Neutropenia: o que é e principais causas

Neutropenia e o perigo das infecções – TJCC

Neutropenia: o que é e principais causas

Neutropenia e o perigo das infecções – Revista Online ABRALE

Neutropenia: o que é e principais causas

O quadro da neutropenia durante o tratamento oncológico acontecer quando o paciente apresenta uma queda nos glóbulos brancos do sangue, responsáveis pela defesa do corpo.

Ele pode ser diagnosticado por meio do hemograma. Como principal consequência dessa queda está a maior probabilidade do paciente contrair uma infecção grave.

Apesar de poder acontecer em qualquer tipo de câncer, esse quadro é mais comum em pacientes de leucemia.

Dr. Hézio Jadir Fernandes Júnior, coordenador da Oncologia Clínica do Leforte Oncologia, explica que a neutropenia é uma complicação causada pela quimioterapia citotóxica. Ou seja, devido à toxicidade das drogas usadas para controlar o processo de multiplicação das células, a neutropenia pode acontecer.

“Neutropenia é a queda dos glóbulos brancos, principalmente os neutrófilos – relacionados à defesa do nosso organismo contra as bactérias. Essa queda do número de células brancas do sangue se dá como uma complicação tanto no tratamento de tumores sólidos, quanto nos tumores hematológicos, como leucemias e linfomas”, diz o Dr. Fernandes.

Dependendo do tipo de tratamento que está sendo utilizado, a neutropenia apresenta um tempo de ciclo diferente. Porém, no geral, depois de alguns dias (3 a 7) da sessão de quimio, os neutrófilos caem, deixando o paciente mais vulnerável. Após, normalmente, 14 dias, eles voltam a subir e, sem seguida, é realizada mais uma sessão do tratamento.

Nesse momento em que a neutropenia está mais aguda e o paciente com maior vulnerabilidade, a preocupação é que ele desenvolva alguma infecção.

“A neutropenia, sobretudo a neutropenia febril, é sinal que o paciente está em processo de infecção bacteriana. Esse, se não tratado a tempo, poderá evoluir para um quadro de infecção generalizada e até óbito”, alerta o especialista.

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: