Por que usar fraldas de pano?

Seis dicas práticas para usar e cuidar de suas fraldas de pano

Por que usar fraldas de pano?

As fraldas de pano modernas são super práticas, mas as coitadas ainda enfrentam muito preconceito. Sempre que comento que usei com os meus dois filhos ouço um “nossa mas deve dar muito trabalho”, então estou aqui para lhes contar como é o cuidado com essas fraldas.

Se você ainda não decidiu se quer ou não usar fraldas de pano, então vou te ajudar pensar nessa opção com algumas consideração sobre porque as fraldas de pano modernas são uma opção sustentável e econômica, de uma olhada aqui.

A economia é absurda, bem cuidadas elas podem durar muito tempo. Por aqui, as fraldas da primeira filha foram usadas pelo segundo filho, e de novo foram herdadas pela minha sobrinha, que já está chegando aos 2 anos de uso e tempo integral. Tem fraldas que fizeram seis anos e continuam em uso!

Seis dicas para usar e cuidar das suas fraldas de pano

1-Faça o chá de fraldas com a opção de presente as fraldas de pano; além de poder comprar diretamente com os revendedores de fraldas de pano, diversas lojas organizam chá de bebê virtual e oferecem a opção das pessoas que participam de contribuir com uma cota em dinheiro que pode ser usada para comprar as fraldas ou outros acessórios.

2-Leia as instruções de lavagem do fabricante sempre. Algumas marcas toleram lavagem com agua quente até 40°C, outras não. Algumas podem ir à secadora, outras não. Pode lavar usando sabão para roupas de bebê, até misturar com as roupas de bebe, mas NUNCA use amaciante, nem passe no ferro suas fraldas de pano, estes podem reduzir a capacidade de absorção do tecido da fralda.

As fraldas também podem ser lavadas usando óleo essencial de melaleuca (Tea tree) na água de lavagem, colocando 2-4 gotinhas na máquina. Essa é uma opção legal especialmente quando há assaduras por diarreia, já que a melaleuca tem ação fungicida e bactericida.

Dependendo da frequência de lavagem, pode ser bom dar uma enxaguada para retirar o xixi e o grosso do cocô antes de juntar ao monte que irá para a máquina, dessa forma previne-se o mau cheiro.

3-Se a fralda impermeabilizar, ou seja,  não consegue absorver bem o xixi e este vaza facilmente, ou ficar com mau cheiro, você pode lavar substituindo o sabão com um copo de vinagre e bicarbonato (vanish normal produz o mesmo efeito),  usando álcool no último enxague, pendurando ao sol para secar. Para fraldas que permitem lavagem ao calor pode fazer o último enxague com água na temperatura de 30-40° C.

4 –Ajuste regularmente as fraldas ao corpo de seu bebê, o ajuste é essencial para evitar vazamentos, especialmente se forem tamanho único, você precisa abrir ou fechar os botões conforme seu bebê cresce, engorda ou se estira. Não é raro que um mês use a perninha bem solta e no seguinte tenha que fechar porque se estirou e perdeu as gordurinhas. Se uma fralda precisa de ajuste, todas precisam!

Vazar no começo é normal, em geral é preciso até 5 lavagens para chegar na capacidade ótima de absorção. Mas caso perceba vazamentos na fralda, considere avaliar o ajuste ao corpo de seu bebê e impermeabilização dos tecidos .

Para garantir maior duração da fralda sem vazamento (a noite por exemplo) pode usar dois absorventes. Assim não precisará trocar se só tiver xixi. Aqui a combinação campeã a noite era microfibra+ bambu. 

5-Se for enviar fralda de pano para creche, lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras, então para mostrar como pode ser bem mais fácil usar a fralda de pano, marque uma indução para cada pessoa, diroção e cuidadoras da creche.

6- Não use pomadas de base oleosa.  Se precisar pomada de tratamento (em diarreia não tem como evitar) então use um linner para proteger o tecido da fralda e evitar a impermeabilização.

O linner nada mais é que uma proteção para a fralda.

Dá para usar Fralda de pano das antigas como proteção. Também existem linners descartáveis feitos em algodão e no aperto da para usar toalhas umedecidas de algodão secas previamente.  

Se faz questão de usar pomada sempre então prefira uma de base água, para sair na lavagem.
Existem varias comunidades de mães que trocam experiencias com suas fraldas de pano. Procure em no . Eu recomendo Fraldas de pano- fraldas ecológicas 

Veja também
Fraldas de pano modernas: opção pela sustentabilidade

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Источник: https://maescomciencia.com/2018/04/18/seis-dicas-praticas-para-usar-e-cuidar-de-suas-fraldas-de-pano/

Fralda de pano: como funciona e por que você deve usá-la no seu bebê

Por que usar fraldas de pano?

Pensando em iniciativas mais sustentáveis na hora de trocar o bebê quando ele faz xixi ou cocô, já falamos das fraldas da Herbia Baby, que são descartáveis, mas feitas a partir da batata e do milho, matérias-primas vegetais. Porém, outra opção é usar a fralda de pano, lavável e reutilizável. Por isso, neste artigo vamos detalhar quais são os modelos deste tipo de fralda e as vantagens de utilizá-la. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Fralda de Pano em promoção?

O que é a fralda de pano?

A fralda de pano era muito utilizada antigamente, mas perdeu espaço com o surgimento das descartáveis, de fato muito mais práticas. Porém, o assunto tem voltado a tona porque aos poucos as pessoas estão se interessando por práticas ligadas à sustentabilidade.

Esse tipo de fralda geralmente é de algodão ou algodão misturado com forro plástico e dependendo do modelo, pode ser levada à máquina de lavar.

Como é esperado, elas podem ser limpas e utilizadas novamente pela criança, sem ter que imediatamente jogar a fralda fora na hora da troca. 

Leia também:

Modelos de fralda de pano

As fraldas de pano também são divididas entre diurnas e noturnas e podem ter tamanhos diferentes, mas a maioria ou tem velcro ou botões e acaba se tornando regulável, para você ir abrindo as fraldas conforme o bebê fica maior. Elas também são bastante coloridas e há opções estampadas, ótimas para deixar o bebê sem roupa no verão. 

Existem os modelos chamados pocket, que vêm com um bolso em que pode ser inserido um absorvente de pano para ajudar na absorção (fraldas desse tipo podem vir com dois panos absorventes no kit).

E também há os modelos em que há capas para serem colocadas por cima do pano absorvente, que por si só já tem o formato de uma fralda.

Por último, há um modelo chamado calça enxuta, que tem um forro de plástico e, por isso, deve ser lavado à mão e ficar longe da máquina de lavar. 

Vantagens da fralda de pano

  • A produção de lixo utilizando fraldas de pano é muito menor, logo o impacto ambiental delas também; 
  • Como o contato com materiais sintéticos se torna menor ao utilizar a fralda de pano, o risco de o bebê ter alergias diminui; 
  • A fralda de pano dá menos assaduras, pois a pele do bebê ficará apenas em contato com um tecido natural, que é o algodão, dependendo do modelo que você escolher; 
  • Quando o bebê está com uma fralda de pano, a pele dele ventila melhor; 
  • Uma fralda de pano pode ser usada até 300x diferentes. 

Desvantagens da fralda de pano:

  • É necessário lavar as fraldas de pano e essa não é uma tarefa simples, pelo menos no começo; 
  • As fraldas de pano têm custo alto (podem chegar a custar R$80), então o investimento inicial vai ser grande, pois um bebê recém-nascido pode usar até 10 fraldas por dia;

Como lavar uma fralda de pano?

É necessário fazer a lavagem da fralda de pano inclusive antes de começar a utilizá-la. Logo depois que você comprá-la, é recomendado que lave a capa e os absorventes (ou a calça enxuta) duas ou três vezes antes de começar a colocá-la no bebê, sem o uso de sabão. Isso é o que vai garantir a absorção do material e evitar vazamentos. 

Além disso, depois, quando começar a usar as fraldas na criança, deverá lavar os panos absorventes. Não se deve deixá-los de molho na máquina nem utilizar amaciantes ou aditivos. É necessário escolher o ciclo mais longo da máquina e deixar que a água cubra as fraldas a serem lavadas com pelo menos quatro dedos de distância. Quando você quiser lavar a capa, utilize sempre água fria. 

Dicas para começar a introduzir o uso da fralda de pano no seu bebê

Sabemos que o uso da fralda de pano se torna bastante complicado se não há o pai ou a mãe ali com a criança a maior parte do tempo para trocá-la, fazer as limpezas e as lavagens.

Por isso, nossa dica é misturar: tenha fraldas descartáveis para quando a criança esteja fora de casa, mas utilize as fraldas de pano quando houver mais tempo para cuidar dos processos que citamos ao longo do texto.

Para limpar o bebê com menos impacto, também é possível lavar o bumbum com água corrente. 

Agora que você já sabe tudo sobre as fraldas de pano, não esqueça de aproveitar nossas promoções de fraldas, promoções de lenços umedecidos e utilizar um cupom Americanas para a sua compra ficar mais barata!

Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Источник: https://www.promobit.com.br/blog/fralda-de-pano-como-funciona-e-por-que-voce-deve-usa-la-no-seu-bebe/

Desmistificando as fraldas de pano – Me Poupe! por Nathalia Arcuri

Por que usar fraldas de pano?

Para você é mais fácil ficar sem internet do que usar fraldas de pano?
Venha comigo, que hoje eu vou quantificar tintim por tintim esse mundo místico das fraldas reutilizáveis.

“Elle, você é louca! Com trigêmeos você vai usar fraldas de pano? Pirou na batata, tadinha.”

Esse foi o comentário mais amigável que recebi dentre tantos outros quando decidi por experimentar as fraldas de pano. Como sou persistente (leia-se: teimosa), não esmoreci e resolvi adotar as fraldas de pano aqui em casa.

Por que? Vou te explicar em italiano macarrônico:

Questa é una soluzione ECO, ECO! Capisce? ECOlógica e ECOnômica. (afff, essa foi horrível, confesso).

Vamos primeiro à questão ecológica: fraldas descartáveis são terríveis para o meio ambiente. Elas demoram entre 200 a 500 anos para decompor. Ou seja, as fraldas descartáveis que EU usei estarão aqui para perturbar os meus bisnetos. 20 bilhões de fraldas são descartadas por ano, gerando mais de 3,5 milhões de toneladas de lixo.

De acordo com a WEN – Women’s Environmental Network, as fraldas descartáveis utilizam 2 vezes mais água e 3 vezes mais energia para serem fabricadas do que as fraldas de pano. Isso sem contar os componentes químicos que são lançados no meio ambiente quando a fralda se decompõe, muitos deles com potencial cancerígeno, tal como a Dioxina.

Não se comoveu? Nem um pouco? Então vamos trabalhar com a parte mais sensível do corpo humano: o bolso.

Como sou nerd por natureza e adoro uma dose diária de Excel, resolvi calcular um comparativo entre as fraldas descartáveis e as de pano.

Premissas básicas:

• Estou assumindo que o desfralde ocorrerá com 2 anos de idade. Parabéns para os pais que fizerem os filhos usar o trono antes disso!

• Todos os valores estão arredondados, com data base de junho de 2017 e eu optei por não fazer fluxo de caixa considerando inflação. 2 anos não é um período tão longo a ponto de valer a pena as estimativas/cálculos adicionais.

• Tarifas de água e luz são da capital de São Paulo, sendo que considerei 3 lavagens por semana, incluindo a água que gasto com a pré-lavagem das mesmas.

• Todos os materiais das fraldas de pano modernas foram cotados na loja da Alvababy via Aliexpress, por serem as fraldas que uso aqui em casa.

Os principais tipos de fraldas de pano são: as AIO (all in one/ tudo em um) e as pockets, que são compostas pelas capas e pelos absorventes.

Existem bastante fabricantes nacionais tais como a Dipano, Fio da Terra, Chikita Bakana, Nós e o Davi, Ninho da Coruja e várias fraldas de mamães empreendedoras que as fabricam com o maior zelo e cuidado.

Seguem aqui fotos da loja da Alvababy com os preços das fraldas (uma mais fofa que a outra) e dos absorventes:

–Então vamos lá:

Estimativa – Custo Fralda Descartável
Tamanho FraldasQtde fraldas por bebêPreço Médio por fraldaCusto por Bebê
P (1 a 3 meses)500R$0,70R$350,00
M (4 a 9 meses)1.

100

R$0,80R$880,00
G (10 a 18 meses)1.500R$0,85R$1.275,00
XG (19 a 24 meses)1.000R$0,90R$900,00
Custo Fralda Descartável até desfralde aos 2 anosR$3.

405,00

Obs: Os valores podem variar dependendo do tamanho do bebê e velocidade de crescimento.

Estimativa – Custo Fralda de Pano  
20 Fraldas – Alvababy (R$23,73/ Fralda)R$475,00
30 absorventes – charcoal bamboo (R$93,71 / pct 10)R$281,00
Liners para fralda de pano -2 por dia (Rolo 100 Liners R$20,00)R$292,00
Custo energia lavadora
(0,29 kwh ciclo/ 3 x semana/104 semanas/ custo unitário 0,63)
R$57,00
Custo água máquina
(100 L ciclo/ 3x semana/ 104 semanas/ custo L água 0,0045)
R$140,00
Custo água pré enxágue
(100 L / 3x semana /104 semanas/ custo L água 0,0045)
R$140,00
Custo Fralda de Pano até desfralde aos 2 anosR$1.385,00
Diferença entre Fralda Descartável e Fralda de Pano R$ 2.020,00

Pois é, ao fim de 2 anos, se utilizarmos as fraldas de pano, teremos dois mil reais para investirmos em outras coisas, tal como a universidade dos filhos!

Essa simulação leva em consideração somente um bebê, mas quando eu calculei para os meus trigêmeos, a economia foi por volta de R$ 7.900 (por conta de comprar menos fraldas de pano). Ou seja, quanto mais bebês, mais compensa o esforço de utilizar as fraldas de pano modernas.

O que eu faço aqui em casa? Aqui é modelo Flex. Adoto as fraldas de pano durante o dia e as descartáveis de noite. Está longe de ser o legado que gostaria de deixar para meus tataranetos, mas estou tentando fazer minha parte, pois além da parte financeira, a “economia” do nosso meio ambiente também é importante não é verdade?

C’est tout!

Sou a Elle Braude, planejadora financeira certificada CFP ® , formada em Finanças pela New York University, pós graduada em Banking pela Fundação Dom Cabral. Sou mãe de trigêmeos com especialização em aproveitar mais o tempo com a minha tropinha gastando menos.

Источник: https://mepoupe.com/investimentos/fraldas-de-pano/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: