Ovo de codorna: benefícios e como cozinhar

Contents
  1. Ovo de codorna é popular no Brasil e traz uma série de benefícios
  2. O afrodisíaco no ovo de codorna
  3. Propriedades nutricionais do ovo de codorna
  4. Bom para a visão
  5. Ajuda no crescimento
  6. Equilibra o nível de colesterol
  7. Reduz a pressão arterial
  8. Indicado para tratar de alergias
  9. Aumenta a energia
  10. Impede anemia
  11. Ovo de Codorna
  12. Benefícios do Ovo de Codorna:
  13. Fonte de vitaminas e minerais:
  14. Antialérgico:
  15. Melhora a memória:
  16. Beneficia o cabelo e pele:
  17. Combate anemia:
  18. Fortalece os ossos:
  19. Faz bem para próstata:
  20. Como fazer Ovo de Codorna:
  21. Dica:
  22. Como Fazer conserva de Ovo de Codorna:
  23. 1. Conserva com casca:
  24. 2. Conserva sem casca:
  25. Informações nutricionais do ovo de codorna na quantidade de 100 gramas:
  26. Experimente também com o famoso Molho Rosé:
  27. Ingredientes:
  28. Modo de Preparo:
  29. Ovo de Codorna: 16 Benefícios, Tabela Nutricional e Como fazer
  30. O que é ovo de codorna?
  31. Propriedades e tabela nutricional
  32. Nutriente – Valor
  33. O ovo de codorna é bom para quem treina?
  34. 16 benefícios para saúde
  35. 1 – Diminui a pressão arterial
  36. 2 – Auxilia a visão
  37. 3 – Faz uma limpeza orgânica
  38. 4 – Proporciona força ao sistema imunológico
  39. 5 – Colabora para o tratamento de alergias
  40. 6 – Previne contra a anemia
  41. 7 – Regula as taxas de colesterol
  42. 8 – Aumenta a energia
  43. 9 – Acelera o metabolismo
  44. 10 – Ajuda no desenvolvimento
  45. 11 – Evita doenças crônicas
  46. 12 – Auxilia na perda de peso
  47. 13 – Colabora para o aumento da massa magra
  48. 14 – Mantém a pele e o cabelo bonitos
  49. 15 – Melhora o funcionamento cerebral
  50. 16 – Eleva a libido
  51. Melhores formas de preparo
  52. Qual é o consumo diário recomendado?
  53. Conheça as Propriedades e Benefícios do Ovo de Codorna
  54. Propriedades do ovo de codorna
  55. Benefícios do ovo de codorna
  56. Ovo de codorna e o colesterol
  57. Como cozinhar o ovo de codorna
  58. Benefícios do Ovo de Codorna, como usar e receitas
  59. Benefícios do Ovo de Codorna
  60. 1. Contribui para a saúde dos ohos
  61. 2. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol
  62. 3. Pode estimular o crescimento
  63. 4. Pode ajudar a reduzir a pressão arterial
  64. 5. Ajuda a desintoxicar o organismo
  65. 6. Tem ação antioxidante
  66. 7. Pode ajudar nas alergias
  67. 8. Melhora a função cerebral
  68. Outros benefícios do ovo de codorna
  69. Ovos de codorna empanados
  70. O que você achou dos benefícios do ovo de codorna que listamos acima? Tem o costume de consumi-los de que forma? Comente abaixo!

Ovo de codorna: benefícios e como cozinhar

Ovo de codorna é largamente consumido não só no Brasil, mas em várias regiões do planeta. São produzidos por aves chamadas codornas, naturais da Europa, África e sul dos EUA.

Tem como característica distinta ter tamanho inferior em comparação aos ovos de outras aves, como galinha, frango e pato. Mas em termos nutricionais não fica devendo nada para os citados e ainda é considerado um alimento mais calórico. O que requer cuidados para quem enfrenta problemas com a balança.

O ovo de codorna ainda traz a fama de ser um potente afrodisíaco, o que talvez estimule parte de seu enorme consumo. No entanto é carente de fontes científicas essa qualidade atribuída ao ovo. O que leva a se questionar de onde então teria surgido essa fama (abordaremos o tema com mais detalhes a seguir).

Mas é incontestável que o ovo de codorna traz uma série de benefícios ao organismo, benefícios que recebem amparo de estudos científicos. Um dos que mais se destacam é a capacidade de desintoxicação, eliminação de toxinas presentes no corpo, por isso sendo classificado por nutricionistas como “ovo detox”.

Faça ovos perfeitos!

Você come ovos cozidos com frequencia e muitas vezes eles não ficam muito bons, você definivamente precisa conhecer o Timer para Ovos. Um acessório que vai te ajudar a cozinhar os ovos de maneira perfeita. Clique no botão abaixdo para conhecer

Neste artigo apresentaremos as qualidades nutricionais do ovo de codorna, os benefícios que propicia ao organismo humano e outras curiosidades relacionadas.

O afrodisíaco no ovo de codorna

Não há consenso sobre de onde tenha surgido a ideia de que ovo de codorna tem qualidades afrodisíacas.

O que é um consenso na comunidade científica é que não há comprovação de que esse ovo tenha propriedades que o faça uma alternativa viável ao Viagra.

Nem mesmo para acelerar o tempo de relaxamento da musculatura dos corpos cavernosos do pênis, o que diminuiria o tempo entre a primeira e segunda ereção.

Há palpites de que essa lenda tenha surgido pelo fato do ovo de codorna se parecer com o testículo do pênis. Alguém fez a associação e deduziu que o ovo traria benefícios ao órgão masculino (porque é assim que a ciência funciona. Se você vê um risólis amassado parecendo uma orelha, naturalmente ele melhorará a sua audição se o consumir).

Faça ovos perfeitos!

Você come ovos cozidos com frequencia e muitas vezes eles não ficam muito bons, você definivamente precisa conhecer o Timer para Ovos. Um acessório que vai te ajudar a cozinhar os ovos de maneira perfeita. Clique no botão abaixdo para conhecer

Outra teoria, essa com pouco mais de fundamento, com uma associação não tão simplória, é o fato de que as codornas, as aves, alcançam a maturidade sexual com apenas 40 dias de vida. E produzem mais ovos do que as outras espécies do gênero. Tal atividade precoce e produção pujante levaram crer que o ovo de codorna teria propriedades afrodisíacas poderosas.

Mas como relatado, tudo balela, achismo, especulação. Comprovação que é bom, nada.

Propriedades nutricionais do ovo de codorna

Fazendo comparação com o ovo de galinha, apesar de ser menor, o ovo de codorna tem propriedades nutricionais maiores. Porém perde quando a assunto é calorias e principalmente colesterol. Por isso é preciso ficar alerta para não exagerar no consumo.

O ovo de codorna tem:

  • Cálcio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina D;
  • Vitamina B12;
  • Sódio;
  • Potássio;
  • Colesterol;
  • Proteína;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Gordura.

Se não há garantia de que o ovo de codorna trará benefícios como estimulante sexual, é certo que será útil em outros aspectos. Um já citado é a capacidade desintoxicação por conter aminoácidos que se ligam as toxinas existentes no corpo, toxinas oriundas da poluição no ar e na água, e libera-as do organismo.

Mas há várias outras benfeitorias. Conheça cada uma delas a seguir.

Bom para a visão

Por ser rico em Vitamina A o ovo de codorna ajuda a proteger a visão e evitar a degeneração macular. E isso ocorre devido a vitamina citada ter substâncias antioxidantes que ajudam a lidar com o problema.

Ajuda no crescimento

Não é segredo para ninguém que uma das receitas para estimular o crescimento é uma dieta com presença marcante de ovos, a boa e velha gemada, geralmente de galinha. No entanto, o ovo de codorna contém proteínas tão ricas e numerosas como o ovo tradicional e também ajuda no fator crescimento.

Faça ovos perfeitos!

Você come ovos cozidos com frequencia e muitas vezes eles não ficam muito bons, você definivamente precisa conhecer o Timer para Ovos. Um acessório que vai te ajudar a cozinhar os ovos de maneira perfeita. Clique no botão abaixdo para conhecer

Crescimento não só de massa corporal, mas de ossos. Quanto a esse último, tal crescimento se deve principalmente por causa da lisina, outra substância presente no ovo.

Equilibra o nível de colesterol

O ovo de codorna é fonte de ácidos graxos. Tais ácidos ajudam no controle do colesterol, o que colabora para a saúde do músculo cardíaco. Apesar de ser um alimento que apresenta gordura na sua composição, mais de 60% dessa gordura é constituída do que se convencionou chamar de colesterol bom, ou colesterol do tipo HDL.

Mas não se engane. O fato de receber “bom” no nome não significa que seja inofensivo. Tudo que é consumido em excesso pode ser prejudicial.

Reduz a pressão arterial

E por falar em colaboração para a saúde do músculo cardíaco esse tipo de ovo faz bem ao coração não só por controlar o colesterol. O potássio presente na sua composição atua como um dilatador dos vasos cardíacos, gerando alívio do estresse causado nesses vasos. Tal efeito é capaz de reduzir a pressão arterial.

Indicado para tratar de alergias

O ovo de codorna contém um antialérgico natural chamado ovomucóide. É uma proteína que atua como antialérgico. Por esse motivo é recomendado como solução complementar para tratamento de alergias. Mas claro que caberá ao médico avaliar o tipo de alergia que enfrenta e se está sujeita aos benefícios provocados pelo ovo de codorna.

Aumenta a energia

Além da grande quantidade de proteínas, conta com minerais e micronutrientes que formam uma fonte de energia formidável. Seus efeitos mais notáveis nesse sentido se dão pela manhã, ao ser consumido no café da manhã. Inclusive é uma solução para aqueles que tenham desenvolvido dependência de cafeína e por algum motivo precisa se manter afastado do líquido.

Atletas que necessitam fazer exercícios de força costumam ter incluído na sua dieta ovos de codorna, por ser reconhecido pelos nutricionistas como fonte de energia.

Impede anemia

Por conter ferro, ovo de codorna colabora para a formação de glóbulos vermelhos, o que ajuda a prevenir quadros de anemia.

Esses são alguns dos benefícios gerados ao se consumir regularmente ovo de codorna.

Gostou deste conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Источник: https://ovo.blog.br/ovo-de-codorna/

Ovo de Codorna

Ovo de codorna: benefícios e como cozinhar

Mesmo tendo seu tamanho pequeno, é um alimento muito rico quando o assunto é valores dietéticos e até mesmo terapêuticos. Quando falamos em ovo, o de galinha rouba totalmente a cena, deixando o pequenino e não menos importante de fora, e não mostrando toda sua potência (que não é pouca).

Se tratando de um alimento conhecido, contudo pouco consumido. Ele é uma excelente fonte de proteínas, baixo teor de gordura saturada e rico em vitaminas para o corpo humano. Sendo um ótimo alimento para enriquecer qualquer dieta.

Benefícios do Ovo de Codorna:

Quando o assunto é a comparação com o ovo de galinha ele contém uma porcentagem maior de proteína e gordura, portanto engorda mais. Apesar de seu tamanho, o seu valor nutricional é de 3 a 4 vezes maior e contendo 13% de proteína contra 11% dos ovos de galinha.

Fonte de vitaminas e minerais:

Com seu alto valor nutritivo o mesmo possui uma excelente fonte de proteínas, ferro, fósforo, cálcio, potássio, vitamina B2, vitamina B1 e Vitamina A.

Com tantos nutrientes ele é capaz de suprir a necessidade de proteínas que o corpo precisa e com 140% de vitamina B1 ultrapassa a quantidade diária necessária.

Antialérgico:

São ótimos aliados no combate contra alergias, pelo fato de conter a proteína chamada “ovomucoid”, considerada um antialérgico natural. Essa substância auxilia no tratamento de doenças como a asma, a rinite e outros problemas respiratórios. Fortalece também o sistema imunológico precavendo o organismo de doenças e ajudando no funcionamento muscular e cerebral.

Melhora a memória:

Na gema é encontrada a colina, um componente neurotransmisor. Assim transformada em acetilcolina é quem toma conta de regular muitas atividades relacionadas aos neurônios contribuindo para a coordenação muscular, motora, pensamento, memória e cognição.

Beneficia o cabelo e pele:

Sendo rico em vitaminas e minerais, ele proporciona brilho e reforça a saúde capilar e da pele.

Combate anemia:

É um ótimo combatente dessa doença, aumentando o nível de hemoglobina no organismo ao mesmo tempo ajuda na remoção de toxinas e metais que possam pesar no corpo.

Além de ser muito indicados para mulheres grávidas que correm o risco de entrar na anemia.

Fortalece os ossos:

Por ser uma excelente fonte de cálcio, os fortalece.

Faz bem para próstata:

Por conter Fósforo, Proteínas e Vitaminas que favorecem as glândulas da próstata, pode melhorar até o libido.

Sendo um alimento tão rico em nutrientes e benefícios para o corpo humano, sabemos que você não vai querer deixar ele de fora da dieta, pensando exatamente em você disponibilizamos essas informações nutricionais.

Como fazer Ovo de Codorna:

É comum surgirem dúvidas quanto a preparação dos mesmos, visto que é um alimento delicado em seu manuseio. Quando falamos em ovo de codorna, é automático pensar “Como vou fazer?”

Fique tranquilo, o preparo não é tão difícil quanto aparenta, é necessário apenas um pouco de atenção e você terá gostosos ovinhos de codorna na sua refeição.

De início é importante saber que essa casca em especial é porosa, ou seja, ela irá absorver a água quando ferver, certifique-se que ela seja filtrada. Pronto, coloque os ovos dentro da panela e leve ao fogo para aquecer até que ferva.

Deixe fervendo em torno de doze a quinze (12 a 15) minutos, nunca mais que isso. Os ovos de codorna cozinham antes disso, mas a clara só ficará firme para descascar a partir dos 12 minutos.

Dica:

No término do cozimento, escorra-os e deixe descansar em outro recipiente com água em temperatura ambiente, assim evita que os ovos continuem a cozinhar internamente, isso evita aquela aparência cinza ao redor das gemas.
Sabe aqueles ovinhos que a gema estão escuras e em um tom esverdeado? Certamente estes passaram um pouco do tempo de cozimento, deixando-os assim.

Como Fazer conserva de Ovo de Codorna:

Esses tão deliciosos ovinhos começaram a roubar a cena quando o assunto é conserva, possuem tantos nutrientes e ainda podem acompanhar uma salada e carne ou até ser entrada como aperitivos.

1. Conserva com casca:

Se estiver com pressa e não quiser ficar descascando os ovos esse método é muito eficiente. Para começar ferva um punhado de pimenta-do-reino (a gosto) em grãos e 2 colheres de gengibre em pó amarrados em um saquinho de gaze com 4 xícaras de vinagre branco.

Depois de ferver por alguns minutos retire, é importante deixar ferver para extrair o máximo de nutrientes possível. Em um vidro esterilizado coloque os já cozidos, e despeje o líquido ainda quente, deixe destampado até o vinagre esfriar.

Finalize com azeite e uma pitada de sal, feche e reserve por pelo menos 5 dias.

Receita para 30 unidades.

2. Conserva sem casca:

Cozinhe e descasque todos ovinhos, lave-os em água filtrada assim você elimina qualquer resíduo indesejável e separe.

Em um vidro com tampa e esterilizado coloque a metade de vinagre e complete o restante com água, acrescente uma colher das de chá com sal, uma colher das de chá com pimenta tipo calabresa seca, uma colher das de chá com orégano seco e uma folha de seca de louro. Coloque os ovos e reserve por um dia na geladeira pelo menos.
Receita para 30 unidades.

Informações nutricionais do ovo de codorna na quantidade de 100 gramas:

IngredienteQuantidadeCalorias158Gordura totais11 gGorduras Saturadas3,6 gGorduras Poliinsaturadas1,3 gGorduras Monoinsaturadas3,6 gColesterol844 mgSódio141 mgPotássio141 mgCarboidratos0,4gProteínas13 gVitamina A543 IUVitamina D55 IUVitamina B60,2 mgVitamina C0,0 mgVitamina B121,6 UGCálcio64 mgMagnésio13 mgFerro3,7 mg

Se estiver se perguntando: “Quantos posso comer por dia?”

Bom, por mais que ele seja um alimento extremamente beneficente para o corpo, é importante ressaltar que tudo em excesso não é indicado, sendo assim ao inseri-los diariamente em sua alimentação sem uma dieta variada pode causar reações alérgicas e hipersensibilidade alimentar. Tudo devido a uma substância chamada albumina que faz mal em excesso no organismo.

Experimente também com o famoso Molho Rosé:

Nada melhor do que comer esses ovinhos acompanhados de um delicioso molho, com eles já cozidos e descascados, agora só preparar um acompanhamento.

Ingredientes:

IngredienteQuantidadeMaioneseUma xícara de cháKetchupUma xícara de cháMostarda01 colher de sopaSuco de limão1 unidadeSal1 colher de chá

Modo de Preparo:

  • 1. Misture os ingredientes numa tigela (ketchup, azeite, maionese, limão, sal e mostarda;
  • 2.Está pronto e para decorar faça um círculo de ovos em volta da tigela com o molho

Clique aqui para conhecer a catuaba, benefícios e propriedades afrodisíacas

Источник: http://www.culturaegastronomia.com.br/ovo-de-codorna-conserva-como-fazer-beneficios-engorda-calorias/

Ovo de Codorna: 16 Benefícios, Tabela Nutricional e Como fazer

Ovo de codorna: benefícios e como cozinhar
Certamente você já viu alguns ovos de codorna no supermercado ou em feiras, não é mesmo? Talvez até já os tenha comido como acompanhantes de algum prato.

Contudo, aposto que você não sabe de todos os benefícios que eles trazem.

É sobre isso que iremos falar hoje.

Leia até o final para descobrir as propriedades dos ovos de codorna, as suas vantagens sobre os ovos de galinha, seus benefícios para a saúde e muitas outras informações relevantes. Confira!

O que é ovo de codorna?

Antes de falarmos sobre o ovo em si, precisamos comentar brevemente sobre a codorna.

Muita gente pode nunca ter visto uma codorna na vida, mas saiba que elas são pequenas aves de listras marrons com barriga e pescoço claros.

Uma curiosidade é que as codornas domésticas encontradas hoje em dia são descendentes das que foram criadas no século XIX, lá no Japão.

Elas só foram realmente comercializadas no Ocidente nos anos 1950!

O ovo de codorna é bem menor e mais leve do que o ovo de galinha, assim como é um pouco mais escuro e possui manchas pretas.

Seus benefícios são muitos para diversas partes do nosso corpo, como você descobrirá mais adiante.

Propriedades e tabela nutricional

O ovo de codorna é conhecido por conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que auxilia na proteção do organismo contra agentes externos e internos, como os radicais livres (moléculas prejudiciais às células).

O valor nutritivo do ovo de codorna chega a ser cerca de três a quatro vezes superior ao de outros ovos de aves, como o da própria galinha.

Dê uma olhada na tabela nutricional a seguir e confira quais são os valores nutritivos para cada 9 g.

Nutriente – Valor

  • Sódio 13 mg
  • Proteína 1,2 g
  • Gordura 1 g
  • Potássio 12 mg
  • Colesterol 76 mg
  • Ferro 1% do valor por dia
  • Vitamina A 1% do valor por dia
  • Vitamina B12 1% do valor por dia
  • Vitamina D 1% do valor por dia

Se pararmos para analisar uma porção com 5 ovos de codorna, podemos observar que ela irá conter 5 g de gordura, sendo que 1,6 corresponde à gordura saturada e o resto às insaturadas e aos ácidos graxos, assim como 6 g de proteína.

Quais são as diferenças entre o ovo de codorna e o ovo de galinha?

A revista Saúde fez um bom comparativo das diferenças entre o ovo de codorna e o ovo de galinha a partir de sua composição. Confira a seguir:

Calorias:

Além de ser muito mais leve do que o ovo de galinha, o de codorna possui 80,5 calorias enquanto o de galinha contém 82,1 kcal por porção.

Colesterol:

Curiosamente, nesta categoria, o ovo de codorna é o vencedor, pois contém cerca de 422 mg de colesterol enquanto o de galinha tem por volta de 250 mg.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Proteína:

A proteína é excelente para o tecido muscular; o ovo de codorna possui mais do que ovo de galinha, com 6,5 mg, enquanto o outro tem 5,8 mg.

Vitamina A:

A vitamina A é fundamental para a saúde ocular; os dois tipos de ovos são bem ricos nela, mas o de galinha é melhor neste quesito, batendo o de codorna por 60,5 mg a 40 mg.

Fósforo:

Um mineral muito importante para a energia, participando até do nosso código genético. O ovo de galinha contém 86,97 mg enquanto o de codorna tem cerca de 112 mg.

Ferro:

O ferro evita a anemia e melhora os glóbulos vermelhos (responsáveis pelo sangue). O ovo de codorna é composto por 1,85 mg dele, o passo que o ovo de galinha tem apenas 0,99 mg.

Cálcio:

O cálcio é essencial para a saúde dos ossos. Felizmente, o ovo de codorna contém por volta de 31 mg, já o de galinha tem cerca de 18,63 mg.

O ovo de codorna é bom para quem treina?

Sim. Ingerido na quantidade indicada, o ovo de codorna pode servir para melhorar os níveis de testosterona no corpo, o que automaticamente colabora para o desenvolvimento dos músculos e para a redução da gordura indesejada.

Além disso, o ovo de codorna também contém vitamina D e colina, duas substâncias que melhoram o desempenho físico durante os treinos intensos.

Para completar, o ovo de codorna ainda é rico em proteínas, o que é essencial para o tecido muscular.

Leia também:

+ Proteínas: Os 22 melhores alimentos para ganhar massa muscular

16 benefícios para saúde

Para entender melhor as vantagens deste alimento, confira a seguir a lista que preparamos com os 16 benefícios do ovo de codorna para a sua saúde:

1 – Diminui a pressão arterial

O ovo de codorna possui potássio em sua composição, um mineral que é eficaz na diminuição da pressão arterial, agindo na dilatação dos vasos sanguíneos, o que ajuda a aliviar o estresse gerado neles e nas artérias.

2 – Auxilia a visão

Por ser uma boa fonte de vitamina A, o ovo de codorna auxilia na prevenção de doenças na vista.

A boa quantidade de antioxidantes presentes na vitamina colabora para diminuir os riscos de degeneração macular, que pode causar a catarata.

3 – Faz uma limpeza orgânica

O ovo de codorna pode agir como um desintoxicador do organismo, ou seja, ele remove aquelas toxinas derivadas da má alimentação, do ar poluído, de metais pesados, entre outras substâncias “sujas” que acabam em nosso corpo.

4 – Proporciona força ao sistema imunológico

Devido à presença da lisina e outros aminoácidos, o ovo de codorna pode proporcionar um estímulo na liberação de anticorpos, o que faz com que o sistema imunológico fique fortalecido e o corpo se recupere mais rapidamente.

5 – Colabora para o tratamento de alergias

Existe uma proteína conhecida como ovomucóide, presente no ovo de codorna.

Ela tem propriedades antialérgicas, o que serve tanto para prevenir as reações alérgicas quanto para tratá-las.

6 – Previne contra a anemia

O ovo de codorna pode auxiliar na prevenção contra a anemia por conter boas quantidades de ferro e de aminoácidos, os quais são capazes de auxiliar a criação de glóbulos vermelhos e a produção de hemoglobina.Todo esse processo é o que leva oxigênio para todo o corpo.

7 – Regula as taxas de colesterol

Se for consumido corretamente, o ovo de codorna pode auxiliar na redução do colesterol “ruim” (LDL) e no aumento do colesterol “bom” (HDL), pois esse último compõem mais de 60% da gordura achada neste ovo.

8 – Aumenta a energia

Devido aos nutrientes e às proteínas contidas no ovo de codorna, ele é capaz de proporcionar uma elevação dos níveis de energia para as atividades diárias normais e principalmente para os treinos mais puxados.

9 – Acelera o metabolismo

Todas as vitaminas do complexo B existentes na composição do ovo de codorna podem servir para reforçar os processos metabólicos do corpo, assim como as atividades das enzimas e dos hormônios, gerando mais energia e podendo ajudar a perder peso.

10 – Ajuda no desenvolvimento

As proteínas presentes no ovo de codorna são utilizadas para compor os diversos tecidos do nosso corpo, como os dos músculos, os dos ossos e até do sangue.

A lisina é especialmente importante para o desenvolvimento corporal infantil.

11 – Evita doenças crônicas

Todos os antioxidantes presentes nos ovos de codorna, como as vitaminas A e C, colaboram para combater os danos causados pelos radicais livres, que podem gerar envelhecimento precoce, câncer e diversas doenças crônicas.

12 – Auxilia na perda de peso

As gorduras encontradas nos ovos de codorna são, em sua maioria, boas.

Isso quer dizer que o nosso organismo as utiliza como fonte de energia ao invés de gerar um acúmulo.

Portanto, elas podem substituir outros alimentos gordurosos em uma dieta saudável.

13 – Colabora para o aumento da massa magra

Mais um benefício citado graças a grande presença de proteínas em sua composição.

Afinal, elas colaboram para o desenvolvimento muscular, assim como para a recuperação dos músculos após os treinos mais intensos.

Leia também:

+ 14 Dicas na Dieta para Ganhar Massa Muscular

14 – Mantém a pele e o cabelo bonitos

O aminoácido conhecido como lisina é essencial para que o colágeno do corpo seja produzido corretamente, fazendo com que a pele fique mais firme. Os outros aminoácidos presentes também auxiliam muito na saúde capilar.

15 – Melhora o funcionamento cerebral

Mais uma ótima função dos aminoácidos presentes no ovo de codorna.

Dessa vez, eles auxiliam no estímulo às funções cerebrais, assim como na nutrição do sistema nervoso, para que o cérebro continue funcionamento corretamente.

16 – Eleva a libido

Alguns nutrientes elementares para o corpo, como o fósforo, as vitaminas e proteínas, podem melhorar o funcionamento geral do organismo e com isso estimular a libido do indivíduo.

Melhores formas de preparo

Eles são alimentos bem versáteis, sendo possível adicioná-los a sua dieta de diversas maneiras.

Por exemplo, você pode fazer uma salada fria de ovos de codorna, com ervas finas, azeite e cheiro verde.

Você também pode empaná-los depois de cozidos. Faça isso com farinha de rosca temperada com alho e cebola.

Além disso, um tipo popular de preparo é o vinagrete, no qual você mistura os ovos cozidos junto com tomate, pimentão, etc.

Qual é o consumo diário recomendado?

O consumo diário recomendado de ovos de codorna é de 5 ao dia. Essa quantidade já o suficiente para que você usufrua de todos seus nutrientes e benefícios.

É importante não exagerar, pois pode acabar ultrapassando o limite de colesterol diário.

E aí, ficou surpreso com a quantidade de coisas boas relacionadas ao ovo de codorna? Depois deste texto, você deve estar querendo adicioná-lo à sua dieta, certo?

Источник: https://treinomestre.com.br/ovo-de-codorna/

Conheça as Propriedades e Benefícios do Ovo de Codorna

Ovo de codorna: benefícios e como cozinhar

O ovo de codorna é um alimento muito consumido pelos brasileiros, principalmente cozido, acompanhando saladas, molhos e várias receitas. Isso se deve pela farta produção no território brasileiro e por oferecer vários benefícios à saúde, quando consumido com moderação.

Mais nutritivo que o ovo de galinha, o ovo de codorna é fonte de proteínas, vitaminas A e B1, fósforo e outros importantes nutrientes. Por isso, é um alimento rejuvenescedor, fornecedor de energia e que ajuda a manter algumas funções regulares do nosso organismo.

Saiba tudo sobre esse pequeno e poderoso alimento, as propriedades e os benefícios para a saúde. Você vai descobrir também como é fácil e rápido cozinhar o ovo de codorna na sua cozinha.

Propriedades do ovo de codorna

Por conter a molécula retinol (vitamina A) o ovo de codorna é um aliado forte no combate ao envelhecimento da pele e tratamento da acne. Em cada unidade do ovo, há aproximadamente 40mg de Vitamina A.

A forma ativa do retinol no corpo humano é em ácido retinoico, substância que ajuda na produção de colágeno, este que é facilmente danificado pela exposição da pele ao sol. Entendeu agora porque a Vitamina A está presente nos principais cremes anti-rugas e em tratamentos estéticos?

O ovo de codorna contém também cálcio, cobre, ferro, manganês, fósforo, vitaminas B1, B2, C, D, H.

Para quem precisa ingerir Vitamina B1, potássio e ferro, o ovo de codorna tem uma concentração maior desses itens que o ovo de galinha.

Por conter essas diversas vitaminas, minerais e proteína é comum esse alimento ser consumido por pessoas com anemia, esportistas e atletas.

Ideal para recarregar as energias, pois é mais calórico que o ovo de galinha. Para cada 100g de ovo de codorna há 176 kcal e 12,7g de gordura.

Ele é rico em fósforo, mineral que transforma gordura, carboidrato e proteínas em energia, além de exercer funções regulares relacionadas aos ossos e programação genética das células. É recomendada a ingestão (para um adulto) de 700mg de fósforo por dia, em uma unidade de ovo de codorna tem cerca de 112mg.

Benefícios do ovo de codorna

Conforme falamos, o ovo de codorna concentra importantes vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e por isso deve ser consumido, sem excessos.

Os benefícios são muitos, pois ajuda na saúde e renovação das células da pele e dos cabelos (rejuvenescedor), saúde dos ossos, dos olhos (previne problemas oculares como fotofobia e cegueira noturna), do sistema nervoso, do aparelho digestivo (indicado para úlcera estomacal), combater anemias, fornecer mais energia para o dia a dia e atividades esportivas.

É ótimo para reforçar nosso sistema imunológico, prevenir infecções e alergias. Na medicina chinesa é usado, por exemplo, para tratar a tuberculose, diabete e asma. E não pára por aqui, o ovo de codorna ajuda a prevenir pedras nos rins e ajuda na produção de serotonina, proporcionando mais bem estar.

Ovo de codorna e o colesterol

Uma questão polêmica sobre o ovo de codorna é sem dúvida a respeito do colesterol, gordura produzida em nosso organismo, encontrada principalmente em alimentos de origem animal como carnes, leite e ovos.

O ovo de codorna tem cerca de 38% mais gorduras que os outros tipos de ovos, e é rico em colesterol. A cada 100g de ovo de codorna (por unidade considere 10g) tem cerca de 500mg de colesterol.

A ingestão diária máxima do colesterol recomendada é de 300mg. Logo, em excesso, pode desencadear problemas cardiovasculares. O ovo não faz mal para a saúde, quando é consumido dentro de uma alimentação diária equilibrada.

Como cozinhar o ovo de codorna

Uma dúvida frequente é sobre o tempo de cozimento do ovo de codorna. É preciso lembrar que ele tem cerca de 10 g, ou seja, bem menos que o ovo de galinha, logo o tempo de cozimento é menor também.

Então para preparar é muito simples, coloque os ovos de codorna numa panela com água, de preferência filtrada, até cobrí-los, e deixe ferver por 12 a 15 minutos.

Após o tempo estimado, coloque-os imediatamente numa vasilha com água fria (se quiser pode ser água filtrada com gelo). Deixe por alguns minutos e pode começar a descascar na vasilha mesmo, você irá perceber que assim fica mais fácil e evita desmanchar.

Para retirar a casca, dê um toque leve em alguma superfície dura, um prato por exemplo, e com cuidado comece retirando a casca, mergulhando o ovo na água da vasilha, para facilitar o descarte e a limpeza. Em seguida, com os ovos cozidos e descascados, pode usar em receitas ou ainda fazer uma conserva.

Então já sabe, o ovo de codorna é um alimento aliado para a saúde, que traz muitos benefícios e deve ser apreciado sem excessos! Fácil de preparar para as suas receitas e encontrado em feiras e supermercados. Tem alguma dica ou receita com ovo de codorna? Compartilhe aqui com o Dietas e Receitas.

Источник: https://dietaereceitas.com.br/conheca-as-propriedades-e-beneficios-do-ovo-de-codorna/

Benefícios do Ovo de Codorna, como usar e receitas

Ovo de codorna: benefícios e como cozinhar

Home » Dieta » Propriedades dos Alimentos

Equilíbrio do colesterol, melhora do metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico: conheça os benefícios do ovo de codorna e como usar!

  Continua Depois da Publicidade  

Os ovos de codorna são, como o nome sugere, provenientes das codornas. Se tratam de ovos menores do que de outras aves e são muito consumidos no mundo todo e bastante populares na culinária brasileira.

Eles apresentam um valor nutricional de até três ou quatro vezes maior do que outros tipos de ovos, como os da galinha, por exemplo.

Os ovos de codorna são ótimos para a saúde porque apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias bem importantes para o organismo.

Ovos de codorna

Benefícios do Ovo de Codorna

Conheça a seguir os 8 benefícios principais associados ao consumo de ovo de codorna.

1. Contribui para a saúde dos ohos

O ovo de codorna é rico em vitamina A, que ajuda a proteger a visão devido às propriedades antioxidantes dessa vitamina, o que pode ajudar a reduzir problemas como a degeneração macular e a catarata.

2. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol

Existem muitos ácidos graxos bons presentes no ovo de codorna, que ajudam na saúde do coração através do controle do colesterol. O colesterol do tipo HDL (colesterol bom), por exemplo, está presente em mais de 60% da gordura encontrada no ovo de codorna.

3. Pode estimular o crescimento

Da mesma forma que os ovos de galinha comuns, os ovos de codorna também fornecem altas quantidades de proteína à dieta, que é essencial em processos de desenvolvimento.

Principalmente nas crianças, a lisina presente no ovo desempenha um papel importante no desenvolvimento dos ossos. Dessa forma, a proteína presente nos ovos de codorna pode estimular um crescimento saudável e natural do corpo.

4. Pode ajudar a reduzir a pressão arterial

O ovo de codorna contém potássio e ácidos graxos, como por exemplo, o ácido docosahexaenóico, que ajudam a regular a pressão sanguínea e reduzem o risco de doenças cardíacas.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Ajuda a desintoxicar o organismo

Os aminoácidos do ovo de codorna são capazes de se ligar a toxinas e liberar essas substâncias do organismo. Além disso, há indícios também de que eles ajudam a diminuir o tamanho de pedras na bexiga e nos rins.

6. Tem ação antioxidante

As vitaminas C e A, presentes no ovo de codorna, atuam como antioxidantes, pois ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger a saúde em geral.

Além disso também há estudos científicos que relatam que a presença do aminoácido leucina no ovo de codorna, pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e manter a insulina em níveis adequados, o que o torna um ótimo alimento consumo de diabéticos e pessoas com propensão à doença.

7. Pode ajudar nas alergias

Ovos de codorna são ricos em uma proteína chamada de ovomucóide que atua no organismo como um antialérgico natural.

8. Melhora a função cerebral

Os aminoácidos, a colina, a vitamina A e o alto nível protéico presentes no ovo de codorna ajudam a estimular a função cerebral e nutrir o sistema nervoso no cérebro para que ele mantenha seu bom funcionamento.

Outros benefícios do ovo de codorna

Além dos benefícios citados, também existem estudos que indicam que o ovo de codorna pode ser benéfico para:

  • Fortalecer o sistema imunológico: por conta de aminoácidos como a lisina e outros nutrientes;
  • Aumentar a energia e o metabolismo: o ovo de codorna é repleto de nutrientes, vitaminas e minerais;
  • Melhorar a saúde da pele e do cabelo: através da lisina que pode promover a produção de colágeno no corpo;
  • Ajudar no ganho de massa muscular magra: por conta do seu alto teor de proteínas.

Confira a seguir, três receitas simples e rápidas para desfrutar dos benefícios do ovo de codorna na sua dieta.

Salada com ovo de codorna

Modo de preparo

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Cozinhe os ovos como de costume e reserve-os.
  2. Enquanto esfriam, lave algumas folhas de salsinha e de outras hortaliças de sua preferência, e também reserve.
  3. Depois, descasque os ovos e corte-os na vertical.
  4. Em seguida, misture os ingredientes e tempere com azeite e sal a gosto.

Ovos de codorna empanados

Modo de preparo

  1. Cozinhe os ovos como de costume, retire as cascas e reserve-os.
  2. Prepare uma mistura de sua preferência para empanar os ovos. Sugestão: 1 gema batida com 1 colher de sopa de água e, em outro recipiente, farinha de rosca e uma pitada de sal.
  3. Passe cada um dos ovos nesse mistura. Primeiro na gema e depois na farinha de rosca.
  4. Em seguida, frite os ovinhos empanados no óleo quente.

Modo de preparo

  • Faça a vinagrete como de costume, tempere e reserve.
  • Adicione os ovos de codorna cozidos e cortados ao meio.
  • Em seguida, acerte a quantidade de sal e adicione salsinha a gosto.

Uma unidade de ovo de codorna (9 gramas) apresenta cerca de 14 kcal. A tabela nutricional abaixo mostra os valores nutricionais por 100 g de ovo de codorna cozido sem sal.

ComponentesQuantidade por 100 g
Energia156 kcal
Carboidrato1,16 g
Proteína13,1 g
Gorduras11,1 g
Fibra alimentar0 g
Gorduras saturadas7,78 g
Gorduras monoinsaturadas10,6 g
Gorduras poliinsaturadas2,36 g
Gordura trans0,1 g
Colesterol496 mg
Cálcio57,3 mg
Ferro3,35 mg
Sódio128 mg
Magnésio10,5 mg
Fósforo279 mg
Potássio78,7 mg
Zinco1,72 mg
Cobre0,04 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)269 mcg
Vitamina A (RAE)268 mcg
Vitamina D1,4 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,08 mg
Tiamina0,09 mg
Riboflavina0,1 mg
Niacina0,77 mg
Vitamina B6tr mg
Vitamina B121,3 mcg
Equivalente de folato54,3 mcg

Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (TBCA)

O que você achou dos benefícios do ovo de codorna que listamos acima? Tem o costume de consumi-los de que forma? Comente abaixo!

(47 votos, média: 4,06 de 5)
Loading…   Continua Depois da Publicidade  

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/beneficios-do-ovo-de-codorna/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: