Paracetamol: indicações, doses e apresentações

ben-u-ron

Paracetamol: indicações, doses e apresentações

Folheto Informativo: Informação para o utilizador
ben-u-ron® 1g comprimidos
Paracetamol 

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informações importantes para si

-Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.- Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros.

O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.-Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4.

O que contém este folheto:
1. O que é ben-u-ron® e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar ben-u-ron®
3. Como tomar ben-u-ron®4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar ben-u-ron®

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é ben-u-ron® e para que é utilizado

ben-u-ron® contém paracetamol como substância ativa, que atua aliviando a dor (analgésico) e diminuindo a febre (antipirético).

ben-u-ron® está indicado para:

– Sintomatologia associada a estados gripais

– Febre- Reações hiperérgicas da vacinação

– Dores de cabeça ligeiras a moderadas

– Enxaquecas com diagnóstico médico prévio

– Dores de dentes

– Dores de ouvidos

– Dores menstruais

– Dores traumáticas, musculares, articulares e osteoartrose

– Analgésico antes e após intervenções cirúrgicas.

Não tome ben-u-ron®:

– Se tem alergia ao paracetamol ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)

– Se tem doença grave do fígado- Se está a tomar outros medicamentos contendo paracetamol.

Advertências e precauções

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar ben-u-ron® nas seguintes situações:

– Se tem problemas nos rins

– Se tem problemas no fígado (por exemplo, se sofre de uma doença do fígado chamada hepatite ou de uma inflamação devido ao consumo prolongado de álcool)

– Se tem uma doença metabólica hereditária e rara, chamada doença de Gilbert (ou doença de Meulengracht), em que a pele e/ou olhos ficam amarelados

– Se está a tomar outros medicamentos que afetam o fígado

– Se tem uma doença hereditária denominada deficiência da glucose-6-desidrogenase

– Se tem anemia hemolítica

– No caso de sofrer alcoolismo

– No caso de sofrer de desidratação e malnutrição crónica.A utilização incorreta de grandes quantidades de medicamentos para as dores (analgésicos) por um período de tempo prolongado pode provocar dor de cabeça. Não trate estas dores de cabeça com doses maiores de ben-u-ron®.Não é recomendada a administração prolongada ou frequente deste medicamento. O uso prolongado deste medicamento pode provocar alterações renais.O risco de sobredosagem é maior naqueles com doença hepática de origem alcoólica não cirrótica. Devem tomar-se precauções em caso de alcoolismo crónico. Neste caso, a dose diária não deve exceder 2 gramas. Não se deve utilizar álcool durante o tratamento com paracetamol.

Não utilize ben-u-ron® sem falar com o médico se:

– Tem febre é alta (superior a 39ºC)

– A febre dura há mais de 3 dias

– A febre desaparece e depois volta a aparecer (febre recorrente).Estas situações podem necessitar de avaliação e tratamento pelo médico.

Crianças

ben-u-ron® 1 g comprimidos não é adequado para o tratamento de crianças. Para estes doentes estão disponíveis outras formas de apresentação que contêm quantidades mais adequadas de paracetamol.

Outros medicamentos e ben-u-ron®

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ou vier a tomar outros medicamentos.

Informe o seu médico especialmente se estiver a tomar os seguintes medicamentos:

– Varfarina (anticoagulante)

– Probenicida (medicamentos para o tratamento da gota)

– Antiepiléticos, tais como carbamazepina, fenobarbital e fenitoína

– Sedativos e anticonvulsivantes
– Rifampicina (usado para o tratamento da tuberculose)

– Cloranfenicol (antibiótico)- Zidovudina (antiviral).Não tome outros medicamentos contendo paracetamol durante o tratamento com ben-u-ron®.Não tome ben-u-ron® ao mesmo tempo que toma medicamentos que atrasam o esvaziamento gástrico (ex: propantelina) ou que o aceleram (ex: metoclopramida e domperidona).Se estiver a tomar colestiramina (medicamento que reduz o colesterol no sangue), tome ben-u-ron® 1 hora antes ou 4 horas depois de tomar esse medicamento.

ben-u-ron® com alimentos, bebidas e álcool

Não beba álcool durante o tratamento com ben-u-ron®. O álcool pode aumentar a toxicidade do paracetamol no fígado.

Gravidez e amamentação

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Gravidez

Para tomar ben-u-ron® durante a gravidez é necessário falar primeiro com o médico. Este vai decidir se pode fazê-lo com base numa avaliação dos possíveis riscos versus os benefícios. De qualquer modo, durante a gravidez, não pode utilizar ben-u-ron® por períodos de tempo prolongados, em doses elevadas, nem em associação com outros medicamentos.

Amamentação

O paracetamol passa para o leite materno. Como até à data não ocorreram consequências negativas conhecidas em lactentes, regra geral, não é necessário interromper o tratamento com ben-u-ron®.

Condução de veículos e utilização de máquinas

ben-u-ron® não interfere com a capacidade de condução ou utilização de máquinas. No entanto, deve evitar estas atividades se sentir sonolência ligeira ou vertigens, que são efeitos secundários do medicamento.

Tome este medicamente exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.A dose recomendada de ben-u-ron®, depende da idade e do peso corporal. ben-u-ron® 1 g comprimidos destina-se a ser tomado por adultos (incluindo idosos) com idade igual ou superior a 18 anos.O intervalo entre as doses é de 6 a 8 horas. Se necessário o intervalo pode ser de, pelo menos, 4 horas, não devendo ultrapassar os 4 comprimidos diários.A dose recomendada é de 1 comprimido, 2 a 4 vezes por dia.

Dose máxima diária

A dose máxima diária de paracetamol não deve exceder 4 g/dia. O paracetamol (acetaminofeno) é um componente frequente de vários medicamentos em associação. Deve ter-se em atenção este facto para não exceder a dose máxima diária.

Duração do tratamento

A não ser por indicação do médico, ben-u-ron® não deve ser tomado durante mais de 10 dias, nem em doses elevadas.

Modo e via de administração

Via oral. Os comprimidos podem ser tomados inteiros ou desfeitos em água.

A administração após as refeições pode atrasar o início do efeito de ben-u-ron®.

Doentes com doenças especiais

Os doentes com problemas no fígado, no rim e com doença de Gilbert devem falar com o médico para lhe recomendar a dose e os intervalos de administração mais adequados.

Se tomar mais ben-u-ron® do que deveria

Fale com o médico ou dirija-se ao Centro de Emergência se tomar uma dose excessiva de ben-u-ron®. Os primeiros sintomas que pode sentir são náuseas, vómitos, aumento da transpiração, sonolência e mal-estar. Deve procurar ajuda médica mesmo que não tenha estes sintomas, pois pode sofrer lesões graves no fígado sem se aperceber. O médico irá tomar as medidas de tratamento e de suporte adequadas.

Caso se tenha esquecido de tomar ben-u-ron®

Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar. Retome o esquema de doses recomendado.

Se parar de tomar ben-u-ron®

A interrupção repentina dos medicamentos para as dores, após a administração inapropriada e prolongada de doses elevadas pode causar dores de cabeça, fadiga, dores nos músculos, irritabilidade, entre outros. Estes sintomas desaparecem em alguns dias. Até ao desaparecimento destes sintomas não tome outros analgésicos nem volte a tomar ben-u-ron®, a não ser por indicação médica.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.Pare imediatamente de tomar o medicamento e contacte o seu médico se sentir inchaço da face, particularmente à volta da boca (língua e/ou garganta), dificuldade em respirar, suores, náuseas ou queda brusca da tensão arterial. Estes sintomas podem significar que está a ter uma reação alérgica grave, que pode colocar a sua vida em risco, mas que ocorre muito raramente (afeta menos de 1 pessoa em cada 10.000).Podem surgir os seguintes efeitos secundários:

Frequentes (que afetam menos de 1 pessoa em cada 10):

– Sonolência ligeira

– Náuseas

Pouco frequentes (que afetam menos de 1 pessoa em cada 100):

– Vertigens

– Sonolência

– Nervosismo

– Sensação de ardor na garganta

– Diarreia

– Dor abdominal (incluindo cãibras e ardor)

– Prisão de ventre

– Dor de cabeça

– Aumento da transpiração

– Diminuição excessiva da temperatura corporal.

Raros (que afetam menos de 1 pessoa em cada 1.000):

– Aumento de algumas enzimas do fígado (transaminases séricas)

– Vermelhidão da pele.

Muito raros (que afetam menos de 1 pessoa em cada 10.000):

– Perturbações da formação do sangue (diminuição do número de plaquetas; diminuição do número de glóbulos brancos, por vezes intensa; diminuição geral de todos os elementos do sangue)

– Dificuldade em respirar (asma analgésica) em pessoas mais sensíveis

– Reações alérgicasForam notificados casos muito raros de reações cutâneas graves.

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos

Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53

1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 71 40

Fax: + 351 21 798 73 97

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage

E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não conservar acima de 25°C.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no blister após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

Qual a composição de ben-u-ron®

– A substância ativa é o paracetamol. Cada comprimido contém 1 g de paracetamol.

– Os outros componentes são: povidona, amido de milho, talco, ácido esteárico, sílica coloidal hidratada, carboximetilamido sódico.

Qual o aspeto de ben-u-ron® e conteúdo da embalagem

ben-u-ron® apresenta-se em comprimidos brancos ovais, com um ponto de quebra numa face e a gravação “ben-u-ron 1000” na outra.

Embalagens de 9, 18, 20, 27 e 36 comprimidos. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Bene Farmacêutica, Lda.

Av. Dom João II, Edifício Atlantis, nº 44C – 1º

1990-095 Lisboa

Portugal

Fabricante

Bene Arzneimittel GmbH

Herterichstrasse, 1-3

Munique. Alemanha

Este folheto foi revisto pela última vez em 05/2015

Versão 5

Источник: http://www.benefarmaceutica.pt/ben-u-ron/

Paracetamol Bula – Para que serve

Paracetamol: indicações, doses e apresentações

Paracetamol comprimidos ou gotas é indicado para diminuir a febre e para o alívio de dores leves a moderadas que são associadas a gripes e resfriados comuns, dor de dente, dor de cabeça, cólica menstrual, dores leves associadas à artrite e dor nas costas.

Uso adulto e pediátrico – Uso oral

Mecanismo de Ação

Paracetamol age diminuindo a dor e reduzindo a febre. Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por 4 a 6 horas.

Posologia

Adultos e crianças de 12 anos ou mais: variam de 500 a 1000 mg/dose com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não se deve exceder o total de 4 g em 24 horas.

Paracetamol 500 mg

1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. Não se deve exceder 8 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

Paracetamol 750 mg

1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia. Não se deve exceder 5 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

O paracetamol de 750 mg não pode ser partido ou mastigado.

Paracetamol Gotas

Adultos e crianças acima de 12 anos: devem utilizar 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia, com intervalos de 4 a 6 horas Não exceder 5 administrações por dia.

Crianças:

1 gota de paracetamol por kg de peso (ex: se uma criança pesa 15 kg, deve receber uma dose de 15 gotas e assim por diante) até o limite de 35 gotas por dose.

Veja como melhorar o efeito do paracetamol.

Efeitos Colaterais

Pode ocorrer reações de hipersensibilidade, sendo descritos casos de erupções cutâneas, urticária, eritema pigmentar fixo, angiodema e choque anafilático.

Lesões eritematosas na pele e febre, assim como hipoglicemia e icterícia, ocorrem mais raramente. Embora de incidência extremamente rara, há relatos de êxito letal devido a fenômenos hepatotóxicos provocados pelo paracetamol, em pessoas com comprometimento metabólico, ou mais suscetíveis, pode ocorrer acidúria piro glutâmica.

Contraindicações

Não deve ser utilizado por pacientes que têm hipersensibilidade conhecida ao paracetamol ou a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento é contraindicado na faixa etária abaixo de 12 anos.

Advertências e Precauções

O paracetamol não deve ser ingerido com bebidas alcoólicas.

Não tome dose acima da recomendada, pois pode não provocar maior alívio e causar sérios problemas de saúde.

Informe a seu médico se estiver grávida antes ou durante o tratamento. Informe se estiver amamentando.

Se ocorrer alergia ao paracetamol ou a qualquer um dos outros componentes da formulação, interrompa a tomada do medicamento.

Paracetamol na gravidez e lactação: apesar do paracetamol poder ser usado durante a gravidez, o médico deverá ser consultado sobre a utilização deste medicamento; a administração deve ser feita por períodos curtos.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez, na vigência do tratamento ou após seu término.

Informe seu médico se está amamentando.

Não faça uso do medicamento por mais de 10 dias em caso de dor, e nem por mais de 3 dias em caso de febre, exceto se sob orientação do médico.

Se a febre ou dor não passarem ou se ficarem pior, se aparecer edema ou vermelhidão, ou se surgirem novos sintomas, entre em contato com seu médico, porque pode ser sinais de doença grave.

Pessoas que tomam 3 doses ou mais de bebidas alcoólicas todos os dias devem consultar o médico para saber se podem tomar paracetamol ou qualquer outro analgésico. Pessoas que fazem uso crônico de bebidas alcoólicas podem apresentar um maior risco de doenças do fígado se for ingerida uma dose excessiva do medicamento.

Pacientes idosos devem seguir as mesmas orientações relativas a pacientes adultos, porém, é importante verificar as possíveis interações medicamentosas e reações adversas próprias do paracetamol, que poderão ser mais acentuadas nestes pacientes.

Interações Medicamentosas

A administração do paracetamol com alimentos retarda a absorção do medicamento, retardando com isso o início do efeito do medicamento.

A hepatotoxicidade do paracetamol pode ser aumentada pela administração de altas doses dos seguintes medicamentos: barbitúricos, carbamazepina, hidantoína, rifampicina e sulfimpirazona, como também com a ingestão crônica e excessiva de álcool.

Pode ocorrer alteração de alguns exames laboratoriais, como por exemplo, a taxa de glicose pode ser diminuída em 20% quando medida em fitas reativas. O paracetamol pode produzir resultados falso-positivos na determinação qualitativa do ácido-5-hidróxi-indolacético quando for utilizado o reagente nitrosonaftol.

Na determinação do ácido úrico sérico, o paracetamol pode produzir valores falsamente aumentados quando doseado pelo método de tungstato. Quando no uso contínuo de paracetamol, os resultados dos testes da função pancreática por método laboratorial que usa a bentiromida tornam-se inválidos, a menos que o uso do medicamento seja descontinuado três dias antes da realização do exame.

Superdosagem

Em caso de ingestão acidental de paracetamol, é indicado procurar assistência médica imediatamente ou um centro de desintoxicação.

É essencial que seja dado suporte imediato para adultos e crianças, mesmo que não houver sinais e sintomas de intoxicação.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar.

Tome a dose seguinte como intervalo de 4 ou 6, e não exceda a dose recomendada para cada dia.

Armazenamento

Paracetamol deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro).

Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação.

Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Aspecto físico:

  • Paracetamol 500 mg:comprimido circular, cor branca.
  • Paracetamol 750 mg: comprimido revestido, oblongo, cor branca.
  • Paracetamol gotas apresenta-se na forma de solução homogênea, de coloração alaranjada e sabor adocicado.

Posso tomar paracetamol se tiver problemas no fígado?

O paracetamol não é inofensivo e deve ser evitado por pessoas que tem algum problema no fígado porque se tomado em grandes quantidades, e sem orientação médica, pode lesar o fígado. Nesses casos uma boa alternativa para diminuir a febre ou dor pode ser o Ibuprofeno que tem menor impacto sobre o metabolismo do fígado, sob orientação médica.

Posso tomar paracetamol para tratar a dengue?

O paracetamol é um dos medicamentos mais usados para tratar os sintomas de Dengue, mas a dose o tempo de tratamento devem ser decidido e prescrito pelo médico.

Se tiver com suspeita de dengue não deve usar medicamentos como Melhoral, porque tem ácido acetil salicílico na sua composição .

Laboratório

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

– SAC: 0800 709 9333 

Dizeres Legais

Источник: https://www.bulario.com/paracetamol/

Paracetamol: para que serve e como usar

Paracetamol: indicações, doses e apresentações

ESTE TEXTO FOI EXTRAÍDO MANUALMENTE. CONSULTE SEMPRE A BULA ORIGINAL

Uso Oral
Uso Adulto e Pediátrico Acima de 12 anos

Laboratório: Brainfarma

Comprimidos de 750 mg: embalagens contendo 20 ou 200 comprimidos.

Príncipios ativos: paracetamol.

Composição

Cada comprimido contém: paracetamol ……………………….750mg

excipientes q.s.p. ………………………………………………….. 1 comprimido (amido, amido pré-gelatinizado, amidoglicolato de sódio, povidona e ácido esteárico).

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Para que este medicamento é indicado?

Este medicamento é indicado em adultos para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores associadas a resfriados comuns, dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores leves associadas a artrites e cólicas menstruais.

2. Como este medicamento funciona?

O paracetamol reduz a febre atuando no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central (SNC) e diminui a sensibilidade para a dor. Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por um período de 4 a 6 horas.

BULAS POPULARES

  • Diazepam
  • Nimesulida
  • Ibuprofeno
  • Ciprofloxacino

3. Quando não devo usar este medicamento?

Você não deve usar este medicamento se tiver alergia ao paracetamol ou a qualquer componente de sua fórmula.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. O que devo saber antes de usar este medicamento?

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose) para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde. Você deve consultar seu médico se a dor ou febre continuarem ou piorarem, ou se surgirem novos sintomas, pois estes sintomas podem ser sinais de doenças graves.

Uso em pacientes com problemas no fígado

Consulte seu médico antes de usar o medicamento.

Uso em idosos

Até o momento não são conhecidas restrições específicas ao uso de paracetamol por pacientes idosos. Não existe necessidade de ajuste da dose neste grupo etário.

Muito raramente, foram relatadas reações cutâneas graves em pacientes que administraram paracetamol. Os sintomas podem incluir: vermelhidão na pele, bolhas e erupções cutâneas. Se ocorrerem reações cutâneas ou piora de problemas de pele já existentes, interrompa o uso do medicamento e procure ajuda médica imediatamente.

Não use outro produto que contenha paracetamol.

A absorção do paracetamol é mais rápida se você estiver em jejum. Os alimentos podem afetar a velocidade da absorção, mas não a quantidade absorvida do medicamento. A interferência do paracetamol na metabolização de outros medicamentos e a influência destes medicamentos na ação e na toxicidade do paracetamol, em geral, não é relevante. 

Se você estiver grávida ou amamentando, consulte o seu médico antes de usar este medicamento.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Consulte seu médico antes de utilizar este medicamento, se você está tomando varfarina ou outros derivados cumarínicos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

O paracetamol apresenta- se como comprimido oblongo e branco.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

6. Como devo usar este medicamento?

Uso oral. Você deve tomar os comprimidos com líquido. O paracetamol pode ser administrado independentemente das refeições. 

Adultos e crianças acima de 12 anos:

Paracetamol 750mg: 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia.

A dose diária máxima recomendada de paracetamol é de 4000mg (5 comprimidos de paracetamol 750mg) administrada em doses fracionadas, não excedendo 1000 mg/dose (1 comprimido de paracetamol 750mg), em intervalos de 4 a 6 horas, em um período de 24 horas.

Duração do tratamento: depende do desaparecimento dos sintomas.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O que devo fazer quando esquecer de usar este medicamento?

Se você se esquecer de tomar uma dose do medicamento, faça-o assim que se lembrar, caso ainda haja necessidade, e então ajuste o horário das próximas tomadas. Não tome a dose dobrada para compensar a dose esquecida.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. Quais os males que este medicamento pode me causar?

Este medicamento pode causar algumas reações desagradáveis inesperadas. Caso você tenha uma reação alérgica, deve parar de tomar o medicamento.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento) urticária, coceira e vermelhidão no corpo, reações alérgicas a este medicamento e aumento das transaminases. 

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

9. O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento

O uso de doses excessivas, acima das doses recomendadas (superdose) pode causar danos ao fígado. Em caso de superdose, procure ajuda médica ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.

Os sinais e sintomas iniciais que se seguem a uma dose potencialmente hepatotóxica de paracetamol são: perda de apetite, náusea, vômito, sudorese intensa, palidez e mal-estar geral.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

O uso de doses excessivas, acima das doses recomendadas (superdose) pode causar danos ao fígado. Em caso de superdose, procure ajuda médica ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.

Os sinais e sintomas iniciais que se seguem a uma dose potencialmente hepatotóxica de paracetamol são: perda de apetite, náusea, vômito, sudorese intensa, palidez e mal-estar geral.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Registro M.S. nº 1.5584.0158

Farm. Responsável: Rodrigo Molinari Elias – CRF-GO nº 3.234

Registrado por: Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.

VPR 3 – Quadra 2- C – Módulo 01- B – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-015

Источник: https://www.minhavida.com.br/saude/bulas/24-paracetamol-comprimido

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: