Rosto inchado: o que pode ser e como desinchar

Inchaço: descubra o que esse sinal pode indicar!

Rosto inchado: o que pode ser e como desinchar

O inchaço, em poucas palavras, é dado como resultado da retenção de líquidos nos tecidos do corpo,  sendo que, estes líquidos são predominantemente compostos por água.

Este sintoma pode se espalhar pelo corpo ou ficar restrito a apenas um membro (ou também parte dele).

Algumas regiões são mais mais suscetíveis a desenvolver a retenção de líquidos são normalmente os pés ou parte inferior das pernas. 

Por que o inchaço acontece

Uma região do corpo que fica inchada pode ter diversas causas, um exemplo prático disso é uma pessoa que está em repouso por longos períodos (pessoas acamadas). Por estar parada, ela têm maior probabilidade de desenvolver a condição nos glúteos, genitais e parte de trás das coxas.

 
Mulheres que ficam deitadas somente de um lado podem desenvolver a condição no seio do lado sobre o qual ficam deitadas. Raramente, uma mão ou um braço incham.
Às vezes, um membro pode inchar subitamente.

O mais comum é que a condição evolua devagar, vá crescendo com o ganho de peso, fique com os olhos inchados ao acordar pela manhã e tenha a sensação de estar usando os sapatos apertados ao final do dia.

Como saber se tenho inchaço 
O desenvolvimento do inchaço é gradual, portanto, as pessoas não costumam notar esse sintoma até que ele seja considerável. Por vezes, uma pessoa pode sentir a sensação de aperto ou plenitude.

 
Os sintomas variam de acordo com a causa do inchaço, dentre os quais podem estar a falta de ar ou dor no local afetado.
Este incômodo que pode afetar todo o corpo, possui causas diferentes do que o inchaço restrito a um único membro ou parte de um membro.

As causas mais comuns do inchaço

  • Doenças renais (especialmente síndrome nefrótica);
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência hepática;
  •  Acúmulo de sangue. 

Todas as doenças citadas acima causam retenção de líquidos.

Outra causa comum de regiões inchadas no corpo é dado devido ao acúmulo de sangue (neste caso, a retenção de líquido ocorre na parte inferior das pernas mais recorrentemente).

 
Além disso, é comum que pessoas que sofrem com obesidade durante a meia-idade ou idosos tenham um pequeno inchaço no fim do dia devido ao acúmulo de sangue. Geralmente este incômodo desaparece pela manhã. 

Outras causas

Como dito anteriormente, o sangue também pode ficar acumulado nas pernas se as válvulas das veias forem expandidas ou danificadas (insuficiência venosa crônica), como pode acontecer com pessoas que tiveram coágulos de sangue nas pernas previamente. 
Neste caso, o incômodo sentido (geralmente) não desaparece ao longo da noite.

Muitas mulheres sofrem com algum inchaço durante os estágios mais avançados da gravidez. Entretanto, aquelas que desenvolvem muito inchaço, particularmente na região das mãos e do rosto, acompanhado de hipertensão arterial, podem ter pré-eclâmpsia, o que pode ser perigoso a sua saúde e a do bebê.

Inchaço restrito à um único membro ou parte dele é normalmente causado por:

  • Coágulo em uma veia profunda do membro (trombose venosa profunda);
  • Infecção cutânea (celulite);
  • Várias doenças elevam o risco de coágulos nas veias. A maior parte deles se desenvolve em uma veia da perna, mas, às vezes, podem aparecer em uma veia do braço. Coágulos sanguíneos podem ser perigosos, pois existe a possibilidade deles se soltarem e chegarem ao pulmão, aumentando dessa maneira com o risco de entupir uma artéria do órgão (doença conhecida como embolia pulmonar).

Celulite 

Via de regra, a celulite causa inchaço da pele sobre parte de um membro. Em poucos casos, uma infecção sob a pele ou músculos pode fazer com que um membro se inche.

Tumor

O bloqueio de um vaso linfático (como ocorre em um linfedema) é uma causa menos comum. Os vasos linfáticos, que existem pelo corpo todo, ajudam a drenar líquido dos tecidos.

 
Se um tumor fizer pressão em um vaso linfático ou uma cirurgia for feita para remover alguns dos vasos ou nódulos (por exemplo, quando uma mulher com câncer de mama tem nódulos removidos da axila), um membro pode inchar. 
Em muitos países tropicais, certos parasitas podem bloquear os vasos linfáticos e causar essa condição (filaríase linfática).

Algumas vezes, uma reação alérgica provoca essa condição ao redor de áreas como a boca (angioedema). Este incômodo na região da boca também pode ser um problema hereditário, no qual o incômodo surge e desaparece em intervalos irregulares.

Sintomas alarmantes

Veja alguns sintomas que você deve ficar atento, e que podem estar relacionados a uma região inchada:

  • Início repentino;
  • Inchaço de uma das pernas;
  • Dor ou sensibilidade significativas;
  • Falta de ar;
  • Expectoração de sangue.

Como é feito o tratamento do inchaço

Certas causas são tratadas – por exemplo, com a administração de medicamentos anticoagulantes (afinadores do sangue) a pessoas com coágulos nas pernas. Outro fato importante a destacar, é que qualquer medicamento que tenha causado a condição deverá ser descontinuado e substituído, para não causar mais danos ou reações ao corpo.

Como a condição em si não é perigosa (em diversos casos), os médicos não prescrevem diuréticos. Este tipo de medicamento só é prescrito quando são necessários para tratar a causa da condição que está lhe afetando (como falência cardíaca).

Para prevenção dessa complicação, existem algumas medidas simples e que podem ser extremamente úteis, como: 

  • Sentar-se com as pernas elevadas;
  • Limitar a quantidade de sal na dieta.

Tenha uma saúde preventiva!

Aos primeiros sinais de inchaço sem motivos aparentes, procure um profissional para avaliar sua situação. 
Se o incômodo aparecer e você possuir histórico de doença cardíaca, pulmonar ou renal, ou também se estiver grávida, é recomendado que você procure um médico. 
Outras pessoas sem sinais de alerta devem marcar uma consulta médica quando for conveniente.

Источник: https://blog.vitta.com.br/2020/01/20/inchaco-descubra-o-que-esse-sinal-pode-indicar/

Rosto inchado – por que acontece, sinais de alerta e como desinchar

Rosto inchado: o que pode ser e como desinchar

Rosto inchado ou edema facial, como é tecnicamente conhecido, pode acontecer por vários motivos. Geralmente esse é um problema facilmente tratado, pois o inchaço costuma ser algo comum ao seu dia a dia. Porém, é importante destacar que existem causas que precisam de ajuda médica e de cuidados especiais.

O rosto inchado, por exemplo, pode ser resultado de uma pressão maior durante o sono na região. Contudo, pode também  indicar algum tipo de problema grave, que merece a atenção de um médico especialista. Principalmente, se o inchaço aparecer de repente ou então sem um motivo aparente, mesmo horas após você acordar.

Além do mais, vale ressaltar que ele pode surgir por um problema dentário, ou após uma cirurgia. Você também pode acordar com o rosto inchado após consumir bebidas alcoólicas ou por ter ido numa churrascaria de rodízio na noite anterior, como por exemplo.

Abaixo você confere um pouco mais detalhadamente sobre os motivos que podem estar lhe causando o rosto inchado e quando você deve se preocupar.

Algumas situações comuns que podem causar o rosto inchado:

  • Após uma cirurgia dentária, na região do rosto, cabeça ou pescoço;
  • Durante a gravidez e nos primeiros dias do pós-parto;
  • Durante o tratamento contra o câncer, após uma sessão de quimioterapia ou imunoterapia;
  • Em caso de alergia que pode ser causada por alimentos ou produtos que tenha aplicado no rosto;
  • Após um dia de exageros alimentares, contendo especialmente sal e sódio em excesso;
  • Após dormir muitas horas seguidas, especialmente se dormir de bruços;
  • Ao dormir poucas horas, não sendo suficiente para descansar de forma adequada;
  • Em caso de infecção no rosto ou nos olhos, como conjuntivite, sinusite ou rinite alérgica;
  • Durante uma crise de enxaqueca ou cefaleia em salvas;
  • Devido ao efeito colateral de medicamentos, como aspirina, penicilina ou prednisona;
  • Após picada de insetos na região da cabeça ou pescoço;
  • Trauma envolvendo a região da cabeça;
  • Obesidade;
  • Sinusite;
  • Alergias;
  • Retenção líquida (Alto consumo de sal e pouco consumo de água).

Porém, existem outras situações mais graves as quais indicamos que você leve para ser avaliadas pelo médico. Como por exemplo, alterações nas glândulas salivares, hipotireoidismo, paralisia facial periférica, síndrome da veia cava superior, angioedema, ou doença renal, que pode causar inchaço principalmente na parte inferior dos olhos.

Como já dissemos, existem situações de inchaço no rosto que são mais comuns de ocorrerem. Porém, existem outras situações que você deve se preocupar e procurar por um médico. Como por exemplo, o rosto pode ficar inchado quando os rins não conseguem filtrar o sangue adequadamente.

Ou então, ele pode ficar inchado como efeito de medicamentos, de quedas, pancadas na cabeça ou por algum traumatismo. Por isso, indicamos que você vá ao médico, caso o seu rosto estiver dolorido ou se houver febre. Além do mais, recomendamos que você vá ao médico caso você apresente esses sinais ou sintomas:

  • Inchaço no rosto que aparece de repente;
  • Se houver vermelhidão dos olhos e muita remela ou crosta nos cílios;
  • Inchaço facial que causa dor, parece duro ou que parece piorar com o tempo, ao invés de melhorar pouco a pouco;
  • Se houver alguma dificuldade de respirar;
  • Se estiver com febre, pele sensível ou muito avermelhada, porque pode indicar alguma infecção.

E, claro, se procurar um médico, não deixe de contar cada detalhe que possa ter causado o efeito de rosto inchado. Como por exemplo, como surgiu o inchaço no rosto, o que parece melhorar ou piorar o seu inchaço e assim por diante.

Além do mais, vale você dizer também se houve algum acidente, alguma picada de inseto, ou se você está tomando algum medicamento. Até mesmo se você fez algum tipo de procedimento estético deve ser informado. Enfim, explique e detalhe tudo que você e o médico julgarem necessário.

Basicamente, o frio pode promover uma diminuição do diâmetro dos pequenos vasos sanguíneos. Ou seja, isso pode ajudar a diminuir o edema de forma simples e rápida.

Por isso, nós indicamos que você lave o rosto com água gelada. Essa pode ser uma estratégia mais fácil e também eficaz.

Além do mais, você pode também embrulhar uma pedra de gelo em uma guardanapo, ou em uma sacola; e passar em volta dos olhos com movimentos circulares. Assim sendo, essa também é uma boa forma de você eliminar o excesso de líquido da região.

2. Beber água e fazer exercício

Sobretudo, a nossa dica é que você beba 2 copos de água e vá fazer uma caminhada rápida ou correr por cerca de 20 minutos. Basicamente, isso deve ser feito antes do café da manhã.

Na verdade,  combo de atitudes promove o aumento da circulação sanguínea e a formação de uma maior quantidade de urina. Ou seja, naturalmente irá eliminar o excesso de líquidos do seu corpo.

Logo após, você poderá tomar o seu café da manhã. Porém, lembre-se de evitar os alimentos processados, e que fazem mal para o organismo.

Por isso, indicamos que você invista mais em alimentos como iogurte natural ou um suco de frutas diurético. Aliás, abacaxi com hortelã é uma excelente opção para o café da manhã.

3. Fazer drenagem linfática no rosto

Basicamente, uma massagem que você mesma consegue fazer em sua casa já ajuda. Essa, aliás, é uma ótima aliada e uma excelente solução natural para desinchar o rosto.

Para você entender melhor como fazer uma drenagem linfática no rosto, separamos um tutorial no . Como você vai ver, é só acompanhar o passo a passo.

Confira agora:

4. Tomar diurético

Essa opção não ficou por último à toa. Basicamente, a nossa intuição é ajudar você a desinchar o rosto sem precisar usar remédios. Porém, caso essas 3 dicas anteriores não funcionem, talvez o diurético seja o que você precisa.

Resumidamente, os diuréticos estimulam os seus rins a filtrar mais o sangue. Ou seja, ajudam o corpo a eliminar mais água e sódio através da urina. Além do mais, podem ajudar no controle da pressão sanguínea.

Contudo, não se automedique! Até porque diuréticos podem ser prejudiciais à saúde, se tomados indiscriminadamente.

Tiramos as suas dúvidas sobre o rosto inchado?

Leia mais matérias do Área de Mulher: Qual o formato do seu rosto? Você consegue identificar?

Fontes: Tua saúde, Vix

Imagens: Vix, Opas, Ativo Saúde

Источник: https://areademulher.r7.com/beleza/rosto-inchado/

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: