Remédios caseiros para intoxicação alimentar

Entenda o que é e como tratar a intoxicação alimentar

Remédios caseiros para intoxicação alimentar

Intoxicação alimentar é uma doença que tem como causa a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados, seja por fungos, bactérias, microrganismos ou vírus que afetam o sistema digestivo. E nesse sentido, uma dúvida muito comum é como tratar intoxicação alimentar.

Você também tem dúvidas sobre o assunto? Então, siga a leitura e conheça um pouco mais sobre as causas, sintomas e medicamentos para intoxicação alimentar.

Quais as principais causas da intoxicação alimentar?

A infecção bacteriana é uma das principais causas da intoxicação alimentar, consequência de Salmonella e Staphylococcus aureus, que multiplicam-se rapidamente no interior do intestino. Essas bactérias podem contaminar frutas e verduras, laticínios, carnes e água.

  • frutas e verduras: são contaminadas no momento em que são higienizadas com água contaminada por esgoto humano ou dejetos de animais;
  • carnes e laticínios: muito vulneráveis, visto que estragam rapidamente. Os microrganismos patogênicos conseguem sobreviver quando o alimento não é cozido ou conservado corretamente. Além disso, utilizar a mesma tábua em que foi cortada a carne para cortar outros alimentos é também uma das formas de contaminação;
  • água: muitos dos organismos que são prejudiciais à saúde e que causam intoxicação alimentar acabam sendo transmitidos pela água, muitas vezes ingerida ou utilizada para higienizar os alimentos, propagando, assim, a doença.

Por isso, atente sempre para as condições ambientais em que o reservatório de água se encontra, visto que a poluição do líquido é uma das principais causas da intoxicação alimentar.

Quais os sintomas da intoxicação alimentar?

Os sintomas de uma intoxicação alimentar, na maioria das vezes, são parecidos. No entanto, nos casos considerados mais graves, podem acontecer quadros de desidratação, queda da pressão arterial e perda de peso.

A intoxicação alimentar, geralmente, afeta os intestinos e o estômago, e o sintoma mais comum e inicial é a diarreia. Porém, há outros sintomas, como:

  • náuseas;
  • vômitos;
  • febre;
  • dor abdominal ou cólicas.

Esses e outros mal-estares, na maioria das vezes, começam horas após a ingestão do alimento contaminado, mas há casos em que essas manifestações podem demorar dias ou semanas para ocorrer.

É importante frisar que nem toda intoxicação alimentar provoca diarreia, vômitos, cólicas e náuseas, havendo casos em que os sintomas são mais graves, como dormência, fraqueza, confusão ou formigamento nas mãos, pés e face.

Como tratar intoxicação alimentar?

O tratamento da intoxicação alimentar, na maioria dos casos, é caseiro. Ele inclui a ingestão de muitos líquidos e uma alimentação equilibrada, leve e pobre em gorduras.

Essas recomendações devem ser seguidas até que os sintomas desapareçam por completo. Confira, a seguir, os alimentos mais recomendados para tratar a intoxicação alimentar:

  • mingau de amido de milho;
  • chás com açúcar, mas sem cafeína. Evite o chá-preto, o chá-mate e o chá-verde;
  • maçã e pera cozidas e sem casca;
  • banana;
  • cenoura e batata cozidas;
  • arroz branco ou massa sem molhos ou gorduras;
  • frango grelhado ou cozido.

Evite o consumo de alimentos de difícil digestão, como feijão, carnes vermelhas, leite, ovos, repolho, tomate, alface e couve.

Quais os remédios mais indicados para tratar a intoxicação alimentar?

Além de uma alimentação equilibrada, há alguns casos que exigem um tratamento medicamentoso prescrito por farmacêutico ou médico.

Os remédios podem ser os que restauram a flora intestinal e tratam a diarreia, como o Zinco-pro, Flora 5, Enterogermina, Repoflor, e os que tratam dos sintomas de enjoo, tontura e vômito. Nos casos mais graves, pode ser necessário a utilização de antibióticos prescritos pelos médicos.

A intoxicação alimentar, infelizmente, é uma doença de ocorrência imprevisível, visto que os alimentos contaminados não apresentam sinais de que há a presença de um microrganismo infeccioso. No entanto, a prevenção desse tipo de enfermidade está associada a saneamento básico, cuidados no preparo dos alimentos e medidas de higiene e limpeza.

Agora que você entende mais sobre como tratar intoxicação alimentar, entre em contato conosco e fique por dentro de muitas informações sobre saúde e bem-estar!

Источник: https://www.drogarialiviero.com.br/blog/intoxicacao-alimentar/

Intoxicação alimentar: 10 remédios caseiros e como prevenir – GreenMe

Remédios caseiros para intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é uma situação que pode acontecer com qualquer um, mas os incômodos causados são os mesmos para todos, podendo o enfermo sentir náuseas, tontura, diarreia, cólicas e dor de cabeça. Veremos que a intoxicação alimentar pode ter causas distintas, no entanto o desconforto quase sempre impossibilitará o doente de realizar as atividades mais simples do cotidiano.

Como prevenir a intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode ser causada por vírus, bactérias ou mesmo pelas presentes toxinas nos alimentos, portanto não existe uma forma direta de evitá-la, no entanto, existem procedimentos concretos que podem ajudar a evitar a ingestão de alimentos que causem a intoxicação.

Há determinamos alimentos que são agentes comuns de intoxicação, tais como ovos, moluscos, carnes e aves, pois podem conter agentes e fatores infecciosos que não são eliminados após seu cozimento. Portanto, é importante que estes sejam muito bem lavados e cozidos para um consumo seguro.

Além disso, é importante que os alimentos sejam escolhidos adequadamente antes de sua aquisição. Verifique a procedência do que se compra, certifique-se de que o que está comprando cumpre com as regulamentações sanitárias e ambientais.

É importante também sempre lavar muito bem as mãos antes de preparar qualquer tipo de alimento. Isso porque as mãos são recorrente transporte de bactérias e vários outros agentes infecciosos.

Leia também: 5 DICAS PARA ELIMINAR O AGROTÓXICO DAS FRUTAS E VERDURAS

Como tratar a intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode ser facilmente tratada em casa sem grandes prejuízos. Normalmente, seus sintomas desaparecerão em menos de uma semana com o cuidado adequado.

É importante que o organismo esteja bem hidratado, ou seja, o consumo de água constante é ideal para o tratamento.

Além disso, deve-se evitar cafeína ou outras bebidas e alimentos que possam irritar ainda mais o trato digestivo.

O descanso do paciente também é crucial para que haja recuperação plena dos casos de intoxicação alimentar. Veremos adiante 10 remédios caseiros para a intoxicação alimentar.

10 remédios caseiros para a intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode ser tratada de forma fácil em casa seguindo uma dieta rica com os seguintes 10 remédios caseiros:

1. Mel

Por possuir propriedades antibacterianas e antifúngicas o mel é extremamente aconselhado neste tratamento caseiro. Pode ser tomado puro ou em chá.

O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

2. Banana

Por serem ricas em potássio e também de fácil digestão, as bananas auxiliarão o organismo a se recuperar de casos de diarreia e vômitos causados pela intoxicação alimentar. Recomenda-se no mínimo uma banana por dia.

3. Cominho em grão

O cominho é anti-inflamatório, sendo capaz de diminuir o desconforto do estômago e a irritação abdominal.

4. Chá de ervas

Os chás de algumas ervas, como o chá de hortelã, possuem propriedades que podem aliviar e acalmar as dores estomacais. Uma xícara de chá de hortelã pela manhã e outra à noite antes de se deitar.

5 RECEITAS FÁCEIS E DELICIOSAS DE CHÁ DE HORTELÃ

5. Manjericão

Além de acalmar os desconfortos abdominais, o manjericão também possui propriedades antimicrobianas.

MANJERICÃO: USOS, BENEFÍCIOS E COMO CULTIVAR

6. Alho

O alho é extremamente poderoso como antibacteriano, antiviral e antifúngico. Seu consumo cru ou mesmo em alimentos é recomendado para tratar intoxicação alimentar.

COMO PLANTAR ALHO NO BALCÃO EM 6 PASSOS

7. Gengibre

O gengibre também é anti-inflamatório e tem ações poderosas no tratamento de intoxicação alimentar. Seu chá pode ser feito facilmente. Basta ferver uma colher de chá de gengibre ralado em uma xícara de água. Pode ser adoçado com uma colher de mel.

QUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)

8. Iogurte com semente de feno-grego

O feno-grego aliviará as dores intestinais e o iogurte trabalhará como antimicrobiano e antibacteriano. Coloque uma colher de chá de semente de feno-grego no iogurte e beba sem mastigar.

FENO-GREGO: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS, QUANTO CONSUMIR E ONDE ENCONTRAR

9. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem efeito alcalino, favorecendo a recuperação do organismo em uma intoxicação. Basta misturar duas colheres de chá deste vinagre com água quente e beber antes das refeições.

OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

10. Limão

O limão é uma das frutas mais poderosas que existem. É antiviral, anti-inflamatório e ainda é capaz de matar a bactéria de intoxicação alimentar por causa de seu ácido. O mais indicado é uma xícara de água morna com 4 colheres de sopa de limão e uma colher de mel.

Recomendações gerais em caso de intoxicação alimentar

Embora a maioria dos casos de intoxicação alimentar possam ser tratados em casa, recomenda-se a visita a um médico a fim de obter uma orientação precisa a respeito do tratamento adequado para este quadro de enfermidade, de acordo com o organismo de cada paciente.

Leia mais sobre saúde e bem-estar:

SUCO CONTRA COLESTEROL, PARA BEBER ANTES DE DORMIR

GASTRITE: CAUSAS, DIETAS E COMPLICAÇÕES

TODAS AS VITAMINAS DO COMPLEXO B: BENEFÍCIOS E FONTES

Источник: https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/63416-intoxicacao-alimentar-10-remedios-caseiros-e-como-prevenir/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: