Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

Contents
  1. Aveia engorda? Veja 8 benefícios desse cereal e como inseri-lo na dieta
  2. Aveia engorda?
  3. 1. Ajuda a diminuir a pressão arterial
  4. 2. Reduz o colesterol ruim
  5. 3. Controla o açúcar no sangue
  6. 4. Melhora a digestão
  7. 5. Melhora a saúde cardíaca
  8. 6. Dá energia
  9. 7. Melhora o humor
  10. 8. Faz bem para gestantes
  11. Benefício em estudo
  12. Tipos de aveia
  13. Formas de consumo
  14. Riscos e contraindicações
  15. VivaBem no Verão – 2ª edição
  16. Bebidas vegetais: 5 alternativas mais leves que o leite de vaca
  17. 2. Bebida de aveia
  18. 3. Bebidas vegetais de amêndoas
  19. 4. Bebida de soja
  20. 5. Bebida de espelta
  21. Leite de aveia caseiro: como fazer
  22. Homemade oat milk: how to make
  23. 9 Benefícios do Leite de Aveia – Como Fazer e Receita
  24. Propriedades nutricionais do leite de aveia
  25. 9 benefícios do leite de aveia
  26. Como fazer – Receita de leite de aveia
  27. Dica
  28. O que você achou dos benefícios do leite de aveia para a saúde e boa forma? Pretende aprender como fazer e aproveitar esta receita em casa? Comente abaixo!
  29. Leite de aveia: 7 benefícios + dicas de como fazê-lo em casa
  30. Você vai precisar de
  31. Passo a passo
  32. 7 benefícios do leite de aveia
  33. Mais informações sobre leite de aveia para aproveitá-lo muito mais
  34. Leite de aveia com a textura perfeita
  35. Creme de leite feito a partir do leite de aveia
  36. Leite de aveia sem deixar de molho
  37. Leite de aveia com essência de baunilha e tâmaras
  38. Leite de aveia + dicas de receitas com os resíduos
  39. Benefícios do leite de aveia para a saúde
  40. Leite de aveia: o que é e como é consumido?
  41. Ingredientes
  42. Modo de preparo
  43. Recomendações
  44. Benefícios do leite de aveia
  45. Combate a constipação
  46. Regula os níveis de açúcar
  47. Reduz o colesterol
  48. Evita a indigestão
  49. Protege o sistema nervoso
  50. Fortalece os músculos e os ossos
  51. Ajuda a perder peso
  52. Vamos tomar um copo?

Aveia engorda? Veja 8 benefícios desse cereal e como inseri-lo na dieta

Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

A aveia é um cereal bastante consumido no café da manhã e é uma opção nutritiva para começar o dia. Mas, além disso, também pode ser um ingrediente em diversas receitas e refeições ao longo do dia. Pode ser encontrada na forma de farelo, flocos ou farinha.

Uma colher de sopa de aveia em flocos contém cerca 53 kcal. O alimento possui fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. Pela presença de todos esses componentes, a aveia pode ser considerada um alimento saudável, nutritivo e que contém uma lista extensa de benefícios.

Aveia engorda?

Mesmo sendo uma fonte de carboidrato, consumir aveia não contribui para o ganho de peso. Pelo contrário, quem inclui aveia na dieta pode ter mais saciedade e até emagrecer. Isso acontece porque o cereal possui índice glicêmico baixo, ou seja, o carboidrato é absorvido aos poucos pelo organismo.

A betaglucana da aveia aumenta a viscosidade do bolo alimentar, o que faz com que o alimento fique mais tempo no estômago. Por isso, aumenta a sensação de saciedade que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso.

Sabe-se também que a betaglucana ajuda a liberar hormônios produzidos no intestino que levam à redução da ingestão calórica e diminui o risco de obesidade. Mas, é importante lembrar que nenhum alimento isolado consegue ajudar a pessoa emagrecer ou causa seu ganho de peso. Para isso, é necessário ter hábitos saudáveis, fazer atividade física e manter uma alimentação balanceada.

1. Ajuda a diminuir a pressão arterial

Por possuir antioxidantes e fibras, a aveia ajuda a diminuir a pressão arterial. Um tipo de antioxidante presente no alimento aumenta a produção do oxido nítrico no organismo e essa molécula dilata os vasos sanguíneos e melhora o fluxo nas artérias.

Um estudo divulgado no The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que consumir grãos integrais como aveia é eficaz na redução da pressão arterial. A recomendação dos pesquisadores é incluir três porções por dia desses grãos na dieta.

2. Reduz o colesterol ruim

A aveia contém um tipo de fibra, chamada betaglucana, que contribui na redução do colesterol total e do LDL, considerado “ruim” para o organismo. Uma pesquisa comprovou a relação entre a fibra e esse benefício, havendo diminuição na absorção do colesterol da dieta e inibindo a produção da gordura pelo próprio organismo.

3. Controla o açúcar no sangue

A aveia possui baixo índice glicêmico, ou seja, faz com que o açúcar presente no alimento seja digerido e absorvido mais devagar, provocando menores picos de insulina e distribuindo melhor a glicose sanguínea pelos tecidos. Sabe-se que a fibra betaglucana também aumenta a sensibilidade à insulina.

4. Melhora a digestão

Consumir aveia com frequência diminui a prisão de ventre. Isso ocorre porque o alimento possui fibras, o que adiciona volume as fezes e retém a água para torná-las mais macias. Dessa forma, elas tendem a se mover pelo trato digestivo e são eliminadas mais facilmente. Mas, é importante beber bastante água para processar a porção de aveia ingerida e desfrutar do benefício.

Além disso, as fibras têm efeito positivo sobre a mucosa e a microbiota intestinal, fortalecendo as bactérias benéficas, que são essenciais para proteger o intestino contra infecções. Uma pesquisa da Universidade de Viena realizada com idosos mostrou que aqueles que consumiram aveia diariamente por 12 semanas reduziram a prisão de ventre e o uso de laxantes.

5. Melhora a saúde cardíaca

A aveia pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares como o entupimento das veias e os infartos devido à presença de fibras que diminuem as taxas de colesterol ruim do organismo e porque controla a pressão arterial. O alto índice de colesterol ruim no sangue e a hipertensão são fatores de riscos que contribuem para os problemas cardíacos.

Um estudo realizado com mais de 54 mil dinamarqueses, com idade entre 50 e 64 anos, indicou que a ingestão de grãos integrais como aveia e cevada reduziu o risco de infarto em até 27%.

6. Dá energia

O alimento possui carboidratos e é fonte de energia. Por isso, é recomendado consumir aveia antes de realizar atividade física para ter mais disposição. A fibra betaglucana libera a energia de forma lenta e constante, o que faz com que a pessoa tenha mais pique por tempo prolongado.

7. Melhora o humor

A aveia é fonte de vitaminas do complexo B, o que melhora a disposição e a função cerebral, diminuindo o cansaço. Além disso, o cereal possui triptofano, aminoácido que se converte em serotonina quando metabolizado, o que aumenta o bem-estar, melhora o humor e garante uma boa noite de sono.

8. Faz bem para gestantes

O cereal é indicado para as grávidas por ser bastante nutritivo e prevenir constipações —o que é comum para as futuras mamães. Além disso, a aveia deixa a absorção da glicose mais lenta, o que diminui o risco de diabetes gestacional.

Benefício em estudo

– Combate o câncer de intestino: uma pesquisa mostrou que o consumo de aveia, juntamente com outros cereais integrais, contribui para diminuir o risco do câncer colorretal.

Os pesquisadores comprovaram que a cada 10 g a mais dessas fibras consumidas, diminuía-se em 10% o risco de a pessoa desenvolver esse tipo de câncer. Sabe-se que as fibras da aveia ajudam o organismo a eliminar as substâncias tóxicas.

Foram analisados 25 estudos envolvendo o assunto que contaram com a participação de mais de 2 milhões de pessoas.

Tipos de aveia

A aveia pode ser encontrada em diferentes formas, de acordo como é processada. A aveia em flocos possui os grãos inteiros que são prensados. Dessa forma, não há perdas nutricionais, já que se mantém todos os componentes do alimento. Costuma ser consumida com frutas e iogurtes.

Já o farelo de aveia, se origina na casca dos grãos e possui muitas fibras, é um alimento integral e pode ser batido com leite e vitaminas. E a farinha de aveia é feita com a moagem da parte interna do grão. Dessa forma, é possível substituir outras farinhas na preparação de receitas, mas perde-se uma parte das fibras.

Formas de consumo

A aveia é um alimento versátil que pode ser acrescentada em saladas de frutas ou até mesmo incluída em massas de pães, sucos, tortas, biscoitos e bolos. A recomendação para pessoas adultas varia entre 20 e 30 gramas diárias de aveia —o que equivale a cerca de três colheres de sopa.

A forma mais popular de consumo é o mingau de aveia que é feito com leite e açúcar. Ela também pode ser polvilhada com frutas como morango, uvas, banana e mamão para aumentar o sabor e potencializar os efeitos positivos do cereal.

É possível variar nas receitas e incluir a aveia em ovos ao preparar uma omelete. Também pode ser ingrediente de uma panqueca —é só trocar a farinha de trigo pela aveia em flocos finos ao fazer a massa. Uma boa ideia é misturar a aveia com outros cereais, sementes e oleaginosas, o que aumenta os benefícios do consumo.

Riscos e contraindicações

Há alguns efeitos colaterais se o consumo de aveia for em excesso. Pode causar aumento da produção de gases (pela fermentação intestinal), do bolo fecal e do número de evacuações. Por isso, quem tem o intestino muito acelerado precisa consumir com moderação.

A aveia não contém glúten, mas pode ser contaminada pelo trigo, pois muitas vezes, é processada com outros cereais. A contaminação cruzada também pode ocorrer se a aveia for cultivada muito perto das lavouras de trigo. Por isso, quem tem a doença celíaca (alergia ao glúten) também deve evitar a aveia e sempre checar na embalagem se há traços de glúten.

Além disso, quem tem síndrome do intestino irritado precisa consumir com moderação ou em excesso pode piorar a inflamação intestinal.

Fontes: Isolda Prado, nutróloga e membro da diretoria da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Luciana Marchetti, professora de nutrição da Universidade São Judas; Suellen Bley, professora do curso de Nutrição e Preceptora Clínica do Ambulatório do Centro Universitário FMU; e Karyne Jordão, nutricionista e docente do Centro Universitário de Jaguariúna.

VivaBem no Verão – 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

  • VivaBem no Verão 2020: conheça os espaços na arena e na praia

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/31/aveia-engorda-veja-8-beneficios-desse-cereal-e-como-inseri-lo-na-dieta.htm

Bebidas vegetais: 5 alternativas mais leves que o leite de vaca

Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

Depois da de soja, costuma ser a mais em conta e fácil de encontrar. E as vantagens não param por aí: por ser rica em carboidrato e livre de lactose, colesterol e de uma proteína chamada caseína, dificilmente causa alergia, tem fácil digestão e não provoca desconfortos gástricos.

“A bebida ainda reduz os índices de inflamação do organismo, o que favorece a eliminação de gordura, e é uma ótima pedida para tomar antes do treino, pois contém vitaminas do complexo B que participam do processo de geração de energia”, diz a nutricionista funcional Pâmela Miguel, de São Paulo.

Paladar: a textura é rala e tem o sabor característico do arroz.

Consumo: pode ser puro, misturado com café ou batido no liquidificador com nozes, amêndoa ou castanhas, se quiser ingerir mais proteína, ou com cacau a 70% ou frutas vermelhas, para obter antioxidantes. Existem opções industrializadas enriquecidas com amêndoa, avelã e outras oleaginosas.

Faça em casa: em uma panela, coloque 2 1/2 litros de água, 2 xícaras de chá de arroz sem lavar, uma pitada de sal e leve ao fogo por 15 minutos. Depois, bata tudo no liquidificador rapidamente, apenas para quebrar os grãos, e passe a mistura numa peneira fina para extrair apenas o líquido. Rende 5 copos.

Tabela nutricional (valores médios por copo de 200 ml):

  • Calorias: 91;
  • Proteína: 1 g;
  • Gordura: 2 g;
  • Carboidrato: 15 g;
  • Cálcio: 240 mg;
  • Sódio: 60 mg;
  • Fibra: 0,8 g;
  • Glúten: não contém, mas confirme no rótulo porque algumas empresas podem acrescentar ingredientes que têm a proteína.

2. Bebida de aveia

Margarita Zueva, Unsplash/Reprodução

Ideal para quem tem intestino preso ou quer emagrecer, pois é campeã em fibras.

“Possui tanto as do tipo insolúvel, que evitam prisão de ventre e contribuem para a desintoxicação do organismo, como as solúveis, em especial a betaglucana, que reduz a absorção de açúcar e gordura e ajuda a evitar o acúmulo de excessos na cintura”, conta a nutricionista funcional Lucianna Jardim, do Rio de Janeiro.

Mais motivos para experimentar são as boas doses de selênio e vitamina E, dois potentes antioxidantes; magnésio, que participa na produção da serotonina, o hormônio do bem-estar; zinco, que reforça a imunidade e evita a perda de massa muscular; e as vitaminas do complexo B, que dão disposição para a atividade física.

Paladar: suave.

Consumo: “Pode ser tomado com café e é um ótimo substituto do leite de vaca nas preparações de bolo e torta porque confere maciez à massa. Se acrescentar aveia em flocos finos à bebida, ela fica mais encorpada”, indica Pâmela.

Faça em casa: deixe 2 xícaras de chá de aveia em flocos de molho em 3 xícaras de chá de água por pelo menos 1 hora. Depois, bata tudo no liquidificador com açúcar ou adoçante e, se quiser, 1 colher de chá de essência de baunilha ou outra de sua preferência e coe. Rende 4 copos.

Tabela nutricional (valores médios por copo de 200 ml):

  • Calorias: 97;
  • Proteína:  1,4 g;
  • Gordura: 2,6 g;
  • Carboidrato: 9 g;
  • Cálcio: 240 mg;
  • Sódio: 80 mg;
  • Fibra: 0,64 g;
  • Glúten: 1,04 mg, mas há marcas que são isentas. Verifique o rótulo.

3. Bebidas vegetais de amêndoas

FOODISM360, Unsplash/Reprodução

Queridinha das malhadoras, contém magnésio e cálcio, importantes para a saúde dos ossos e para o processo de contração muscular; vitaminas do complexo B, que participam da produção de energia e melhoram a disposição para o exercício; e gorduras monoinsaturadas.

Continua após a publicidade

Destaque também para a arginina. “Esse aminoácido dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea, o que não só ajuda no combate à celulite como também garante que mais oxigênio e nutrientes cheguem aos músculos, favorecendo o desempenho físico no treino e a recuperação“, explica Pâmela Miguel. Outras opções são as bebidas à base de avelã e de castanha-do-pará.

Paladar: é uma das bebidas vegetais mais gostosas, cremosas e adocicadas.

Consumo: vai bem com café e cereal. “Se acrescentar 1 colher de sopa de farinha de coco, você melhora ainda mais a oferta de fibras e torna a bebida perfeita para reduzir o índice glicêmico da refeição”, ensina Lucianna Jardim.

Faça em casa: coloque 1 1/2 xícara de chá de amêndoas de molho em 4 xícaras de chá de água durante 12 horas. Depois, jogue o líquido fora, bata bem as amêndoas no liquidificador e peneire no coador ou filtro de pano. Rende 2 copos. “Use o bagaço para rechear a tapioca ou fazer uma pastinha, acrescentando sal, ervas e um fio de azeite”, sugere a nutricionista do Rio.

Tabela nutricional (valores médios por copo de 200 ml):

  • Calorias: 110;
  • Proteína: 1,9 g;
  • Gordura: 3 g;
  • Carboidrato: 5 g;
  • Cálcio: 240 mg;
  • Sódio: 80 mg;
  • Fibra: 2 g;
  • Glúten – não contém, mas confirme no rótulo porque algumas empresas podem acrescentar ingredientes que têm a proteína.

4. Bebida de soja

Mae Mu, Unsplash/Reprodução

É ótima para quem malha. “Essa é uma das bebidas vegetais que contêm maior quantidade de proteína de boa qualidade, nutriente essencial para o ganho de músculos e para o fortalecimento do sistema imunológico, que se cair pode levar junto sua massa magra”, lembra Pâmela.

Tem ainda as vitaminas do complexo B, que ajudam a gerar energia e disposição, antioxidantes e baixo teor de gordura. “Deve maneirar no consumo de soja ou pelo menos fazer um rodízio com outras bebidas vegetais quem tem alterações na tireoide e problemas de absorção dos nutrientes, em especial ferro, zinco e cálcio”, completa a especialista.

Paladar: é intenso e encorpado.

Consumo: faz o casamento perfeito com frutas e cereais matinais.

Faça em casa: em uma panela, cozinhe 1 xícara de chá de soja com água por 5 minutos. Escorra o líquido, lave os grãos com água fria e deixe-os de molho por 8 horas.

Depois, lave-os novamente em água corrente, bata bem no liquidificador com 5 xícaras de chá de água filtrada e coe num pano limpo. Coloque o líquido numa panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos, mexendo de vez em quando para não transbordar.

Se quiser, adicione essência de baunilha, canela em pau ou cravo a gosto. Rende 4 copos.

Tabela nutricional (valores médios por copo de 200 ml):

  • Calorias: 100;
  • Proteína: 5 g;
  • Gordura: 3 g;
  • Carboidrato: 8 g;
  • Cálcio: 38 mg ou 220 mg, nas versões enriquecidas;
  • Sódio: 60 mg;
  • Fibra: menos de 1 g;
  • Glúten: não contém, mas confirme no rótulo porque algumas empresas podem acrescentar ingredientes que têm a proteína.

5. Bebida de espelta

Karisssa/Thinkstock/Getty Images

Também conhecido como trigo vermelho, possui mais proteína, vitaminas e fibras que o  trigo comum, por isso pode ser usado como fonte de energia antes de treinos intensos.

“O espelta também tende a ser mais bem tolerado do que o trigo comum por ser consumido em menor quantidade, mas ambos possuem glúten”, lembra a nutricionista de São Paulo.

Antioxidantes, magnésio e potássio, um trio importante para quem malha por combater os radicais livres e favorecer a saúde óssea e muscular, são outros atrativos dessa bebida.

Paladar: é agradável e mais encorpado do que a bebida de arroz.

Consumo: fica ótimo batido no liquidificador com frutas (se elas estiverem congeladas, o shake fica mais cremoso).

Faça em casa: num recipiente, coloque 200 g de trigo espelta e cubra com água.

Após 8 horas, jogue o líquido fora e bata por 2 minutos os grãos no liquidificador com 1 litro de água e, se quiser, essência de baunilha a gosto. Depois, é só coar numa peneira ou pano fino. Rende 5 copos.

“Aproveite as sobras para fazer pão e biscoito ou seque no forno baixo (80ºC) durante 1 hora para obter uma farinha”, ensina Pâmela Miguel.

Tabela nutricional (valores médios por copo de 200 ml):

  • Calorias: 100;
  • Proteína: 1 g;
  • Gordura: 2,8 g;
  • Carboidrato: 9,6 g;
  • Cálcio: 240 mg;
  • Sódio: 45 mg;
  • Fibra: 1,8 g;
  • Glúten: contém.

Continua após a publicidade

Источник: https://boaforma.abril.com.br/dieta/bebidas-vegetais-conheca-5-alternativas-para-o-leite/

Leite de aveia caseiro: como fazer

Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

A receita que vos trago hoje é mais um básico da cozinha vegetariana e uma ajuda para qualquer um que procure uma alternativa saudável e económica ao leite de vaca.

Já partilhei anteriormente como fazer leite de coco caseiro. Fazer leite ou bebida de aveia (este será o termo mais correto) é semelhante e igualmente fácil.

Relativamente ao leite de coco, o leite de aveia tem a vantagem de conter muito menos gordura saturada e maior teor em fibra e proteína. Além disso, o leite de coco pode conferir sabor a coco à receita que estiver a preparar (para algumas receitas pode funcionar muito bem mas para outras nem tanto), enquanto que o leite de aveia tem um sabor mais neutro.

Eu gosto bastante de usar esta bebida para preparar as nossas papas de pequeno almoço, para mim e para o pequeno, mas também a utilizo para muitas outras coisas como sobremesas, molhos, batidos com fruta, etc.

A aveia é rica em fibras solúveis (ajudam na sensação de saciedade e na regulação dos níveis de colesterol) e insolúveis (ajudam na regulação do funcionamento do intestino), vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco, magnésio e fósforo. Embora parte da fibra da aveia seja removida quando preparamos leite de aveia, esta bebida preserva a grande maioria dos nutrientes e benefícios do cereal.

Uma questão que surge frequentemente é se a aveia contém glúten e se quem sofre de doença celíaca ou de intolerância/sensibilidade ao glúten a pode consumir.

A aveia não contém glúten na sua constituição. No entanto, uma vez que o seu cultivo, armazenamento e processamento ocorrem geralmente em proximidade com outros cereais que contêm glúten, a aveia vulgar pode estar contaminada e conter vestígios de glúten (e esta informação vem geralmente no rótulo).

Para quem é celíaco ou tem intolerância ou sensibilidade ao glúten é importante que se certifique de que os flocos de aveia que utiliza sejam certificados como sendo “isentos de glúten”, como estes e estes disponíveis na nossa loja.

Ainda assim, é importante referir que, apesar de não conter glúten, a aveia contém uma proteína semelhante ao glúten – a avenina – que em algumas pessoas com doença celíaca pode provocar uma reacção semelhante ao glúten.

Assim, é importante que os celíacos e intolerantes ao glúten testem a sua reacção à aveia isenta de glúten, com acompanhamento do seu médico e/ou nutricionista, começando por consumir pequenas quantidades e verificando a ausência de sintomas e inalterações dos anticorpos nas análises bioquímicas.

Na alimentação dos bebés e crianças, os alimentos “sem glúten” estão a tornar-se cada vez usuais e difundidos.

O excesso de glúten refinado na alimentação das nossas crianças, muitas vezes adicionado aos pães e bolos de supermercado, pode de facto ser prejudicial.

No entanto, não é de todo aconselhado que os bebés e crianças tenham uma alimentação totalmente isenta de glúten, salvo por indicação médica.

Há benefícios em introduzir cereais integrais contendo glúten na alimentação do bebé, entre os 6 e os 8 meses (de preferência entre os 6 e 7 meses, se o bebé mostrar prontidão para iniciar a introdução da alimentação complementar nesta fase, e nunca antes dos 4 meses).

Neste período, os bebés atravessam uma fase de grande desenvolvimento do sistema imunitário e é importante que tenham contacto com o máximo de alimentos possíveis (incluindo os potencialmente alergénicos como o morango e o amendoim, salvo indicação médica em contrário devido a história familiar de alergia ou outra situação clínica) pois desta forma vão reduzir o risco de vir a desenvolver alergias e intolerâncias alimentares mais tarde (1, 2).

Cá em casa, comecei a dar aveia ao JD por volta dos seus 7 meses, em bolachas caseiras e mais tarde em papas. Uma vez que a nossa introdução alimentar foi em baby led weaning, esperei que ele conseguisse agarrar a colher e levá-la à boca para dar papas e sopas.

De volta à preparação desta bebida, existem várias formas de o fazer. É possível fazê-la utilizando o grão integral de aveia demolhado, cozido e triturado (esta é a forma original e mais saudável) mas é muito mais prático fazê-la partindo de flocos de aveia.

Existem essencialmente dois tipos de flocos de aveia: os flocos grossos ou prensados e os flocos finos, mais partidos.

Não existem grandes diferenças nutricionais entre usar um e outro pois ambos são obtidos a partir da prensagem do grão de aveia inteiro, sendo que os flocos finos são sujeitos a um processo de moagem extra que os deixa mais partidos.

Existe ainda o farelo de aveia e este sim tem algumas diferenças nutricionais pois é obtido de outra forma: trata-se das cascas dos grãos de aveia e como tal são mais ricos em fibra e em proteína mas menos ricos em hidratos de carbono complexos e mais pobres em calorias.

Qualquer uma destas opções ser usada para fazer leite de aveia. Eu prefiro fazê-lo com flocos grossos pois acho que é o que deixa uma textura mais agradável.

Relativamente à consistência, pode variar a proporção de flocos de aveia e água para obter uma bebida mais ou menos densa.

Para preparar papas, sobremesas e molhos gosto dela mais cremosa e densa e para isso costumo usar 100 g de flocos para 1 litro de água.

Para beber diretamente ou misturar com granola prefiro um leite de aveia menos denso e mais aguado e aí recomendo começar com cerca de 40 g de aveia para 1 litro de água.

Para ter uma bebida adocicada poderá adicionar um adoçante natural a gosto (2-3 colheres de sopa de xarope de ácer, geleia de arroz, geleia de agave, etc) ou triturá-lo com tâmaras (2-3 tâmaras Medjool para 1 litro de bebida). Pode ainda adicionar um pitada de sal para intensificar os sabores ou um pouco de essência ou sementes de baunilha para um aroma agradável.

Serve: 1 L

Tempo de Preparação: 2 horas para demolhar + 5 minutos

Dificuldade: Fácil

Custo: aprox. 0,75 €

Informação Nutricional (por porção de 250 ml): 130 Kcal, 4,7 g proteína, 23,7 g hidratos de carbono, 2,3 g lípidos, 3,6 g fibra

Idade: +6 meses (não substitui leite materno ou fórmulas)

Ingredientes:

100 g de flocos de aveia*

1 litro de água, de preferência filtrada

Notas:

Esta quantidade fornece um leite de aveia relativamente denso, adequado para preparar papas, sobremesas ou molhos. Para uma bebida mais líquida para beber diretamente poderá querer reduzir a quantidade de aveia (partindo por exemplo de 40 g para 1 litro de água).

Pode usar flocos de aveia isentos de glúten se necessário mas certifique-se que não reage à proteína da aveia, a avenina (ver texto para explicação).

Pode adoçar a bebida usando 2-3 tâmaras Medjool (trituradas com a aveia) ou 2-3 colheres de sopa de adoçante líquido natural (xarope de ácer, geleia de arroz, geleia de agave, etc), adicionado diretamente ao processador ou no final.

Pode usar uma pitada de sal para intensificar os sabores ou essência de baunilha para aromatizar.

Método de Preparação:

1. Demolhar os flocos de aveia em água durante cerca de 2 horas ou mais (até 12 horas).

2. Coar a aveia com um passador de rede e desprezar a água. Transferir os flocos para um processador de alimentos.

3. Adicionar 1 litro de água, de preferência filtrada (poderá também ferver a água e deixar arrefecer, irá prolongar a validade da bebida) e processar durante cerca de 1-2 minutos à velocidade máxima. O tempo dependerá da potência do processador (na Bimby, 1 minuto/vel. 10).

4. Coar a bebida utilizando um pano (use um pano próprio para bebidas vegetais ou qualquer pano de cozinha de malha apertada). Esprema bem o pano até não sair mais líquido. Pode repetir este processo se verificar que o leite ficou ainda com resíduo.

5. Transfira o leite de aveia para um recipiente de vidro fechado e conserve no frigorífico até 3-5 dias. Agite bem antes de usar pois poderá formar depósito. Não vai sobrar muito resíduo no pano mas o que sobrar poderá aproveitar para papas, bolachas, panquecas, etc (manter no frigorífico e utilizar dentro de 3 dias).

Espero que gostem!

Até breve,

Joana

(english version)

Oat milk is a stapple that is easy and cheap to make at home. You can make it thicker, to use in porridges, desserts or sauces, or thiner to use as a beverage. For that you can start from 40 g of oats in 1 litre of water and increase it up to 100 g. Make it plain or sweet by blending it with dates or a natural sweetener of choice.

If you have celiac disease make sure to use gluten-free oats and also be sure you do not react to the oat protein avenin, which can cause similar reactions to gluten.

For babies, regular oats can be introduced between the age of 6 and 8 months since babies can benefit from gluten contact at this age and reduce the risk of future gluten intolerances (but always check with your pediatrition) (1, 2).

Homemade oat milk: how to make

Serves: 1 L

Preparation time: 2 hours to soak + 5 minutes

Difficulty level: Easy

Cost: approx. 0,75 € (Portugal)

Nutritional Information (per cup/ 250 ml): 130 Kcal, 4.7 g protein, 23.7 g carbs, 2.3 g fat, 3.6 g fibre

Age: +6 months (do NOT use it as a substitute for breast milk or formula)

Ingredients:

1 cup (100 g) rolled oats*

4 cups (1 litre) of water, preferably filtered

Notes:

This proportion of oats and water provides a relatively cream and dense oat milk, perfect for porridges, desserts or sauces. If you prefer a thiner beverage, start with less oats (for instance, 40 g for 1 litre of water).

Use gluten free oats if needed (see explanation in the text above).

You can make it sweet with 2 to 3 Medjool (blend them with oats) or 2 to 3 tbsp of your natural sweetener of choice (maple syrup, agave syrup, rice syrup, etc). Add it directly to the blender or to the final beverage.

Use a pinch of sea salt to intensify flavors or 1 tsp of vanilla extract to flavor it.

Directions:

1. Place oats in a bowl and cover them with water. Let them soak for about 2 hours (or up to 12 hours).

2. Strain oats and discard the water. Transfer oats to a food processor.

3. Add in 4 cups of filtered water (you can boil the water and let it cool down to increase the life time of the beverage). Blend it on the maximum velocity for about 1 minute (you might need to increase the blending time according to your blender potency).

4. Strain the beverage using a straining cloth or any fine mesh kitchen towel until there is no more liquid coming from it. You might need to repeat this process if you find that your oat milk has too much residue.

5. Transfer the beverage to a glass container, seal it and keep it in the fridge for up to 3 to 5 days. You can save the residue in the fridge for up to 3 days and use it in porridges, oat cookies, pancakes, etc.

Hope you enjoyed it!

Joana

Referências/References:

(1) Palmer, D., Update on Timing and Source of ‘Allergenic’ Foods, Nestle Nutr Inst Workshop Ser. 2017; 87:39-48.

(2) Szajewska H., et al., Systematic review: early infant feeding and the prevention of coeliac disease. Aliment Pharmacol Ther. 2012; 36(7):607-18.

Источник: https://www.justnaturalplease.com/post/leite-de-aveia-caseiro-como-fazer

9 Benefícios do Leite de Aveia – Como Fazer e Receita

Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

A aveia é um cereal conhecido por ser uma fonte alimentar rica em fibras, que pode ser encontrada em forma de farinha, flocos e farelo. O ingrediente pode ser utilizado no preparo de bolos, cookies, tortas, panquecas e bolachas, além de servir de acompanhamento para frutas, açaí e iogurte.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos falar justamente de uma dessas receitas preparadas com o cereal: o leite de aveia. Quais os benefícios do leite de aveia? E como preparar essa receita? Confira na sequência:

Propriedades nutricionais do leite de aveia

Quantidade: 1 porção de 200 ml de leite de aveia industrializado

Energia:45 calorias
Carboidratos:4,7 g
Proteínas:0,8 g
Gorduras:2,7 g
   – Gordura Saturada:0,3 g
   – Gordura Trans:0 g
Colesterol: 0 mg
Fibras:69 mg

9 benefícios do leite de aveia

1. É nutritivo

O leite de aveia serve como fonte de nutrientes importantes e necessários para o funcionamento adequado do organismo humano. A lista inclui componentes como carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, manganês, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E.

A bebida, inclusive, é uma alternativa de variedade de leite para os adeptos do estilo de vida vegano, que não permite o consumo de alimentos e bebidas que tenham origem animal.

2. Possui tanto cálcio, ou mais, que o leite de vaca

Por incrível que pareça, o leite de aveia é tão rico em cálcio, ou mais, que o próprio leite de vaca – o leite de aveia chega a possuir 36% da ingestão diária recomendada do mineral contra 28% do leite obtido através da vaca (em algumas versões).

3. Fonte de antioxidantes

Outro dos benefícios do leite de aveia é que ele é composto por um grupo de antioxidantes chamados de fitoquímicos. Eles são conhecidos por auxiliarem na proteção do organismo em relação a problemas como derrame, doença no coração e algumas formas de câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Saúde da pele e dos cabelos

O consumo do leite de aveia pode contribuir para o combate da acne e melhorar a saúde da pele de maneira geral. Além disso, a ingestão da bebida também está associada ao fortalecimento e à reparação dos cabelos. A justificativa para tal efeito é que o alimento utilizado no preparo da bebida possui propriedades que atuam na desobstrução da pele.

5. Colaboração com a perda de peso

Há benefícios do leite de aveia também para quem deseja emagrecer ou manter a boa forma. Isso porque ele é fonte de fibras, um grupo de substâncias que promovem a sensação de saciedade no organismo.

Com isso, o apetite diminui e fica mais fácil controlar a quantidade de calorias consumidas no dia, o que favorece a perda de peso. Além disso, a bebida possui quantidades baixas de gorduras, açúcar e calorias. Entretanto, é importante dar preferência às versões caseiras e naturais do leite, pois as industrializadas podem apresentar teores altos de açúcar.

Obviamente, a bebida não é mágica na tarefa de promover a perda de peso. Ela pode auxiliar, se estiver incluída em um contexto de uma dieta saudável, controlada equilibrada e nutritiva.

6. Saúde do coração

Com teor zero de colesterol, há benefícios do leite de aveia que contribuem com a diminuição dos níveis do colesterol ruim – também conhecido pela sigla LDL. Tal efeito está associado à redução nos riscos de desenvolvimento de doença no coração.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o excesso de colesterol no sangue também está ligado ao aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão e alguns tipos de câncer.

7. Saúde do sistema digestivo

Como já mencionamos acima, a bebida é fonte de fibras. E suas fibras são tanto do tipo solúveis quanto da categoria das insolúveis – ambas trabalham juntas na promoção de um sistema digestivo saudável e colaboram com a prevenção da prisão de ventre.

  • Veja também: Fibras solúveis e insolúveis – Qual a diferença?

8. Não contém lactose

Devido ao fato do leite de aveia não ser composto por lactose, ele serve como uma boa alternativa de bebida para pessoas que sofrem com intolerância à substância e não podem consumir o leite de vaca e o leite de cabra, por exemplo, especialmente pelo fato da bebida ser nutritiva.

  • Veja também: Intolerância a lactose – Sintomas, causas, tratamento.

9. Qualidade do sono

O leite de aveia também é conhecido como um remédio natural que auxilia a combater a insônia, melhorando assim a qualidade do sono. Isso devido à presença de melatonina.

Como fazer – Receita de leite de aveia

Agora que já conhecemos diversas vantagens e benefícios do leite de aveia para a saúde no nosso organismo, que tal aprendermos o passo a passo de como fazer a receita do leite vegetal?

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de aveia em flocos;
  • 3 xícaras de chá de água;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • Açúcar a gosto, se achar necessário.

Modo de preparo:

  1. Deixar a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora;
  2. Colocar a aveia com a água e o restante dos ingredientes no liquidificador e bater;
  3. Coar com o auxílio de um pano fino e armazenar na geladeira, onde o leite de aveia pode ficar guardado até três dias.

Dica

O leite de aveia pode ficar um pouquinho gosmento porque o amido do cereal passa para a água, porém, o problema pode ser resolvido ao adicionar mais água ou mexer o leite depois que ele ficou bastante tempo descansando.

O que você achou dos benefícios do leite de aveia para a saúde e boa forma? Pretende aprender como fazer e aproveitar esta receita em casa? Comente abaixo!

(89 votos, média: 4,30 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-do-leite-de-aveia-como-fazer-e-receita/

Leite de aveia: 7 benefícios + dicas de como fazê-lo em casa

Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

Por Isla Ramos                                
Em 13.09.20

iStock

O leite de aveia é mais uma opção de leite vegetal incrível! É um dos mais acessíveis e fáceis de fazer em casa, pois leva pouquíssimos ingredientes e pode ser incrementado da forma que você preferir. Acompanhe agora na matéria como fazê-lo, os principais benefícios e as melhores dicas!

Você vai precisar de

  • 1 xícara de aveia em flocos finos ou qualquer outro tipo de aveia;
  • 3 xícaras de água para hidratar a aveia;
  • 3 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente para dar a consistência;
  • 1 pitada de sal (opcional).

Passo a passo

  1. Coloque em um recipiente a aveia e cubra com as 3 xícaras de água;
  2. Deixe-a hidratando por no mínimo 2 horas ou preferencialmente de um dia para outro na geladeira;
  3. Depois, coe com uma peneira fina e descarte essa água;
  4. No liquidificador, adicione a aveia hidratada, as outras 3 xícaras de água e o sal, para realçar o sabor;
  5. Bata por aproximadamente 3 minutos;
  6. Use uma peneira fina, um pano de prato ou voal para coar o leite.

Depois disso, a preparação está prontinha e você pode conservar o leite de aveia na geladeira por até três dias, ou no congelador por até três meses. Aproveite ainda o resíduo para smoothies, sucos, sopa ou em uma receita de bolo para deixá-lo mais fofinho. A seguir, veja os principais benefícios que esse leite proporcionará à sua saúde!

7 benefícios do leite de aveia

Conversamos com Juliana Zanetti (CRN 19512), nutricionista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que separou uma listinha dos benefícios. Confira!

iStock

  1. Fonte de energia e nutrientes: de acordo com a nutricionista, o leite de aveia contém em torno de 80 Kcal por porção de 200ml. Além disso, possui aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, sais minerais e fibras essenciais para o equilíbrio do organismo.
  2. Proporciona saciedade: devido à presença de fibras, que permanecem no estômago por mais tempo, retardando a sensação de fome e auxiliando no emagrecimento.
  3. Combate ao colesterol: Juliana explica que esse efeito é derivado das fibras, que carregam as pequenas moléculas de gordura para o bolo fecal.
  4. Diminui a absorção das gorduras: isso porque a presença das fibras presentes nesse alimento, especificamente as beta-glucanas, atuam diretamente no trato gastrintestinal humano.
  5. Ajuda no controle glicêmico: devido à presença de fibras que auxiliam no tratamento de diabetes melito.
  6. Colabora para a regulação intestinal: as fibras possuem a capacidade de absorver líquidos e aumentar o volume do bolo fecal, desde que associado ao consumo de água.
  7. Excelente substituto para o leite de origem animal: pode ser consumido por indivíduos com intolerância à lactose e ser utilizado como substituído para produtos de origem animal, como o leite.

Na sequência, confira as melhores dicas e informações para incluir esse leite vegetal maravilhoso na sua alimentação!

Mais informações sobre leite de aveia para aproveitá-lo muito mais

Separamos para você vídeos com dicas para você fazer o leite de aveia delicioso e outras formas de incorporá-lo no seu dia a dia.

Leite de aveia com a textura perfeita

No vídeo, é dada a informação importantíssima de que aveia tem dois tipos de fibras, as insolúveis e as solúveis. As solúveis são aquelas que, ao se misturarem com a água, transformam-se em uma espécie de “gel”, deixando o leite mais viscoso. Para evitar esse efeito, a dica é adicionar pedras de gelo na hora de bater e, assim, terá uma textura perfeita!

Creme de leite feito a partir do leite de aveia

Ao bater a aveia com água no liquidificador, você acrescenta o óleo de semente de uva ou outro óleo vegetal neutro e o sal. Depois de coar, haverá um creme de leite com textura incrível para ser usado em diversas receitas!

Leite de aveia sem deixar de molho

A Pati Bianco ensina em seu canal como fazer esse leite de modo ainda mais fácil e rápido, usando o farelo de aveia em conjunto com a aveia em flocos. Você coloca ambos ingredientes direto no liquidificador com água morna. O grande segredo aqui é misturar esses dois tipos de aveia para garantir uma textura mais fluída.

Leite de aveia com essência de baunilha e tâmaras

Nessa receita, o diferencial para realçar o sabor é adicionar as tâmaras, uma pitada de sal e a essência de baunilha na hora de bater no liquidificador. Esses ingredientes, apesar de simples, darão um gostinho e adocicado natural ao leite.

Leite de aveia + dicas de receitas com os resíduos

Aqui, você aprende dicas de como usar os resíduos do leite vegetal e fazer um pão de frigideira. Essa receita leva poucos ingredientes, reaproveita os resíduos e fica deliciosa!

Além de ser prático, o leite de aveia caseiro é muito melhor do que os industrializados, porque você sabe realmente o que tem ali! Outro produto para fazer em casa com essa fibra e se certificar que a lista de ingredientes não é cheia de aditivos é o cookie, por isso, confira estas receitas de cookie de aveia.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/leite-de-aveia/

Benefícios do leite de aveia para a saúde

Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

Uma opção leve e refrescante que pode ser consumida sozinha ou em combinação com frutas ou outros alimentos é o leite de aveia. Sua origem é vegetal e, portanto, é uma das mais escolhidas por quem segue uma dieta vegana ou tem intolerância à lactose. Você sabe quais são os benefícios de consumir leite de aveia?

A seguir, vamos contar mais sobre essa bebida que ganhou grande popularidade nas últimas décadas como complemento de uma dieta saudável. Além disso, vamos contar quais são os benefícios de consumir leite de aveia regularmente. Continue lendo e descubra tudo!

Leite de aveia: o que é e como é consumido?

A bebida ou o leite de aveia é o líquido obtido a partir dos flocos desse cereal, previamente embebido em água por um certo tempo e posteriormente processado. Para isso, basta seguir o seguinte procedimento.

O leite de aveia pode ser consumido frio ou quente, acompanhado de chá, café ou chocolate. Além disso, pode ser usado para fazer diferentes preparos, como cremes, molhos, vitaminas e sobremesas.

Podemos comprá-lo pronto no mercado (algumas marcas até oferecem apresentações com sabor a baunilha ou chocolate) ou prepará-lo em casa.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de aveia em flocos (60 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Modo de preparo

  • Coloque a aveia no liquidificador.
  • Adicione a água e bata bem (até obter um líquido esbranquiçado).
  • Coe com uma malha ou um pano (o filtro de café também pode servir).
  • Use o líquido como leite, e os resíduos para sobremesas e outras receitas.

Recomendações

  • Se você quiser uma textura mais consistente, adicione 1 ou 2 colheres a mais de aveia. Por outro lado, se você quiser que fique mais líquido, pode misturar novamente com água o que restou no filtro.
  • Para adoçar, recomendamos o mel.

    Você também pode usar açúcar mascavo ou estévia.

  • Embora o leite de aveia seja muito saudável e nutritivo, não é recomendado para pessoas com alergias ao glúten. Entretanto, também existem marcas que comercializam um tipo adequado ao consumo dessas pessoas.

Benefícios do leite de aveia

Entre suas principais vantagens, destacamos:

  • Hidrata.
  • Proporciona saciedade.
  • É fácil de digerir.
  • Ajuda a complementar a dieta.
  • Combina bem com diferentes alimentos.
  • Ajuda a regular o trânsito intestinal

Combate a constipação

Se você tem problemas intestinais, o leite de aveia é muito útil para regular a flora devido à sua grande contribuição de fibra vegetal. Não deixe de consumi-lo logo cedo, no café da manhã (com uma xícara de café, por exemplo).

Regula os níveis de açúcar

As pessoas com diabetes percebem uma melhora interessante em seus níveis de açúcar quando bebem esse leite. Isso ocorre porque a aveia tem a capacidade de controlar a glicose no sangue.

Reduz o colesterol

Por oferecer uma boa dose de gorduras insaturadas (ou “boas”) ômega 3 e 6 e betaglucano, o leite de aveia pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, ao mesmo tempo que aumenta o colesterol bom.

Além disso, ingerir essa bebida várias vezes por semana pode melhorar a saúde cardiovascular, evitando o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

Evita a indigestão

Muitas pessoas que bebem leite de vaca têm problemas gástricos ou estomacais, uma vez que esse lácteo contém substâncias que não são fáceis de digerir.

No caso do leite de aveia, a boa notícia é que o estômago possui as ferramentas necessárias para digeri-lo, sendo ideal para pessoas que sofrem com a sensação de peso após as refeições e outros transtornos gastrointestinais.

Protege o sistema nervoso

Em casos de nervosismo, inquietação e angústia, as pessoas podem se beneficiar do consumo de leite de aveia. Essa bebida sacia o apetite e, portanto, contribui para acalmar.

Então, depois de um dia cheio de obrigações e problemas, nada melhor do que uma xícara de leite quente de aveia com mel antes de ir para a cama. Assim, você terá uma boa noite de sono, longe da insônia.

Como a aveia contém uma certa quantidade de vitaminas B, diz-se que consumir leite de aveia também ajuda a proteger o sistema nervoso e melhora as funções cerebrais.

Fortalece os músculos e os ossos

O ingrediente principal faz com que essa bebida vegetal tenha muitos nutrientes e proteínas que ajudam a fortalecer os músculos.

  • Se você faz exercício, o leite de aveia pode, por exemplo, evitar o aparecimento de câimbras.
  • Se você costuma passar o dia sentado em uma mesa, esse leite vegetal pode te ajudar a reduzir contraturas.

Por outro lado, fornece potássio, zinco e magnésio, os três nutrientes mais importantes para a formação e o fortalecimento dos ossos. Sendo assim, é aconselhável para crianças e idosos.

Ajuda a perder peso

O leite de aveia pode funcionar como um regulador perfeito do apetite. Como promove a saciedade, evita a ingestão compulsiva fora de hora ou a alimentação pouco saudável. Além disso, esse cereal reduz a retenção de líquidos. É ainda mais dietético que o leite desnatado porque não possui gordura.

Vamos tomar um copo?

Agora que descobriu os benefícios de consumir leite de aveia, você ficou com vontade de tomar um copo? Se preferir, você pode integrá-lo a alguma receita para evitar recorrer ao típico leite de vaca. Como você quiser!

Pode interessar a você…

Источник: https://melhorcomsaude.com.br/beneficios-do-leite-de-aveia/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: