Inteligência Interpessoal: o que é, características e como desenvolver

Contents
  1. Inteligência interpessoal: o que é e como desenvolver?
  2. O que é inteligência interpessoal?
  3. Qual é a sua importância para a carreira?
  4. Como desenvolver essa habilidade?
  5. Quais serão as vantagens para o meu desenvolvimento?
  6. Pensamento crítico
  7. Networking
  8. Relações duradouras
  9. Resultados melhores
  10. Flexibilidade profissional
  11. O Que é Inteligência Interpessoal? (e Como Desenvolvê-la)
  12. Teoria das Inteligências Múltiplas
  13. Inteligência Interpessoal
  14. Como desenvolver inteligência interpessoal
  15. Inteligência Interpessoal: saiba tudo sobre a característica que brilha no mercado de trabalho
  16. Teoria das Inteligências Múltiplas
  17. Soft Skills, ou habilidades subjetivas
  18. Como desenvolver a inteligência interpessoal?
  19. Interaja com mais pessoas
  20. Participe de mais trabalhos em equipe
  21. Utilize a escuta ativa
  22. Busque apoio profissional
  23. Profissões para quem tem alta inteligência interpessoal
  24. Inteligência Interpessoal: Como desenvolver e se destacar no mercado
  25. Qual a importância da inteligência interpessoal?
  26. Quais as vantagens da inteligência interpessoal?
  27. Torna-se uma pessoa mais crítica
  28. Aumenta seu networking
  29. Constrói relações duradouras
  30. Obtém melhores resultados
  31. Mais fácil de se adaptar
  32. Quais as características de pessoas que têm inteligência interpessoal?
  33. Interaja com as pessoas
  34. Participe de trabalhos em equipe
  35. Relacione-se com pessoas diferentes
  36. Lidere algum projeto
  37. Compartilhe seu conhecimento
  38. Faça apresentações
  39. Pratique empatia
  40. Tenha bom humor
  41. Ouça as pessoas
  42. Seja flexível
  43. Observe a linguagem não verbal
  44. Dê feedback
  45. Agora é com você!
  46. O que é inteligência intrapessoal? – Portal
  47. O conceito de inteligência
  48. Tipos de Inteligência
  49. Inteligência Musical
  50. Inteligência Linguística
  51. Inteligência Lógica/Matemática
  52. Inteligência Visual/Espacial
  53. Inteligência Corporal/Cinestésica
  54. Inteligência Existencialista
  55. Inteligência Naturalista
  56. E a inteligência intrapessoal?
  57. Características da inteligência intrapessoal
  58. A importância da inteligência intrapessoal
  59. Desenvolva a Inteligência Intrapessoal com Coaching

Inteligência interpessoal: o que é e como desenvolver?

Inteligência Interpessoal: o que é, características e como desenvolver

O que é ser inteligente para você? Alguém que tira as melhores notas no Enem, na escola ou na faculdade? Uma pessoa que tem um ótimo raciocínio lógico? Quem consegue ser fluente em duas línguas ou mais? Parcialmente, a sua ideia está certa. Entretanto, existem diferentes formas de demonstrar habilidades nesse sentido — como é o caso da inteligência interpessoal.

Se você deseja saber mais sobre esse tipo de inteligência, vai gostar do que preparamos a seguir. Neste conteúdo, vamos abordar:

  • o que é a inteligência interpessoal;
  • qual é a sua importância para a carreira;
  • como desenvolver essa habilidade;
  • quais serão as vantagens o seu desenvolvimento.

Continue conosco e saiba como desenvolver a sua inteligência interpessoal — uma habilidade importante no mercado de trabalho, capaz de possibilitar o seu sucesso profissional!

O que é inteligência interpessoal?

Diferentemente da inteligência intrapessoal — que é a capacidade de conhecer a si mesmo e usar suas competências a seu favor —, a inteligência interpessoal é a habilidade de se relacionar com as outras pessoas.

Howard Gardner, um renomado psicólogo da Universidade de Harvard, desenvolveu uma teoria que elenca oito tipos de inteligências, mostrando como elas podem ser múltiplas. São elas:

  • inteligência lógica ou matemática;
  • inteligência musical;
  • inteligência linguística;
  • inteligência visual e espacial;
  • inteligência intrapessoal;
  • inteligência corporal e cinestésica;
  • inteligência naturalista;
  • inteligência interpessoal.

Sobre a última, vale ressaltar o quanto ela tem sido requisitada no mercado de trabalho. Afinal, o relacionamento sadio e a interação social são formas hábeis de obter bons resultados profissionais — como veremos melhor adiante.

Quando uma pessoa tem inteligência interpessoal, ela é capaz de entender melhor os outros e suas emoções, bem como necessidades, intenções e motivações. Portanto, é empática, simpática, amigável, mais extrovertida e comunicativa, além de carismática e com um humor para cima.

Quem é inteligente interpessoalmente é assim o tempo inteiro? Não! Mas essas características se sobressaem na maior parte das vezes, sendo possível desenvolver habilidades de liderança, conexão, confiança e influência positiva.

Geralmente, esse tipo de pessoa também consegue resolver problemas e conflitos de uma forma harmônica e pacífica, por dispor de tato e diplomacia nas relações, com escuta ativa e comunicação interpessoal humanizada.

Qual é a sua importância para a carreira?

Aqui na Pitágoras, a gente promete e cumpre. Por isso, chegou a hora de falar da importância da inteligência interpessoal para a sua carreira profissional. Acontece que hoje é fundamental saber diferenciar, por exemplo, as hard skills das soft skills.

As primeiras são aquelas habilidades adquiridas por meio de qualificação, como um curso superior, uma proficiência em língua estrangeira etc. Já as soft skills são aquelas competências subjetivas, que também podem ser aprendidas com o tempo — e a inteligência interpessoal aborda várias delas.

Alguns exemplos já foram citados, como a escuta ativa, a empatia e até mesmo a facilidade em controlar seus próprios sentimentos. Por isso a inteligência interpessoal é tão essencial no mercado de trabalho de um modo geral, percebe?

Contudo, algumas profissões exigem um pouco mais dessa competência, como professores, psicólogos, médicos, gerentes e gestores, vendedores, advogados e políticos. São carreiras que se baseiam principalmente na relação com outras pessoas, logo, requerem a construção dessa ponte segura e confiável.

Apesar de algumas profissões se destacarem nesse sentido, o perfil do profissional de Exatas tem uma certa dificuldade em desenvolver esse tipo de inteligência. Entretanto, se você faz parte dessa turma, não se preocupe, pois é totalmente possível otimizar essa competência com atitudes simples.

Como desenvolver essa habilidade?

Para melhorar a comunicação pessoal e várias outras competências atreladas à inteligência interpessoal, vale a pena saber como exercitar esses pontos e potencializar suas habilidades sociais. Veja algumas ações:

  • faça um esforço para interagir com outras pessoas;
  • participe de trabalhos em grupo e busque mais tarefas em equipe;
  • alimente relações com pessoas diferentes de você;
  • aprimore sua capacidade de liderança em situações que demandam algum tipo de organização;
  • ensine algo que você sabe, compartilhando seu conhecimento com o próximo;
  • pratique a empatia e tente entender as ações e o comportamento das outras pessoas;
  • tenha bom humor para lidar com as diversas situações do dia a dia;
  • seja flexível nas situações complexas e em interações que pedem mais da sua escuta ativa.

Por muitas dessas dicas, podemos perceber o quanto uma faculdade pode contribuir para a sua inteligência interpessoal, não é mesmo? Por isso, escolha aquela que oferece um quadro docente de excelência, para favorece amplamente sua rede de contatos. E saiba que a Pitágoras incetiva bastante essas competências ao longo da graduação, em todas as modalidades de ensino!

Quais serão as vantagens para o meu desenvolvimento?

Viu só como é simples trabalhar a sua inteligência interpessoal? Com determinação e boa disposição, você terá suas habilidades fortalecidas e começará a perceber os benefícios desse tipo de competência social. A seguir, selecionamos algumas dessas vantagens!

Pensamento crítico

Quando alguém desenvolve sua inteligência interpessoal, está aberto para entender as mais variadas motivações humanas. Por isso, podemos dizer que, diante da conexão com diferentes tipos de pessoas, comportamentos e reações, essa pessoa se torna crítica e com um nível alto de análise — algo fundamental para tomadas de decisões.

Networking

Estabelecer um networking profissional é crucial para se posicionar estrategicamente no mercado. Independentemente da área de atuação escolhida, ao apostar na inteligência interpessoal, você desenvolve uma ótima rede de contatos, fortalece sua carreira e conhece novos caminhos e oportunidades.

Relações duradouras

As pessoas que são inteligentes na questão interpessoal conseguem manter suas interações por mais tempo — aquelas amizades antigas, por exemplo. Por isso, apresentam sensibilidade e agem com base na sustentação e na solução de conflitos, pois o importante é preservar aquelas relações duradouras e que são passíveis de render bons frutos.

Resultados melhores

Se a inteligência interpessoal abre espaço para um bom trabalho em equipe, é claro que os resultados serão melhores, concorda? Afinal, em projetos colaborativos, existem ideias de várias pessoas que, juntas, tornam-se mais ricas e certeiras. Com essa interação e com a diversidade de pensamentos, você tende a crescer — e o melhor, não estará sozinho nessa!

Flexibilidade profissional

Com um mercado tão competitivo e maleável, vemos profissionais mudando de carreira ou se adaptando constantemente aos novos processos e inovações tecnológicas. Quando se tem inteligência interpessoal, esses obstáculos são encurtados, porque a pessoa não se isola e corre atrás da adaptação.

Ao chegar até aqui, já descobriu se você tem uma inteligência interpessoal desenvolvida? Com uma resposta positiva ou não, saiba que é essencial trabalhar essa habilidade constantemente, durante toda a sua jornada profissional.

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de inteligência, que tal saber como se tornar mais autoconfiante no dia a dia?

Источник: https://blog.pitagoras.com.br/inteligencia-interpessoal/

O Que é Inteligência Interpessoal? (e Como Desenvolvê-la)

Inteligência Interpessoal: o que é, características e como desenvolver

Inteligência interpessoal é um conceito que mais recentemente começou a ganhar interesse.

Tradicionalmente viemos a conhecer a inteligência como sendo uma coisa única. Estamos acostumados a dizer de forma binária que uma pessoa é ou não é inteligente. Dizemos coisas como “O fulaninho é muito inteligente”, por exemplo quando alguém nos impressiona de alguma forma.

A inteligência tradicional é conhecida como QI (Quociente de Inteligência) e pode ser medida por testes cognitivos. Nesse conceito, diz-se que alguém com QI acima de 130 é um superdotado e alguém com QI abaixo de 20 tem debilidade profunda.

Acontece que com o passar do tempo, cientistas vieram a descobrir que não existe apenas um tipo de inteligência. Enquanto os testes originais eram mais focados na habilidade de raciocínio, hoje aceita-se que existem diversos outros tipos de inteligência, sendo a inteligência interpessoal uma delas.

Cuidado para não confundir com inteligência intrapessoal. Existe uma diferença entre interpessoal e intrapessoal como veremos adiante.

Teoria das Inteligências Múltiplas

Howard Gardner, um renomado psicólogo e professor da Universidade de Harvard, surgiu com o que ficou conhecido como a teoria das inteligências múltiplas.

As oito inteligências múltiplas de Gardner são:

  • Inteligência Lógico/MatemáticaRelacionada a nossa capacidade de usar o raciocínio lógico e lidar com números.
  • Inteligência MusicalDiz respeito a nossa capacidade musical, sensibilidade com sons, ritmos e habilidade de produzir música.
  • Inteligência LinguísticaRelacionada a facilidade com as palavras e linguagem.
  • Inteligência Visual/EspacialRefere-se a visão dos espaços e ambientes. Gostar de desenhar, trabalhar em 3D. Comum no trabalho de arquitetos.
  • Inteligência IntrapessoalCapacidade de se autoconhecer e estar em sintonia com os seus próprios pensamentos e sentimentos.
  • Inteligência Corporal/CinestésicaHabilidade de controlar movimentos corporais e lidar com objetos. Ex dança e esportes.
  • Inteligência NaturalistaVoltada a interação com a natureza e diferentes espécies de plantas e animais.
  • Inteligência InterpessoalDiz respeito a habilidade de relacionamento com outras pessoas.

Neste artigo quero focar na última dessa lista.

Inteligência Interpessoal

Nós vivemos em sociedade, e como tal devemos ter habilidade de conviver bem com outras pessoas. A inteligência interpessoal está ligada justamente às nossas habilidades sociais e de relacionamento.

Uma pessoa de forte inteligência interpessoal tem maior habilidade para entender as outras pessoas, suas emoções, necessidades, motivações e intenções. Sabe como se relacionar com elas de forma que se cria um ambiente favorável para a relação.

Dessa forma, é uma pessoa que consegue gerenciar suas relações com mais efetividade. Tem facilidade para conquistar amigos e habilidade para lidar com pessoas difíceis. É geralmente uma pessoa extrovertida e que consegue trabalhar bem com diversos outros tipos de pessoas. Tem bom relacionamento interpessoal.

Alguém com habilidade interpessoal consegue expressar seus desejos e vontades com clareza e sem ofender ou conquistar antipatia dos outros.

Algumas das principais características de pessoas com inteligência interpessoal são:

  • Têm empatia
  • São extrovertidas
  • Compreendem as emoções alheias
  • São simpáticas
  • Entendem as normas sociais
  • Gostam de conhecer novas pessoas
  • Possuem facilidade de interação com os outros
  • Têm carisma
  • São bem-humoradas
  • Conseguem estabelecer uma relação de confiança com rapidez
  • São bons comunicadores
  • Têm habilidade de liderança
  • Possuem habilidade de conectar-se com outras pessoas
  • São socialmente influentes
  • Possuem habilidade de entender tanto a comunicação verbal como a não verbal
  • Têm grande poder de resolução de conflitos. Conseguem reduzir a tensão e promover harmonia.
  • Têm um bom relacionamento com pessoas de todos os tipos
  • Sabem utilizar-se de tato e diplomacia nas relações
  • Praticam escuta ativa para compreender as demais pessoas

As carreiras que mais demandam inteligência interpessoal são aquelas que exigem maior relacionamento entre pessoas. Alguns exemplos são:

  • Gerentes e diretores
  • Professores
  • Médicos
  • Advogados
  • Psicólogos
  • Políticos
  • Vendedores
  • Diplomatas
  • Atores

Pessoas com capacidade interpessoal se dão bem com a interação social e costumam ter bastante autenticidade. Rapidamente conseguem estabelecer uma relação de confiança com outros. Geralmente são pessoas com muitos amigos e outros gostam de estar à sua volta.

Seguidamente as pessoas buscam sua ajuda e conselhos.

Para quem tem interesse em cargos de liderança numa empresa deve trabalhar fortemente no aprendizado da psicologia interpessoal.

Como desenvolver inteligência interpessoal

Inteligência interpessoal requer que você tenha uma ampla gama de habilidades interpessoais para saber qual usar em qual momento e com quem. A inteligência pode ser desenvolvida. Com exercício regular intencional a tendência é melhorar.

Para desenvolvê-la é necessário que você se coloque em situações em que essas habilidades sociais sejam exigidas.

Segue algumas sugestões de como fazer isso.

1. Force-se a interagir mais com as pessoas
Quanto mais você conversar e mais interagir com os demais, maior se fortalecerá a sua capacidade de se relacionar com os outros.

2. Participe de trabalhos em equipe
Trabalhos em equipe exigem comunicação e colaboração. Uma excelente forma de estimular interação e troca.

3. Procure se relacionar com pessoas de diferentes tipos (introvertidos e extrovertidos, humildes e arrogantes, chatos e carismáticos etc.

)
Isso irá ajudá-lo a entender e conhecer diferentes tipos de pessoa.

Quanto melhor conseguir se relacionar com uma maior variedade de perfis pessoais, mais estará compreendendo o conceito de relacionamento interpessoal e aprimorando sua habilidade nesse sentido.

4. Assuma a liderança de alguma iniciativa onde você trabalha ou em algum outro local
Por exemplo, você pode se oferecer para tomar a frente em um novo projeto da empresa em que trabalha. Pode se candidatar a ser Síndico do seu prédio ou liderar uma iniciativa de trabalho voluntário. Pode ainda organizar uma viagem com amigos, por exemplo.

5. Ensine
Ajude as outras pessoas compartilhando o seu conhecimento. Pode ser simplesmente mostrando à um colega de trabalho como fazer alguma atividade que você domina. Ou pode ser algo mais avançado como ministrar um treinamento ou mesmo dar aulas em alguma instituição de ensino.

6. Faça apresentações para audiências
Numa empresa que trabalhei existia um grupo que se chamava toastmasters.

Essa é uma iniciativa mundialmente difundida onde as pessoas se reúnem para praticar a habilidade de falar em público.

Você pode participar de um grupo desse tipo ou simplesmente oferecer uma palestra para colegas ou outros locais do seu círculo de relacionamentos.

7. Organize uma festa
Não precisa ser uma festança. Pode ser uma pequena festinha para celebrar uma conquista importante da sua equipe de trabalho, por exemplo.

8. Pratique empatia
Coloque-se no lugar do outro e tente entender suas necessidades e porque se comporta de determinada maneira

9. Tenha bom humor
Uma das melhores formas de criar conexão com as pessoas é pelo humor. Relaxa e abre as pessoas para ficarem mais receptivas.

10. Utilize escuta ativa
Procure entender o outro e suas questões ouvindo genuinamente o que eles têm para dizer.

11. Seja flexível nas interações com os outros
Procure entender a opinião dos outros e seja flexível nas interações em vez de fincar o pé na sua forma de pensar. Dessa forma, conseguirá melhor encontrar um ponto de vista conciliador e que atenda da maneira mais adequada possível as diferentes opiniões e necessidades.

Quer compartilhar esta imagem? Posicione o mouse ou dedo no centro da imagem e escolha sua rede social preferida.

Nós seres humanos somos seres sociais. Conviver e interagir com outras pessoas faz parte da nossa natureza.

Algumas pessoas têm maior facilidade de rapidamente estabelecer conexão com outras. Mas essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Pode até parecer um pouco difícil, porém não subestime sua capacidade.

Cultivá-la traz muitos ganhos para nossa vida profissional e para a qualidade das nossas relações pessoais. Isso pode resultar em experiências muito mais ricas na sua vida.

P.S. Lembra de deixar seu e-mail aí em cima pra receber novas dicas de desenvolvimento pessoal.

Источник: https://www.evolucaopessoal.com.br/o-que-e-inteligencia-interpessoal-e-como-desenvolve-la

Inteligência Interpessoal: saiba tudo sobre a característica que brilha no mercado de trabalho

Inteligência Interpessoal: o que é, características e como desenvolver

  Mercado de Trabalho

Alguma vez você já duvidou da sua inteligência?

Talvez você não tenha sido o melhor da turma na aula de Matemática, ou sempre preferiu Educação Física à aula de História, e por isso nunca se considerou uma pessoa inteligente.

A verdade é que o que a gente conhece normalmente por “inteligência” é apenas uma das
diversas formas de ser inteligente.

Quando alguém é bom em Matemática, por exemplo, consideramos que esta pessoa tem uma inteligência lógico-matemática. Mas quem prefere o esporte tem a inteligência físico-cinestésica.

Durante muito tempo, a sociedade valorizou muito a inteligência lógico-matemática, mas no
mercado de trabalho ela nem sempre é a que se destaca.

Hoje em dia, uma das mais importantes para os profissionais é a inteligência interpessoal, que é a habilidade de se relacionar e de ter um convívio agradável com outras pessoas.

Teoria das Inteligências Múltiplas

A ideia de que existem mais formas de demonstrar inteligência do que apenas através da
lógica e da matemática foi apresentada pelo psicólogo Howard Gardner em 1983.

A teoria de Gardner, chamada de Teoria das Inteligências Múltiplas, revolucionou osestudos sobre aprendizado. Antes dela, o padrão mais aceito para medir inteligência eram

os tradicionais testes de QI, criados no início do século XX por Alfred Binet.

Este tipo de teste, utilizado até hoje, mede a capacidade de resolver problemaslógico-matemáticos em um certo período de tempo. Mas naquela época acreditava-seinclusive que quem fosse bem em um teste de QI também teria facilidade com o uso das

palavras, que hoje chamamos de inteligência linguística.

Para desenvolver sua teoria, Gardner se baseou no trabalho de Robert Sternberg queestudava o conceito de inteligência em diferentes culturas, e também na observação do

trabalho de pessoas consideradas “gênios”.

Assim, o psicólogo concluiu que são poucas as pessoas que sabem muito de tudo, mas que muitas brilham em uma habilidade específica. Segundo o pesquisador, existem sete tipos de inteligência:

1. Inteligência lógico-matemática2. Inteligência linguística3. Inteligência espacial4. Inteligência físico-cinestésica5. Inteligência interpessoal6. Inteligência intrapessoal

7. Inteligência musical

Gardner posteriormente acrescentou as inteligências natural e existencial, conforme foi
desenvolvendo sua teoria.

Todos os indivíduos têm as sete inteligências mapeadas por Gardner em maior ou menorgrau e algumas delas são essenciais para a profissão que escolhemos. Enquanto um

tradutor precisa de uma boa inteligência linguística, alguém com inteligência espacial e

lógico-matemática pode se dar bem como desenvolvedor de jogos.

Soft Skills, ou habilidades subjetivas

Existe uma inteligência que se destaca das demais por ter um papel relevante em
praticamente todas as profissões: a inteligência interpessoal.

Essa habilidade combinada com a inteligência intrapessoal (ou seja, o conhecimento sobre nós mesmos), é importante porque, hoje em dia, todos os cargos exigem uma boa relação entre pessoas.

Isto é tão importante no mundo do trabalho e dos Recursos Humanos que as habilidadesque envolvem o convívio, a comunicação e o autoconhecimento, receberam um nome só

para elas: as soft skills, ou habilidades subjetivas.

Aquelas habilidades tradicionais, como saber escrever, dirigir ou usar uma ferramenta, são
chamadas de hard skills, na tradução literal do inglês: habilidades duras.

Elas são consideradas “duras” porque são fáceis de mensurar.

Por exemplo, você consegue medir o quanto você sabe mexer no Microsoft Excel, e se uma vaga de emprego pede por um bom conhecimento na ferramenta, é fácil ver se você se encaixa ou não no perfil.

Já as soft skills, traduzidas como habilidades “leves” ou “suaves”, são estas que precisam
ser desenvolvidas ao longo dos anos, sendo subjetivas e difíceis de mensurar. Elas têm umpapel significativo em tudo que fazemos, desde os trabalhos escolares até a promoção a

um cargo de direção.

São elas: a empatia, a capacidade de colaboração, o controle e conhecimento das emoções, a resiliência, a flexibilidade, entre outras.

A inteligência interpessoal é a característica que rege essas habilidades, já que ela éresponsável por sabermos lidar bem com os outros e trabalhar bem em equipe. Por causadisso, ela ganhou esta grande importância no mercado de trabalho e é preciso saber

desenvolvê-la.

Como desenvolver a inteligência interpessoal?

Assim como todas as outras inteligências, uma boa inteligência interpessoal não é umacaracterística de todos. Isto não significa que há algo de errado com você: ninguém é bom

em todas as áreas e cada indivíduo tem diferentes habilidades.

Mesmo assim, sabendo que a inteligência interpessoal é tão importante, é necessário fazeralguns exercícios para desenvolvê-la. A melhor maneira de fazer isto é treinando com

situações que exigem soft skills.

Interaja com mais pessoas

É normal ficar tímido ao chegar em um lugar novo, ou estar confortável com os amigos quepensam de forma semelhante. Para desenvolver a habilidade interpessoal, entretanto, é

preciso estar aberto a novas pessoas e pensamentos.

Participe de mais trabalhos em equipe

Pode ser que você não gostasse de fazer este tipo de trabalho na escola, mas é uma das maneiras mais úteis de se preparar para o mercado de trabalho. Para quem já é adulto,
uma boa ideia é pensar em um projeto em equipe com algum dos seus hobbies.

Utilize a escuta ativa

Quando se recebe um feedback, ou até mesmo em uma conversa qualquer, é comum quese fique pensando no que vai ser dito em seguida ou buscando uma explicação para o queocorreu. Para desenvolver sua inteligência interpessoal, tente prestar muita atenção no que

a outra pessoa está falando, e só depois responda.

Busque apoio profissional

Você não precisa buscar ajuda apenas quando tem um problema para resolver. Querermelhorar suas habilidades interpessoais é um ótimo motivo para consultar um psicólogo ou

decidir por uma sessão de coaching. Busque o que mais se adapta a você.

Profissões para quem tem alta inteligência interpessoal

Como vimos, a inteligência interpessoal tem um papel importante em todas as profissões.Contudo, existem algumas carreiras que exigem que essa inteligência esteja muito bem

desenvolvida, como, por exemplo:

● Vendedores;● Professores;● Comunicadores;● Psicólogos;● Atores;● Diplomatas;● Políticos;● Médicos;

● Advogados.

Além disso, é importante lembrar que a inteligência interpessoal é indispensável para liderar um time (ou uma organização inteira), e por isso é valorizada nos cargos de direção.

Quem tem esta capacidade pode considerar essas profissões, mas a falta dela não éimpeditivo. Não esqueça que é possível cultivar a inteligência interpessoal e desenvolver

suas soft skills.

Quer saber mais sobre as habilidades que você precisa fortalecer para ser um profissional
de sucesso?

Confira nosso post sobre Habilidades Profissionais e invista na sua carreira

Источник: https://ead.pucpr.br/blog/inteligencia-interpessoal

Inteligência Interpessoal: Como desenvolver e se destacar no mercado

Inteligência Interpessoal: o que é, características e como desenvolver
No mercado de trabalho é essencial desenvolver sua inteligência interpessoal, pois dessa forma você é capaz de se comunicar melhor e cultivar uma boa relação com seus colegas.

Isso é muito importante nas empresas porque assim as equipes se tornam mais produtivas e colaborativas, o que faz com que alcancem melhores resultados.

Algumas pessoas nascem com essa inteligência, mas é possível desenvolvê-la. Para isso você deve se empenhar em se comunicar com as pessoas.

Neste post você vai entender melhor o que é inteligência interpessoal, sua importância e vantagens e como desenvolvê-la.

» Sistema Online de Recrutamento e SeleçãoRecrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Qual a importância da inteligência interpessoal?

Ela ajuda as empresas a alcançarem ótimos resultados. Pois assim você se torna capaz de entender melhor o ponto de vista e sentimentos das pessoas.

Dessa forma é possível desenvolver um trabalho mais assertivo que não só será capaz de atender o público almejado como ter uma relação melhor com os colegas de trabalho e auxiliar no engajamento da equipe.

Pois as pessoas que possuem inteligência interpessoal costumam ser mais empáticas, amigáveis, comunicativas e carismáticas, deixando o ambiente mais leve e bem humorado.

Essas pessoas são ótimas líderes e também são capazes de resolver conflitos de forma pacífica, pois sabem se comunicar bem e entender as pessoas ao seu redor.

Isso melhora o clima organizacional, tornando-o mais agradável para que as equipes possam trabalhar com qualidade, o que aumenta a produtividade e melhora os resultados.

Quais as vantagens da inteligência interpessoal?

Desenvolver a inteligência interpessoal é muito bom tanto para sua vida profissional como pessoal. Vamos conhecer as principais vantagens que você tem em trabalhá-la.

Torna-se uma pessoa mais crítica

Por meio da inteligência interpessoal você se torna capaz de compreender as motivações das pessoas e entender suas reações e comportamentos.

Dessa forma você desenvolve sua capacidade de análise e de crítica, o que pode ser muito útil na hora de tomar decisões.

Aumenta seu networking

O networking é muito importante para um profissional, pois se trata da sua rede de contatos, pela qual é possível trocar experiências, conhecimento e até mesmo receber uma proposta de trabalho.

Quando você aprende a se comunicar melhor acaba conhecendo mais pessoas e assim aumenta seu networking, o que é ótimo para sua carreira.

Constrói relações duradouras

A inteligência interpessoal permite que você crie bons relacionamentos, ajudando suas amizades a durarem mais, pois sua sensibilidade aumenta e você se torna alguém conciliador de conflitos.

Dessa forma se torna agradável e indispensável para se ter como amigo ou companheiro, o que pode gerar relações de confiança e duradouras.

Obtém melhores resultados

Por meio da inteligência interpessoal é possível realizar um bom trabalho em equipe, em que todos dão novas ideias e interagem com qualidade, o que ajuda a gerar melhores resultados.

Mais fácil de se adaptar

No mercado de trabalho há uma grande transição de profissionais que mudam constantemente de cargos e empresas, quando isso acontece é necessário se adaptar.

Se você tem inteligência interpessoal consegue habituar-se melhor às mudanças, porque consegue se relacionar melhor com seus colegas de trabalho e assim se adaptar mais facilmente.

Quais as características de pessoas que têm inteligência interpessoal?

As pessoas que têm inteligência interpessoal apresentam características que as diferem de outras pessoas. Você quer saber se possui as habilidades de uma pessoa que tem esse tipo de inteligência?

Então confira essas características a seguir:

  • tem uma alta capacidade de análise e pensamento crítico, interessando-se em entender os sentimentos humanos;
  • possui capacidade intuitiva capaz de analisar os sentimentos e comportamentos das pessoas;
  • é boa comunicadora, sendo capaz de influenciar e motivar outras pessoas;
  • tem habilidade de mediar conflitos, conseguindo entender diferentes pontos de vista, motivações e necessidades das outras pessoas;
  • é capaz de construir relações duradouras e mantê-las;
  • sabe escutar e entender diferentes pontos de vista, assim tendo um conhecimento maior sobre as pessoas ao seu redor;
  • gosta de atividades em grupo e sociais, tendo facilidade para se relacionar com pessoas de todas as idades, podendo ajustar seu comportamento para interagir com elas;
  • é capaz de estabelecer novas relações sociais, tendo facilidade de criar vínculos sociais saudáveis;
  • gosta de liderar e é capaz de despertar a confiança das pessoas ao redor;
  • é flexível e pode realizar diferentes funções, dependendo da necessidade, pois consegue identificar rapidamente as necessidades e se adaptar a elas.

Interaja com as pessoas

A primeira ação que você deve tomar é se esforçar para se comunicar com as pessoas. Assim você melhora sua habilidade de comunicação.

Você pode começar a fazer isso por meio de uma atividade voluntária ou fazendo teatro, assim você vai conseguir entender melhor as pessoas e desenvolver suas habilidades sociais.

Participe de trabalhos em equipe

Outra boa forma de interagir com as pessoas é participar de trabalhos em equipe, pois isso exige que você se comunique e colabore com os outros, o que vai te ajudar a desenvolver sua inteligência interpessoal.

Relacione-se com pessoas diferentes

Você também deve procurar se relacionar com pessoas com perfis diferentes, podendo ser tímidas, extrovertidas, humildes, arrogantes, bem humoradas ou chatas.

Assim você começará a entender cada tipo de pessoa e poderá compreender o comportamento e forma de pensar de cada uma.

Lidere algum projeto

Estar à frente de um projeto, seja em sua empresa ou mesmo organizar uma viagem, se candidatar a síndico ou organizar um trabalho voluntário pode ajudar você a desenvolver a habilidade de liderança, que é uma das características de quem tem inteligência interpessoal.

Compartilhe seu conhecimento

Quando você ensina alguém, mostrando como se faz algo acaba desenvolvendo sua habilidade de comunicação e entendimento das dificuldades da outra pessoa.

Assim aprenderá comunicar melhor o conhecimento que possui para que o outro seja capaz de compreender.

Faça apresentações

Você também deve se empenhar em realizar apresentações, fazendo uma palestra ou mesmo apresentando um projeto, isso ajudará a melhorar sua capacidade de comunicação.

Pratique empatia

Você deve se esforçar para compreender os sentimentos das pessoas, a melhor forma para isso é se colocando no lugar delas para entender as razões para seu comportamento.

Isso ajudará a desenvolver sua habilidade de análise e pensamento crítico e também a se ajustar na hora de interagir com as pessoas.

Uma boa forma de praticar a empatia é lendo livros e assistindo a séries e filmes, pois dessa forma você vai conhecer visões de diferentes personagens, necessidades e motivações, o que vai te ajudar a entender diferentes pontos de vista.

Tenha bom humor

É importante praticar o bom humor, se empenhar em ser uma pessoa mais descontraída e brincalhona.

Ainda que o ambiente de trabalho seja mais sério é bom ter momentos de humor para relaxar, assim as pessoas se tornam mais receptivas.

Ouça as pessoas

É importante ouvir as pessoas, pois dessa forma você pode compreendê-las melhor e construir sua relação com elas, sabendo como se expressar com cada uma.

Seja flexível

As pessoas costumam ter opiniões diferentes sobre diversas coisas, mas não devemos agir a ferro e fogo.

É essencial ser flexível para ser capaz de encontrar um ponto de vista conciliador e que consiga atender as diferentes opiniões e necessidades.

Observe a linguagem não verbal

É importante saber ouvir, mas você também deve observar os gestos, tom de voz e comportamentos das pessoas.

Assim poderá entender sua linguagem não verbal, que pode ajudar você a perceber as emoções das pessoas, tornando mais fácil encontrar a forma ideal de se dirigir a elas.

Dê feedback

Saber dar feedback de maneira tranquila, sem ofender ou prejudicar a autoestima das pessoas é o ideal.

Pois isso vai ajudar os outros a entenderem seu ponto de vista. Além disso, você deve saber receber feedback e ouvir com atenção a opinião de outras pessoas sobre algo que você fez, o que pode gerar um diálogo saudável e construtivo.

» Processos Seletivos + Rápidos e EficientesRecrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Agora é com você!

Como você viu neste post, a inteligência interpessoal nada mais é do que a habilidade de se relacionar com outras pessoas. Ela é muito importante tanto para sua vida profissional quanto social.

Pois assim você é capaz de comunicar seu ponto de vista com facilidade e compreender as outras pessoas, tornando o ambiente de trabalho mais agradável.

Para desenvolver a inteligência interpessoal é preciso que você realize algumas ações, como:

  • interagir com as pessoas;
  • participar de trabalhos em equipe;
  • relacionar-se com diferentes tipos de pessoas;
  • liderar projetos;
  • compartilhar seu conhecimento;
  • fazer apresentações;
  • praticar empatia;
  • ter bom humor;
  • ouvir as pessoas;
  • ser flexível;
  • observar a linguagem não verbal;
  • dar feedback.

Dessa forma você poderá se relacionar melhor tanto com seus colegas de trabalho quanto as pessoas que fazem parte da sua vida pessoal e social, podendo se desenvolver melhor em sua carreira e sendo capaz de construir relações saudáveis e duradouras.

Источник: https://menvie.com.br/inteligencia-interpessoal/

O que é inteligência intrapessoal? – Portal

Inteligência Interpessoal: o que é, características e como desenvolver

A inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo de identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando-as favoravelmente.

De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o cérebro humano possui 9 tipos de inteligência, podendo ter um ou mais dois tipos melhores desenvolvidos do que os outros. Com isso, ele criou a Teoria da Inteligência Múltipla. De acordo com ele, algumas pessoas já nascem com inteligências específicas, enquanto outras podem desenvolvê-las através do aprimoramento contínuo.

É por isso que hoje resolvi compartilhar com você informações sobre alguns destes tipos de inteligência, especialmente sobre a inteligência intrapessoal, tão importante para nos compreendermos mais intimamente. Acompanhe-me na leitura deste artigo e confira:

Desenvolva essa e outras habilidades através do Autoconhecimento. Não se preocupe, meu livro vai te ajudar nessa jornada iluminadora. É um presente!

O conceito de inteligência

Pode parecer redundante, mas antes de dar início às explicações seguintes, acredito que devamos refletir um pouco sobre o conceito de inteligência, para que possamos prosseguir com o texto. Basicamente, trata-se da capacidade que um indivíduo tem de solucionar, por meio dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua existência, problemas e demais questões que surgem em sua vida.

No senso comum, pessoas inteligentes, principalmente aquelas que se destacam na resolução de problemas matemáticos e lógicos, e que sabem interpretar textos e citá-los de maneira erudita, têm a possibilidade de ascenderem com maior facilidade na vida, do que aquelas que não têm tanto repertório intelectual assim.

Com base nisso, acredito que este artigo seja esclarecedor, uma vez que a minha intenção é mostrar que existem outros tipos de inteligências, explicando cada uma delas e, principalmente, deixando claro, que ninguém é melhor do que o outro por ter esta ou aquela habilidade e maior facilidade para compreender e resolver determinadas situações em detrimentos de outras.

Assim, acredito verdadeiramente, que após esta leitura, você aceitará ainda mais pessoas ao seu redor e começará a se aceitar também da melhor maneira possível, já que vai entender, que não tem problema não conseguir resolver de imediato uma questão lógica ou matemática, por exemplo.

Tipos de Inteligência

Para que você possa aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre este assunto e saber qual tipo de inteligência você, veja quais são os tipos de inteligência existentes, segundo o psicólogo Howard Gardner.

Inteligência Musical

Trata-se da inteligência onde o indivíduo tem grande facilidade com assuntos relacionados à música, como sensibilidade para diferenciar timbres e para interpretar notas e sons. Quem possui essa inteligência pode se tornar um grande músico ou compositor.

Inteligência Linguística

Esse tipo de inteligência é caracterizada tanto pela facilidade quanto pelo gosto por aprender novas línguas e também ter domínio de seu idioma local. Pessoas com esse dom se tornam grandes escritores, jornalistas, tradutores entre outros.

Inteligência Lógica/Matemática

Você tem facilidade em lidar com números, charadas e equações difíceis? Saiba que você pode ter uma inteligência lógico-matemática. Quem a possui são pessoas com facilidade para resolver questões lógicas e também quem tem uma sensibilidade maior em observar fatos abstratos e saber como decifrá-los. Cientistas, matemáticos e físicos são pessoas com esse tipo de inteligência.

Inteligência Visual/Espacial

As pessoas com essa inteligência são capazes de observar os espaços ao seu redor e conseguirem recriar todo um cenário visual a partir de sua inteligência e sensibilidade. Entram nessas categorias os arquitetos, designers de interiores e artistas plásticos.

Inteligência Corporal/Cinestésica

As pessoas que têm inteligência corporal têm um talento natural para usarem e treinarem seus corpos, seja para desenvolver passos de danças ou até mesmo para se tornarem profissionais em algum tipo de esporte. Bailarinos e atletas são ótimos exemplos desse tipo de inteligência.

Inteligência Existencialista

Quem a possui são pessoas com uma grande sensibilidade em se aprofundar em questões existenciais e princípios fundamentais da vida em geral. Filósofos e líderes espirituais, como Gandhi, são exemplos de indivíduos com essa inteligência.

Inteligência Naturalista

Pessoas que têm o dom em conseguir entender e estudar fenômenos naturais e aspectos básicos da natureza possuem essa inteligência. Eles se tornam grandes biólogos e geólogos.

E a inteligência intrapessoal?

Diferentemente da inteligência Interpessoal, a inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo em identificar as próprias emoções e sentimentos, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades. Trata-se de uma característica que permite que a pessoa tenha domínio sobre seu comportamento e tome decisões favoráveis em sua vida.

Pessoas com essas características conhecem muito bem todos os pontos que as envolvem, como quais são suas ambições, o que as motiva, o que as desanima e aonde elas querem chegar ao longo de suas vidas. Esse tipo de inteligência é inerente em todos os seres humanos, porém, alguns a possuem com maior desenvolvimento e facilidade, enquanto outros precisam aprimorá-las com o tempo.

Tal conquista pode parecer algo árduo para quem pensa não conseguir desenvolver esse tipo de inteligência, porém, o caminho para conquistar a inteligência intrapessoal está no autoconhecimento.

Características da inteligência intrapessoal

Pessoas com inteligência intrapessoal têm facilidade em questões que dependem apenas delas mesmas, pois elas possuem um autoconhecimento tão grande que sabem como administrar cada passo que dão, além de saberem reconhecer todas as suas principais características e usá-las para seu desenvolvimento pessoal. Além disso, esses indivíduos têm:

  • Foco e concentração nas atividades desempenhadas;
  • Facilidade de resolução de conflitos;
  • Determinação e persistência para atingir os resultados desejados;
  • Disciplina;
  • Autocompreensão;
  • Autoestima elevada;
  • Independência para criar o próprio caminho;
  • Maior capacidade de realização;
  • Comportamento congruente com princípios e valores;
  • Capacidade de despertar o melhor de si em todas as situações.

A importância da inteligência intrapessoal

Vejo a inteligência intrapessoal com extrema importância, pois ela tem a capacidade de nos ajudar a nos compreendermos melhor e, consequentemente, compreendermos o mundo ao nosso redor.

Digo isso, pois é por meio deste tipo de inteligência que nos é dada possibilidade de desenvolver o nosso autoconhecimento, uma das ferramentas fundamentais para definirmos a nossa missão na vida, bem como para alcançarmos nossos sonhos, metas e objetivos.

Quando temos esta consciência, ou seja, quando conseguimos ter clareza de nossos pontos positivos e dos pontos que precisamos melhorar, fica mais fácil nos aceitarmos como somos. A consequência disso, é que paramos de nos julgar, de nos cobrar com mão de ferro e passamos a compreender que somos seres em constante processo evolutivo e que estamos fazendo o melhor que podemos a todo momento.

Este olhar não fica apenas em nós mesmos, ele é estendido a todos aqueles que nos rodeiam, o que torna a convivência com as pessoas ainda mais harmônica e compreensiva.

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

Desenvolva a Inteligência Intrapessoal com Coaching

Saber gerir as próprias emoções, sentimentos e comportamentos é um fator determinante para o sucesso profissional e pessoal. Nesse sentido, o Coaching é o recurso mais eficaz e poderoso para desenvolver a inteligência intrapessoal por meio de técnicas e ferramentas de aplicação imediata.

Este método de aprimoramento auxilia o indivíduo a entender as razões de cada tipo de reação emocional, bem como elas podem afetar ou contribuir para seu desempenho profissional e pessoal. Ao ter pleno conhecimento de suas motivações, desejos e ambições, você conseguirá traçar metas que irão te ajudar a alcançar seu potencial e seus objetivos!

Desenvolva sua inteligência intrapessoal com o coaching e descubra a melhor versão de você mesmo!

Conheça mais sobre o Coaching no vídeo abaixo.

Como eu disse no início do artigo, acredito que a partir de agora você esteja pronto para compreender o mundo ao redor de uma maneira completamente nova e diferente, não é mesmo?

Se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentários e vamos trocar experiências por aqui, ok? E lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também possam aprimorar seus conhecimentos.

Copyright: 700974610 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stnazkul

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Источник: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/o-que-e-inteligencia-intrapessoal/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: