Giardia Lamblia (giardíase): sintomas e tratamento
Giardíase: sintomas, tratamento e transmissão
Giardíase: o que é, sintomas, tratamento, prevenção e mais | MS
Guia rápido sobre Giardíase em cães – Vet Smart Bulário
Giardíase – transmissão, sintomas, tratamentos, prevenção – Doenças
Giardíase é uma infecção no intestino delgado causada pela Giardia lamblia, um protozoário capaz de se fixar na parede intestinal. A giardíase é uma doença diarreica prolongada.
Uma vez que os cistos são ingeridos, os parasitas começam a crescer e se multiplicar no intestino delgado.
A giardíase é uma condição prevalente em todo o mundo e apresenta maior incidência em regiões tropicais e subtropicais.
Giardia lamblia. Foto: Janice Haney Carr / CDC
A Giárdia é um parasita que se apresenta em duas formas, cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes, mas o comum é a eliminação dos cistos, porém, nas fezes diarreicas podem ser encontrados trofozoítos, e nas fezes formadas são encontrados cistos.
Adultos e crianças podem ter a doença, porém, a prevalência é maior em crianças. A formação dos cistos ocorre quando o protozoário transita o cólon e os cistos são detectados nas fezes. Essa é a forma infectante da doença.
A giárdia possui apenas um hospedeiro definitivo e após a ingestão, os cistos se rompem no duodeno, formando trofozoítos, que se multiplicam.
Os cistos então, que são a forma resistente do parasita, são eliminados pelas fezes em grande quantidade, podendo sobreviver no ambiente, fora do corpo, por um longo período.
Transmissão
Na maioria das vezes, a transmissão é por água contaminada. A transmissão também ocorre por alimentos contaminados com fezes contendo os cistos, e contato com mãos de uma pessoa infectada que não higienizou corretamente após evacuar.
A giardíase possui alta incidência e é considerada a principal parasitose intestinal que afeta os humanos, mas que pode infectar, com menor frequência, alguns tipos de animais. Os surtos de giardíase são frequentemente relatados e existe uma incidência maior também em turistas, que consomem água sem o tratamento adequado.
Embora seja uma infecção com bom prognóstico, pode apresentar gravidade em pessoas com desnutrição, fibrose cística ou algumas imunodeficiências.