Suco de laranja com alface para acalmar

10 Receitas de Suco de Alface – Benefícios e Como Fazer

Suco de laranja com alface para acalmar

Suco de alface: 11 receitas para emagrecer, contra diabetes, abaixar pressão alta e mais

Suco de laranja com alface para acalmar
Teri Virbickis/shutetrstock

8 sucos naturais para combater a gastrite

Suco de laranja com alface para acalmar

Alguns sucos naturais podem servir de suporte para casos leves de gastrite. Devido às suas propriedades nutricionais, consumi-los pode ajudar a acalmar os sintomas. No entanto, é importante saber que eles não são um tratamento de primeira linha para esta doença e é necessário seguir as recomendações do médico.

Portanto, eles podem ser incorporados à dieta, mas respeitando o tratamento médico. Mesmo antes de tomá-los como complemento, é melhor discutir com o profissional para que seja ele quem determine se é favorável consumi-los. Você quer experimentá-los? Conheça algumas receitas.

O que é gastrite?

A gastrite é uma inflamação da mucosa que cobre o estômago, cuja função é proteger contra ácidos e germes. Sua principal causa é a presença de uma bactéria chamada Helicobacter pylori.

No entanto, de acordo com uma publicação do National Center for Biotechnology Information, entre 60 e 70% dos indivíduos com H. pylori negativo com dispepsia funcional ou refluxo gastroesofágico não erosivo, também apresentavam gastrite.

Os sintomas associados podem incluir:

  • Acidez.
  • Arroto.
  • Falta de apetite.
  • Dor de estomago.
  • Inchaço abdominal
  • Náusea (e às vezes vômito).

No entanto, frequentemente, esses sintomas também ocorrem em outras doenças digestivas, como gastroenterite, intestino irritável ou refluxo gastroesofágico. Portanto, sempre que aparecerem, a primeira coisa a fazer é ir ao médico ou gastroenterologista para receber um diagnóstico adequado.

Tratamento da gastrite

Segundo os especialistas da Clínica Mayo, o tratamento da gastrite depende de sua causa específica. Assim, se os sintomas aparecerem devido a certos medicamentos ou álcool, ele pode ser melhorado com a interrupção dessas substâncias. No entanto, se for devido a outros problemas, alguns medicamentos como:

  • Antibióticos para eliminar o Helicobacter pylori.
  • Medicamentos que bloqueiam a produção de ácido e promovem a cura. Como o omeprazol (Prilosec), o lansoprazol (Prevacid), o esomeprazol (Nexium) e o pantoprazol (Protonix).
  • Medicamentos para diminuir a produção de ácido. Como ranitidina, famotidina (Pepcid), cimetidina (Tagamet HB) e nizatidina (Axid AR).
  • Antiácidos que neutralizam o ácido estomacal.

Outras medidas recomendadas para resolver esse problema estão relacionadas à dieta. Nesse sentido, é importante evitar o consumo de alimentos picantes ou irritantes, além de bebidas alcoólicas. Também é bom mastigar bem os alimentos e comer pequenas porções com mais frequência.

Sucos naturais para gastrite

Os sucos naturais não podem curar a gastrite, mas podem ajudar a acalmar os sintomas associados. De fato, o consumo regular pode ajudar a manter uma boa saúde digestiva, prevenindo complicações desta doença.

No entanto, deve-se ter em mente que eles não devem substituir o tratamento médico. Embora tenham benefícios, seu consumo por si só não pode aliviar esse problema. Portanto, sempre devemos ter em mente que eles são um complemento. Você gostaria de experimentá-los?

1. Suco de salsa

O suco de salsa provou ser benéfico para a gastrite, pois contém compostos bactericidas que ajudam a combater o H. pylori, como pode ser visto em uma pesquisa publicada no World Journal of Gastroenterology.

Preparo

  • Pique a salsa e a cenoura em cubinhos pequenos.
  • Coloque no liquidificador e adicione a água.
  • Bata até que os ingredientes fiquem perfeitamente misturados.

2. Suco de cenoura, salsão e espinafres

Os sucos vegetais são uma boa opção contra o desconforto causado pela gastrite, pois sua contribuição de fibras e antioxidantes promove a saúde digestiva. Nesse caso, trata-se de uma deliciosa combinação de folhas de cenoura, aipo e espinafre para saborear com o estômago vazio ou no meio da manhã.

3. Suco de mamão

Não há evidências científicas para mostrar que o suco de mamão ajuda a combater a gastrite. No entanto, devido ao seu conteúdo de enzimas como a papaína, seu consumo está associado a benefícios digestivos. Portanto, é frequentemente usado contra azia, dor de estômago e estufamento causado por gastrite.

4. Suco de banana e pera

Este suco de frutas se destaca por seu alto teor de fibra alimentar. Conforme observado em uma revisão publicada na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, a fibra participa da digestão e ajuda a regular a microflora intestinal. Portanto, seu consumo ajuda a melhorar os sintomas de pacientes com gastrite.

6. Suco de aloe vera e mamão

Um dos sucos mais populares para gastrite é o de aloe vera. De acordo com pesquisa publicada no Journal of Traditional and Complementary, as propriedades desta planta ajudam a combater a bactéria H. pylori, associada a vários distúrbios digestivos. De fato, esta planta é geralmente usada como adjuvante contra úlceras pépticas.

7. Suco de couve

Um dos sucos para gastrite usados ​​na medicina tradicional é o suco de couve. Em uma publicação feita na Nutrition Research, afirma que o suco de couve apresenta efeitos inibitórios significativos na gastrite induzida por H. pylor.

Sobre a Medicina
Deixe uma resposta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: