vez dos grãos refinados, assim ajudando positivamente na perda de peso.

Saciedade

Dizer que o farelo de trigo engorda ou emagrece pode gerar divergências, mas o que podemos dizer, é que ele pode oferecer saciedade por um maior período de tempo.

Dessa forma, se você adicioná-lo em uma refeição, provavelmente se sentirá satisfeito por um maior período de tempo, pelo menos até o horário da próxima refeição. É exatamente nesse aspecto que devemos destacar que o farelo e trigo não é o principal responsável pela perda de peso.

Ele é apenas um apoio que ajuda você a se sentir mais próximo de seus objetivos, já que se sentindo saciado, você consumirá menos calorias, e assim, esforçando-se para queimar mais calorias que consome, notará os benefícios na redução de suas medidas.

Ele não oferecerá um efeito milagroso que fará seu peso reduzir, na verdade, ele oferecerá uma contribuição significativa, a qual deve ser reconhecida, e preservada, sem exageros nos cardápios.

Como consumi-lo?

O farelo de trigo é adicionado em mingaus, iogurtes, saladas, leite, e até mesmo pães integrais.

Ele não pode agir isoladamente para a perda de peso, mas se adicionado às refeições características de uma dieta para controle de peso, ele pode beneficiar a perda de peso, já que pode dificultar a absorção de gorduras e açúcar.

Ele pode substituir outras farinhas refinadas, e que prejudicam o funcionamento metabólico. Ele pode ser adequado de acordo com os seus objetivos, ou seja, o farelo de trigo engorda ou emagrece, basta você administrar o uso aos seus objetivos.

Administrando uma pequena porção, você poderá desfrutar de benefícios para a perda de peso, se aumentar as dosagens, pode ganhar peso. O farelo de trigo emagrece, mas seus benefícios à saúde também devem ser reconhecidos, justificando assim a sua presença na alimentação, independente dos objetivos corporais.

Você pode acrescentar o farelo de trigo em vitaminas de seu café da manhã, combiná-lo com saladas de frutas nas colações, ou até mesmo combiná-lo com o tempero escolhido para a salada escolhida de suas principais refeições. É importante lembrar que, se deseja perder peso, as dosagens devem ser respeitadas, assim preservando os seus objetivos, levando você a reconhecer que o farelo de trigo emagrece.

Como usa o farelo de trigo em sua dieta? Tem alguma receita para compartilhar? Comente abaixo:

(31 votos, média: 3,94 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/farelo-de-trigo-engorda-ou-emagrece/

Benefícios do Farelo de Trigo

Farelo de trigo: o que é, benefícios e como usar
Conteúdos (clique para ver)

O farelo de trigo, um cereal rico em fibra dietética, é bom para o seu estômago e coração.

Farelo de trigo também protege contra o câncer de cólon. Pode ser comido como o cereal do pequeno almoço. Você também pode fazer muffins e panquecas com farelo de trigo!

Nós todos sabemos que a fibra é boa para a saúde, mas você sabe por quê?

Alimentos ricos em fibras reduzem suas chances de ter constipação ou diarréia. Basicamente, a fibra ajuda na digestão e mantém os problemas digestivos à distância.

Lembre-se de que os benefícios dependem do tipo de fibra que você come. Seu corpo reage de maneira diferente a diferentes tipos de fibras.

Existem 2 tipos de fibra: fibra solúvel e insolúvel. Farelo de trigo é uma fonte de fibra insolúvel que mantém você regular. Não é isso! Além disso, o farelo de trigo ajuda a diminuir os níveis de colesterol, mantém o açúcar no sangue sob controle, ajuda a perder e manter o peso e fortalece o sistema imunológico.

Continue lendo e conheça todos os benefícios do farelo de trigo para sua saúde.

O que é o farelo de trigo?

Um grão de trigo é composto de três partes: o farelo, o endosperma e o germe. O farelo é a camada externa dura do grão de trigo, que é repleto de nutrientes e fibras.

Durante o processo de moagem, ele é retirado do grão de trigo e se torna um subproduto. Com um sabor doce, pode ser usado para adicionar textura e um gosto encorpado ao pão, muffins e outros produtos assados.

Composição nutricional

O farelo de trigo é riquíssimo em nutrientes.

Uma porção de meia xícara (29 g) fornece (1):

  • Calorias: 63
  • Gorduras: 1,3 g
  • Gorduras saturadas: 0,2 g
  • Proteínas: 4,5 g
  • Carboidratos: 18,5 g
  • Fibra dietética: 12,5 g
  • Tiamina (vitamina B1): 0,15 mg
  • Riboflavina: 0,15 mg
  • Niacina (vitamina B3): 4 mg
  • Vitamina B6: 0,4 mg
  • Potássio: 343
  • Ferro: 3,05 mg
  • Magnésio: 177 mg
  • Fósforo: 294 mg

O farelo de trigo também possui uma quantidade razoável de zinco e cobre. Além disso, ele fornece mais da metade do valor diário (VD) de selênio e mais do que o VD de manganês.

Seu teor calórico é relativamente baixo, considerando todos os nutrientes que carrega. Meia xícara (29 g) de farelo de trigo contém apenas 63 calorias.

Os índices de gorduras totais, gorduras saturadas e colesterol também são baixos, além de fornecer uma boa quantidade de proteínas vegetais. São cerca de 5g de proteína em 29 g de farelo.

Indiscutivelmente, a característica mais impressionante do farelo de trigo é a sua quantidade de fibra. Meia xícara (29 g) fornece quase 13 g de fibra dietética, que corresponde a 43% do valor diário necessário.

Veja também:

21 Hábitos para uma Vida Saudável

Guia para dieta Gluten Free

10 coisas que você precisa saber sobre Vitamina D

O farelo no processo digestivo

O farelo de trigo oferece muitos benefícios para a sua saúde digestiva. É uma fonte concentrada de fibra insolúvel, que adiciona volume às fezes e acelera seu movimento pelo cólon.

Em outras palavras, a fibra insolúvel – presente no farelo de trigo – pode ajudar a aliviar ou prevenir a constipação e manter suas atividades intestinais regulares (2).

Além disso, estudos mostraram que o farelo de trigo pode reduzir os sintomas digestivos, como inchaço e desconforto, sendo mais eficaz no aumento do volume fecal do que outras formas de fibra insolúvel, como aveia e certas frutas e legumes (3, 4).

O farelo de trigo também é rico em prebióticos, que são fibras não digeríveis que atuam como fonte de alimento para as bactérias intestinais saudáveis, aumentando a sua quantidade, o que por sua vez promove a saúde intestinal (5).

Ajuda na prevenção ao câncer

Outro benefício do farelo de trigo para a saúde é o seu possível papel na prevenção de determinados tipos de câncer, um dos quais – o câncer de cólon – é o terceiro mais comum em todo o mundo (6).

Muitos estudos em humanos e camundongos ligaram a ingestão de farelo de trigo a um risco reduzido de câncer de cólon (7, 8, 9).

Além disso, o farelo de trigo mostrou dificultar o desenvolvimento de tumor no cólon de forma mais consistente, se comparado a outras fontes de grãos ricos em fibras, como o farelo de aveia (10).

O efeito preventivo do farelo de trigo em relação ao câncer de cólon é atribuído em parte a sua alta concentração de fibras, já que vários estudos associaram uma dieta rica nesse nutriente a um risco reduzido de aparecimento da doença (11, 12).

No entanto, o teor de fibras do farelo de trigo pode não ser o único contribuinte para reduzir esse risco.

Outros componentes como antioxidantes naturais, lignanas fitoquímicas e ácido fítico também podem ajudar a desempenhar esse papel, além de auxiliarem também na prevenção do câncer de mama (2, 9, 13).

Estudos mostraram também que a fibra pode aumentar a quantidade de estrogênio excretada pelo organismo, inibindo a sua absorção nos intestinos, causando assim uma redução nos níveis circulantes desse hormônio. Essa diminuição também se relaciona ao risco reduzido de câncer de mama (14).

Prevencao de doencas cardiacas

Vários estudos ligaram dietas ricas em fibras a uma diminuição dos riscos de doenças cardíacas (15, 16, 17).

Um estudo recente mostrou uma diminuição significativa no colesterol total após a ingestão diária de cereal de farelo de trigo, por um período de três semanas (18).

Pesquisas também sugerem que dietas ricas em fibras dietéticas podem reduzir ligeiramente os triglicerídeos no sangue, que são tipos de gordura associados a um risco maior de doença cardíaca, se elevados.

Portanto, a adição de farelo de trigo à sua dieta diária pode aumentar o consumo total de fibras para ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Além disso, nenhuma redução no colesterol HDL (conhecido como colesterol bom) foi encontrada.

Cuidados no consumo

Embora o farelo de trigo seja um alimento denso em nutrientes, com muitos benefícios potenciais à saúde, pode haver algumas desvantagens.

Contém glúten

O glúten é um grupo de proteínas que são encontradas em certos grãos, incluindo o trigo.

A maioria das pessoas pode consumir glúten sem experimentar efeitos colaterais adversos. No entanto, alguns indivíduos podem ter dificuldade digerir esse tipo de proteína.

A doença celíaca é uma doença auto-imune na qual o corpo erroneamente atinge o glúten como uma ameaça externa ao corpo, causando sintomas digestivos como dor abdominal e diarréia.

A ingestão de glúten por pacientes celíacos, pode danificar o revestimento do intestino e do intestino delgado (19).

Algumas pessoas também sofrem de sensibilidade ao glúten não-celíaca, ou seja, não apresentam resultado positivo para doença celíaca, mas ainda sentem desconfortos digestivos depois de consumirem glúten (19, 20).

Portanto, pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten devem evitar grãos que contenham glúten, incluindo o farelo de trigo.

Contém Frutanos

Os frutanos são um tipo de oligossacarídeo, um carboidrato feito de uma cadeia de moléculas de frutose com uma molécula de glicose no final.

Este carboidrato de cadeia pode causar indigestão e fermenta no cólon.

Este processo de fermentação pode produzir gases e outros efeitos colaterais desagradáveis ​​como arroto, dor abdominal ou diarréia, especialmente em pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) (21).

Infelizmente, alguns grãos, como o trigo, são ricos em frutanos.

Se você sofre de SII ou tem uma intolerância a frutanos, é aconselhável evitar o farelo de trigo.

Contém ácido fítico

O ácido fítico é um nutriente encontrado em todas as sementes de plantas, incluindo produtos como o trigo integral. Ele é especialmente concentrado no farelo de trigo (22, 23, 24).

Assim, a absorção desses minerais pode diminuir se consumidos com um alimento rico em ácido fítico, como o farelo de trigo.

O ácido fítico pode dificultar a absorção de certos minerais, como zinco, magnésio, cálcio e ferro (25).

É por isso que o ácido fítico é por vezes referido como um antinutriente.

Para a maioria das pessoas que consomem uma dieta equilibrada e balanceada, o ácido fítico não representa um problema.

No entanto, se você comer alimentos com alto teor de ácido fítico na maioria das refeições, poderá desenvolver uma deficiência nesses nutrientes vitais com o tempo.

Como comer farelo de trigo

Existem muitas formas de incorporar o farelo de trigo à sua dieta.

Quando se trata de assados, este produto versátil pode ser adicionado ou substituir parte da farinha para aumentar o sabor, a textura e a riqueza de nutrientes. Você também pode polvilhar farelo de trigo em iogurtes e cereais.

Mas cuidado aos introduzir o farelo de trigo a sua dieta.

Isso deve ser feito aos poucos, do contrário desconfortos digestivos podem surgir, graças ao alto teor de fibras. Portanto, é melhor começar devagar, aumentando gradualmente a ingestão, permitindo que o seu corpo se ajuste.

Além disso, hidrate-se bastante para digerir a fibra adequadamente.

O farelo de trigo é altamente nutritivo e uma excelente fonte de fibras. É extremamente benéfico para a saúde digestiva e do coração, podendo também reduzir o risco de câncer de mama e cólon.

No entanto, não é adequado para pessoas com intolerância ao glúten ou ao frutano, e seu conteúdo de ácido fítico pode inibir a absorção de certos minerais.

Para a maioria das pessoas, o farelo de trigo fornece um suplemento seguro, fácil e nutritivo para produtos de panificação e iogurtes.

Agora que você já conhece os benefícios do farelo de trigo, pensa em adicioná-lo à sua dieta? Conte pra gente!

Источник: https://nutricionando.org/farelo-de-trigo/

Qual é o benefício e o dano do farelo de trigo?

Farelo de trigo: o que é, benefícios e como usar

Hoje, mais e mais adeptos da alimentação saudável decidem incluir na sua dieta farelo de trigo. É um produto obtido como resultado do processamento e produção de cereais. Por muito tempo foi considerado inútil e usado apenas como alimento para animais.

No momento, muitas informações já são conhecidas sobre os benefícios do farelo de trigo. Seu uso é recomendado em muitas dietas. Com a ajuda do farelo de trigo, a condição é normal para muitas doenças.

No entanto, para a recepção do farelo trazer apenas benefícios, você precisa conhecer algumas características do produto.

Farelo de trigo: benefício e dano, como tirar

A camada externa de grãos, que serve para a produção de farelo, é um poço de substâncias biologicamente valiosas. Ao mesmo tempo, o produto permanece de baixa caloria, por isso recomenda-se que especialistas ativos em nutrição saudável e nutricionistas.

Qualidades úteis do farelo de trigo são explicadas pela seguinte composição química:

  • vitamina A;
  • potássio;
  • vitamina E;
  • magnésio;
  • sódio;
  • fósforo;
  • vitaminas do grupo B;
  • cálcio;
  • cobre;
  • fibra, assim como fibra dietética;
  • proteínas;
  • iodo;
  • ácidos graxos.

Nas lojas você pode ver tanto farelo de trigo granulado e não granulado. Não há diferença especial se apenas o produto for oferecido em sua forma pura.

O farelo comum é mais frequentemente produzido sem quaisquer aditivos. Mas na composição de grânulos muitas vezes pode estar presente açúcar, sal ou até mesmo várias fragrâncias, destinadas a melhorar o sabor. Portanto, se você deseja que a recepção do produto traga tanto benefício quanto possível, então vale a pena dar preferência ao farelo de terra.

O que é útil para farelo de trigo?

Contido no farelo de trigo substâncias têm um efeito benéfico sobre o corpo humano:

  1. Entrando no estômago, eles aumentam de tamanho, o que causa uma sensação de saciedade. Esta propriedade é especialmente importante para quem quer perder peso. Também ajuda a eliminar todos os desnecessários do intestino – toxinas, muco. Isso minimiza a probabilidade de constipação, bem como o desenvolvimento de câncer de cólon. É por isso que o farelo de trigo com constipação é recomendado por muitos nutricionistas.
  2. Fibra, que está contida na casca do grão em grandes quantidades, permite que você se livrar de disbiose. Vitaminas B estimulam a formação de suco gástrico.
  3. Sabe-se que o farelo ajuda e com problemas do coração e do sistema vascular. O uso do produto ajuda a normalizar o nível de colesterol no sangue. A probabilidade que haverá um infarto do miocárdio ou tais doenças do coração como um arrhythmia, diminui um tachycardia.
  4. Farelo de trigo, cuja composição é muito diversificada, insubstituível para problemas do trato gastrointestinal. Seu uso torna possível normalizar o processo de digestão no menor tempo possível.
  5. Na luta contra a obesidade, o farelo de trigo também ajuda, cujo teor calórico é muito baixo. A celulose ajuda com excesso de quilos, o que contribui para a lenta digestão de carboidratos pelo organismo. Há uma sensação de saciedade, já é difícil comer mais do que o planejado. Portanto, farelo de trigo para perda de peso é um remédio simples, mas eficaz. Ao mesmo tempo, o farelo é recomendado para diabetes mellitus, uma vez que seu uso pode retardar significativamente o processo de aumento da glicose no sangue.
  6. O farelo é igualmente útil para o corpo feminino e masculino. Ácidos graxos úteis, ou seja, ômega-3 e ômega-6, permitem manter o nível de estrogênio no estado normal. Adicionando o produto à dieta, você se protegerá da ocorrência de doenças como o câncer de mama. Os homens, por sua vez, podem normalizar a próstata.

Farelo de trigo: como usar

Como farelo de aveia ou centeio, o trigo pode ser consumido como um aditivo em vários pratos – saladas, coquetéis, beijinhos, carne picada de peixe, mingaus e muito mais. No entanto, para o máximo benefício, vale a pena manter uma certa dose de ingestão do produto. Pode ser usado como um agente terapêutico e profilático independente. Existem duas opções para isso:

  1. Molhe o farelo de antemão. Uma certa porção de farelo despeje água fervente e deixe repousar por 30 minutos. Em seguida, drene o excesso de líquido e inche a farelada dessa forma. Eles também podem ser adicionados a cereais ou outras refeições adequadas.
  2. Tome em forma seca. Tome farelo de solo, espremido com muita água – pelo menos 1 copo.

Como qualquer produto desconhecido para o corpo, farelo deve ser tomado com cautela. Aumentar a dose gradualmente. Comece com 1 colher de chá. por dia, aderindo a este volume por 2 semanas. Então você pode aumentar a dose diária para 3 colheres de chá. (uma colher três vezes ao dia).

Por favor, note que o volume máximo é de 4 colheres de sopa. Esta regra não deve ser violada, porque você corre o risco de danificar seu corpo.

O curso deve ter pelo menos dois meses. Assim que os benefícios do uso deste produto forem perceptíveis, você deve começar imediatamente a reduzir a taxa diária.

Farelo de trigo para perda de peso: como tirar

Flocos de trigo são frequentemente recomendados como um produto dietético que permite a perda de peso em pouco tempo. Para este fim, eles devem ser consumidos pouco antes das refeições, o que permitirá que o sistema digestivo funcione.

Como mencionado acima, o farelo aumenta em volume quando ingerido, o que reduz o apetite. Há uma sensação de saciedade, então os nutricionistas freqüentemente pedem para comê-los no jantar. Se você quiser ver a recepção de tais flocos, tanto quanto possível, eles podem ser adicionados ao iogurte desnatado ou kefir.

Para fazer isso, é aconselhável deixá-los fermentar em água fervente para que eles possam inchar.

O consumo regular de flocos de trigo permite obter um efeito positivo. No entanto, é muito importante não exceder a dose diária e a duração máxima permitida do curso. Juntamente com toxinas prejudiciais e escórias com a ingestão a longo prazo de farelo, substâncias úteis também serão excretadas do corpo. Isso é repleto de muitas conseqüências, incluindo o desequilíbrio do cálcio.

Contra-indicações para usar

Apesar de suas propriedades úteis, o farelo também pode trazer danos se tomado na presença das seguintes doenças:

  • gastrite;
  • problemas com o duodeno;
  • colite;
  • intolerância proteica individual;
  • pós-operatório;
  • Úlcera estomacal.

Não é necessário dar tais flocos a crianças, desde um organismo crescente é difícil enfrentar digerir tal comida grossa. Este produto é prejudicial para as mulheres que carregam a fruta, uma vez que ajuda a remover do corpo substâncias não apenas prejudiciais, mas também úteis.

Se você ainda decidir tomá-lo sistematicamente, é muito importante aderir ao regime de consumo adequado. Um dia deve ser bebido (se você consumir 1 a 3 colheres de sopa de farelo moído) pelo menos dois litros de água. Para evitar conseqüências sérias antes do consumo de farelo de trigo, vale a pena consultar um nutricionista, um médico ou um especialista em nutrição saudável.

Benefício e dano do farelo – vídeo

Источник: https://coastlinesurfsystem.com/flores-e-plantas/qual-e-o-beneficio-e-o-dano-do-farelo-de-trigo/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: